domingo, 21 de fevereiro de 2016

Acreditar é empenhar a palavra e a vida por Jesus e pela sua mensagem


Em certa ocasião, Jesus levou três discípulos para rezar. Aquela oração deve ter causado tanta impressão e eles se sentiram noutro mundo, assim como quando a gente participa de um retiro  ou de um  seminário de vida no Espírito.

Até que o próprio Pedro se deixou levar pela maior emoção e caiu  em êxtase. Depois de acordar do sono, “ Pedro não sabia o que dizia”. Mas estava ainda tão fora de si que queria congelar esse momento e eternizá-lo.

É assim como acontece num tal de retiro ou seminário de dons, ou algum congresso; os participantes querem congelar esses momentos e eternizá-los. Porém a gente esquece que ao fixar o olhar na montanha, esquecemos da missão que devemos realizar na cidade. 

É preciso descer do salto alto das consolações e experiências espirituais dos retiros  para enfrentar os conflitos de casa, do colégio, do balcão de cada dia.

Notemos que é sempre Pedro que tenta desviar Jesus de sua missão. Como em outras ocasiões, aqui também queria oferecer para Jesus um caminho mais fácil, e, quem sabe, tirar Jesus de apuros. Estava observando que Jesus optava sempre por caminhos perigosos e de oposição aos líderes, o que podia por em risco a sua vida, quem sabe, levá-lo a uma morte na cruz como já tinha acontecido a tantos outros.

No entanto, São Lucas, na catequese deste evangelho da transfiguração coloca claro que é preciso ouvir e seguir Jesus e seus riscos:” Esse é o meu filho escolhido, ouçam-no”(Lc. 9, 37).
Nossas preferências por um evangelho que nos desconecta da vida e nos faz perder as possibilidades dos riscos de evangelizar são aqui questionadas.

Para São Paulo, acreditar é empenhar a palavra e a vida. Quando resolveu seguir e aceitar esse Jesus arriscado, foi amadurecendo  no dia a dia. E se as dificuldades vinham, ele dizia: “ para mim, o viver é Cristo, e morrer é lucro”(Fil.1,21). Porém Pedro sempre é mostrado nos evangelhos como o mais impossível de se adequar com Jesus.

Para Paulo, Jesus é o modelo mais bem acabado que possa existir e em quem vale a pena investir. Por isso podia dizer: “sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo” (Fil. 3,19).

VOCÊ SABIA?.... Que o autor da teoria do “Big Bang” é um sacerdote católico?


George Lemaître, padre católico, astrônmocosmólogo e físico belga, propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de "hipótese do átomo primordial", ou também conhecido como "ovo cósmico", que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.


Em 1927, independentemente dos trabalhos de Alexander Friedmann, Georges Lemaître afirma que o universo está em expansão, mais tarde confirmado por Edwin Hubble. Foi o primeiro a formular a lei de proporcionalidade entre distância e velocidade de afastamento das galáxias. e será descoberta empiricamente por Hubble alguns anos mais tarde. Nela, Lemaître propõe uma evolução a partir de um «átomo primitivo».

A hipótese de Lemaître estipula que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo chamado de "átomo primordial" ou "ovo cósmico". O estudioso afirmava que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade descomunal de pedaços e cada um acabou se fragmentando em outros menores sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear. Lemaître propôs uma teoria precursora da hoje chamada Teoria do Big Bang, mais tarde desenvolvida por George Gamow.


Qual a origem da palavra “bacharel”?

Na Antiguidade o vencedor de uma competição esportiva recebia uma coroa de louro. Também associou-se às vitórias militares onde os generais vitoriosos eram coroados com o mesmo louro, e daí  passou também para os poetas vencedores de concursos de poesia – poeta laureado.  
Com a queda do Império Romano os ramos do louro perderam seu caráter de prêmio militar, mas esse significado  no campo acadêmico. A universidade, instituição de origem eclesiástica, a adotou de maneira que o graduado recebia uma coroa de louro –laurus – com folhas e bagas –baccae (bache)- , passando a ser denominado “bache laureatus” – bacharel.

      NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje o CPP é convidado pelo senhor bispo para um encontro especial com a pessoa dele para assuntos que dizem respeito à reorganização da paróquia, ou redistribuição das áreas da paróquia. Sua presença é muito importante e sua opinião.

2)- A equipe da  VIA-SACRA  da 6ªFeira da Paixão está precisando mais de 40 pessoas para compor o elenco para a VIA SACRA 2016. Inscreva-se no Secretariado com dona Gnu, ou fale com Nando e Odilene Bastos. Reunião quinta feira às 19.30h. Local: No Centro Paroquial.

