sábado, 30 de abril de 2011

01-05-2011 BOLETIM FORMATIVO E INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE NªSª das DORES-CHAPADINHA. Diretor: P.Manuel Neves// Tel; (98)3471.1262//www.paroquiadechapadinha.com

IMPORTANTE ACEITAR A PÁSCOA !

Importante aceitar a Páscoa, colocar o tapete de boa vontade à porta, para que o Ressuscitado, ao passar, entre e fique conosco. Não podemos voltar aos caminhos do passado, deixar-nos arrastar pelo desânimo. Não podemos voltar às praias de nossas ilusões para nada apanhar. Não podemos sair das “Jerusalém” dos mandamentos de Deus, fugindo ao encontro. Não podemos fechar-nos nos “sobrados” do medo para evitar problemas. Saídos de Jerusalém, os dois discípulos de Emaús carregam o fracasso do tempo perdido com o Mestre,  afastam-se dos Apóstolos e criam briga entre si. Tudo é desunião. Pelo caminho, para o passado, deixam-se arrastar pelo desânimo. A frieza do coração não lhes deixa abrir os olhos. Não reconhecem Jesus. Mas, talvez, seja o Peregrino que se queira mesmo esconder. Jesus entra na discussão. Dá-lhes um tapa de amizade, chama-os de “ignorantes da Bíblia”. Transmite-lhes uma lição. Fá-lo com entusiasmo. O fogo de Suas palavras desfaz o gelo que levam no coração. Começam a sentir uma luz no fim do túnel em que se meteram. De admiradores passam a insistentes apreciadores. E convidam o Peregrino a pernoitar com eles. Na verdade, a noite que transportavam em si descia agora sobre a natureza. O Peregrino aceita o convite. Come com eles. E mostra-se no Pão que eles precisavam, no vinho do ânimo que lhes faltava. Abrem os olhos. Reconhecem o Mestre. Está vivo! Está com eles! Já não há mais noite! As trevas se dissipam. Já não é preciso pernoitar. Já não há  medo da noite e dos judeus. A noite que criava medo estava só dentro deles. Correm pela noite, agora iluminada com o clarão da certeza que Cristo está vivo. Voltam ao grupo, regressam a Jerusalém, porque não conseguem guardar, na garganta, a notícia alegre que receberam: O Morto está Vivo; Cristo ressuscitou! Nós O vimos! É verdade! Saiamos para dizer a todos a grande Notícia! Páscoa é caminho que não termina. Por ele o Ressuscitado torna-se ainda hoje companheiro de viagem. Páscoa é tempo de encontro, espaço para O reconhecer na força da Palavra e na alegria do Pão partilhado.  O Ressuscitado precede-nos sempre. Persegue-nos com Seu amor. Anda à nossa procura, a chamar-nos ao Encontro com Ele e com os irmãos, a voltar à amizade. E fá-lo lentamente. Em dinâmica progressiva. Páscoa é compreensão do valor da Palavra de Cristo. Ela torna o coração, arrefecido no desânimo, mais quente. A presença do Ressuscitado deve-nos fazer voltar à comunidade. Antes de O convidarmos a permanecer conosco, é Ele que nos convida a caminhar com Ele. E é na Eucaristia, na partilha do Pão consagrado, que se abrem os olhos e se gera a força da missão, de procurar a vida esquecida, a comunidade perdida, a união quebrada. É na missa que aquecemos o coração gelado por tantos problemas e partimos para uma nova vida.  Também nós somos ignorantes, e muito, da Bíblia!
O ESPÍRITO É + (MAIS).      FAZ A PESSOA MAIS PESSOA  E   MELHOR   CRISTÃO


