domingo, 17 de julho de 2016

Hospitalidade. Alguns, não o sabendo, hospedaram Anjos


A hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços para atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia nos hotéis, pousadas, restaurantes e centros de convenções. Esta é a definição comercial moderna de hospitalidade.

Porém, na Antiguidade e nos tempos bíblicos hospitalidade tinha uma abrangência mais religiosa, e era impregnada da religiosidade da época. Na verdade, os antigos pensavam que os deuses andavam pelo mundo, e que podiam testar os homens se tornando hóspedes ou peregrinos no meio dos mortais. Ou deuses ou anjos. Assim aconteceu na narrativa lendária de Abraão (Gn.18,10). 

E ainda Ló fez isso com dois homens, e não sabia que aqueles homens eram anjos. Manoá fez um convite ao Anjo do Senhor: “teremos grande alegria em que fique conosco, desejamos preparar-te um cabrito” (Jz. 13, 15). Antigamente os acontecimentos eram muito marcados pela sacralidade. Assim, a palavra hospitalidade era marcada pela sacralidade.

O que é preciso ressaltar é que  o termo hospitalidade é originário do latim hospitalitatis, e que está diretamente relacionado ao ato de hospedar alguém, ou seja, de receber alguém e dar abrigo a essa pessoa. Nesse sentido, refere-se também à qualidade de que alguém é hospitaleiro, e destaca que esta prática referenda-se a partir do acolhimento gentil e respeitoso. 

Os povos mais tradicionais conservam muito dessa generosidade, respeitabilidade e sacralidade. Diz-se que os brasileiros, os mexicanos e os marroquinos são os que mais praticam a hospitalidade.

Tanto assim que a palavra hospital vem da mesma raiz  hospes, que significa hóspedes, ou hospedeiro, aquele que hospeda, que acolhe e recebe bem o irmão. Na época do império romano, com o advento do cristianismo surgiu a preocupação de abrigar os necessitados e desamparados; assim como para os viajantes havia as hospedarias, para os enfermos foram criados os hospitais, casas mantidas por organizações de caridade. Santos houve que se distinguiram por essa atividade: São Camilo de Lelis, São João de Deus, São José Cotolengo entre outros.

Muitos entendem que embora a hospitalidade seja algo que tenha a dádiva como prerrogativa, a hospitalidade se distingue no ponto de ser uma troca, não espontânea, mas sim monetária. Reconhece-se, assim, que a hospitalidade pode ser expressa de diversas maneiras, a caritativa e a comercial. E assim notamos que a hospitalidade comercial ela vira um atributo de acolhimento de delicadeza e urbanidade, uma relação de anfitrião e hóspede. Um quer ser bem acolhido, e o outro precisa de ganhar o seu dinheiro ás custas do bom acolhimento. Por isso que hoje em dia essa hospitalidade  virou uma das maiores indústrias mundiais no turismo na gastronomia.

Não já assim na hospitalidade originária bíblica e cristã; aqui a hospitalidade, mais do que preparar muitas coisas, consiste em muitas bondades. Acolher a pessoa como pessoa, e não comercialmente. Nesse sentido, Deus pode chegar como um viajante, um necessitado, e a nós pertence acolhê-lo seja de onde for e de qual origem for. Daí que na hospitalidade não tem lugar para xenofobismo.

Quem acolhe um hóspede parece estar oferecendo algo, mas estará recebendo mais do que oferece. Na realidade o verdadeiro acolhedor abre não só a porta da casa, mas também a porta do coração à pessoa que chega com toda a carga de riqueza interior ou de sofrimento. Exemplo de hospitalidade são os povos de nossos povoados do interior onde a pessoa humana vale mais do que aquilo que lhe oferecem. Não sovinam tempo e conversa para atendê-los em longas conversas.

Um exemplo de hospitalidade podemos dizer também que são os filhos  que chegam num casal. Aí muitos pais se desculpam que  não têm tempo para dar aos filhos: é o ativismo  e a falta de disposição em falar do essencial, sob o pretexto de tantas tarefas urgentes. Não se dando conta que deixamos solto e sozinho o hóspede e a tarefa mais urgente que temos em casa: o filho ou a filha. Não será esta a principal hospitalidade que é preciso praticar em nossas casas hoje em dia?

Não será esta uma principal hospitalidade que é preciso praticar nas famílias até que aquele hóspede se torne  nosso companheiro?


NOTICIÁRIO DAS PARÓQUIAS DE NªSª DAS DORES E DE CRISTO REI


1)-ARRAIÁ BOA NOVA; Na  reunião do CPP do domingo passado ficou decidido quem vai colocar suas barracas no Arraial Boa Nova: Acólitos, Catequese Paroquial, Catequese de S.Pedro, P.da juventude (PJ), Shallon, RCC, Mulheres do Terço, Legião de Maria Pastoral Familiar, Bairro da Cruz, Sta Teresinha, Comunidade de S.Pedro, Sto Antônio, São Raimundo, NªSª do Bom Parto . Porém, quem não se inscreveu tem ainda sua vaga para participar. Participe. Atenção: Tem reunião com todos que vão participar no ARRAIÁ BOA NOVA amanhã, dia 18, com Lindomar, Horário, às 19.30, no CBNET. Participe.


2) O Seminarista Severino Morais estará chegando no dia 1º de Agosto. Desde já esperamos que dê uma boa ajuda no BOTE FÉ  e na época do FESTEJO. Seja bem-vindo.

3)- BOTE FÉ, EVANGELIZE 2016; Início e concentração na igreja Matriz de NªSª das Dores às 18.00h do dia 26 de Agosto, com início da Caminhada com o Santíssimo às 18.30 h até a PRAÇA DO POVO.    Às 19.00h: Abertura com a Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano Dom José Valdeci e concelebrada pelos dois párocos da cidade, P. Casimiro e P.Joel Teixeira. Às 2.40: Coregrafia do Danylo Portela. Às 21.00h: Show musical com Andréa Dutra, de Parnaíba
Dia 27: Às 19.30h: Banda Emunah. As 20.30h: Banda Sky Heavens. Às 21.00h: Banda Ministério Sobre as Águas. Às 21.30h: Diego Fernandes. Peço para levar velas para a procissão (caminhada) do dia 26, e suas cadeiras para os dois dias 26 e 27. Obrigado.


4)- Nesta semana realizou-se o Congresso diocesano da RCC, no RINCÃO BOA NOVA, desde o dia 15 encerrando hoje dia 17, com a presença do bispo diocesano, Dom José Valdeci, e ao mesmo tempo na igreja da Aparecida o Congressinho. Parabéns.

5)- Em     realizou-se o NORDESTÃO DAS CEBs em Teresina. De nossa diocese foi a senhora Raimunda Portela (Dadá) e mais seis participantes.

6)- IV Retiro diocesano das SMP: Dias 05-06 e 07 de Agosto, na cidade de Brejo, com 50 participantes de cada paróquia

7)- Encerra hoje na Paróquia de CRISTO-REI o festejo de São Camilo. Logo mais às 16.00h tem a procissão e sorteio tradicional de show de prêmios

8)- Hoje é o 1º dia do festejo  da Santa Ana, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade. Participe.

sábado, 9 de julho de 2016

A prática do amor quebra todas as barreiras que separam as pessoas



O que nós chamamos de sagrado nos impede muitas vezes de fazer o bem às pessoas, esquecendo-nos que a pessoa é o que há de mais sagrado. Um exemplo vem na parábola do samaritano, quando duas pessoas ligadas ao “sagrado” deixaram de fazer o bem a um ferido. Porquê? Porque iam com pressa cuidar das coisas sagradas do templo, e por isso mesmo abandonaram a coisa mais sagrada que era fazer o bem a um filho de Deus que ficou gemendo e entregue aos urubus ao seu lado.

Enquanto que um desconhecido que não tinha lá muito a peito assistir as cerimônias e as rezas do templo teve no peito o cuidado de assistir o ferido, e foi onde ele ali frequentou o templo vivo de Deus que é o próximo caído. Eu acho que vamos encontrar muitas surpresas na outra vida de gente que não reza tanto como nós e nem comunga como nós, mas que reza falando com os sofredores e comunga nos seus sofrimentos. “E fácil amar teoricamente a Deus, o difícil é amar o próximo em carne e osso”(Nilo Luza).