3)-  CATEQUESE:  As matrículas e rematrículas da Catequese serão todo sábado, no Centro paroquial (CBNET), durante todo este mês de Fevereiro.  De manhã e à tarde. Nos Bairros dependendo da programação de cada um.  
4)- Dia 24, tem uma reunião muito importante no Auditório da Prefeitura sobre Saneamento básico. Horário, às 8.00h da manhã. Suas ideias serão bem vindas.

5)- Lembre que toda sexta-feira tem Via-sacra na igreja matriz e nos  Bairros. Participe

6)-A Companhia de Artes Boa Nova com realização Paroquial completa 11 anos e ao longo deste tempo vem evoluindo e tendo grandes progressos para evangelizar o público que prestigia a apresentação. E este ano não vai ser diferente o público pode esperar que grandes surpresas virão. No entanto para que tudo isto seja realizado contamos com ajuda da população, então convidamos para você se juntar conosco, venha ser uma atriz ou um ator no maior espetáculo a céu aberto da região

.7)- Neste  sábado irão participar numa reunião na diocese de Brejo sobre Comunicação os convidados Sousa Neto, Raimundo MotoPower e Antônio Junior, falta confirmar o prof. Jânio Teles.


DIAS DE CONFISSÃO NOS BAIRROS NA QUARESMA:

Fevereiro:
dia 23 : Terras Duras, de manhã e à tarde
Dia 24:   Bairro da Cruz, 14.00h
Dia 25:  Areal, de manhã e à tarde ( a partir das 09.00h e a
                           tir das 14.30h).
Dia 26: São José, a partir das 09.00h.
Março:        
Dia 01: Aparecida, de manhã e à tarde, a partir das 9h e a
                           partir das 14.30h
Dia 02: Bairro Novo, a partir das 14.30h
Dia 03: 1ª Quinta feira  do mês, confissões na Matriz
Dia 04: Reunião do clero em São Luis
Dia 08: Novo Castelo, a partir das 09.00h
Dia 09: NªSª de Lurdes, a partir das 09.00h e Santo Antônio a
                             partir das 14.30h
Dia 10:  Santa Luzia, a partir das 14.30h
Dia  11: Boa Vista, a partir das 14.30h
Dia 16:  Corrente a partir das 09.00 e a das 14.30h
Dia  17: Missa da Bênção dos Santos Óleos na catedral de
                              Brejo.
Dia 18: Campo Velho, a partir das 09.00 e a das 14.30h
Dia 20: DOMINGO DE RAMOS em cada Comunidade
Dia 21: Tigela à 9.00h e Fátima às 14.30h
Dia 22: Santana às 9.00 e Santo Expedito às 14.30h
Dia 25: QUINTA FEIRA SANTA – MISSA  DO LAVA-PÉS
                        HORÁRIO ÀS 17.00H
DIA 25: SEXTA-FEIRA SANTA, VIA SACRA COM A COMPANHIA
        DE ARTES BOA NOVA a partir das 15.00h
                    


























domingo, 14 de fevereiro de 2016

Do compromisso com o bem comum é que depende a salvação individual - CF.ecumênica 2016

        OS PRIMEIROS FRUTOS 
Uma ocasião eu andava no interior e tomei um almoço na casa de uma família. Que cuidados aquela refeição manifestava. Que requinte e carinho.

Era na época em que não tinha estradas em Chapadinha, e das únicas poucas motocicletas que rodavam pelo interior era a do vigário da paróquia. Após o almoço peguei a mota para continuar a viagem. Um quilômetro à frente, pneu furado e tive que voltar para pedir um  socorro. Encontrei os filhos almoçando após a despedida do padre. Muito me admirei porque os primeiros frutos aquela família caprichou em dar para o padre, e era bem mais simples o almoço que agora estavam tomando.

Parecido também com aquela história em que os filhos pensavam que a  mãe não gostava da carne da galinha, só as patas e pouco mais. Os filhos cresceram, o marido faltou, e um dos filhos: “mamãe, eu pensava que a senhora não gostava do peito da galinha, era só das patas”. “Não meu filho, eu deixava pra vocês quando eram pequenos”.


Na história do povo judeu conta-se um episódio semelhante no livro do deuteronômio. É uma oração e uma celebração  em que o povo assume a sua condição de exilados no Egito, sofredores, e aí escaparam com fé em Deus. Agradecem. E depois levam os primeiros frutos da terra ao templo, dizendo: Ofereço os primeiros frutos da terra que tu me deste, Senhor, e me prostro em adoração.” (Dt. 26, 10).

