domingo, 24 de abril de 2016

A pre-inauguração do RINCÃO Boa Nova, CEPAN (centro de evangelização Padre Neves, da Paróquia de Chapadinha



Deu-se neste domingo, 24, um encontro festivo com santa Missa às 7.30h e durante todo o dia presença das Bandas católicas da Paróquia, feijoada ao meio dia, culminando com um show de prêmios. As obras começaram faz quase um ano, após a celebração do sétimo dia do Padre Neves.

O pároco, que estava assumindo, P. Casimiro João, após o retorno de Portugal, por ocasião desse sétimo dia, convocando o Conselho da Paróquia, pôs o problema da construção que tinha ficado como herança nos planos do Padre Neves, ao que todo o Conselho respondeu que sim.

Hoje podemos dizer que praticamente o sonho está realizado, e damos graças a Deus por isso. Como pode ver nas fotos, o espaço é grande, com o galpão enorme, cozinha, refeitório, Auditório, 16 Salas, e  capela.












































sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Pontifícia Comissão Bíblica e a interpretação do fundamentalismo e literalismo bíblico



Algumas vezes fiquei confuso quando ia procurar no evangelho de São João a narração da Ceia, e não encontrava. Tinha que ir noutro evangelho. No de São João, em vez da Ceia só tem o Lava-pés. E me perguntava, cadê a Ceia?

Agora comecei a entender o porquê. O serviço ao outro é outra Ceia e outra comunhão. Porque na Ceia os primeiros cristãos punham em comum as comidas, e na Ceia de São João os serviços. Na comunhão  se punham em união com Cristo, e na 
Ceia de São João nos pomos em união com os irmãos.

Na verdade, colocar as comidas em comum e comer o pão para se por em união com  o Cristo, mas não se pondo em união com os irmãos fica perigoso ou mentiroso. São Paulo quis dizer mesmo isso na 1ªcarta aos coríntios, cap. 11. Não praticando a caridade comiam e bebiam a própria condenação, numa expressão forte do próprio Paulo.

Quando Jesus ia entregar a sua vida na paixão, ele falou que com isso ele e o Pai seriam glorificados (Jo,13,31), veja bem que no mesmo contexto da narrativa da Ceia. Na verdade, no serviço ao irmão consiste a glória de Deus e o maior testemunho de comunhão.

Aliás, “quem come e bebe a própria condenação” não deve ser tomada à letra. Como se diz, muitos ditos igual esse traduzem uma opinião e um exagero de opinião do autor do texto, que não deve ser entendido literalmente, assim como dizemos hoje, por exemplo “vá pro inferno”.  Só entende à letra quem estiver na fase de entender a Bíblia no sentido do fundamentalismo  e literalismo. Como diz também o evangelho “ a letra mata, o espírito é que dá a vida” (Jo,6, 53),

A Pontifícia Comissão Bíblica em 1994 já alertou para esse perigo do fundamentalismo; “Ele, o fundamentalismo se recusa a admitir que a palavra de Deus inspirada foi expressa em linguagem humana e que foi gerida sob a inspiração divina por autores humanos cujas capacidades e recursos eram limitados. Por esta razão, ele tende a tratar o texto bíblico como se tivesse sido ditado palavra por palavra pelo Espírito, e não chega a reconhecer que a palavra de Deus foi formulada em uma linguagem e uma fraseologia condicionada por uma outra época.” 

E ainda: “O fundamentalismo tem igualmente tendência a uma grande estreiteza de visão, pois considera conforme à realidade uma antiga cosmovisão já ultrapassada, porque encontra-se expressa na bíblia”. (Pontifícia Comissão Bíblia “ A interpretação da Bíblia, Loyola, 1994, p. 40.41).

Aliás até o próprio cardeal Ratzinger em 1966 escreveu que um dos pontos culminantes do Conc. Vat.II era que “As formas e costumes litúrgicos que as formulações teológicas pensaram ter surgido com os Apóstolos pareciam produtos de processos complicados de conhecimento no seio da história” (Ratzinger, Paulist Press Deus Books p. 99).

