sábado, 11 de fevereiro de 2017

O princípio do prazer na psicologia e na logoterapia


O Prazer pelo prazer é thanatos, vazio, quimera, ilusão; como componente de um objetivo é vida e felicidade. Em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta.

Partimos do princípio que o ser humano tem uma orientação primeira e natural para criar e para realizar valores. O indivíduo quer realizar valores. 

Eu penso muitas vezes nas vantagens que temos hoje em dia em máquinas, objetos e utensílios que são do nosso dia a dia: a bicicleta, o ferro de engomar, a geladeira, o relógio, o computador, o celular. Eu uso, nós usamos, mas nem sabemos o cara que fez isso: agora é só eu comprar, e pronto. Quem inventou a roda, a primeira bicicleta, o seu relógio, seu tipo de celular?

Isso é a orientação primária e natural para criar valores. A pessoa e pessoas que fizeram esses trabalhos não fizeram em primeiro lugar para o prazer de realizar, mas para criar. Ficaram felizes, mas nos tornaram mais felizes a nós. 

Porém, quanto mais se faz do prazer um alvo pessoal,  mais se erra a meta. Vale dizer, quando se busca o prazer já se frustra a sua obtenção. 

Imagine que o inventor da bicicleta inventava a bicicleta e destruía logo. Daí a afirmação de cima, que “ em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta” (Victor Franckl).

Na verdade, quem age objetivamente apenas pelo prazer cai num precipício chamado de auto anulação em que nada constrói, e destrói o seu próprio prazer. 

Fazendo da felicidade o objetivo de motivação, ela passa a ser também o objetivo de atenção. No entanto, ao proceder  assim perde-se de vista o motivo, a razão para ser feliz; e consequentemente a felicidade, que por sua vez acaba por desaparecer.

Exemplo: o casamento, sendo a realização maior do ser humano, homem e mulher, é o objetivo maior que inclui vários leques, como empresa, trabalho, fortuna, status social, e exercício do prazer erótico. É um kit de várias realizações, mas juntas fazem o feixe da felicidade. 

No entanto, se se casa somente pelo prazer erótico, ou  status, ou para conseguir fortuna, anula-se o objetivo do casamento e vai cair numa auto anulação. A pessoa olhou a uma parte do feixe, e o feixe acaba caindo todinho.

Jesus disse um dia: “Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca e joga para longe de ti”(Mt. 5, 29), querendo dizer que eu não usei meus olhos para a finalidade abrangente que é iluminar minha vida e meu casamento, mas para me desviar do meu casamento e da família.

A mesma coisa num cargo político, onde há os caçadores de status. A pessoa não vai para o cargo para fazer bem à sociedade, mas para se promover, ganhar dinheiro, vaidade, riqueza pessoal. Tais visões de funcionamento acabam por ser auto anulativas, uma vez que alguém que demonstra e exibe seu desejo de poder será, cedo ou tarde, repudiado por parecer um caçador de status.

Assim fala até numa expressão semelhante a Carta aos Coríntios tratando de assunto semelhante a este: “Não falamos da sabedoria dos poderosos deste mundo que afinal estão votados à destruição”(1 Cor. 2,6) . Mas eles não são poderosos? É que eles só visam ao poder pelo poder, que afinal vai lhes destruir.

Em psicologia e especialmente na logoterapia o feixe do objetivo maior é definido como vontade de sentido, ou seja o esforço básico do homem na direção de encontrar e realizar sentidos e propósitos. 

Algumas conclusões, primeiro: a auto realização não constitui a busca última do ser humano; segundo, a existência humana tem uma dimensão auto transcendente. Ela vai mais além do que os seus objetivos imediatos e pessoais. Terceiro, a auto realização vai contra a auto transcendência, no sentido que ela só visa um bem pessoal e egoísta, enquanto que a auto transcendência realiza o bem geral de toda a humanidade.

Assim como a felicidade, a auto transcendência aparece como efeito, isto é, o efeito da realização de um sentido. 

Apenas quando você preenche um sentido lá fora, no mundo, é que você realizará a si mesmo.

            Noticiário

1)- Ontem  e hoje está acontecendo no Brejo a reunião da Pascom diocesana.

