sábado, 19 de novembro de 2016

O rei Jesus, o rei Pelé, e nós



No final da Copa de 1958, ao receber os cumprimentos do rei Gustav da Suécia, Pelé colocou a mão no ombro do rei. Os comentaristas esportivos num primeiro momento, escandalizaram-se com a quebra do protocolo pois, ninguém podia tocar o rei. Logo em seguida, concluem: “Não faz mal! Hoje ele é o rei!” A  partir de então, Pelé passou a ser chamado rei do futebol.

Com o título de rei, quantos meninos e jovens, e não só, o ei Pelé já levou a uma transformação, levando os a uma paixão pelo futebol?

Justamente, o Papa Pio XI instituiu a solenidade de Cristo Rei para incentivar os cristãos a fazer da presença de Cristo no mundo uma força de transformação.

O objetivo é trazer ao nosso mundo o reinado de Deus com os critérios de Jesus Cristo seguindo aquele refrão do P.Zezinho: "Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou”

O que implica amar como Jesus amou? Implica ter aquele coração grande onde cabem todos os seres humanos de qualquer condição e sem preconceitos. Amar e servir. Fazer-se o último no lugar dos últimos.

Implica colocar Jesus no meu lugar. Se Jesus fosse um filho (e foi), como amaria os pais e irmãos? Se Jesus namorasse como seria o trato com a namorada? Se Jesus fosse casado como seria o trato com a sua mulher? Se Jesus fosse um patrão como seria o trato com os funcionários? Se fosse um prefeito de uma cidade? Um vereador, um...um...?

E o que implica pensar como Jesus pensou? Como Jesus pensava de mim e de ti? O que pensava dele mesmo? O que pensava dos pecadores? E dos justos? O que pensava dos filhos? E das filhas? E dos pais? E dos patrões? E dos funcionários? E das crianças? E dos pobres? E dos ricos? E dos políticos?

Temos todos uma tarefa, nós que aceitamos Jesus como nosso salvador: amar como Jesus amava, pensar como Jesus pensava.

Deste jeito seremos também o rosto divino do homem e o rosto humano de Deus. Quem via Jesus via nele o rosto divino do homem. Assim, quem vir a mim e a ti deverão ver também o rosto divino do homem, gravado em mim e em ti.

Quem via Jesus via o rosto humano de Deus. Também assim deverão ver em mim e em ti o rosto humano de Deus, Deus com rosto humano.

Foi assim que Jesus disse  a um criminoso arrependido que estava morrendo ao seu lado: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Hoje estarás comendo e bebendo em meu reino. É o último “hoje” tão presente nos lábios de Jesus. “ Hoje se cumpre esta palavra”; hoje devo me hospedar em tua casa”; “hoje a salvação entrou nesta casa”; “Hoje”, morrendo na cruz, Jesus toma posse do seu reinado. E os sofredores com o rosto sofrido igual ao de Jesus são os primeiros.

O reinado de Cristo, vale dizer, o rosto de Cristo há de chegar ao nosso mundo por meio das pequenas coisas de cada dia, escondidas, ignoradas, relegadas à humilhação do esquecimento, tal como a morte na cruz foi preparada pelas coisas pequenas de cada dia da vida de Jesus.

             NOTICIÁRIO

1)- Neste domingo, 20, dia de CRISTO REI, encerra o festejo da Paróquia de Cristo Rei, com a santa missa às 07.00h e 10.00h, e Procissão às 16.00h seguida de show de prêmios. Na matriz de N.S. das Dores só tem a missa das 10.00h e das 20.00h. Não tem a missa das 08.00h porque iremos da missa das 07.00 com caminhada saindo às 06.00h da igreja de NªSª das Dores como foi combinado no CPP. É assim também o nosso ato de encerramento do Ano da Misericórdia.

2)- Terça feira passada, 15, após  a tarde de formação sobre o Dízimo tivemos a notícia do acidente  ocorrido com o Padre Isaque da Paróquia de Água Doce de nossa diocese de Brejo. Fraturou a mão direita, e uma irmã dele fraturou a clavícula, e um dos ocupantes (Francisco da Paz) teve falecimento. Dona Gnu, secretária desta paróquia acolheu ela para banho e dormida na residência de sua mãe, vizinha ao hospital, e o sr. Pirrita, e Lindomar, Chico da Coab, Ana Lúcia e eu P.Casimiro procuramos estar sempre presentes. 

O sr. Bispo que estava numa reunião com os bispos da Amazônia adiantou a viagem de volta para cuidar também da situação. O padre foi completar os tratamentos em São Luís por conta do plano de saúde.

3)- Teve no dia 14 a reunião de formação de coordenadores dos grupos de jovens da paróquia de N.S das Dores. Como coordenadores paroquiais ficaram Washington Costa (comunidade  Santa Terezinha), e Diolanda Menezes (comunidade de São Pedro). Agradecemos aos assessores Bernardo e Manin.

4)- No dia 13 teve encontro diocesano da PJ na cidade do Brejo, e teve eleição da coordenação diocesana que ficou assim: 1º coordenador: Juninho (Chapadinha); 2º coord= Zé de Coelho Neto; 1ª sec=Dany, de Tutoia; 2ª sec= Marcos, de S.Quitéria; 1º tesoureiro= Gildemar, de Buriti; 2º tes= Ezequiel (U.Santos).

5)- Nesta 6ªfeira, 25 inicia o Jubileu dos 50 anos das CEBs de nossa diocese de Brejo, com um Seminário para fazer a memória histórica destes 50 anos de vida da Diocese. Horário: às 08.30 da manhã, encerrando no dia 26 com Caminhada e grande Celebração eucarística na Catedral com os romeiros de todas as paróquia da diocese. De cada paróquia, neste sábado seguirão para a diocese 5 ou seis ônibus para o evento, juntando-se aos participantes do Seminário. É momento especial e histórico dos avanços, lutas e vitórias destes 50 anos de vida Paróquias de toda a diocese.


Transcrevemos a CONVOCATÓRIA do nosso bispo diocesano dom Valdeci:
Diocese de Brejo (MA), 09 de novembro de 2016
Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas:
É com grande alegria que estamos celebrando 50 de anos das Comunidades Eclesiais de Base na nossa Diocese e em todo o Maranhão. As CEBs é esta marca profunda de comunhão, solidariedade, partilha e profetismo que nos ajuda a caminhar com um olho na Bíblia e outro na realidade. As CEBs, “Inspirando-se nos ensinamentos do Concílio, tornaram-se instrumentos da construção do reino e concretização das esperanças de nosso povo” (doc. 25 CNBB).
O Jubileu dos 50 anos das CEbs traz como Tema: CEBs 50 anos de caminhada, lutas e esperança à serviço da vida e como Lema: “Eu te louvo Pai Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”( Lc 10,21). Com esta motivação convidamos todos e todas para este grande acontecimento em nossa Igreja.
Programação
Dia 25 a 26 de novembro. Dia 25 às 8:30 até dia 26 ao meio dia teremos a realização do nosso seminário sobre a caminhada das Ceb’s. Na parte da tarde do dia 26 será a Romaria das Ceb’s com a concentração a partir das 15:00 na Comunidade Santa Clara no Bairro Guanabara encerrando com a celebração Eucarística na Igreja Catedral.
Local: Centro de Formação Antigo Seminário- Brejo
Assessores: João Maria e Marta Bispo
Tema: CEBs 50 anos de caminhada, lutas e esperança a serviço da vida.
Contribuição: R$ 15,00 por pessoa e mais uma colaboração de alimentos não perecíveis ou em espécie.
Nº de participantes: 5 pessoa por Paróquia e Área Pastoral.
Obs: trazer Bíblia, caneta caderno, rede e cordas e muita disposição para participar do seminário.
Para Romaria de sábado a tarde convidamos todos e todas que poderem chegar a partir das 15:00 na Comunidade Guanabara.
“gente simples, fazendo coisas pequenas, em grandes lugares pouco importantes conseguem mudanças extraordinárias” (provérbio africano).
                              Com as bênçãos do Deus misericordioso
                Dom José Valdeci Santos Mendes (bispo diocesano)

As paredes da igreja de São Francisco do Bairro da Cruz estão saindo do chão. Veja fotos:










sábado, 12 de novembro de 2016

Movimentos apocalípticos e messiânicos são comuns em alguns momentos da história dos povos




Na história do povo de Israel paulatinamente foi se desenvolvendo a seguinte convicção: o profeta é o pregador da penitência e conversão, e de obediência à lei de Deus. Quando essa convocação profética não é atendida, ameaça-se com o arrasador julgamento de Deus.

Historicamente falando, a apocalíptica era uma corrente espiritual generalizada no Oriente antigo; a judaica era apenas uma variante, sem dúvida a mais expressiva. E a partir do ano 70 a literatura apocalíptica tornou-se uma leitura muito procurada, para fortalecer a fé em Cristo em momentos cruciais.

O que é apocalíptica? Quem é o apocalíptico? Ela não se considera profeta, mas intérprete dos profetas antigos. Muitas vezes, para legitimar suas mensagem lança mão de um pseudônimo. Ele não é um pregador ou anunciador como os profetas, mas só usa a escrita. 

O conteúdo da apocalíptica caracteriza-se por constatações de infidelidades humanas sem esperança de melhoras significativas. O sofrimentos e todos os fracassos de todos os indivíduos e povos são irremediáveis, a tal ponto que levam a pensar que houve na origem da história humana uma queda no pecado qual bola de neve através da história (4 Esd, 4,30). Para nossa história humana não se pode mais esperar salvação. Só se pode esperar  uma repentina intervenção de Deus aniquilando radicalmente todo o mal humano. 

Um exemplo disso já existiu na antiga Índia, onde Shiwa, um deus da Índia destruiu o mundo corrompido, dançando sobre ele, a fim de construir por cima um novo céu e uma nova terra, ou seja uma situação nova semelhante à primeira criação do paraíso. Cita essa situação o livro de Esdras onde diz “o Altíssimo não criou uma só era, criou duas” (4 Esd, 7, 5).

É daí que vem a atitude da metanóia. A expectativa do fim de uma era e a espera de uma nova situação vêm juntas. Da Apocalíptica nasceu assim uma teologia ao seu jeito. Assim, por exemplo, nos últimos tempos a opressão será cada vez maior, ao invés de chegar efetivamente esse reino definitivo. 

E a fundação do Reino de Deus será precedida de um tempo de medos crescentes, como os pais se levantando contra filhos, irmãos contra irmãos, mulheres grávidas sofrerão mais, etc. E o cosmo todo entrando nesse ritmo de abalo.

Surgiram também séries de números interpretativos, tirados inicialmente da antiga astrologia, como 12, sete, as 04 estações com suas chaves, 3 anos e meio a metade de sete, 12x7 igual a 84. Os últimos ais durarão, para Daniel, apenas três anos e meio, i.é, um tempo breve. (Dn7, 15).

Estamos vendo que semelhantes esperanças messiânicas apocalípticas não são um fenômeno isolado. Sociólogos das religiões voltaram sua atenção para esses fenômenos que periodicamente aparecem em todos os povos. 

Tais estudos mostram que em situações extremas de mal-estar social e político o surgimento de movimentos messiânicos radicais têm aparecido. Nesses movimentos messiânicos tem se descoberto um “padrão-basico” quase invariável, que eles chama o padrão messiânico. 

Esse padrão é resultado de situações sócio-políticas de impotência e perda de identidade, de ordem econômica. Esses movimentos sonham com algum mundo futuro radicalmente novo.

Surge então um desejo ardente e uma fantasia de imagens utópicas de uma vida de prosperidade e abundância, tanto espiritual como econômica. 

Além disso, semelhantes movimentos muitas vezes têm a figura de só mediador que cristaliza nele mesmo tudo o que o povo espera, e entra em cena como salvador, de quem se espera uma transformação total de grande prosperidade.

Não são alheios a este cenário movimentos que têm à frente figuras como Edir Macedo ou Valdemiro Santiago que concentram suas seitas na prosperidade e se propõem como modelos: Eu não prosperei? E você não pode?



NOTICIÁRIO



1)- A Paróquia de CRISTO REI está celebrando por primeira vez o primeiro festejo do Padroeiro. O Encerramento será no domingo, dia 20, dia de Cristo Rei. Também é o encerramento do ANO DA MISERICÓRDIA. Hoje é o 3º dia da Novena, com o Tema “Jesus Cristo e o seguimento” (Mt. 20, 29-34). Responsabilidade: Comunidade NªSª de Fátima e Sagrada Família e Pastoral Catequética. Participação: Comunidade de S.to Antônio, Grupo Boa Semente. Haverá Leilão.
Convidamos toda Paróquia de NªSª das Dores a participar no festejo da Paróquia vizinha e colaborar nas celebrações, noites culturais e bingos. Dia 11, 6ªfeira fomos em procissão com a imagem de N.S. das Dores, no sentido de que a Mãe visitou o Filho para o início da Novena. Do mesmo jeito que no 1º dia da Novena de N.S. das Dores os de lá vieram em procissão com o Cristo, o Filho visitando a Mãe.

Lembramos que a Paróquia de Cristo Rei está com o plano da construção da Casa Paroquial, e por isso precisam de muita colaboração de todos. Horários do dia 20 - CRISTO REI: 07.00h e 10.00h santa Missa; 16.00h procissão, e após a procissão Show de Prêmios. Participe.

2)- Hoje tem formação para os coordenadores dos grupos de Jovens da Paroquia de NªSª das Dores, da cidade e do interior, a começar das 08.00h da manhã, e se prolongará até às 15.00h. Local, no CBNET.

3)- Dia 14, 2ª haverá Encontrão dos Acólitos na cidade do Brejo.

4)- Dia 14, também, às 19.30h: Reunião da equipe alargada do BOTE FÉ, COM MARIA ANUNCIAI, para 2017. Todos receberam uma carta-convite. Desde já agradeço. Sua presença é muito importante.

5)- Dia 15, terça-feira haverá uma tarde de formação e organização do Dizimo, para as duas Paróquias em conjunto, de N.S. das Dores e Cristo Rei. Início: 13.30h. Local: CBNET. Assessor: Padre Adalberto Luiz, chanceler da Cúria diocesana, e CAEP. Encerramento: 18.00h. Pedimos a presença dos CAE de todas as Comunidades e equipes de dízimo, e onde ainda não existem é para começar a se formar essas equipes.

6)- Dia 20, próximo domingo haverá o 1º Rito para os Batismos do Natal. Horário: 15.00h.

7)- Dia 18 a 20 haverá no Brejo Assembleia da Pastoral da Criança8)- 21-23: Também no Brejo reunião da orientação vocacional (ROV).

8)- Lembro de novo às comunidades para fazer os pagamentos do Jornal da celebração e LITURGIA DIÁRIA, no Secretariado.

9)- Domingo passado encerrou a Assembleia diocesana de Pastoral no Brejo. O assessor falou do tema abrangente “ A alegria do Amor” o documento do Papa Francisco sobre a FAMÍLA. No final foram apresentadas avaliações e propostas das Paróquias para o ano 2017. Teremos ocasião de voltar a este assunto quando chegarem as conclusões em nossas mãos

10)-_ O seminarista Jerry Lima recebeu as ordens de Acolitado, em próxima preparação para avançar para a ordenação sacerdotal. Parabéns.
Jerry Lima com o sr. Bispo e  com Mardônio

Assembleia pastoral diocesana

Fundações da igreja de São Francisco no Bairro da Cruz, Os pilares

sábado, 5 de novembro de 2016

Somos criaturas que trazemos dentro de nós uma antiga poeira estelar



Está hoje muito evidente que os bonobos estão na raiz da evolução do ser humano. Era uma raça mais sociável dos primatas que nos transmitiram a maior parte do DNA atual humano, e isso é muito importante na dimensão e inclinações sexuais que permeiam todo o agir humano. 

Contrariamente ao que ao que afirmava Aristóteles, do qual até agora a humanidade ocidental recebeu a herança ideológica da definição biológica do sexo, as descobertas modernas dizem que para os bonobos o sexo era um modo de comportamento destinado a formar a formar vínculos mais voltados para a conciliação. E isso não depende, em grande medida, das distinções do sexo. Os bonobos eram basicamente bissexuais.

Entre os primatas, eles tinham esse comportamento mais conciliador. Eles dão a certeza histórica hoje de que não podemos mais presumir que o sexo era uma função basicamente voltada para a reprodução (Diarmuid O’Murchu). Pelo contrário, significava uma enorme capacidade de melhorar a qualidade de vida, coisa que ficou diluída para a nossa cultura biologicamente orientada deixando-nos com o fardo da dor e da confusão sexual que é característica do mundo moderno pós-romano.

Uma conclusão é que as tendências bissexuais, e homo e têm uma raiz histórica e evolutiva. Nosso mal é que nos limitamos a uma mínima história de 2.000 anos atrás, enquanto que esquecemos os tempos de milhões de anos que foram formando o nosso DNA. O nosso DNA humano não depende somente e muito menos dos 2.000 anos convencionais, mas de muitos mais anos profundos.

Essas limitações do tempo prejudicam gravemente não apenas o potencial dos próprios seres humanos, como também a nossa maneira de lidar com a criação.

Continuando nesta linha histórica, constatamos que nos tornamos bem mais humildes e autênticos quando vislumbramos que fazemos parte integrante do mistério cósmico e planetário a que pertencemos. Essa é a grande narrativa que nos moldou tanto quanto nós a moldamos, formando assim o processo evolucionário dentro do qual somos chamados a colaborar.

Somos criaturas que trazemos dentro de nós uma antiga poeira estelar e a sabedoria necessária para nos apropriarmos do potencial nutritivo da luz solar com o dom cósmico que ela confere a todo organismo vivo.

Porque assim? O legume que comemos traz todas as partículas da luz solar que por sua vez é uma irradiação e uma partícula da primeira explosão que é conservada em tamanho e distância proporcional da terra para que possa fabricar nossos alimentos. Cada átomo dos nossos alimentos participa dessa irradiação solar.

Da mesma forma, não só a poeira estelar física, mas a mesma poeira estelar dos organismos vivos que nos antecederam originaram hoje as galáxias dos DNAs humanos.

Esta semana celebramos o dia de Finados, e neste domingo o Dia de Todos os Santos. Vejamos, correlato a estas duas celebrações, da morte e da vida, dentro do processo morte-vida-renascimento, que até mesmo a noção da seleção natural utiliza a suposição de que cada mudança é indispensável, e a cada mudança abrem-se novos horizontes ampliados de entrosamento.


Neste dia de Todos os Santos é nos mostrado uma visão ou pintura do paraíso por São João. Vejamos outra visão não menos relevante de fé: “Na viagem de volta para casa, contemplando os 390 mil quilômetros de espaço na direção das estrelas e do planeta de onde eu viera, vivenciei de repente o universo como sendo inteligente, amoroso e harmonioso. A minha visão do planeta foi um vislumbre da divindade” (Edgard Mitchel, astronauta)

NOTICIÁRIO
1)-No dia 31 de Outubro faleceu a irmã do Padre Neves, senhora Maria da Conceição Neves.

2)- Reunião dos Colegiados: No dia 08, 3ªfeira, às 19.30h. Reunião de formação. Tome nota

3)- Dia 20/11 = 1º Rito dos batismos do Natal. E o 2º Rito no dia 04/12, horário às 15.00h

4)- Próximo domingo dia 13, dia de formação para coordenadores dos grupos da PJ da Paróquia de N.S. das Dores, local CBNET. Horário, 08.00h até 15.00h. Da cidade e do interior.

5)- Dia 15/11 tem uma tarde de formação para os CAE (Conselhos de assuntos econômicos) das comunidades dos Bairros. Assessor com presença confirmada, P.Adalberto Luiz, chanceler da Cúria e CAEP. Horário: 13.30h até 20.00h.

6)- Chegaram às nossas mãos mais 595,00 do leilão da SEMED da festa de N.S. das Dores, muito obrigado. E também 36,70 da com. NªSª do Bom Parto para o domingo missionário mundial, e 04,10 da comunidade da Santa Ana.

7)- Na assembleia diocesana da PASTORAL FAMILIAR realizada no Brejo no passado dia 19 foi eleito como casal coordenador diocesano o casal Heliodoro e Elizângela, de Chapadinha, junto com o casal Eduardo e esposa, do Brejo. Para eles bom trabalho.

8)- A com da Sag. Família (par. de Cristo Rei) tem o seguinte recado: “Agradeemos pelas caixas de som: Lorena Michele Melo Aguiar; Jaime Amorim; José Humberto da Santa Luzia; Ildegram, Casa dos Parafusos e Construmais; Itenir; Oziel; Heigum-Beto Autopeças.

9)- Realizou-se a ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL no Brejo nos dias 03 ao 06, onde participaram cinco membros de cada Paróquia, sendo que da Paróquia de N.S. das Dores participaram a senhora Sônia e Pirrita, Domingas Araújo, Nenzin e Costinha, Ana Lúcia, Cleonice e Heliodoro, da P.Familiar. Lá foi avaliado o trabalho pastoral do ano que está terminando, e feito planejamento para o próximo ano 2017. E foi estudado o Documento do Papa Francisco " A alegria do Amor", assessorados pelo P.Clemilton reitor do Seminário de São Luís. 

10)- Peço às Comunidades dos Bairros
tanto de N.S. das Dores como de Cristo
Rei que possam pagar urgente as
assinaturas do Jornal da Celebração e
LITURGIA DIARIA. Até agora só pagou
a Comunidade S.Raimundo da Corrente.
Esta semana já paguei a 2ª prestação:
9.625,00 +9.625,00= 19.250,00

( Veja fotos da Assembleia diocesana)











segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os primeiros humanos a enterrar os mortos



Os primeiros humanos a enterrar os mortos foram os neandertalenses há cem mil anos a.C. Eles adotaram rituais elaborados. Celebravam a mudança das estações e criaram outros rituais para circunstâncias especiais, como de nascimento.

Os seres humanos começaram usando mais a intuição e imaginação, que antecederam a inteligência. Ligados muito mais do que os seres humanos de hoje com a natureza, eles tinham uma percepção íntima do ciclo do nascimento-morte-renascimento. 

Era a época da pré-inteligência. Eles percebiam que estavam cercados por ciclos naturais nos quais as coisas surgem, florescem, amadurecem e morrem.

Deste modo, a morte não era para eles a questão  problemática que é para os povos modernos. As ideias da maldição da morte vir ao mundo por intermédio de um ser humano específico não fazia parte do imaginário deles. A morte era parte essencial de um processe que integrava a vida humana dentro do ciclo da natureza.

No ciclo humano de nascimento-morte-renascimento, os nossas antepassados da era paleolítica enxergavam uma imagem do que acontece em toda a criação. Os ciclos da natureza se refletiam no ciclo da vida humana. Assim também a atitude diante do sofrimento era bem, diferente, porque não era um tipo de destino ou fatalismo, como hoje, mas um aspecto intrínseco ao grande ciclo da vida.

O processo criativo entendido pelos nossos antepassados é o de nascimento-morte-renascimento, com a morte sendo uma dimensão intrínseca, e não um tipo de aberração ou maldição como foi apelidada depois.

Há um fenômeno na natureza que reflete a maneira pela qual o homem passa na morte. Trata-se da passagem da lagarta para a borboleta. O que a lagarta nela experimenta é uma morte. Entretanto, sua morte não significa fim, mas sim transformação. Tudo o que era lagarta está sendo transformado para se tornar borboleta.

De onde veio tanto medo da morte? Certamente não são desprovidas de razão as interpretações segundo as quais nós instintivamente projetamos em Deus o nosso inconsciente de vingança e de justiça. E atribuímos a Deus as mesmas atitudes.

Na hora da morte, o objetivo de Deus não pode ser nem a vingança nem o estabelecimento de compensação justa, pois Deus manifesta-se como aquele que com seu amor, pode mudar todo culpado de tal modo que ele será então apropriado para a justiça divina, e ainda como aquele que usa de clemência em profusão e conforme a parábola dos trabalhadores, ao invés de compensar justamente, presenteia  excessiva e injustamente. (H. Vorgrimler).

É interessante constatar, diz Ronald Blanch, que o grito pela justiça divina se ouve sempre na boa dos piedosos, nunca dos pecadores. São sempre os “bons cristãos”, os fiéis aos mandamentos e à leis que exigem justiça”(Escatologia da Pessoa).

E Margareth Mitscherlich: “Quem se encontra sob a pressão consciente ou inconsciente da angústia, da culpa ou do castigo, tende muitas vezes a incutir complexos de culpa em outras pessoas, usando de agressiva atitude de censura”. 

Atitudes essas como já falei antes, analisadas desde Freud e Jung como frutos de projeção, repressão e culpa, alimentadas e aninhadas na pessoa e transferidas para Deus.

E para aqueles que se valem da morte ou da ameaça do inferno para atemorizar, nos diz Van de Valle: “É terrível quando  a religião é abusivamente interpretada para provocar medo. E sobretudo a religião do amor como essa que Jesus revelou, a religião cujo lema foi desde o início “não tenhais medo”.

É por isso que a celebração dos primeiros cristãos era a celebração do “feliz encontro”.


                 ORIGEM DA PALAVRA CEMITÉRIO

"Vinda através do latim  cemeterium (este já no latim medieval), a palavra tem origem no grego koimetérion que era simplesmente "dormitório, quarto de dormir". Os cristãos consideram que os mortos na graça de Deus não estão mortos, mas sim adormecidos até à ressureição (Apocalipse, 14;13). Preferiram, por isso, "cemitério" como lugar do seu repouso, em vez de outras palavras latinas que expressavam a ideia de enterramento eterno.

Parabenizamos as Associações dos cemitérios que têm se criado em Chapadinha. Como não têm sido alvo de grandes cuidados dos poderes públicos, os particulares deram-se ao cuidado de ir formando associações, sendo que a primeira foi a ASSOCIAÇÃO DO CEMITÉRIO DE N.S. DAS DORES no Centro de Chapadinha.

A história de alguns cemitérios é mesmo curiosa, como a do cemitério do Sozinho, no Bairro do Campo Velho. Há cerca de 70 anos lá tudo era mato, e certa vez foi encontrado o cadáver de um ser humano já de dias que tinha-se dado fim. Não havia nem tempo de caçar outro lugar e fizeram a cova ali mesmo. Por tempos que ficou ali sozinho aquele filho de Deus. Até que depois, com o desenvolvimento do Bairro, começou ganhando outros companheiros e o local ficou sendo chamado o  cemitério do Sózinho.

NOTICIÁRIO

1)- Missas no dia 02 (FINADOS), 4ª feira: 07.00h na Capela de São Pedro; Às 08.00 e 17.00h também na igreja Matriz

2)- As comunidades de São Raimundo (Corrente), de São Pedro (Campo Velho), NªSª do Bom Parto (Tigela), e São Francisco (Bairro da Cruz) são convidas hoje para uma reunião de preparação dos Batismos. Às 15.00h no CBNET.
                                               
3)- Como foi noticiado domingo passado, os ofertórios do DIA MUNDIAL DAS MISSÕES tem que ser enviados para a diocese. Convido portanto as Comunidades que ainda não vieram deixar, que façam essa doação o mais ligeiro possível.


4)- Ofertas do DIA MISSIONÁRIO MUNDIAL: Bairro da Cruz (igreja de S.Francisco)= 100,00; Bairro do Campo Velho (igreja de São Pedro)=97,55; Igreja de S.ta Teresinha (Bairro Boa Vista) =32,35; igreja de S.Raimundo= 189.80; Igreja matriz = 915,15; Total= 1.334,85

5)-As reuniões de preparação para os batismos, no CENTRO, vão ser agora no CBNET, a 1ª reunião na 1ªsexta feira, a 2ª reunião na 2ª sexta feira e a 3ª reunião na 3ªsexta feira. Horário, às 19.00h
Responsáveis da 1ª reunião: D.Odete e Fabiana; da 2ª reunião D.Socorro Araújo e D.Raimunda e a 3ª reunião sr. Sales e esposa D.Juciy
A Paróquia agradece a D.Totonha Galvão que sozinha assumia este trabalho por mais de 30 anos.
DONA TOTONHA GALVÃO


A MORTE NÃO É NADA Poema de Santo Agostinho
"A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Por que eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."








domingo, 23 de outubro de 2016

Fazer da nossa vida um dom gratuito - Mensagem do Papa para o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES



Aprender a fazer da nossa vida um dom gratuito, seria dar o melhor sentido à nossa existência. Porquê? Porque somos criados à imagem e semelhança daquele que é um dom gratuito: Deus.

Na mensagem para o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES o Papa Francisco fala que a misericórdia divina se envolve mais com os vulneráveis, os descartados,  os oprimidos como fariam um pai e uma mãe na vida de seus filhos. 

“Assim nós, aceitando e seguindo Jesus por meio do Evangelho e dos Sacramentos podemos tornar-nos misericordiosos como o nosso Pai, aprendendo a amar como Ele nos ama, e fazendo da nossa vida um dom gratuito, um sinal da sua bondade”.

Por isso, neste dia Mundial das Missões, continua o Papa, “somos todos convidados a sair, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. 

A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, e anuncia-la em todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança”

A fé é um dom de Deus, e não fruto de proselitismo; mas cresce graças à fé e à caridade dos evangelizadores que são testemunhas de Cristo”.

O Papa finaliza a Mensagem lembrando que faz 90 anos que foi instituído por Pio  XI este DIA MUNDIAL DAS MISSÕES, em 1926.

“ Por isso considero oportuno recordar as sábias indicações dos meus Predecessores estabelecendo que sejam destinadas a esta Obra todas as ofertas que cada diocese, paróquia, comunidade religiosa, associação e movimento, de todo mundo, possam recolher para socorrer as comunidades cristãs necessitadas de ajuda, e ainda, revigorar o anúncio do Evangelho até os últimos confins da Terra. 

Também nos nossos dias não nos subtraiamos a este gesto de comunhão eclesial missionário, não restrinjamos o coração às nossas preocupações particulares, mas o ergamos aos horizontes da humanidade inteira. Jesus quer chegar a todos para levar o amor de Deus. Por isso, faz de cada fiel um servidor da misericórdia.

Santa Maria, ícone da humanidade redimida, modelo missionário para a Igreja, ensine a todos, homens e mulheres e famílias a gerar e guardar por todo o lado a presença viva e misteriosa do Senhor ressuscitado que renova e enche de jubilosa misericórdia as relações entre as pessoas, as culturas e os povos”.


Reflexão sobre o Dia Mundial das Missões

A existência humana tem três relações: com Deus, com o próximo e com a terra. Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por relações invisíveis, como uma única família universal. É muito importante reconhecer essas relações colocadas sob nosso cuidado. Faz parte da missão da Igreja.

Estamos convencidos que a fé cristã nos compromete com a missão de cuidar do planeta? E em que consiste esse cuidado? A resposta inicia com outra pergunta que o papa noz faz ao tratar do cuidado da Casa Comum: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?

“A Igreja não está no mundo para condenar, mas para promover o encontro. E para que isso aconteça, é necessário sair. Sair das igreja e das paróquias, sair e ir à procura das pessoas, onde elas se encontram, onde sofrem, onde esperam. 

“ A Igreja mostra seu rosto materno, seu rosto de mãe à humanidade ferida. Não espera que os feridos batam à porta, sai à procura deles pela rua, acolhe, abraça, cuida e faz com que se sintam amados. 

Quando nos deixamos abraçar e tocar, a vida pode mudar, porque é como se estivéssemos respondendo ao dom imenso e surpreendente da misericórdia. A misericórdia é a atitude divina que abraça, é o doar-se de Deus que acolhe, que se dedica a perdoar. É a carteira da identidade do nosso Deus. Deus misericordioso” (Papa Francisco).

Por isso mesmo, a cooperação missionária é a participação de todo cristão na missão universal. A nossa cooperação tem três vertentes: oração e renúncia em favor de outros (ajuda material dos projetos missionário) e colocando-se à disposição para partir.

Para essa cooperação missionária ser verdadeira, é preciso ampliar os horizontes da caridade a todos os povos da terra, considerando os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos.


NOTICIÁRIO                                       

1)- Hoje é o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. Os ofertórios de todas as paróquias serão enviados para as dioceses, para que a CNBB possa socorrer lugares e igrejas que precisam do nosso socorro financeiro.

2)- Encerra hoje ao meio dia, a assembleia paroquial de avaliação que é uma preparação para a ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL que se realizará na cidade de Brejo nos dias 03 a 06 de Novembro. Parabéns aos participantes e à equipe de assessoria.

3)- Convocamos de novo movimentos e pastorais, Bandas e Ministérios para a reunião em que pretendemos escolher a COMISSÃO PERMANENTE DO BOTE FÉ. E escolher o tema para o ano de 2017. Log mais às 15.00h, local o CBNET.

4)- No dia 17 foram demolidas as paredes e terraplanado o terreno da antiga capela de São Francisco e São Sebastião do Bairro da Cruz. Agora mãos à obra para a construção da nova igreja.

5)- Nesta semana foi dada uma revisão das tesouras da Matriz de NªSª das Dores após 26 anos que foi dada a última revisão. Graças a Deus, não foi encontrado nenhum problema.

6)- Convido as comunidades de São Raimundo (Corrente), de São Pedro (Campo Velho), NªSª do Bom Parto (Tigela), e São Francisco (Bairro da Cruz) para a reunião de preparação dos Batismos no próximo domingo, dia 30. Às 15.00h no CBNET.

7)- Ministros da Eucaristia: Reunião na derradeira 6ªfeira de Outubro que será nesta semana, 28 de outubro. Horário às 19.30h

8)- Lembro de novo a renovação do pagamento dos jornais da Celebração, o DOMINGO e  LITURGIA DIÁRIA, obrigado

8) Dias 28 e 29 tem a Assembleia diocesana da PASTORAL FAMILIAR, na cidade de Brejo. E dia 29, último tem o Encontrão da PASTORAL FAMILIAR da Paróquia  de N.S. das Dores. Tome nota.

.

CAPELA DO BAIRRO DA CRUZ:
No  dia 17 deste mês de Outubro do ano em 

curso, 2016,  foram demolidas as paredes da 

antiga capela do Bairro da Cruz, para dar 

lugar à construção da nova igreja de São 

Francisco e São Sebastião.


Foi terraplanado o espaço do novo templo, e

construção já está em curso.

As celebrações do culto e eucaristia irão ser 

feitas no salão emprestado pelo 

sr. Lindomar Torres, ao lado Casa comercial 


BALAS CIA,  

e os materiais de construção irão sendo 

guardados noutro armazém emprestado


pelo sr. Raimundo João. A eles, bem como a 

quem já está colaborando com suas 

doações, e 

daremos os seus nomes em tempo oportuno, o 


nosso muito obrigado, bem como ao 

engenheiro 


Beto Dantas que colaborou com a planta 

grátis. 



Pedimos as bênçãos de São Francisco 

para esta 

empleitada e para os benfeitores e 


patrocinadores (Veja fotos dos primeiros traba-


balhos das fundações da nova igreja 

de São Francisco)








 
Engenheiro Beto Dantas