sábado, 20 de agosto de 2016

Tem um dragão devorando a vida do povo



É famosa a comparação que descreve o livro do Apocalipse onde um dragão estava esperando a hora de devorar uma vida que estava nascendo (Ap. 12, 3). 

Trata-se da vida de uma família frágil, descrita como sendo a família do povo de Deus que peregrinava no deserto, a apropriada também para a vida de Maria de Nazaré onde o filho era aguardado desde pequeno pelos donos do poder para ser morto.

Na Semana nacional da Família falamos da família estruturada e  do que colabora para desestruturá-la. É feliz o casal que nasce do encontro que cura a solidão e produz a geração e a família. O fruto da união é tornar-se uma só carne no filho que nasce dos dois, e há de levar as duas “carnes” ou os DNA dos dois, como sugere o n.13 do doc. A Alegria do Amor

Na verdade, os pais são os alicerces da casa, e os filhos são as “pedras vivas” da família, como “brotos de oliveira” (Sl 127). 

A família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé e da educação dos filhos. A família, no dizer do Papa Francisco, é o local da catequese. (Alegria do amor, 16). O verbo “honrar” indica o cumprimento das obrigações familiares e sociais em toda a sua abrangência. 

A família é o lugar privilegiado do aprendizado do amor. “A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e de ensinar a amar” (A. do amor, n.59).

Os filhos aprendem dos pais, e por sua vez, os pais aprendem também dos filhos. Assim por exemplo, os pais têm que aprender que os filhós não são uma propriedade  dos pais, mas espera-os o seu caminho pessoal de vida.

Na família, o trabalho das mãos e da inteligência mantém o bem-estar físico e a serenidade da família. A família é o jardim do Éden para ser cultivado e guardado. A ausência do pai marca gravemente  a vida familiar, a educação dos filhos e a sua inserção na sociedade, ausência que pode ser física ou afetiva. 

O trabalho contribui para o desenvolvimento  da sociedade e o sustento da família. A gente pensa mais no trabalho do pai, mas como é louvada a mãe que com seu trabalho se torna a glória e alegria do marido  e exemplo para os filhos.

No entanto, na vida das famílias surge tantas vezes o dragão do desemprego, que, como na vida de Nossa Senhora e do povo de Deus mata tantos filhos na fome, e levando tantos pais a deixar a família pra buscar trabalho noutros Estados, deixando esposa e filhos sem a sua presença.

O Apocalipse não deu nome a esse dragão (Ap. 12,3), mas hoje já foi dado o nome dos bois a muitos dragões que estão escondendo a cara diante dos nossos aparelhos de televisão. Tem vários tipos: uns são lava-jato, outros mensalão, outros petrólão, outros ficha-suja, e tem até alguns paus de galinheiro pelo meio.

Depende de nós saber identificá-los e saber defender-nos de sua influência


NOTICIÁRIO

1)- Hoje tem a reunião dos colegiados da Paróquia de NªSª das Dores, no CBNET no horário habitual, 15.00h. Sua presença é mito importante.

2)- A Matriz de N.S das Dores está em trabalhos de pintura interior. As missas nesta semana serão celebradas no CBNET.

3)- Hoje inicia o festejo de S.Raimundo Nonato, no Bairro da Corrente, com procissão do retorno para o pátio da igreja do Divino Pai Eterno. Atenção, dia 26 a novena começará às 18.00h por conta do BOTE FÉ. E no dia 27 é de manhã, às 06.00h com visita ao cemitério de São Judas Tadeu(Sozinho) às 6.00h da manhã.


4)- Temos a grande alegria e celebrar hoje seis anos de tomada de posse do nosso bispo dom José Valdeci Santos Mendes,  com a sua presença em Chapadinha na caminhada de encerramento da SEMANA DA FAMÍLIA, 


com a participação das duas Paróquias. No ano passado a celebração ocorreu na celebração do BOTE FÉ, e neste ano nesta oportunidade. Parabéns Dom José Valdeci .


5) Hoje agradecemos a presença e o trabalho das Irmãs CRIADiTAS, que estarão se despedindo nesta semana depois de trabalhar sete anos em Chapadinha, mormente na comunidade de S.Pedro (Bairro Campo). As famílias lhe agradecem, pois o trabalho específico e o carisma delas era das visitas domiciliares. Muito obrigado IRMÃS CRIADITAS.

