domingo, 17 de janeiro de 2016

Ser cristão é ser missionário, vale dizer assumir uma MISSÃO. Vem aí a GSM (GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA) das SMP (SANTAS MISSÕES POPULARES



CARÍSSIMOS PAROQUIANOS, DISCÍPULOS, DISCÍPULAS, MISSIONÁRIOS E MISSIONÁRIAS:

Ao nos aproximarmos da grande festa de Deus em nossa Paróquia com a Grande Semana Missionária precisamos como cristãos batizados intensificar o nosso compromisso no discipulado de Jesus.
É hora de avaliarmos a nossa contribuição e participação na preparação de nossa comunidade  para a Grande Semana Missionária. As atividades são muitas, há serviços para todos e você pode ajudar, lembre as maravilhas que Deus faz por você e sua família todos os dias, que na Grande Semana Missionária você é um escolhido, amado, protegido e abençoado e que precisa retribuir todas essas graças em forma de serviços principalmente na preparação e realização da Grande Semana Missionária. Como fazer para participar. Se a coordenação lhe chamar aceite. Nunca diga que não tem tempo ou que não sabe, Deus está contigo. Se a Coordenação não chamar se aproxime veja as necessidades e você vai descobrir que estava faltando você na equipe como animação para ensaiar as músicas do CD ou das celebrações, Equipe de ornamentação para fazer s bandeiras, cartazes, enfeites das casas, ruas, estradas e postes, Equipes de liturgia para asa leituras, ajudar nas caminhadas e café da manhã, almoço comunitário. Ser missionário acompanhando  os Missionários de fora nas visitas. Lembre-se que este é um tempo especial de saborear a beleza do Evangelho de Jesus Cristo, tempo de oração, conversão, perdão, reconciliação, paz, esperança, solidariedade, partilha e celebração e o grande apelo de Deus para que todos sejamos um só no mesmo amor e você com sua família poderá ajudar para que ninguém fique esquecido pelas estradas. Um abraço em Cristo!
P. Casimiro e COMIPA

PROGRAMAÇÃO DA GSM (GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA):

6.ªFEIRA-22;
1)- Nesta 6ªfª (22):
15.00h já será a ACOLHIDA e INSCRIÇÃO dos missionários de fora no RINCÃO (já terá serviço de lanchonete e bebidas).
19.00h – Orações na orientação do COMIPA, e OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES, muitos hinos.
20.15h- Apresentação dos missionários de fora s Situação da Paróquia, ao c/ de Lindomar, Pirrita e P.Casimiro, e apresentação da caminhada das SMPs na Paróquia, boas notÍcias e dificuldades).
21.00- JANTAR no refeitório do RINCÃO e saída para as famílias para a dormida

SÁBADO-23:
5.00h- Café da manhã nas famílias
7.30h- OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES no RINCÃO.
8.00h- Partilha e testemunhos
9.00h- Estudo e partilha orientado pela Ir. MÁRCIA
10.00h- Celebração da misericórdia e confissões
12.00h- ALMOÇO no refeitório do RINCÃO
14.00h- RETORNO e PROGRAMAÇÃO pelo COMIPA, ao c/ de Lindomar e Pirrita
16.00h- ENVIO e CHAMADA dos missionários de fora para as Comunidades, e JANTAR nas famílias
19.00h- VIGÍLIA NA MATRIZ e ENTREGA DA CRUZ MISSIONÁRIA, encerrando com LANCHE NA LANCHONETE

DOMINGO-24:
5.00h- Café da manhã nas famílias
7.00h- MISSA NA MATRIZ para todo o povo e ENVIO dos missionários de fora e  dos missionários locais.
8.30h- Os missionários de fora serão levados para as casas das famílias que irão acolhê-los durante a semana.
12.00h- Almoço comunitário na Comunidade.
14.00h- Reunião dos missionários de fora com os locais para programação das visitas.
20.00h- Celebração nas CAPELAS e apresentação dos missionários de fora.
20.00-Missa na MATRIZ.

ATENÇÃO: 1)- Hoje não terá a reunião das Equipes de batismo, por conta da preparação da GSM. Obrigado
   2)-Dizimistas, poderão já receber os Calendários da Paróquia, no Secretariado. Obs. Já estão prontos porque as máquinas da Gráfica estavam quebradas.
             3)- Agradecemos os seminaristas da diocese sua presença ainda até no final da GSM.

:

PROGRAMAÇÃO DURANTE A SEMANA

DURANTE TODA A SEMANA:
5.00h- Alvorada e caminhada com foguetes e cantos- café comunitário.
8.00h- Visitas às famílias.
19.00h- Celebração


SEGUNDA FEIRA: Dia da ternura e da compaixão (Mt.9, 36)

TERÇA FEIRA: Dia das bem-aventuranças e das advertências (Mt. 5,1-7)

QUARTA-FEIRA: Dia de oração e meditação pessoal nas casas santuário (Lc, 1, 5-16)

QUINTA-FEIRA: Dia do amor gratuito, solidário e eficaz (Jo. 13, 34.)

SEXTA-FEIRA: Dia do perdão e da fidelidade ao evangelho de Jesus na horas difíceis. Via-sacra (Lc. 6, 37 e Jo, 16, 33).

SÁBADO: Dia da renovação das promessas batismais e das comunidades, e implantação do cruzeiro em frente das capelas. (Jo. 20,22)


ENCERRAMENTO

Dia 31, domingo: 15h- Concentração no ANGELIM, junto ao Posto, para a GRANDE CAMINHADA MISSIONÁRIA, rumo à PRAÇA DA BÍBLIA.

17.00h- IMPLANTAÇÃO DO CRUZEIRO das SMP JUNTO DA MATRIZ

17.30h- ENCERRAMENTO NA PRAÇA DA BÍBLIA. TESTEMUNHOS, SÍMBOLOS e ENCERRAMENTO PELO BISPO DIOCESANO D. JOSÉ VALDECI DOS SANTOS MENDES








A caixa de água onde está sendo acoplada a bomba elétrica para abastecer todo funcionamento do RINCÃO, a partir da CISTERNA



A caixa de água onde está sendo acoplada a bomba elétrica para abastecer todo funcionamento do RINCÃO, a partir da CISTERNA














As oito primeiras Salas prontas para alojar bastante pessoal no RINCÃO

As oito primeiras Salas prontas para alojar bastante pessoal no RINCÃO











domingo, 10 de janeiro de 2016

Servos do Senhor e da Comunidade e responsáveis por construir uma sociedade justa


Quando é que Jesus se sentiu chamado a ser uma figura profética? Como isso o afetou? Quem teve influência na formação dos pensamentos religiosos e nas atitudes deste homem em formação?

Com certeza foi com Maria e José que, em alguma etapa do seu crescimento para a idade adulta, Jesus começou a fazer perguntas e discutir o ambiente religioso e social onde eles viviam. Sem dúvida que além dos pais, os fariseus influenciaram Jesus de maneira significativa e benéfica. “Parece que a raiva contra os fariseus foi muito mais um problema da Igreja primitiva do que de Jesus pessoalmente.” (M.Morwood)

“Depois do batismo pregado por João Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espirito Santo e com poder, andou por toda a parte fazendo o bem” ( At. 10,37). Foi após o batismo que Jesus assumiu uma vocação  desse tamanho.

Mas quem em seu juízo perfeito, sabendo o que aconteceu aos profetas em épocas anteriores, levantaria a mão e se ofereceria voluntariamente para ser profeta? Como um carpinteiro de Nazaré lidaria com essa vocação?  Quais seriam as suas perguntas? Suas dúvidas? Suas ansiedades? Sobre o que ele rezaria?

Quando Jesus se dirigia para o batismo, talvez ele se sentasse na margem do rio algum tempo antes de avançar e se comprometer, deixando o Espírito de Deus fazer o que quisesse com ele. Porquê? Porque na sua época havia muita agitação social por conta dos altos impostos, o que provocava ressentimento, frustação e movimentos populares contra os romanos. Quem fosse enfrentar uma situação assim deveria estar disposto a por sua cabeça a prêmio.

No evangelho de São Marcos, a palavra multidões tem um significado esclarecedor, que significa especialmente o povo abandonado. E quem se colocasse do lado dele teria as mesmas consequências e sofrimentos. Então havia os doentes, os aleijados, os cegos, os leprosos e os possessos. Bastante ruim para eles estarem no último degrau da sociedade por causa de seus infortúnios físicos, mas somada ao sofrimento físico estava a humilhante crença religiosa de que seu sofrimento podia ser castigo divino pelo pecado.

