sábado, 3 de setembro de 2016

O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós


Jesus pautou-se sempre pelo bom senso, e pela sensatez que quer dizer bom senso, e faz a pessoa sensata. Um dia teve esta afirmação exemplar: “Qual de vocês, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos para ver se tem o suficiente para terminar”? (Lc. 14, 28).

Isto leva-nos a pensar que a família é essa torre para construir. Porque assim? Porque é uma construção alta, elevada. A família está nos olhares de  todo o mundo: “Fulano casou, sabe, já reparou naquela família, como são pessoas bem educadas, e aqueles filhos, que amor de crianças”?

O Papa Francisco dá umas vinte colunas para a construção da torre de uma boa família. Primeiro, saber gerir o erotismo: ”Não podemos, de maneira alguma, entender a dimensão erótica do amor como um mal permitido, ou como um peso tolerável, mas como um dom de Deus que embeleza o encontro dos esposos, evitando a obsessão por um único tipo de prazer, o que acabaria por debilitar e combalir o próprio prazer e prejudicar a família” (147 e 152). 

2. Desenvolver o hábito de dar real importância ao outro(138) 

3.Despojar-se das pressas, colocar  de lado as próprias necessidades e urgências, e dar espaço ao outro(137) 

4. O diálogo, que é uma modalidade privilegiada e indispensável para viver e exprimir e maturar o amor, e desenvolve o hábito de dar importância ao outro(118) 

5.O uso de 03 palavras importantes: com licença, desculpe, obrigado (133) 

6. Saber amar sem a imperiosa necessidade de possuir (127) 

7. A vida toda, tudo em comum. “ Os filhos querem não só que os pais se amem, mas também que sejam fiéis e permaneçam juntos (123) 

8. Saber esperar e confiar, o que significa que nesta vida nem tudo acontece como se deseja, mas saber que Deus escreve direito por linhas tortas, o que significa saber tirar alguns bens dos males que não se consegue vencer neta terra (116), o que leva também a saber banir as suspeitas (115). 

9. Saber elogiar o outro e alegrar-se pelo bem do outro. “ O amor convive com a imperfeição, desculpa-a, e sabe guardar silêncio perante os limites do ser amado” (113) 

10. Saber perdoar-nos a nós mesmos para compreender e perdoar o outro(107) 

11. Não inventar todo tipo de  más intenções para não tornar-se cruel perante  qualquer erro do outro” (105) 

12. Saber que a carícia é o condimento do dia e da noite. “ Às vezes é suficiente uma carícia sem palavras; mas nunca permita que o dia em família termine sem fazer as pazes”(104) 

13. Não procurar seu próprio interesse, e não cuidar somente do que é seu, mas cuide também do que dos outros. (101) 

14. O elogio. A pessoa que ama é capaz de dizer palavras de incentivo que confortam, fortalecem, consolam, estimulam. Diga palavras como “ coragem, você merece, você é indo, você linda. (100) 

15. Saber olhar nos olhos. A fim de se predispor pra um verdadeiro encontro, requer-se um olhar  amável pousado nele( id) 16. Detestar fazer os outros sofrer (99) 

17. Banir a lógica do domínio de uns sobre os outros, e a competição (98)  

18. Não falar muito de si, mas centrar-se no outro (95 e 97)  

19. Reconhecer o direito dos outros à sua felicidade (96)  

20. Finalmente, a paciência, que leva a evitar fazer da família um campo de batalha, levando cada um a não querer ser o centro  e nem que se cumpra unicamente a nossa vontade, mas promovendo e procurando o bem dos outros, e o crescimento de todos numa atitude permanente de serviço, descobrindo cada vez mais que amar é fazer o bem.

Com estes tijolos em mão, construirá  a torre da sua família.

NOTICIÁRIO


1)- Amanhã, 05 início dos Festejos da Padroeira 2016. O mastro virá da Capela de S.Raimundo. Preste atenção à PROGRAMAÇÃO que veio no Informativo da semana passada e estará sendo distribuída agora junto com os cartazes.

2)- Na missa da noite tomará posse a nova diretoria do TERÇO DOS HOMENS.

