segunda-feira, 4 de julho de 2016

Decreto da criação da Paróquia de CRISTO REI em Chapadinha



Domingo (03/07), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, o Bispo Diocesano de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, presidiu a Missa de Criação da paróquia Cristo Rei, no Bairro Areal, em Chapadinha. Na celebração, o Bispo deu posse ao Administrador Paroquial, Padre Joel Teixeira Araújo.
A paróquia de Chapadinha até então Paróquia N.S DAS DORES, com uma área territorial geograficamente muito grande, com 108 comunidades na zona rural, 18 na zona urbana, uma população de mais de 80.000 habitantes. Realidade esta que levou o nosso saudoso Pároco Pe. Manoel Neves a manifestar sempre ao Bispo Diocesano a necessidade de dividir esta paróquia em duas, e com a partida de padre Neves, padre Casimiro assume a paróquia e juntamente com os paroquianos, retomam a iniciativa. Depois de várias reuniões com nosso Bispo Dom Jose Valdeci, avaliando as necessidades no que se refere ao atendimento as demandas das comunidades, pastorais e movimentos, chegamos a este grande momento de realizar este sonho de padre Neves, a Paróquia N.S DAS DORES foi oficialmente dividida em duas.
Paróquia N.S. DAS DORES com 54 comunidades na zona rural e 08 na zona urbana e a Paróquia CRISTO REI com 54 comunidades na zona rural e 10 na zona urbana.
Dom Valdeci presidiu a missa que foi acompanhada pelo pároco da paróquia N. Sra. das Dores, padre Casimiro João, o chanceler da Diocese, Pe. Adalberto Rodrigues, O reitor do seminário Divino Salvador, padre Ribamar, o representante do Clero, padre James Teixeira, e os padres Orlando e Oriosvaldo (Barreirinhas), padre Adauto (Belágua) e o padre Joel Teixeira, que recebeu sua provisão como administrador da nova paróquia.
Dom Valdeci manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas paroquias, como também das comunidades da cidade de Chapadinha, especialmente os moradores do Bairro Areal pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia, ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.
Pertencem á Paróquia CRISTO REI as comunidades:
Zona Rural: Região 01 - Setor Maceno: Maceno, Barro Branco, Curralinho, Canto dos Bois e Pé do Morro; Região 02 - Setor Baturité: Baturié, Barroca da Vaca, Assentamento Santa Rita. Centro dos Buracos, Buqueirãozinho, Malhadas dos Franceses, Inhambú, Tamburí, Baixão e Sobradinho; Região 03 - Setor Chapada Limpa: Chapada limpa 02, Uncuranas, Barrocão, Jerônimo, Santa Maria do Graco, Vacas, Lagoa dos Farias, Jenipapo, Guariba, Chapada limpa 01, Santana e Loiola; Região 04 - Setor Conceição do Louro:Conceição do Louro, Santa Maria do Ercílio, Gavião, Bom Princípio e Ninas; Região 05 - Setor Canto do Ferreira: Canto do Ferreira, Madeira Cortada, Soledade, Boca da Mata dos Cardoso, São Joaquim, Bacuri do Louro, Centrão, Cajazeiras do Osmar, Retiro dos Oliveiras e Nova Belém; Região 06 - Setor Lagoa Amarela:Lagoa Amarela, Pitombeira, Chapadão, Murici, Poções do Rio Preto, Escondido,Tutanguira e Cocal das Domingas Oiteiro; Região 07 - Setor Laranjeira: Laranjeira, Rodeio, Cercadinho.
Zona Urbana: Setor 1: Bairro Novo Castelo, padroeiro  Santa Margarida, Bairro Santa Luzia, padroeiro Santa Luzia e Recanto dos Pássaros, padroeiro Nossa Senhora de Lourdes; Setor 02: Bairro Areal, padroeiro São Camilo e Residencial José de Sousa Ameida - padroeiro São José (mil casas); Setor 03: Bairro Aparecida, padroeiro Nossa Senhora Aparecida; Setor 04: Bairro Terras Duras, padroeira nossa da Conceição e Santo Expedito, padroeiro Santo Expedito; Setor 05: Bairro Novo, padroeiro Sagrada Família e Vila de Fatima, padroeiro Nossa Senhora de Fatima. 
A Paróquia CRISTO REI faz limites:
Com as paróquias: na área urbana, a paróquia N. Sra. das Dores, em Chapadinha, paróquia São Benedito, no município de São Benedito do Rio Preto, paróquia São Bernardo, no município de Anapurus, paróquia N. Sra. da Natividade, no município de Urbano Santos, paróquia São Sebastião e São Raimundo, no município de Vargem Grande, paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no município de Timbiras, estas duas últimas da Diocese de Coroatá. 

