sábado, 7 de janeiro de 2017

Uma luz no fim do túnel – As luzes da fé e as luzes dos palácios



Chegou o ano 2017. Tem uma estrela a nos guiar. O Brasil tem uma luz no fim do túnel. 

Será que continuaremos lutando contra a corrupção, ou iremos esmorecer diante do acúmulo da tantas dificuldades? Somos da opinião de um importante símbolo da comunicação : “Ou o Brasil acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil”.
Tomara que essa estrela continue orientando as mentes de importantes magistrados brasileiros.

Um dia também um menino que não era lá do centro do poder, mas da periferia, como que decretou o fim das corrupções que reinavam em Jerusalém. E escolheu o caminho da não violência. As armas dele eram diferentes das armas dos romanos e dos judeus: nem o poder das armas, e nem o poder da lei.

Após as luzes do Natal, na liturgia aparece outra luz, outra estrela: a estrela da simbologia dos reis magos, significando um povo que estava cansado dos romanos e do controle dos judeus. Por isso eles sentiram-se decepcionados com Herodes, quando encontraram outra opção de vida naquele menino, e “seguiram por outro caminho”(Mt. 2,32). 

Em toda a narrativa  simbólica dos reis magos, encontra-se em resumo tudo o que Jesus vai enfrentar ao longo de sua vida: fúria e perseguição do poder político, indiferença e rejeição do poder religioso. 

No centro do túnel do poder o que predomina são as trevas: perseguição, morte, corrupção, toda espécie de falcatruas, onde tudo vale para não perder o poder. Pelo contrário, quando nos deixamos guiar pela estrela da fé encontramos Jesus e uma nova opção de vida.

Na história, ou estória dos reis magos encontramos os povos marginalizados que não pertenciam nem aos romanos e nem aos judeus. Nem a uns e nem a outros, e desprezados pelos dois poderes, e mormente  pelos judeus por serem pagãos. 

Com essa história Deus veio colocar o mundo de ponta cabeça. A salvação nem vem pelas armas e nem pelo domínio de uma religião que só se apoia na lei, mas pelo amor, e em nos reconhecermos e assumirmos como irmãos.

ANO MARIANO

O ano 2016 foi o ano da misericórdia. Este ano 2017 é o ano mariano. Em comemoração dos 300 anos da Aparecida, 1717-2017. E de quebra também 100 anos das aparições  de Fátima: 1917-2017.

A estrela que nos orientará neste ano: cultivar e progredir na devoção a Maria. Propomos que dois meses antes do Festejo da Padroeira a imagem de NªSª Aparecida possa visitar todas as comunidades da Paróquia de N.S.das Dores, portanto, a começar já em 05 de Julho até 05 de Setembro.

Por outro lado, o Tema da 5ªedição do BOTE FÉ 2017 está sendo escolhido BOTE FÉ ADORAI. E o subtema: COM MARIA ADORAI. Porquê? Porque Maria nos ensinou a adorar: “ a minha alma glorifica o Senhor” (Lc.1,46). 

Glorificar quer dizer justamente dar glórias, engrandecer, adorar. Foi o primeiro grito dela ao ser proclamada bem-aventurada por santa Isabel. Não ficou com as homenagens para ela, mas as devolveu ao Senhor, a Deus. E adorou o Senhor, o Filho que portou nove meses no seu seio antes de aparecer no mundo. Maria, a primeira adoradora.

Neste sentido estamos fazendo uma cartilha que funcionará como preparação para o BOTE FÉ e para o Festejo.

PREPARAÇÃO PARA A CRISMA

Neste ano, seguindo as prioridades elaboradas na assembleia paroquial, vamos dar prioridade ao sacramento da CRISMA. Faremos duas sessões de Crisma: uma para os catequizandos que frequentaram o curso de Crisma, que será  no mês de Março, e outra para todos casados que ainda não tiveram a oportunidade do sacramento, lá mais para o segundo semestre, no mês de Outubro.
Para isso pedimos que façam sua inscrição nas capelas dos bairros e aqui no Centro, para começar os encontros de formação. Pelo menos duas vezes no mês, bom era que fosse todas as semanas, ao cuidado das Comunidades. A mesma coisa para o interior.

PRIMEIRO JUBILEU DAS SMP

Após um ano de termos vivenciado a Grande Semana Missionária, é o momento de celebrarmos este grande jubileu com os seguintes eventos

1)- Um dia “D” no dia 14/01 com a participação dos membros de todas as equipes de cada comunidade, também missionários e missionárias sem faltar uma comunidade; 

2)- Um retiro espiritual no dia 21 e 22/01, com os missionários e missionárias das Comunidades de todas as Capelas,  e com a participação de dois missionários ou missionárias de cada Comunidade do interior. E os dias 27-28-29 serão dias de celebrações nas Capelas, cafés comunitários etc, encerrado com uma grande caminhada no domingo dia 29 último domingo de  Janeiro.(da Carta do COMIPA)

NOTICIÁRIO

1)- Hoje é dia de Profissão de Fé na nossa Paróquia, na missa das 10.00h. Parabenizamos o grupo da Profissão que hoje fazem seu compromisso consciente de fé e obras diante do Santíssimo e diante de toda a comunidade, para que possam mostrar diante do mundo sua qualidade de seguidores de Jesus Cristo. 

Por isso cada um deles vai declarar com a mão na Bíblia “eu aceito Jesus como meu Salvador e a Santa Igreja até a morte e diante de todo mundo”.

2)- Hoje também é a missa da recepção das Irmãs da Caridade no horário das 20.00h. Parabenizamos a Congregação das Irmãs da Caridade de Montreal que durante mais de vinte anos já trabalharam nesta paróquia quando era só a Paróquia de NªSª das Dores, e agora estão voltando, na pessoa da Ir.Vivi e Ir. Fátima. Parabéns.

3)- Hoje tem exposição do Santíssimo em vez do domingo passado, por conta de ser o dia de Ano Novo. Cada grupo e pastoral cuidem de seu horário.

4)-Telhado do refeitório do Rincão: Nesta semana, eu estava chegando do interior e olhei nas postagens que o telhado do refeitório do Rincão tinha desabado. Quando fui olhar vi que a estrutura cedeu, e olhei que o prejuízo ia ser de 20 mil reais. 

Já estamos providenciando e em vez da telha de cerâmica iremos fazer a cobertura com telhas de brasilite.  Foram poucas  que quebraram, o telhado caiu junto no chão, e também as madeiras não sofreram dano. 

As programações que estavam para ser feitas nestes dias seguintes poderão continuar porque nesta semana estará  tudo de pé, se Deus quiser. Na cozinha e nos móveis e até no bebedouro não teve dano nenhum. A quem contribuir com alguma ajuda para esses trabalhos desde já agradecemos.

5)- Nesta 3ª dia 10 terá a reunião do CPP, no novo horário das 19.00h. Agradecemos a todos que não esqueçam.

6)- Próximo domingo dia 15 a PJ terá um dia de formação e de lazer no Rincão, da cidade e do interior. À noite participarão na abertura da apresentação do CORAL de NªSª das Dores com a dança do Flash Mob. Fique atento porque vai ser bom.

7)- Nesse mesmo dia 15, após o Flash Mob da PJ será a apresentação do Coral de NªSª das Dores (conserto de Natal). A santa missa nesse dia será no final da apresentação, que não vai levar mais de meia hora, por conta do horário.

8)- Informamos que o CORAL NªSª das Dores canta em casamentos e missas especiais, contatos: 991.468489 e: 992059136. Obs: comunicar com um mês de antecedência, preços a contratar. Agradece o CORAL.

9)- Sábado, dia 14 será o dia “D” do jubileu das SMP. As comunidades farão visitas, cafés comunitários ao jeito das SMP para comemorar o primeiro jubileu e dar continuidade à missão. Fique atento.

10)- Nos dias 21 e 22 acontecerá o retiro missionário para o povo da cidade e do interior no Rincão, como estava programado. Seja um missionário, não deixe a chama se apagar.


