sábado, 10 de setembro de 2016

Não controladores da Graça de Deus, mas facilitadores


Do lado das criaturas, no fundo, todos somos pecadores, todos nos aventuramos e  nos perdemos às vezes. Não importa o que as criaturas errem e o quanto errem: Deus sempre está à procura daqueles que ele ama, como um homem no campo, uma mulher em casa, ou um pai cheio de bondade. A alegria do reencontro é sempre superior aos nossos pecados. É essa alegria que hoje nos contagia quando ouvimos a parábola dos dois irmãos e do famoso filho pródigo.

No entanto, os fariseus, os falsos zelosos pela observância da lei incomodavam-se porque Jesus acolhia pecadores e cobradores de impostos. Atitude hipócrita que se esconde instintivamente em todo coração humano, pois também nós, sem perceber, podemos nos ver julgando e condenando os outros, quem sabe, para esconder nossos próprios erros.

Um irmão mais novo se aventurou e voltou ao pai, e acabou provocando alegria e festa. Reencontrou-se com o pai e consigo mesmo. Esse irmão mais novo fez isso porque teve a coragem de se perdoar a si mesmo, preparando o caminho para ser perdoado pelo pai e finalmente pelo irmão mais velho.

Uma das condições para a paz nossa de cada dia, no dizer do Papa Francisco na “Alegria do amor” é primeiro “saber se perdoar a si mesmo” (n.107).

Uma vez um padre teve que interromper uma palestra ministrada a um grupo de padres porque não aceitavam que os pecadores convertidos seriam  tão bem vindos ao céu como os que se comportavam bem. Eles perguntavam: será que Deus não é generoso demais para com os malandros convertidos?

Poucos deles reparavam no que liam e até pregavam, por exemplo aquela afirmação de São Paulo: ”Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro” (1 Tim. 1,15).

Quando Deus vai atrás de um errado é igual como um motorista que não se preocupa com aquilo que funciona bem, mas fica atento ao que parece estar com defeito.

A leitura de livro do Êxodo, falando ao modo humano, antropomórfico, mostra-nos um Deus que volta atrás no seu projeto de rejeitar Israel (Ex.32), e o evangelho apresenta as parábolas de Jesus a respeito do que se perdeu. Porque é que a Igreja não pode voltar atrás em tantas condenações e proibições que já fez, perguntava o professor àquele grupo de padres.

O filho mais velho existe. Reconhecemos  no filho mais velho a figura do fariseu: tem as contas em dia, mas o coração está longe de Deus. O fariseu faria como muitos de nós fazemos: gostamos de resolver os “casos difíceis” pela expulsão e pela repreensão. Deus opta pela reconciliação, misericórdia.

É que “às vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfândega, é a casa paterna onde há lugar para todos com sua vida fadigosa” (Alegria do amor, 310).

O Papa Francisco insiste em que “a caridade fraterna é a primeira lei dos cristãos” (306). E que “o próprio evangelho exige que não julguemos e nem condenemos”(308).


NOTICIÁRIO

1)- Está chegando a hora do pagamento do Jornal da Celebração “O DOMINGO”, e do interior, “O Culto das Comunidades”. O preço é de 12.00 reais. O custo da Liturgia Diária é 57.00 reais.

2)- O dízimo deste mês será no dia 18, 3º domingo, por conta do festejo. Também no dia 18 será a reunião do CPP.

3)- Dia 25 será a reunião das lideranças juvenis, como foi noticiado no jornal do domingo passado, para formar a COMISSÃO PERMANENTE DO BOTE FÉ, 5ª EDIÇÃO 2017, e escolha do TEMA.