Por fim, ao final da Missa o padre Joel recebeu os cumprimentos dos paroquianos da paróquia de Barreirinhas (sua antiga paróquia) e de seus novos paroquianos da paróquia Cristo Rei. Os paroquianos da paróquia N. Sra. das Dores ofereceram um almoço comunitários para os padres, as religiosas e demais fiéis no CBNET.
( Veja fotos)


















sábado, 2 de julho de 2016

Momento histórico de Chapadinha - Oficialização da nova Paróquia de CRISTO-REI


Este domingo, dia 03 de Julho de 2016 é um dia histórico para Chapadinha, com a oficialização da nova Paróquia de CRISTO-REI, pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes, entregando este cargo ao primeiro administrador paroquial P. Joel Teixeira Araújo.

Chapadinha, que contava  com a única  Paróquia de NªSª das Dores, será agora a primeira cidade no Baixo Parnaíba e na diocese de Brejo que irá contar com duas Paróquias: Paróquia de NªSª das Dores, no Centro histórico, e Paróquia de Cristo-Rei, com sede no Bairro Areal, tradicionalmente chamado Bairro de São Camilo do Areal.

O Padre Joel Teixeira Araújo é natural de São Bernardo (Ma), onde foi ordenado sacerdote no dia 26 de Setembro de 2015. Tem exercido o exercido sacerdotal na Paróquia de Barreirinhas como vigário paroquial, e encarregado da Pastoral vocacional na diocese. Filho de José Ribamar Santos Araújo e de Maria de Jesus Teixeira Martins. Nascido no dia 18/04/1987. Parabenizamos o Padre Joel pelo novo cargo que hoje está assumindo perante o bispo diocesano e perante a nova Paróquia de Cristo-Rei.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CHAPADINHA-MA:

No Bairro da Aldeia localizado aproximadamente uns 500 metros do centro da cidade ali nasceu Chapadinha, com a fixação em 1783 de uma população dos índios  Anapurus da Tribu Tupi, que habitavam terras do Baixo Parnaíba, localizadas na estrada entre o porto da Manga, atual Nina Rodrigues e a Vila de Brejo (atual cidade de Brejo), caminho natural das boiadas que demandavam Caxias e Piaui. O povoado rapidamente cresceu e atraiu comerciantes e outras famílias. Em face da topografia plana e da cor das mulheres que habitavam o local, o povoada recebeu a denominação de Chapada das Mulatas.


Célebre ficou também pela guerra dos BALAIOS, ou balaiada, que recebeu o nome por conta do guerreiro Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, fabricante de balaios, um dos componentes do grupo que em 1838 invadiram a cadeia da vila de Manga, comandados pelo chefe Raimundo Gomes Vieira Jutaí, líder da revolução, para soltar o seu irmão e todos os presos que ali estavam

Tendo-se dirigido para Chapadinha, os Balaios fizeram um acampamento no povoado Angicos, e lá se defrontaram com as tropas vinda de Brejo, que juntamente com as forças locais de Chapadinha foram por eles derrotadas, tendo morrido o capitão Pedro Alexandrino de Andrade e o tenente coronel João José Alves, em 18 de Abril de 1839. A revolta da Balaiada só chegou a ser vencida quando o regente Pedro de Araújo Lima (Marquês de Olinda) mandou o coronel Luis Alves e Silva, em 17 de fevereiro de 1840 como presidente e comandante de armas, guerra que durou todo o ano de 1840 a 1841, derrota confirmada em 19 de Janeiro de 1841. Esta vitória rendeu ao mesmo a promoção de General e o título de Barão de Caxias.


CATEGORIA DE VILA A CIDADE

Em 1870 o povoado já tinha uma Sub-Delegacia de polícia, um distrito de paz, um batalhão de Guarda Nacional, um comissário Vacinador, uma Escola de primeiras letras, e dispunha de uma Capela coberta de telha, embora as casas em maioria fossem cobertas só na palha, e com uma população de cerca de seis mil habitantes.

Em 1890, através do decreto de lei Estadual nº36 de 17 de outubro o povoado de Chapadinha foi elevado à categoria de Vila, desmembrando uma área de 3.279,3 kms/2 dos municípios de Brejo e Vargem Grande. Foi nomeado um primeiro juiz, o sr. Sebastião de Sousa Barbosa e o primeiro intendente(prefeito) o sr. Bento Gomes de Almeida, a primeira professora Sra Eliza Barbosa Carvalho, e cinco casas de negócios. Finalmente, pelo decreto-Lei nº45 de 29 de Março de 1938, assinado pelo senhor Boanerges Neto Ribeiro, Secretário geral do governo do Estado do Maranhão, Chapadinha foi elevada à categoria de cidade.

