sábado, 8 de outubro de 2016

A terra virou uma mercadoria há dez mil anos



Está provado que há 10 mil anos todas as partes do mundo foram ocupadas. Aí começou a a domesticação dos animais, a agricultura, e a guerra pela posse da terra. É daí  que se originou o que é comum chamar-se o “patriarcado” ou sistema patriarcal.

Porque se chama assim? Porque uma nova  casta masculina veio à frente: agressiva, gananciosa e militarista. Com bastante rapidez a terra se tornou uma mercadoria e foi repartida entre licitantes gananciosos. 

Aconteceu também o crescimento brusco da população, e com ele doenças nunca antes conhecidas quando o homem interagia com a natureza. Outro fator para isso foram as doenças vindas da proximidade com animais domesticados, o que deu origem ao sarampo, tuberculose e varíola que passavam do gado, a coqueluche e a malária passadas pelos porcos, patos e galinhas. 

Tudo isto devido à invenção da agricultura que pela sua governança deu origem ao sistema patriarcal que se destacou em todas as formas de governança contemporânea tanto política quanto religiosa. Como vestígios disso fazem eco alguns escritos da Bíblia como a história de Caim e Abel e também a construção da torre de Babel.

Na verdade, a terra passou a ser tratada como uma mercadoria, um objeto a ser disputado para fomentar a filosofia patriarcal da segmentação da conquista. A partir de então a agricultura tornou-se um sinônimo de dominação e controle.

Anteriormente, a terra era considerada sagrada devendo ser tratada sempre com amor e respeito: como a deusa-mãe-terra. O homem morava no coração da terra: daí em diante o deus celeste ficou morando nas alturas do céu, e o ser humano fora dele.

Consequências: a ordem hierárquica torna-se o monopólio de toda a verdade. Deus governando do topo, de cima. Os céus são habitados por camadas de hierárquicas. Modelo que passou para a terra: os homens puseram o rei no topo da pirâmide e os seus homens de destaque em todas as formas de controle. 
Daí que toda a ordem do rei era vista como vinda de Deus. E o rei se considerava o deus na terra. Era chamada a teocracia. 

Na época de Jesus ainda reinava a teocracia, que era a governança de Deus, chegando até pouco depois da Idade Média, com a revolução francesa (1799). Em alguns Estados islâmicos ainda esta situação ainda está castigando a humanidade.

O mais perturbador é que as religiões herdaram em grande medida a violência que caracterizava esse sistema que era chamado de patriarcado desde as suas origens. 

Entre alguns conceitos originados desse sistema opressor está o conceito da realeza que os judeus queriam impor em Jesus. Julgando-o ou não como messias, se fosse Messias teria que ser o rei. Mas Jesus sabendo disso fugiu e escondeu-se na montanha (Jo. 6, 15). Porque a realeza e a divindade eram consideradas sinônimas.

Outro conceito originário daí era o complexo de culpa. O método patriarcal de subjugar as pessoas inculcando-lhes medo e culpa. E a tarefa dos humanos seria resumida em tentar consertar as coisas diante desse governante divino insaciavelmente exigente.

Foi uma tarefa grande de Jesus tentar libertar as pessoas desses medos de Deus, que ele apresentou não como o tirano insaciável, mas como o pai próximo.


JESUS NÃO ERA UM PRÍNCIPE

"Jesus não era um príncipe, estava com os pobres"(Papa Francisco)
“Sabendo que viriam buscá-lo para fazê-lo rei, Jesus retirou-se de novo sozinho para a montanha” (Jo.6, 15)
Pastores 'príncipes' são um mal para a Igreja
Jesus não era um ‘príncipe’. É feio para a Igreja quando os Pastores se tornam distantes dos pobres e viram ‘príncipes’. (Audiência de 14/09/2016 )



       NOTICIÁRIO


1)-Hoje tem Adoração ao Santíssimo Sacramento em vez do domingo passado.

2) Hoje tem reunião do CPP, às 15.00h, local, CBNET

3)- Lembro a renovação da assinatura do Jornal da Celebração “O DOMINGO”  e a LITURGIA DIÁRIA.

4)- Hoje é a 7ª noite da Novena de NªSª Aparecida.

5)- Próximo domingo, 16,  é a reunião  das Equipes da Preparação dos Batismos.