“Quem comer este pão sem se importar com o seu irmão come e bebe sua própria condenação” ( Rede Vida, 11/04/16)
A comunhão não é um fim, é um meio. É o meio para se unir e servir melhor o irmão. Se não for assim vale para pouco. Tem gente que vive só para comungar, mas tem menos gente que comunga para servir e trabalhar.


sábado, 16 de abril de 2016

Quem é capaz de dar a vida pelo rebanho? A resposta você encontra no evangelho de São João, 10, o Bom Pastor


Quem é capaz de dar a vida pelo rebanho? A resposta a esse questionamento se encontra no evangelho de São João, capítulo 10, versículos de 11 a 15: o bom pastor. Só o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. “Nós, cristãos, não somos escolhidos pelo Senhor para coisas pequenas; ide sempre mais além, rumo às coisas grande. Jogai a vida por grandes ideais” (S.João Paulo II, homilia aos crismandos). E o Papa Bento XVI disse que “todos os batizados são chamados a contribuir para a obra da salvação. Mas na Igreja existem algumas vocações especialmente dedicadas ao serviço da comunhão”.

À imitação de Jesus, cada pastor por vezes se postará à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes se manterá simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram. São palavras também do mesmo Papa.

Toda a vocação do cristão exige em qualquer caso, um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência no serviço dos outros. Na época de Cristo, era uma característica básica dos pastores que eles fossem nômades itinerantes, à procura de pastagens para o rebanho. Se ficasse parado em um só lugar, suas ovelhas morriam de fome. Paradoxalmente, é justamente, é quando o homem sai à procura de Deus que ele se encontra com consigo próprio, enquanto o pecado, fechando o ser humano em seu egoísmo, leva-o para bem longe de si.

Cristo é o pastor verdadeiro, pois ao oferecer livremente a própria vida, realiza o modelo mais alto de amor pela rebanho, falou também S.João Paulo II, e o Papa explicou que, na figura de Jesus pode  se contemplar a Providência de Deus, a sua solicitude paterna por cada um.

Daí resulta muita confiança para a nossa vida. Nada que fizermos conseguirá nos separar de Deus. Essa é uma incomensurável boa nova. E o Senhor acrescenta: ”ninguém pode arrebatar-nos da mão do Pai”(Jo. 10, 29).

Aí está o sinal da salvação, viver neste mundo sem deixar-se apegar ao mal, ouvindo o chamado para fazer o bem. “As minhas ovelhas escutam a minha voz”, a voz  do bem, do ressuscitado, do livre! Somos chamados ao rebanho de Cristo se nossa vida é fazer o bem. Isso nos recorda nossas renúncias e nossa profissão de fé realizadas em nossas catequeses. Foi nossa rejeição ao pecado, à morte, e nosso sim à Vida.

Cristo o bom Pastor. Ser[á que já enxergámos a abrangência do pastoreio de Jesus? Será que Jesus não é o pastor dos povos e das nações? Tomo a liberdade de citar umas perguntas de M.Morwood: “Será que as surpresas divinas acabaram? Resolvemos e pusemos em categorias definitivas tudo o que há para saber a respeito de Deus? É possível lidar com todas as questões e preocupações futuras dentro dessas categorias? Todo nosso ministério está firmemente fundamentado de que o sagrado encontra-se em todos? “Não há a menor dúvida de que as maiores e mais ousadas confissões de fé estão no futuro, não no passado”, citando (M.Dowd) .

Lembremos o que aconteceu com a noção que havia até a Idade Média de que os reis tinham um poder divino. Um dia não acontecerá  como nessa Idade Média quando as pessoas de repente perceberam que os reis não eram governantes divinos, mas sim humanos como todos? Como diz o historiador W. Southern: ”em momentos críticos da história muitas vezes se descobre de repente que ideias incontestáveis desde tempos ficam inúteis; então quase todo mundo vê que eram absurdas. Assim aconteceu no ano 1.100 quando até homens com pouca capacidade de repente perceberam que as pretensões religiosas dos reis não tinham nenhum fundamento”.

Pouco tempo depois, no ano ide 1640, todo mundo se deu conta que a teoria de Galileu Galilei era certa, embora durante muito tempo condenada pela Igreja. De repente tudo mudou, e hoje em dia ninguém se lembra da velha teoria que era de fé, o geocentrismo, contra o heliocentrismo.

Isto acontecerá na certeza de que a presença de Deus é constantemente criativa e está além da nossa imaginação atual. A Igreja católica poderá ser um renovado farol de esperança e liderança em nosso mundo, mas só na medida em que ficar compassivamente com toda a humanidade e com todas as religiões na busca da verdade sobre Deus que reverenciamos em impressionante deslumbramento.(autor citado).


RELAÇÃO DE DOAÇÕES PARA O DIA 24
04 – Tachos grandes de caldo de ovos: (02-Capela de São Francisco, 01- Capela de Santa Luzia, 01 Centro)
04 -Tachos grandes mingau de milho: (01-Sto. Antonio, 01 Santa Margarida, 02 São Pedro)
03 -Tachos médio Maria Izabel: (01 São Raimundo, 01 Mulheres do  Terço, 01 Com. Shalom)
04- Saladas de frutas: (01 Com. Tijela, 01 Com. De Fátima, 01 Santana)
12 – Bolos de chocolate: (06 com. São Camilo, 06 com.Santo Expedito)
06 – Bolos Três: (com. N. Sra. Da Conceição)
06 – Bolos Variados: ( com. São José)
03 – Creme de galinha: (01 Com. Santa Teresinha, 01 Com. Sagrada Família, Legião de Maria)
10 – Sucos Variados Garrafas de 2Lts: (Com. Aparecida)
03 – Café garrafas 5lts: (Com. N. Sra. Lourdes)
20 –kgs Carne churrasquinho (Homens do Terço)
Queremos agradecer antecipadamente as pastorais, movimentos e comunidades pelas doações, empenho e dedicação. Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos nós, mas através da união dos irmãos acontece a multiplicação. É na partilha que se ganha e o espírito de solidariedade nos torna cristãos verdadeiros. Portanto, façamos um esforço para realizarmos esse evento dia 24 com o melhor de cada um de nós. Contamos com a colaboração de todos para concluirmos este sonho que está se tornando realidade, graças a todos vocês. Obrigado! (Lindomar Torres de Jesus)

EQUIPES DE TRABALHO (2° show de prêmios do CEPAN):
Lanchonete(comidas típicas): Pastoral Familiar.   
Limpeza : Homens do Terço.  
Ornamentação : Mulheres do Terço. 
Cadeiras – Acólitos.  
Feijoada do Rincão :  Francinette, Toin e sua equipe.  
Água e Refrigerante: Fábio, Belo, Pachico e Raimundo (da comunidade S.Luzia).  
Segurança :Zezão PM e sua equipe. 
Canhotos e computadorizarão das cartelas: Pastoral da Juventude.  
Lanchonete misto e cachorro quente: Renovação Carismática.  Balas e CIA : Comunidade Shalom.  
Camisas (Artigos Religiosos) :Apostolado do Terço.  
Audio Visual : Pastoral da comunicação.   
Coordenação de Palco: Odilene Bastos e Nando. 
Transportres de infra-estrutura:  Antônio Júnior e equipe
COORDENAÇÃO DO EVENTO: LINDOMAR, AMPARO, ZEZÃO, E CHIQINHO DA GNU


                       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:
1)- Dia 19, nesta 3ªFeira, estamos todos convidados para a celebração de ano do nosso querido e saudoso Padre Neves. Às 18.00h caminhada com velas até ao INSS, seguindo depois a Missa de ano. Vamos pedir para a Pastoral Familiar servir café na Lanchonete. Desde já obrigado.