Esta lição nos é dada por Jesus quando no episódio que costumamos chamar “das tentações” recusou ficar com os primeiros frutos para ele, mas entregava para nós, seus irmãos, filhos da humanidade. 

Recusou servir-se da riqueza, recusou servir-se do poder para dominar, e da ganância, e recusou o prestígio. Estas atitudes que Jesus praticou e escolheu durante toda a vida, o evangelista São Mateus coloca no capítulo 04, como que num resumo. Ele nunca quis ficar com os primeiros frutos, quis partilhá-los.

Assim copiaram  os primeiros cristãos, como reza aquele hino:” Os cristãos tinham tudo em comum, Dividiam seus bens com alegria; Deus espera que os dons de cada um se repartam com amor no dia a dia. Deus criou este mundo para todos, quem tem mais é chamado a repartir com os outros o pão, a instrução, e o progresso, fazer o irmão sorrir.”(Cf. Atos. 2, 44).

Assim faz a irmã e mãe Natureza que sempre nos dá os primeiros frutos. Sempre nos alimenta e nos dá a vida, a água e a saúde.

Somos convidados nesta Campanha da Fraternidade 2016 a agradecê-la, e não retribuir com os últimos frutos do desprezo, da depredação que a adoece e mata, e dos lixos que a sufocam.

Esta é uma campanha da fraternidade ecumênica, porque ela é nossa casa comum. Desta campanha 2016 fazem parte sete Igrejas.

Até porque “do compromisso com o bem comum é que depende a salvação individual” (Texto básico).

Seria muito bom se hoje fossem vencidas as grandes tentações que dominam nossos ambientes: a busca e concentração de poder que deveria ser democratizado e usado para servir; a concentração da riqueza que devia ser partilhada para que todos tenham condição de  vida digna.

      NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1)- Hoje tem reunião do CPP, logo mais às 15.00h no CBNET. Iremos fazer avaliação da GSM (Grande Semana Missionária), e tem mais novidades pela frente).
2)- Hoje tem adoração ao Santíssimo, em vez do domingo passado Veja o horário de sua participação e do seu movimento ou pastoral.

3)- A equipe da  VIA-SACRA  da 6ªFeira da Paixão está precisando mais de 40 pessoas para compor o elenco para a VIA SACRA 2016. Inscreva-se no Secretariado com dona Gnu, ou com Nando e Odilene Bastos. Reunião quinta feira às 19.30h. Local: No Centro Paroquial

4)- Amanhã, dia 15, tem assembleia geral  do CORAL NOSSA SENHORA DAS DORES. Terá a apresentação dos  Estatutos. Horário às 18.30. Local: CBNET.

5)- Dia 16 tem uma reunião da diocese sobre Os sacramentos.  A reflexão e conclusões irão ter influência sobre pais e padrinhos no que concerne às orientações sobre o batismo. Depois disso convocaremos as Equipes de preparação do batismo para transmitir os resultados. 

6)- Dia 12 teve reunião na diocese sobre Liturgia. De nossa paróquia de Nª Sª das Dores de Chapadinha foram duas pessoas participantes. E foram também das pessoas da futura paróquia do Cristo Redentor do Areal. (Atenção: quando for oficializada, não será mais paróquia de Cristo Redentor do Areal, mas  Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinha).

7)- No 05  de Março terá uma reunião na diocese  com os Conselhos econômicos das paróquias. O conselho econômico da paróquia de NªSª das Dores está em fase de formação e irá assumir após a finalização da construção do CEPAM (Centro de evangelização Padre \Neves), que estamos prevendo que seja no aniversário de ano do falecimento do Padre Neves em Abril (datas: 19 e inauguração em 24, domingo, com um programa que irá sendo preparado).

8)- A PJ (Pastoral da Juventude) de Chapadinha comunica que irá fazer a assembleia geral da PJ. É com a finalidade de preparar a assembleia geral da diocese .

