domingo, 1 de maio de 2016

O amor vale mais do que a fé. O Papa e os recasados em segundas núpcias:" A Alegria do amor"






A Igreja é rica na diversidade. Pessoas muito diferentes entre si formamos o corpo de Cristo, cabeça da Igreja. Esta diversidade desde os primeiros tempos geraram desentendimentos. Mas, como em todas as coisas, as dificuldades geraram degraus para fazer uma escada e subir mais alto.

Sabendo muito bem disso, Jesus, na oração que apresenta ao Pai antes da sua paixão, pede pela unidade dos quer o seguem. Estar unido a Jesus, e em Jesus, viver em comunidade não é questão de aceitar teorias ou ideologias, e sim caminhar alicerçados no mesmo amor que gera comunhão. Na verdade, o amor é maior do que a fé. Os judeus, uns acreditavam na ressurreição, outros não. Uns acreditavam em anjos, outros não. Uns acreditavam, na vida eterna, outros não. Mas todos eram judeus.

Entre os protestantes tem vários tipos de fé, várias designações de igreja, mas todos se chamam de crentes. Entre os católicos também a fé tem variantes na qualidade de fé. Mas todos  somos católicos. E ainda mais, protestantes e católicos todos temos um só nome igual que é cristão. 

Nós somos cristãos, eles são cristãos. Nas estatrísticas internacionais reza assim: cristãos no mundo: 2 bilhões e duzentos milhões de cristãos, isto é católicos e protestantes unidos. Porquê? Porque Cristo nos une a todos. Nós aceitamos Cristo, eles também, nós servimos a Cristo, eles também, nós amamos Crsito, eles também. Cristo é o eixo que nos une a todos, como o eixo da bicicleta. E se nos amamos uns aos outros, o amor une mais do que a fé. Porque o amor vale mais do que a fé, (1 Cor.13,13.)          

Até mesmo, veja bem, entre os bispos tem também graus de fé. No Sinodo dos bispos sobre a Família havia três tendências. Uns bispos tinham a linha conservadora, do deixa tudo como está. Tinha a 2ª linha dos avançados. E tinha a terceira linha dos que ficam em cima do muro. 

E o Papa, na Exortação apostólica “A alegria do amor ”qual caminho seguiu? Um 4º caminho, como afirma o jesuíta Padre Ramón Cigonha. “O Papa preferiu um quarto caminho novo na Igreja e nas famílias; o 4º caminhos é o caminho do discernimento espiritual”.  E o p. Ramón explica mais: antes olhava-se para a lei, agora olha-se mais à consciência”.


De todos os modos, volto então a afirmar: o amor vale mais do que a fé.

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Domingo passado foi mais um dia de convívio festivo da paróquia no espaço do RINCÃO-CEPAN. Graças a Deus correu bem o II Show de prêmios em prol da conclusão dos trabalhos. Todos tiveram  momentos de saudável convívio e companheirismo e oração. Parabenizamos as Bandas que nos alegraram com seu brilhante trabalho. Seu esforço de ensaios e preparação foi gratificante. Parabéns. E às Equipes de serviços. Obrigado.
2)- Neste domingo encerra outro movimento também utilizando já o mesmo espaço, que é o 4ª Retiro das SMP (Santas Missões Populares), para continuar lembrando que A IGREJA VIVE EM ESTADO PERMANENTRE DE MISSÃO. Aqui se reuniram desde 6ªfeira até neste domingo mais de mil participantes de todos os Setores missionários da cidade e do interior. A cozinha ainda estava quente do gaz da semana passada, e as cadeiras ficaram aguardando os novos ocupantes. E venham agora eventos, que serão todos bem vindos.


3)- Na 4ªfeira passada tivemos a 1ª reunião para formar o Conselho de assuntos econômicos paroquial (CAEP), e ficou decidido que  teremos outro encontro nesta 4ª feira para escolher os 05 representantes, e também uma comissão administrativa do RINCÃO-CEPAN. Em seguida outros encontros de formação, com os representantes das duas paróquias de NªSª das Dores e de Cristo Rei.

4)- CRISMA: Reuniões de Crisma começam nesta 4ª feira, dia 04 de Maio. Horário, às 18.00h. Fique atento.

5)- Adoração do Santíssimo Sacramento: hoje, primeiro domingo de Maio.

6)- CPP- tem reunião no 2º domingo, que é o próximo domingo

7)- Incentivamos as peregrinações do mês de Maio com a imagem de Nª Senhora nas visitas das ruas e das casas. Atenção ao respeito, ao silêncio e à oração. Lembramos que esta Matriz de NªSª das Dores foi construída com esse movimento, e continua revertendo para a Paróquia central. A peregrinação das ruas da nova Paróquia de Cristo Rei já irá reverter para a nova paróquia o resultado das ofertas das famílias.