D. Valdeci vem hoje administrar o Santo Crisma na nossa Paróquia. Cerca de 120 pessoas vão ser crismadas. Isso tem que se fazer sentir no futuro da Paróquia. O Sacramento do Crisma ou da Confirmação é um dos Sacramentos de Iniciação Cristã. Os outros são o Batismo e a Eucaristia. Pelo Batismo, nasce-se para a vida cristã, pela Eucaristia alimentamos essa vida e, pelo Crisma, fortalecemo-nos, tornamo-nos adultos na fé, militantes na ação, mais ágeis no caminho da perfeição cristã. Este Sacramento tem o nome de Crisma, porque, na sua administração, além da imposição das mãos, há uma unção com óleo perfumado (crisma) e chama-se também Confirmação, porque confirma o Batismo e consolida a graça batismal. Perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes. Ninguém, por descuido ou desinteresse, deve deixar de receber algum dos três Sacramentos de Iniciação Cristã.
O Espírito Santo não se define. É mistério. É Deus com o Pai e o Filho. Nossa sabedoria pouco sabe expressar do Deus Espírito Santo. Temos que nos contentar em descobrir e sentir Sua presença e ação em nós. Quem fez a experiência do Espírito Santo sente que Ele é força que anima, é sabedoria que mostra o caminho da felicidade, é vitalidade que nos empurra na fé, é amor que une, é vida que move à compaixão e ao perdão, é fortaleza que nos impele a testemunhar nossa fé, é receio de ofender a Deus que nos afasta do pecado, é piedade que nos impulsiona para gostar das coisas sagradas... O Espírito Santo não é dom que se recebe só para gozo e proveito pessoais. É dinamismo que gera amor, compromisso e comunhão na família, na comunidade e na sociedade. Torna as pessoas livres e mais atentas aos irmãos marginalizados. Denuncia e luta contra as estruturas de pecado social. A atenção aos pobres e desprezados é sinal da ação e da presença do Espírito. O egoísmo escraviza e mata. A comunidade gera vida, promove-a e defende-a. Fora da comunidade, caminha-se para a morte, para a esterilidade. A ação do Espírito Santo faz a pessoa mais pessoa, mais consciente, mais responsável, mais comprometida, mais social e livre. O Espírito transforma a vida. Não é posse acomodada e pacífica. É constante esforço de superação, de dinamismo de mais santidade. É conversão. É mudança. Por isso, quem tem o Espírito Santo não pactua com o mal, não aprova a corrupção, não fomenta vícios. Mas também é sinal de contradição, no mundo de mentira e prazer em que vivemos, não se deixa prender por interesses mesquinhos, não despreza Deus nem esquece os irmãos. É protagonista de uma revolução pacífica para o bem na sociedade, é consciente de seu dever de participar. A luta pela libertação da corrupção, da opressão, da ditadura e da mentira é fruto da ação do Espírito Santo. Quem deixar o Espírito atuar em si torna-se consciente de seu valor, de sua dignidade, de seus direitos... e assume seus deveres com coragem e fortaleza. A ação do Espírito Santo não deixa as pessoas cristãs adultas viver como crianças irresponsáveis ou como cristãos “vaga-lume” com intensidade frouxa e “de-vez-em-quando”.




 ( Será que é vida de político essa?).......
QUEM FIZER DIFERENTE NÃO É GENTE! VIVA A BRINCADEIRA POLÍTICA!