6)- Hoje encerra o 17º CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL que se realizou em Belém do Pará. Nosso Ofertório de hoje reverterá para o Congresso.


 BOTE FÉ – EVANGELIZE: Já é nesta SEXTA FEIRA. Não vemos a hora de começar e já estará começando. Prepare sua vela para esta 6ªfª acompanhar a SS.Eucaristia em caminhada, nos reunindo na igreja Matriz às 18.00h para começar a caminhada às 18.30h até na Praça do Povo, onde começará a abertura, com a celebração da santa Missa presidida pelo senhor bispo diocesano dom José Valdeci, e os dois párocos da cidade. Leve sua cadeira para ficar mais à vontade, porque após a santa missa tem Andréa Dutra, da Parnaíba.
Veja as atrações para os dois dias: ANDREA DUTRA, no 1º dia, DIEGO FERNANDES no sábado; SKY HEAVENS, MIN. SOBRE AS ÁGUAS, BANDA ÁGAPE (Barreirinhas), BANDA EMUNAH, MIN. TEMPO DE GRAÇA, BOTE FÉ para Crianças. Realização das Paróquias de N.S. das Dores e Paróquia de Cristo Rei.

8)- A Matriz de NªSª das Dores está em trabalhos de pintura. Nesta semana será a pintura do espaço interno, por isso as celebrações da santa missa a partir de 3ªfª serão no CBNET, até no sábado.


9)- Pedimos a todos que colaborem com roupas e outras ofertas para o BRECHÓ, que estará ao cuidado do APOSTOLADO DO TERÇO no festejo, como foi recordado na semana passada.

sábado, 13 de agosto de 2016

Pensam que eu vim trazer o paz sobre a Terra? Eu vim trazer a Divisão



Ser cristão não é um projeto pacífico, como aliás ser uma pessoa de bem. 

Jeremias era considerado traidor da pátria só porque sua honestidade em nome de Deus denunciava caminhos errados do governo da época. Ele sendo profeta mas se envolvendo de corpo e alma com a felicidade do povo. E via que o povo não era feliz daquele jeito. 

Devemos saber que todos os povos e religiões tiveram e têm seus profetas. São homens e mulheres entregues à busca de Deus e à busca do bem de seus povos. Mas como num puzzle, nós só enxergamos a mesa de xadrez que está na nossa frente.

Os seus acusadores diziam: ”este homem não se propõe o bem do povo, mas a sua desgraça”(Jer.38,4). 

Como vimos na matéria do domingo passado, o povo é o tesouro ou o jardim para ser cultivado. E tem gente que quer enricar com esse tesouro, ou tem gente que quer cultivar esse tesouro como o jardineiro cultiva as flores. 

E Jesus diz: “Pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vim trazer a divisão” (Lc. 12,51) O que veio trazer então Jesus? O pensamento, o critério, o juízo crítico das situações, dar-se conta  das intenções que se escondem atrás de muitos discursos e de muitas atuações e atrás de muitos “colarinhos brancos.

“Daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três; ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”(Lc. 12,52).

Exemplos de divisão contra Jesus: o episódio da mulher adúltera, em João capítulo oito; Jesus comendo com publicanos e pecadores e acolhendo-os (MT.11,19); lavar copos e pratos cuidando assim do exterior e das aparências enquanto que o interior está cheio de rapina e de roubos  “Vós fariseus purificais o exterior do copo e dos pratos, mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade” Lc. 11,39). Sempre se ocupar com o acidental e não olhar para o essencial, como condenar as pessoas que são o essencial, ligando-se à maneira de vestir, ou de se relacionar com Deus, só porque não fazem igual a nós.

Jesus foi o primeiro que sofreu esta discriminação só porque olhava ao essencial da pessoa e ao seu valor, porque a pessoa é o absoluto, e o resto é acidental ou detalhes. 

E o que tange ao absoluto das pessoas é a vida. “eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (Jo,10,10).


O APOSTOLADO DO TERÇO


O Apostolado do Terço surgiu da inspiração de Nossa Senhora, na data de 18 de junho de 2010, com a missão de ser rezado o Santo Terço nas famílias, a fim de resgatá-las para Deus, sendo o grupo um movimento da Igreja, sendo muito bem acolhido pelo então Pároco Pe. Neves, o qual inclusive, deu nome ao movimento.