Na verdade o amar ao próximo é o dever número um de quem ama a Deus. E tanto assim que S.Paulo  e S.Tiago resumem toda a moral cristã nesse único mandamento (Gál 5,14).
Para os judeus, o amar de Deus se cumpria amando os membros da comunidade judaica. Porém, no caso dos inimigos, sobretudo dos samaritanos, a esses não se devia amar; ”amarás teu próximo (o da tua comunidade) e odiarás o teu inimigo” Mt. 5, 13. O próximo era o membro da sua fé, da sua sinagoga e da sua capela, e da sua igreja.  Hoje em dia os que nos dizemos cristãos ainda fazemos assim muitas coisas: amamos e ajudamos os da nossa fé, da nossa igreja, mas assamos ao lado da outra igreja, ou da outra seita. E ainda mais: nos importamos muito de saber se fulano pode ou não comungar. Como se a comunhão fosse somente a comunhão da hóstia, e não a comunhão com o corpo sofrido do irmão. Quantas enfermeiras e médicos mereceriam comungar por isso mesmo a hóstia, porque comungam de tantos sofrimentos dos irmãos, que são o corpo de Cristo. Não custa muito comungar o corpo de Cristo da hóstia, mas custa muito mais comungar o corpo de Cristo do doente. A Ir. Dulce dos Pobres, da Baía muitas vezes não tinha tempo de comungar porque estava ocupada com tratar os doentes. O Papa S.João Paulo II na visita que faz em Salvador da Baía tirou m rosário do bolso e ofereceu à Ir. Dulce dizendo “ continue, Irmã, continue o seu trabalho”. Por isso a definição de miséria dada pela Ir. Dulce é assim: “Miséria é a falta de amor entre os homens”

DECRETO DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE CRISTO REI EM CHAPADINHA

Domingo (03/07), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, o Bispo Diocesano de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, presidiu a Missa de Criação da paróquia Cristo Rei, no Bairro Areal, em Chapadinha. Na celebração, o Bispo deu posse ao Administrador Paroquial, Padre Joel Teixeira Araújo.
A paróquia de Chapadinha até então Paróquia N.S DAS DORES, com uma área territorial geograficamente muito grande, com 108 comunidades na zona rural, 18 na zona urbana, uma população de mais de 80.000 habitantes. Realidade esta que levou o nosso saudoso Pároco Pe. Manoel Neves a manifestar sempre ao Bispo Diocesano a necessidade de dividir esta paróquia em duas, e com a partida de padre Neves, padre Casimiro assume a paróquia e juntamente com os paroquianos, retomam a iniciativa. Depois de várias reuniões com nosso Bispo Dom Jose Valdeci, avaliando as necessidades no que se refere ao atendimento as demandas das comunidades, pastorais e movimentos, chegamos a este grande momento de realizar este sonho de padre Neves, a Paróquia N.S DAS DORES foi oficialmente dividida em duas.
Paróquia N.S. DAS DORES com 54 comunidades na zona rural e 08 na zona urbana e a Paróquia CRISTO REI com 54 comunidades na zona rural e 10 na zona urbana.
Dom Valdeci presidiu a missa que foi acompanhada pelo pároco da paróquia N. Sra. das Dores, padre Casimiro João, o chanceler da Diocese, Pe. Adalberto Rodrigues, O reitor do seminário Divino Salvador, padre Ribamar, o representante do Clero, padre James Teixeira, e os padres Orlando e Oriosvaldo (Barreirinhas), padre Adauto (Belágua) e o padre Joel Teixeira, que recebeu sua provisão como administrador da nova paróquia.
Dom Valdeci manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas paroquias, como também das comunidades da cidade de Chapadinha, especialmente os moradores do Bairro Areal pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.
PERTENCEM Á PARÓQUIA CRISTO REI AS COMUNIDADES:
Zona Rural: Região 01 - Setor Maceno: Maceno, Barro Branco, Curralinho, Canto dos Bois e Pé do Morro; Região 02 - Setor Baturité: Baturié, Barroca da Vaca, Assentamento Santa Rita. Centro dos Buracos, Buqueirãozinho, Malhadas dos Franceses, Inhambú, Tamburí, Baixão e Sobradinho; Região 03 - Setor Chapada Limpa: Chapada limpa 02, Uncuranas, Barrocão, Jerônimo, Santa Maria do Graco, Vacas, Lagoa dos Farias, Jenipapo, Guariba, Chapada limpa 01, Santana e Loiola; Região 04 - Setor Conceição do Louro: Conceição do Louro, Santa Maria do Ercílio, Gavião, Bom Princípio e Ninas; Região 05 - Setor Canto do Ferreira: Canto do Ferreira, Madeira Cortada, Soledade, Boca da Mata dos Cardoso, São Joaquim, Bacuri do Louro, Centrão, Cajazeiras do Osmar, Retiro dos Oliveiras e Nova Belém; Região 06 - Setor Lagoa Amarela: Lagoa Amarela, Pitombeira, Chapadão, Murici, Poções do Rio Preto, Escondido,Tutanguira e Cocal das Domingas Oiteiro;  Região 07 - Setor Laranjeira: Laranjeira, Rodeio, Cercadinho.
Zona Urbana: Setor 1: Bairro Novo Castelo, padroeiro  Santa Margarida, Bairro Santa Luzia, padroeiro Santa Luzia e Recanto dos Pássaros, padroeiro Nossa Senhora de Lourdes; Setor 02: Bairro Areal, padroeiro São Camilo e Residencial José de Sousa Ameida - padroeiro São José (mil casas); Setor 03: Bairro Aparecida, padroeiro Nossa Senhora Aparecida; Setor 04: Bairro Terras Duras, padroeira nossa da Conceição e Santo Expedito, padroeiro Santo Expedito; Setor 05: Bairro Novo, padroeiro Sagrada Família e Vila de Fatima, padroeiro Nossa Senhora de Fatima. 
A PARÓQUIA CRISTO REI FAZ LIMITES:
Com as paróquias: na área urbana, a paróquia N. Sra. das Dores, em Chapadinha, paróquia São Benedito, no município de São Benedito do Rio Preto, paróquia São Bernardo, no município de Anapurus, paróquia N. Sra. da Natividade, no município de Urbano Santos, paróquia São Sebastião e São Raimundo, no município de Vargem Grande, paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no município de Timbiras, estas duas últimas da Diocese de Coroatá. 
Por fim, ao final da Missa o padre Joel recebeu os cumprimentos dos paroquianos da paróquia de Barreirinhas (sua antiga paróquia) e de seus novos paroquianos da paróquia Cristo Rei. Os paroquianos da paróquia N. Sra. das Dores ofereceram um almoço comunitários para os padres, as religiosas e demais fiéis no CBNET.