  9)- Foi muito participada a XX.ma edição Da Arca da Aliança do Retiro de Carnaval no Caic. Foram quase 400 participantes desse maravilhoso retiro. Neste ano teve uma novidade que foi a Arquinha da Aliança. Cerca de 50 arquinhas mirins participaram durante os quatro dias com joguinhos, diversões e catequese

10)- Procure na Secretaria da Matriz os livros da Campanha da Fraternidade da Quaresma. E tenha uma santa quaresma  e bons encontros de preparação.
11)- Neste sábado teve  reunião da Coordenação  da CATEQUESE  de todos os Bairros, às 16.00h. No Centro as matrículas e rematrículas irão começar no próximo sábado dia 20, no CBNET. Horário: de manhã e á tarde,  e também nos Bairros
12)- Neste sábado e domingo tivemos a presença do bispo diocesano dom José Valdeci  conosco em Chapadinha. Celebrou com a comunidade de Santo Expedito, sábado à noite, e no domingo na comunidade de S.Pedro do Campo Velho e  na matriz. Obrigado pela sua presença. Domingo que vem voltará para falar com o Conselho Paroquial




domingo, 7 de fevereiro de 2016

Quaresma - Campanha da Fraternidade 2016 ecumênica e as SANTAS MISSÕES POPULARES


Nesta 4ª feira, dia 9, começa o período da quaresma. E temos uma tarefa a realizar que é a CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Em 2016 o tema é: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”. O  lema será: “Quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual rio que não seca” (Amós, 5, 24). 

Uma das novidades da CF desse ano é a parceria com a MISEREOR da Alemanha, e aqui no Brasil são as seguintes Igreja: Igreja Católica apostólica romana (ICAR), Igreja evangélica de confissão luterana no Brasil (IECLB), Igreja episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços de Evangelização e Educação (Cesesp), e Visão Mundial Aliança de Batistas no Brasil (VMABB).

objetivo principal será chamar a atenção para a questão do saneamento básico, e sua importância para garantir nossa saúde e qualidade de vida. Damos aqui o RESUMO do Texto básico:

O abastecimento de potável, esgoto sanitário e limpeza urbana são medidas necessárias. Por isso a “justiça ambiental” começa fazendo parte integrante da “justiça social”. Estudos estimam que morre uma criança a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável por falta de rede de esgoto e por falta de higiene.  Mais de 100 milhões de pessoas no país ainda não possuem coleta de esgoto.

O objetivo principal será chamar a atenção para a questão do saneamento básico, e sua importância para garantir nossa saúde e qualidade de vida. Damos aqui o RESUMO do Texto básico:

O abastecimento de água potável, esgoto sanitário e limpeza urbana são medidas necessárias. Por isso a “justiça ambiental” começa fazendo parte integrante da “justiça social”. Estudos estimam que morre uma criança a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável por falta de rede de esgoto e por falta de higiene.  Mais de 100 milhões de pessoas no país ainda não possuem coleta de esgoto.

As habitações rurais são as mais carentes de banheiros ou fossas. Apenas 5,2% possui coleta de esgoto, e 28% fossa séptica, o que revela a falta de dignidade com as áreas rurais. (Julgar):

O bem comum desejado por Deus é o grande objetivo das Sagradas Escrituras. Da aceitação do projeto do reino de Deus e portanto o compromisso com a construção do bem comum é que depende a salvação individual. Quando falamos do bem comum não é só no relacionamento dos seres humanos um com o outro, mas também de nós com a natureza. 

A escolha do texto do profeta Amós no texto acima é porque ele fundamenta sua pregação  chamando a atenção para um progresso econômico que não se traduzia  na igualdade e justiça para todos. Ainda mais  denuncia o culto vazio, repleto de louvores e oferendas a Deus, mas não levava as pessoas a praticarem a justiça(n.25). 

O que Deus quer de nós é que sejamos os jardineiros que cuidam da natureza com carinho junto com o cuidado uns para com os outros, como quem cuida de plantas. 

Agir; Esta Campanha da Fraternidade Ecumênica deve nos motivar a ir ao encontro de todas as pessoas: católicos, evangélicos, espíritas e outras religiões até mesmo não crentes para que juntos possamos encontrar ações comuns que favoreçam o cuidado com a nossa CASA COMUM.  Na casa da gente a água é usada com economia? Eu cuido de não largar lixo de qualquer maneira?

As SANTAS MISSÕES POPULARES que foram uma força tarefa  em nossa paróquia e em nossa diocese nos incentivaram para isso, porque cuidaram de nossa fraternidade e salvação. Fraternidade nossa e com a natureza.
 Porque“do compromisso  com a construção  do bem comum é que depende a salvação individual.

ENCERRAMENTO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES


Domingo passado, 31 de Janeiro assistimos ao encerramento das SANTAS MISSÕES POPULARES na Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. 