2)- Dia 24, próximo domingo, faremos o II Show de prêmios beneficente a favor da conclusão das obras do CEPAN (centro de evangelização Padre Neves), o RINCÃO BOA NOVA.

Início às 07.30h da manhã com a santa Missa. Não terá missas  e nem celebração nos Bairros. Ao meio dia feijoada do Rincão. E música ao vivo o tempo todo com as Bandas inscritas conforme o PROGRAMA, até à noite com os prêmios de 05 motos e muito mais. Pedimos empenho porque será o último evento, haja vista que a Paróquia está quase com o espinhaço colado às tripas, por conta dessa construção que é o presente que queremos ofertar ao Padre Neves, que era o sonho dele. A paróquia precisa ficar sempre com algum saldo por conta dos imprevistos, e está praticamente zerada , haja vista que nas SMP tivemos um saldo negativo das entradas e saídas de 13.618,00 reais. Após o dia 24 darei o montante das despesas, que até ao presente estou separando das contas gerais da paróquia.

Repito, aceitamos doações de computadores usados e outros móveis para as 16 salas que já estão prontas, como cadeiras, bancos, armários, além dos computadorse e outros suprimentos. Desde já obrigado.  

3)- Hoje é a oitava noite da novena  de Santo Expedito, no Bairro do Sol.    

4)- 4º Retiro das SMP. 
Veja a Programação e os donativos das Comunidades para alimentação, mais atrás. Será nos dias 29, 30 de Abril a 01 de Maio, ou seja neste fim de semana. Local: no CEPAN. 

5)- Atenção Pastoral Familiar dos Bairros, reunião 2ª feira, neste dia 25, amanhã, (derradeira 2ªfeira).    

6)- Dia 28. 5ªfeira, reunião com os Ministros da Eucaristia.
Veja mais fotos do Rincão e CEPAN):















O Presidente Geral da CNBB em Aparecida (SP), defendeu uma "profunda" reforma política


Embora a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tenha optado por não se posicionar sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, seu presidente, dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília, diz que o país precisa "de um novo jeito de fazer política".

Em entrevista à Folha, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP), ele defendeu uma "profunda" reforma política, com a renovação dos quadros, acabando com o "carreirismo".
"É muito triste que um grupo viva só em função de seus interesses. Um partido que vive em função dele não é está a serviço do país, não está cuidando da coisa pública."
Leia abaixo a entrevista.

Folha - A crise política e a polarização instaurou no país um clima de ódio e intolerância. Como a Igreja Católica pode e tem atuado?

Dom Sergio da Rocha - Compreendemos que haja diversidade de posturas, mas quando se polariza e se acirra, chegando a conflitos, não ajuda ninguém. Nem o nosso povo, nem aqueles que se manifestam, nem a democracia. Quem pensa diferente não deve ser tratado como inimigo, deve ser tratado com respeito. Não se pode conceber as diferentes manifestações como se fossem torcidas uniformizadas no estádio. Porque quem está ali, com certeza, está torcendo pelo Brasil. Seja com um posição ou outra.

Precisamos superar essa tendência no campo político a buscar sempre o interesse particular, o interesse partidário, o interesse de uma corporação. Se não cuidar, na rua isso pode ocorrer. Estamos precisando de um novo jeito de fazer política. Não dá para continuar desse jeito.

Na mensagem sobre as eleições 2016, a CNBB defende a reforma política, pregando a renovação dos quadros políticos e até incentivando integrantes da Igreja Católica a disputarem o pleito deste ano.
É preciso que o país siga avante em uma reforma política mais ampla. A temática da reforma política tem que ser pensada para além de um projeto específico, da posição de alguém ou de uma entidade. Não pode ser pensada só pelo Congresso Nacional, tem que também ser pensada pela população.