             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1)-Hoje tem adoração do SS.mo em troca com o domingo passado, por conta do evento da oficialização da paróquia de Cristo-Rei 
 2)- Tem reunião do CPP da Paróquia de NªSª das Dores, logo mais às 15.00h.  
3)- O seminarista Severino Morais voltará para Chapadinha a fim de passar algum tempo conosco antes de tomar novo rumo na sua vida. Chegará, como noticiou, no dia 01 de Agosto. Bem-vindo.  
4)- Acontecerá o Congresso diocesano da RCC em Chapadinha, local: no RINCÃO-CEPAN. Dias 15 -16 e 17 deste mês.  
5)- V Etapa de formação teológica : dias 17 a 23, com a formatura no dia 23, no catedral do Brejo. Boa sorte para os formandos, que de Chapadinha são seis.  
6)- IV Retiro diocesano das SMP será nos dias 05-06-07 de agosto na cidade de Brejo. Serão convocados 50 participantes de cada paróquia. As inscrições tem que ser até o dia 20 deste mês de Julho.  
7)- Os Certificados de CRISMA já estão assinados. Poderão buscar já no Secretariado. 
8)- Ir. Prudência. das Missionárias da Boa Nova voltou após dois meses em Portugal onde foi na assembleia geral da Congregação. Ir. Júlia ficará mais dois meses. 
9)- Festejo de São Camilo: Desde o dia 07 ao 17, próximo domingo, participe.
10) Festejo de SANTANA, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade : de 16 a 26, participe
(Veja álbum de fotos da criação da nova Paróquia de Cristo Rei)

























segunda-feira, 4 de julho de 2016

Decreto da criação da Paróquia de CRISTO REI em Chapadinha



Domingo (03/07), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, o Bispo Diocesano de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, presidiu a Missa de Criação da paróquia Cristo Rei, no Bairro Areal, em Chapadinha. Na celebração, o Bispo deu posse ao Administrador Paroquial, Padre Joel Teixeira Araújo.
A paróquia de Chapadinha até então Paróquia N.S DAS DORES, com uma área territorial geograficamente muito grande, com 108 comunidades na zona rural, 18 na zona urbana, uma população de mais de 80.000 habitantes. Realidade esta que levou o nosso saudoso Pároco Pe. Manoel Neves a manifestar sempre ao Bispo Diocesano a necessidade de dividir esta paróquia em duas, e com a partida de padre Neves, padre Casimiro assume a paróquia e juntamente com os paroquianos, retomam a iniciativa. Depois de várias reuniões com nosso Bispo Dom Jose Valdeci, avaliando as necessidades no que se refere ao atendimento as demandas das comunidades, pastorais e movimentos, chegamos a este grande momento de realizar este sonho de padre Neves, a Paróquia N.S DAS DORES foi oficialmente dividida em duas.
Paróquia N.S. DAS DORES com 54 comunidades na zona rural e 08 na zona urbana e a Paróquia CRISTO REI com 54 comunidades na zona rural e 10 na zona urbana.
Dom Valdeci presidiu a missa que foi acompanhada pelo pároco da paróquia N. Sra. das Dores, padre Casimiro João, o chanceler da Diocese, Pe. Adalberto Rodrigues, O reitor do seminário Divino Salvador, padre Ribamar, o representante do Clero, padre James Teixeira, e os padres Orlando e Oriosvaldo (Barreirinhas), padre Adauto (Belágua) e o padre Joel Teixeira, que recebeu sua provisão como administrador da nova paróquia.
Dom Valdeci manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas paroquias, como também das comunidades da cidade de Chapadinha, especialmente os moradores do Bairro Areal pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia, ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.
Pertencem á Paróquia CRISTO REI as comunidades:
Zona Rural: Região 01 - Setor Maceno: Maceno, Barro Branco, Curralinho, Canto dos Bois e Pé do Morro; Região 02 - Setor Baturité: Baturié, Barroca da Vaca, Assentamento Santa Rita. Centro dos Buracos, Buqueirãozinho, Malhadas dos Franceses, Inhambú, Tamburí, Baixão e Sobradinho; Região 03 - Setor Chapada Limpa: Chapada limpa 02, Uncuranas, Barrocão, Jerônimo, Santa Maria do Graco, Vacas, Lagoa dos Farias, Jenipapo, Guariba, Chapada limpa 01, Santana e Loiola; Região 04 - Setor Conceição do Louro:Conceição do Louro, Santa Maria do Ercílio, Gavião, Bom Princípio e Ninas; Região 05 - Setor Canto do Ferreira: Canto do Ferreira, Madeira Cortada, Soledade, Boca da Mata dos Cardoso, São Joaquim, Bacuri do Louro, Centrão, Cajazeiras do Osmar, Retiro dos Oliveiras e Nova Belém; Região 06 - Setor Lagoa Amarela:Lagoa Amarela, Pitombeira, Chapadão, Murici, Poções do Rio Preto, Escondido,Tutanguira e Cocal das Domingas Oiteiro; Região 07 - Setor Laranjeira: Laranjeira, Rodeio, Cercadinho.
Zona Urbana: Setor 1: Bairro Novo Castelo, padroeiro  Santa Margarida, Bairro Santa Luzia, padroeiro Santa Luzia e Recanto dos Pássaros, padroeiro Nossa Senhora de Lourdes; Setor 02: Bairro Areal, padroeiro São Camilo e Residencial José de Sousa Ameida - padroeiro São José (mil casas); Setor 03: Bairro Aparecida, padroeiro Nossa Senhora Aparecida; Setor 04: Bairro Terras Duras, padroeira nossa da Conceição e Santo Expedito, padroeiro Santo Expedito; Setor 05: Bairro Novo, padroeiro Sagrada Família e Vila de Fatima, padroeiro Nossa Senhora de Fatima. 
A Paróquia CRISTO REI faz limites:
Com as paróquias: na área urbana, a paróquia N. Sra. das Dores, em Chapadinha, paróquia São Benedito, no município de São Benedito do Rio Preto, paróquia São Bernardo, no município de Anapurus, paróquia N. Sra. da Natividade, no município de Urbano Santos, paróquia São Sebastião e São Raimundo, no município de Vargem Grande, paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no município de Timbiras, estas duas últimas da Diocese de Coroatá. 

Por fim, ao final da Missa o padre Joel recebeu os cumprimentos dos paroquianos da paróquia de Barreirinhas (sua antiga paróquia) e de seus novos paroquianos da paróquia Cristo Rei. Os paroquianos da paróquia N. Sra. das Dores ofereceram um almoço comunitários para os padres, as religiosas e demais fiéis no CBNET.
( Veja fotos)


















sábado, 2 de julho de 2016

Momento histórico de Chapadinha - Oficialização da nova Paróquia de CRISTO-REI


Este domingo, dia 03 de Julho de 2016 é um dia histórico para Chapadinha, com a oficialização da nova Paróquia de CRISTO-REI, pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes, entregando este cargo ao primeiro administrador paroquial P. Joel Teixeira Araújo.

Chapadinha, que contava  com a única  Paróquia de NªSª das Dores, será agora a primeira cidade no Baixo Parnaíba e na diocese de Brejo que irá contar com duas Paróquias: Paróquia de NªSª das Dores, no Centro histórico, e Paróquia de Cristo-Rei, com sede no Bairro Areal, tradicionalmente chamado Bairro de São Camilo do Areal.

O Padre Joel Teixeira Araújo é natural de São Bernardo (Ma), onde foi ordenado sacerdote no dia 26 de Setembro de 2015. Tem exercido o exercido sacerdotal na Paróquia de Barreirinhas como vigário paroquial, e encarregado da Pastoral vocacional na diocese. Filho de José Ribamar Santos Araújo e de Maria de Jesus Teixeira Martins. Nascido no dia 18/04/1987. Parabenizamos o Padre Joel pelo novo cargo que hoje está assumindo perante o bispo diocesano e perante a nova Paróquia de Cristo-Rei.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CHAPADINHA-MA:

No Bairro da Aldeia localizado aproximadamente uns 500 metros do centro da cidade ali nasceu Chapadinha, com a fixação em 1783 de uma população dos índios  Anapurus da Tribu Tupi, que habitavam terras do Baixo Parnaíba, localizadas na estrada entre o porto da Manga, atual Nina Rodrigues e a Vila de Brejo (atual cidade de Brejo), caminho natural das boiadas que demandavam Caxias e Piaui. O povoado rapidamente cresceu e atraiu comerciantes e outras famílias. Em face da topografia plana e da cor das mulheres que habitavam o local, o povoada recebeu a denominação de Chapada das Mulatas.


Célebre ficou também pela guerra dos BALAIOS, ou balaiada, que recebeu o nome por conta do guerreiro Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, fabricante de balaios, um dos componentes do grupo que em 1838 invadiram a cadeia da vila de Manga, comandados pelo chefe Raimundo Gomes Vieira Jutaí, líder da revolução, para soltar o seu irmão e todos os presos que ali estavam

Tendo-se dirigido para Chapadinha, os Balaios fizeram um acampamento no povoado Angicos, e lá se defrontaram com as tropas vinda de Brejo, que juntamente com as forças locais de Chapadinha foram por eles derrotadas, tendo morrido o capitão Pedro Alexandrino de Andrade e o tenente coronel João José Alves, em 18 de Abril de 1839. A revolta da Balaiada só chegou a ser vencida quando o regente Pedro de Araújo Lima (Marquês de Olinda) mandou o coronel Luis Alves e Silva, em 17 de fevereiro de 1840 como presidente e comandante de armas, guerra que durou todo o ano de 1840 a 1841, derrota confirmada em 19 de Janeiro de 1841. Esta vitória rendeu ao mesmo a promoção de General e o título de Barão de Caxias.


CATEGORIA DE VILA A CIDADE

Em 1870 o povoado já tinha uma Sub-Delegacia de polícia, um distrito de paz, um batalhão de Guarda Nacional, um comissário Vacinador, uma Escola de primeiras letras, e dispunha de uma Capela coberta de telha, embora as casas em maioria fossem cobertas só na palha, e com uma população de cerca de seis mil habitantes.

Em 1890, através do decreto de lei Estadual nº36 de 17 de outubro o povoado de Chapadinha foi elevado à categoria de Vila, desmembrando uma área de 3.279,3 kms/2 dos municípios de Brejo e Vargem Grande. Foi nomeado um primeiro juiz, o sr. Sebastião de Sousa Barbosa e o primeiro intendente(prefeito) o sr. Bento Gomes de Almeida, a primeira professora Sra Eliza Barbosa Carvalho, e cinco casas de negócios. Finalmente, pelo decreto-Lei nº45 de 29 de Março de 1938, assinado pelo senhor Boanerges Neto Ribeiro, Secretário geral do governo do Estado do Maranhão, Chapadinha foi elevada à categoria de cidade.

A PRIMEIRA IGREJA



A 1ª Igreja de Chapadinha foi dedicada a NªSª da Conceição. Porém, a família Ferreira fez doação de um terreno com uma légua de raio a Nossa Senhora das Dores. A capelinha ficava situada no local da velha Caixa d’água e foi demolida em 1870. Em razão do seu crescimento, Chapadinha foi motivo de uma Provisão Régia, em 25 de Setembro de 1802, que a transformou em freguesia de NªSª das Dores. 

Finalmente, dom Luís de Brito Homem, o 13º Bispo do Maranhão homologou a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, a 02 de Março de 1805, no mesmo ano em que foram homologadas pelo mesmo bispo as Paróquias de Itapecuru Mirim, Turiaçú, Parnaíba(Pi), Amarante e Jaicós. (História Eclesiástica do Maranhão, por D.Filipe Condurú, pg. 107). Foi construído um novo templo, em 1950 pelo P. Máximo Martins Ferreira, e mais tarde, já ficando pequeno, o atual templo pelo Padre Walter de Castro Abreu, em 1965.

 A atual igreja Matriz de NªSª das Dores foi reformada com a construção da torre, colunas e vigas de concreto e  forrada, pelo P.Manuel dos Santos Neves, em 1980.

Párocos que passaram pela Paróquia de NªSª das Dores:

P. Máximo Martins Ferreira, P. Manoel Félix, P. Firmino, P. José Policarpo Seabra Ayres, P. Bogea, P. Gentil Moura Vieira, Mons. Pedro Santos, P. Walter de Castro Abreu, P. Manoel Prestes Lima, P. Manuel dos Santos Neves, P. Casimiro dos Anjos dos Anjos Galhardo João
Além destes párocos, outros sacerdotes da Sociedade da Boa Nova, como vigários cooperadores: P. Américo de Oliveira, P. Manuel  Bastos, P. Antônio Tavares, P. Justino, P. Kaquinda Dias e P. Pedro Correia.


Lista dos Prefeitos: Bento Gomes de Almeida, Pedro Mata de Oliveira Roma, Raimundo Rodrigues Ferreira, José Caetano de Almeida, Antônio da Silva Ferro, Manoel Vieira Passos, Sebastião Vieira de Almeida, João Rodrigues Chaves, Manoel Leite Fernandes, Joaquim Barros de Almeida, Salomão Xavier Gonçalves, Benedito Gonçalves Morais, Antônio Rodrigues Lobato, Edésio Vieira de Almeida, Antônio Dias Carvalho, Raimundo Vieira de Almeida, Helvécio Vieira Passos, Epitácio Vieira Passos, Eurides Araújo Almeida, Ataliba Vieira de Almeida, Benedito Rodrigues Martins, Joaquim Cirilo de Almeida, Raimundo Nazaré de Oliveira, Antônio Ponte de Aguiar, José Ribamar Ferreira Silva, Bernardo Serra de Almeida, Irineu Veras Galvão, Dr.José da Costa Almeida, Isaías Fortes de Meneses, Osvaldo Rodrigues Lobo, Dr. Magno Bacelar, Danúbia Loyane de Almeida Carneiro, Ducilene Belezinha (Maria Ducilene  Pontes Cordeiro).

NOTICIÁRIO
1)- Reunião agendada com as lideranças do novo CPP no Salão de Cristo-Rei, às 19.00h

2)- Dias 04 a 05 de Julho, Reunião do Clero em Magalhães de Almeida

3)- Dias 07 a 10, Nordestão das CEBs em Teresina (Pi).

4)- O IV Retiro diocesano  das Santas Missões Populares foi adiado para o mês de Agosto, em dada a anunciar

5)- Próximo domingo, dia 10, Reunião do CPP da Paróquia de NªS das Dores

6)- Dias 17 a 24, V Etapa de Formação Teológica em Brejo

7)- Dias 29 a 31, Congresso diocesano da RCC em Chapadinha

8)- Dia 14, Reunião dos Conselhos econômicos das duas Paróquias com o CAEP da Matriz, no CBNET às 19.30h