6)- No dia 23 será a reunião para fechar a eleição da COORDENAÇÃO PERMANENTE do BOTE FÉ e escolha do TEMA para 2017. Participe.

7)- Encerrou no dia 04 o festejo de São Francisco no Bairro da Cruz com muita participação. Hoje é a 7ª noite do festejo de NªSª de Aparecida, e a 3ª noite de Santa Margarida no Novo Castelo.







Santa Margarida festejada no B. Novo Castelo



sábado, 1 de outubro de 2016

Seres humanos extraordinários modelos da proximidade divina



A unidade da história da natureza humana hoje em dia busca resgatar e celebrar aquilo que chamamos a vasta história da existência humana. Ou seja, o poder divino em ação na transformação da humanidade.

Na verdade, cada religião adota seres humanos extraordinários que são percebidos como modelos de uma humanidade perfeita e por isso mesmo mais próximos da divindade.

No cristianismo temos uma longa história de modelos. São  os Santos que, devido aos seus atributos característicos, corporificam mais explicitamente o divino no nosso meio. Aliás, todos os seres humanos podemos atingir esse nível de integração do humano com o divino, cada um no seu nível e medida. A autenticidade desses seres humanos depende da sua capacidade de inspirar e fortalecer outras pessoas para que vivamos de uma maneira mais autêntica e próximos ao divino.

A história está cheia destes seres encarnados que espelham e refletem a grandeza divina. À qual todos somos chamados. Após o máximo modelo, Jesus de Nazaré, vem na lista Maria Santíssima e os Santos que enchem o nosso calendário, como S.Francisco, os Antônios, as Teresas, e os Bentos e os Ciceros dos nossos dias. A encarnação da divindade que no máximo grau se deu no homem Jesus se deu também neles, em outras medidas. E não só, mas também em mim e em você.

É verdade então que os seres humanos, através das culturas e das religiões, compartilhamos o compromisso comum de construir um mundo de relacionamentos corretos, e deixar de lado as divisões destrutivas que acarretam dor e sofrimentos uns aos outros. Era por isso que o teólogo Hans Kung já em 1998 pedia que todas as religiões se unissem para lidar com os graves problemas éticos e ecológicos que temos pela frente, envolvendo um diálogo entre todos os credos.

Isto não obstante a desconfiança que recai em cima da história cristã. Na verdade, os cristãos somos em grande medida percebidos como colonizadores de outras religiões e culturas. Essa herança é que parece ficar no fundo de muitas atitudes como esta: vou cuidar da própria vida e deixar  os outros em paz. O que gera uma estranha mistura de medo, inibição, apatia e indiferença que impede o diálogo religioso.

Por outro lado, brotará a coragem de ultrapassar essa ideia clássica que só conseguia tolerar uma única verdade dominante e dominadora que, involuntariamente ou não, se perpetuava num culto de separação e conquista. Ali as semelhanças eram esquecidas, e as diferenças valorizadas e propagadas.


Lembremos então que toda a história humana está cheia destes seres encarnados que espelham e refletem a grandeza divina à qual todos somos chamados.

NOTICIÁRIO


1)- Hoje é dia da festa e da alegria eleitoral. Você se sente mais cidadão e mais pessoa. E sinta-se também mais cristão. Veja o recado da CNBB para as eleições:
 “É fundamental respeitar as diferenças e não fazer delas motivo para inimizades ou animosidades que desemboquem em violência de qualquer ordem.

É preciso estar atento aos custos das campanhas. O gasto exorbitante, além de afrontar os mais pobres, contradiz o compromisso com a sobriedade e a simplicidade que deveria ser assumido por candidatos e partidos.
Após as eleições, é importante a comunidade se organizar para acompanhar os mandatos dos eleitos.
Dos prefeitos, no poder executivo, espera-se conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos. Dos  vereadores, requer-se uma ação correta de fiscalização e legislação que não passe por uma simples presença na bancada de sustentação ou de oposição ao executivo.
A Lei da Ficha Limpa há de ser, neste caso, o instrumento iluminador do eleitor para barrar candidatos de ficha suja.”

2)- Hoje não tem exposição do SS.mo por conta das atividades cívicas da eleição

3)- Lembro a renovação das assinaturas do Jornal da Celebração “O DOMINGO”, e ‘LITURGIA DIÁRIA”. Já pagámos a 1ª prestação que foi de 9.625,00. Próximo mês a segunda do mesmo valor e em Dezembro a 3ª prestação do mesmo valor.