RELAÇÃO DE GASTOS COM A CAIXA DE ÁGUA: 45.177,00; Patrocínio do senhor Telécio Junho do MUNDO DAS TINTAS (doação das Tintas) = 1.580,98; Patrocínio de senhor Atten = 10.000.  Despeza=33.596,02


RELAÇÃO DE GASTOS COM A PRAÇA: Livro de OURO= 11.680,00. Empréstimo da Paróquia= 17.000262,00. SOMA TOTAL DO LIVRO DE OURO COM O EMPRÉSTIMO DA PARÓQUIA = 28.942,50.
PATROCÍNIOS PARA O FESTEJO DA PADROEIRA 2016: EMPRESA CHICO PONTES = 3.000,00; CASA DE CARNE BOI GORDO= OFERTA DE UM BOI  PARA O SHOW DE PRÊMIOS; MARMORARIA BARROS: 3.000,00 (Oferta de altar de mármore para a Matriz). A todos nosso muito obrigado.


FESTEJO DA PADROEIRA N.S. DAS DORES 2016:


Estamos na metade dos Festejos da Padroeira neste domingo. Parabenizamos o andamento, e o empenho de todos, desde a caminhada do mastro, até agora, e a participação em todos nos atos de culto e nas noites culturais. CHAPADINHA é de MARIA, desde a guerra das BALAIADAS, por doação da FAMÍLIA FERREIRA, que doou uma légua de raio desde o centro da cidade à N.S. das DORES. Por isso temos sempre o cuidado de respeitar o art. 5º DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” (Art5º, VI). 

Queremos parabenizar o trabalho muito importante da equipe de cozinha. E do grupo Angeline Ballet na apresentação das diversas representações de Maria, bem como a atuação do animador das noites culturais e Equipe áudio visual e os Acólitos. 

(Tem anjos no nosso festejo): Veja fotos do ballet Angeline Ballet





sábado, 3 de setembro de 2016

O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós


Jesus pautou-se sempre pelo bom senso, e pela sensatez que quer dizer bom senso, e faz a pessoa sensata. Um dia teve esta afirmação exemplar: “Qual de vocês, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos para ver se tem o suficiente para terminar”? (Lc. 14, 28).

Isto leva-nos a pensar que a família é essa torre para construir. Porque assim? Porque é uma construção alta, elevada. A família está nos olhares de  todo o mundo: “Fulano casou, sabe, já reparou naquela família, como são pessoas bem educadas, e aqueles filhos, que amor de crianças”?

O Papa Francisco dá umas vinte colunas para a construção da torre de uma boa família. Primeiro, saber gerir o erotismo: ”Não podemos, de maneira alguma, entender a dimensão erótica do amor como um mal permitido, ou como um peso tolerável, mas como um dom de Deus que embeleza o encontro dos esposos, evitando a obsessão por um único tipo de prazer, o que acabaria por debilitar e combalir o próprio prazer e prejudicar a família” (147 e 152). 

2. Desenvolver o hábito de dar real importância ao outro(138) 

3.Despojar-se das pressas, colocar  de lado as próprias necessidades e urgências, e dar espaço ao outro(137) 

4. O diálogo, que é uma modalidade privilegiada e indispensável para viver e exprimir e maturar o amor, e desenvolve o hábito de dar importância ao outro(118) 

5.O uso de 03 palavras importantes: com licença, desculpe, obrigado (133) 

6. Saber amar sem a imperiosa necessidade de possuir (127) 

7. A vida toda, tudo em comum. “ Os filhos querem não só que os pais se amem, mas também que sejam fiéis e permaneçam juntos (123) 

8. Saber esperar e confiar, o que significa que nesta vida nem tudo acontece como se deseja, mas saber que Deus escreve direito por linhas tortas, o que significa saber tirar alguns bens dos males que não se consegue vencer neta terra (116), o que leva também a saber banir as suspeitas (115). 

9. Saber elogiar o outro e alegrar-se pelo bem do outro. “ O amor convive com a imperfeição, desculpa-a, e sabe guardar silêncio perante os limites do ser amado” (113) 

10. Saber perdoar-nos a nós mesmos para compreender e perdoar o outro(107) 

11. Não inventar todo tipo de  más intenções para não tornar-se cruel perante  qualquer erro do outro” (105) 

12. Saber que a carícia é o condimento do dia e da noite. “ Às vezes é suficiente uma carícia sem palavras; mas nunca permita que o dia em família termine sem fazer as pazes”(104) 

13. Não procurar seu próprio interesse, e não cuidar somente do que é seu, mas cuide também do que dos outros. (101) 

14. O elogio. A pessoa que ama é capaz de dizer palavras de incentivo que confortam, fortalecem, consolam, estimulam. Diga palavras como “ coragem, você merece, você é indo, você linda. (100) 

15. Saber olhar nos olhos. A fim de se predispor pra um verdadeiro encontro, requer-se um olhar  amável pousado nele( id) 16. Detestar fazer os outros sofrer (99) 

17. Banir a lógica do domínio de uns sobre os outros, e a competição (98)  

18. Não falar muito de si, mas centrar-se no outro (95 e 97)  

19. Reconhecer o direito dos outros à sua felicidade (96)  

20. Finalmente, a paciência, que leva a evitar fazer da família um campo de batalha, levando cada um a não querer ser o centro  e nem que se cumpra unicamente a nossa vontade, mas promovendo e procurando o bem dos outros, e o crescimento de todos numa atitude permanente de serviço, descobrindo cada vez mais que amar é fazer o bem.

Com estes tijolos em mão, construirá  a torre da sua família.

NOTICIÁRIO


1)- Amanhã, 05 início dos Festejos da Padroeira 2016. O mastro virá da Capela de S.Raimundo. Preste atenção à PROGRAMAÇÃO que veio no Informativo da semana passada e estará sendo distribuída agora junto com os cartazes.

2)- Na missa da noite tomará posse a nova diretoria do TERÇO DOS HOMENS.

BOTE FÉ –EVANGLIZE- 4ª EDIÇÃO
O BOTE FÉ está ganhando proporções que ultrapassam já os esquemas de nossa cidade, e ganhando proporções diocesanas. Agradecemos à PASCOM diocesana e à MITRA DIOCESANA pela cobertura tão abrangente que lhe deram, inclusive com a manchete de um dos maiores eventos diocesanos de Fé.

Isso, ao mesmo tempo que nos honra, mas também nos compromete  para novas iniciativas e responsabilidades criativas. Dou aqui publicamente e tiro o chapéu diante de tantos trabalhos cuidadosos e empenho total da Paróquia de N.S. das Dores e de Cristo Rei: Equipe central de coordenação, Equipes de serviços, as Bandas e Ministérios, Comunidades, Movimentos e Pastorais, e a comissão do BOTE FÉ DA CRIANÇADA, ao c/ da RCC ministério juvenil. 

A obra é nossa e assim a tomamos nos ombros, e vamos fortalecer nossos ombros para maiores avanços. Pro ano vem mais.

Desde já convoco os representantes de todos os Movimentos, Pastorais. Bandas e Ministérios e Grupos da PJ e RCC, Shallon, Sobriedade, Caminho, Catequese, ACÓLITOS, Danças e Coregrafias, tanto da Paróquia de N.S. das Dores como de Cristo Rei para formar uma EQUIPA DE COORDENAÇÃO para a 5ª EDIÇÃO DO BOTE FÉ 2017, inclusive escolhendo o título alternativo ao Bote Fé evangelize 2106. Data da reunião: 25/09, último domingo de Setembro, após a reunião dos CPP da  Paróquias N.S. das Dores que será no dia 18, 3º domingo por conta do Festejo.  Local, CBNET. Horário, às 15.00h. Sintam-se todos convidados. (Veja fotos do Bote Fé Evangelize 4ª edição):



























sábado, 27 de agosto de 2016

A gratuidade leva à dilatação da amplidão do coração


A alegria e a felicidade da família consiste em encontrar alegrias não se fixando numa coisa só, mas investindo em outros tipos de satisfações. É o que dizia uma vez uma jovem se referindo à vida pouco romântica de seus pais “os meus pais são pouco românticos”. Ou como outro indivíduo que escrevia: “eu e minha mulher só nos encontramos no sexo”.

A alegria matrimonial, que pode ser vivenciada mesmo no meio do sofrimento, implica aceitar que o matrimônio é uma combinação necessária de alegrias e fadigas, de tensões e de repouso, de sofrimentos e libertações, de satisfações e buscas, de aborrecimentos e prazeres, sempre no caminho da amizade que impele os esposos a cuidarem um do outro, e prestarem se mútua ajuda e serviços. (Alegria do amor, 126).

Na verdade, a gratuidade do amor no matrimônio leva a captar o valor sublime que tem o outro. A beleza, o valor sublime do companheiro e companheira não coincide com seus atrativos físicos ou psicológicos, mas leva nos a saborear o caráter sagrado da pessoa, sem a obsessão de possuí-la. Porque a gratuidade no matrimônio leva a relativizar e organizar as obsessões: Uns vivem só com a obsessão de possuir  a outra pessoa, mas é urgente avançar para a obsessão de ver e praticar outros valores mais abrangentes, entre eles a ternura

A ternura é uma manifestação deste amor que liberta o casal do desejo da posse egoísta. Leva-os a vibrar à vista da outra pessoa com imenso respeito e certo receio de lhe causar dano ou tirar a sua liberdade. Este amor pelo outro implica este gosto de contemplar e apreciar o que é belo e sagrado no seu ser pessoal, que existe para além das minhas necessidades.

Isto permite me procurar o seu lado bem mesmo quando não pode ser  meu ou quando já sumiram os agrados físicos. Por isso dizia uma mulher pro seu companheiro que sentia que já não olhava para ela tanto como era mais jovem: você queria ver eu sempre assim, mas para isso tem que comprar uma boneca de plástico que nunca muda. Já S.Tomás de Aquino dizia: “do amor pelo qual uma pessoa me é agradável depende que lhe dê algo de graça”.

A experiência estética do amor exprime se no olhar que contempla o outro como fim sem si mesmo, ainda que o outro esteja doente, velho ou privado de atrativos físicos. O olhar que aprecia tem uma enorme importância. Não deixe nunca de levar em conta gestos e atitudes que seu companheiro ou seu filho fazem para ser notados. Diz a “Alegria do amor”: Muitas feridas e crises têm a sua origem no momento em que deixamos de dar atenção ao outro com quem vivemos” (128).

Já reparámos naquela queixa: “Por favor, olha para mim quando eu falo com você”? Ou ainda ”na minha casa, não interesso a ninguém, sequer me veem, é como se eu não existisse”?

“O amor abre os olhos e permite ver melhor além de tudo quanto vale um ser humano”(A. do amor, 128)

A alegria deste amor contemplativo deve ser cultivado. É que o lar, aquele jardim do Éden tem que ser cultivado, só assim dará flores. Uma vez que somos feitos para amar, sabemos que não há maior alegria do que partilhar um bem. As alegrias mais intensas da vida surgem quando se pode provocar a felicidade do outro, em uma antecipação do céu

NOTICIÁRIO

1)- Neste sábado, 03/09 tomará posse a nova diretoria do Terço dos Homens: Coord: Estênio Pinto; Vice: Reinaldo. 1º Sec: Mauro José; 2º Ivamislson. 1ºTes; Valmir; 2º Antônio Almeida. Liturgia: Junior, José Cantor e José Chico. Posse no dia 03/09/16 com Lanche e Missa das 08.00h da manhã (Chico Chagas).

2)- Continua o Festejo de São Raimundo Nonato, no Bairro da Corrente, encerrando no dia 31, 4ª feira. Participe.

3)- As Irmãs CRIADITAS viajaram no dia 26 para Portugal após nove anos que passaram em Chapadinha, Bairro de São Pedro. Deixaram a casa que era propriedade delas para a diocese e estará à disposição do senhor Bispo.


4)- A Matriz de N.S. das Dores já ganhou novo visual e estamos agora melhorando o a pracinha do lado da avenida. Agrecemos a Marmoraria BARROS a colaboração com os mármores.

5_ Parabenizamos a celebração do BOTE FÉ EVANGELIZE 2016.    Equipes de serviço, organização e divulgação, Comunidades dos Bairros, Pastorais, Movimentos das duas paróquias de N.S. das Dores e Cristo Rei.

6)- Apelamos para doações para o Brechó, que acontecerá no espaço da nova praça da igreja, a praça dos eventos, ao cuidado do Apostoslado do Terço.

7)-FESTEJO DE NOSSA SENHORA DAS DORES – 2016- PROGRAMAÇÃO
De 05 de setembro de 2016
TEMA: “MARIA, MÃE DE MISERICÓRDIA, NOS CONDUZ NA MISSÃO”.
LEMA: ”LEVANTA-TE E ANDA” (Lc 05,24)
-TODOS OS DIAS DA NOVENA
06.00h - Celebração Eucarística
19h00 – Terço, novena e mensagem.
20h00 – Celebração Eucarística
21h00 – Convívio cultural na Praça

05/09 - SEGUNDA-FEIRA
16h30: Caminhada com o Mastro vindo da comunidade São Raimundo
17h30: Levante do Mastro
18h00: Celebração Eucarística

06/09 – TERÇA –FEIRA (1º DIA)  
Caminhada das Comunidades da Paróquia de CRISTO REI 
para a Matriz de NOSSA SENHORA DAS DORES com a imagem de Cristo Rei, às 18.00h para a 1ª Novena.
Tema:” Maria aliança definitiva entre Deus e todas as Nações”
Responsabilidade: Comunidade Sant’Ana-Vila Liberdade, Legião de Maria, Mãe Rainha e Comunidades: Nª. Sª. de Fátima e Sagrada Família –Paróquia Cristo Rei.

07/09 – QUARTA – FEIRA (2º DIA)
Tema: “Maria, Mãe fiel e Misericordiosa como o Pai”.
Responsabilidade: Comunidade Nª. Sª. do Bom Parto ,Mulheres do Terço, Pastoral do Dízimo, Comunidades: Santo Expedito e Nª. Sª. da Conceição-Paróquia Cristo Rei.

08/09 – QUINTA-FEIRA (3º DIA)
Tema: “Maria, fazei-nos dignos de contemplar o rosto Misericordioso de Jesus”.
Responsabilidade: Comunidade Santo Antônio, Comunidade Shallom, Apostolado do Terço, Comunidade São Camilo e São José - Paróquia Cristo Rei.

09/09 – SEXTA-FEIRA (4º DIA)
Tema: “Maria, és bendita por meio de Teu Filho Amado”.
Responsabilidade: Comunidade Corrente, Faculdade FAP, Comunidade Nª. Sª. Aparecida-Paróquia Cristo Rei.

10/09 – SÁBADO (5º DIA)
05.00h = Caminhada p/ o RINCÃO e bênção e corte da Fita e celebração. Às 16.00h= Passeio motociclístico, c/ bênção das chaves das motos e prêmios.

Tema: “Como Maria, a Igreja se reconhece Mãe de Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade São Pedro, Homens do Terço, RCC, Associação das Margaridas e Comunidade Santa Margarida D’Youville-Paróquia Cristo Rei.

11/09 – DOMINGO (6 º DIA)
Tema: “Com Maria em missão somos levados a viver a Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade Santa Terezinha, Pastoral da Juventude, Pastoral Catequética, Comunidades Nª. Sª de Lurdes e Santa Luzia – Paróquia Cristo Rei.

12/09 – SEGUNDA-FEIRA (7º DIA)
Tema: “Maria, ensina-nos a sermos Missionários da Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade São Francisco, Servos do Evangelho, Grupo Missionário Semente Boa Nova, SEMED.

13/09 – TERÇA-FEIRA (8º DIA)
Tema: “Maria, movida pelo Espirito Santo ajuda-nos a dizer o nosso Sim à Missão”.
Responsabilidade: Apostolado da Oração, Ministro da Eucaristia, Pastoral Litúrgica, Acólitos, CDL.

14/09 – QUARTA-FEIRA (9º DIA)
Tema: “Como Maria, vivamos as Obras de Misericórdia”.
Responsabilidade: Pastoral Familiar, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Ceb’s.

15/09-(DIA DA PADROEIRA)
7h00-Missa
8h30min-Missa
10h00-Missa
Às 16h00- Procissão pelas ruas da cidade. Show de prêmios









A última visita na Comunidade TIÚBA, EM 26/08/16