quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

As obras da APAI paradérrimas, e só começadérrimas. PORQUE SERÁ? Pra botar poeira nos olhos do chapadinhense? Cadê o DINHEIRAME DA CHAPADA FELIZ


As obras da APAI paradérrimas, e só começadérrimas. PORQUE SERÁ? Pra botar poeira nos olhos do chapadinhense? Cadê o DINHEIRAME DA CHAPADA FELIZ. Veja mais fotos:



Em comparação, os trabalhos da igreja no RINCÃO vão acelerados. Veja mais as SALAS que já vão nesse adianto: As primeiras oito das dezesséis SALAS.











domingo, 3 de janeiro de 2016

A humanidade inteira é herdeira das promessas divinas reveladas em Jesus A ESTRELA QUE É VOCÊ. Mensagem do senhor Bispo para o NATAL


Hoje os alunos do curso fundamental vão à biblioteca, pegam uma enciclopédia e aprendem que nosso universo começou a existir cerca de quinze bilhões de anos atrás, e que nosso sistema solar se formou há  cinco bilhões de anos.


E ainda, que o nosso sol é uma estrela de 2ª geração formada dos fragmentos de outras estrelas há  cinco bilhões de anos. E o mais notável de tudo isso é ser possível remontar o processo: os íons do cérebro dependem do alimento, o alimento depende dos fótons produzidos no centro do sol, e o sol resulta dessas explosões, quando estrelas explodiram. A bola de fogo primeva existiu durante vinte bilhões de anos sem consciência introspectiva.


Por isso só, essa estrela não  podia se dar conta da própria beleza ou do próprio sacrifício. Mas a estrela pode, por nosso intermédio, refletir sobre si mesma. Em certo sentido, você é a estrela.


Não é pura poesia e nem iomaginação. Se na verdade os íons no cérebro dependem do alimento, e o alimento depende deo fótons produzidos no centro do sol, e se o sol resulta de explosões quando estrelas explodiram, então essa saraivada fotônica do início dos tempos provê de energia seu cérebro, vale dizer, o que você pensa e sente neste exato momento depende só é possível através do fogo cósmico.


É por isso que você participa das estrelas, e do fogo das estrelas. É um pedacinho de estrela.


É por isso que as estrelas fazem parte da história e da inteligência dos seres humanos e das previsões futuras. A “estrela de Jacó”,(Num.24,17), e a estrela de Belém (Mt. 2,7) revelam como as estrelas fazem parte dos sonhos bons da humanidade.


A estrela, pelo seu caráter celeste é um símbolo do espírito, da luz e das forças espirituais. 

Na profecia de Num 24, 17 é o simbolismo do Messias e a sua imagem.


Nas culturas asiáticas a estrela é um fragmento desprendido do ovo cósmico. 

Entre os astecas representa a alma dos mortos.


No Islã é graças à estrela que káaba está situada exatamente no centro do céu.


Na mística dos nórdicos aponta sempre a região luminosa onde mora a divindade, como uma janela do céu ( Dicionário enciclopédico das religiões).


Estrela de NATAL é assim uma mistura das profecias de Israel e das culturas universais. Mas não esqueça nunca a estrela que é você.
                                                  


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje, 1º domingo de 2016, toma posse a diretoria da Pastoral Familiar, que são os seguintes casais: Manoel Barreto e Francisca; Didi e Chaguinha; Anselmo e Fátima; Regis e Maria; Clóvis e Nazaré; Delmar e Tinda; Gláuber  e Geyse.

2)- Ministros da eucaristia, reunião no dia 15, 6ª feira, as 19.30h, no CBNET.

3)- Equipes de preparação de batismos, no dia 17, domingo, às 15.00h

4)-Reunião do CPP, próximo domingo, no horário habitual, ( 2º domingo).

5)- Estão entre nós passando férias com suas famílias os seminaristas da Boa Nova Jailson, e Jhon Lucas. E os diocesanos Jerry Lima, Gerre Adriano e Marcos, e o Rosenilson. Amanhã, 04, chegarão mais outros (09) para visitar setores missionários do interior em vistas à preparação da GSM (Grande semana missionária), convidados pelo senhor bispo

Atenção: Convidamos todos os setores da cidade para a entrega da cruz missionária para Matriz dia 10/01, às 19.00h. Concentração no posto Chapadinha próximo a CAEMA

CERCO DE JERICÓ
Inicia hoje o Cerco de Jericó, na antiga Casa da Irmãs da Caridade (convento da Graça).

O tema deste ano é sobre a MISERICÓRDIA.
1º DIA: Misericórdia e serviço (Mc. 9, 35)
2º DIA: Misericórdia e chamado de Deus (Ef. 4,1)
3º DIA: Misericórdia e discipulado (Lc. 8, 21)
4º DIA: Misericórdia e compaixão ( Fil. 2, 5-11)5ºDIA: 5º 5º DIA: Misericórdia e comunhão ( Fil. 2, 1-4).
6º DIA: Misericórdia e caridade ( Fil. 1, 8-11)
7º DIA: Misericórdia e paz ( Fil. 4,6)
INTENÇÃO GERAL DA PARÓQUIA – DEDICAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA A GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA, (GSM) DE 22 a 31 JANEIRO 2.016.

PROGRAMAÇÃO:

06h = Homens do Terço;  
07h= Mulheres do Terço e Legião de Maria; 
08= A. da Oração e Ministros da Eucaristia;   
09h= Catequese e Liturgia;   
10h=Mãe Rainha e Pastoral da Criança;   
11h= Com. Sta Margarida e Santa Luzia;   
12h= Acólitos;   
13h.=São Raimundo e Santa Teresinha.   
14h=São  Camilo s São José.   
15h=São Pedro N.Sªdo Bom Parto e S.Antônio.   
16h= NªSª Aparecida e São Francisco;    
17h= N.Sª da Conceição, Sto Expedito e Apostolado do Terço;   
19h= Renovação Carismática (todos os grupos); 
20h.=Pastoral da Família, Sobriedade e Past. Do Dízimo. 
21h= Pastoral da Juventude. 
22h= Início da vigília
VIGÍLIAS
03/01 (domingo) = Pastoral da Família e Catequese; 
04/01= Homens do Terço; 
05/01=Mulheres do Terço e Legião de Maria; 
06/01= Acólitos e Pastoral da juventude; 
07/01= Shalon e Apost. do Terço; 
08/01=RCC e Servos do evangelho

Mensagem do Senhor Bispo para o dia de NATAL:


Caríssimos irmãos e irmãs, É sempre motivo de alegria celebrar o natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus presente na fragilidade humana do Menino Jesus. O Menino Deus nasceu num contexto histórico de opressão organizado pelo império que promove a guerra e a morte. Deus não se omite nessa historia, Ele fortalece todos aqueles e aquelas que esperam a chegada do Salvador.

Todos os dias somos desafiados pelo grande império atual. O lucro está acima da vida, a ganância leva a exploração da natureza de forma desordenada, as comunidades tradicionais não são reconhecidas com todos os seus valores, as políticas públicas não chegam aonde deviam chegar. 

Maria e José não encontraram lugar na cidade, para os pobres de hoje, também não existe lugar digno, falta escola, falta saúde digna, falta o direito de ir e vir, falta terra para trabalhar, falta saneamento básico, grande apelo da Campanha da Fraternidade 2016. 

A esperança não vem do centro, mas das periferias, não vem dos palácios, mas da manjedoura, não vem dos grandes projetos, mas da força da Palavra de Deus. Diz Bento XVI: “o próprio Filho é a palavra é o logos: a Palavra eterna fez-Se tão pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança para que a Palavra possa ser compreendida por nós. 

A palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré”. Essa certeza nos leva a ouvir a voz de Deus

Os pastores pessoas simples fizeram a experiência de Deus, envolvidos pela grande luz foram convidados a contemplar o Menino Deus, “sem medo de ser feliz”. Que experiência de Deus estamos fazendo? Famílias continuam sendo despejadas, pois para o pobre não há lugar, qual o gesto de solidariedade procuramos demonstrar? 

Natal é festa da confraternização do amor de Deus para conosco. Como os pastores somos convidados a irmos ao encontro de Cristo nas periferias geográficas e existenciais, como nos diz o papa Francisco, e assim inspirados pelo anjo de Deus dizer aos nossos irmãos e irmãs 

Caríssimos irmãos e irmãs, o nascimento de Cristo é o grande sinal do Deus de amor e misericórdia no nosso meio. É a certeza de que Ele quer nos ajudar a viver o seu amor. 

Chegando ao final do ano, nós agradecemos a Deus por tantas experiências vivenciadas entre nós, agradecemos a Deus pelos nossos leigos e leigas, padres, religiosas e religiosos, seminaristas, comunidades pastorais e movimentos.  

Enfim, por todos os homens e mulheres de boa vontade que se deixam envolver pelo Menino Deus e praticam a paz e a justiça. Com todos e todas queremos juntar a nossa voz a voz dos anjos e cantar juntos: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados”. Feliz Natal e um próspero ano novo!

(Dom José Valdeci Santos Mendes Bispo Diocesano de Brejo)














domingo, 27 de dezembro de 2015

Trezentos e sessenta e cindo dias de bênçãos, obrigado Senhor e disposição para o ANO NOVO 2016


Encerrando este ano de 2015, dá alegria botar um olhar de retrospectiva por tantas graças e bênçãos colhidas durante esses 365 dias. E do nosso coração só pode brotar uma oração: Muito obrigado Senhor, pela vida, pelos amigos, pela saúde, pelo pão de cada dia e pela fé de cada dia.


E ao mesmo tempo agradecemos às entidades e amigos que levaram conosco o barco no trajeto deste ano que nos leva a boas águas para o ano que se aproxima 2016. Assim agradecemos ao CAP (Conselho de Apoio à Paróquia), ao COMIPA (Comissão missionária paroquial), às COMUNIDADES E CAPELAS DO BAIRROS, aos COLEGIADOS, aos Coordenadores e pregadores, Secretários, Tesoureiros, PASTORAIS E MOVIMENTOS, ACÓLITOS, PATORLA DA JUVENTUDE, PASTORAL FAMILIAR, LEGIÃO DE MARIA, APOSTOLADO DA ORAÇÃO, HOMENS e MULHERES DO TERÇO, RCC. APOSTOLADO DO TERÇO, SOBRIEDADE, SHALON, CATEQUISTAS E COORDENADORES DAS CATEQUESES, MINISTÉRIOS DE MÚSICA E GRUPOS DE LITURGIA, CORAL DE NªSª DAS DORES, EQUIPES DAS SMP (SANTAS MISSÕES POPULARES). CPP (CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL), MISSIONÁRIOS MIRINS E IAM’s (Grupos de INAFÂNCIA  E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA), SECRETARIA PAROQUIAL, EQUIPES DE LIMPEZA E ARRANJOS, EQUIPE DE TRABALHADORES DA PARÓQUIA, IRMÃS E MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA, para todos  nossos agradecimentos pela alegria de trabalharmos juntos neste ano. 


E um muito FELIZ ANO NOVO 2016, onde iremos trabalhar ainda com mais fé e mais garra porque o porto de chegada ainda vai longe e nossas tarefas ainda não acabaram, e o Senhor ainda nos convida para mais tarefas. Ao mesmo tempo que dou meus agradecimentos por trabalharmos juntos peço  que aceitem também minhas desculpas por limitações e ofensas de minha parte.



Nossos votos também para as Autoridades Municipais, Secretarias e Departamentos, e muito especialmente para o 16 BPM, a entidade mantenedora da ordem e respeito, e por seus programas em prol da Juventude de Chapadinha, como o PROERD. 


Assim também como ao poder judiciário. Ficam portanto aqui os meus votos natalícios ao PODER LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, e a todo cidadão amigo e irmão de Chapadinha, como aos irmãos e irmãs das outras Igrejas Irmãs e santas como aquela que nós representamos. UM FELIZ  E PRÓSPERO ANO NOVO



NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje, domingo encerra o festejo da Sag. Família do BAIRRO  NOVO.  Santa Missa às 09.00h e Procissão à tarde, e atrações com show de prêmios.


2)- Ontem, sábado, teve o Encontrão da PASTORAL FAMILIAR, com amigo invisível. Foi escolhido o colegiado da NOVA DIRETORIA para o período de dois anos: Sr. Manoel Barreto e senhora Francisca;  sr Didi e senhora Chaguinha; sr.Anselmo e senhora Fátima; sr. Regis e senhora Maria; sr. Clóvis e Dra. Nazaré; sr.Delmar e senhora Francisca (Tinda); Major Gláuber e esposa.  Estarão tomando posse no próximo domingo, 03, na missa das 08.00h da Matriz.


Parabenizamos o colegiado cessante na pessoa dos senhores e senhoras Washington e Antonilda; Toinho e Francinette; Cruz e Tetê; Chico e Leonete; Cardeal e Rosimeiry.

 O casal diocesano Péricles e Leni já têm as seguintes programações para 2016: 22-23-24 de Julho: ECC, 1ª etapa  para novatos em S.ta Quitéria.  Nos dias 11-12-13 de Novembro 3º Encontro da 2ª etapa para todos em Chapadinha. Em Janeiro, o casal diocesano será o sr. Carlos e senhora Iracema, de Barreirinhas. O diretor espiritual diocesano, Padre André, de Urbano Santos. A PASTORAL FAMILIAR em Chapadinha começou há 14 anos

3)- MINISTROS DA EUCARISTIA: Reunião em 15 de Janeiro pois não poderá ser na derradeira 6ª feira, 29, por conta da GSM (Grande Semana Missionária).

4)- Equipes de PREPARAÇÃO´DE BATISMOS: Reunião em 17 de Janeiro, que seria em 31, mas não pode também por conta da GSM.. Assim, a próxima de pois só será em Maio 2016, 29.

5)- CERCO DE JERICÓ: Próximo domingo, de 03 a 10/01/16, cadaum com seus turnos e horários.

6)- Estão conosco passando férias com suas famílias os seminaristas diocesanos Jerry Lima e Gerre Adriano. No dia 04 virão todos seus companheiros do Seminário de São Luís e do Propedêutico de Urbano Santos passar três Semanas nas tarefas das SMP (Santas Missões Populares), convidados pelo senhor Bispo para esse trabalho missionário. Passarão essas semanas no interior preparando os Setores missionários mais carentes. Ao todo são 12 Seminaristas. Bem-vindos.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Paróquia de NOSSA DAS DORES DE CHAPADINHA deseja a todos PAROQUIANOS um, FELIZ NATAL e às AUTORIDADES DE CHAPADINHA


Encerrando este ano de 2015, dá alegria botar um olhar de retrospectiva por tantas graças e bênçãos colhidas durante esses 365 dias. E do nosso coração só pode brotar uma oração: Muito obrigado Senhor, pela vida, pelos amigos, pela saúde, pelo pão de cada dia e pela fé de cada dia.

E ao mesmo tempo agradecemos às entidades e amigos que levaram conosco o barco no trajeto deste ano que nos leva a boas águas para o ano que se aproxima 2016. Assim agradecemos ao CAP (Conselho de Apoio à Paróquia), ao COMIPA (Comissão missionária paroquial), às COMUNIDADES E CAPELAS DO BAIRROS, aos COLEGIADOS, aos Coordenadores e pregadores, Secretários, Tesoureiros, PASTORAIS E MOVIMENTOS, ACÓLITOS, PATORAL DA JUVENTUDE, PASTORAL FAMILIAR, LEGIÃO DE MARIA, APOSTOLADO DA ORAÇÃO, HOMENS E MULHERES DO TERÇO, RCC. APOSTOLOADO DO TERÇO, SOBRIEDADE, SHALON, CATEQUISTAS E COORDENADORES DAS CATEQUESES, MINISTÉRIOS DE MÚSICA E GRUPOS DE LITURGIA, CORAL DE NªSª DAS DORES, EQUIPES DAS SMP (SANTAS MISSÕES POPULARES). CPP (CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL), MISSIONÁRIOS MIRINS E IAM’s  (INFÂNCIA  E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA), SECRETARIA PAROQUIAL, EQUIPES DE LIMPEZA E ARRANJOS, EQUIPE DE TRABALHADORES DA PARÓQUIA, IRMÃS E MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA, DIZIMISTAS E PASTORAL DO DÍZIMO, para todos  nossos agradecimentos pela alegria de trabalharmos juntos neste ano. E um muito FELIZ NATAL E ANO NOVO 2016, onde iremos trabalhar ainda com mais fé e mais garra porque o porto de chegada ainda vai longe e nossas tarefas ainda não acabaram, e o Senhor ainda nos convida para mais tarefas. Ao mesmo tempo que dou meus agradecimentos por trabalharmos juntos peço que aceitem também minhas desculpas por limitações e ofensas de minha parte.

Nossos votos também para as Autoridades Municipais, Secretarias e Departamentos, e muito especialmente para o 16 BPM, a entidade mantenedora da ordem e respeito, e por seus programas em prol da Juventude de Chapadinha, como o PROERD. Assim também como ao poder judiciário. Ficam portanto aqui os meus votos natalícios ao PODER LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDUCIÁRIO, e a todo cidadão amigo e irmão de Chapadinha, como aos irmãos e irmãs das outras Igrejas Irmãs e santas como aquela que nós representamos. 


UM FELIZ  NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO



sábado, 19 de dezembro de 2015

A solidariedade leva esperança e alegria aos necessitados. Fazer acordar a criança que está dentro de nós A HOMENAGEM DE DESPEDIDA AO SEMINARISTA SEVERINO MORAIS em Chapadinha


“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria no seu ventre”(Lc. 1, 41)

Nesta quarta feira de madrugada o seminarista teólogo Severino Morais nos deixou e fez sua viagem de volta para Minas Gerais (Contagem), passando antes pelo Rio Grande do Norte junto de seus familiares. Na 2ªfeira à noite a Comunidade fez uma homenagem emocionante de despedida de até logo, pedindo-lhe que fosse uma vagem de ida e voltaNestes quase seis meses que esteve conosco nesta paróquia de Chapadinha, o Morais fez despertar em nós a alegria da criança que está dentro de todos nós, como Maria fez pular de alegria o João Batista no ventre de sua mãe.

Às vezes esta criança está encoberta com tristezas várias como sentimentos de culpa, ou formas de educação mais rígidas e radicais. Você sabe que tem culpa, que é uma coisa, e outra coisa é o sentimento de culpa, quando não  há culpa nenhuma, mas só sentimento ou pensamento.

Por exemplo: a criança quebrou um copo, não há culpa nenhuma, porém a  mãe  lhe disse que fez um grande pecado. Quando a criança  quebrar outro copo vai pensar que fez outro grande pecado. Vale dizer, a mãe botou na cabeça da criança um sentimento de culpa, onde não havia nem sombra de culpa. Ela vai ficar até com medo de pegar outro copo sempre com medo de quebrar. Pode ficar até doente para toda a vida.

Tratando-se de pecado mortal, às vezes você foi surpreendido por um acontecimento, por um estresse, uma angústia, e isso tira a responsabilidade total ou parcial de sua culpa. Mas só porque você ouviu que tal coisa é pecado mortal, ficou cheio de angústia, com o sentimento de culpa, embora que não tenha havido culpa.

É por isso  que diante do juiz aparece o advogado dizendo que é réu primário, que não estava num bom momento, ou que não pensou bem no caso. E o juiz libera da culpa. Isto nas leis humanas. E na confissão o padre também é um advogado para ajudar a ver os atenuantes e ajudar a ver onde tem culpa, e onde não tem. Vale dizer: a consciência é o juiz, mas o padre pode ser o advogado.

É por isso que a criança que está dentro de nós tem que pular de alegria diante da saudação de Maria, diante do perdão de Deus e com a mediação do sacerdote por exemplo na hora da confissão. “A criança pulou de alegria no seu ventre” (Lc. 1, 41).

A alegria tem manifestações próprias como a dança, e tantos outros movimentos. Tempos houve em que alguns santos, como S.João Crisóstomo e Santo Ambrósio disseram que a dança era coisa do demônio, mas isso é coisa com validade de prazo vencida, pois na dança se louva a Deus com a expressão máxima das qualidades humanas. Já Platão dizia que " foram precisamente os deuses que nos foram oferecidos como companheiros de dança, que nos presentearam o ritmo e a harmonia como expressões de prazer" (Leis, livro II, 654,a).  E aqui a antiga cultura grega harmoniza-se com a bíblica em que o salmista louva o Senhor "com pandeiros e danças" (Sl. 150,4) e onde Davi "dançava com todas as suas forças diante do Senhor" (2 Sm 6, 14). E é onde se faz mais despertar a criança que está dentro de nós.

A presença do seminarista Severino Morais fez todas as crianças de Chapadinha exultar e pular de alegria


A HOMENAGEM DE DESPEDIDA AO SEMINARISTA MORAIS
Foi emocionante a festa que a Paróquia de Chapadinha fez para agradecer a presença do seminarista Morais durante os seis meses nesta paróquia.
A senhora Lívia foi a escolhida para  fazer um acróstico do nome MORAIS, expresso num BANER com as melhores fotos: Missionário, sOlidário iRmão Alegre, amIgo de fé, diScípulo. Parabéns à comunidade NªSª da Conceição de Terras Duras



Prof. Evaldo se manifestou agradecendo o reforço em técnica vocal, postura e dicção que deu ao CORAL NªSª DAS DORES.
Sr. Manoel Barreto fez algumas canções em homenagem ao cantor que ele é, e cantou junto com ele.
A senhora Gnu, a secretária paroquial destacou o trabalho e o jeito do Morais em assistir várias comunidades preparando-as para a Grande Semana Missionária, e o bom acompanhamento  que deu ao pároco durante o acidente de moto, e na assistência à Casa paroquial, e em todos os eventos a nível paroquial e diocesano.
O Sr.Washington destacou sua presença e atuação nos encontros da PASTORAL FAMILIAR, muito valiosa e oportuna.
Sr. Humberto da Santa Luzia destacou a assistência na comunidade de S.Luzia na novena e outros eventos
Senhora Ana Lúcia o agradeceu pelo trato amigo com todas as pessoas, e o bom acolhimento e seu sorriso que espalhava alegria.
Senhora Celeste e senhora Jesus Veras lhe recordaram sua amizade e alegria com que passou seis meses conosco, e até lhe deram a homenagem de um conjunto organizado para a ocasião” O escolacho”, seguindo-se a oferta dos presentes
O seminarista Jhon Lucas se mostrou impressionado com a amizade da comunidade que o Morais conquistou nesta passagem por Chapadinha.
O pároco agradeceu ao Morais por ter aceitado este convite para passar este tempo em CHAPADINHA, seu valioso contributo e assistência à casa paroquia e às comunidades, neste período de tantos eventos que se deram na Paróquia, como: BOTE FÉ, ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, O FESTEJO DA PADROEIRA, CORPUS CRISTI, SHOWS DO RINCÃO, E AS SANTAS MISSÕES POPULARES.

Por tudo isso, muito obrigado Severino Morais. Você foi uma presença providencial e um despertador da alegria de Chapadinha, que estava abalada com a falta do saudoso vigário PADRE NEVES. E até porque seu jeito é todo semelhante ao jeito do Padre Neves. Em sua atuação fazia reviver o jeito , a recordação e a memória do Padre Neves. Foi assim que todos se expressaram nas homenagens de despedida. Por isso que lhe dizemos: Muito obrigado, e volte logo.

  
NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Nesta 4ªfeira viajou para o Rio Grande do Norte, via Teresina o seminarista Severino Morais. Fez uma boa viagem. Veja a matéria deste Jornal a respeito.

2)- Nesta 6ªfeira, 18, foi o encerramento do festejo de NªSª do BOM PARTO, No Bairro da TIGELA. Muita participação.

3)- Está decorrendo o festejo da SAGRADA FAMÍLIA, no BAIRRO NOVO. Hoje é a 3ª noite. O encerramento será no próximo domingo, 27, com santa Missa às 09.00h e procissão às 16.00h

4)- Neste sábado, 26, tem o ENCONTRÃO DA Pastoral FAMILIAR. Local, no CBNET.

5)- Amanhã, 21, e 22, Encontros para a COMUNHÃO SOLENE, ÀS 18.00. NA Matriz. Confissão, 23 e 24

6)- PROFISSÃO DE FÉ: Encontros dia 28 e 29, nos mesmos horários. Confissão, dia 30 e 31.

7)- MISSA DO GALO, dia 24, às 10.00h da noite, a cargo do CORAL N.ªSª DAS DORES.

8)- Missa da passagem do ano:dia 31, às 10.00h da noite, e CONCERTO DE NATAL com o CORAL NªSª DAS DORES.

9)- Missas no dia DE NATAL, só na MATRIZ, às 08.00h, 10.00h e 20.00h

10)- Por esquecimento, damos agora o resultado do SHOW E BINGO beneficente  no RINCÃO, 21 de Novembro homenagem ao Padre Neves: Bingo: 15.800; Lanchonete: 1.885,00 SOMA=17.585,00   DESPESAS: Som- 1.000,00; Gratificação P.Antônio de Pádua=500,00. RESULTADO FINAL = 16.185,00





domingo, 13 de dezembro de 2015

Somos convidados a não deixar que o consumismo e outros interesses egoístas nos impeçam de reconhecer Jesus como nosso Salvador


Em continuidade do tema do domingo passado julguei bem transcrever uma reflexão de dom Geraldo Magela , cardeal arcebispo de Salvador que diz assim: “O Papa Francisco, em sua exortação apostólica O Evangelho da Alegria observa que atualmente há a tendência de confundir a vida espiritual com alguns momentos religiosos que proporcionam algum alívio, mas que não alimentam o encontro com os outros, ok compromisso no mundo e a paixão pela evangelização. E aponta três males a serem superados, os quais se alimentam entre sei: o individualismo, a crise de identidade e o declínio do fervor” (n.78). Se a nossa prática religiosa atingir as nossas atitudes e fomentar a nossa responsabilidade, venceremos esses males e abraçaremos a alegria da missão.
O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo é ocasião forte de expressão da fé por meio dos sinais e símbolos que nos levam à gruta de Belém. 
O documento 107 da CNBB que foi estudado na Assembleia Paroquial com a assessoria do Jerry Lima traz a esse respeito algumas observações, citando também a Exortação apostólica A alegria do evangelho: “ A igreja não é um clube de eleitos e nem é uma alfândega controladora da graça de Deus; é casa paterna aberta onde há lugar para todos em sua vida fatigosa”(n.47).
E ainda: “As comunidades cair na tentação de se fecharem em si próprias, serem seu próprio centro, podendo se tornar vítimas de suas obsessões e procedimentos” (49). E comentando a afirmação do Papa sobre a “Igreja em saída”, o escritor Frei Beto diz que a “ Igreja não é garagem, mas posto de abastecimento”.

          MISSÃO E COMPROMISSO

A Igreja em saída é a contundente proposta que nos é apresentada hoje. E o convite a uma Igreja de discípulos missionários, o que significa arriscar um pouco mais na ação evangelizadora  tomando iniciativas. A comunidade missionária entra na vida diária de quem necessita, encurta distâncias, abaixa-se, se for necessário, até a humilhação, e assume a vida humana tocando na carne sofredora de Cristo no povo” (O evangelho da alegria, 24).
Neste domingo passado assim fizeram alguns membros do COMIPA, que passaram dois dias no interior onde a missão está mais difícil e o evangelho ainda é pouco vivido, nas regiões missionárias do RODEIO e ALAGADIÇO.
E é assim que fez o seminarista Severino Morais de Araújo Filho que veio dar um reforço tão valioso no trabalho missionário da Paróquia de  Chapadinha durante estes três meses que esteve entre nós, e não só, mas também da diocese, participando das SANTAS MISSÕES POPULARES em várias paróquias.
Na verdade ser missionário é a nossa identidade cristã. Identidade que não é como aquele papel plastificado que guardamos no bolso, mas que carregamos na nossa vida. (Prof. Laudelino)
Encerramos este tema com a afirmação  seguinte: “ Os cristãos leigos e leigas descubram e alimentem uma espiritualidade apropriada à sua vocação. Não se trata de fugir das realidades temporais para encontrar a Deus, mas de encontra-lo ali, em seu trabalho perseverante e ativo, iluminados pela fé. É preciso discernir e rejeitar a tentação de uma espiritualidade intimista que dificilmente se coaduna com as exigências da caridade, e com a lógica da encarnação”( Doc.107ª da CNBB).

            NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1)- O seminarista JHON LUCAS, que frequentou neste ano o 1º ano de Filosofia em Contagem, Belo Horizonte, chegou neste dia 08, dia da Imaculada Conceição para suas férias, que irão até final de Janeiro. Seja bem vindo
2)- O seminarista teólogo finalista Severino Morais que passou conosco estes meses fazendo tantos trabalhos em nossa paróquia retornará neste dia 15 para Contagem, Belo Horizonte, passando antes um mês com sua família em Currais Novos, Rio Grande do Norte. Muito obrigado, Morais pela sua presença. Vai fazer muita falta e deixar muitas saudades.
3) Continuará conosco o seminarista Jailson Nascimento, que retornará para Belo Horizonte (Contagem) pelo final do mês de Janeiro para iniciar os estudos de Teologia. Ele e o Jhon Lucas ainda estarão nos primeiros dias da GSM (Grande Semana Missionária).

4)- Dia 11 tem Confraternização da PASTORAL FAMILIAR, na quadra da Caema. Feliz Natal. E no dia 26 ENCONTRÃO no CBNET.

5)- Inicia neste dia 08 o festejo de Nossa Senhora do Bom Parto, Bairro da Tigela, o festejo é no dia 18.
5)- Hoje dia 13 tem o 2º RITO DO BATISMO, na missa das 10.00h.
6)- REUNIÃO DO CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) hoje às 15.00h. no CBNET.

7)- Encontro diocesano DOS ACÓLITOS, no dia 20, no Pequeno Príncipe, com assessoria do P.José de Ribamar, do seminário diocesano de São Luis e do Gerre Adriano



8)- Encontros com os catequizandos da COMUNHÃO SOLENE; dias 21 e 22. Às !8.00h. A confissão: dias 23 e 24.
9)- Encontros com os catequizandos da PROFISSÃO DE FÉ: dias 28 e 29. Confissão dias 30 e 31
10)- MISSA DO GALO, dia 24 às 10.00h da noite. A cargo do CORAL NOSSA SENHORA DAS DORES



11)- MISSA DA PASSAGEM DE ANO: dia 31, às 10.00h da noite, seguida do CONCERTO DO NATAL Pelo CORAL NOSSA SENHORA DAS DORES.


12)- Cruz das Santas Missões Populares, entrega  para o Setor 04: Bairro da Cruz e Aparecida, neste domingo às 19.30h.

13)- Encerra hoje o festejo de SANTA LUZIA: Missa às 09.00h. Procissão  Show de prêmios às 16.00h. Participe