11)- Dias 27-28-29 será o grande evento para encerrar as comemorações do primeiro jubileu. Haverá celebrações nos dias 27 e 28, e a grande caminhada missionária no dia 29, domingo encerrando com a celebração da santa missa. Fique atento. Não deixe a chama se apagar. Confira O COMUNICADO anterior, PRIMEIRO JUBILEU DAS SMP. 

( Veja imagens do RINCÃO BOA NOVA,  as últimas duas fotos são do trecho do telhado que caiu devido ao vendaval do 1º de Janeiro, e que já estão em fase de reconstrução).




sábado, 31 de dezembro de 2016

Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz Jesus a Bênção de Deus por excelência



No início  do ano a Liturgia da Igreja invoca a bênção de Deus. No Antigo Testamento bênção significava armazéns cheios, gado gordo no pasto, dívidas pagas.

No Novo Testamento Jesus é a bênção de Deus, bênção que é filiação e herança divina para toda a humanidade. (Gál. 4,5).

Assim, em vez de celeiros cheios, e bois e dívidas, temos o céu com seus celeiros, e fartura e perdões pagos.

Por isso é que a humanidade de hoje se divide em quem opta pelos celeiros e mensalões e os que aceitamos Jesus como nosso salvador.  Eu aceito, e você?

RETROSPECTIVA


Encerrando este ano de 2016, dá alegria botar um olhar de retrospectiva por tantas graças e bênçãos colhidas durante esses 365 dias. E do nosso coração só pode brotar uma oração: Muito obrigado Senhor, pela vida, pelos amigos, pela saúde, pelo pão de cada dia e pela fé de cada dia.

E ao mesmo tempo agradecemos às entidades e amigos que levaram conosco o barco no trajeto deste ano que nos leva a boas águas para o ano que se aproxima 2017.

Assim agradecemos ao CAP, CAEP, CPP, COMIPA, Coordenadores e pregadores, Secretários, Tesoureiros, PASTORAIS E MOVIMENTOS, ACÓLITOS, PASTORAL DA JUVENTUDE, PASTORAL FAMILIAR, PASTORAL DO DÍZIMO, e DIZIMISTAS, SOBRIEDADE, LEGIÃO DE MARIA, APOSTOLADO DA ORAÇÃO, HOMENS E MULHERES DO TERÇO, RCC. APOSTOLADO DO TERÇO, SHALON, CATEQUISTAS E COORDENADORES DAS CATEQUESES, MINISTÉRIOS DE MÚSICA E GRUPOS DE LITURGIA, CORAL DE NªSª DAS DORES,  EQUIPES DAS SMP (SANTAS MISSÕES POPULARES). MISSIONÁRIOS MIRINS E IAM’s, SECRETARIA PAROQUIAL, EQUIPES DE LIMPEZA E ARRANJOS, EQUIPE DE TRABALHADORES DA PARÓQUIA, E MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA.

Para todos  nossos agradecimentos pela alegria de trabalharmos juntos neste ano. E um muito FELIZ ANO NOVO 2017, onde iremos trabalhar ainda com mais fé e mais garra porque o porto de chegada ainda vai longe e nossas tarefas ainda não acabaram, e o Senhor ainda nos convida para mais tarefas. Ao mesmo tempo que dou meus agradecimentos por trabalharmos juntos peço  que aceitem também minhas desculpas por limitações e ofensas de minha parte. “Estamos em construção” (Papa Francisco).

Nossos votos também para as Autoridades Municipais, Secretarias e Departamentos, e muito especialmente para o 16 BPM, a entidade mantenedora da ordem e respeito, e por seus programas em prol da Juventude de Chapadinha, como o PROERD. Assim também como ao poder judiciário. 

Ficam portanto aqui os meus votos natalícios ao PODER LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, mormente ao Prefeito municipal pela tomada de posse neste primeiro de Janeiro 2017. E a todo cidadão amigo e irmão de Chapadinha, como aos irmãos e irmãs das outras Igrejas Irmãs e santas como aquela que nós representamos. UM FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO.

FINAL DO ANO COM O PAPA FRANCISCO


Durante a nossa vida causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos.

Nas esquinas da vida pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos.

Nas relações mais próximas agredimos sem intenção ou intencionalmente. Mas agredimos. Não respeitamos o tempo do outro, a história do outro. Parece que mundo gira em torno de nossos desejos, o outro é apenas um detalhe.

E, assim, vamos causando transtornos. Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos, mas em construção.

Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma. O outro também está em construção e também nos causa transtornos. E, às vezes, um tijolo cai e nos machuca.

Outras vezes é a cal ou o cimento que sujam nosso rosto. E quando não é um é outro. E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, e assim como os outros que convivem conosco também têm de fazer.

Os erros dos outros, os nossos erros. Os meus erros, os erros dos outros. Esta é a conclusão: Todas as pessoas erram. A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade humana e cristã, é o perdão.

Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras. É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários.

Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante. Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado. E será um desperdício.

O convite que faço é que você experimente a beleza do perdão. É um banho na alma! Deixa leve! Se eu errei, se o magoei, se eu julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos...Estou em construção” (Papa Francisco).

NOTICIÁRIO

1)- Dia 03, 3ª feira, reunião dos COLEGIADOS, às 19.30h

2)- Dia 07, sábado, temos a reunião do Dízimo, para fechar as conclusões da formação anterior. Início: às 14.00h.

3)- Dia 08, próximo domingo, missa de recepção das Irmãs da Caridade, Ir. Vivi e Ir. Fátima, que irão morar na residência do Bairro do Campo Velho, casa deixada pelas Irmãs Criaditas. Horário, às 20.00h

4)- Dia 10, 3ª feira da outra semana, reunião do CPP, em novo horário. Horário às 19.00h

5)- O Coral de NªSª das Dores, fez uma surpresa no aniversário da Prof. Nony Braga em seu aniversário do dia 28. Parabéns Professora.
Informamos que o Coral NªSª das Dores canta em casamentos e missas especiais, contatos: 991468489, e 992059136. Obs: comunicar com 01 mês de antecedência, preços a contratar. 


O CORAL de NªSª das Dores prestigiando o aniversário da Prof. Nony Braga
 
Prof. Nony assistindo o Coral de NªSªdas Dores





 a

sábado, 24 de dezembro de 2016

Votos de FELIZ NATAL



“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, para que todos recebêssemos a filiação  adotiva. E porque somos filhos, somos também herdeiros, por graça de Deus”(Gál.4,4)

É Natal. É tempo de família. De filiação adotiva. De herança. De agradecer que somos herdeiros. Tempo de celebrar a graça. De abraçar quem deu a graça. De abraçar quem a recebe. Celebrar o Pai e os adotados. 

E no meio está o Filho biológico. Deus enviou o seu Filho para que recebêssemos a filiação adotiva e a herança. Para quê o filho de Deus foi enviado? Para a adoção nossa, e para ganharmos a herança. “Veja que grande prova de amor nos deu o Pai, de sermos chamados seus filhos; e nós o somos” (1Jo.3,1).

A Terra ficou unida com o céu. A família do céu está na terra, e a família da terra está no céu. “ Não sei se a terra subiu ou se o céu desceu”. Uma só coisa, uma só família, um só lugar, uma só alegria, uma só festa. Um só mundo: chinês, japonês, do mar, da terra, do espaço, do Brasil.

Nesta hora não tem rico, não tem pobre, não tem língua e nem gringo. É tudo família. Tem Papai Noel, tem trenó, tem estrela, e tem árvore do Natal. Tem sonhos, e lembranças, e presentes, e desejos. Para que o mundo seja irmão, e feliz, e 
cheio de luz como a noite de NATAL. E os corações se amem, se abracem, se perdoem.

É neste sentido que eu quero abraçar e ser perdoado no abraço do Natal. Do outro Natal até este, alguém devo ter ofendido. Desculpas eu peço. 