Resumo despesas construção do Rincão

Ferro para estrutura principal: 97.820,00  Areias, seicho, piçarras, aterros: 29.450,00
Mão de obra(pedreiros, carpinteiros, eletricista, encanadores: 145.317,50  Ferros, pregos e etc: 17.518,00  Pisos, arquibancadas:29.000,00:Cimento:82.701,00   Madeiras:25.629,00
Grades arquib. + tesouras de ferro:27.915.00   Granitos e Mármores: 4.248,00
Lajes:13.910,00  Cerca Elétrica, banheiros, pinturas, tintas, pregos calhas: 18.256.55
Portas, Janelas, telhas, manilhas:9.520,00   Engenheiro: 1.700,00  Fogão e Bebedouro (Industriais): 4.800,00    Tubos, canos, mat. Elétrico, louças banheiros, lavabo, pias, torneiras, etc.....28.770,00
Total---------- 536.555.05

Período: 29.01.2015 à 28.04.201 
Recurso de Padre neves (Conta da paróquia): 90.000,00  1° Show de prêmios( 01.05.2015): 154.500,00  Arraial Boa Nova + Leilão Americano:  33.610,00  Bingo 2 moto Pe. Neves + Festejo de N. Sra. Das Dores : 102.555,00  Show Padre Antônio de Pádua + bingo de 02 bois: 12.455,40  2° show de prêmios (24.04.2016): 77.600,00
Total --- 470.720,40
Saldo devedor r$ 65.835,05

(Veja fotos do II Show de prêmios do dia 24 de Abril para a conclusão das obras do RINCÃO-CEPAN)





























domingo, 24 de abril de 2016

A pre-inauguração do RINCÃO Boa Nova, CEPAN (centro de evangelização Padre Neves, da Paróquia de Chapadinha



Deu-se neste domingo, 24, um encontro festivo com santa Missa às 7.30h e durante todo o dia presença das Bandas católicas da Paróquia, feijoada ao meio dia, culminando com um show de prêmios. As obras começaram faz quase um ano, após a celebração do sétimo dia do Padre Neves.

O pároco, que estava assumindo, P. Casimiro João, após o retorno de Portugal, por ocasião desse sétimo dia, convocando o Conselho da Paróquia, pôs o problema da construção que tinha ficado como herança nos planos do Padre Neves, ao que todo o Conselho respondeu que sim.

Hoje podemos dizer que praticamente o sonho está realizado, e damos graças a Deus por isso. Como pode ver nas fotos, o espaço é grande, com o galpão enorme, cozinha, refeitório, Auditório, 16 Salas, e  capela.












































sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Pontifícia Comissão Bíblica e a interpretação do fundamentalismo e literalismo bíblico



Algumas vezes fiquei confuso quando ia procurar no evangelho de São João a narração da Ceia, e não encontrava. Tinha que ir noutro evangelho. No de São João, em vez da Ceia só tem o Lava-pés. E me perguntava, cadê a Ceia?

Agora comecei a entender o porquê. O serviço ao outro é outra Ceia e outra comunhão. Porque na Ceia os primeiros cristãos punham em comum as comidas, e na Ceia de São João os serviços. Na comunhão  se punham em união com Cristo, e na 
Ceia de São João nos pomos em união com os irmãos.

Na verdade, colocar as comidas em comum e comer o pão para se por em união com  o Cristo, mas não se pondo em união com os irmãos fica perigoso ou mentiroso. São Paulo quis dizer mesmo isso na 1ªcarta aos coríntios, cap. 11. Não praticando a caridade comiam e bebiam a própria condenação, numa expressão forte do próprio Paulo.

Quando Jesus ia entregar a sua vida na paixão, ele falou que com isso ele e o Pai seriam glorificados (Jo,13,31), veja bem que no mesmo contexto da narrativa da Ceia. Na verdade, no serviço ao irmão consiste a glória de Deus e o maior testemunho de comunhão.

Aliás, “quem come e bebe a própria condenação” não deve ser tomada à letra. Como se diz, muitos ditos igual esse traduzem uma opinião e um exagero de opinião do autor do texto, que não deve ser entendido literalmente, assim como dizemos hoje, por exemplo “vá pro inferno”.  Só entende à letra quem estiver na fase de entender a Bíblia no sentido do fundamentalismo  e literalismo. Como diz também o evangelho “ a letra mata, o espírito é que dá a vida” (Jo,6, 53),

A Pontifícia Comissão Bíblica em 1994 já alertou para esse perigo do fundamentalismo; “Ele, o fundamentalismo se recusa a admitir que a palavra de Deus inspirada foi expressa em linguagem humana e que foi gerida sob a inspiração divina por autores humanos cujas capacidades e recursos eram limitados. Por esta razão, ele tende a tratar o texto bíblico como se tivesse sido ditado palavra por palavra pelo Espírito, e não chega a reconhecer que a palavra de Deus foi formulada em uma linguagem e uma fraseologia condicionada por uma outra época.” 

E ainda: “O fundamentalismo tem igualmente tendência a uma grande estreiteza de visão, pois considera conforme à realidade uma antiga cosmovisão já ultrapassada, porque encontra-se expressa na bíblia”. (Pontifícia Comissão Bíblia “ A interpretação da Bíblia, Loyola, 1994, p. 40.41).

Aliás até o próprio cardeal Ratzinger em 1966 escreveu que um dos pontos culminantes do Conc. Vat.II era que “As formas e costumes litúrgicos que as formulações teológicas pensaram ter surgido com os Apóstolos pareciam produtos de processos complicados de conhecimento no seio da história” (Ratzinger, Paulist Press Deus Books p. 99).

“Quem comer este pão sem se importar com o seu irmão come e bebe sua própria condenação” ( Rede Vida, 11/04/16)
A comunhão não é um fim, é um meio. É o meio para se unir e servir melhor o irmão. Se não for assim vale para pouco. Tem gente que vive só para comungar, mas tem menos gente que comunga para servir e trabalhar.