E o incentivo a candidatura de integrantes da igreja?
Quem não tem posição político-partidária é a Igreja Católica como instituição e o clero, mas os chamados cristãos leigos e leigas têm não só direito, mas dever de uma participação mais efetiva. Se tivéssemos cristãos mais coerentes com a sua fé na política, claro que teríamos uma situação muito melhor.
O documento fala também no fim do carreirismo político.

É muito triste que um grupo viva só em função de seus interesses. Um partido que vive em função dele não é um partido que está a serviço do país, não está cuidando da coisa pública. Está cuidando da coisa particular ou misturando o particular e o público. 

Não podemos continuar com esse esquema.
Creio que o Congresso Nacional tem uma responsabilidade imensa nesse momento, de reafirmar a ética na política muito concreta, pelas suas posturas e atitudes.

A CNBB optou por não se posicionar sobre o impeachment. O sr. é cobrado?
As pessoas têm uma tendência a esperar um pouco mais. Entendemos que ir além do que a CNBB tem feito como posição seria de alguma forma adotar uma postura partidária. Não estamos ficando de fora, nos envolvemos além da conta. Temos sido criticados e também reconhecidos pelo diálogo.

Há o temor de que seja retomada a lembrança de 1964, quando a igreja foi acusada de apoiar o golpe?
Creio que esse modo de conceber se deve primeiro a uma opção que tem sido reafirmada nas últimas décadas, que é a presença da igreja na sociedade, mas sem se misturar com aquilo que é político-partidário.

Quando estamos falando de respeito ao Estado de Direito Democrático e à ordem constitucional, não estamos aqui defendendo e favorecendo partido nenhum, estamos dizendo aqui que é preciso levar a sério a Constituição brasileira, que fora dela a gente não vai conseguir encaminhar as coisas como devem ser. 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Encerra hoje a 54ª Assembleia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasill) em Apaparecida com celebração Ecumênica


Uma apresentação de 45 minutos será feita pelo pastor Nestor Friedrich, presidente da Igreja ISLB (Igreja Episcopal de Confissão Luterana no Brasil) aos bispos, em plenário, sobre o documento católico-luterano que lembra os 500 anos da Reforma Protestante que serão celebrados no ano que vem.

Segundo o monsenhor Matthias Turk, do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé, por ocasião do lançamento do documento em Genebra, Suíça, em junho de 2013, a intenção desse documento não é "contar uma história diferente", mas sim "contar a história de forma diferente”.

Ele considera que “as razões que levam a divisões na Igreja muitas vezes se fundamentam sobre mal-entendidos e sobre interpretações diferentes dos mesmos conteúdos de fé e das mesmas convicções teológicas. No diálogo ecumênico internacional, soubemos redescobrir os fundamentos comuns, as bases comuns que temos sobre as questões de fé e soubemos afirmar que esses pontos não são mais um motivo de divisão entre as Igrejas.

O nosso documento resume todos esses passos como uma coleta do que temos em comum e se projeta para o futuro, em busca do próximo passo no testemunho comum ao mundo de hoje”.

Como de costume nas assembleias, hoje será realizada, no final da última sessão de trabalhos, uma celebração ecumênica.

A cerimônia está sendo organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Dom Francisco Biasin, presidente da Comissão, considera este evento muito importante na programação da Assembleia Geral: “é uma atitude de abertura e acolhimento de toda a riqueza que as igrejas e as religiões podem dar ao nosso caminho de fé”.