E quero dar meus votos de FELIZ NATAL  a você que lê e você que não lê; a vocês da Igreja e das tarefas, que levam comigo , e eu com vocês, as tarefas e as reuniões de cada mês ou cada semana: 

CAP, CAEP, COMIPA, COLEGIADOS, CPP, COMUNIDADES e ministérios, PASTORAIS DA FAMÍLIA E DA PJ, PASTORAL DO BATISMO, PASTORAL DO DIZIMO E DIZIMISTAS PASTORAL DA SOBRIEDADE E PASTORAL CARCERÁRIA, ACÓLITOS, RCC E SHALON, Ministérios de Música e BANDAS, Leitores e Pregadores, CATEQUISTAS e Grupos da LEGIÃO DE MARIA E A. DA ORAÇÃO, LITURGIA e APOSTOLADO DO TERÇO, MINISTROS DA EUCARISTIA, HOMENS DO TERÇO e MULHERES que salvam pelo Terço, de MIL Ave Marias ou só da AVE MARIA, IAM E MIRINS que são da MISSÃO.

Também meus votos de NATAL FELIZ para a sociedade civil organizada em serviços de Executivo, Legislativo e Judiciário,  prestando os serviços da Ordem pública ao cidadão. Assim como os executivos da ordem pública como PMs (16 BPMM), Delegacias, GUARDA MUNICIPAL e AGENTES de Trânsito.

Para todo cidadão igual nós que vive do seu trabalho de cada dia, GARIS, VÁRIAS LIMPEZAS e trabalhos de nossa cidade, nossos VOTOS  dados de coração. FELIZ NATAL IRMÃO.


                   Natal do papa Francisco.


Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto, se faz necessário o silêncio para que se consiga ouvir a voz do  Amor.

NATAL é você quando se dispõe, todos os dias a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma;

O pinheiro do NATAL é você quando, com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida;

Você é a DECORAÇÃO do Natal quando, suas virtudes são CORES que em enfeitam sua vida;

Você é o SINO do Natal quando chama, congrega, reúne.

A LUZ do Natal é você quando  com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser LUZ a iluminar o caminho dos outros;

Você é o ANJO DO NATAL quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor;

A ESTRELA-GUIA do Natal é você quando consegue levar alguém ao encontro do Senhor;

Você será os REIS MAGOS quando conseguir dar de presente o melhor de si mesmo, indistintamente a todos;

A MÚSICA DO NATAL é você quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano;

O CARTÃO DE NATAL é você quando a bondade está escrita no gesto de amor de suas mãos;

Você será os VOTOS DE “FELIZ NATAL” quando perdoar, restabelecendo de novo a paz, mesmo a custo de sue próprio sacrifício;

A CEIA DE NATAL é você quando sacia de pão e esperança qualquer carente ao seu lado;

Você é a NOITE DE NATAL quando, consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, recebe o Salvador do Mundo;

Um FELIZ NATAL a todos que procuram assemelhar-se com este NATAL
(PAPA FRANCISCO)


          NOTICIÁRIO


1)- PROGRAMAÇÃO DO NATAL: Missa do galo às 22.00h (10 da noite), com o CORAL NªSª DAS DORES. Missas do dia de Natal: 08.00h e 10.00h, e 20.00h.  Casamentos: depois da missa das 08.00h. Batizados (adultos): dia de Natal às 15.00h. Batismos de crianças: 17.00h.

2- MISSAS DA PASSAGEM DO ANO: - A missa da passagem do ano- dia 31- será às 20.00h, (oito da noite). Dia 1º de Janeiro: às 08.00h; às 10.00h e às 20.00h só na MATRIZ. A missa das 20.00h do dia 1º de Janeiro será a missa de ação de graças pela tomada de posse do novo Prefeito Dr. Magno Bacelar.

3)- PASTORAL DO BATISMO (Preparadores do batismo). Tivemos reunião terça feira passa, dia 20, como foi anunciado. Ficou bem definido que de Janeiro de 2017 em diante só serão admitidos pais e padrinhos que participarem das três reuniões, aliás como já vínhamos fazendo. Pais que não são casados deverão esperar para matricular a criança na catequese para depois batizar (Diretório diocesano dos Sacramentos, pg, 24). Padrinhos deverão ser casados também. Nessa reunião faltaram as comunidades de Santa Teresinha, São Francisco e Santana.

Obs: A próxima reunião seria no dia 22/01, mas como é o  retiro do Jubileu das SMP e também visita na comunidade da Tiúba, ficará para 23/01, 2ªfeira seguinte Tome nota.





sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

De um grito de guerra à construção de um monumento de fé



Antigamente, as guerras faziam parte da vida cotidiana dos povos, digamos, como hoje o futebol. E eram o esporte preferido e único dos reis, e seu passatempo. “No retorno do ano, na época em que os reis costumam fazer a guerra, Davi enviou Joab, e com ele a sua guarda e todo Israel e eles massacraram os amonitas” (II Sam.11,1)

Neste sentido, cada povo tinha o seu grito distintivo de avançar para o ataque. O grito distintivo de Israel era “emanú”. O comandante gritava “emanú” e os saldados respondiam                                                       ‘El”, que significava: “quem está conosco?” Resposta “Deus”. Daí veio a palavra Emanuel. Saí em diante, “Emanuel”, de um simples grito de guerra passou a significar verdadeira presença de Deus no meio do povo.

Na época do primeiro Isaías, o rei Acaz estava acuado e ameaçado por dois reinos e  e dois reis que iriam avançar contra ele: o reino do norte e o reino da Síria. O profeta então correu para dar-lhe conselhos e coragem. 

Na verdade, com essa história o profeta mudou o nome de um filho do rei para Emanuel, que seria o mesmo nome das vitórias das guerras. 

Foi o  passo para fazer o paralelo para épocas futuras, quando apareceu o mensageiro do céu à mãe de Jesus, e que o filho Jesus seria o grito de todas as lutas e de todas as vitórias. 

Não é sem motivo que NªSª Senhora é invocada domo Nossa Senhora da Vitória, NªSª da Ajuda, do Amparo, do Socorro, Auxiliadora, da Boa Hora, da Boa Viagem, do Bom Conselho, do Bom Despacho, do Bom Sucesso, da Esperança, da Luz, da Consolação, dos Desamparados, Desatadora dos Nós, das Dores, da Piedade, da Estrela, Rainha, da Glória, N.S. da Glória, da Lampadosa, do Livramento, das Mercês, da Misericórdia, dos Navegantes, dos Remédios, da Saúde.

E digamos, não foi só em vida que Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, também na cruz e na morte. O grito abafado na cruz e escondido na morte fez-se ecoar quando Deus o ressuscitou ao terceiro dia. E, como frisa e evangelho, “segundo as escrituras”. Porque segundo as Escrituras, o grito da vitória de “Emanuel” estava-lhe garantido.

Lembremos que o Evangelho de Mateus é um evangelho de judeus cristãos. E foi nessa linha e nessa tradição, e com base nessa história que eles transmitiram essa teologia. 

Por isso, ao nome de Jesus que quer dizer “Deus salva”, foi aplicado o de “Emanuel”, Deus está conosco”. E ainda, o anjo falou que “ele vai salvar seu povo”. Seu povo de quê? Do poder romano? Dos dirigentes corruptos? 

Não somente o seu povo judeu, mas o povo, mas o povo de Jesus abrangendo todas as nações e todos os poderes e corrupções.

O Filho da Virgem Mãe será chamado Emanuel. Se no diálogo de Isaías com Acas esse nome poderia lembrar apenas um grito de guerra, aqui tem significado pleno. 

Ele é Deus conosco, não apenas nos dando forças, mas também sendo a presença de Deus no meio da humanidade, Deus que vem caminhar com todos os lutadores. Jesus é a presença vitoriosa de Deus.


         
           NOTICIÁRIO


1)- Estamos a uma semana do Natal, e na reta final do fim do ano. É hora de ir colocando as coisas em dias para que o final do ano não nos surpreenda nas nossas programações. Assim por exemplo, a reunião do CPP que costumava ser no 2º domingo de cada mês vai ser agora na segunda semana, na 3ªfeira da segunda semana de cada mês a começar de Janeiro de 2017, às 19.00h. Então a próxima vai ser no dia 10/01/17. 

Na reunião deste mês do dia 11 faltaram: Past. Familiar, RCC, Shallon, CAEP, CAEs dos Bairros e A. Oração. Apelamos para dar prioridade aos programas paroquiais.

2)- Reunião sobre o dízimo, 07/01/17, toda a tarde.

3)- Colegiado, reunião: 03/01/17

4)- As Irmãs da Caridade estarão vindo para Chapadinha, morando no Bairro de S.Pedro, (Campo Velho), na casa que deixaram as Criaditas. A missa de recepção será no 2º domingo de Janeiro, 08/01/17, às 20.00h. Aguadamos a Ir. Vivi (Elvidia) e Ir. Fátima

5)-Pastoral da Juventude (PJ): Convidamos 04 jovens da coordenação de cada Bairro: Santa Teresinha, S. Antônio, Santana, Tigela, e São Pedro, para uma reunião no CBNET, amanhã, dia 19 às 19.30h, a fim de planejar um dia de lazer, que acontecerá no dia 08/01/17, como ficou combinado na reunião que tivemos no passado dia 13. Não pode faltar. Você é muito importante.

6)- Conserto do Natal: O Coral de NªSª das Dores fará uma Apresentação, (Conserto de Natal), no dia 15/01. Será na praça do estacionamento da matriz. Horário, após a missa das 20.00h, que será mais breve. A lanchonete estará funcionando.

7)- A missa da passagem do ano—dia 31- será às 20.00h, (oito da noite). No dia 1º de Janeiro as missas serão como no dia de NATAL: às 08.00h; às 10.00h e às 20.00h só na MATRIZ. A missa das 20.00h do dia 1º de Janeiro será a missa de ação de graças pela tomada de posse do novo Prefeito Dr. Magno Bacelar.

8)- Festejo de NªSª do Bom Parto, encerra hoje com a santa Missa às 09.00h e procissão pelas ruas do Bairro da Tigela, às 16.00h

9)- Dia 20, 3ªfeira: reunião das Equipes de preparação de batismo, horário, às 19.30h.

10)- Chegaram para férias os seminaristas Jerry Lima, Gerre Adriano, e Marcos. Vamos precisar muito de sua presença e sua colaboração nas comunidades e na Matriz. Sejam bem-vindos.

11)- Convite do LOUVOR MIX: A Equipe do LOUVOR MIX convida a todos os grupos, pastorais, movimentos e comunidades para participar do ANIVERSÁRIO de 11 anos da Equipe LOUVOR MIX na evangelização. Acólitos, PJ, grupos de jovens, GO da RCC, com. Shalon, Pastoral da FAMÍLIA, e todas as pastorais participem conosco deste momento especial “Cristoteca – a FESTA –“. Neste domingo dia 18 de dezembro às 19.30h no RINCÃO BOA NOVA.

Patrocinadores: Ver. Nildinha Teles, Paiva Art’Jóias e Ótica, Marlene Roque, Projeto  Real Brasil. Contamos com a presença e apoio de tods neste grande evanto. Um grande abraço da Equipe LOUVOR MIX – Chapadinha-Ma

sábado, 10 de dezembro de 2016

Contar milagres era costume na Antiguuidade



Tanto nos Atos dos Apóstolos, como nos evangelhos, e assim em todo o Antigo Testamento nos deparamos a cada passo com milagres que, contados hoje teriam outra redação. Aí, inconscientemente, nos perguntamos sobre os pensamentos remotos daquela época e o significado real  para a vida atual. E nos damos conta da diferença da distância histórica que nos separa.

Basta lembrar um dado acontecimento acontecido na nossa infância, o jeito como nós interpretávamos, e como o interpretamos agora como crescidos e como estudados mais. Será a mesma coisa?

A este propósito, é bom lembrar que havia uma literatura greco-romana que falava sobre pessoas em que se tornava visível uma força divina. Falavam sobre homens que eram exorcistas, e curandeiros, às vezes ressuscitavam mortos. Nasceram também miraculosamente do próprio Deus, muitas vezes virginalmente (isto é, eram divinos). Depois da morte eram “arrebatados” dentre os humanos e “assumidos” junto aos seres divinos, e não raramente apareciam depois aos seus íntimos e admiradores. 

Essa literatura influenciou as narrativas da vida de Jesus, e depois também dos Santos”(E. Schllebeeckx, 425).

Os judeus de língua grega, educados com tais ideias, ao ouvirem a mensagem de Jesus e ao se tornarem cristãos, sentiram-se plenamente motivados para interpretarem Jesus no quadro do padrão helenista que eles conheciam. João e Lucas usaram muito essa cristologia assim chamada aretológica.

Assim nos vamos dando conta que nos evangelhos fala-se sobre certas ações de Jesus como “sinais” e “atos de poder”, ou simplesmente “obras de Cristo”. Significa portanto que assim como Deus ajudou pessoas de fé antigamente, assim ele fez a mesma coisa agora com Jesus de Nazaré.

Aí entra outra ideia, o amor. Para os que amavam Jesus, a ação era de Deus, para quem não amava, era do demônio. Como naquela época o mundo estava dividido entre o “poder do maligno” e o “poder de Deus”, a questão era como Jesus agia, diante de qual poder estava agindo, porque todas as doenças era atribuídas ao poder do maligno.

Em muitos casos, a própria atuação e manifestação de Jesus já eram consideradas pelos poderes do mal como “agressão” a eles, dizendo “vieste para nos perder, Jesus de Nazaré?” (Mc. 1,23). Porquê? Porque diante dum quadro histórico de sofrimentos e exploração do povo, Jesus colocava-se somente com atos bons, de benefícios. 

Lembremos que a maior parte das ações de Jesus é contada no interior da Galileia, região onde o povo sofre mais e era mais desprezado.
Como já disse, na época as doenças eram todas manifestações dos poderes do mal, coisa que as autoridades incentivavam para que não fossem atribuídas aos maus tratos e à exploração política  das classes dominantes. 

Por isso mesmo que estas classes se defrontavam com Jesus inventando que ele vinha com o poder de satanás, porque tirava o povo do seu sofrimento, dizendo que esse sofrimento era a vontade de Deus como castigo que eles não obedeciam à lei, e às leis que eles faziam.


E essa bola de neve que eles criavam em cima do pobre aumentava cada vez mais. Jesus, que vinha quebrar essa bola de neve, tinham que odiá-lo. Até para João Batista Jesus causava espanto e estranheza, quando mandou dois discípulos dele perguntar: “és tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro”?(Mt. 11,2). 

Porquê? Porque só ouvia dizer que Jesus só fazia o bem, e ele esperava um Messias castigador. Na verdade João Batista partilhava pouco do sonho e da poesia do primeiro Isaías quando cantou: “ Criai ânimo, não tenhais medo; porque se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos; o manco saltará como um cabrito e se desatará a língua dos mudos; a terra árida se transformará em lago e a região sedenta  em fontes de água” (Is.35, 4-7).

          NOTICIÁRIO


1)- Hoje tem reunião do CPP, às 15.00h

2)- Neste domingo tem adoração ao Santíssimo, em vez do domingo passado, por conta da administração do 2ºrito dos batismos .

3)- Dia 18 é o dia de NªSª do Bom Parto na comunidade do Bairro da Tigela. Hoje é a terceira noite. Participe. E é a oitava noite da novena de Sta Luzia, no Bairro do Santa Luzia.

4)- Domingo que vem, dia 18 é a Consagração na Capela de São Francisco, na capela provisória enquanto estamos na construção da nova igreja, às 07.00h. E também na capela de Sta Terezinha, às 09.00h.


6)- O seminarista da Boa Nova Jhon Lucas chegou nesta terça feira de Belo Horizonte para suas férias, e poderá colaborar conosco neste período em serviços pastorais. Bem vindo. Tel: 34713351 e watsap: 03131995886179.

O Jerry Lima estará chegando neste sábado, dia 17, e os companheiros Gerre Adriano e Marcos.

8)- III SEMANA DA BALAIADA: Está acontecendo a 3ª Semana da Balaiada desde o dia 07 até o dia 13 no Auditório do SEBRAE. Parabenizamos o prof. Jânio Ayres que leva a efeito esse evento.

9)-A nova igreja de São Francisco no Bairro da Cruz vai em fase da colocação das lages para o salão e para as salas de Catequese, veja as fotos.