                Conheço Chapadinha desde 1978. Há trinta e três anos! Então, era uma cidade pequenina, comércio reduzido, bairros com poucas casas e, muitas, cobertas de palha. O transporte do interior feito em jumento. Apenas dois caminhões, dos fazendeiros. Proprietário rico tinha cavalo. Bicicleta era luxo. A segunda motoca da cidade foi a nossa motoca branca. Os coronéis mandavam em tudo. A Delegacia e toda a força policial estavam controladas pelos fazendeiros e políticos. As poucas escolas eram pobres barracões ou a cozinha da professora, para ela ensinar e cozinhar ao mesmo tempo. Pouco ganhava. Nalguns casos, só tinha a terceira série básica. No período eleitoral, confrontavam-se as famílias influentes, os coronéis. Não havia liberdade nem informação. Os currais eleitorais funcionavam em pleno, com intensa propaganda na boca de urna. Quem  escolhia o candidato era o fazendeiro. Quem não obedecesse podia desamarrar a rede. Todas as palhotas tinham um cartaz do candidato à porta. Era o único enfeite da casa dos pobres! O chefe político era rei, monarca absoluto. Os coronéis tinham poder para prender e castigar. Quem marcava o preço do que se vendia ou comprava era o fazendeiro. Ninguém podia ter armazém e as famílias eram apenas “moradoras”. Seriam despedidas à menor desconfiança. Era o costume!
Passados trinta e poucos anos, muita coisa mudou. Chegou a luz elétrica a substituiu a lamparina, a oferecer televisão, a enobrecer o ambiente familiar. Agora já se pode telefonar do interior, beber água gelada em qualquer lado. Ter bicicleta é mixaria e os jumentos quase desapeceram. Só aparecem na estrada para chatear. Os assentamentos da Reforma Agrária estão por toda a parte. Chapadinha é o Município no Maranhão com mais assentamentos. Motocas são demais. O parque automóvel aumentou assustadoramente. Nos bairros já não se vê casas cobertas de palha. A classe pobre subiu para média. O sistema habitacional desenvolveu-se. Hoje Chapadinha tem habitações belas e ricas. Mesmo, no interior, já há vilas bonitas, escolas em alvenaria e assentamentos com casas dignas. A  educação aperfeiçoou-se e temos já universidades. O comércio (nem se compara!) desenvolveu-se e domina a Região do Baixo Parnaíba. Por toda a parte se nota mudanças para melhor. A comunidade católica tinha 14 capelas na cidade. Agora está construindo grandes igrejas. No interior há capelas bonitas.
Mas há duas coisas que estagnaram: a agricultura e a política. A terra continua sendo cultivada como há 500 anos, com facão e sementeira no meio dos tocos. Apenas a servir a subsistência. E muito mal! Nada de agricultura familiar, nem alfaias agrícolas de tração animal ou com trator. Exceção feita ao agro-negócio, é claro! Na política, a mesma coisa. A ditadura de sempre, com os grandes do dinheiro e da influência a decidir, sem a participação do povo, sem transparência nem compromisso público. Uma política rancorosa e vingativa, a despedir ou a comprar quem não lê pela mesma cartinha. Obras públicas quase não existem. Olhem a rodoviária e o ginásio esportivo! O povo recorre à pedincha durante as campanhas e vota em quem lhe dá dinheiro ou favores. O social não importa. Os vereadores são generosos distribuidores da verba pública. Do Município ou do Estado. Dão dinheiro como quem dá milho a galinhas. E assim compram votos. Quem fala em moral ou compromisso social é porque não percebe nada disto. Democracia? Aonde? Pura “moneicracia”, o poder do dinheiro! As decisões fazem-se nos bastidores, no silêncio dos encontros com os apaniguados. As secretarias municipais não funcionam, nem se sabe onde existem. A centralização é tal que domina tudo.  É a ditadura democrática, o governo dos despreparados e da roubalheira, a vergonha do Nordeste. A maioria na Câmara, comprada e bem paga, fica silenciosa e aprova contas que o Tribunal de contas reprovou. Quem administra governa-se para a nova eleição e para aumentar o património que até tem medo de registrar em nome próprio. As garotas mais pretenciosas gostam do processo. Sem qualquer capacidade e experiência, estão altaneiras a pedir a preferência. Nepotismo à vontade. A oposição só para dizer que o adversário nada fez (o que todos já sabem e com provas convincentes!) E viva a brincadeira! Isto é do que o povo gosta! Quem fizer diferente não é gente! Pobres de nós! Até quando?

ESPAÇO INFORMATIVO                               ESPAÇO INFORMATIVO

1- P. Cesáreo já tem visto para poder viajar para o Brasil. Graças a Deus! Pode chegar nas próximas semanas. Boa viagem para ele e P. Kakinda que viajará com ele para o Brasil , mas com destino diferente!
      2- Na segunda feira à noite, às 20.00H, celebraremos a missa de envio das imagens pelas casas dos bairros em que se fará também a benção das casas. Incentivamos todas as comunidades a percorrer os lares com o anúncio da Ressurreição e a visita da imagem de Nossa Senhora. O dinheiro que os católicos oferecerem será destinado ao acabamento da igreja de S. Raimundo que estamos querendo inaugurara no dia 12 de Junho.
      3- Neste domingo, 1º de Maio, é beatificado em Roma o Papa João Paulo II. Um santo do nosso tempo, visto por muitos de nós. Homem extraordinário, apaixonado pela vida. Por isso chamou a atenção do mundo pela valor da mulher, fonte de vida. Defendeu a vida do nascituro, condenando o aborto. Amou a juventude e, criando as Jornadas Mundiais da Juventude, percorreu muitos países proclamando a necessidade de lutar por uma vida sadia e com dimensões eternas. Homem e santo que irradiava simpatia, atração e conclamava todos à santidade.Em Roma são esperados mais de 500.000 turistas, vindos de todo o mundo. Depois de ser beatificado, já se podem colocar imagens à veneração dos fiéis. No dia 22 deste mesmo mês de Maio vai ser a vez de ser beatificada Irmã Dulce da Baía.
      4-No dia 18 de Maio vamos celebrar o Dia de Combate Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Nossa cidade está cheia de grupinhos de crianças e adolescentes entregues à rua e à vadiagem pela falta de estruturação das famílias. Impressionante o abuso e o uso destas e destes menores, quer a nível familiar, quer a nível social, para a satisfação sexual de irresponsáveis. Falta no nosso Município políticas públicas para deter esta tendência. A Paróquia viu-se obrigada a cercar os terrenos anexos às capelas e igrejas por serem lugares preferidos por esses grupos. Mas veja-se o que acontece nas praças públicas, muitas das quais estão sem iluminação e abandonadas. Os lugares mais nobres, o centro das praças, continuam entregues à bebedeira.
      5- Estamos já constituindo comissões de trabalho para preparar o Festejo da Padroeira em Setembro. Desejamos continuar a lutar pela criação de um ambiente digno e respeitador do sentido religioso e cristão do festejo. Queremos que cada noite tenha uma atração para a Matriz se tornar o centro do Festejo e não o parque.
      6- A igreja de S. Raimundo continua em ritmo acelerado. Esta semana foram rebocadas as sacristias e parte das paredes internas. A torre também começou novamente a subir.
7- Esperamos que o show de música cristã na praça da Matriz atraia muita gente. Pedimos a todas as comunidades que marquem presença para ajudar a capela de S.António.
      8- Lembramos que a Celebração Eucarística com administração do Santo Crisma é, na Matriz, às 16.00H de hoje, domingo, dia 01. No Boletim Paroquial da última semana saiu um erro na informação sobre a hora. No Dia de Páscoa decorreu com muito respeito e fé a celebração do Batismo dos 45 catecúmenos.


 
- Na segunda feira à noite, às 20.00H, celebraremos a missa de envio das imagens pelas casas dos bairros em que se fará também a benção das casas. Incentivamos todas as comunidades a percorrer os lares com o anúncio da Ressurreição e a visita da imagem de Nossa Senhora. O dinheiro que os católicos oferecerem será destinado ao acabamento da igreja de S. Raimundo que estamos querendo inaugurar no dia 12 de Junho.
                       
                                                  FELIZ MÊS DE MAIO.




sábado, 23 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA 24/04-2011 VIDA NOVA // BOLETIM FORMATIVO E INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA



 F E  L  I  Z     P  Á   S  C   O   A      P  A  R  A        T   O   D   O  S

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

Hoje é dia de Páscoa, meu Senhor!
Estou aqui a remexer-me na esperança
           De uma vida que ainda não provei,
           De um mundo que ainda não experimentei                                
De uma rosa que ainda não floriu nem cheirei..
Hoje é dia de Páscoa!
Dia de ir à rua gritar
Que a festa é Tua
Que é preciso quebrar cadeias
Desfolhar, em pétalas, canhões,
Derrubar muros de separação,
Quebrar amarras e fronteiras,
Arrancar os espinhos às roseiras,                            
Iluminar o brilho do sol,
Destruir as densas trevas,
Estilhaçar obstáculos à Tua graça
E passar a paz de mão em mão
Até a vida e a alegria terem trânsito livre!
Páscoa feliz! Páscoa feliz!
Todos a desejam, poucos a procuram,
Quase ninguém a aceita!



Páscoa não passará de
Manhã triste de nevoeiro,
De natureza a chover
Se, em cada coração,
Não existir planta a florir,
O novo a nascer,
Nobre virtude a aparecer!
Que em cada casa de família
Haja tapete vermelho à porta

À espera da passagem do Ressuscitado!

     FELIZ     PÁSCOA          PARA      TODOS



O futuro do tempo brilhou, porque a esperança renasceu.
Na noite da morte, amanheceu a força da Vida.
A Luz não se apagou. Não puderam calar a voz do Profeta.
Não conseguiram sufocar a ousadia do Amor.
A pedra foi removida. O sepulcro foi aberto.
A morte foi derrotada. A Vida venceu! Aleluia!
É  Páscoa sem fim, perpétua passagem de Salvação,
Oferta permanente de Amor, eterna Presença do Senhor!
É Primavera a gerar alegria e Vida para sempre.
Ajuda-nos, Senhor Ressuscitado:
a aquecer nosso coração na escuta de Tua Palavra;
a vencer nosso cansaço na comunhão do Teu Pão;
a ultrapassar nossos medos na força de Tua Presença;
a sair das prisões de nossas dúvidas para anunciar Tua Ressurreição;
a libertar-nos das amarras de nossos mesquinhos interesses
para viver Teu projeto de amor;
a ter rumo e sentido em nosso turbulento existir,
para não voltar à pesca sem nada apanhar!
a ter coragem nas dificuldades e aparentes fracassos
para não percorrer, sem Ti, os caminhos do desânimo;
a conhecer-Te no ardor de nosso coração
e na partilha do  Pão consagrado:
a sentir a necessidade de Tua Presença
convidando-Te a permanecer sempre conosco;
Ajuda-nos a chamar por Ti quando nos sentirmos perdidos
no mar das ilusões ou empurrados pelo vento da tentação!
Senhor Ressuscitado, ajuda-nos a ressuscitar para a Tua Vida
ajuda Chapadinha a encontrar rumos de verdade
e de desenvolvimento verdadeiro. 
                                                     


      DINHEIRO NÃO DÁ SABEDORIA:
C R I A           G A N Â N C I A.                    

O poder iníquo daquela Jerusalém antiga acusou o Justo, condenou o Inocente, matou o Santo. Páscoa é a vitória da força libertadora de Deus sobre as estruturas injustas que oprimem e matam. Por isso, é tempo de refletir nas estruturas que nos governam, nas pessoas que administram nossa sociedade. A democracia é o poder do povo organizado. Não podemos prescindir da democracia. Mas a democracia não pode dispensar a participação. A democracia parece-nos o menor entre os males das maneiras de governar, mas não quer isso dizer que não admita deturpações. Estas existem e muitas. E cresce o movimento de interrogação sobre as vantagens e perigos do movimento democrático. Na verdade, se povo não participa, se delega demasiado, se os eleitos são incompetentes, avessos ao diálogo, despreparados... está aí uma porta aberta para uma ditadura. Ditadura e perigosa, porque vestida de democracia. Essas pessoas usurpam os direitos do povo, pensam que só elas sabem, governam-se a si mesmas, exercem um cargo público, mas para satisfazer seus caprichos individuais, mexem com o dinheiro público, mas para aumentar seu pecúlio próprio e satisfazer desejos indevidos. Contas públicas não aparecem; gastos públicos não se justificam; benefícios públicos ninguém os vê. Quem, no seu orgulho, dispensa ou não consegue participação ... deve refletir. Quem não respeita os outros, até se afasta do convívio social, não serve a democracia. Se fala, sua linguagem contradiz suas atitudes. Pode anestesiar o povo, mas não conseguirá sufocar o grito das pessoas conscientes. Olhem o que está acontecendo nos países árabes! Democracia com pessoas incompetentes também vira ditadura. É governo sem propostas válidas, sem realizações sociais. Tende só a buscar privilégios, a defender mentiras, a esconder proveitos indevidos... Os partidos que querem governar devem escolher candidatos responsáveis, sensíveis ao bem público, capazes de dialogar e suscitar a participação do povo. Os incompetentes nem grupo têm que os ajudem. Quem nunca pertenceu a uma comunidade, não participou de um grupo de reflexão, não tem família amada e respeitada ... só se preocupou com aumentar o seu patrimônio não tem sensibilidade social, não serve para governar. Dinheiro não dá sabedoria. Cria ganância. Empobrece os sentimentos. Se dá é porque vai buscar. Se chega ao poder, só se saberá aproveitar do que não é seu.
 

           ESPAÇO  INFORMATIVO                     ESPAÇO INFORMATIVO
      1- A Semana Santa, este ano, primou pela participação. Igrejas e capelas cheias, graças a Deus. Mas é bom pensar que se a dor nos reúne, a vitória da Vida, a presença do Ressuscitado nos deve motivar mais ainda. Cada domingo é uma Páscoa semanal.
    2- A encenação da Paixão, feita em Sexta Feira Santa, conquistou a comunidade católica. A multidão que participou foi enorme e respeitosa. Na cena da crucifixão, notou-se a participação, o sentimento de associação ao sofrimento do Salvador. Queremos deixar aqui um elogio e um agradecimento ao grupo de jovens que se preparou e levou a efeito o acontecimento. Mas sempre tem gente que vai só para ir. Não escuta, não olha, não participa. Caminha à frente sem olhar para nada. Vai com o vento. Será preciso pensar nisto nas reuniões comunitárias, porque nas procissões passa-se a mesma coisa e (quem sabe?) nas celebrações litúrgicas, nas campanhas eleitorais, nas caminhadas de caráter social.
      3- Este ano tivemos conosco P.Leandro, do Estado de Pernambuco e Cláudio que é seminarista da diocese de Brejo, natural de Milagres e que estuda o quarto ano de teologia. Aos dois, muito obrigado pela ajuda e participação.
     4- A comunidade de S.António está promovendo um show na praça da Matriz, no dia 1 de Maio, com entrada paga, a favor da campanha para colocar um piso de lajota na sua capela. Pedimos a participação de todos. Se todos ajudarmos, o pouco se tornará muito.
      5- A comunidade de S. Luzia também está num movimento, por nós aprovado, para construir, ainda este ano, o seu santuário em honra de S.Luzia.
     6- A comunidade de campo Velho está melhorando o acesso à praça circunvizinha à sua capela. Terminou a primeira fase.
     7- Durante a semana, haverá reunião dos padrinhos de Crisma na 4ª feira, à noite, às 20.00H. Quinta, sexta e sábado reunião dos crismandos que se devem confessar durante todo o sábado. A celebração da crisma será no dia 01 de Maio, pelas 16.00H. Por causa disso, não haverá nesse dia a exposição do santíssimo. Ficará para o segundo domingo o mês de maio, dia das mães.
      8- Pedimos ás comunidades que se organizem para a Caminhada do mês de Maio pelas famílias com as imagens de Nossa Senhora.. Bom seria também a Caminhada da Ressurreição na manhã do dia 01 de Maio. Um crucifixo enfeitado e água benta para benzer as casas.
     9– Por dificuldades técnicas de comunicação digital não podemos publicar a mensagem pascal de D. José Valdecir. Faremos isso na próxima semana


 PÁSCOA É O RENASCER DE UMA VIDA NOVA, DE UMA NOVA NATUREZA, DE UM NOVO PLANETA TERRA PARA TODOS............................                           FELIZ   P Á S C O A !



sexta-feira, 22 de abril de 2011

SÁBADO SANTO : 22 de Abril 2011

FOI MUITO VIVENCIADA a VIA-SACRA e ENCENAÇÃO  da  PAIXÃO
 na tarde de Sexta-Feira Santa. O Grupo de Encenações da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha presenteou a Cidade com a melhor Encenação de todo o Baixo Parnaíba, e uma das melhores de todo o  Maranhão. A chuva começou logo nos primeiros Passos da Paixão, mas não levou ninguém a desistir. Os Comentários do Vigário, P.Manuel dos Santos Neves ajudaram a aprofundar o sentido do Mistério, que era de ontem, de hoje e de sempre. Junto com o grito  do Planeta, o grito de todos os humilhados encontra um parceiro no sofrimento, e na certeza da ressurreição e Ascensão. 
Veja as Fotos abaxo
                                                                      Jesus xingado por Herodes

     A s     Q u e d a s     d e    J e s u s     A Verônica limpa o rosto de Jesus

                                     A Crucificação de Jesus
                                          A morte de Jesus


                                   Nos braços da Mãe Maria
                      O Anjo anuncia a Ressurreição

 

A          A S C E N S Ã O     AO     C É U




A multidão na Praça da Matriz

Impressionante atenção da multidão que não fugiu à chuva



O Grupo dos briosos Jovens que encenaram a Paixão

SÁBADO SANTO: CONTEMPALTIVO SILÊNCIO AGUARDANDO A AÇÃO DE DEUS

Do silêncio da noite sai a beleza da aurora.
No silêncio da generosa mãe terra se prepara a riqueza da colheita.
Na intimidade do silêncio do botão ou da flor começa a brotar o saboroso fruto.
Quanto mais calma e silênciosa é a água dos grandes rios ou caudais,  melhor se navega.
Quanto mais silenciosamente se pensa, melhor é a reflexão!

Do silêncio do sepulcro, onde o corpo de Cristo foi jogado, Deus fará surgir a aurora de um mundo novo. Onde os homens quiseram enterrar a Verdade, surgirá a alegria da Ressurreição, a força da Vida e a certeza da fecundidade do Amor. Cristo desce ao sepulcro, onde o homem já não é homem, para daí arrancar a vitória da vida sobre a morte, da alegria da Salvação sobre o domínio do pecado. Da ausência do Peregrino nas estradas da Galileia e das ruas e praças de Jerusalém sairá a terna e eterna presença do Ressuscitado junto de nós.

Hoje é dia de silêncio, de espera silenciosa da atuação da força de Deus.
Hoje é dia de contemplação. Deus não sairá derrotado nem o Amor vencido.
Hoje é dia de oração. Deus realizará maravilhas a favor de Seu fiel Servidor.

Diante da enorme prova de amor por nós, não nos resta mais nada que decidirmo-nos por Cristo. Nossa relação com Ele não pode ser comparada a uma pequena merenda, a um ligeiro lanche, a um esporádico tira-gosto. Tem que ser prato forte. Preocupação constante. Prazer eterno. Preferência absoluta. Com Ele temos que sair para uma vida diferente.

Atenção: Domingo de PÁSCOA: Missas como nos outros domingos, nos horários normais
Celebração Batismal  dos catecúmenos: Às 3.00 h. da tarde
De crianças com transferência: Às 5.00h da tarde




Jesus em casa de Pilatos
O Cortejo  durante o pecurso da VIA-SACRA

VIA-SACRA DA COMUNIDADE DO CRISTO REDENTOR DO AREAL


A Comunidade do Areal realizou hoje a VIA-SACRA pelas Ruas do Bairro, saindo às 5.20 da manhã, onde fizemos três horas de caminhada, refletindo sobre os sofrimentos de Jesus, e onde Jesus sofre na Sociedade de hoje, no Planeta Terra que habitamos. Refletimos Temas como: Pobreza, Corrupção, Desmatamento, Drogas, Prostituição, Violência no trânsito, Sofrimento das Mães, Abandono dos Idosos, Lixo, Desrespeito às Mulheres, Vícios e Descaso aos Doentes..
Agradecemos o grande empenho dos Jovens nas Encenações e a presença de toda a Comunidade. ( Veja Fotos)
                        Igreja do Cristo Redentor Bairro do ArealLava-Pés e Santa CeiaVIA-SACRA
O Cristo carregando a CruzDETALHES DA VIA-SACRA  E PROCISSÃO.   MARIA FOI AO ENCONTRO       DE JESUS.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SEXTA-FEIRA SANTA


  








SEXTA-FEIRA SANTA,  CRUCIFIXÃO E MORTE DO SENHOR.


Os homens sonharam matar a Vida. Mas o sonho de Deus foi mais forte. A Vida vencerá a morte.
Os homens quiseram sufocar a Verdade enterrando-a num túmulo. Mas, qual semente que se deixou esconder na terra, Jesus surgirá vitorioso, feito colheita abundante que enche o tempo de santidade.
 Onde houver uma lágrima de sofrimento em qualquer calvário humano,
Onde uma gota de sangue a regar o caminho de uma vida,
Onde acontecer água de suor num rosto cansado por gestos e esforços de trabalho...
Aí está continuando a Paixão de Cristo, na Sua Igreja, que somos nós.

Em Jerusalém, naquele tempo, o ambiente lembrava traição, lembrava covardia e gestos de negação.
Pilatos, um covarde, condena um inocente. Prefere defender seu trono de imperador. Espanta alguma contenda que possa surgir. Aceita a acusação contra um justo, dá uma sentença de morte a um inocente, deixa matar a Vida, enterrar o Caminho, tentar calar a Verdade.
 Judas, um traidor, troca o Amigo Jesus por um punhado de moedas. Agita-se na noite, carregado de remorsos, e termina enforcando sua vida. Aceita negociar Jesus. O preço é a fuga na solidão e a queda no precipício da morte.
 Pedro, um oportunista. Embora corajoso, fraqueja perante as palavras de acusação de uma mulher, e nega o Mestre. Seu olhar cruza-se com o do Condenado e surge o arrependimento. Mesmo assim, esconde-se do público para não tornar a ser inquietado.
 Todos os Apóstolos fogem. Não querem chatices. A tragédia acontece, mas eles estão bem longe. Lamentam o acontecido, mas nada fazem. Desinteressam-se. Sobre muitos cai o peso do fracasso de dias perdidos na companhia do Senhor e ...  voltam ao passado.
 A multidão é composta de gente alienada. O poder das autoridades corruptas fala mais alto que a lembrança de tantos favores e milagres presenciados. E sobre ela cairá o sangue inocente do Cordeiro Pascal da Nova e Eterna Aliança.
 Podemos, no dia de hoje, perguntar: a qual destes grupos tem pertencido minha vida?
Tantas vezes, como Pilatos, as amarras do emprego, as correntes de um favorzinho... não nos deixam defender o bem comum, a verdade ou a justiça! A corrupção campeia em nossos ambientes, mas nós estamos calados!
Tantas vezes não conseguimos separar-nos da multidão amorfa e alienada e nos deixamos dominar pelos poderosos! Endoidamos no barulho dos dizeres que nos chegam de toda a parte!
Tantas vezes, como Pedro, não conseguimos sair da prisão do medo e inutilizamos os valores que orientaram durante tempos a nossa vida! E, como Judas, enterramos nossa dignidade!
Tantas vez\es, na sofreguidão da busca de prazeres ou na enchurrada da tentação esquecemos a caminhada feita, as alegrias sentidas, a verdade assumida e...voltamos à praia para só pescar ilusões!






Obs: Nesta 6ªFª participe da VIA SACRA na Rua, logo mais às 3.00 horas da tarde. A concentração começa na Igreja Matriz. Origado