Participam da celebração: Dom Flávio Augusto Irala, da IEAB (Igreja Episcopal Anglicana no Brasil), presidente do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs); Pastora Sônia Mota, da IPU (Igreja Presbiteriana Unida), secretária executiva da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços); Pastor Joel Zeferino, da ABB (Aliança de Batistas do Brasil); Dom Ramanós Dowd, bispo auxiliar; e Hipodiácono Georgios Jener Verçosa, ambos da Igreja Ortodoxa de Antioquia.

sábado, 9 de abril de 2016

Obedecer à consciência (a Deus) antes que aos homens. Dia 19, Missa de ano do Padre Neves



Na época dos apóstolos, que estavam colocando os alicerces da Igreja de Jesus, após a sua ressurreição, uma frase figura bastante central, e que os Atos dos Apóstolos colocam na boca de Pedro diante das autoridades de Sinédrio: “é preciso obedecer antes à consciência (a Deus) do que aos homens” (At. 5, 29)

Isto coloca-nos num momento histórico em que a religião e o poder temporal estavam enlaçados num só poder político. O rei mandava na nação e mandava na religião. Foi assim em todas as épocas antigas e assim foi até ao século XIX, quando se deu a revolução francesa, em 1789, quando foi proclamado o princípio da modernidade: “Igualdade, liberdade, fraternidade”.

Uma das consequências foi a separação da Igreja e do Estado. Ora bem, convenhamos que nesta afirmação dos Atos dos Apóstolos já era colocada a semente que iria se completar nessa planta do século 19. Claro que desde essa afirmação dos Atos dos Apóstolos até a data que falei tudo continuou igual, ou seja, o rei  e a religião no mesmo poder, e debaixo do mesmo teto. Esta situação se perpetuou por toda a Idade Média.

Após a revolução francesa muitas experiências se sucederam, umas com mal-entendidos suprimiram a liberdade da religião ou sujeitando-a puramente ao Estado impondo uma religião única estatal, enquanto que o Estado deveria ter em igual conta todas as religiões não protegendo nenhuma mas não proibindo nenhuma, e o Estado mantendo-se neutro. Apenas preservando a ordem e a liberdade de cada uma e dos indivíduos.

Ora, como diz Odalberto Casonato, “muitas gerações viram a sufocante perda da liberdade decorrente da imposição de uma religião estatal pelo governo. Outras vivenciaram o declínio moral que acompanha a proibição governamental da religião como um todo. Somos gratos pelo fato de que uma crescente maioria das constituições dos países do mundo atual visualiza uma sociedade na qual a crença e a prática religiosa, embora separadas do governo, devem ser protegidas e salvaguardadas contra a perseguição”.

O historiador e estadista francês Alexis de Tocqueville escreveu: “O despotismo pode governar sem a fé, mas a liberdade não consegue fazê-lo. E até o despotismo não consegue  governar indefinidamente sem a fé. Pois como alguém observou, é possível construir um trono com baionetas, mas é difícil sentar-se nele”

A fé traz grandes benefícios ao bom funcionamento das sociedades, botando nos indivíduos a responsabilidade de fazer o bem porque fazem o que é moralmente correto e acreditam que devem  fazê-lo não porque são compelidos pela lei ou pela força policial.

Waldo Viana diz: “Com o tempo, todos os governos livres têm no final que confiar no apoio e na bondade voluntária de seus cidadãos, porque como já disse um filósofo “foi ordenado na constituição eterna das coisas que os homens de mente desregrada não podem ser livres. Suas paixões forjam seus grilhões”. Para esse fim, o bom governo protege a religião e ampara a liberdade religiosa. E a boa religião incentiva a boa cidadania e o cumprimento das leis do país.

O bom governo não precisa ser parcial. Não deve promover nem favorecer uma religião em detrimento de outra. Seus representantes precisam ser livres para acreditar e praticar de acordo com os ditames de sua própria consciência. De modo semelhante, a boa religião não deve nem endossar nem contestar qualquer partido ou candidato político. E seus seguidores devem ser livres e até incentivados a participar do processo político e apoiar o candidato que consideram melhor, seja qual for.

A consciência é a nossa realidade maior, maior do que a energia e a matéria. Nossa consciência não é o corpo físico, nem um subproduto do cérebro humano” (Waldo Vieira).


II SHOW DE PRÊMIOS BENEFICENTE a favor da conclusão das obras do CEPAN (Centro de evangelização Padre Neves) O Rincão Boa Nova  Em Chapadinha- Ma.