2)- Neste domingo terá a reunião dos coordenadores dos grupos da P J da Paróquia, em vistas a preparar a assembleia da mesma Pastoral da Juventude do dia 12/03, de hoje a  um mês. Horário de hoje, às 14.00h. 

3)-INSCRIÇÕES NA CATEQUESE: Centro, Corrente, S.Francisco  e  Santana: durante o mês de Fevereiro, todos os sábados de manhã e à tarde. No S.Antônio: Dia 20 ao 28. Em S.Teresinha: Durante todos dias da semana, à tarde. Na Tigela: sábados e domingos, de manhã e à tarde.

4) LITURGIA DIÁRIA: Ainda tem no Secretariado. Vá antes que esgote o estoque. Pra quem não fez o pagamento da mesma Liturgia Diária e do Jornal da Celebração pedimos que não atrasem. Obrigado.

5)- CRISMA  dos crismandos que terminaram o curso de Crisma neste ano: - Dia 19/03. Horário:  Na missa das 10.00h

6)- Retiro para os crismandos: Dia 18/03.  Horário: A começar das 08.00h da manhã, no Rincão. No dia 17, as confissões.

7)- Reunião do C P P : Dia 14, próxima 3ªfeira; horário: Às 19.00h.

8)- Nos dias 18 e 19: Formação para os coordenadores diocesanos e paroquiais de Catequese no Brejo

9) 10 a 13/03: Evento diocesano no Rincão: Encontro diocesano de Liturgia

10)- Campanha da Fraternidade  2017: Já se encontram no Secretariado as Cartilhas da CF 2017.  É hora de ir preparando  nossas comunidades e pastorais e movimentos para melhor participar

11)- GENIVAL em ANAPURUS :
A prefeita de Anapurus,
Vanderly Sousa Monteles abraçou o programa "Mesa Farta", que vai gerar renda e produzir alimentos para centenas de anapuruenses. Este programa é mantido pelo nosso amigo Genival dos Santos Oh desde há uma dúzia de anos.

12)- A igreja de S.Francisco do Bairro da Cruz tem contado com bastantes doações, como tijolos, cimento ofertas em dinheiro e até com o BRECHÓ de S.Francisco que funciona ali bem ao lado ( Veja fotos):
O BRECHÓ DE SÃO FRANCISCO














sábado, 4 de fevereiro de 2017

As Irmãs da Caridade de Montreal, (Irmãs de Santa Margarida d'Youville estão em festa com o jubileu das bodas de prata da Ir. Santinha Lopes e Ir. Fátima Lira


Uma vez um rapazinho voltava da escola para casa exibindo alegria. Abraçou o pai que ficou feliz também com ele. E o menino disse, papai, hoje eu estou muito feliz. Muito bem, filho. Sabe, pai, o professor falou que na minha idade os hormônios crescem mais do que a minha vontade. É por isso que eu tenho muita preguiça. Com isso fez cair o pai de gargalhadas.

Na verdade, na adolescência e juventude os hormônios crescem. É por isso que o desejo sexual e os hormônios da sexualidade, que um dia farão de você um pai ou uma mãe eles crescem mais do que a sua vontade. 

Está aí um motivo de uma preocupação grande pela castidade. Mas, como aquele menino achou desculpas para a sua preguiça e ficou feliz, você pode considerar-se também feliz igual a ele porque não  tem assim tantas culpas quando não se acha tão casto ou casta como desejaria. 

Bote um pouco mais de culpa nos hormônios e tire mais culpa de você. Fique mais tranquilo e desculpado. E libertado. E equilibrado. Sabe porquê? Você só botava as culpas em você mesmo. Agora divida com os seus hormônios.

Em 1953 os cientistas Warson e Crick, em continuidade de Friedrich Mischer  descobriram o DNA. E descobriram que no corpo humano temos 100 trilhões de células. E junto com o DNA tem os genes, que são sustentados por 6 bilhões de bases exigenadas.

Tudo isto levou já os cientistas a um conceito e a uma admiração do Deus presente no âmago do ser de todo vivente. No Novo Testamento dizemos que somos imagem e semelhança de Deus. Porém este conceito de imagem de Deus encontra-se em muitas outras tradições religiosas.


Este ser polimisterioso que somos nós, seres humanos que concentramos toda a energia cósmica num cérebro e chegou à suprema evolução na consciência, tomou depois o nome de pessoa. 

Levou muito tempo para uma definição de pessoa. Devemos a Boécio (séc. VI) a primeira definição de pessoa, partindo do grego e formando para o latim e para as nossas línguas: pessoa ou hipóstasis é o que se segura por si mesmo.

Até que Descartes (séc. XVII) , nos tempos modernos, se apoiando nele, definiu como definição moderna de pessoa ”Eu penso, logo existo”, vale dizer que a pessoa se segura essencialmente pelo pensamento, pela consciência. 

E Boécio e os teólogos aplicando inclusive esta filosofia à Trindade de Deus chegaram a afirmar que “pessoa na Trindade é os três modos do aparecer ou do agir de Deus”. Daqui em diante entramos numa contemplação do ser humano e da realidade divina que se chama Mística.

Se a pessoa é o que se segura por si mesmo, quanto mais eu me seguro por mim mesmo, mais pessoa, e mais me aproximo do ser de Deus, o consistente supremo. E quanto mais consciência, mais pessoa.  Faça crescer sua consciência, e, como diz o ditado, quem anda pela cabeça dos outros é piolho.

Resulta daí toda uma metodologia do crescimento humano e cristão. Tem governos e tem políticos que, para manter o povo na sujeição impedem o desenvolvimento da consciência, e portanto da pessoa. Não querem pessoas, mas rebanhos. 

Por isso que não promovem a educação, a instrução, mas investem no analfabetismo. É hora de investir na sua consciência e na sua pessoa, e no seu ser cristão e divino. 

Por isso diz o profeta: “Então brilhará a tua luz como a aurora e à tua frente caminhará tua justiça, e a glória do Senhor te seguirá”. (Is, 68,10).


            Noticiário


1)_ Domingo passado encerrámos o 1ºJubileu das SMP, com retiro missionário no Rincão, e caminhada antes da santa missa no domingo. Porém não encerrámos o nosso ser e o nosso DNA de ser missionários, porque o DNA do batizado é ser missionário.

2)- Ir. Márcia, das missionárias da Boa Nova veio de Moçambique para trabalhar aqui em Chapadinha. Bem vinda.
Ir. Márcia dos Santos

3)- Parabenizamos as Irmãs Fátima e Santinha, das Irmãs da Caridade, pelas bodas de prata de profissão religiosa, ontem, sábado. Muitas Irmãs vieram para o evento, inclusive a Ir, Georgette, e a Irmã Elaine, da direção geral da Congregação, e a Ir. Isabelle. A santa missa foi celebrada  pelo senhor bispo dom Valdeci bastantes sacerdotes da diocese.
Irmã Santinha (Maria dos Santos e Ir. Fátima)
4)- Nos das 11 e 12 acontecerá reunião da PASCOM diocesana na cidade de Brejo. Apelamos aos componentes da paróquia que se façam presentes.

5)- Dia 12, próximo domingo haverá reunião das coordenações dos grupos  de jovens da paróquia. Local, no CBNET. Horário, a partir das 14.00h.

6)- Dia 14, na 3ª feira:  reunião do CPP. Horário, às 19.00h, no CBNET.


BANDA ROSA DE SARON em Chapadinha, no dia 25 de Março.

Adquira já seu ingresso, e colabore com as despesas do BOTE FÉ, COM MARIA ADORAI 2017.  
O festival BOTE FÉ tem as seguintes datas: 11/12/13 de Agosto 2017. No dia 13 domingo está confirmada a presença do bispo diocesano dom Valdeci para o encerramento, e a tração do cantor Cosme, ou Tony Alyson, dependendo da arrecadação do Show.

No  dia 12 a presença confirmada das Irmãs Pequeninas de Santa Inês que vieram para Show de aniversário da firma Landry Móveis.



sábado, 28 de janeiro de 2017

Primeiro Jubileu das SMP em Chapadinha



Hoje a paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha está revivendo um ano do grande acontecimento das SMP com a celebração da GSM (Grande Semana Missionária) que aconteceu há um ano atrás em 31 de janeiro de 2016.
Faz portanto um ano, escrevíamos neste jornal: “Com as visitas dos missionários as 23 mil residências de Chapadinha acontece hoje a grande Caminhada missionária”. Vou tirar alguns trechos da referida publicação porque recordar é viver, e é continuar o sonho.
“Na verdade este movimento que é uma força tarefa da diocese para despertar as paróquias para as cindo prioridades da Igreja no Brasil começou na paróquia de Xinguara,  no Pará, quando numa reunião um cristão disse: “e porque não realizamos nós mesmos as Santas Missões?” Foi desse grito inspirado pelo Espírito de Deus que nasceram as SANTAS MISSÕES POPULARES, como de uma semente divina. 

E nós recebemos aqui mais de 400 missionários, mulheres e homens, jovens moças e rapazes de  toda a diocese, e não só, mas também  das dioceses de Coroatá, Zé Doca e das arquidioceses de Parnaiba-PI, Jundiai-SP, Mogi das Cruzes-SP, Fortaleza-CE e São Luis-MA. E também os seminaristas e sacerdotes de toda a diocese nos visitando e visitando todas as residências de nosso município.

E fomos testemunhas de como foi o grandioso trabalho de planejar, organizar e executar do COMIPA (Comissão missionária paroquial), na confecção de livros, panfletos, folders, autdoors e colantes, fichas para mandar para todas as paróquias e dioceses de onde vieram os missionários. Aquele nosso secretariado paroquial virou um centro de trabalho e controle de distribuição só se parecendo com o centro de controle da NASA. Teve gente que varou noites sem dormir com a preocupação de todas as igrejas.

E ficámos de queixo caído admirando como os Setores missionários da cidade e do interior se empenharam em levar tudo a um bom resultado, seguindo o planejamento do COMIPA. Foram cafés da manhã e refeições comunitárias, celebrações, foram visitas, foram lágrimas de felicidade, abraços de irmãos, foi a paróquia se sentindo uma grande família diocesana. Foi tudo milagre, foi tudo graça.
Finalmente chegou a GSM (Grande Semana Missionária), quando os mais de 400 missionários de fora acompanhados pelos missionários locais se espalharam por toda a área de nosso município num trabalho de formiguinha  para visitar todas as famílias com a paz de Jesus Cristo e lhes dizer que somos todos irmãos. 
E como foi surpreendente a recepção calorosa de tantos irmãos e irmãs, como aquele senhor que falou assim: “como sou feliz porque você trouxe Deus para mim. Mas você já não tinha Deus com você? Mas toda a vez que eu ouço a Bíblia vem um pouco mais de Deus para mim”. Como foi bonito sentir e saborear essa fraternidade de todas as paróquias reunidas numa só aceitação e seguimento de Jesus.”
Hoje, a missão continua. A chama foi acesa e não apagou. E houve frutos: novas capelas construídas, grupos de jovens que surgiram em várias comunidades, setores missionários promovendo visitas e fazendo refeições comunitárias; e a instituição do ministério do missionário permanente de mais de 150 voluntários. Tudo sacramentado no retiro do dia 21 da semana passada, e hoje com a grande caminhada missionária deste jubileu.
Parabéns a você missionário e missionária porque é cristão católico missionário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha.


              NOTICIÁRIO

1)- Semana passada, dia 21 teve o retiro missionário e teve a instituição do ministério missionário permanente. Foram 150 os voluntários do ministério. Parabéns. Dias 27 e 28 foram dias de preparação para o encerramento do evento que é neste domingo com a caminhada missionária para reviver a grande caminhada do ano passado com todo o povo da diocese e não só. Somos todos missionários.