Embora essa “multidão” desejasse ver logo o reino de Deus de justiça e bondade, essas pessoas tinham sido condicionadas pela criação, os costumes sociais e as atitudes religiosas a crer que Deus não estava perto delas, que de fato sua condição na vida era prova do castigo divino. Ora Jesus pôs o dedo na ferida: fé religiosa impregnada de medo, ignorância e um sentimento de distância de Deus era para mudar urgente. Foi o que ele detectou e era preciso reverter, com uma atitude de conversão, “metanoia”.

Sua mensagem parecia simples: as pessoas devem viver sem  absolutamente nenhum medo de Deus.
Sem dúvida que Jesus encontrou muita generosidade entre os pobres. No entanto, eles pensavam que mesmo assim Deus não estava perto deles. Jesus chamou-os para mudar essa maneira de pensar. Deus está sempre aqui, mesmo quando estão conscientes de seu fracasso, seu pecado, sua baixa condição e quando tudo parece dar errado.

Depois do batismo pregado por João Jesus enfrentou essa tarefa que foi a vocação de toda sua vida, e pela qual ele deu toda sua vida. “Eu  batizo em água, ele  batizará vocês  no Espírito Santo e no fogo”( Lc. 3, 20).


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Convidamos todos os Setores da cidade para a entrega da cruz missionária para a Matriz. Horário, às 19.00h. Concentração no posto Chapadinha, próximo a CAEMA. De lá a caminhada segue com os hinos das SMP e terço para a Matriz.

2)- Encerra hoje o Cerco de Jericó que foi realizado na Casa do convento da Graça, antiga casa das Irmãs da Caridade.

3)- Ministros da Eucaristia: Reunião no dia 15,  6ª feira, às 19.30h, no CBNET

4)- Hoje tem a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial). Horário, às 15.00h, Local no CBNET.

5)- Equipes de preparação de Batismo: Reunião no próximo domingo dia 17. Horário às 15.00h. Local CBNET.

6)- Nesta semana os 12 Seminaristas diocesanos do Seminário de São Luís foram em atividades das SANTAS MISSÕES POPULARES nos Setores VILA CHAPÉU, LARANJEIRAS, E CARNAUBAL, de 2ª feira até neste domingo. Parabéns pelo trabalho. Próxima semana irão nos Setores PRATA, LAGOA AMARELA BATURITÉ e SETOR MANGABEIRA.
Estão arranchados na CASA MISSIONÁRIA. Tivemos que dar um conserto nos Portões, e faxina em toda a Casa. 



7)- Nesta semana foi escolhido o Colegiado da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição de TERRAS DURAS, com os seguintes componentes: Senhorita Eliane, senhora Lídia, senhora Ritinha, senhora Sitonha, e senhora Estefânia e prof Robson.
Parabenizamos os componentes do colegiado cessante pelo bom desempenho, na pessoa do casal Milagres e Raimundo e o casal Lívia e Anacleto Filho.

8)- Atenção dizimistas: Pedimos aos Dizimistas a gentileza de vir procurar seus Carnês do dízimo no SECRETARIADO, e também o CALENDÁRIO DA PARÓQUIA 2016. Obrigado


ESTÁ CHEGANDO A GSM (GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA): DIA 22 (6ªFEIRA) até 31/01/2016:

Estas 04 Salas  inferiores já irão servir para alojamentos para o evento. Refeitório e Cozinha do mesmo jeito. 

Dia 22, 6ªfeira á tarde, pelas 14 às 16.00h, neste local do RINCÃO já será a ACOLHIDA, de todo povo que vem para a GSM (Grande Semana Missionária) de Chapadinha. Sexta e sábado as atividades serão aqui, e DOMINGO, dia 24: a Missa de ENVIO, às 07.00h para todo mundo.  Não tem missa nem celebração noutros horários. Só à noite na Matriz, e celebração  nas Comunidades para apresentação dos missionários. Fique no clima.













quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

As obras da APAI paradérrimas, e só começadérrimas. PORQUE SERÁ? Pra botar poeira nos olhos do chapadinhense? Cadê o DINHEIRAME DA CHAPADA FELIZ


As obras da APAI paradérrimas, e só começadérrimas. PORQUE SERÁ? Pra botar poeira nos olhos do chapadinhense? Cadê o DINHEIRAME DA CHAPADA FELIZ. Veja mais fotos:



Em comparação, os trabalhos da igreja no RINCÃO vão acelerados. Veja mais as SALAS que já vão nesse adianto: As primeiras oito das dezesséis SALAS.











domingo, 3 de janeiro de 2016

A humanidade inteira é herdeira das promessas divinas reveladas em Jesus A ESTRELA QUE É VOCÊ. Mensagem do senhor Bispo para o NATAL


Hoje os alunos do curso fundamental vão à biblioteca, pegam uma enciclopédia e aprendem que nosso universo começou a existir cerca de quinze bilhões de anos atrás, e que nosso sistema solar se formou há  cinco bilhões de anos.


E ainda, que o nosso sol é uma estrela de 2ª geração formada dos fragmentos de outras estrelas há  cinco bilhões de anos. E o mais notável de tudo isso é ser possível remontar o processo: os íons do cérebro dependem do alimento, o alimento depende dos fótons produzidos no centro do sol, e o sol resulta dessas explosões, quando estrelas explodiram. A bola de fogo primeva existiu durante vinte bilhões de anos sem consciência introspectiva.


Por isso só, essa estrela não  podia se dar conta da própria beleza ou do próprio sacrifício. Mas a estrela pode, por nosso intermédio, refletir sobre si mesma. Em certo sentido, você é a estrela.


Não é pura poesia e nem iomaginação. Se na verdade os íons no cérebro dependem do alimento, e o alimento depende deo fótons produzidos no centro do sol, e se o sol resulta de explosões quando estrelas explodiram, então essa saraivada fotônica do início dos tempos provê de energia seu cérebro, vale dizer, o que você pensa e sente neste exato momento depende só é possível através do fogo cósmico.


É por isso que você participa das estrelas, e do fogo das estrelas. É um pedacinho de estrela.


É por isso que as estrelas fazem parte da história e da inteligência dos seres humanos e das previsões futuras. A “estrela de Jacó”,(Num.24,17), e a estrela de Belém (Mt. 2,7) revelam como as estrelas fazem parte dos sonhos bons da humanidade.


A estrela, pelo seu caráter celeste é um símbolo do espírito, da luz e das forças espirituais. 

Na profecia de Num 24, 17 é o simbolismo do Messias e a sua imagem.


Nas culturas asiáticas a estrela é um fragmento desprendido do ovo cósmico. 

Entre os astecas representa a alma dos mortos.


No Islã é graças à estrela que káaba está situada exatamente no centro do céu.


Na mística dos nórdicos aponta sempre a região luminosa onde mora a divindade, como uma janela do céu ( Dicionário enciclopédico das religiões).


Estrela de NATAL é assim uma mistura das profecias de Israel e das culturas universais. Mas não esqueça nunca a estrela que é você.
                                                  


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje, 1º domingo de 2016, toma posse a diretoria da Pastoral Familiar, que são os seguintes casais: Manoel Barreto e Francisca; Didi e Chaguinha; Anselmo e Fátima; Regis e Maria; Clóvis e Nazaré; Delmar e Tinda; Gláuber  e Geyse.

2)- Ministros da eucaristia, reunião no dia 15, 6ª feira, as 19.30h, no CBNET.

3)- Equipes de preparação de batismos, no dia 17, domingo, às 15.00h

4)-Reunião do CPP, próximo domingo, no horário habitual, ( 2º domingo).

5)- Estão entre nós passando férias com suas famílias os seminaristas da Boa Nova Jailson, e Jhon Lucas. E os diocesanos Jerry Lima, Gerre Adriano e Marcos, e o Rosenilson. Amanhã, 04, chegarão mais outros (09) para visitar setores missionários do interior em vistas à preparação da GSM (Grande semana missionária), convidados pelo senhor bispo

Atenção: Convidamos todos os setores da cidade para a entrega da cruz missionária para Matriz dia 10/01, às 19.00h. Concentração no posto Chapadinha próximo a CAEMA

CERCO DE JERICÓ
Inicia hoje o Cerco de Jericó, na antiga Casa da Irmãs da Caridade (convento da Graça).

O tema deste ano é sobre a MISERICÓRDIA.
1º DIA: Misericórdia e serviço (Mc. 9, 35)
2º DIA: Misericórdia e chamado de Deus (Ef. 4,1)
3º DIA: Misericórdia e discipulado (Lc. 8, 21)
4º DIA: Misericórdia e compaixão ( Fil. 2, 5-11)5ºDIA: 5º 5º DIA: Misericórdia e comunhão ( Fil. 2, 1-4).
6º DIA: Misericórdia e caridade ( Fil. 1, 8-11)
7º DIA: Misericórdia e paz ( Fil. 4,6)
INTENÇÃO GERAL DA PARÓQUIA – DEDICAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA A GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA, (GSM) DE 22 a 31 JANEIRO 2.016.