BOTE FÉ –EVANGLIZE- 4ª EDIÇÃO
O BOTE FÉ está ganhando proporções que ultrapassam já os esquemas de nossa cidade, e ganhando proporções diocesanas. Agradecemos à PASCOM diocesana e à MITRA DIOCESANA pela cobertura tão abrangente que lhe deram, inclusive com a manchete de um dos maiores eventos diocesanos de Fé.

Isso, ao mesmo tempo que nos honra, mas também nos compromete  para novas iniciativas e responsabilidades criativas. Dou aqui publicamente e tiro o chapéu diante de tantos trabalhos cuidadosos e empenho total da Paróquia de N.S. das Dores e de Cristo Rei: Equipe central de coordenação, Equipes de serviços, as Bandas e Ministérios, Comunidades, Movimentos e Pastorais, e a comissão do BOTE FÉ DA CRIANÇADA, ao c/ da RCC ministério juvenil. 

A obra é nossa e assim a tomamos nos ombros, e vamos fortalecer nossos ombros para maiores avanços. Pro ano vem mais.

Desde já convoco os representantes de todos os Movimentos, Pastorais. Bandas e Ministérios e Grupos da PJ e RCC, Shallon, Sobriedade, Caminho, Catequese, ACÓLITOS, Danças e Coregrafias, tanto da Paróquia de N.S. das Dores como de Cristo Rei para formar uma EQUIPA DE COORDENAÇÃO para a 5ª EDIÇÃO DO BOTE FÉ 2017, inclusive escolhendo o título alternativo ao Bote Fé evangelize 2106. Data da reunião: 25/09, último domingo de Setembro, após a reunião dos CPP da  Paróquias N.S. das Dores que será no dia 18, 3º domingo por conta do Festejo.  Local, CBNET. Horário, às 15.00h. Sintam-se todos convidados. (Veja fotos do Bote Fé Evangelize 4ª edição):



























sábado, 27 de agosto de 2016

A gratuidade leva à dilatação da amplidão do coração


A alegria e a felicidade da família consiste em encontrar alegrias não se fixando numa coisa só, mas investindo em outros tipos de satisfações. É o que dizia uma vez uma jovem se referindo à vida pouco romântica de seus pais “os meus pais são pouco românticos”. Ou como outro indivíduo que escrevia: “eu e minha mulher só nos encontramos no sexo”.

A alegria matrimonial, que pode ser vivenciada mesmo no meio do sofrimento, implica aceitar que o matrimônio é uma combinação necessária de alegrias e fadigas, de tensões e de repouso, de sofrimentos e libertações, de satisfações e buscas, de aborrecimentos e prazeres, sempre no caminho da amizade que impele os esposos a cuidarem um do outro, e prestarem se mútua ajuda e serviços. (Alegria do amor, 126).

Na verdade, a gratuidade do amor no matrimônio leva a captar o valor sublime que tem o outro. A beleza, o valor sublime do companheiro e companheira não coincide com seus atrativos físicos ou psicológicos, mas leva nos a saborear o caráter sagrado da pessoa, sem a obsessão de possuí-la. Porque a gratuidade no matrimônio leva a relativizar e organizar as obsessões: Uns vivem só com a obsessão de possuir  a outra pessoa, mas é urgente avançar para a obsessão de ver e praticar outros valores mais abrangentes, entre eles a ternura

A ternura é uma manifestação deste amor que liberta o casal do desejo da posse egoísta. Leva-os a vibrar à vista da outra pessoa com imenso respeito e certo receio de lhe causar dano ou tirar a sua liberdade. Este amor pelo outro implica este gosto de contemplar e apreciar o que é belo e sagrado no seu ser pessoal, que existe para além das minhas necessidades.

Isto permite me procurar o seu lado bem mesmo quando não pode ser  meu ou quando já sumiram os agrados físicos. Por isso dizia uma mulher pro seu companheiro que sentia que já não olhava para ela tanto como era mais jovem: você queria ver eu sempre assim, mas para isso tem que comprar uma boneca de plástico que nunca muda. Já S.Tomás de Aquino dizia: “do amor pelo qual uma pessoa me é agradável depende que lhe dê algo de graça”.