2)- Formação do dízimo: Dia 03/02 tem encontro na Capela de São Pedro, às 19.00h para formação do dízimo. É para toda comunidade participar.
3)- COLEGIADOS: Têm reunião também no dia 03/02 no CBNET, às 19.00h. Da comunidade de S.Pedro tem que vir alguns e outros na formação do dízimo.
4)- Dia 04, sábado é celebração das bodas de prata (25 anos) da profissão religiosa das Irmãs da Caridade, Ir. Santinha e Ir Fátima. Santa missa às 19.30h presidida pelo bispo diocesano dom Valdeci e com a presença de vários convidados.
5)- Domingo passado fomos em visita de eucaristia na comunidade Tiúba. Surpresa que o prefeito municipal dr. Magno e o ten.cor. Glauber estavam na área e participaram também e nos prestigiaram com sua presença. Ficou agendada outra visita para o dia 19/02.
6)- Na 2.ªfeira dia 23 tivemos a reunião da Pastoral do batismo, faltaram as Comunidades de Tigela, Santana e Centro. A próxima ficou marcada para o dia 20/02. Na 2ª feira da terceira semana do mês.
7)- O CORAL NªSª das Dores canta em casamentos e missas especiais, contatos: 991.468489 e: 992059136. Obs: comunicar com um mês de antecedência, preços a contratar. Agradece o CORAL


ROSA DE SARON AO VIVO E ACÚSTICO 2/3

Estão preparados!?
O Maior Show Católico da atualidade chega pela primeira vez em Chapadinha-Maranhão!
ROSA DE SARON AO VIVO E ACÚSTICO 2/3

No dia 25 de Março, no Rincão Boa Nova, às 19h, você tem um encontro marcado com a galera do ROSA DE SARON!

Um show pra ficar na história de Chapadinha-MA e Região! Uma Mega Estrutura será montada para receber você e toda sua galera!

Banda Sky Heaven (de Chapadinha/MA)

E vai mais além, com um super show das Bandas SKY HEAVEN e EMUNAH!

Banda Emunah (de Chapadinha/MA)

A prévia mais TOP do Bote Fé Adorai!!!
Um show único em todo Maranhão! Imperdível!
Mais Informações: 
(98) 99213-6054
(98) 99135-7135
Ingressos à venda no SECRETARIADO DA IGREJA MATRIZ (Centro).
Chapadinha-MA, 23//01/2017.



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Rosa de Saron fará show em Chapadinha, em prévia do "Bote Fé Adorai".



Estão preparados!?
O Maior Show Católico da atualidade chega pela primeira vez em Chapadinha-Maranhão!
ROSA DE SARON AO VIVO E ACÚSTICO 2/3

No dia 25 de Março, no Rincão Boa Nova, às 19h, você tem um encontro marcado com a galera do ROSA DE SARON!

Um show pra ficar na história de Chapadinha-MA e Região! Uma Mega Estrutura será montada para receber você e toda sua galera!


Banda Sky Heaven (de Chapadinha/MA)

E vai mais além, com um super show das Bandas SKY HEAVEN e EMUNAH!
Banda Emunah (de Chapadinha/MA)

A prévia mais TOP do Bote Fé Adorai!!!
Um show único em todo Maranhão! Imperdível!
Mais Informações: 
(98) 99213-6054
(98) 99135-7135
Ingressos à venda no SECRETARIADO DA IGREJA MATRIZ (Centro).
Chapadinha-MA, 23//01/2017.






sábado, 21 de janeiro de 2017

Os seres humanos criaram sistemas simbólicos com a intenção de entrar em contato com a divindade.



Nosso corpo fala por si mesmo. Nosso corpo é uma palavra. Ele é uma janela de muitas expressões. Dois apaixonados não têm palavras, mas têm corpo. A criança tem um corpo que fala. Antes das palavras faladas já fala pelo corpo sem palavras. E tanto os apaixonados como o filho e a mãe se entendem muito bem pelos olhos e pelos gestos.

A filosofia atual diz que não somos alma nem corpo, somos isso tudo junto num só elemento. A essas palavras que o nosso corpo exprime sem falar nós chamamos de símbolos. O corpo humano serve para expressar disposições religiosas: adoração, penitência, petição, pedido de perdão, o que se faz por olhares, movimentos do corpo, de cabeça, das mãos, dos pés, e pelas posições do corpo.

Nas religiões, o corpo está subordinado ao simbolismo e serve para criar símbolos religiosos. o corpo está instrumentalizado. tal instrumentalização varia de acordo com as várias religiões. Há religiões mais expressivas e mais exigentes com relação ao corpo e outras mais moderadas e discretas.

Abrindo os evangelhos, descobrimos que Jesus não criou nenhum sistema simbólico. Pelo contrário, o maior símbolo da fé do Antigo Testamento era o Templo e a Lei. 