PROGRAMAÇÃO:

06h = Homens do Terço;  
07h= Mulheres do Terço e Legião de Maria; 
08= A. da Oração e Ministros da Eucaristia;   
09h= Catequese e Liturgia;   
10h=Mãe Rainha e Pastoral da Criança;   
11h= Com. Sta Margarida e Santa Luzia;   
12h= Acólitos;   
13h.=São Raimundo e Santa Teresinha.   
14h=São  Camilo s São José.   
15h=São Pedro N.Sªdo Bom Parto e S.Antônio.   
16h= NªSª Aparecida e São Francisco;    
17h= N.Sª da Conceição, Sto Expedito e Apostolado do Terço;   
19h= Renovação Carismática (todos os grupos); 
20h.=Pastoral da Família, Sobriedade e Past. Do Dízimo. 
21h= Pastoral da Juventude. 
22h= Início da vigília
VIGÍLIAS
03/01 (domingo) = Pastoral da Família e Catequese; 
04/01= Homens do Terço; 
05/01=Mulheres do Terço e Legião de Maria; 
06/01= Acólitos e Pastoral da juventude; 
07/01= Shalon e Apost. do Terço; 
08/01=RCC e Servos do evangelho

Mensagem do Senhor Bispo para o dia de NATAL:


Caríssimos irmãos e irmãs, É sempre motivo de alegria celebrar o natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus presente na fragilidade humana do Menino Jesus. O Menino Deus nasceu num contexto histórico de opressão organizado pelo império que promove a guerra e a morte. Deus não se omite nessa historia, Ele fortalece todos aqueles e aquelas que esperam a chegada do Salvador.

Todos os dias somos desafiados pelo grande império atual. O lucro está acima da vida, a ganância leva a exploração da natureza de forma desordenada, as comunidades tradicionais não são reconhecidas com todos os seus valores, as políticas públicas não chegam aonde deviam chegar. 

Maria e José não encontraram lugar na cidade, para os pobres de hoje, também não existe lugar digno, falta escola, falta saúde digna, falta o direito de ir e vir, falta terra para trabalhar, falta saneamento básico, grande apelo da Campanha da Fraternidade 2016. 

A esperança não vem do centro, mas das periferias, não vem dos palácios, mas da manjedoura, não vem dos grandes projetos, mas da força da Palavra de Deus. Diz Bento XVI: “o próprio Filho é a palavra é o logos: a Palavra eterna fez-Se tão pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança para que a Palavra possa ser compreendida por nós. 

A palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré”. Essa certeza nos leva a ouvir a voz de Deus

Os pastores pessoas simples fizeram a experiência de Deus, envolvidos pela grande luz foram convidados a contemplar o Menino Deus, “sem medo de ser feliz”. Que experiência de Deus estamos fazendo? Famílias continuam sendo despejadas, pois para o pobre não há lugar, qual o gesto de solidariedade procuramos demonstrar? 

Natal é festa da confraternização do amor de Deus para conosco. Como os pastores somos convidados a irmos ao encontro de Cristo nas periferias geográficas e existenciais, como nos diz o papa Francisco, e assim inspirados pelo anjo de Deus dizer aos nossos irmãos e irmãs 

Caríssimos irmãos e irmãs, o nascimento de Cristo é o grande sinal do Deus de amor e misericórdia no nosso meio. É a certeza de que Ele quer nos ajudar a viver o seu amor. 

Chegando ao final do ano, nós agradecemos a Deus por tantas experiências vivenciadas entre nós, agradecemos a Deus pelos nossos leigos e leigas, padres, religiosas e religiosos, seminaristas, comunidades pastorais e movimentos.  

Enfim, por todos os homens e mulheres de boa vontade que se deixam envolver pelo Menino Deus e praticam a paz e a justiça. Com todos e todas queremos juntar a nossa voz a voz dos anjos e cantar juntos: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados”. Feliz Natal e um próspero ano novo!

(Dom José Valdeci Santos Mendes Bispo Diocesano de Brejo)