Foi a XX.ma GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA realizada na diocese de Brejo, nesta força tarefa que a diocese vinha fazendo e que teve seu início em 2012, justamente com um grande Retiro missionário regional de todo Maranhão neta paróquia de Chapadinha, preparando essa força tarefa para toda a diocese em vistas ao grande trabalho que as paróquias iriam enfrentar durantes esses quatro anos. 

Graças a Deus as Santas Missões Populares foram um sucesso em todas as Paróquias. Quem veio na ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS meses atrás, 18 de outubro 2016, ficou com vontade de mais, e espalhou a notícia e a beleza que foi a ROMARIA. E quiseram repetir a visita, e os que ouviram, ficaram com vontade de vir na  Grande Caminhada Missionária de Chapadinha.

Por tudo isso damos graças a Deus, e parabenizamos a cidade e a paróquia por tanto empenho. Em outras oportunidades já tive ocasião de parabenizar os movimentos paroquiais, setores missionários, colegiados das comunidades e capelas dos Bairros, Acólitos que não mediram esforços para o embelezamento e enfeites nas ruas e nos postes com toda a segurança, o COMIPA, os serviços de cozinha para o atendimento às quase 30.000 que vieram na grande caminhada missionária.

Aqui queremos agradecer as autoridades municipais, as Secretarias municipais, o Sindicato dos Trabalhadores rurais, o 16º BPM, Guarda Municipal, o DMT e Agentes de Trânsito pelo ótimo trabalho realizado. Obrigado
              

                                   NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Nesta 4ªFeira, dia 10 inicia a Quaresma com a 4ªFª de Cinzas. 17.30h– Missa de Cinzas na Matriz, para que os dirigentes das Comunidades possam levar para as Capelas dos Bairros. 20.00h—2ª Missa de Cinzas também na Matriz. Dia de jejum e abstinência, porém nosso jejum deverá ser não estragar a natureza e se abster de aumentar lixo nas ruas e nos ambientes.

2)- Encerrou domingo passado com a Grande Caminhada Missionária a GSM (grande semana missionária). A Paróquia está de parabéns por tão belas realizações, com o empenho e a doação de todos. Obrigado também aos amigos blogueiros que acompanharam e deram publicidade. Como já falei atrás os Agentes de trânsito foram muito importantes para o evento.
Igreja de NªSª de Lurdes (Recanto dos pássaros)
3)- No dia 11, 4ª Feira encerra o festejo de NªSª de Lurdes, no Recanto dos Pássaros, com a santa Missa às 9.00 da manhã, e procissão à tarde encerrando com show de prêmios.
4) Está decorrendo o retiro de carnaval XX.ma Arca da Aliança no CAIC.
5)- Dia 12 tem reunião na diocese sobre Liturgia, com duas pessoas de cada Paróquia

6)- Dia 04 teve  reunião do Comidi na diocese para avaliação da GSM de Chapadinha e a caminhada das SANTAS MISSÕES POPULARES







quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Santas Missões Populares em Chapadinha a maior realização do Baixo Parnaíba, com 30.000 pessoas na grande caminhada missionária


Neste último domingo de Janeiro 2016 assistimos ao encerramento das SANTAS MISSÕES POPULARES na Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. 

Foi a XX.ma GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA realizada na diocese de Brejo, nesta força tarefa que a diocese vinha fazendo e que teve seu início em 2012, justamente com um grande Retiro missionário regional de todo Maranhão neta paróquia de Chapadinha, preparando essa força tarefa para toda a diocese em vistas ao grande trabalho que as paróquias iriam enfrentar durantes esses quatro anos. 

Graças a Deus as Santas Missões Populares foram um sucesso em todas as Paróquia. Quem veio na ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS meses atrás, 18 de outubro 2016, ficou com vontade de mais, e espalhou a notícia e a beleza que foi a ROMARIA. E quiseram repetir a visita, e os que ouviram ficaram com vontade de vir agora na caminhada da Grande Semana Missionária. 

Por tudo isso damos graças a Deus, e parabenizamos a cidade e a paróquia por tanto empenho. Em outras oportunidades já tive ocasião de parabenizar os movimentos paroquiais, setores missionários, colegiados das comunidades e capelas dos Bairros, Acólitos que não mediram esforços para o embelezamento e enfeites nas ruas e nos postes com toda a segurança, o COMIPA, os serviços de cozinha para o atendimento às quase 30.000 que vieram na grande caminhada missionária.

Aqui queremos agradecer as autoridades municipais, as Secretarias municipais, o Sindicato dos Trabalhadores rurais, o 16º BPM, Guarda Municipal, o DMT e Agentes de Trânsito pelo ótimo trabalho realizado. Obrigado