Colabore e concorra a 5 motos Zero Km
Participe também festival de Música Católica de Chapadinha
Dia 24 de abril de 2016.
A partir das 07:00hrs
Local: CEPAN – Trav. Eurico Dutra, s/n – Aparecida – Chapadinha -Ma

PROGRAMAÇÃO:
07:30hrs - Missa (cânticos litúrgicos e animação: Ministério sobre as águas)
09:00hs –  Coral Nossa Senhora das Dores
09:30hs -  Concerto de família: Evaldo Carlos
10:30hs – Ministério Canto de Maria
11:30hrs –Feijoada do Rincão – (Animação Som Livre)
13:00hrs – Pedro Silva – a nova voz das comunidades!
14:00hs –  Ministério Cefas
15:00hs-    Banda Sky Heavens
16:00hs -   Ministério Sobre as águas
17:00hrs – Ministério Fonte de Misericórdia
18:00hrs - Francisco Marinho (lançamento cd Lançai as Redes)
19:30hrs - Cristoteca Louvor Mix
20:00hrs – Show de Prêmios

EQUIPES DE TRABALHO (2° show de prêmios do CEPAN):
Lanchonete (comidas típicas) - Pastoral Familiar
Limpeza - Homens do Terço
Ornamentação - Mulheres do Terço
Cadeiras – Acólitos
Feijoada do Rincão – Jesus Veras e sua equipe
Água e Refrigerante –Fábio, Belo, Pachico e Raimundo da    comunidade Santa Luzia
Segurança – Zezão PM e sua equipe
Canhotos e computadorizarão das cartelas: Pastoral da Juventude
Lanchonete misto e cachorro quente – Renovação Carismática
Balas e CIA – Comunidade Shalom
Camisas (Artigos Religiosos) – Apostolado do Terço
Audio Visual – Pastoral da comunicação.
Coordenação de Palco – Edilene Barros e Nando.
Fichas – Pastoral do Dízimo e Conselho Econômico.
Transportes infra-estrutura: Antônio Júnior e Equipe.

COORDENAÇÃO DO EVENTO: LINDOMAR, AMPARO, ZEZÃO, E CHIQINHO DA GNU


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- As 15.00h reunião do CPP. Lembro que tem adoração do Ss.mo Sacramento.

2)- Parabenizamos os ACÓLITOS que hoje fazem seu compromisso e todos a renovação do mesmo.

3)- Hoje dia 10 é o 1º dia da Novena de Santo Expedito, no Bairro do Sol. Lembramos que foi a última Capela que o P.Neves construiu, e no aniversário de ano, ou seja no dia do Santo Expedito foi o seu falecimento, 

justo no próximo dia 19, quando seremos convidados para a missa de ano na Matriz com caminhada 
com velas até no INSS. Horário: às 6.00 da tarde, e a santa Missa às 08.00 da noite.

4)- Lembramos a Assembleia geral dos nossos Bispos (CNBB) em Aparecida, desde 0 dia 06 ao 15.

5)- Do dia 15 ao 17 tem Assembleia diocese da Catequese na paróquia de U.Santos.

6)- Dia 12, 3ª feira – reunião com SERVOS do evangelho, em vez do dia 19.
7)-Chamamos a atenção para a PROGRAMAÇÃO DO II EVENTO DE SHOW DE PRÊMIOS DO DIA 24 em homenagem ao aniversário de ano do falecimento do Padre Neves. Será o derradeiro evento, e queremos que esteja já bem prontinho, faltando só os últimos detalhes e retoques.

8)-ATENÇÃO: Nos dias 29 de Abril ao 1º de Maio já realizaremos lá o 4º RETIRO DAS SMP, COM O TEMA: A MISSÃO CONTINUA. E começaremos assim dando cumprimento aos grandes projetos do Padre Neves, que sonhava com esse ESPAÇO para todo tipo de evangelização. No próximo Jornal daremos a programação das equipes de serviço.