Cada residência visitada é transformada pela visita de Nossa Senhora, que ao longo desses anos foi inspirando novas modalidades de evangelização, a exemplo do Brechó, que faz parte do Festejo da Padroeira.
O Apostolado serve, preferencialmente, as quartas-feira, onde foi solicitado.

Além do Terço, o grupo proclama o Evangelho e partilha da Palavra, seguindo de oração pelas famílias visitadas.

O Apostolado do Terço conta com a participação de todos para arrecadação das roupas, calçados e bijuterias para o Brechó.

As doações poderão ser entregues na Secretaria da Paróquia, com a senhora Gnu, entregues na Secretaria da Paróquia. Telefone para contato 99155-8042

NOTICIÁRIO


1)- Ontem a Ir. Maria de Nazaré Freire da Costa, das Irmãs da Caridade celebrou 25 anos de Profissão Religiosa na igreja Matriz de NªSª das Dores, sendo servido após a missa um cocquetel na nova Lanchonete da Praça da Matriz. Parabéns

2)- Hoje tem reunião do CPP no horário habitual, 15.00h. Tem assuntos muito importantes a tratar, como amarrar a organização do BOTE FÉ – EVANGELIZE; FESTEJO DA PADROEIRA; EQUIPES DO BATISMO DO CENTRO E DOS BAIRROS.


3)- A senhora Amparo Furtado teve sua formatura em Brejo em teologia (Curso de extensão teológica), junto com as seis chapadinhenses. Parabéns

4)- Semana passada, dia 10, aconteceu a EXPOSEGMA na Praça do Povo, onde foi criado o CCPP (Conselho Comunitário pela Paz), onde foi empossada como presidente a senhora Maria Coelho Pimentel. 

4)- A imagem da Padroeira, junto com a imagem de Jesus misericordioso estão na Comunidade de S.ta Teresinha. Dia 15, 2ªfeira será a entrega para a Comunidade SANTANA, Aldeia e Vila Liberdade. E no dia 15 entregarão para a Comunidade NªSª do BOM PARTO.    


5)- Severino Morais chegou no dia 05, 6ªfª da semana passada para ficar uns dois meses em nossa Paróquia. Agradecemos e nos alegramos muito com a sua presença.

6)- CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL: Realiza-se em Belém (Pa), nos dias 15 ate dia 21. Estaremos unidos com nossa oração e nossa presença atenciosa ao grande Congresso. Por determinação da diocese, um dos OFERTÓRIOS do próximo domingo de todas as paróquias reverterá para o Congresso.


7)- CARTILHA VOCACIONAL: No Secretariado encontram-se as Cartilhas vocacionais para os vocacionados. Poderá adquirir. 8)- Neste DIA DOS PAIS parabenizamos os pais pela sua vocação a propagar a vida dentro de uma família que é o santuário do amor, e o lugar privilegiado do aprendizado do amor, da convivência humana e fraterna e humana.  


8)- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: Começa hoje no dia dos pais, até domingo que vem. Durante toda a semana equipas da PASTORAL FAMILIAR estarão visitando as Capelas dos Bairros.  

CAMINHADA DA FAMÍLIA: Próximo domingo dia 21, com a presença do senhor Bispo Dom José Valdeci Santos Mendes. Horário: 07.00h - concentração no Largo da igreja Matriz e início da Caminhada rumo da Praça do povo, retornando pela Rua Gustavo Barbosa até na Matriz, onde continuaremos a Santa Missa presidindo o senhor Bispo, com a presença dos dos dois párocos, P.Casimiro e P.Joel. A missa terá a intenção especial das Irmas CRIADITAS, que estarão viajando para Portugal. Para elas o nosso muito obrigado. De combino com o pároco de Cristo Rei, a caminhada é em conjunto com as duas paróquias

9)- Neste DIA DOS PAIS parabenizamos os pais pela sua vocação a propagar a vida dentro de uma família que é o santuário do amor, e o lugar privilegiado do aprendizado do amor, da convivência humana e fraterna e humana.  

