domingo, 23 de outubro de 2016

Fazer da nossa vida um dom gratuito - Mensagem do Papa para o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES



Aprender a fazer da nossa vida um dom gratuito, seria dar o melhor sentido à nossa existência. Porquê? Porque somos criados à imagem e semelhança daquele que é um dom gratuito: Deus.

Na mensagem para o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES o Papa Francisco fala que a misericórdia divina se envolve mais com os vulneráveis, os descartados,  os oprimidos como fariam um pai e uma mãe na vida de seus filhos. 

“Assim nós, aceitando e seguindo Jesus por meio do Evangelho e dos Sacramentos podemos tornar-nos misericordiosos como o nosso Pai, aprendendo a amar como Ele nos ama, e fazendo da nossa vida um dom gratuito, um sinal da sua bondade”.

Por isso, neste dia Mundial das Missões, continua o Papa, “somos todos convidados a sair, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. 

A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, e anuncia-la em todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança”

A fé é um dom de Deus, e não fruto de proselitismo; mas cresce graças à fé e à caridade dos evangelizadores que são testemunhas de Cristo”.

O Papa finaliza a Mensagem lembrando que faz 90 anos que foi instituído por Pio  XI este DIA MUNDIAL DAS MISSÕES, em 1926.

“ Por isso considero oportuno recordar as sábias indicações dos meus Predecessores estabelecendo que sejam destinadas a esta Obra todas as ofertas que cada diocese, paróquia, comunidade religiosa, associação e movimento, de todo mundo, possam recolher para socorrer as comunidades cristãs necessitadas de ajuda, e ainda, revigorar o anúncio do Evangelho até os últimos confins da Terra. 

Também nos nossos dias não nos subtraiamos a este gesto de comunhão eclesial missionário, não restrinjamos o coração às nossas preocupações particulares, mas o ergamos aos horizontes da humanidade inteira. Jesus quer chegar a todos para levar o amor de Deus. Por isso, faz de cada fiel um servidor da misericórdia.

Santa Maria, ícone da humanidade redimida, modelo missionário para a Igreja, ensine a todos, homens e mulheres e famílias a gerar e guardar por todo o lado a presença viva e misteriosa do Senhor ressuscitado que renova e enche de jubilosa misericórdia as relações entre as pessoas, as culturas e os povos”.


Reflexão sobre o Dia Mundial das Missões

A existência humana tem três relações: com Deus, com o próximo e com a terra. Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por relações invisíveis, como uma única família universal. É muito importante reconhecer essas relações colocadas sob nosso cuidado. Faz parte da missão da Igreja.

Estamos convencidos que a fé cristã nos compromete com a missão de cuidar do planeta? E em que consiste esse cuidado? A resposta inicia com outra pergunta que o papa noz faz ao tratar do cuidado da Casa Comum: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?

“A Igreja não está no mundo para condenar, mas para promover o encontro. E para que isso aconteça, é necessário sair. Sair das igreja e das paróquias, sair e ir à procura das pessoas, onde elas se encontram, onde sofrem, onde esperam. 

“ A Igreja mostra seu rosto materno, seu rosto de mãe à humanidade ferida. Não espera que os feridos batam à porta, sai à procura deles pela rua, acolhe, abraça, cuida e faz com que se sintam amados. 

Quando nos deixamos abraçar e tocar, a vida pode mudar, porque é como se estivéssemos respondendo ao dom imenso e surpreendente da misericórdia. A misericórdia é a atitude divina que abraça, é o doar-se de Deus que acolhe, que se dedica a perdoar. É a carteira da identidade do nosso Deus. Deus misericordioso” (Papa Francisco).

Por isso mesmo, a cooperação missionária é a participação de todo cristão na missão universal. A nossa cooperação tem três vertentes: oração e renúncia em favor de outros (ajuda material dos projetos missionário) e colocando-se à disposição para partir.

Para essa cooperação missionária ser verdadeira, é preciso ampliar os horizontes da caridade a todos os povos da terra, considerando os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos.


NOTICIÁRIO                                       

1)- Hoje é o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. Os ofertórios de todas as paróquias serão enviados para as dioceses, para que a CNBB possa socorrer lugares e igrejas que precisam do nosso socorro financeiro.

2)- Encerra hoje ao meio dia, a assembleia paroquial de avaliação que é uma preparação para a ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL que se realizará na cidade de Brejo nos dias 03 a 06 de Novembro. Parabéns aos participantes e à equipe de assessoria.

3)- Convocamos de novo movimentos e pastorais, Bandas e Ministérios para a reunião em que pretendemos escolher a COMISSÃO PERMANENTE DO BOTE FÉ. E escolher o tema para o ano de 2017. Log mais às 15.00h, local o CBNET.

4)- No dia 17 foram demolidas as paredes e terraplanado o terreno da antiga capela de São Francisco e São Sebastião do Bairro da Cruz. Agora mãos à obra para a construção da nova igreja.

5)- Nesta semana foi dada uma revisão das tesouras da Matriz de NªSª das Dores após 26 anos que foi dada a última revisão. Graças a Deus, não foi encontrado nenhum problema.

6)- Convido as comunidades de São Raimundo (Corrente), de São Pedro (Campo Velho), NªSª do Bom Parto (Tigela), e São Francisco (Bairro da Cruz) para a reunião de preparação dos Batismos no próximo domingo, dia 30. Às 15.00h no CBNET.

7)- Ministros da Eucaristia: Reunião na derradeira 6ªfeira de Outubro que será nesta semana, 28 de outubro. Horário às 19.30h

8)- Lembro de novo a renovação do pagamento dos jornais da Celebração, o DOMINGO e  LITURGIA DIÁRIA, obrigado

8) Dias 28 e 29 tem a Assembleia diocesana da PASTORAL FAMILIAR, na cidade de Brejo. E dia 29, último tem o Encontrão da PASTORAL FAMILIAR da Paróquia  de N.S. das Dores. Tome nota.

.

CAPELA DO BAIRRO DA CRUZ:
No  dia 17 deste mês de Outubro do ano em 

curso, 2016,  foram demolidas as paredes da 

antiga capela do Bairro da Cruz, para dar 

lugar à construção da nova igreja de São 

Francisco e São Sebastião.


Foi terraplanado o espaço do novo templo, e

construção já está em curso.

As celebrações do culto e eucaristia irão ser 

feitas no salão emprestado pelo 

sr. Lindomar Torres, ao lado Casa comercial 


BALAS CIA,  

e os materiais de construção irão sendo 

guardados noutro armazém emprestado


pelo sr. Raimundo João. A eles, bem como a 

quem já está colaborando com suas 

doações, e 

daremos os seus nomes em tempo oportuno, o 


nosso muito obrigado, bem como ao 

engenheiro 


Beto Dantas que colaborou com a planta 

grátis. 



Pedimos as bênçãos de São Francisco 

para esta 

empleitada e para os benfeitores e 


patrocinadores (Veja fotos dos primeiros traba-


balhos das fundações da nova igreja 

de São Francisco)








 
Engenheiro Beto Dantas


sábado, 15 de outubro de 2016

A descoberta da linguagem - A protolígua



Há cem mil anos atrás o homem viajava pela terra em pé e em pré-canoas, agora o homem viaja pelos espaços celestes.

Partimos da certeza que a África é o lugar da origem da espécie humana. Foi na África que pela primeira vez acendemos o fogo. Há mais de um milhão e oitocentos mil anos o homem saiu das estepes da África e viajou até o norte da Europa, de pé e em pré-canoas. Porém, os antecedentes deste ser humano já bem inteligente são conhecidos desde há 3.5 milhões de anos, na Etiópia (África), veja as descobertas conhecidas com  o ícone “Lucy”.

E vejamos que as primeiras pegadas de um ser humano datam de 3.700 milhões de anos em Laetoli, na Tanzânia. Não só, mas há fósseis que datam a primeira criatura andando ereta há 6 milhões de anos no Quênia.

Muitas evidências encontradas na África oriental nos dizem que o homem virou uma espécie migrante que viajou extensamente. Viajava tanto por mar quanto por terra, porque o espírito humano está programado para perambular e explorar. Somos criaturas inquietas, e essa inquietude pertence ao nosso DNA. É só reparar a criança quando atinge os seus dois e três anos que ninguém segura.

Tiramos o chapéu diante da espiritualidade africana, pois a encarnação de Deus na vida humana aconteceu pela primeira vez na África. A espiritualidade africana vibra como nenhuma diante do divino. 

Rituais ancestrais registram as realizações dos antepassados e invocam o seu poder de cura e de libertação, e cada montanha, cada vale, lagoa e rio, planta e animal espelham o poder encarnado do deus presente. 

A África é o lar da raça humana. A encarnação de Deus na vida humana aconteceu pela primeira vez na África.

E ainda mais, a África é o espaço terrestre no qual aprendemos a andar eretos, e onde se formaram as primeiras ferramentas e enfeites humanos como o ocre vermelho, raspado e aquecido, contas feitas de conchas, assim como contas feitas de ovo de avestruz, e também as primeiras roupas humanas há mais de 90.000 anos, na África do Sul.

Como avanço fenomenal da humanidade veio a descoberta da fala. Começou com a linguagem dos sinais há 1.5 milhões de anos atrás. E 200 mil anos o discurso verbal.  

O homem começou imitando a voz dos animais e o canto dos pássaros. É a musilíngua e a protolíngua. Na musilíngua, um jeito de himmmmm, antes que se desenvolvesse um novo gene, o FOXP2, estudado pelo físico Philip Lieberman em 2006.
Quero terminar esta macro evolução dada na humanidade com a mini evolução do crescimento da criança em duas etapas: 1.5 ano e meio não se ergue, não caminha, anda rastejando, e depois anda de quatro; 1.5 ano e meio não fala, só faz gestos e sinais, até que possa adquirir a fala do adulto.

Ano e meio que são o salto de milhões de anos que o ser humano aprendeu a se erguer e caminhar. E milhões de anos para aprender a falar, se entendo primeiro, como a criança de hoje, com gestos e sinais até chegar à linguagem articulada da prosa e da poesia da civilização atual.

     CAPELA DE SÃO FRNCISCO DO BAIRRO DA CRUZ

De acordo e com a aprovação do CAEP(Conselho de assuntos econômicos paroquiais) que funciona em todas as paróquias, a Paróquia vai  dar início aos trabalhos da construção da nova igreja de S.Francisco no Bairro da Cruz. 

Nesta semana já foram iniciados os trabalhos da demolição da antiga capela. O projeto é do engenheiro Beto Dantas, que assistirá a nova construção junto com o pároco e com o CAEP. Não recebemos verba nenhuma de nenhum político e de nenhuma prefeitura. Consulte o CAEP que está dentro do Projeto da referida construção. 

O sr. Bispo dom José Valdeci foi informado e consultado. A verba inicial veio do festejo de São Francisco que rendeu 12.000 reais. Por sua vez, a Comunidade de S.Francisco tem atuado ativamente em todos os eventos da Paróquia, e tem uma média de dízimo de 1.000 reais por mês. Foi a primeira capela de Chapadinha, com o telhado de palha e porta de esteira que P.Neves e eu encontramos, há 38 anos.

Agradecemos o dono do armazém ao lado do “BALAS E CIA” que emprestou o espaço para as celebrações durante a construção da nova igreja, que é o sr. Lindomar Torres. E o dono do armazém ao lado da capela para guardar os materiais de construção, que é o casal amigo Raimundo João e s.ra Ivanilde. Tem gente que já se comprometeu a doar dois, três dias ou mais dias de trabalho, e outros com ofertas de lajota, de tijolos e cimento,  como a valiosa primeira oferta de 5.000 tijolos. Deus lhes pague.


PRÓXIMO DOMINGO, 23 DE OUTUBRO DIA MISSIONÁRIO MUNDIAL

A campanha missionária mundial proposta pelo Papa Francisco para este ano 2016 tem como tema: CUIDAR DA CASA COMUM É NOSSA MISSÃO, e como lema: Deus viu que tudo era muito bom (Gn,1,31).
O Para adverte que a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a Terra. “ Crescemos a pensar que éramos donos e proprietários da Terra, autorizados a saqueá-la”(L.Si, 2). É urgente mudar de rumo (n.58).
A missão e o missionário são dois conceitos sensíveis a esta problemática e terão essa visão fazendo parte integrante da evangelização. Neste domingo, 23, faça oração por esta causa, e quando senta à mesa, e quando entra na igreja, e quando dá sua oferta. Os ofertórios deste domingo irão para a Diocese, e de lá serão distribuídos pela Igreja missionária, a critério da CNBB.

Como nossa história aqui na Diocese, neste ano celebramos o Jubileu de 50 anos das Comunidades cristãs, na Diocese (50 anos) e de 46 anos em Chapadinha.  Esse Jubileu se fará em conjunto nos dia 25 e 26 de Novembro. E em Janeiro celebraremos o 1º jubileu do 1º ano das SMP.

       NOTICIÁRIO


1)- Dia 19, esta 4ª feira é a celebração de ano e meio do Padre Neves. Santa missa no horário  das 17.30h

)- Hoje tem a reunião das equipes de preparação dos batismos. Horário, às 15.00h.

3)- Dia 22 e 23 haverá a assembleia paroquial de avaliação preparando a assembleia
diocesana de Brejo que será nos dia 03-06/11. Horário: 22 às 13.30h até às 21.00h com
janta. Dia 23, início às 7.30h até ao meio dia com almoço.


4)- Hoje encerra o festejo de S.ta Margarida do Novo Castelo, da Paróquia de Cristo Rei


5)- Próximo domingo a reunião do BOTE FÉ para fechar a eleição da Coordenação
permanente. Tome nota

Descrição: https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-1/p50x50/14495429_1354154024602631_4155027026842857644_n.jpg?oh=d0a04af01bb088250685190afe29222a&oe=58A95AB9

A propagação da palavra de Deus e o cântico foi Dom que Deus me deu e que eu agradeço todos os dias !!!!

Uma vez um homem sábio me disse ! Eu não cuspo no prato que como. Mas também não como do prato que me ofende. Na hora eu achei muito radical mais depôs eu refletir . Tem coisas que tem que ser assim!!!!












sábado, 8 de outubro de 2016

A terra virou uma mercadoria há dez mil anos



Está provado que há 10 mil anos todas as partes do mundo foram ocupadas. Aí começou a a domesticação dos animais, a agricultura, e a guerra pela posse da terra. É daí  que se originou o que é comum chamar-se o “patriarcado” ou sistema patriarcal.

Porque se chama assim? Porque uma nova  casta masculina veio à frente: agressiva, gananciosa e militarista. Com bastante rapidez a terra se tornou uma mercadoria e foi repartida entre licitantes gananciosos. 

Aconteceu também o crescimento brusco da população, e com ele doenças nunca antes conhecidas quando o homem interagia com a natureza. Outro fator para isso foram as doenças vindas da proximidade com animais domesticados, o que deu origem ao sarampo, tuberculose e varíola que passavam do gado, a coqueluche e a malária passadas pelos porcos, patos e galinhas. 

Tudo isto devido à invenção da agricultura que pela sua governança deu origem ao sistema patriarcal que se destacou em todas as formas de governança contemporânea tanto política quanto religiosa. Como vestígios disso fazem eco alguns escritos da Bíblia como a história de Caim e Abel e também a construção da torre de Babel.

Na verdade, a terra passou a ser tratada como uma mercadoria, um objeto a ser disputado para fomentar a filosofia patriarcal da segmentação da conquista. A partir de então a agricultura tornou-se um sinônimo de dominação e controle.

Anteriormente, a terra era considerada sagrada devendo ser tratada sempre com amor e respeito: como a deusa-mãe-terra. O homem morava no coração da terra: daí em diante o deus celeste ficou morando nas alturas do céu, e o ser humano fora dele.

Consequências: a ordem hierárquica torna-se o monopólio de toda a verdade. Deus governando do topo, de cima. Os céus são habitados por camadas de hierárquicas. Modelo que passou para a terra: os homens puseram o rei no topo da pirâmide e os seus homens de destaque em todas as formas de controle. 
Daí que toda a ordem do rei era vista como vinda de Deus. E o rei se considerava o deus na terra. Era chamada a teocracia. 

Na época de Jesus ainda reinava a teocracia, que era a governança de Deus, chegando até pouco depois da Idade Média, com a revolução francesa (1799). Em alguns Estados islâmicos ainda esta situação ainda está castigando a humanidade.

O mais perturbador é que as religiões herdaram em grande medida a violência que caracterizava esse sistema que era chamado de patriarcado desde as suas origens. 

Entre alguns conceitos originados desse sistema opressor está o conceito da realeza que os judeus queriam impor em Jesus. Julgando-o ou não como messias, se fosse Messias teria que ser o rei. Mas Jesus sabendo disso fugiu e escondeu-se na montanha (Jo. 6, 15). Porque a realeza e a divindade eram consideradas sinônimas.

Outro conceito originário daí era o complexo de culpa. O método patriarcal de subjugar as pessoas inculcando-lhes medo e culpa. E a tarefa dos humanos seria resumida em tentar consertar as coisas diante desse governante divino insaciavelmente exigente.

Foi uma tarefa grande de Jesus tentar libertar as pessoas desses medos de Deus, que ele apresentou não como o tirano insaciável, mas como o pai próximo.


JESUS NÃO ERA UM PRÍNCIPE

"Jesus não era um príncipe, estava com os pobres"(Papa Francisco)
“Sabendo que viriam buscá-lo para fazê-lo rei, Jesus retirou-se de novo sozinho para a montanha” (Jo.6, 15)
Pastores 'príncipes' são um mal para a Igreja
Jesus não era um ‘príncipe’. É feio para a Igreja quando os Pastores se tornam distantes dos pobres e viram ‘príncipes’. (Audiência de 14/09/2016 )



       NOTICIÁRIO


1)-Hoje tem Adoração ao Santíssimo Sacramento em vez do domingo passado.

2) Hoje tem reunião do CPP, às 15.00h, local, CBNET

3)- Lembro a renovação da assinatura do Jornal da Celebração “O DOMINGO”  e a LITURGIA DIÁRIA.

4)- Hoje é a 7ª noite da Novena de NªSª Aparecida.

5)- Próximo domingo, 16,  é a reunião  das Equipes da Preparação dos Batismos.

6)- No dia 23 será a reunião para fechar a eleição da COORDENAÇÃO PERMANENTE do BOTE FÉ e escolha do TEMA para 2017. Participe.

7)- Encerrou no dia 04 o festejo de São Francisco no Bairro da Cruz com muita participação. Hoje é a 7ª noite do festejo de NªSª de Aparecida, e a 3ª noite de Santa Margarida no Novo Castelo.







Santa Margarida festejada no B. Novo Castelo



sábado, 1 de outubro de 2016

Seres humanos extraordinários modelos da proximidade divina



A unidade da história da natureza humana hoje em dia busca resgatar e celebrar aquilo que chamamos a vasta história da existência humana. Ou seja, o poder divino em ação na transformação da humanidade.

Na verdade, cada religião adota seres humanos extraordinários que são percebidos como modelos de uma humanidade perfeita e por isso mesmo mais próximos da divindade.

No cristianismo temos uma longa história de modelos. São  os Santos que, devido aos seus atributos característicos, corporificam mais explicitamente o divino no nosso meio. Aliás, todos os seres humanos podemos atingir esse nível de integração do humano com o divino, cada um no seu nível e medida. A autenticidade desses seres humanos depende da sua capacidade de inspirar e fortalecer outras pessoas para que vivamos de uma maneira mais autêntica e próximos ao divino.

A história está cheia destes seres encarnados que espelham e refletem a grandeza divina. À qual todos somos chamados. Após o máximo modelo, Jesus de Nazaré, vem na lista Maria Santíssima e os Santos que enchem o nosso calendário, como S.Francisco, os Antônios, as Teresas, e os Bentos e os Ciceros dos nossos dias. A encarnação da divindade que no máximo grau se deu no homem Jesus se deu também neles, em outras medidas. E não só, mas também em mim e em você.

É verdade então que os seres humanos, através das culturas e das religiões, compartilhamos o compromisso comum de construir um mundo de relacionamentos corretos, e deixar de lado as divisões destrutivas que acarretam dor e sofrimentos uns aos outros. Era por isso que o teólogo Hans Kung já em 1998 pedia que todas as religiões se unissem para lidar com os graves problemas éticos e ecológicos que temos pela frente, envolvendo um diálogo entre todos os credos.

Isto não obstante a desconfiança que recai em cima da história cristã. Na verdade, os cristãos somos em grande medida percebidos como colonizadores de outras religiões e culturas. Essa herança é que parece ficar no fundo de muitas atitudes como esta: vou cuidar da própria vida e deixar  os outros em paz. O que gera uma estranha mistura de medo, inibição, apatia e indiferença que impede o diálogo religioso.

Por outro lado, brotará a coragem de ultrapassar essa ideia clássica que só conseguia tolerar uma única verdade dominante e dominadora que, involuntariamente ou não, se perpetuava num culto de separação e conquista. Ali as semelhanças eram esquecidas, e as diferenças valorizadas e propagadas.


Lembremos então que toda a história humana está cheia destes seres encarnados que espelham e refletem a grandeza divina à qual todos somos chamados.

NOTICIÁRIO


1)- Hoje é dia da festa e da alegria eleitoral. Você se sente mais cidadão e mais pessoa. E sinta-se também mais cristão. Veja o recado da CNBB para as eleições:
 “É fundamental respeitar as diferenças e não fazer delas motivo para inimizades ou animosidades que desemboquem em violência de qualquer ordem.

É preciso estar atento aos custos das campanhas. O gasto exorbitante, além de afrontar os mais pobres, contradiz o compromisso com a sobriedade e a simplicidade que deveria ser assumido por candidatos e partidos.
Após as eleições, é importante a comunidade se organizar para acompanhar os mandatos dos eleitos.
Dos prefeitos, no poder executivo, espera-se conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos. Dos  vereadores, requer-se uma ação correta de fiscalização e legislação que não passe por uma simples presença na bancada de sustentação ou de oposição ao executivo.
A Lei da Ficha Limpa há de ser, neste caso, o instrumento iluminador do eleitor para barrar candidatos de ficha suja.”

2)- Hoje não tem exposição do SS.mo por conta das atividades cívicas da eleição

3)- Lembro a renovação das assinaturas do Jornal da Celebração “O DOMINGO”, e ‘LITURGIA DIÁRIA”. Já pagámos a 1ª prestação que foi de 9.625,00. Próximo mês a segunda do mesmo valor e em Dezembro a 3ª prestação do mesmo valor.


4)- Ontem foi o encerramento do festejo de S.ta Teresinha no Bairro Boa Vista. Continua o festejo de São Francisco no Bairro da Cruz até no dia 04, 3ª feira. E amanhã será a 1ª noite da novena de Nª.S.ª de Aparecida. Nossa família é grande e é bonita.


5)- Atenção: No 3º domingo, dia 16 teremos a reunião das Equipes da preparação para o Batismo (Pastoral do batismo). Horário às 15.00h no CBNET.

6)- A reunião dos COLEGIADOS ficou definida na última reunião do CPP para as primeiras 3ªfeiras de cada mês, para formação, às 19.30h. A próxima será no mês de Novembro, dia 01.

7)- Tivemos já a 1ª reunião para eleição da COORDENAÇÃO DO BOTE FÉ 2017. Muito eficiente, e ficaram alguns itens ainda pendentes, como a escolha do Tema, que ficou em reflexão. Para fechar, foi marcada a próxima para o dia 23 deste mês de Outubro, o 4º domingo. 

8)- No dia 05, 4.ªfeira a santa missa será às 20.00h e será em homenagem à equipe de cozinha do festejo que dedicou-se ao máximo para que todos pudéssemos participar bem e depois ter os nossos alimentos nas noites culturais.  Não terá a missa das 17.00h.