A experiência estética do amor exprime se no olhar que contempla o outro como fim sem si mesmo, ainda que o outro esteja doente, velho ou privado de atrativos físicos. O olhar que aprecia tem uma enorme importância. Não deixe nunca de levar em conta gestos e atitudes que seu companheiro ou seu filho fazem para ser notados. Diz a “Alegria do amor”: Muitas feridas e crises têm a sua origem no momento em que deixamos de dar atenção ao outro com quem vivemos” (128).

Já reparámos naquela queixa: “Por favor, olha para mim quando eu falo com você”? Ou ainda ”na minha casa, não interesso a ninguém, sequer me veem, é como se eu não existisse”?

“O amor abre os olhos e permite ver melhor além de tudo quanto vale um ser humano”(A. do amor, 128)

A alegria deste amor contemplativo deve ser cultivado. É que o lar, aquele jardim do Éden tem que ser cultivado, só assim dará flores. Uma vez que somos feitos para amar, sabemos que não há maior alegria do que partilhar um bem. As alegrias mais intensas da vida surgem quando se pode provocar a felicidade do outro, em uma antecipação do céu

NOTICIÁRIO

1)- Neste sábado, 03/09 tomará posse a nova diretoria do Terço dos Homens: Coord: Estênio Pinto; Vice: Reinaldo. 1º Sec: Mauro José; 2º Ivamislson. 1ºTes; Valmir; 2º Antônio Almeida. Liturgia: Junior, José Cantor e José Chico. Posse no dia 03/09/16 com Lanche e Missa das 08.00h da manhã (Chico Chagas).

2)- Continua o Festejo de São Raimundo Nonato, no Bairro da Corrente, encerrando no dia 31, 4ª feira. Participe.

3)- As Irmãs CRIADITAS viajaram no dia 26 para Portugal após nove anos que passaram em Chapadinha, Bairro de São Pedro. Deixaram a casa que era propriedade delas para a diocese e estará à disposição do senhor Bispo.


4)- A Matriz de N.S. das Dores já ganhou novo visual e estamos agora melhorando o a pracinha do lado da avenida. Agrecemos a Marmoraria BARROS a colaboração com os mármores.

5_ Parabenizamos a celebração do BOTE FÉ EVANGELIZE 2016.    Equipes de serviço, organização e divulgação, Comunidades dos Bairros, Pastorais, Movimentos das duas paróquias de N.S. das Dores e Cristo Rei.

6)- Apelamos para doações para o Brechó, que acontecerá no espaço da nova praça da igreja, a praça dos eventos, ao cuidado do Apostoslado do Terço.

7)-FESTEJO DE NOSSA SENHORA DAS DORES – 2016- PROGRAMAÇÃO
De 05 de setembro de 2016
TEMA: “MARIA, MÃE DE MISERICÓRDIA, NOS CONDUZ NA MISSÃO”.
LEMA: ”LEVANTA-TE E ANDA” (Lc 05,24)
-TODOS OS DIAS DA NOVENA
06.00h - Celebração Eucarística
19h00 – Terço, novena e mensagem.
20h00 – Celebração Eucarística
21h00 – Convívio cultural na Praça

05/09 - SEGUNDA-FEIRA
16h30: Caminhada com o Mastro vindo da comunidade São Raimundo
17h30: Levante do Mastro
18h00: Celebração Eucarística

06/09 – TERÇA –FEIRA (1º DIA)  
Caminhada das Comunidades da Paróquia de CRISTO REI 
para a Matriz de NOSSA SENHORA DAS DORES com a imagem de Cristo Rei, às 18.00h para a 1ª Novena.
Tema:” Maria aliança definitiva entre Deus e todas as Nações”
Responsabilidade: Comunidade Sant’Ana-Vila Liberdade, Legião de Maria, Mãe Rainha e Comunidades: Nª. Sª. de Fátima e Sagrada Família –Paróquia Cristo Rei.

07/09 – QUARTA – FEIRA (2º DIA)
Tema: “Maria, Mãe fiel e Misericordiosa como o Pai”.
Responsabilidade: Comunidade Nª. Sª. do Bom Parto ,Mulheres do Terço, Pastoral do Dízimo, Comunidades: Santo Expedito e Nª. Sª. da Conceição-Paróquia Cristo Rei.

08/09 – QUINTA-FEIRA (3º DIA)
Tema: “Maria, fazei-nos dignos de contemplar o rosto Misericordioso de Jesus”.
Responsabilidade: Comunidade Santo Antônio, Comunidade Shallom, Apostolado do Terço, Comunidade São Camilo e São José - Paróquia Cristo Rei.

09/09 – SEXTA-FEIRA (4º DIA)
Tema: “Maria, és bendita por meio de Teu Filho Amado”.
Responsabilidade: Comunidade Corrente, Faculdade FAP, Comunidade Nª. Sª. Aparecida-Paróquia Cristo Rei.

10/09 – SÁBADO (5º DIA)
05.00h = Caminhada p/ o RINCÃO e bênção e corte da Fita e celebração. Às 16.00h= Passeio motociclístico, c/ bênção das chaves das motos e prêmios.

Tema: “Como Maria, a Igreja se reconhece Mãe de Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade São Pedro, Homens do Terço, RCC, Associação das Margaridas e Comunidade Santa Margarida D’Youville-Paróquia Cristo Rei.

11/09 – DOMINGO (6 º DIA)
Tema: “Com Maria em missão somos levados a viver a Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade Santa Terezinha, Pastoral da Juventude, Pastoral Catequética, Comunidades Nª. Sª de Lurdes e Santa Luzia – Paróquia Cristo Rei.

12/09 – SEGUNDA-FEIRA (7º DIA)
Tema: “Maria, ensina-nos a sermos Missionários da Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade São Francisco, Servos do Evangelho, Grupo Missionário Semente Boa Nova, SEMED.

13/09 – TERÇA-FEIRA (8º DIA)
Tema: “Maria, movida pelo Espirito Santo ajuda-nos a dizer o nosso Sim à Missão”.
Responsabilidade: Apostolado da Oração, Ministro da Eucaristia, Pastoral Litúrgica, Acólitos, CDL.

14/09 – QUARTA-FEIRA (9º DIA)
Tema: “Como Maria, vivamos as Obras de Misericórdia”.
Responsabilidade: Pastoral Familiar, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Ceb’s.

15/09-(DIA DA PADROEIRA)
7h00-Missa
8h30min-Missa
10h00-Missa
Às 16h00- Procissão pelas ruas da cidade. Show de prêmios









A última visita na Comunidade TIÚBA, EM 26/08/16







O primeiro dia do BOTE FÉ EVANGELIZE 2016 foi uma apoteose


Com a presença do bispo diocesano e caravanas da cidade de Brejo, São Luis, Barreirinhas, Urbano Santos, Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria, este primeiro dia foi na verdade um grito de fé e uma afirmação da fé católica. Foi também o lançamento do Festejo da Padroeira de Chapadinha N.S das DORES. 

O Pároco, P.Casimiro introduziu a agradeceu a presença do senhor Bispo, que tem marcado sempre a sua presença neste evento, sendo já a 4ª edição. Insistiu que três coisas professa a Igreja Católica: A fé nas três presenças de Jesus: presença na Eucaristia, presença na Palavra e presença nos irmãos.

Na sua homilia o senhor Bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes insistiu no cuidado de abastecer a nossa vida com o óleo da fé e da prática das obras obras, concretamente nas obras de misericórdia.

No segundo dia, que terá o SHOW de Diego Fernandes, este sábado, você é um convidado especial para proclamar e atualizar a fé - BOTE FÉ
(Veja fotos) do 1ºdia:



















sábado, 20 de agosto de 2016

Tem um dragão devorando a vida do povo



É famosa a comparação que descreve o livro do Apocalipse onde um dragão estava esperando a hora de devorar uma vida que estava nascendo (Ap. 12, 3). 

Trata-se da vida de uma família frágil, descrita como sendo a família do povo de Deus que peregrinava no deserto, a apropriada também para a vida de Maria de Nazaré onde o filho era aguardado desde pequeno pelos donos do poder para ser morto.

Na Semana nacional da Família falamos da família estruturada e  do que colabora para desestruturá-la. É feliz o casal que nasce do encontro que cura a solidão e produz a geração e a família. O fruto da união é tornar-se uma só carne no filho que nasce dos dois, e há de levar as duas “carnes” ou os DNA dos dois, como sugere o n.13 do doc. A Alegria do Amor

Na verdade, os pais são os alicerces da casa, e os filhos são as “pedras vivas” da família, como “brotos de oliveira” (Sl 127). 

A família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé e da educação dos filhos. A família, no dizer do Papa Francisco, é o local da catequese. (Alegria do amor, 16). O verbo “honrar” indica o cumprimento das obrigações familiares e sociais em toda a sua abrangência. 

A família é o lugar privilegiado do aprendizado do amor. “A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e de ensinar a amar” (A. do amor, n.59).

Os filhos aprendem dos pais, e por sua vez, os pais aprendem também dos filhos. Assim por exemplo, os pais têm que aprender que os filhós não são uma propriedade  dos pais, mas espera-os o seu caminho pessoal de vida.

Na família, o trabalho das mãos e da inteligência mantém o bem-estar físico e a serenidade da família. A família é o jardim do Éden para ser cultivado e guardado. A ausência do pai marca gravemente  a vida familiar, a educação dos filhos e a sua inserção na sociedade, ausência que pode ser física ou afetiva. 

O trabalho contribui para o desenvolvimento  da sociedade e o sustento da família. A gente pensa mais no trabalho do pai, mas como é louvada a mãe que com seu trabalho se torna a glória e alegria do marido  e exemplo para os filhos.

No entanto, na vida das famílias surge tantas vezes o dragão do desemprego, que, como na vida de Nossa Senhora e do povo de Deus mata tantos filhos na fome, e levando tantos pais a deixar a família pra buscar trabalho noutros Estados, deixando esposa e filhos sem a sua presença.

O Apocalipse não deu nome a esse dragão (Ap. 12,3), mas hoje já foi dado o nome dos bois a muitos dragões que estão escondendo a cara diante dos nossos aparelhos de televisão. Tem vários tipos: uns são lava-jato, outros mensalão, outros petrólão, outros ficha-suja, e tem até alguns paus de galinheiro pelo meio.

Depende de nós saber identificá-los e saber defender-nos de sua influência


NOTICIÁRIO

1)- Hoje tem a reunião dos colegiados da Paróquia de NªSª das Dores, no CBNET no horário habitual, 15.00h. Sua presença é mito importante.

2)- A Matriz de N.S das Dores está em trabalhos de pintura interior. As missas nesta semana serão celebradas no CBNET.

3)- Hoje inicia o festejo de S.Raimundo Nonato, no Bairro da Corrente, com procissão do retorno para o pátio da igreja do Divino Pai Eterno. Atenção, dia 26 a novena começará às 18.00h por conta do BOTE FÉ. E no dia 27 é de manhã, às 06.00h com visita ao cemitério de São Judas Tadeu(Sozinho) às 6.00h da manhã.


4)- Temos a grande alegria e celebrar hoje seis anos de tomada de posse do nosso bispo dom José Valdeci Santos Mendes,  com a sua presença em Chapadinha na caminhada de encerramento da SEMANA DA FAMÍLIA, 


com a participação das duas Paróquias. No ano passado a celebração ocorreu na celebração do BOTE FÉ, e neste ano nesta oportunidade. Parabéns Dom José Valdeci .


5) Hoje agradecemos a presença e o trabalho das Irmãs CRIADiTAS, que estarão se despedindo nesta semana depois de trabalhar sete anos em Chapadinha, mormente na comunidade de S.Pedro (Bairro Campo). As famílias lhe agradecem, pois o trabalho específico e o carisma delas era das visitas domiciliares. Muito obrigado IRMÃS CRIADITAS.

6)- Hoje encerra o 17º CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL que se realizou em Belém do Pará. Nosso Ofertório de hoje reverterá para o Congresso.


 BOTE FÉ – EVANGELIZE: Já é nesta SEXTA FEIRA. Não vemos a hora de começar e já estará começando. Prepare sua vela para esta 6ªfª acompanhar a SS.Eucaristia em caminhada, nos reunindo na igreja Matriz às 18.00h para começar a caminhada às 18.30h até na Praça do Povo, onde começará a abertura, com a celebração da santa Missa presidida pelo senhor bispo diocesano dom José Valdeci, e os dois párocos da cidade. Leve sua cadeira para ficar mais à vontade, porque após a santa missa tem Andréa Dutra, da Parnaíba.
Veja as atrações para os dois dias: ANDREA DUTRA, no 1º dia, DIEGO FERNANDES no sábado; SKY HEAVENS, MIN. SOBRE AS ÁGUAS, BANDA ÁGAPE (Barreirinhas), BANDA EMUNAH, MIN. TEMPO DE GRAÇA, BOTE FÉ para Crianças. Realização das Paróquias de N.S. das Dores e Paróquia de Cristo Rei.

8)- A Matriz de NªSª das Dores está em trabalhos de pintura. Nesta semana será a pintura do espaço interno, por isso as celebrações da santa missa a partir de 3ªfª serão no CBNET, até no sábado.


9)- Pedimos a todos que colaborem com roupas e outras ofertas para o BRECHÓ, que estará ao cuidado do APOSTOLADO DO TERÇO no festejo, como foi recordado na semana passada.

sábado, 13 de agosto de 2016

Pensam que eu vim trazer o paz sobre a Terra? Eu vim trazer a Divisão



Ser cristão não é um projeto pacífico, como aliás ser uma pessoa de bem. 

Jeremias era considerado traidor da pátria só porque sua honestidade em nome de Deus denunciava caminhos errados do governo da época. Ele sendo profeta mas se envolvendo de corpo e alma com a felicidade do povo. E via que o povo não era feliz daquele jeito. 

Devemos saber que todos os povos e religiões tiveram e têm seus profetas. São homens e mulheres entregues à busca de Deus e à busca do bem de seus povos. Mas como num puzzle, nós só enxergamos a mesa de xadrez que está na nossa frente.

Os seus acusadores diziam: ”este homem não se propõe o bem do povo, mas a sua desgraça”(Jer.38,4). 

Como vimos na matéria do domingo passado, o povo é o tesouro ou o jardim para ser cultivado. E tem gente que quer enricar com esse tesouro, ou tem gente que quer cultivar esse tesouro como o jardineiro cultiva as flores. 

E Jesus diz: “Pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vim trazer a divisão” (Lc. 12,51) O que veio trazer então Jesus? O pensamento, o critério, o juízo crítico das situações, dar-se conta  das intenções que se escondem atrás de muitos discursos e de muitas atuações e atrás de muitos “colarinhos brancos.

“Daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três; ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”(Lc. 12,52).

Exemplos de divisão contra Jesus: o episódio da mulher adúltera, em João capítulo oito; Jesus comendo com publicanos e pecadores e acolhendo-os (MT.11,19); lavar copos e pratos cuidando assim do exterior e das aparências enquanto que o interior está cheio de rapina e de roubos  “Vós fariseus purificais o exterior do copo e dos pratos, mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade” Lc. 11,39). Sempre se ocupar com o acidental e não olhar para o essencial, como condenar as pessoas que são o essencial, ligando-se à maneira de vestir, ou de se relacionar com Deus, só porque não fazem igual a nós.

Jesus foi o primeiro que sofreu esta discriminação só porque olhava ao essencial da pessoa e ao seu valor, porque a pessoa é o absoluto, e o resto é acidental ou detalhes. 

E o que tange ao absoluto das pessoas é a vida. “eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (Jo,10,10).


O APOSTOLADO DO TERÇO


O Apostolado do Terço surgiu da inspiração de Nossa Senhora, na data de 18 de junho de 2010, com a missão de ser rezado o Santo Terço nas famílias, a fim de resgatá-las para Deus, sendo o grupo um movimento da Igreja, sendo muito bem acolhido pelo então Pároco Pe. Neves, o qual inclusive, deu nome ao movimento.

Cada residência visitada é transformada pela visita de Nossa Senhora, que ao longo desses anos foi inspirando novas modalidades de evangelização, a exemplo do Brechó, que faz parte do Festejo da Padroeira.
O Apostolado serve, preferencialmente, as quartas-feira, onde foi solicitado.

Além do Terço, o grupo proclama o Evangelho e partilha da Palavra, seguindo de oração pelas famílias visitadas.

O Apostolado do Terço conta com a participação de todos para arrecadação das roupas, calçados e bijuterias para o Brechó.

As doações poderão ser entregues na Secretaria da Paróquia, com a senhora Gnu, entregues na Secretaria da Paróquia. Telefone para contato 99155-8042

NOTICIÁRIO


1)- Ontem a Ir. Maria de Nazaré Freire da Costa, das Irmãs da Caridade celebrou 25 anos de Profissão Religiosa na igreja Matriz de NªSª das Dores, sendo servido após a missa um cocquetel na nova Lanchonete da Praça da Matriz. Parabéns

2)- Hoje tem reunião do CPP no horário habitual, 15.00h. Tem assuntos muito importantes a tratar, como amarrar a organização do BOTE FÉ – EVANGELIZE; FESTEJO DA PADROEIRA; EQUIPES DO BATISMO DO CENTRO E DOS BAIRROS.


3)- A senhora Amparo Furtado teve sua formatura em Brejo em teologia (Curso de extensão teológica), junto com as seis chapadinhenses. Parabéns

4)- Semana passada, dia 10, aconteceu a EXPOSEGMA na Praça do Povo, onde foi criado o CCPP (Conselho Comunitário pela Paz), onde foi empossada como presidente a senhora Maria Coelho Pimentel. 

4)- A imagem da Padroeira, junto com a imagem de Jesus misericordioso estão na Comunidade de S.ta Teresinha. Dia 15, 2ªfeira será a entrega para a Comunidade SANTANA, Aldeia e Vila Liberdade. E no dia 15 entregarão para a Comunidade NªSª do BOM PARTO.    


5)- Severino Morais chegou no dia 05, 6ªfª da semana passada para ficar uns dois meses em nossa Paróquia. Agradecemos e nos alegramos muito com a sua presença.

6)- CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL: Realiza-se em Belém (Pa), nos dias 15 ate dia 21. Estaremos unidos com nossa oração e nossa presença atenciosa ao grande Congresso. Por determinação da diocese, um dos OFERTÓRIOS do próximo domingo de todas as paróquias reverterá para o Congresso.


7)- CARTILHA VOCACIONAL: No Secretariado encontram-se as Cartilhas vocacionais para os vocacionados. Poderá adquirir. 8)- Neste DIA DOS PAIS parabenizamos os pais pela sua vocação a propagar a vida dentro de uma família que é o santuário do amor, e o lugar privilegiado do aprendizado do amor, da convivência humana e fraterna e humana.  


8)- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: Começa hoje no dia dos pais, até domingo que vem. Durante toda a semana equipas da PASTORAL FAMILIAR estarão visitando as Capelas dos Bairros.  

CAMINHADA DA FAMÍLIA: Próximo domingo dia 21, com a presença do senhor Bispo Dom José Valdeci Santos Mendes. Horário: 07.00h - concentração no Largo da igreja Matriz e início da Caminhada rumo da Praça do povo, retornando pela Rua Gustavo Barbosa até na Matriz, onde continuaremos a Santa Missa presidindo o senhor Bispo, com a presença dos dos dois párocos, P.Casimiro e P.Joel. A missa terá a intenção especial das Irmas CRIADITAS, que estarão viajando para Portugal. Para elas o nosso muito obrigado. De combino com o pároco de Cristo Rei, a caminhada é em conjunto com as duas paróquias

9)- Neste DIA DOS PAIS parabenizamos os pais pela sua vocação a propagar a vida dentro de uma família que é o santuário do amor, e o lugar privilegiado do aprendizado do amor, da convivência humana e fraterna e humana.  

10)- CARTILHAS DA PASTORAL FAMILIAR. Encontrará no SECRETARIADO PARA AS REUNIÕES DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA