sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

De um grito de guerra à construção de um monumento de fé



Antigamente, as guerras faziam parte da vida cotidiana dos povos, digamos, como hoje o futebol. E eram o esporte preferido e único dos reis, e seu passatempo. “No retorno do ano, na época em que os reis costumam fazer a guerra, Davi enviou Joab, e com ele a sua guarda e todo Israel e eles massacraram os amonitas” (II Sam.11,1)

Neste sentido, cada povo tinha o seu grito distintivo de avançar para o ataque. O grito distintivo de Israel era “emanú”. O comandante gritava “emanú” e os saldados respondiam                                                       ‘El”, que significava: “quem está conosco?” Resposta “Deus”. Daí veio a palavra Emanuel. Saí em diante, “Emanuel”, de um simples grito de guerra passou a significar verdadeira presença de Deus no meio do povo.

Na época do primeiro Isaías, o rei Acaz estava acuado e ameaçado por dois reinos e  e dois reis que iriam avançar contra ele: o reino do norte e o reino da Síria. O profeta então correu para dar-lhe conselhos e coragem. 

Na verdade, com essa história o profeta mudou o nome de um filho do rei para Emanuel, que seria o mesmo nome das vitórias das guerras. 

Foi o  passo para fazer o paralelo para épocas futuras, quando apareceu o mensageiro do céu à mãe de Jesus, e que o filho Jesus seria o grito de todas as lutas e de todas as vitórias. 

Não é sem motivo que NªSª Senhora é invocada domo Nossa Senhora da Vitória, NªSª da Ajuda, do Amparo, do Socorro, Auxiliadora, da Boa Hora, da Boa Viagem, do Bom Conselho, do Bom Despacho, do Bom Sucesso, da Esperança, da Luz, da Consolação, dos Desamparados, Desatadora dos Nós, das Dores, da Piedade, da Estrela, Rainha, da Glória, N.S. da Glória, da Lampadosa, do Livramento, das Mercês, da Misericórdia, dos Navegantes, dos Remédios, da Saúde.

E digamos, não foi só em vida que Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, também na cruz e na morte. O grito abafado na cruz e escondido na morte fez-se ecoar quando Deus o ressuscitou ao terceiro dia. E, como frisa e evangelho, “segundo as escrituras”. Porque segundo as Escrituras, o grito da vitória de “Emanuel” estava-lhe garantido.

Lembremos que o Evangelho de Mateus é um evangelho de judeus cristãos. E foi nessa linha e nessa tradição, e com base nessa história que eles transmitiram essa teologia. 

Por isso, ao nome de Jesus que quer dizer “Deus salva”, foi aplicado o de “Emanuel”, Deus está conosco”. E ainda, o anjo falou que “ele vai salvar seu povo”. Seu povo de quê? Do poder romano? Dos dirigentes corruptos? 

Não somente o seu povo judeu, mas o povo, mas o povo de Jesus abrangendo todas as nações e todos os poderes e corrupções.

O Filho da Virgem Mãe será chamado Emanuel. Se no diálogo de Isaías com Acas esse nome poderia lembrar apenas um grito de guerra, aqui tem significado pleno. 

Ele é Deus conosco, não apenas nos dando forças, mas também sendo a presença de Deus no meio da humanidade, Deus que vem caminhar com todos os lutadores. Jesus é a presença vitoriosa de Deus.


         
           NOTICIÁRIO


1)- Estamos a uma semana do Natal, e na reta final do fim do ano. É hora de ir colocando as coisas em dias para que o final do ano não nos surpreenda nas nossas programações. Assim por exemplo, a reunião do CPP que costumava ser no 2º domingo de cada mês vai ser agora na segunda semana, na 3ªfeira da segunda semana de cada mês a começar de Janeiro de 2017, às 19.00h. Então a próxima vai ser no dia 10/01/17. 

Na reunião deste mês do dia 11 faltaram: Past. Familiar, RCC, Shallon, CAEP, CAEs dos Bairros e A. Oração. Apelamos para dar prioridade aos programas paroquiais.

2)- Reunião sobre o dízimo, 07/01/17, toda a tarde.

3)- Colegiado, reunião: 03/01/17

4)- As Irmãs da Caridade estarão vindo para Chapadinha, morando no Bairro de S.Pedro, (Campo Velho), na casa que deixaram as Criaditas. A missa de recepção será no 2º domingo de Janeiro, 08/01/17, às 20.00h. Aguadamos a Ir. Vivi (Elvidia) e Ir. Fátima

5)-Pastoral da Juventude (PJ): Convidamos 04 jovens da coordenação de cada Bairro: Santa Teresinha, S. Antônio, Santana, Tigela, e São Pedro, para uma reunião no CBNET, amanhã, dia 19 às 19.30h, a fim de planejar um dia de lazer, que acontecerá no dia 08/01/17, como ficou combinado na reunião que tivemos no passado dia 13. Não pode faltar. Você é muito importante.

6)- Conserto do Natal: O Coral de NªSª das Dores fará uma Apresentação, (Conserto de Natal), no dia 15/01. Será na praça do estacionamento da matriz. Horário, após a missa das 20.00h, que será mais breve. A lanchonete estará funcionando.

7)- A missa da passagem do ano—dia 31- será às 20.00h, (oito da noite). No dia 1º de Janeiro as missas serão como no dia de NATAL: às 08.00h; às 10.00h e às 20.00h só na MATRIZ. A missa das 20.00h do dia 1º de Janeiro será a missa de ação de graças pela tomada de posse do novo Prefeito Dr. Magno Bacelar.

8)- Festejo de NªSª do Bom Parto, encerra hoje com a santa Missa às 09.00h e procissão pelas ruas do Bairro da Tigela, às 16.00h

9)- Dia 20, 3ªfeira: reunião das Equipes de preparação de batismo, horário, às 19.30h.

10)- Chegaram para férias os seminaristas Jerry Lima, Gerre Adriano, e Marcos. Vamos precisar muito de sua presença e sua colaboração nas comunidades e na Matriz. Sejam bem-vindos.

11)- Convite do LOUVOR MIX: A Equipe do LOUVOR MIX convida a todos os grupos, pastorais, movimentos e comunidades para participar do ANIVERSÁRIO de 11 anos da Equipe LOUVOR MIX na evangelização. Acólitos, PJ, grupos de jovens, GO da RCC, com. Shalon, Pastoral da FAMÍLIA, e todas as pastorais participem conosco deste momento especial “Cristoteca – a FESTA –“. Neste domingo dia 18 de dezembro às 19.30h no RINCÃO BOA NOVA.

Patrocinadores: Ver. Nildinha Teles, Paiva Art’Jóias e Ótica, Marlene Roque, Projeto  Real Brasil. Contamos com a presença e apoio de tods neste grande evanto. Um grande abraço da Equipe LOUVOR MIX – Chapadinha-Ma

sábado, 10 de dezembro de 2016

Contar milagres era costume na Antiguuidade



Tanto nos Atos dos Apóstolos, como nos evangelhos, e assim em todo o Antigo Testamento nos deparamos a cada passo com milagres que, contados hoje teriam outra redação. Aí, inconscientemente, nos perguntamos sobre os pensamentos remotos daquela época e o significado real  para a vida atual. E nos damos conta da diferença da distância histórica que nos separa.

Basta lembrar um dado acontecimento acontecido na nossa infância, o jeito como nós interpretávamos, e como o interpretamos agora como crescidos e como estudados mais. Será a mesma coisa?

A este propósito, é bom lembrar que havia uma literatura greco-romana que falava sobre pessoas em que se tornava visível uma força divina. Falavam sobre homens que eram exorcistas, e curandeiros, às vezes ressuscitavam mortos. Nasceram também miraculosamente do próprio Deus, muitas vezes virginalmente (isto é, eram divinos). Depois da morte eram “arrebatados” dentre os humanos e “assumidos” junto aos seres divinos, e não raramente apareciam depois aos seus íntimos e admiradores. 

Essa literatura influenciou as narrativas da vida de Jesus, e depois também dos Santos”(E. Schllebeeckx, 425).

Os judeus de língua grega, educados com tais ideias, ao ouvirem a mensagem de Jesus e ao se tornarem cristãos, sentiram-se plenamente motivados para interpretarem Jesus no quadro do padrão helenista que eles conheciam. João e Lucas usaram muito essa cristologia assim chamada aretológica.

Assim nos vamos dando conta que nos evangelhos fala-se sobre certas ações de Jesus como “sinais” e “atos de poder”, ou simplesmente “obras de Cristo”. Significa portanto que assim como Deus ajudou pessoas de fé antigamente, assim ele fez a mesma coisa agora com Jesus de Nazaré.

Aí entra outra ideia, o amor. Para os que amavam Jesus, a ação era de Deus, para quem não amava, era do demônio. Como naquela época o mundo estava dividido entre o “poder do maligno” e o “poder de Deus”, a questão era como Jesus agia, diante de qual poder estava agindo, porque todas as doenças era atribuídas ao poder do maligno.

Em muitos casos, a própria atuação e manifestação de Jesus já eram consideradas pelos poderes do mal como “agressão” a eles, dizendo “vieste para nos perder, Jesus de Nazaré?” (Mc. 1,23). Porquê? Porque diante dum quadro histórico de sofrimentos e exploração do povo, Jesus colocava-se somente com atos bons, de benefícios. 

Lembremos que a maior parte das ações de Jesus é contada no interior da Galileia, região onde o povo sofre mais e era mais desprezado.
Como já disse, na época as doenças eram todas manifestações dos poderes do mal, coisa que as autoridades incentivavam para que não fossem atribuídas aos maus tratos e à exploração política  das classes dominantes. 

Por isso mesmo que estas classes se defrontavam com Jesus inventando que ele vinha com o poder de satanás, porque tirava o povo do seu sofrimento, dizendo que esse sofrimento era a vontade de Deus como castigo que eles não obedeciam à lei, e às leis que eles faziam.


E essa bola de neve que eles criavam em cima do pobre aumentava cada vez mais. Jesus, que vinha quebrar essa bola de neve, tinham que odiá-lo. Até para João Batista Jesus causava espanto e estranheza, quando mandou dois discípulos dele perguntar: “és tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro”?(Mt. 11,2). 

Porquê? Porque só ouvia dizer que Jesus só fazia o bem, e ele esperava um Messias castigador. Na verdade João Batista partilhava pouco do sonho e da poesia do primeiro Isaías quando cantou: “ Criai ânimo, não tenhais medo; porque se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos; o manco saltará como um cabrito e se desatará a língua dos mudos; a terra árida se transformará em lago e a região sedenta  em fontes de água” (Is.35, 4-7).

          NOTICIÁRIO


1)- Hoje tem reunião do CPP, às 15.00h

2)- Neste domingo tem adoração ao Santíssimo, em vez do domingo passado, por conta da administração do 2ºrito dos batismos .

3)- Dia 18 é o dia de NªSª do Bom Parto na comunidade do Bairro da Tigela. Hoje é a terceira noite. Participe. E é a oitava noite da novena de Sta Luzia, no Bairro do Santa Luzia.

4)- Domingo que vem, dia 18 é a Consagração na Capela de São Francisco, na capela provisória enquanto estamos na construção da nova igreja, às 07.00h. E também na capela de Sta Terezinha, às 09.00h.


6)- O seminarista da Boa Nova Jhon Lucas chegou nesta terça feira de Belo Horizonte para suas férias, e poderá colaborar conosco neste período em serviços pastorais. Bem vindo. Tel: 34713351 e watsap: 03131995886179.

O Jerry Lima estará chegando neste sábado, dia 17, e os companheiros Gerre Adriano e Marcos.

8)- III SEMANA DA BALAIADA: Está acontecendo a 3ª Semana da Balaiada desde o dia 07 até o dia 13 no Auditório do SEBRAE. Parabenizamos o prof. Jânio Ayres que leva a efeito esse evento.

9)-A nova igreja de São Francisco no Bairro da Cruz vai em fase da colocação das lages para o salão e para as salas de Catequese, veja as fotos.
















domingo, 4 de dezembro de 2016

A metanóia e a paranóia



João Batista pregava o reino de Deus, ou os castigos de Deus? É o que nos podemos perguntar comparando muitas afirmações de João Batista com o conjunto da pregação de Jesus. Para inicio de conversa podemos dizer que, aos poucos houve entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus, sobretudo depois da morte de Jesus, uma certa rivalidade.

Em João Batista, a sua mensagem e a prática de sua vida estão intimamente ligadas entre si. O Novo Testamento guarda lembranças de seu batizar, de seu modo de vestir e de se alimentar, e de nada possuir, e dos lugares por onde andou. 

E uma pergunta surge: Como os contemporâneos o viam e interpretavam? Sabemos que ele preferia o deserto aos lugares habitados. O “deserto” é o lugar do futuro esperado, do escatológico novo início e da conversão. 

Isso por si já mostra uma opção de espiritualidade: não a espiritualidade do templo e da cidade. Ele não tem propriedade, não trabalha para seu sustento, como Jesus, vive do que encontra no campo. Veste igual os profetas antigos. 

Isto significa que ele vivia exclusivamente na base de uma expectativa do futuro, deixa o passado e o presente do jeito que são, largando tudo para trás para viver somente em função do futuro. 

Quando ele tem a coragem de dizer: “raça de cobras venenosas...produzi frutos que provem a vossa conversão...o machado já está posto na raiz da árvore...” para ele o futuro é a ira de Deus e de seu inexorável julgamento. Digamos de passagem que essa mensagem não era novidade em Israel, fazia parte da visão tradicional judaica, porém não estava muito viva na época de Jesus.

Porquê raça de cobras? Notemos que os judeus comparavam os pagãos a animais.  Então João Batista nessa expressão comparava também os judeus não convertidos aos mesmos animais que eles diziam ser os pagãos, vale dizer, também pagãos iguais aos outros. Por isso o julgamento divino que eles diziam que cairia sobre os pagãos cairia também sobre eles. Portanto, só os frutos produzidos, as “boas obras” deles poderiam afastar os castigos divinos.

Fica claro que João não anunciava um evangelho da boa nova, mas um evangelho de castigos. Ele é considerado um profeta de calamidades que ameaçava com o juízo divino já se aproximando.

Tanto sua mensagem como seu modo de viver exprimem isso. E veja bem, no ambiente apocalíptico que ele vivia, o fim dos tempos (do mundo) estava próximo, “ machado está na raiz da árvore, a peneira, o fogo...” (Mt. 3, 7).

Este ataque frontal objetivado por João é contra a garantia automática da eleição de Israel, vale dizer, não basta se considerar judeu ou filho de Abraão para estar salvo. 

A mensagem de João é totalmente contra. Aliás, retomada por São Paulo quando fala que não é a circuncisão que salvará os judeus, mas aceitar e seguir Jesus Cristo.

No antigo profetismo, a ira e o fogo são as imagens apropriadas para o juízo divino que iria chegar. Para João, esse juízo aconteceria em breve. Só uma atitude estava ao seu alcance para se livrarem dos castigos divinos, a metanóia”. 

O que é a metanoia? É uma palavra aparentada com paranoia. Ambas dizem respeito à cabeça. Paranóia significa cabeça vazia;  metanóia signifca mudar a cabeça. 

É igual quando nós dizemos “ tire o cavalo da chuva”. Largue de pensar que está salvo só por ser um judeu, mas não tem os frutos das boas obras.


PROGRAMAÇÃO DOS SARCRAMENTOS
Batismos de adultos: 25/12, horário às 15.00h. Reunão: 04/12 às 15.00h

Comunhão solene: 25/12, horário às 10.00h. Confissão: dia 22 p/ pais e padrinhos; dia 23 para os comungantes o dia todo. Reunião, dia 22 e 23 às 17.00h

Profissão de Fé: 08/01, horário às 10.00h. Confissão: dia 05 e 06/01 às 08.00-11.00h e 15.00-17.00h. Reunião: 05 e 06/01 às 17.00h

Eucaristia p/ adultos: Dia 07/01, na missa das 20.00h. Confissão, dia 05 e 06 das 08.00 -11.00h e das 15.00 às 17.00

CONSAGRAÇÃO
Santo Antônio: 04/12, às 07.00h; Sant’Ana: 04/12, às 16.00h. S.Pedro: 07/12, às 19.00h. São Raimundo: 09/12, às 19.00h. São Francisco: 18/12, às 07.00h. Sta Teresinha: 18/12, às 09.00h. NªSª das Dores: Maio...

PRIMEIRA COMUNHÃO:
S.Francisco: 23/04, às 07.00h. Confissão: 22/04, às 08-11.00h e 15-17.00h

Sant’Ana: 07/05, às 16.00h. Confissão: 06/05, das 15-17.00h

São Raimundo: 12/05, às 19.00h. Confissão: 12/05, às 08-11h e das 15.-17.00h.

S. Antônio: 14/05, às 07.00h. Confissão: 13/05, das 08-11.00h

São Pedro: 17/05, às 19.00h. Confissão: Das 08.-11.00h e das 15.-17.00h

Sta Teresinha: 21/05, às 09.00h. Confissão: 20/05, das 08.-11.00h

N.S. do Bom Parto: 04/06, às 09.00h. Confissão: 08-11.00h

NªSª das Dores: 11/06, às 10.00h. Confissão: 08.-11.00h e 15-17.00h

          Noticiário  

1)- Hoje tem 2ª Rito dos batismos de adultos, às 15.00h

2)- Dia 06, 3ªfª, Reunião dos colegiados, às 19.30h

3)- Dia 08 é o festejo de NªSª da Conceição, na comunidade Terras Duras, de Cristo Rei. Hoje é já a 6ª noite da Novena. Participe

4)- No dia 08 inicia o festejo de NªSª do Bom Parto, na comunidade da Tigela, com o hasteamento da Bandeira às 16.00h. O encerramento do festejo é no dia 18, domingo, com a missa às 09.00h e à tarde a procissão e o bingo.

05)- Ontem foi o hasteamento da bandeira da Sta Luzia, no bairro de Santa Luzia
Como vão subindo as paredes da nova igreja de S.Francisco

A nova capela da Comunidade do Brejo do Meio

Como vão subindo as paredes da nova igreja de S.Francisco, do Bairro da Cruz



sábado, 26 de novembro de 2016

Celebração do Jubileu de 50 anos das CEBs na diocese de Brejo



Celebrar o Jubileu de 50 anos das CEBs quer dizer 50 anos de vida das paróquias da diocese de Brejo. O que era, como foi e como está sendo agora.

Temos que enfocar os aspectos históricos, sócio- políticos e religiosos. Passou-se da época dos coronéis (fazendeiros) para a época do agronegócio. E no aspecto religioso passou-se de uma religião intimista e individualista para uma fé transformadora das realidades sofredoras das grandes maiorias.

A Igreja foi deixando devagarinho essa fé individualista e assumindo aquilo que o Concílio Vaticano anunciou “aprouve a Deus salvar o ser humano não individualisticamente, mas em comunidade” (E.N. nº9).

Na época de 1970 tínhamos herdado duas vertentes da mesma herança: a herança escravocrata abolida em 1888 oficialmente mas continuada na prática nas fazendas do Maranhão. E a outra herança da ditadura militar que deixou as marcas e continuava impondo a ideologia do medo nas populações pobres para continuarem se sujeitando aos ricos e políticos e à sua ditadura.

Na época, os donos de terras usavam o braço do cabouco como máquina de enriquecimento. E como máquinas tratavam os moradores de suas terras, que não tinham nenhum direito, só o direito de obedecê-los e servi-los como seus únicos donos, com direito a prisão pela menor desobediência. Na realidade, a nação pouco contava, os fazendeiros eram a nação, a lei, o juiz e o tribunal. Na época tinha até fazendeiros que diziam “eu sou federal”.

Num ambiente assim, o medo era o combustível para manter o carro da história, e perpetuar o poder dos fazendeiros e coronéis. E ao mesmo tempo perpetuar a ignorância e a sujeição do povo. Alguma ou outra escola que tinha era na cozinha da professora. E esta era trazida diretamente da cidade pelo fazendeiro, e quando não servia mais aos seus interesses era logo despachada.

Em frente a esta situação começou um fermento como coisa pequenina e escondida no meio da massa fazendo a transformação. Foram as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), tanto no interior como na cidade. Justo, há 50 anos, em 1966 no norte do Maranhão, nas cidades de Tutóia e Barreirinhas. 

O povo começou a despertar na sua fé e nos seus direitos de cidadania. O nosso bispo dom Valdeci nestes dias assistiu uma celebração em Tabocas (Barreirinha) onde estava uma senhora dessa época e contou como naquela época começaram a viver unidos em comunidade: faziam roça comunitária para sobreviver em tempos de dívidas ao patrão, para fazer viagens, comprar Bíblias, e levantar a capela. 

Esse fermento foi se espalhando pelas outras paróquias. E há 46 anos (em 1970), chegou também em Chapadinha.

Um comerciante ambulante pelo interior que vendia remédios começou levando Bíblias nas suas bolsas para vender e dizia: Meus irmãos, está aqui um produto novo. É a Bíblia. E começou juntando o povo nos dias de domingo, lendo e explicando a Bíblia, e deixando assim  esse costume pelos povoados. Era o senhor Sebastião Alves.

Não demorou a reação dos fazendeiros, que viam nessa união e nas mensagens da Bíblia uma ameaça ao seu poderio. Começaram mandando para a cadeia os organizadores dessas comunidades que começavam surgindo. E como diz o ditado, quanto mais bate mais frutos dá, e as comunidades foram aumentando. 

Paróquia, entidades de direitos humanos, organismos criados pela CNBB como CPT, Caritas, juntos faziam a defesa e acolhimento das causas que iam surgindo. Passados 50 anos, de entre muitos espinhos brotaram os jardins de mais de 108 Comunidades , 54 na paróquia de NªSª das Dores e 54 na paróquia de Cristo Rei no município de Chapadinha.

Pouco a pouco, o católico foi entendendo que “ a vida só se ganha na doação” (Diretrizes da Igreja no Brasil, n.11). E que “o discípulo missionário encontra na atitude de alteridade e gratuidade as marcas que configuram a sua vida à de Jesus Cristo”. (Leigos e Leigas na sociedade e na Igreja, 11).

A abertura ao outro não é “um opcional”, mas uma condição necessária para a realização do ser humano” (Evangelho da alegria, 2).


O povo das comunidades foi aprendendo que era preciso rejeitar a tradição de uma religião individualista e intimista que pensava honrar a Deus pisando nos direitos dos irmãos. 

E aprendeu que a missão é assumir ao mesmo tempo os compromissos sócio-políticos transformadores das realidades sofredoras dos mais pobres (Cristãos leigos e leigas no Brasil, n.112)

                    NOTICIÁRIO


1)- Domingo passado foi o encerramento do Jubileu do ano santo da misericórdia. Nós da Paróquia de NªSª das Dores fomos em caminhada às seis da manhã para participar da missa das 07.00h do festejo da paróquia de Cristo Rei, fazendo esse sinal como encerramento do Jubileu.

2)- No dia 21 tivemos a reunião do clero da diocese, onde fomos informados pelo senhor bispo que após o Ano da Misericórdia celebraremos neste ano O ANO MARIANO, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de NªSª Aparecida nas águas do rio Paraíba. Durante este ano a imagem da Aparecida percorrerá as dioceses do Brasil e paróquias. Na diocese de Brejo será no mês de MAIO, que bênção!


25-26/11 – Celebração do Jubileu de 50 anos das CEBs na diocese de Brejo. Dia 25 150 participantes de todas as paróquias estiveram reunidos num seminário lá em Brejo. E no dia 26 ocorreu a grande romaria de todas as paróquias, com mais de 3 mil participantes, encerrando com a grande missa na praça em frente da catedral. Também tinha 02 representantes de todas as dioceses do Maranhão.

4)- Os ministros da Eucaristia teremos reunião na 1ª sexta feira de dezembro, dia 02/12.

5)- Os colegiados no dia 06/12, a primeira terça feira.

6)- Ontem, último sábado foi o Encontrão da P. Familiar assessorado pela Ir. Antônia Elda, do Instituto Farina, sobre a Alegria do Evangelho.

7)- A PJ comemorou nesta semana, de 25 a 27 o DNJ, com variado programa. Hoje, neste domingo tem Show de calouros após a santa Missa das 20.00h, na praça do estacionamento Contamos com sua presença.

8)- A igreja de São Francisco do Bairro da Cruz já vai quase no meio das paredes. Você que quer colaborar deixe sua oferta para a nova igreja na Secretaria paroquial.

9)- PROGRAMAÇÃO DO NATAL: Missa do galo às 22.00h (10 da noite), com o CORAL NªSª DAS DORES; Missas do dia de Natal: 08.00h e 10.00h, e 20.00h;  Casamentos: depois da missa das 08.00h; Batizados dos Catequizandos: dia de Natal às 15.00h; Batismos de crianças: 17.00h; Comunhão Solene: na missa das 10.00h; Confissões dos pais e padrinhos: dia 22. Confissão da Comunhão solene: dia 23. Reunião: dia 22 e 23 às 17.30h

Desde os fundamentos, o nova igreja de São Francisco co Bairro da Cruz vai subindo




sábado, 19 de novembro de 2016

O rei Jesus, o rei Pelé, e nós



No final da Copa de 1958, ao receber os cumprimentos do rei Gustav da Suécia, Pelé colocou a mão no ombro do rei. Os comentaristas esportivos num primeiro momento, escandalizaram-se com a quebra do protocolo pois, ninguém podia tocar o rei. Logo em seguida, concluem: “Não faz mal! Hoje ele é o rei!” A  partir de então, Pelé passou a ser chamado rei do futebol.

Com o título de rei, quantos meninos e jovens, e não só, o ei Pelé já levou a uma transformação, levando os a uma paixão pelo futebol?

Justamente, o Papa Pio XI instituiu a solenidade de Cristo Rei para incentivar os cristãos a fazer da presença de Cristo no mundo uma força de transformação.

O objetivo é trazer ao nosso mundo o reinado de Deus com os critérios de Jesus Cristo seguindo aquele refrão do P.Zezinho: "Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou”

O que implica amar como Jesus amou? Implica ter aquele coração grande onde cabem todos os seres humanos de qualquer condição e sem preconceitos. Amar e servir. Fazer-se o último no lugar dos últimos.

Implica colocar Jesus no meu lugar. Se Jesus fosse um filho (e foi), como amaria os pais e irmãos? Se Jesus namorasse como seria o trato com a namorada? Se Jesus fosse casado como seria o trato com a sua mulher? Se Jesus fosse um patrão como seria o trato com os funcionários? Se fosse um prefeito de uma cidade? Um vereador, um...um...?

E o que implica pensar como Jesus pensou? Como Jesus pensava de mim e de ti? O que pensava dele mesmo? O que pensava dos pecadores? E dos justos? O que pensava dos filhos? E das filhas? E dos pais? E dos patrões? E dos funcionários? E das crianças? E dos pobres? E dos ricos? E dos políticos?

Temos todos uma tarefa, nós que aceitamos Jesus como nosso salvador: amar como Jesus amava, pensar como Jesus pensava.

Deste jeito seremos também o rosto divino do homem e o rosto humano de Deus. Quem via Jesus via nele o rosto divino do homem. Assim, quem vir a mim e a ti deverão ver também o rosto divino do homem, gravado em mim e em ti.

Quem via Jesus via o rosto humano de Deus. Também assim deverão ver em mim e em ti o rosto humano de Deus, Deus com rosto humano.

Foi assim que Jesus disse  a um criminoso arrependido que estava morrendo ao seu lado: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Hoje estarás comendo e bebendo em meu reino. É o último “hoje” tão presente nos lábios de Jesus. “ Hoje se cumpre esta palavra”; hoje devo me hospedar em tua casa”; “hoje a salvação entrou nesta casa”; “Hoje”, morrendo na cruz, Jesus toma posse do seu reinado. E os sofredores com o rosto sofrido igual ao de Jesus são os primeiros.

O reinado de Cristo, vale dizer, o rosto de Cristo há de chegar ao nosso mundo por meio das pequenas coisas de cada dia, escondidas, ignoradas, relegadas à humilhação do esquecimento, tal como a morte na cruz foi preparada pelas coisas pequenas de cada dia da vida de Jesus.

             NOTICIÁRIO

1)- Neste domingo, 20, dia de CRISTO REI, encerra o festejo da Paróquia de Cristo Rei, com a santa missa às 07.00h e 10.00h, e Procissão às 16.00h seguida de show de prêmios. Na matriz de N.S. das Dores só tem a missa das 10.00h e das 20.00h. Não tem a missa das 08.00h porque iremos da missa das 07.00 com caminhada saindo às 06.00h da igreja de NªSª das Dores como foi combinado no CPP. É assim também o nosso ato de encerramento do Ano da Misericórdia.

2)- Terça feira passada, 15, após  a tarde de formação sobre o Dízimo tivemos a notícia do acidente  ocorrido com o Padre Isaque da Paróquia de Água Doce de nossa diocese de Brejo. Fraturou a mão direita, e uma irmã dele fraturou a clavícula, e um dos ocupantes (Francisco da Paz) teve falecimento. Dona Gnu, secretária desta paróquia acolheu ela para banho e dormida na residência de sua mãe, vizinha ao hospital, e o sr. Pirrita, e Lindomar, Chico da Coab, Ana Lúcia e eu P.Casimiro procuramos estar sempre presentes. 

O sr. Bispo que estava numa reunião com os bispos da Amazônia adiantou a viagem de volta para cuidar também da situação. O padre foi completar os tratamentos em São Luís por conta do plano de saúde.

3)- Teve no dia 14 a reunião de formação de coordenadores dos grupos de jovens da paróquia de N.S das Dores. Como coordenadores paroquiais ficaram Washington Costa (comunidade  Santa Terezinha), e Diolanda Menezes (comunidade de São Pedro). Agradecemos aos assessores Bernardo e Manin.

4)- No dia 13 teve encontro diocesano da PJ na cidade do Brejo, e teve eleição da coordenação diocesana que ficou assim: 1º coordenador: Juninho (Chapadinha); 2º coord= Zé de Coelho Neto; 1ª sec=Dany, de Tutoia; 2ª sec= Marcos, de S.Quitéria; 1º tesoureiro= Gildemar, de Buriti; 2º tes= Ezequiel (U.Santos).

5)- Nesta 6ªfeira, 25 inicia o Jubileu dos 50 anos das CEBs de nossa diocese de Brejo, com um Seminário para fazer a memória histórica destes 50 anos de vida da Diocese. Horário: às 08.30 da manhã, encerrando no dia 26 com Caminhada e grande Celebração eucarística na Catedral com os romeiros de todas as paróquia da diocese. De cada paróquia, neste sábado seguirão para a diocese 5 ou seis ônibus para o evento, juntando-se aos participantes do Seminário. É momento especial e histórico dos avanços, lutas e vitórias destes 50 anos de vida Paróquias de toda a diocese.


Transcrevemos a CONVOCATÓRIA do nosso bispo diocesano dom Valdeci:
Diocese de Brejo (MA), 09 de novembro de 2016
Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas:
É com grande alegria que estamos celebrando 50 de anos das Comunidades Eclesiais de Base na nossa Diocese e em todo o Maranhão. As CEBs é esta marca profunda de comunhão, solidariedade, partilha e profetismo que nos ajuda a caminhar com um olho na Bíblia e outro na realidade. As CEBs, “Inspirando-se nos ensinamentos do Concílio, tornaram-se instrumentos da construção do reino e concretização das esperanças de nosso povo” (doc. 25 CNBB).
O Jubileu dos 50 anos das CEbs traz como Tema: CEBs 50 anos de caminhada, lutas e esperança à serviço da vida e como Lema: “Eu te louvo Pai Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”( Lc 10,21). Com esta motivação convidamos todos e todas para este grande acontecimento em nossa Igreja.
Programação
Dia 25 a 26 de novembro. Dia 25 às 8:30 até dia 26 ao meio dia teremos a realização do nosso seminário sobre a caminhada das Ceb’s. Na parte da tarde do dia 26 será a Romaria das Ceb’s com a concentração a partir das 15:00 na Comunidade Santa Clara no Bairro Guanabara encerrando com a celebração Eucarística na Igreja Catedral.
Local: Centro de Formação Antigo Seminário- Brejo
Assessores: João Maria e Marta Bispo
Tema: CEBs 50 anos de caminhada, lutas e esperança a serviço da vida.
Contribuição: R$ 15,00 por pessoa e mais uma colaboração de alimentos não perecíveis ou em espécie.
Nº de participantes: 5 pessoa por Paróquia e Área Pastoral.
Obs: trazer Bíblia, caneta caderno, rede e cordas e muita disposição para participar do seminário.
Para Romaria de sábado a tarde convidamos todos e todas que poderem chegar a partir das 15:00 na Comunidade Guanabara.
“gente simples, fazendo coisas pequenas, em grandes lugares pouco importantes conseguem mudanças extraordinárias” (provérbio africano).
                              Com as bênçãos do Deus misericordioso
                Dom José Valdeci Santos Mendes (bispo diocesano)

As paredes da igreja de São Francisco do Bairro da Cruz estão saindo do chão. Veja fotos: