domingo, 8 de novembro de 2015

Encerra A ASSEMBLEIA DIOCESANA NA cidade de Brejo: Deus aceita e valoriza os pequenos gestos de partilha e solidariedade realizados entre nós


As mulheres pobres, em geral, são generosas e desprendidas,  não guardam nada para si. Captando seus gestos somos levados a questionar a nossa mesquinhez e dureza de coração que se fecha a Deus e aos irmãos.

Na história do povo judeu tinha profetas do palácio e tinha profetas ambulantes. Uns viviam da adulação do rei e de seus dinheiros, os outros viviam da mendicância como São Francisco. Quando falamos de profetas entenda catequistas e rezadores, porque também isso eram os profetas.

Um marco referencial disso ficou o profeta Elias, que sustentou a fé de muitos pobres, animando-os a não morrer, mas a sobreviver com o pouco que tinham e ainda ajudando-se uns aos outros, seriam felizes.
Caso exemplar é seu encontro com uma viúva desesperada, e viveu, e ainda partilhava o pouco que tinha com ele mesmo. Claro que naquela época não havia bolsa família, nem aposento, nem salário família, nem bolsa escola. Tinham só o salário-fé, o salário-solidariedade e salário-amizade.

E tão fortemente marcou a história desse profeta Elias, que ele ficou uma das referências do  povo de Deus no 1º Testamento.  E não só, só, mas o nome e a mensagem do profeta Elias perpassam transversalmente todos os evangelhos.

E dele vem o modelo do profeta escatológico dos últimos tempos. O sonho de todos os judeus é que viria um profeta igual a ele, que devia saciar a fome de todo Israel, e como esse sonho não pode acontecer neste mundo, quando ele chegasse anunciaria já a transição para o mundo futuro. E o mundo futuro iria começar com ele. Após ele este mundo não seria mais possível, e iria dar lugar a um mundo novo de igualdade, justiça, solidariedade e fraternidade: o reino de Deus.

E assim, quando veio Jesus, ele seria o profeta do mundo novo e do novo reino de Deus. Por isso que quem não vestisse a camisa desse reino ficará fora do reino de Deus “Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus”(Mt. 5,20). “ Como é difícil os gananciosos entrar no reino  dos céus, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha”(Mt. 19,23) .  “Digo-lhes que uma viúva pobre doa mais do que os ricos presentes dos abastados para o tesouro do templo”(Mc. 12,43).  Se não receberdes o reino de Deus como criança (i.é como pobre) nele não entrareis” ( Mc. 10, 15).

Para esses Jesus afirmou “está próximo o reino dos céus”( Mt. 3,2). E dos humildes é o reino dos céus”(5, 2) . Aos que andam atrás de grandezas “ serão considerados mínimos  no reino dos céus” (5, 19). Por isso “buscai primeiro o reino dos céus” (6,35). ) E “pregai que está próximo o reino do os céus” (10, 7). “ A lei e os profetas duraram até João. A partir  A partir daí anunciai o evangelho do reino de Deus” ( Lc.16,16).

Este é o Jesus que anunciou um reino que dá preferência à solidariedade mais que  à ganância e à disputa dos primeiros lugares; ao fazer o bem escondido do que ao alardeamento; ao sacrifício de si mesmo para o bem dos semelhantes.

           NOTICIAS DA PARÓQUIA

 1)-DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ): 

Na Paróquia acontecerá nesta semana, dias 13-14-15, com a seguinte PROGRAMAÇÃO:

Dia 13: Apresentação de Danças, Teatro, Capoeira e HpHop na Praça da Matriz. Às 19.30

Dia 14: Torneio de Futsal no Ginásio municipal e SHOW de Calouros na Praça da Matriz, no mesmo horário. Faça sua inscrição.

Dia 15: Torneio feminino  de Futsal. Caminhada pelas ruas da cidade, às 16.30h. À noite, 20.00h: missa e SHOW com o Ministério Ágape, de Barreirinhas. (Obs. Neste ano comemoram-se 30 anos do DNJ no Brasil)

2)- 


 Chegou a Ir. Márcia Santosmissionária da BOA NOVA para uns mneses de férias depois de três anos em Moçambique (África). 

O Bairro do Areal sente-se feliz, assim como todos nós pela presença da Irmã Márcia, após seu maravilhoso trabalho missionário no continente africano.

BEM VINDA


3)-Construção do Rincão BOA NOVA  e CEPAN (Centro de evangelização Padre Neves): Estamos construindo  a cozinha e refeitório. As obras estão pelo meio. 

Esperamos que já seja feita lá a ASSEMBLEIA PAROQUIAL nos dia 27-28-29 deste mês de Novembro.

Tem despesas e gastos que não estavam  previstos, como cisterna, , que  temos  que fazer agora para enfrentar a falta de água, e motor para elevar a água para a Caixa de água de 05 mil liros. É por isso que foi planejado o SHOW e bingo beneficente no próximo dia 21. Pedimos assim a colaboração e compreensão de todos.



 4)- Lembramos a missa de 7º mês do Padre Neves no dia 19 às 20h, com café no final na lanchonete, e bênção da PLACA DE HOMENAGEM

E no dia 21(sábado), o show e bingo beneficente.  Nesse sábado a santa missa será às 17.00h por causa do SHOW. Não esqueça

5)- 1º Rito do Batismo: Como foi noticiado domingo passado, será neste próximo domingo, 15, na missa das 10.00h. As fichas têm que ser feitas nesta semana como sem falta no secretariado.

6)- Dia 10 tem a celebração da missa setorial no setor 09 (Riacho Grande), às 14.00h.

7)- Ministérios de música e Bandas da paróquia: reunião no próximo domingo, 15, com o seminarista Severino Morais e com o  pároco, para compor a música das SMP (Santas Missões Populares), como foi anunciado domingo passado. Horário, às 15.00h. A exibição será no dia 21, antes do SHOW do P. Antônio de Pádua.
8)- Grupo de Oração BOA SEMENTE  está comemorando 20 anos de suas atividades em nossa paróquia. Neste domingo celebramos a santa missa na Aparecida em ação de graças, no horário das 07.00h. Parabéns pelos 20 anos de oração.

9)- GSM de Bel’Água: De 13 a 22 deste mês. No dia 22, a Paróquia de Chapadinha irá receber a Cruz das Santas Missões para iniciarmos a preparação da GSM (Grande Semana Missionária) aqui em Chapadinha, que como sabemos será de 22 a 31 de Janeiro 2016. Essa cruz irá percorrer todos os Setores missionários  da cidade e do interior.

10)- Reunião do clero: dia 17, também em Bel’Água, dentro da GSM

11)- Assinaturas do Jornal da Missa “O DOMINGO”: É urgente renovar ou começar assinaturas pra quem ainda nunca fez. E da LITURGIA DIÁRIA. O custo é o mesmo dos anos anteriores.
12)- Próximo domingo, 15, Retiro dos missionários Mirins, a  começar das 08,00h

13)-                        
                        Encerra hoje a ASSEMBLEIA DIOCESANA na cidade do BREJO, com o TEMA: " LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE" 














De lá vão sair as linhas de trabalho e o planejamento para para os próximos 04 anos de trabalho em todas as Paróquias da Diocese. O Pároco esteve presente na 6ª feira.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

DNJ 30 anos que é celebrado no BRASIL e aqui em CHAPADINHA tem feito sempre mito sucesso entre a juventude. Veja PROGRAMAÇÃO


DIA NACIONAL da JUVENTUDE (DNJ): 

Na Paróquia acontecerá nesta semana, dias 13-14-15, com a seguinte PROGRAMAÇÃO:


Dia 13: Apresentação de Danças, Teatro, Capoeira e HpHop na Praça da Matriz. Às 19.30

Dia 14: Torneio de Futsal no Ginásio municipal e SHOW de Calouros na Praça da Matriz, no mesmo horário. Faça sua inscrição.

Dia 15: Torneio feminino  de Futsal

Caminhada pelas ruas da cidade

À noite (20.00h), Missa e SHOW com o Ministério Ágape, de Barreirinhas

(Obs. Neste ano comemoram-se 30 anos do DNJ no Brasil)


domingo, 1 de novembro de 2015

Sínodo das Famílias - Mensagem do Papa: defender o homem e não ideias



REFLEXÃO
Um homem fala pra sua mulher: “eu estou contigo porque te amo. Mesmo que não existisse lei nenhuma eu sempre te amarei.” Que alegria para aquela esposa. E vice-versa, a mulher falando pro seu esposo.
O contrário: “eu não  separo só porque é proibido, porque não te amomais” Olha a tristeza!
Aqui o exemplo de um casamento certo e de um errado. É destes que o Sínodo dos bispos falou.

Olhemos as palavras do Papa Francisco: “O primeiro dever da Igreja não é aplicar condenações ou anátemas, mas proclamar a misericórdia de Deus”
E: “ Os melhores defensores da doutrina não são os que defendem a letra, mas o espírito e os que apelam à misericórdia”.

Importante que o Papa falou que a Igreja não é agora tão rígida, mas pode atender às circunstâncias: “ aquilo que parece normal para um bispo de um continente, pode resultar estranho, quase um escândalo para outro bispo de outro continente

E “ liberdade de consciência num lugar, para outros pode ser só confusão”.  Vale dizer, a Igreja está apelando para que sejamos mais adultos, e possamos avaliar mais as coisas por nós mesmos. Ela nos incentiva agora a agilizar mais a nossa responsabilidade. Como dizendo, você não é mais criança, seja adulto.

Confira com aquele dito de Jesus: "Vocês não sabem avaliar por vocês mesmos os sinais dos tempos?" ( Lc. 12, 54)

É por isso que o Sínodo deixou ao discernimento e ao critério do pároco e dos bispos assuntos delicados como a comunhão dos recasados em segunda núpcias.
Certamente o Papa irá publicar agora outro documento baseando-se nas conclusões do Sínodo. Isto porque o Sínodo não é conclusivo, mas consultivo.

Vamos aguardando, e a luz que que se vê no fim do túnel vai clarear mais

Os casais que estão nesta situação aguardem com confiança. E segundo a conversa com o vigário serão bem acolhidos. Obrigado

SINODO DAS FAMÍLIAS-Mensagem do Papa: defender o homem e não ideias
24/10/2015 19:31
Concluíram-se os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Importante momento deste final de Sínodo foi a intervenção do Papa Francisco com uma mensagem em que realçou a importância de defender o homem e não as ideias, defender o espírito e não a letra da doutrina.

“A experiência do Sínodo fez-nos compreender melhor também que os verdadeiros defensores da doutrina não são os que defendem a letra, mas o espírito; não as ideias, mas o homem; não as fórmulas, mas a gratuidade do amor de Deus e do seu perdão.”

Francisco recordou Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI e no final do seu intenso discurso afirmou que “para a Igreja, encerrar o Sínodo significa voltar realmente a «caminhar juntos» para levar a toda a parte do mundo, a cada diocese, a cada comunidade e a cada situação a luz do Evangelho, o abraço da Igreja e o apoio da misericórdia Deus!”
.       

AFIRMAÇÕES DO PAPA NO ENCERRAMENTO DO SÍNODO

“O primeiro dever da Igreja não é aplicar condenações ou anátemas, mas proclamar a misericórdia de Deus, chamar à conversão e conduzir todos os homens à salvação do Senhor “(cf. Jo 12, 44-50).
“A experiência do Sínodo fez-nos compreender melhor também que os verdadeiros defensores da doutrina não são os que defendem a letra, mas o espírito; não as ideias, mas o homem; não as fórmulas, mas a gratuidade do amor de Deus e do seu perdão. 
“E vimos também – sem entrar nas questões dogmáticas, bem definidas pelo Magistério da Igreja – que aquilo que parece normal para um bispo de um continente, pode resultar estranho, quase um escândalo, para o bispo doutro continente; aquilo que se considera violação de um direito numa sociedade, pode ser preceito óbvio e intocável noutra; aquilo que para alguns é liberdade de consciência, para outros pode ser só confusão. Na realidade, as culturas são muito diferentes entre si e cada princípio geral, se quiser ser observado e aplicado, precisa de ser inculturado”.

“Significa que procurámos abrir os horizontes para superar toda a hermenêutica conspiradora ou perspectiva fechada, para defender e difundir a liberdade dos filhos de Deus, para transmitir a beleza da Novidade cristã, por vezes coberta pela ferrugem duma linguagem arcaica ou simplesmente incompreensível.”

“Significa também que espoliámos os corações fechados que, frequentemente, se escondem mesmo por detrás dos ensinamentos da Igreja ou das boas intenções para se sentar na cátedra de Moisés e julgar, às vezes com superioridade e superficialidade, os casos difíceis e as famílias feridas.”

“E, sem nunca cair no perigo do relativismo ou de demonizar os outros, procurámos abraçar plena e corajosamente a bondade e a misericórdia de Deus, que ultrapassa os nossos cálculos humanos e nada mais quer senão que «todos os homens sejam salvos» (1 Tim 2, 4), para integrar e viver este Sínodo no contexto do Ano Extraordinário da Misericórdia que a Igreja está chamada a viver.”
( O sublinhado é nosso)

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA   




 1)- A Pastoral Familiar fez um ENCONTRÃO ontem dia 31. Parabéns. O palestrante foi o seminarista teólogo finalista Severino Morais
Coordenadores da Pastoral Familiar dos Bairros reunimos neste dia 26. Assunto: Sínodo dos Bispos. Decidimos que as reuniões serão toda última 2ªfeira de cada mês. A próxima, dia 30 deste, mês de Novembro. Horário,  às 19.30h .

2)- 

Na semana de 13 a 15 será comemorado o DNJ ( DIA NACIONAL DA JUVENTUDE). Confira o PROGRAMA .

3)-Servos do evangelho reunimos no dia 27. As reuniões com o pároco serão na segunda 3ªfeira de cada mês. Próxima, dia 16 de deste, às 19.30h

4)-Equipes de preparação de batismo: Reunião no 5º domingo, nos meses que tiverem cinco domingos. A próxima será no dia 29 deste. Horário: às 15.00h no CBNET.

5)-Primeiro Rito para os Batismos do Natal: Dia 15, na missa das 10.00h. Todos tem que fazer sua FICHA no secretariado

6)-Ministros da Eucaristia Horário: reunião no próximo dia 03 (4ªfª) às 19.30 no CBNET

7)-Ministérios de música que cantam na Matriz e as Bandas que foram convidadas para compor a música das SMP (Santas Missões Populares) são convidados para uma reunião com o Severino Morais e o pároco no dia 15 deste. Horário, as 15.00h no CBNET, obrigado.

8)-Assembleia dioceses de pastoral será neste dia 05 a 08 no Brejo. O pároco só poderá participar no dia 06, e quem sabe, o seminarista Morais.
Retiro para os MISSIOMNÁRIOS MIRINS, dia 15 próximo, todo dia no CBNET.

9)- Missa de 7º mês do Padre Neves; Vamos lembrando que será no dia 19, 5ªFeira, às 20.00h  e  café na Lanchonete após a Missa

10)- SHOW E bingo beneficente: Dia 21 deste mês de Novembro: Atenção a santa Missa nesse sábado 21 será às 17.00h. O Show e bingo ás 20.00h. Não terá celebração no Bairro da Cruz e na Tigela e Santo Expedito. Todo mundo no Rincão, obrigado. Lembramos que nessa hora será escolhida a melhor música para as SMP entre as Bandas convidadas. Não falte. Obrigado

11)-Hoje 1º domingo, DIA DE TODOS OS SANTOS tem adoração na Igreja Matriz

12)- Dia de FINADOS: Tem a sana missa na Capela de São Pedo (Campo Velho, às 7.30h da manhã. Na Matriz às 08.00h da manhã e 08.00  da noite. Às 17.00h na capela do Cemitério do AREAL. Nas outras capelas só celebração

 “A morte é a curva da estrada”
A morte é a curva da estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho. 
(Fernando Pessoa)


“Chegou e partiu, amou e foi amado deixou saudade e para sempre será lembrado.” (Suelen Langren)

“Se você entrar no céu antes que mim, avise o meu pai que estou com saudades”.( Mariana Godói)

 “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei...”

 (Alan Cardek). 


 " Aqueles que amamos nunca morrem" ( Amaro Nervo)



(Veja como estão  as obras da construção da COZINHA E DO  e do Rincão CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO PADRE NEVES (CEPAN)
























sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Família acolhe outras cinco nas enchentes de Santa Catarina




No Sul do Brasil, um homem morreu nesta segunda-feira (26) afogado em Rio do Sul - uma das cidades de Santa Catarina atingidas pela chuva da semana passada. Para receber desabrigados pelas enchentes, famílias estão abrindo as portas de casa.
A água já expulsou 23 mil de pessoas de casa em Santa Catarina. Neste momento tão difícil, Marcos abriu as portas da casa dele e mais que isso.

“Meu filho precisou de fralda, de leite, ele que foi atrás porque não tinha onde ir comprar. Eu agradeço ele, porque ele ajudou eu, a minha amiga, minhas filhas, porque é ruim, o que a gente passa é ruim”, contou uma mulher.


Aperta aqui, ajeita ali, Seu Marcos está hospedando cinco famílias de Rio do Sul há quase uma semana. A sala da casa dele tem uma cama, sofá, dois fogões. Ele abriu espaço para receber não só as pessoas, mas também tudo que elas conseguiram salvar da enchente: eletrodomésticos, roupas, colchões. Tudo que eles conseguiram tirar antes da água subir.

“A gente fica feliz por acolher estas pessoas que tanto precisam neste momento”, disse Marcos Barbosa, radialista.
Este é um drama que Seu Antônio, de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, conhece bem. Ele mesmo perdeu a casa numa enchente na década de 1980, e hoje abriga os vizinhos e parentes que não têm para onde ir.

“A pessoa chega aqui e eu não posso dizer que não tem lugar, vou fazer um lugarzinho”, disse Antônio Batista, aposentado.

O município de Rio do Oeste é um dos mais atingidos pela enchente. Depois de três dias sem chuva e ninguém conseguiu voltar para casa ainda.  O Centro da cidade está debaixo d’áqua. O problema é que a água está baixando muito devagar: em média, apenas três centímetros por hora.

As três famílias que estão com Seu Antônio não sabem quando vão poder voltar pra casa. Enquanto isso, dividem o espaço e o carinho que encontraram na casa dele.


“Vai dividindo, fazendo as refeições junto, como se fosse uma família”, contou um homem que foi abrigado.

“É que nem coração de mãe aqui, sempre tem lugar para mais um”, disse uma mulher.