10)- CARTILHAS DA PASTORAL FAMILIAR. Encontrará no SECRETARIADO PARA AS REUNIÕES DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA                                              

                                          

sábado, 6 de agosto de 2016

a maior miséria não é aquela que habita os bolsos, mas a alma.



“Fazei bolsas que não se estragam, um tesouro no céu que não se acaba; ali o ladrão não chega, nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro estará também o vosso coração”(Lc. 12, 32)

Conta-se na vida de S. Vicente, diácono, que os emissários do governador chegaram até ele pedindo que lhes entregasse os tesouros  da igreja. Ao que o santo respondeu, aguardem só uns momentos que eu vou buscá-los. Minutos depois chegou com um grupo de cidadãos pobres da cidade de Valência que eram alimentados por ele, dizendo: “estão aqui os meus tesouros”.

Os cidadãos são o tesouro da nação. Da maneira como são tratados os cidadãos depende a prosperidade da nação. Podem reverter num tesouro para os governantes quando se aproveitam deles; ou podem ser o tesouro que a nação cuida como o jardineiro cuida das flores.
Há um prazer escondido na prática do poder. O poder dá status, e é por conta disso que a maioria dos que se candidatam almejam seus cargos. 

Tempos atrás eram chamados de “colarinhos brancos”, pois o paletó e o colarinho branco lhes dava esse status de “homens de bem”. Digamos, escondiam as suas intenções atrás dos colarinhos brancos

Eram máscaras para encobrir suas intenções perversas de não cuidar do tesouro da nação que são os cidadãos,  mas de se aproveitar  desse tesouro para devorá-lo e encherem seus bolsos. Significativamente que agora já não tem mais colarinhos brancos, mas tudo virou colarinhos sujos, manchados com o sangue das vítimas que exploraram e devoraram que são os cidadãos. Caíram as máscaras, e ficaram e ficaram a pobreza de mente, de intenções e a voracidade de enricar às custas da nação. 


Alguns tinham até uma couraça que os blindava para praticar todo tipo de criminalidade que se chama “impunidade”. Deixando o mundo na miséria, eles querendo ser os donos do mundo. Mas tem o psicólogo A.Cury que os auscultou e descobriu uma doença rara e geralmente incurável que é aquela: “a maior miséria não é aquela que habita os bolsos, mas a alma”. E achou essa doença na alma  deles

Essa doença vem duma planta daninha, que outro psicólogo Viktor Frankl descreve como instinto autodestrutivo, que é a busca do prazer pelo prazer. No caso o prazer do status, atrás do qual se escondem para devorar tudo que encontram. “ O princípio do prazer é autodestrutivo: quanto mais se faz do prazer um alvo, tanto mais se erra a meta” (V. Frankl).

Esses caçadores de status são comparados nesta filosofia aos caçadores do prazer sexual, só muda a direção. 

E a psicologia continua explicando que “em condições normais, o prazer nunca é a finalidade da atividade humana mais sim um efeito colateral da consecução de uma meta; realizar um objetivo constitui uma razão para ser feliz: a felicidade se apresenta automática e espontaneamente”. 

A ênfase concedida ao princípio do prazer na psicologia freudiana é análoga à importância que a teoria de Adler dá ao sentido da superioridade (status). Contudo, tais visões de funcionamento também provam ser autodestrutivas, uma vez que demonstra e exibe seu desejo de poder será, mais cedo ou mais tarde repudiado por parecer um caçador de status.

“O ser humano não está primariamente direcionado para o prazer e para a felicidade enquanto tais, mas para os desencadeadores desses efeitos” (V. Frankl).


NOTICIÁRIO

1)- Neste domingo terá a missa da consagração do Coral Nossa Senhora das Dores, no horário das 20.00h. Parabenizamos o maravilhoso CORAL pelas belas apresentações.



2)- Visita da imagem da Padroeira nos Bairros e de Jesus misericordioso: No próximo dia 10, 4ªfeira seguirá para a Comunidade de S.ta Teresinha, após ter visitado as famílias do Bairro da Cruz e da Corrente. Dia 15 seguirá para a Capela de Santana, Comunidade Aldeia e Vila Liberdade.
3)- Ministros da Eucaristia: Reunião  nesta 6ªfeira, dia 12, no horário das 19.30h. Local o CBNET
4)- Próximo sábado, dia 13, a Irmã Maria de Nazaré Freire, das Irmãs da Caridade celebra 25 anos de Consagração Religiosa. Santa Missa na igreja Matriz de NªSª das Dores. Horário: 20.00h. As Irmãs de Caridade de Montreal convidam você e sua família para participarem deste evento.


5)- Tanques para criação de peixes: “Avisamos que estamos fazendo tanques com a nova técnica de uso de lona submersa, pela metade do preço, $100 reais. Comunicamos aos interessados que dia 13 de agosto acontecerá uma reunião. Local: no Angelim. Ligue para 99133.4279. Genival.



6)- Novidade: Novo BLOG: O QUE ROLA NA CITY.      Pesquisa Google: blog o que rola na city.
Toda a cobertura do BOTE FÉ E FESTEJO   você pode acompanhar. Ao c/ de André Aguiar e Élisson. Obs: Tudo em vídeo

7)-Semana passada tiveram a sua Formatura em  Teologia ( Curso de Extensão Teológica) seis senhoras de Chapadinha: Senhora Dadá, senhora Grazi Mesquita, senhora Eliene Francisco, senhora Socorro Araújo, senhora Marilene,  e senhoria Eliana Araújo. Parabéns para as vitoriosas.


8)- 

   BOTE FÉ

TERÇA FEIRA 09/08 NO CBNET, COM O Pároco, e toda equipe de Coordenadores e Grupos, Pastorais e Organizações em geral.

9)- Chegou para ficar uns dois meses conosco o nosso amigo SEVERINO MORAIS. BEM VINDO. Nos ajudará muito no BOTE FÉ  e no FESTEJO






10_ Veja como vão os trabalhos da reforma da Caixa d'Água para nossos trabalhos des eventos da Praça 












sábado, 30 de julho de 2016

Do sentido da vida depende o rumo da nossa felicidade



O que é o homem? Por que existe? Aonde vai? Para que servem as riquezas e o saber, às vezes com tanto suor, e tão facilmente perdidas na hora da morte?

Este questionamento é posto num livro da Bíblia por um filósofo judeu, Coelet, comumente Eclesiastes, versado no pensamento do mundo grego, por volta do ano 300 a.C. quando a Palestina estava sendo absorvida pela globalização do império de Alexandre Magno, que encheu todo o médio Oriente, arrastando nesse movimento também a Palestina.

Na verdade isso estava contrariando o apreço pela  vida que era tónica geral da tradição judaica de todo o Antigo Testamento. 

Um escrito maravilhoso que exalta a herança de humanismo e dá valor à posteridade como a melhor recompensa do suor e da vida é o Eclesiástico, quando diz: personagens dignas são nossos antepassados que são gente de misericórdia e de bondade e não serão esquecidos. 

Permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a melhor herança” (Eco, 44, 10). E continua: sua descendência permanece para sempre e sua  glória jamais se apagará, os povos proclamarão a sua sabedoria e celebrarão o seu louvor.

Bem ao contrário do filósofo Coelet que colocava em cheque a vida humana quando baseada apenas na busca e na preocupação do tesouro material do ter mais e do ganhar mais para consumir mais. Em resumo a vida humana se diferencia pela filosofia do sentido da vida, que pode marcar o rumo da vida pela ganância ou pela fraternidade e solidariedade. Aquela traz o tédio e leva à depressão do nada, esta leva à verdadeira realização do ser humano.


Por seu lado São Paulo se reporta a  esta verdade quando fala da vida nova em Cristo. Ela usa uma expressão forte quando diz que em nós o velho homem deve morrer para dar lugar a um homem novo. O velho homem do egoísmo  e o novo homem da altruísmo, que na fé  chamamos do desprendimento pessoal para construir comunhão.


           BOTE FÉ EVANGELIZE




Atenção à Programação: Dia 26 de agosto, uma 6ªfeira, concentração na igreja Matriz às 18.00h. Início da Caminhada com o Santíssimo, para a Praça do Povo, às 18.30h. 

Às 19.00h Abertura do BOTE FÉ 2016 com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano dom José Valdeci e os dois párocos da cidade, P. Casimiro e P. Joel. Seguirão as atrações do primeiro dia. Obs: Levar vela para a caminhada. E sua cadeira para a praça. No dia 27, sábado, mais atrações e também o BOTE-FÉ KIDS, assim como os STANDS dos Movimentos e Pastorais.

Na oportunidade do BOTE FÉ será também o ANÚNCIO DO FESTEJO DA PADROEIRA NªSª DAS DORES, cujo tema nesta ano será: “MARIIA MÃE DE MISERICÓRDIA NOS CONDUZ NA MISSÃO”. E o Lema: “ LEVANTA-TE E ANDA” (Lc. 5, 24)

Atração novidade

1)-  BOTE FÉ KIDS.
Simultâneo com o BOTE FÉ-EVANGELIZE vai ter o bote fé Kids para a criançada, ao lado. Senhores pais levem seus filhos e terão oportunidade de muita diversão, ao c/ da doutora e pedagoga senhorita Bertila e Cia.

Atração novidade:  2)- Stands das Pastorais e movimentos: Quem quiser promover e divulgar sua Pastoral e Movimento e seu Grupo, está convidado a colocar seu Stand de divulgação, com tudo que tem direito. Confirme com o pároco pelo Watsapp. Obrigado. 

Já estão confirmados: SHALLON, e PASTORAL DA SOBRIEDADE e a RCC. Tem um Movimento que estará iniciando após o Festejo da Padroeira, que é “O CAMINHO”. Tem aí uma boa oportunidade. Atenção casal Sales e Jucy. Nas próximas semanas iremos publicando quem for confirmando.

Obs: As atividades do evento BOTE FÉ são realizadas em conjunto com as duas Paróquias Nossa Senhora das Dores e Cristo-Rei. Porém, a parte econômica fica a cargo da Paróquia de NS das Dores

NOTICIÁRIO

1)- 01/08/2016:  Preparando o festejo da Padroeira: Visita de Maria na Comunidade São Francisco (Bairro da Cruz):  Caminhada com imagem de NªSª das Dores e Jesus Misericordioso. Horário, às 05.00h da manhã, saída da Matriz.

05/08: Entrega para a Comunidade São Raimundo.

10/08: Para a Comunidade de S.ta Teresinha

15/08: Para a Comunidade de Sant’Ana

20/08: Para a Comunidade NªSª do Bom Parto.

25/08: Para a Comunidade Santo Antônio

30/08: Para a Comunidade São Pedro

05/09: De volta para a Igreja Matriz


2)- Severino Morais, chegará no dia 04, 5ªfª, por conta da marcação da passagem. Seja bem-vindo.

3)- Ministros da Eucarstia: Reunião no dia 12, 6ªfeira.

4)- FESTIVAL DE DANÇAS PORTUGUESAS: no CEPAN – RINCÃO BOA NOVA, NO DIA 06, este sábado. Opções de entrada: roupa usada, um quilo de comida não perecível ou $2.00 reais


Estão confirmadas 15 companhias de DANÇA PORTUGUESA DE TODO MARANHÃO

5- CARTILHA VOCACIONAL: Encontra-se no Secretariado a Cartilha vocacional do Nordeste V, para o mês de Agosto, mês vocacional.

6)- Próximo domingo tem a Missa de consagração do CORAL NªSª DAS DORES, às 20.00h

7)- A organização dos Acólitos comemorou no 
dia 28, 5ªf.ra o aniversário de vinte e dois anos, 
com uma Missa solene e convívio no Centro 
Paroquial. Parabéns




FOTOS DA COMEMORAÇÃO DE VINTE E DOIS ANOS DOS ACÓLITOS DE CHAPADINHA









sábado, 23 de julho de 2016

Nossas súplicas e Orações e nosso Agir dependem da imagem de Deus que nós nos fazemos



Nossas súplicas expressam nossas preocupações do dia a dia. Com que nos preocupamos e ocupamos? Conosco mesmos ou com o nosso semelhante e com o reino de Deus? Da resposta a estas perguntas depende a nossa espiritualidade e a nossa imagem que nós fazemos de Deus.

A maneira de concebermos ou imaginarmos como Deus é forma o fundamento  de nossas crenças religiosas. Exemplo óbvio é se em vez de imaginar Deus como juiz severo, pronto para castigar, passássemos a olhá-lo como um Deus compassivo, misericordioso, infinitamente amoroso. 

Tal mudança  em nossa imagem levaria certamente à mudança  na maneira de rezarmos. Tudo isso diminuiria o medo e levaria a maior paz de espírito. Perguntas como “por quê” vêm à nossa mente. Por que Deus não faz isto ou aquilo? Por que Deus deixa isto ou aquilo acontecer? As perguntas que fazemos estão muito ligadas à maneira como imaginamos que Deus é.

A maior parte das vezes temos a imagem de Deus  onde colocamos as tendências humanas como orgulho, arbitrariedade, melindre, severidade desproporcionada, até mesmo impiedade. E como  nossa oração é o encontro consciente com um Deus representado daquela forma, então estará em contradição com uma espiritualidade genuinamente cristã, sob a alegação de que o próprio Deus age dessa forma, ou pelo menos agiria naquele determinado caso. 

Isso explica porque um São Bernardo convocou a cristandade para as Cruzadas para matar muçulmanos, pensando “Deus quer assim” Será que realmente queria isso? Ou quando frades piedosos na Idade Média assumiram o papel de juiz nos processos contra “bruxas” nas terríveis torturas da “Santa” Inquisição? Hoje em dia  já é a Igreja católica ou protestante que faz isso, mas o Estado Islâmico no que faz, dizendo que “Deus quer assim”.

A oração seguirá a imagem de Deus que temos na cabeça. Orar significa conectar-se de forma consciente com Deus, e então nos conectamos com o que achamos que é a vontade de Deus. Essa conexão, em vez de ser permanente, na maioria das pessoas só se realiza em petições de emergência. No entanto, assim que necessidade  a desaparece por si só, cessarão também esses clamores emergenciais. 

Orar, ao contrário, é um encontro pessoal que não depende de situações ocasionais de emergência, e ela tem duas asas, a oração pessoal e a comunitária, ou litúrgica.

Assim, o pedir aparece como a forma mais antiga de orar. Diz-se também que a calamidade ensina a orar. O que é verdade é que a calamidade ensina somente a pedir. Logo que a emergência tiver passado passará também a vontade de pedir. 

Na nossa visão, no entanto, a palavra “Deus” não denota mais um “deus” pronto para socorrer, presentear ou deixar-se acalmar em sua ira pelos humanos, e sim o Amor criativo que impele o ser humano em direção a um desenvolvimento completo, e rumo à sua progressiva humanização

Nessa perspectiva leva-nos a aceitar até uma situação adversa fazendo que se torne boa, por mais dolorosa que se apresente nessa  ou naquela ocasião. É o que o psicólogo A. Cury chama de reciclagem. “O mundo está tão repleto de Deus que de todos os poros das coisas ele pulula ao nosso encontro; de todos, não só dos agradáveis e animadores” (Alfred Delp).

A imagem modelo do que ora é o peixe no oceano. O mar envolve-o, carrega-o, penetra-o, alimenta-o, dá-lhe vida, e é-lhe infinitamente próximo, sempre e em todo o lugar. Orar significa tomar consciência dessa proximidade íntima e render-se a ela

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)-Hoje tem reunião das Equipes de preparação de batismos da Paróquia de NªSª das Dores, como habitual nos 4.os domingos. Horário – às 15.00h, o CBNET.




2)- Na 3ª feira, 26, reunião das equipes do BOTE FÉ-EVANGELIZE. Ninguém falte. Local – no CBNET. Horário- às 19.30h

3)-Atenção: Ministros da eucaristia: Não haverá reunião nesta derradeira 6ªfeira, por outras minhas ocupações. Ficará para o dia 12 de agosto, uma vez que a derradeira 6ª de agosto será o Bote Fé – Evangelize

4)- O festejo de Santa Ana está decorrendo muito animado, incluindo o Bairro Aldeia e Vila Liberdade. Todas as noites tem noite cultural. Encerra nesta 3ªfeira, dia 26, com a santa Missa às 08.00h da manhã, procissão às 16.00h e o tradicional show de prêmios.


5)- Neste 1º de agosto, de amanhã a oito dias aguardamos a chegada do nosso irmão Severino Morais. Seja bem vindo.

6)- Parabenizamos os Movimentos e pastorais que participaram no ARRAIÁ Paroquial neste fim de semana, dias 22 e 23, dando o melhor de sua arte para abrilhantar o evento