A PRIMEIRA IGREJA



A 1ª Igreja de Chapadinha foi dedicada a NªSª da Conceição. Porém, a família Ferreira fez doação de um terreno com uma légua de raio a Nossa Senhora das Dores. A capelinha ficava situada no local da velha Caixa d’água e foi demolida em 1870. Em razão do seu crescimento, Chapadinha foi motivo de uma Provisão Régia, em 25 de Setembro de 1802, que a transformou em freguesia de NªSª das Dores. 

Finalmente, dom Luís de Brito Homem, o 13º Bispo do Maranhão homologou a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, a 02 de Março de 1805, no mesmo ano em que foram homologadas pelo mesmo bispo as Paróquias de Itapecuru Mirim, Turiaçú, Parnaíba(Pi), Amarante e Jaicós. (História Eclesiástica do Maranhão, por D.Filipe Condurú, pg. 107). Foi construído um novo templo, em 1950 pelo P. Máximo Martins Ferreira, e mais tarde, já ficando pequeno, o atual templo pelo Padre Walter de Castro Abreu, em 1965.

 A atual igreja Matriz de NªSª das Dores foi reformada com a construção da torre, colunas e vigas de concreto e  forrada, pelo P.Manuel dos Santos Neves, em 1980.

Párocos que passaram pela Paróquia de NªSª das Dores:

P. Máximo Martins Ferreira, P. Manoel Félix, P. Firmino, P. José Policarpo Seabra Ayres, P. Bogea, P. Gentil Moura Vieira, Mons. Pedro Santos, P. Walter de Castro Abreu, P. Manoel Prestes Lima, P. Manuel dos Santos Neves, P. Casimiro dos Anjos dos Anjos Galhardo João
Além destes párocos, outros sacerdotes da Sociedade da Boa Nova, como vigários cooperadores: P. Américo de Oliveira, P. Manuel  Bastos, P. Antônio Tavares, P. Justino, P. Kaquinda Dias e P. Pedro Correia.


Lista dos Prefeitos: Bento Gomes de Almeida, Pedro Mata de Oliveira Roma, Raimundo Rodrigues Ferreira, José Caetano de Almeida, Antônio da Silva Ferro, Manoel Vieira Passos, Sebastião Vieira de Almeida, João Rodrigues Chaves, Manoel Leite Fernandes, Joaquim Barros de Almeida, Salomão Xavier Gonçalves, Benedito Gonçalves Morais, Antônio Rodrigues Lobato, Edésio Vieira de Almeida, Antônio Dias Carvalho, Raimundo Vieira de Almeida, Helvécio Vieira Passos, Epitácio Vieira Passos, Eurides Araújo Almeida, Ataliba Vieira de Almeida, Benedito Rodrigues Martins, Joaquim Cirilo de Almeida, Raimundo Nazaré de Oliveira, Antônio Ponte de Aguiar, José Ribamar Ferreira Silva, Bernardo Serra de Almeida, Irineu Veras Galvão, Dr.José da Costa Almeida, Isaías Fortes de Meneses, Osvaldo Rodrigues Lobo, Dr. Magno Bacelar, Danúbia Loyane de Almeida Carneiro, Ducilene Belezinha (Maria Ducilene  Pontes Cordeiro).

NOTICIÁRIO
1)- Reunião agendada com as lideranças do novo CPP no Salão de Cristo-Rei, às 19.00h

2)- Dias 04 a 05 de Julho, Reunião do Clero em Magalhães de Almeida

3)- Dias 07 a 10, Nordestão das CEBs em Teresina (Pi).

4)- O IV Retiro diocesano  das Santas Missões Populares foi adiado para o mês de Agosto, em dada a anunciar

5)- Próximo domingo, dia 10, Reunião do CPP da Paróquia de NªS das Dores

6)- Dias 17 a 24, V Etapa de Formação Teológica em Brejo

7)- Dias 29 a 31, Congresso diocesano da RCC em Chapadinha

8)- Dia 14, Reunião dos Conselhos econômicos das duas Paróquias com o CAEP da Matriz, no CBNET às 19.30h


domingo, 26 de junho de 2016

A Caixa de Pandora e a Árvore do Paraíso


Inicío a nossa conversa evocando os antigos gregos que encontravam nos mitos a sabedoria sobre o sentido da vida e do ser humana. Quero refletir a partir da “Caixa de Pandora; um objeto sob a responsabilidade da primeira mulher criada por Zeus, Pandora. 

A caixa era um grande jarro que continha todos os males do mundo e que, portanto, aquela mulher jamais poderia abrir. Mas, curiosa, Pandora destampou o jarro, deixando escapar tudo o que não presta. Assustada, ela tampou imediatamente o jarro. Dentro havia restado apenas o único bem nele contido, a esperança. Zeus, o pai dos deuses fez isso por vingança contra Prometeu, o deus rival que tinha roubado o fogo aos deuses.

Nesta narração mítica temos muitas semelhanças com a narração que vem nos primeiros  cinco livros da Bíblia, que em hebraico é TORÁ, em grego Pentateuco. Dizíamos na semana passada que dos textos sumérios, acádios, babilônicos e gregos os homens da Bíblia herdaram e copiaram a reflexão sobre o homem , nas questões fundamentais da existência, da felicidade e infelicidade, da relação com as potências cósmicas e com o domínio misterioso dos deuses, do sentido da vida e do destino.

Prometeu entrou no Olimpo, o monte onde residiam os deuses, e roubou uma centelha de fogo. Zeus jurou vingança, e fez uma mulher de barro, e pediu aos quatro ventos lhe soprassem a vida, e também que todas as deusas lhe enfeitassem. Essa mulher era Pandora. 

Zeus convidou Prometeu para uma festa e lhe ofereceu uma caixa misteriosa. Porém, temendo uma cilada, quem foi para a festa foi seu irmão Epimeteu, o qual se casou com Pandora. Ele abriu essa caixa de Pandora , e dela saíram todas as doenças e males para a terra que ainda hoje afligem a humanidade, ficando só a esperança.

Com isso, a natureza humana, antes pura e infinita perdeu a inocência tornando-se solitária e egoísta. Pandora une-se a Prometeu, criando uma nova geração de homens, desta vez vindos não do barro, mas da união de um homem e de uma mulher. Os filhos desta união herdaram a fragilidade da alma, as doenças e o suor do trabalho.


Notamos as semelhanças entre ambos os escritos: o barro, a água, a curiosidade, o resultado da mesma, a perda do paraíso, as consequências dos sofrimentos, só ficando a esperança. Narrações paralelas para adivinhar e resolver problemas paralelos. 

Na verdade, como disse, Fernand Braudel o passado das civilizações nada mais é do que a história dos empréstimos que elas fizeram umas às outras ao longo dos séculos.


GILGAMESH E A “ARCA DE NOÉ”

"O deus da água doce e da sabedoria, patrono das artes e protetor da humanidade avisa Utnapishtim em um sonho das intenções de Enlil e orienta-o de como sobreviver à catástrofe que estaria por vir:

“Põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas.

Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos”.

Enlil então envia uma tempestade de grandiosas proporções, fazendo com que toda a terra desaparecesse sobre as águas:

“Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva. Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra.” 

E toda a humanidade foi exterminada:
Agora eles ( os humanos) flutuam no oceano como ovas de peixe”

Com o passar dos dias, a tempestade ameniza-se e o dilúvio começa a serenar:
“Na alvorada do sétimo dia o temporal vindo do sul amainou; os mares se acalmaram, o dilúvio serenou”.

Após a calmaria do grande oceano que se formara, Utnapishtim solta uma pomba para ver se há terra firme para que então possa desembarcar:

“Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei uma andorinha, que voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. 

A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, voou de uma lado para outro, grasnou e não mais voltou para o barco”.

       Noticiário da paróquia 
1)-Neste domingo, às 19.30h o movimento SHALLON faz o ARRAIÁ no RINCÃO-CEPAN. Participe.

2)- Hoje tem a Primeira Comunhão da Matriz, na santa Missa das 10.00h. Parabéns à organização que fizeram uma boa preparação e um bom retiro no RINCÃO

3)- A Pastoral da Juventude realiza seu ARRAIÁ neste domingo, no Ginásio do CENTRO PAROQUIAL, às 19.30

4)- Estamos na reta final da preparação para a chegada do Padre Joel e a tomada de posse da nova PARÓQUIA DE CRISTO-REI. 
(Igreja paroquial de CRISTO-REI de CHAPADINHA)


E já no próximo DOMINGO, dia 03 de Julho. Todas as comunidades da nova paróquia estão em polvorosa, não vendo a hora chegar: limpezas, pintura da nova igreja paroquial de Cristo-Rei, no Areal, preparação da liturgia, e Acolhida dos visitantes, e limpeza da residência paroquial provisória, a antiga casa das Irmãs da Caridade.

Próximo domingo não haverá missas nem celebrações na Matriz e nos Bairros. A santa Missa da oficialização da nova Paróquia será às 08.00h da manhã, com a presença do bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes e com a maioria dos padres da diocese, mais de uma dúzia. Esperamos bastante gente de algumas paróquias da diocese, mormente da paróquia de Barreirinhas onde o P.Joel estava trabalhando como vigário paroquial e de São Bernardo, sua terra natal. Obs: terá a missa paroquial das 20.00h na Matriz.

Reunimos nesta segunda feira passada, dia 20, com as coordenações e lideranças, a fim de criar o CPP da nova Paróquia. Ficou agendada outra reunião para o dia 05 (cinco) de Julho. Local, no salão paroquial da Paróquia de Cristo Rei, no Areal. Horário, às 19.00h 

Também ficou agendada uma reunião conjunta dos conselhos econômicos das duas paróquias no dia 14 de Julho. Local: no CBNET, com o CAEP. Horário: às 19.30h

5)- A igreja de São José (Mil casas), vai precisar de um ajuste das tesouras e acertar algumas que estavam querendo entortar com perigo de cair. Com essas despesas ainda vai arcar a paróquia de NªSª das Dores

6)- As tesouras do telhado da Matriz de NªSª das Dores também irão levar uma revisão geral antes do festejo, pois já faz  trinta anos que foram consertadas, e estão em tempo de uma revisão séria. Depende da vistoria que iremos fazer nestas semanas.

7)- Os trabalhos da cozinha e lanchonete no aproveitamento da velha caixa d’água continuam e já pode ir olhando o novo visual. Não esqueça o plano dos bloquetes da praça, ao cuidado da esforçada e voluntária comissão. Seja ouro assinado o LIVRO DE OURO.


HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES NA MATRIZ E NOS BAIRROS A PARTIR DO MÊS DE JULHO 2016:

SÁBADOS às 20.00h: Sempre na Matriz

DOMINGO – 07h:
1º domingo: C. Velho
2º dom........S. Antônio
3º dom.........C. Velho     
4º dom.........B. da Cruz

DOMINGO – 08h:  Matriz

DOMINGO – 09h:
1º domingo: Tigela
2º dom........Corrente
3º dom........Boa Vista
4º dom........Livre

DOMINGO – 10h: Matriz

DOMINGO – 15.00h:
1º domingo: Santana
2º dom. .......CPP
4º dom. ………Equipes de preparação dos batismos
5ºs Domingos: Conselhos econômicos

(Veja como vão os trabalhos da cozinha e lanchonete, aproveitando o espaço da velha caixa d'água da praça da Matriz):






sábado, 18 de junho de 2016

A TORÁ, uma epopeia judaica bem sucedida



Em 1872 George Smith anunciava uma descoberta em um encontro da Sociedade de Arqueologia Bíblica causando um forte impacto na Europa, ao apresentar um texto histórico aparentemente antecipando a Arca de Noé. Esta descoberta abalou toda a Sociedade científica e religiosa do século 19, abrindo precedentes para o questionamento de que fossem únicos muitos dos textos do Antigo Testamento.

E por consequência, há uma tentativa nos dias atuais, por parte dos arqueólogos e historiadores, de remontar a história bíblica, separando o que é história do que são mitos e lendas.

Dos textos dos povos sumérios, acádicos, assírios e babilônicos a bíblia herdou e copiou a reflexão sobre o homem nas questões fundamentais da existência, da felicidade e da infelicidade, da relação com as potências cósmicas e com o domínio misterioso dos deuses , do sentido da vida e do destino.(Grelot)

No que respeita aos israelitas, copiando a mesma inspiração desses povos e modificando segunda a sua ótica monoteísta, mantiveram no entanto grande parte do antigo modo de expressar suas convicções. Desta forma, Israel começou a escrever sua própria história, ora compilando fatos do seu próprio povo em grandes lendas, ora adaptando aos seus objetivos.

“As histórias contidas na parte hebraica da bíblia foram compiladas e ordenadas, principalmente no tempo do rei Josias (609 a.C) para oferecer uma legitimação ideológica para ambições e reformas religiosas específicas”(Finkeltein).

Considerada a mais obra literária da humanidade, a epopeia de Guilgamesh na sua forma oral datada de 2.000 a.C as suas narrativas muito populares foram difundidas por todos os povos e línguas de todo o Oriente Médio, que era o mundo conhecido da época. Sua influência originou os outros não menos famosos poemas épicos gregos a Ilíada e Odisseia e Homero (VII a.C). Sabemos que os povos do Antigo Testamento tinham suas raízes e origem nos povos sumérios e babilônicos, e trouxeram as mesmas lendas para suas vidas e literaturas bíblicas..

Falámos atrás no rei Josias; foi na sua época que foram compiladas muitas parcelas da história hebraica, com objetivos nacionalistas que marcaram a sua época. Uma indicação decisiva foi a lenda de Esdras, segundo a qual o mesmo Esdras, para refazer os rolos da Escritura consumidos pelo fogo por ocasião da destruição de Jerusalém em 587, ele mesmo teria ditado por inspiração divina durante 40 dias a 40 escribas os mesmo textos sem cometer um erro

É só um sinal do muito que tem todo o acervo histórico bíblico, de heranças e mentalidades herdadas dos povos vizinhos e originários, de mistura com muitas pretensões nacionalistas do povo hebreu da Bíblia. “Até o Vaticano acabou reconhecendo que os primeiros onze capítulos do livro de Gênesis formam uma ficção épica de natureza mitológica” (R.Leaners), com as consequências teológicas daí decorrentes enunciadas pelo mesmo teólogo.

A frase seguinte nos abre para uma grande realidade: “O passado das civilizações nada mais é que a história dos empréstimos que elas fizeram umas às outras ao longo dos séculos”(Fernand Braudel)

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- A primeira comunhão no Centro (Matriz) será no próximo domingo, a confissão neste sábado, dia 25 às 15.00h

2)- Contas da peregrinação mariana do mês de Maio, Centro, Grupo I: 1.692,00; Grupo II: 2.469,25; S.Raimundo, 1.410,00; S.Antônio, 410,00; Sta. Teresinha, 300,00; Campo Velho, 1.200,00. Soma = 7.525,25. Parabenizamos os Grupos e Comunidades. As contas das Comunidades da Paróquia de Cristo Rei ainda estão nos envelopes lacrados, conforme foram entregues na Secretaria para entregar ao vigário após a tomada de posse.

3)- Praça do estacionamento nos bloquetes: Uma Equipe se propôs a renovar o piso da praça com bloquetes, comandada pela secretária senhora Gnu e Lindomar. Parabenizamos a iniciativa, A mesma comissão se comprometeu a conseguir os patrocínios de muitos amigos para o efeito. Tem um LIVRO DE OURO na secretaria que você poderá assinar, cada metro custará apenas 24 reais. Seja ouro.

4)- Estamos fazendo uma cozinha e lanchonete aproveitando a velha caixa d’água do espaço do estacionamento da matriz. A ideia e o plano veio do secretário do CAEP, que agradecemos. O espaço da torre de ferro ficará para o BRECHÓ. A Apostolado do Terço vai ganhar esse espaço, que vai levar uma adaptação.

5)-NOVOS HORÁRIOS DAS CELELBRAÇÕES NA MATRIZ E NOS BAIRROS nas Comunidades pertencentes à Paróquia de NªSª das Dores:
Sábados= na Matriz;
Domingo 07h: 1ºdom = Campo Velho; 2º dom.=S.Antônio; 3º dom.=C.Velho; 4º dom.= S. Antônio.
Domingo 08h: na Matriz
Domingo 09h; 1º dom= Tigela; 2º dom= Corrente; 3º dom.= Boa Vista; 4º dom- livre
4º Sábado às 17.00h = Bairro da Cruz
Domingo 10.00h = Matriz
Domingo às 15.h: 1º dom= Santana; 2º dom= CPP; 4º dom: Equipes de preparação dos batismos; 5ºs .domingos: reunião dos Conselhos econômicos.

6)- O SHALLON realiza neste domingo, logo mais a partir das 20.30h o ARRAIÁ do Shallon. Local, no Rincão – Cepan. Participe.

7)-  A comunidade de S.Pedro faz o seu festejo de 19 a 29 deste mês no Bairro do Campo Velho


sábado, 11 de junho de 2016

O Papa Francisco é contra uma Moral fria de escritório e de marginalização



Misericórdia quer dizer inclinar o coração, e na palavra mais atual solidariedade e companheirismo. Já disse alguém que todo sofrimento é possível quando não se leva sozinho.Falamos hoje sobre misericórdia, e teremos como pano de fundo o documento do Papa Francisco, “ A alegria do amor”

A temática do documento é dada na seguinte afirmação: “Quanto desejo que os anos futuros sejam penetrados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas, levando-lhes a bondade e a ternura de Deus”.

Isto porque duas lógicas  percorrem o caminho da Igreja: marginalização” e “reintegração”(296).

Deixando de lado o que era a lógica de muitos tempos passados, de marginalização, o Papa agora quer promover a lógica da reintegração, que resumiu assim: “Não esqueçamos que  muitas vezes o trabalho da Igreja é semelhante ao de um hospital de campanha”(291). Trata-se de acolher as pessoas com paciência e delicadeza, como o samaritano (294). Torna-se urgente então “superar as diferentes formas de exclusão atualmente praticadas nos âmbitos litúrgico, pastoral, educativo e institucional (299).

Nesta lógica da reintegração “já não é possível dizer que os estão numa situação “irregular” vivem em estado de pecado mortal, nem privados da graça de Deus”(301). Com efeito, a culpa e a responsabilidade de um ato podem ser diminuídas e até anuladas pela ignorância, inadvertência, violência, medo imaturidade afetiva, foça de hábitos contraídos, e estado de angústia”(302, citando o n.2015 do CIC e S.Tomás de Aquino. Vale dizer, por “atenuantes psicológicas, históricas e biológicas”(308).

“Por pensar que tudo seja “branco” ou “preto”, muitas vezes fechamos o caminho da graça e do crescimento e desencorajamos percursos de santificação que dão glória a Deus”(305).

Na verdade, “a doutrina moral não deve impedir de evidenciar os valores mais altos e centrais do evangelho. Às vezes custa-nos muito dar lugar ao amor incondicional de Deus. Pomos tantas condições à misericórdia, que a esvaziamos de sentido concreto e real significado, e esta é a pior maneira de frustrar o Evangelho.” Vale dizer “praticando uma moral fria de escritório” (311 e 312). Como diz o ditado popular, “tem caso que manda mais do que a lei”.

Não devemos esquecer que a “caridade fraterna é a primeira lei dos cristãos”(306). E que “o próprio evangelho exige que não julguemos nem condenemos”(308).

Contrariamente a esta atitude, o Papa Francisco já tinha afirmado que por parte dos responsáveis da Igreja, e não só, “muitas vezes agimos como controladores da graça, e não como facilitadores”(310). Um pastor não pode sentir-se satisfeito apenas aplicando leis morais aos que vivem em situações “irregulares”, como se fossem pedras contra a vida das pessoas. É o caso dos corações fechados que muitas vezes se escondem atrás dos ensinamentos da Igreja para se sentar na cátedra de Moisés e julgam, às vezes com superioridade e  superficialidade os casos difíceis e as famílias feridas”(305).

Finalmente, o Papa abre-se ao futuro, dizendo: podemos acrescentar que a consciência das pessoas deve ser bem mais incorporada na práxis da Igreja em algumas situações que não realizem objetivamente a nossa concepção de matrimônio”(303).

Por tudo isso, o Papa é contra uma moral fria de escritório e de marginalização, mas de reintegração e de aproximação e de misericórdia, inclinar o coração


       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje tem reunião do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), logo mais às 15.00h no CBNET. Será a última reunião conjunta antes da tomada de posse da nova paróquia. Participe.

2)- Foi maravilhosa a estreia da Companhia de dança da Realeza Boa Nova (RBN), domingo passado.. Estão de parabéns a equipe diretora, a equipe ensaiadora e todos os elementos. Só você perdeu porque só você não foi. Aguarde agora  outra apresentação nos dias 22 e 23 do próximo mês de Julho no RINCÃO – CEPAN

3)- Estamos preparando agora o outro evento BOTE FÉ, nos dias 26 e 27 de agosto. Está confirmada a presença do senhor bispo dom Valdeci para missa de abertura no dia 26, seguindo-se a cantora Andrea Dutra, de Parnaíba. Atenção: Prepare já sua cadeirinha para levar você mesmo nesses dois dias.

4)- Aviso: Aproxima-se o tempo das eleições. Lembramos a todos as orientações da CNBB a respeito: Quem tiver algum cargo na igreja e for candidato a alguma eleição terá que por o cargo à disposição até passar a campanha política. 


5)- Os ACÓLITOS têm  hoje um Encontrão na Capela da Aparecida, com  vários itens de estudo, com o Tema central JOVENS RESTAURADOS. E você adolescente e jovem que já fez a primeira Comunhão faça parte da Organização dos ACÓLITOS  DE CHAPADINHA, e será um jovem restaurado e aceitará JESUS como seu Salvador.
 Parabéns

6)- Parabenizamos a festa do DIA NOS NAMORADOS, promovida pela PASTORAL FAMILIAR, sábado dia 04.

7)- A RCC realizou nesta 3ªfeira, dia 07, um SEMINÁRIO DE VIDA no Espírito (SMV), no Centro Paroquial. Animação e experiência do ESPÍRITO, e lindas representações. Parabéns à organização RCC.








sábado, 4 de junho de 2016

Somos uma faísca das estrelas e uma faísca divina

O Antigo Testamento nos apresenta modelos de homens extraordinários e santos que marcaram a história da humanidade, não menos que São Francisco de Assis ou um Padre Cícero ou um Antônio Conselheiro

São pessoas que estão nos livros dos recordes mundiais porque atingiram os cumes da vida de uma santidade heroica, e se entregaram de alma e coração ao bem do seu próximo. São patrimônio da humanidade. Não há quem não tire o chapéu a uma figura como o profeta Elias, um Eliseu, assim como tiramos o chapéu aos nossos mais modernos.

De onde vinha tanta força e iluminação a essas figuras mundiais como também hoje o Dalay Lama, e um Luther King ou Che Ghevara? Não seria a mesma força e iluminação que explodiu também na pessoa de Jesus de Nazaré, a referência máxima dessa faísca divina que empolga o ser humano para que se torne um modelo e uma referência universal?



Ainda bem que dessa faísca divina participamos todos nós, seguidores de Jesus, ou imitadores também de um Francisco de Assis, de um Paulo de Tarso ou admiradores de um Einstein ou de um Luther King ou Teresa de Calcutá? Se nós somos uma faísca das estrelas, nessas pessoas essa faísca virou uma estrela de 1ª grandeza, no céu da santidade, ou de ciência, ou no céu da entrega ao próximo.

Como Galileu Galilei é considerado o pai da ciência, profeta Elias é considerado o pai dos profetas. Na verdade de tão sublime personagem, cuja vida ficou misturada na bluma da história, ficaram as narrações épicas, pois os grandes gênios não cabem em quadros matemáticos como a minha ou a tua vida, mas em quadros e dimensões do universo. Assim são as narrações dos episódios atribuídos ao profeta Elias. Justo, temos depois outras como as referentes ao próprio São Francisco, e não só.

Profeta, na época do Antigo Testamento era um tipo de catequistas ambulantes,  que queimados pela faísca de Deus, pegavam fogo em toda a sua volta, e faziam o bem e as transformações nas pessoas. O maior bem que faziam era sustentar a fé dos pobres da nação, incentivando-os a viver, porque Deus é maior. Catequistas andarilhos, era a faísca que os movia.

Ao inverso, tinha outra categoria de assim chamados também profetas que não eram catequistas, mas tipo funcionários da corte dos reis (Amós,7, 1-10). Esses viviam pendurados nos bons salários do rei, e apoiados numa falsa devoção apelavam também ao nome de Deus para agradarem ao rei. Estes serviam o deus-no-templo. Os profetas catequistas serviam o Deus-conosco.

           NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA



1)- Hoje tem a estreia da COMPANHIA DE DANÇA REALEZA DA BOA NOVA. Horário, Logo mais, às 21.00h, após a missa. Local: no CENTRO PAROQUIAL.
Patrocinadores: SEBRAE, MERCADINHO MAYTHÁ, FAP, PREFEITURA MUNICIPAL, BADY FESTAS, J.FRAN CONFECÇÕES, JADESON EMPRÉSTIMOS, MISTURA FINA MODAS, PARÓQUIA NªSª DAS DORES,  E AJUDA DOS PAIS E OS AMIGOS

2)- Domingo que vem tem a reunião do CPP. Sua presença é muito importante, até porque é a última das duas paróquias em conjunto antes da tomada de posse da nova Paróquia de Cristo-Rei.


3)- BOTE FÉ: Reunião nesta 6ªfeira, dia 10, horário como de costume às 19.30h, sua presença é muito importante.
4)- Missionários Mirim: Terão o 4º retiro missionário diocesano nos dias 11/12 na cidade de Brejo. Participem
5)- Equipes de Liturgia: Reunião na cidade de Brejo nos dias 18/19, com a participação de 06 elementos de cada paróquia
6)- A.O. (Apostolado da Oração) tem retiro diocesano também na cidade de Brejo no dia 18.


7)- Dia 31 de Maio foi o encerramento do mês de Maio, com a participação do CORAL DE NªS DAS DORES. Foi maravilhosa a  atuação do nosso maravilhoso CORAL. Só perdeu você porque só você não foi. Parabéns pelo progressos, e pala perfeição e afinação das vozes
8)- Festejo de Santo Antônio na Capela do Parque Independência: Teve início no dia 03, e hoje é já o 2º dia de novena. Participe.

9)- As Missionárias da Boa Nova Ir, Prudência e Júlia foram em visita a Portugal e  participar na Assembleia da Congregação.

10) O Severino Morais está a fim de vir passar mais algum tempo conosco aqui em Chapadinha. Está pensando na data da viagem. Seja bem vindo.
Na Comunidade  do Sagrado Coração de Maria em 31 de Maio 2016