4)- Ontem foi o encerramento do festejo de S.ta Teresinha no Bairro Boa Vista. Continua o festejo de São Francisco no Bairro da Cruz até no dia 04, 3ª feira. E amanhã será a 1ª noite da novena de Nª.S.ª de Aparecida. Nossa família é grande e é bonita.


5)- Atenção: No 3º domingo, dia 16 teremos a reunião das Equipes da preparação para o Batismo (Pastoral do batismo). Horário às 15.00h no CBNET.

6)- A reunião dos COLEGIADOS ficou definida na última reunião do CPP para as primeiras 3ªfeiras de cada mês, para formação, às 19.30h. A próxima será no mês de Novembro, dia 01.

7)- Tivemos já a 1ª reunião para eleição da COORDENAÇÃO DO BOTE FÉ 2017. Muito eficiente, e ficaram alguns itens ainda pendentes, como a escolha do Tema, que ficou em reflexão. Para fechar, foi marcada a próxima para o dia 23 deste mês de Outubro, o 4º domingo. 

8)- No dia 05, 4.ªfeira a santa missa será às 20.00h e será em homenagem à equipe de cozinha do festejo que dedicou-se ao máximo para que todos pudéssemos participar bem e depois ter os nossos alimentos nas noites culturais.  Não terá a missa das 17.00h.    
                                                                                                                                         

sábado, 24 de setembro de 2016

Do marca passo aos nanorrobôs e a Inteligência Artificial



A inteligência artificial começou a ser desenvolvida depois da segunda Guerra Mundial com o matemático inglês Alan Turing. À medida que os computadores vão se tornando mais eficazes podemos perceber a capacidade deles de alcançar habilidades que excedem em muto a inteligência humana.

É que a atividade natural de nosso cérebro se destina principalmente para a vida, em vez de processar informações. Por isso que na explosão da informação das últimas décadas, a inteligência gerada pelos computadores superou a capacidade humana em muitos níveis. Como isso atinge a alteração do comportamento humano?

Os pioneiros desta técnica analisam duas coisas, primeiro como as máquinas poderão desenvolver cérebros, a segunda como a inteligência das máquinas pode ser usada para aumentar potenciais sem precedentes no cérebro humano. A programação da inteligência para o futuro é hoje o alvo dessas pesquisas.

Estamos nas vésperas da chegada dos nanorrobôs, invisíveis para o olho humano, que poderão ser implantados nos neurónios do cérebro, assim como começou sendo implantado o marca-passo, tempos atrás,  modificando em muito a maneira como agimos, pensamos e até como nos comportamos. Isso irá modificar e ultrapassar a sabedoria convencional à qual estamos acostumados.

Este novo tipo de ser humano será descrito como o pós-humano. Os estudiosos concordam em que isso será inevitável, e que é compatível com a dinâmica da evolução que vem na linha evolucionária que vem sendo estudada.

Relacionada com esse conceito de pós-humano, e gêmeo dele, estará chegando também o eu-proteico que vai trazer as seguintes características: em vez de uma identidade fixa bem definida, uma espécie de múltipla personalidade, com a capacidade adicional de se transformar em um leque de diferentes identidades quando surgem necessidades complexas, já anunciadas hoje na perícia visual e manual com que os adolescentes jogam jogos de computador. Trata-se de desenvolver novas habilidades para lidar com o ambiente em rápida transformação.

A esse respeito, Elaine Graham afirma: “Não precisamos ter medo da nossa cumplicidade com as tecnologias ou da nossa hibridez, nem pressupor que o conhecimento adequado de Deus e o acesso a ele só podem ter lugar se nos afastarmos do mundo”. Este é um território virgem para a teologia e espiritualidade. É um admirável mundo novo que os teólogos mal começaram a explorar.


Como você avalia isso? Depende do que julgamos ser a noção tradicional e clássica da filosofia de pessoa, uma filosofia herdada, como uma entidade autônoma acima e além de todos os outros organismos. O que mudará em 190 graus se definirmos que a pessoa só se define pelos relacionamentos interdependentes com todas as outras formas de vida, e entre a terra e o cosmo.


NÃO PODIA VIAJAR SEM ME DESPEDIR DESSE POVO AMADO POVO DE DEUS IRMÃO EM CRISTO QUE EU APREDIR À AMAR DE CORAÇÃO.
OBRIGADO PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA DORES DE CHAPADINHA- MA POR TUDO QUE FIZESTE POR MIM. OBRIGADO MEU IRMÃO PADRE CASSIMIRO E TODO POVO DE DEUS. NÃO TEM VALOR NESSE MUNDO QUE PAGUE O MARAVILHOSO ACOLHIMENTO QUE VOCÊS ME PROPORCIONARAM  NESSA  CIDADE.  POR ISSO HOJE POSSO BATER NO PEITO E FALAR SOU UM CHAPADINHENSE DE CORAÇÃO.
VOU, MAS EU VOLTO ! VIVA NOSSA SENHORA DAS DORES E VIVA JESUS CRISTOOOOO !!!!



NOTICIÁRIO



1- Convocamos os representantes de todos os Movimentos, Pastorais. Bandas e Ministérios e Grupos da PJ e RCC, Shallon, Sobriedade, Catequese, Acólitos, Danças e Coreografias, tanto da Paróquia de N.S. das Dores como de Cristo Rei para formar uma EQUIPE DE COORDENAÇÃO permanente para a 5ª EDIÇÃO DO BOTE FÉ 2017, inclusive escolhendo o Tema para 2017. Local, CBNET. Horário, às 15.00h. Sintam-se todos convidados.
2)- O missionário Severino Morais partiu nesta 5ª feira, dia 23 para Divinópolis (MG), para entrar nos Missionários de N.S. de Lourdes. Agradecemos o tempo preciso que passou conosco, e os ótimos trabalhos que realizou. Deixa muitas saudades.

3)- No dia 19 e 20 foi a reunião do clero na Paróquia de Milagres. Os assuntos mais importantes foram, 1º: Em 25 e 26 de Novembro vai acontecer o Jubileu de 50 anos das CEB’s na diocese. No dia 25 haverá um seminário sobre as CEB’s, onde serão convidadas 05 pessoas de cada paróquia para fazer a memória da história das CEB’s de cada paróquia. E no dia 26, fiéis de todas as paróquias em ônibus fretados encherão a cidade de Brejo para uma caminhada até na catedral, onde será celebrada uma Missa de encerramento em comemoração do Jubileu.
Horário da chegada no Brejo: 15.00h.
2ºDiaconato permanente: No dia 29/10 haverá  um encontro dos candidatos ao diaconato com o bispo diocesano, mas será convidado o casal para esse encontro. Vão tomando nota. 
3º: Assembleia diocesana de Pastoral será os dias 13 ao 16 de Novembro, com 05 elementos de cada paróquia.
4º:Daqui a pouco estaremos recebendo um documento da CNBB sobre o Dizimo  para melhor organização em cada Paróquia. Entre nós o missionário Severino Morais já deu uma formação na comunidade de S.Pedro, e depois serão dadas formações nas outras comunidades e no Centro.
5º: Foi colocado o andamento do clima e ambiente das eleições em cada Município e a moralidade e compromissos sociais dos candidatos.

4)- Festejos em andamento: Sta Teresinha, já estamos hoje na 4ª noite. Até no dia 1º de Outubro, onde terá a santa missa do festejo às 09.00 da manhã e procissão à tarde.
S. Francisco: Hoje é já  2ª noite. Aparecida: A 1ª noite de novena será no dia 03, 2ª feira.




sábado, 17 de setembro de 2016

Jesus, a face humana de Deus e rosto divino do Homem


No hino cantamos assim: Jesus rosto humano de Deus, Jesus rosto divino do homem. Hino composto e cantado pelo diácono Nelsinho Correia, que tirou essa expressão do Papa Bento XVI. 

Porém o Papa Bento XVI tirou por sua vez de livros de estudo científico tipicamente de arqueologia, do autor norte-americano Diarmuid O’Murchu, onde aparece pela primeira vez essa expressão: “Jesus, face humana de Deus, no nosso meio, exerce hoje um apelo e uma inspiração mais profunda” (Graça ancestral, 171). É a face radiante do Jesus humano que nos religa ao poder libertador da graça ancestral.

Neste contexto, o autor citado desenvolve a tese de um Jesus que não surge de repente há uns dois mil anos para que daí em diante a humanidade possa ter nele seu modelo, e seu espelho, mas um Jesus como rosto humano de Deus, ou face humana de Deus que já vinha sendo modelada no seio da evolução humana desse há milhões de anos da história longa que foi modelando a espécie humana. 

“Os cristãos afirmamos que a encarnação de Deus no ser humano acontece pela primeira vez em Jesus de Nazaré e por intermédio dele. E desenvolvemos a teoria que nada de muito importante aconteceu antes daquela época, ao passo que um gigantesco progresso cultural ocorreu desde então” (174).

Deus tem estado presente, no interior de tudo na história humana. A ciência chama-lhe de períodos evolutivos; por seu lado, a Bíblia chama-lhe o poder da sabedoria: “A sabedoria é um espirito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, invulnerável, amigo do bem, agudo, incoercível, benfazejo, amigo dos homens, firme , seguro, sereno, tudo podendo tudo abrangendo,  penetra todos os espíritos, inteligentes, puros,  os mais sutis. É um eflúvio do poder de Deus, uma emanação  puríssima da glória do Onipotente, que nada de  impuro nela se introduz, pois ela é um reflexo da luz eterna, um espelho nítido da atividade de Deus e uma imagem da sua bondade. Sendo uma só, tudo pode, e entrando nas almas boas de cada geração prepara os amigos de Deus” (Sab. 7, 22-28)-

Jesus assinala o auge da realização de um processo, e não o seu início ou origem. A vida e o sacerdócio de Jesus evidenciam a confirmação e a celebração de tudo que os seres humanos haviam alcançado ao longo da história. 

Nesse sentido, a expressão “face humana ou rosto humano de Deus” ela vinha sendo revelada pouco a pouco, e na linha da história, em prazos de milhões de intervalos de anos onde o divino oleiro estava modelando todas as faces humanas até chegar à face humana de Jesus como face humana de Deus.

Assim, o referencial de dois mil anos é visto como uma era axial, como o amadurecimento de tudo que estava crescendo, se desenvolvendo e florescendo na espécie humana. Para o jesuíta Teilhard Chardin, o período da vida de Jesus é como um novo limiar decisivo alcançado pela evolução biológica, depois do qual a nossa história passa a dizer respeito à evolução psíquica, em vez da ao crescimento e desenvolvimento físico. 

E por sua vez o autor da frase “face humana de Deus” afirma que “talvez os poderes de Jesus que subiu aos Céus não sejam algumas qualidades divinas que provam a divindade de Jesus, e sim características humanas que todos exibiremos um dia” (178).



Isso é para Você !!!!!
“Superar é acreditar no seu querer e no seu poder. Não fique focado em suas fraquezas ou defeitos, pense nas forças e oportunidades que tem e saiba usá-las da melhor maneira possível. 

O seu pior adversário é você mesmo, pois se se deixar abater por pensamentos negativos, nunca será capaz de atrair coisas positivas para a sua vida. 

A superação exige paciência, resistência, força de espírito e persistência. Não se deixe abater por pequenos insucessos e frustrações. 

O bom da vida é que quando menos se espera, nós nos superamos, basta não parar de tentar. Encare as suas limitações como obstáculos a serem ultrapassados e não como barreiras que forçam você a parar. 

Por isso, quando a vida desafiar você, não baixe a cabeça, não desista. Olhe para dentro de si e busque forças para lutar e superar! 

Não há nada melhor do que sentir que se é capaz de ultrapassar os seus próprios limites, e se sentir um vencedor, mesmo que a vida lhe dê poucas armas para enfrentar as batalhas”.(Severino Morais).

Severino estará viajando nesta 5ªfeira, dia 22, para a congregação dos Missionários de N.S. de Lourdes. Agradecemos este tempo que passou conosco de bom companheirismo e tão maravilhosos trabalhos.Obrigado Morais e parabéns pela sua sabedoria e disposição.

            NOTICIÁRIO

1)- Agradecimentos:

A Paróquia está de parabéns pelo modo como decorreu o Festejo da Padroeira. Desde as equipes que preparam a novena com os Temas de cada dia, os cartazes, Outdoors, adesivos, Ofícios para os Poderes Públicos, Ao CAP, CAEP e CPP, que organizaram e estiveram presentes nesta programação. As Comunidades, aos Grupos Pastorais e movimentos e as Equipes que se doaram incansavelmente para o bom andamento do Festejo que foram:

Equipe de Lanchonete e cozinha com (Pastoral Familiar e RCC), Equipe de Liturgia na Organização das Celebrações (D. Odete, Paulo e D.Ivana), Equipe de Animação nas Novenas e Celebrações (Semeando Louvores e Coral Nossa Senhora das Dores), Equipe de Limpeza da Praça, organização das cadeiras e Serviço ao Altar (Acólitos), Equipe do Brechó (Apostolado do Terço e com. Shalom), Equipe de Limpeza da Igreja (D. Socorro e amigas), Ornamentação da Igreja e Andores (D. Cristina, Germano, Jorge, Tacilla), Ornamentação da Praça (Marlene Roque e Mulheres do Terço), a  Equipe de Som e Áudio visual (Emanuel, Raimundo, Wesley, Leonel e Genilson (Pit)),A Equipe das noites Culturais ( Bernardo Ayres, Louvor Mix, Angeline Balet, Sky Heaven ,Dança Portuguesa Realeza da Boa Nova e ao Coral Nossa Senhora das Dores e Semeando Louvores).

Equipe das Cartelas e Show de Prêmios (Lindomar e Juninho PJ), Equipe de venda de Camisas Externa (Lívia e Esposo, Milagres e Raimundo), Equipe das motos e Organização da Procissão (Homens do Terço), Equipe das fichas (CAEP), Equipe dos Leilões (FAP, CONSEF e SEMED), aos Familiares das Princesas e Príncipe, aos  colaboradores que assinaram no Livro de Ouro das Flores Naturais para os Andores, aos Proprietários de carro de som que contribuíram para procissãoa  Policia Militar, Guardas Municipais e Agentes de Trânsito(DMT) por manter a ordem e o respeito próximo a Matriz. As Autoridades e as 03 Coligações partidárias o respeito, o silêncio e a ordem no período do Festejo. Agradecimento especial aos nossos Patrocinadores: Comercial Chico Pontes com (R$ 3.000,00) Casa de Carnes Boi Gordo(01 Boi), Prof.ª. Nony Braga (R$ 1.000,00), Ivanilson Sandes (R$ 1.000,00) Marmoraria Barros (01 Altar de Mármore para a Matriz) e enfim aos Fiéis, Romeiros e Devotos em geral pelas participações e doações
Ao missionário Severino Morais, e  aos Padres Adalberto Luís, Joel Teixeira, James Prótons, José Ribamar e Dom José Valdeci. A Toda Paróquia  o nosso parabéns o nosso muito obrigado.


2)- Neste domingo, dia do dízimo, que por conta do festejo não foi domingo passado.

3)- Hoje tem reunião do CPP, da Paróquia de N.S. das Dores, às 15.00h, também em vez do domingo passado.

4)- Convocamos os representantes de todos os Movimentos, Pastorais. Bandas e Ministérios e Grupos da PJ e RCC, Shallon, Sobriedade, Catequese, Acólitos, Danças e Coreografias, tanto da Paróquia de N.S. das Dores como de Cristo Rei para formar uma EQUIPE DE COORDENAÇÃO permanente para a 5ª EDIÇÃO DO BOTE FÉ 2017, inclusive escolhendo o Tema alternativo ao Bote Fé evangelize de 2106. Data da reunião: 25/09, próximo domingo.  Local, CBNET. Horário, às 15.00h. Sintam-se todos convidados.

5)- Atenção Equipes de Preparação dos batismos: reunião será no 3º domingo do mês de Outubro. Dia 16. Até lá vão-se organizando, e escolhendo as equipes.

6)- Lembro as Assinaturas do Jornal da CELEBRAÇÃO: O DOMINGO, E da LITURGIA DIÁRIA.

Avisos da Paróquia Cristo Rei:

Sábado, 17/09 haverá Encontro das Famílias no Salão Paroquial de São Camilo no Areal as 19h00.
Domingo 18/09 haverá Encontro de Formação Missionária das 08h00 as 12h00s também no Salão Paroquial de São Camilo no Areal. Todas as Comunidades devem enviar as suas lideranças.
E  haverá Reunião do CPP as 14h00 no mesmo local.

(Veja fotos do Festejo da PADR0EIRA 2016)