domingo, 4 de outubro de 2015

DIÁRIO DE UMA VIAGEM MISSIONARIA-SMP.











    Somos todos chamados a assumimos o nosso papel de missionário pois temos esse dever a ser cumprido através do nosso batismo. Jamais deixará só todo àquele que aceita o chamado. É o Deus que sustenta, coloca a palavra em nossas bocas, propõe libertação. As Santas Missões Populares nos convidam a anunciar as maravilhas de Deus

Nessa semana que se passou tive a graça de experimentar as Santas Missões populares na diocese de Brejo no Maranhão no município de Paulino Neves, experiência única que me proporcionou uma riqueza espiritual renovando o meu ardor missionário. O mais interessante era ver nos rostos das pessoas a alegria que transbordava no sorriso e no abraço e na forma de agradecer por estarmos ali.

    Fizemos uma programação intensa: como visitas nas residências, escolas, cemitérios, locais de trabalhos, e em alguns lugares históricos da comunidade para termos base da historia e cultura local. As nossas programações começavam sempre pela  manhã baseadas nos temas específicos do dia: às 04:00 alvoradas, 05:00 caminhadas pela  comunidade, café comunitário, oração diária, terço, celebração da palavra e eucarística, adoração, via-sacra, show religioso e cultural, encontro de espiritualidade e de partilha. Sempre com alguns temas: como renovação do batismo, a fidelidade no Evangelho o amor e o perdão. 

Todos os encontros com uma boa participação e o mais bonito era ver o entusiasmo das crianças que todos os dias madrugavam para caminhar junto conosco, o prazer e as disputa pelas bandeiras dos continentes. 

Aquela euforia tomava conta da comunidade através do vigor das crianças, jovens e adolescentes que todos os dias se faziam presentes em massa. Sem deixar de falar dos idosos que se levantavam das suas camas e caminhavam conosco contando as estórias das suas mocidades era muito impressionante o engajamento daquelas pessoas que se uniram e formaram  uma só  Igreja e um só rebanho para colaborar com o proposito das SMP. 



Com certeza é o reino de Deus aqui na terra.
Lembro-me muito da comunidade Carrapato, Penha, São Lourenço, Zumbir e outras que fizeram parte das nossas visitas. 

O esforço diário de se locomover em meio de tantas areias, mas alegria era certa. Pois víamos que as pessoas ficavam maravilhadas com o poder e a palavra de Deus e transbordavam de alegria, só podia ser o poder do Espirito Santo foi notório também o ecumenismo formado na comunidade, a participação dos nossos irmãos de outras igrejas que se fizeram presente conosco e ajudando a testemunhar um Deus vivo e uma igreja que se abre aos mas necessitados. Foi o caminho do Êxodo na atualidade, foi o caminho dos Atos dos Apóstolos, aquele caminho que começou com poucas pessoas e no fim já era uma multidão.

A saudade bateu logo que eu subi na Toyota em regresso pois via as pessoas felizes por ter nos acolhidos e ao mesmo tempo tristes por ter terminado aquela maravilhosa semana e única naquela comunidade e diziam “ o que é bom dura pouco” e eu respondia: a missão é agora que estará começando, lembravam-me do projeto dos atos dos apóstolos: sereis minhas testemunhas de Jerusalém, Judéia Samaria até os confins do mundo.



Convido a você meu irmão à fazer a experiência das Santas Missões populares, evangelizar é preciso . A Missão é o acolhimento do olhar enamorado do Pai-do-Céu sobre cada um dos seus filhos. Ela é um mistério de amor, e os nossos esquemas e as nossas teologias ficam a uma distância infinita dessa realidade. A Missão é uma mística que precisamos recuperar. Na certeza que sempre testemunharei a fé desse povo maranhense por onde eu passar, povo esse que me faz feliz e orgulhoso em falar que já me considero maranhense de coração. Vamos lá Chapadinha vamos arrebentar vamos fazer nossa História, trazer a vitória é missão popular....( Severino Morais de Araújo Filho)

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Pedimos a compreensão para um esquecimento nas contas apresentadas no Informativo de domingo passado. Não foi contabilizada a arrecadação da princesa Geovana, que foi 3.828,00. Peço  minhas desculpas à linda princesa e seus pais, o Major Glauber e senhora Gislane.  Desta maneira o saldo positivo do Festejo subiu para 79.796,25. Obrigado





É  Nosso!

Recebi, no último domingo (27) o troféu de melhor 
intérprete do Festival Recado, em Fortaleza, pela 
apresentação da música Porque - Banda Emunah.

Obrigada Senhor, obrigada amigos e organização do 
evento!

PARABENIZAMOS você, Lucy Berce, pela sua brilhante atuação premiada, e a Banda EMUNAH pelo sucesso alcançado, na pessoa dos componentes LUCY BERCE, JAÉCIO, JORGE, WANDERSON, E  THIAGO.


3)- Convidamos as Bandas católicas e os Ministérios de música para uma reunião com o Severino Morais, para um assunto-surpresa  importante para a Paróquia. Data: 07 de Outubro (4ªFª), Local, CBNET, Hora: 19.30. Obrigado
-3)- Hoje, 1º domingo de Outubro, dia de São Francisco, e dia mundial da natureza tem adoração aqui na igreja matriz, e apelamos para que possamos trazer pro altar alimentos não perecíveis e outras ofertas. Temos um apelo especial para que tudo seja revertido para colaborarmos com A CASA DE PASSAGEM. Obrigado

4)- Lembramos que se aproxima a data da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, 17 e 18, com a programação que demos domingo passado. “COM MARIA ESTAMOS  EM MISSÃO, DESPERTE SE AINDA DORME”. “ COM MAIRA ESTAMOS EM ROMARIA”. Nesta 6ªFeira, 25, tivemos uma reunião com as SECRETARIAS municipais e com a presença do bispo diocesano, Dom Valdeci para acertar os últimos detalhes. Ficou confirmada a colaboração das mesmas para atendimento à SAÚDE, com o atendimento das AMBULÂNCIAS, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, LIMPEZA, BANHEIROS QUÍMICOS, e disponibilização das estruturas municipais e estaduais, como COLÉGIOS NO ENTORNO :  CAIC, JOÃO GOMES, DOM PEDRO, ROCHA JUNIOR, e POSTOS DE SAÚDE.

5)- Lembro também o 7º mês do Padre Neves, 19 de Novº E o Show com prêmios de dois bois no RINCÃO NO DIA 21 de Novº  Atenção: crianças até 12 anos têm ingresso liberado.

6)- Próximo domingo, 11 tem a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), horário, às 15.00h, local no CBNET. Sua presença é importante.

7)-Próximo sábado e domingo, 10 e 11, tem a ASSEMBLEIA DA PASTORAL FAMILIAR. Local: CBNET

8)- Já foram realizadas ASSEMBLEIAS das seguintes Comunidades: NªSª de LURDES, onde foi renovado o COLEGIADO da Comunidade; AREAL, do mesmo jeito; SANTA LUZIA, também. E teve uma reunião no SANTO ANTÔNIO com a finalidade de marcar a data da ASSEMBLEIA local

9)- Encerrou domingo passado a GSM ( Grande Semana Missionária) de Paulino Neves. No início deste mês de Outubro, (02-11) será a GSM em Santa Quitéria, faltando só a de Buriti (23-01 de Nov.), e Belágua (13-22 de Nov.), e finalmente de CHAPADINHA (22-31 Jan. 2016).







sábado, 3 de outubro de 2015

A família, o Gênesis, a cosmologia e evolução das espécies



O problema da família e do matrimônio funda-se na cosmologia e no axioma da evolução dos seres humanos englobados na trama da evolução universal.

Pergunto: Que cosmologia nos é transmitida naquele relato bíblico? Em que se baseiam os escritores do livro do Gênesis? Seguindo esses conceitos assim nos manifestaram a sua fé. Até porque a Bíblia não pretende expressar ciência, no entanto  ela se baseia na ciência da época. 

Ora sabemos que a fé a ciência andam juntas; e digamos claro, a fé segue a ciência ( e a cosmologia). A fé em Deus não muda, mas muda a maneira de entender a fé cientificamente. Dado que a ciência é o pedestal da fé, se o pedestal muda para colocar a fé em cima, então a fé começa buscando outro pedestal para olhar as coisas de outro ângulo.

Eu diria que tradicionalmente a fé antecedia a ciência. Devo dizer agora que a ciência antecede a fé. E não há dúvida que a fé tem que obedecer à ciência. E não o contrário. Um exemplo clássico é o exemplo de Galileu (1564-1642). Ali deu-se uma virada coperniana. E de  lá para cá o problema ficou mais claro. A Igreja se achava dona da ciência. E ficou claro que a Igreja ficou sujeita à ciência se não quiser cometer mais aberrações históricas.

Eu me pergunto hoje: Será que não tem várias dimensões a ser ponderadas hoje, antes de a Igreja querer insistir em vários temas que começam sendo abordados, e onde a Igreja ( e as Igrejas) continuam se firmando em “suas certezas” anticientíficas, e baseadas numa cosmologia que já não existe?

Pois fique claro que a teologia e a fé se baseiam numa  cosmologia, e para ser honestos, a cosmologia moderna não segue os trilhos das cosmologias clássicas e medievais


domingo, 27 de setembro de 2015

Riqueza acumulada é sinal de morte, partilhada, sinal de vida



No dualismo filosófico de nossa cultura, herdada já da época dos gregos,  vivemos sempre debaixo da perspectiva de bens espirituais e materiais.

A respeito dos primeiros, pensamos sempre em grupos credenciados a quem foi outorgado ter, possuir, usurpar e distribuir e explicar ou administrar tais bens ou dons, chamados “espirituais”. Na companhia de Jesus viviam uns doze homens ciosos desse tipo de coisas.( Mc. 9, 34-48).

E nessa linha de dicotomia existe outro tipo de bens a que de chamamos bens materiais, riqueza, produtos do trabalho. Estes bens materiais e aqueles espirituais costumam ser privatizados por algumas pessoas que ficam pensando se tornarem os donos deles. Contra a privatização daqueles bens espirituais já Moisés falou certa vez para serem comunitários. ( Num. 11, 25-29). E contra os bens materiais, o apóstolo Tiago diz que para quem pretende acumular, a ferrugem tomará conta deles ( Tg. 5, 3). E Jesus falou que quem escandalizar  os pobres acumulando seus tesouros e se aproveitando de seu suor, ‘ seria melhor que esses tais fossem jogados no fundo do mar’ ( Mc. 9, 42), vale dizer  seria melhor que não existissem.

E Jesus dá o remédio parta essas situações e intenções serem revertidas: “ cortar a mão”, ou seja, corrigir o mau agir; “ cortar o pé”, ou seja, corrigir a direção; “arrancar o olho”, ou seja, corrigir o modo de ver as coisas, tirando do nosso caminho a cobiça, o ciúme, a inveja e a ambição.

A missão de promover a vida digna de todos constitui um serviço, e não uma forma de projeção individual, ou de exploração do sentimento religioso dos pequeninos, ou de realização de outras pretensões egoístas.


O maná acumulado apodrecia (Êx. 16, 19). Riqueza acumulada é sinal de morte, partilhada, é sinal de vida



     NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1) Contas do Festejo da Padroeira: Bingo: 37.110,00; Princesas: 2.598,00; Gratificação do Parque: 5.000,00; Cofres: 6.980,00; Ofertórios: 13.558,00; Brechó: 2.500,00; Lanchonete: 20.791,75; SEMED: 2.487.00 Leilões: 1.127,00; Barraca de bolos: 218,80; Barraca da RCC: 271,40; Gratificações: 2.200,00; Compra da 2ª Mota do Bingo: 6.000,00; Despesas com vigia da Praça, Shows, Arranjos: 3. 172,70; Compra do Link para a Procissão; 8.245,70.
Arrecadações: 95.541,95; Despesas: 19.573,70; SALDO= 75.968,25

2)- Nesta 2ªFeira, 22, tivemos a Reunião dos sacerdotes com o bispo diocesano, na Paróquia de Paulino Neves. Por conta disso eu não pude ficar na reunião que tinha sido convocada para os coordenadores da Pastoral Familiar dos Bairros, com perdão deles. No entanto, falando com o Coordenador paroquial, Washington, achamos bem que todos os meses haja uma reunião com eles. Data: toda quarta feira de todos os meses, horário, às 19.30h, obrigado.


3)- Estava decorrendo nessa mesma data a GSM ( Grande Semana Missionária de PAULINO NEVES, a qual tem o encerramento neste domingo, sempre com a presença do bispo diocesano. O teólogo SEVERINO MORAIS ficou para participar da GSM. No próximo dia 02 de Outubro até 11 acontecerá a GSM de SANTA QUITÉRIA.

4)- No domingo passado tivemos a Reunião do CPP ( Conselho Paroquial de Pastoral). Ali ficou decidido por unanimidade a seguinte programação para o sétimo mês do falecimento do Padre NEVES: Dia 19 de Novembro( uma 5ª Feira) Santa Missa às 20.00h, e bênção da PLACA-HOMENAGEM ( de bronze) em homenagem ao saudoso Padre Neves pelo Sétimo Mês. No dia 21, sábado, um SHOW com ingresso fechado pelo Padre Antônio de Pádua, com direito a CARTELA para um show de prêmios de 03 bois durante o SHOW. Todo movimento revertendo para a continuação das obras do RINCÃO e CEPAN ( CETRO DE EVANGELIZAÇÃO PADRE NEVES). Estamos querendo que a COZINHA industrial e um GRANDE REFEITÓRIO que está já em andamento sejam concluídos para a GSM ( GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA) de CHAPADINHA, 22-31 de Janeiro 2015.

5)- ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL: Dia 05 -08 de Novembro, local, na cidade Brejo. Participantes 05 pessoas por Paróquia. No entanto, na nossa reunião em Paulino Neves falámos que Chapadinha pode levar 06 pessoas, e na minha opinião, da coordenação da PJ, coordenação da PF, um elemento do CAP, elemento do COMIPA, um representante das CEB’s, e representante do CPP.

6)- Está decorrendo o Festejo da STA TERESINHA, na Comunidade Boa Vista, encerrando no dia 01 com santa missa às 08.00h a manhã, e procissão com show de prêmios à tarde. No dia24 começou o Festejo de São Francisco no Bairro da Cruz. No dia 02 início do Festejo de NOSSA SENHORA APARECIDA; No dia 06 início do Festejo da Santa Margarida no Bairro Novo Castelo. Nossa Família é grande e é bonita.

7)- ATIVIDADE DP PROJETO REAL BRASIL: 1- INFORMÁTICA; 2- BALÉ; 3- TEATRO; 4- CARATÉ; 5-CAPOEIRA; 6- ARTESANATO E PINTURA; 7- TECLADO; 8- BANDA MUSICAL; 9- AULA DE VIOLÃO; 10-AULA DE BATERIA. Endereço:  Av. SENADOR VITORINO FREIRE- TERRAS DURAS, N.867. FONE: 3471-1221


domingo, 20 de setembro de 2015

A Festa de NOSSA SENHORA DAS DORES e os Parabéns a todas as Equipes e Serviços


Neste encerramento dos festejos da PADROEIRA de Chapadinha, NªSª das Dores, não basta só uma palavra, aquela palavra tradicional de obrigado ou parabéns. 

Temos que nos curvar diante de uma realidade bonita e confortante, que é o serviço, o espírito de serviço que tomou conta de todos os paroquianos na dedicação à Mãe de Jesus.

Dois motivos a mais para louvar e agradecer digo parabenizar a todos: a saudade que ainda a todos envolve do saudoso Padre Neves, e o acidente que deixou bastante quieto por alguns dias o atual vigário padre Casimiro. 

Nossa igreja está cheia de quadros e recordações do querido Padre Neves, e seus exemplos estão bem à nossa vista e em nossa recordação e coração. Tem gente que postou nas redes sociais como WhatsApp as belas lições que ele sempre dava e pregava nesta época do festejo e não só. Fiquei encantado com as lições aprendidas.

As novenas lotaram sempre a igreja matriz e as praças, os telões levavam para a rua, e praças de perto e de longe a transmissão da oração e dos hinos da igreja, toda a cidade se transformou numa novena e numa igreja. 

As noites culturais foram a maior manifestação de união e alegria ao festejar a Mãe comum do centro e dos bairros. Presenças de sacerdotes alegraram nossas celebrações. Nosso bispo cantou e dançou até no meio do povo e também até no palco.

A procissão foi a maior manifestação de presença e carinho, tomando conta de ruas, avenidas de  nossa cidade, a cidade que é de Maria, é da Mãe.


Que a Mãe de todos nós NOSSA SENHORA DAS DORES possa levar assim nossa oração, nossos trabalhos e nossos hinos a JESUS, e lhe dizer: Filho, quem beija o filho beija a mãe, e quem honra a Mãe tem muito amor ao Filho. Proteja sempre e guarde de muitos males a Paróquia de Chapadinha.

CRIANÇA CÓDIGO E SÍMBOLO CULTURAL

O exemplo que Jesus deu sobre a criança que ele abraçou no meio doa discípulos não foi por conta que crianças são  carinhosas, confiantes e meigas. Mas porque elas eram sobretudo um símbolo da pessoa desprezada e marginalizada.

Criança é um símbolo cultural. Criança o que significa? Criança é um código. Para nós hoje é o símbolo da ternura e do afeto e do carinho. \para a antiguidade o código criança era o símbolo do indefeso, do descartável e da não-valia e até de uma mercadoria.
“ O modo como se lidava com as crianças na antiguidade e no Antigo Testamento era assim: o pai, além de controlar totalmente a vida de seu filho, também lhe tirava a vida caso o rejeitasse, ou seja, o papel e vida das crianças era definido pelo pai. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. A sua existência no meio social dependia totalmente do pai, e se a criança nascesse deficiente ou fosse menina, podia ser morta, em outros casos era abandonada, mandada para os prostíbulos e vendida. Contudo, com a ascensão do cristianismo o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento” ((pt.ekipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%/A3o_Infantl).
É por isso que ao abraçar uma criança (Mc. 8, 36), Jesus nos questiona: abraçamos os pequenos ou os poderosos? A preocupação de Jesus não estava voltada aos que ocupam os primeiros lugares e aos famosos, mas para os colocados em risco de vida como as crianças. Os famosos são esses como as crianças que se doam livremente; são os trabalhadores  honestos que levam o sustento para a família com o trabalho do dia, as mães e donas de casa, que com o pouco de cada dia sabe alimentar a família usando muito jogo de cintura, e ainda sobra para ajudar quem precisa.
A proposta de Jesus foi provocadora: “Se alguém quiser ser o primeiro seja o último de todos, e o servo de todos” ( Mc. 8, 37). Ou seja, esteja na disposição  de ser considerado o menor e servidor, até entrando em situação de risco como a criança sem defesa.
Nas primeiras comunidades cristãs, como também nas de nossos dias, existem atitudes contrárias ao ensinamento de Jesus. Não foram somente os doze apóstolos que demonstraram muita dificuldade de entender e de seguir Jesus. Havia muita inveja e preocupação egoísta, e até luta pelo poder, à semelhança do poder político que não é de serviço a maior parte das vezes, mas de aproveitamento e segurança nos malfeitos que se propõem fazer, como uma tal de “ imunidade política” pela qual mesmo roubando o povo e a nação, a nação não poderá condená-los. Desse modo, querem estar longe das crianças, aquele povo que para eles não vale nada, e que podem fazer leis para “matá-lo” na fome, no analfabetismo, e vendê-lo e nas cadeias e nos prostíbulos.
Não seria por isso que Jesus, entre mil maneiras de aparecer na nossa terra, escolheu aparecer como criança, para mudar todo o status e estatuto da Criança? E que a Mãe Maria, qual mãe do novo Moisés,  o salvou, já não das mãos do Faraó do Egito, mas de outro faraó Herodes, ambos assassinos de crianças?

NOTICIÁRIO PAROQUIAL
1)- O festejo da Padroeira correu muito bem, a contento de todos. Parabenizamos todas equipes de serviço que se doaram de coração e alma.
2)- Hoje tem reunião do CPP ( Conselho Pastoral Paroquial). Horário às 15.00h, local, no CBNET. Sua presença é importante.
3)- Amanhã, 21, tem reunião dos Coordenadores da PASTORAL FAMILIAR dos Bairros. Horário, às 1930h. Local No CBNET.
4)- De degrau em degrau, de evento em evento, vamos cumprindo muitas metas. A próxima agora é a 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, já no próximo mês de Outubro, 17 e 18. A noite toda de 17, sábado, será passada no grande ATO PÚBLICO, estadual, em frente do largo do Colégio JOÃO GOMES, onde teremos oportunidade de ver representações das culturas afro-brasileiros,  Indígenas, dos sertões e comunidades maranhenses, entre elas QUILOMBOLAS, Ribeirinhos, e também das cidades. Dia 17 tivemos a última reunião estadual para acertar os últimos detalhes. 
Veja a PROGRAMAÇÃO da  XII ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS 
TEMA: "TERRITÓRIOS LIVRES PARA O BEM VIVER DOS POVOS."
LEMA: “TIRE AS SANDÁLIAS POR QUE ESTE CHÃO É SAGRADO” ( Êx. 3, 5) – 17 e 18 de Outubro 2015 Chapadinha- MA. Diocese de Brejo-MA.

PROGRAMAÇÃO:
15.00h – Acolhida das Dioceses e caravanas; 20.00h Chamadas das dioceses e Celebração de abertura. 21.00h: Apresentação de Brejo, Bacabal e Balsas e SMDH; 23.00, Celebração dos QUILOMBOLAS E DO CIMI (Celebrações Indígenas) 24.00h: Apresentação de Caxias, Coroatá, Carolina e Movimentos Urbanos; 01.00h: Celebração dos Mártires da Caminhada; 02.00h: Apresentação de Grajaú, Imperatriz, São Luís, Catadores e Quebradeiras de coco; 04.00h: Apresentação de Viana, Pinheiro, Zé Doca, Mulheres e Monape; 05.00h: Celebração eucarística; 06.00h CAMINHADA até a PRAÇA DO POVO, 1ª parada no Sindicato dos Trabalhadores, 2ª parada na Praça da igreja Matriz. Atenção Todo mundo levando velas para a CELEBRAÇÃO DOS MÁRTIRES, que será à 01.00h da madrugada
Quem não aguenta passar a noite toda, mas às 05.00h garanta sua presença na celebração da Eucaristia. As comunidades terão que organizar sua caminhada até lá, com suas BANDEIRAS E COM FOGUETES.. “ Nosso povo é Romeiro, Romeiro não dorme, Romeiro não cansa” ( Ir. Eulália)
5)- Mais à frente, vem já a GSM ( Grande Semana Missionária), em Janeiro, de 22 a 31 de Janeiro 2016, com o TEMA: COM MARIA ESTAMOS EM MISSÃO, e o lema DESPERTA TU QUE DORMES.
6)- Neste final de semana, 25 e 26 nossas Bandas SKY HEAVENS E EMUNAH, vão se apresentar no FESTIVALDE MÚSICA de Fortaleza. Parabéns e um bom desempenho.
7)- Recordamos a renovação da assinatura do Jornal “ o domingo”, e da LITURGIA DIÁRIA, com os preços igual o ano passado.
(Veja Fotos do Festejo da padroeira 2015)