E ele foi contra esses dois símbolos maiores que ele encontrou. Ele combateu o simbolismo do Templo e tudo que em nome dele se fazia, como franjas, roupas largas, animais e sangue imolados, jejuns. Mas em vez disso apontou para as necessidades corporais dos pobres do seu povo.

Para Jesus, o encontro com Deus é feito na prática do amor, da misericórdia e do serviço. Amor e serviço referem-se a necessidades materiais e esperam respostas materiais. Encontrar-se com Deus é dar de comer ao faminto, água ao sedento, saúde aos doentes, visitar presos, acolher os excluídos, defender os humilhados.

Assim, enquanto há uma tendência a usar o corpo na relação com Deus dando ênfase na fase do simbólico sem olhar à realidade sofrida do mundo, a tendência de Jesus foi o contrário: Para Jesus o corpo foi tomado no sentido material, vale dizer o corpo que come e bebe, que trabalha, caminha, ajuda, visita, levanta, serve. Jesus não o usa para criar símbolos. Até mesmo em relação aos milagres sabemos hoje em dia que a narração dos milagres foi influenciada, cinquenta anos depois do acontecido pela imaginação religiosa daquele mundo.

Por isso Jesus não usa nenhum aparelho simbólico que teria sentido religioso: não usava roupas especiais, não se pintava, não tinha tatuagens, e nem se vestia como os sacerdotes, não propunha  posições corporais nem gestos simbólicos.

Noutras religiões, o corpo ficou de certo modo estilizado, transformado em objeto simbólico: o corpo aí é chamado a expressar realidades que não são corporais, mas mentais.  Atitudes essas  associadas à criação de rituais à vezes perigosos. 

E também levam a estruturas de poder de quem usa ou impõe essa simbologia. Nesses casos, as pessoas revestidas de poder se impõem pelo medo e pelo poder

Aliás, onde a economia tomou o lugar da religião, o corpo começou sendo usado como símbolo econômico e erótico, porque ambos os interesses andam juntos. Para que a economia possa funcionar é preciso despertar os desejos, criar novas necessidades. É preciso colocar no mercado novos objetos que vão durar pouco para ser substituídos por outros mais modernos.

Ora vemos que a consequência deste tipo simbólico tanto na religião como no poder econômico é a ostentação e o poder: usa-se para mostrar riqueza e poder e para aumentar mais riqueza e mais poder.

Também constatamos que uma longa evolução fez do culto o centro das religiões. E quanto mais Jesus falava contra o Templo, tanto mais hoje em dia muitas vezes e muitas pessoas põem no Templo o seu centro de interesse. Pensemos no “templo de Salomão” em São Paulo. O que mostra que houve uma recriação do sistema religioso judaico. É uma volta ao passado. O que era uma validade de prazo tornou-se uma fonte de lucro permanente.

         NOTICIÁRIO


1)- Ontem, 21 começou o retiro missionário junto com os missionários do interior, no RINCÃO e  continua hoje domingo até ao meio dia. Ontem  à noite foi instituído o ministério missionário, como garante e tarefa que:  a MISSÃO CONTINÚA.

2)- No  dia 27, 6.ª feira,  terá celebrações missionárias em todas as Capelas para: avaliar a caminhada das SMP e planejar o tríduo da Celebração do Aniversário; O que entendemos por Missão?  Que mudanças aconteceram em nossas vidas e da Comunidade? Nossos compromissos como vão? O que iremos fazer agora que “A Missão continua?” ( Foi distribuído um roteiro de celebração para as comunidades pelo COMIPA)

3)- No dia 28, sábado: 05.00h= Oração nas Capelas e na Matriz: Ofício divino das Comunidades; Café comuntário; 08.00h = visitas domiciliares, bênção das casas, e convite para a grande celebração e caminhada missionária do domingo, 29.
À noite (19.30): Celebração da Renovação das  Promessas batismais e bênção da Água e aspersão.

4)- Dia 29, próximo domingo: 05.00h=saída das Comunidades rumo à Matriz; 06.00h=Caminhada missionária do Jubileu com três PARADAS: Na Pça da BANDEIRA; Na CAEMA; e na PÇA DA BIBLIA, com duas Leituras e testemunhos durante a caminhada. Segue na Matriz a leitura do evangelho e a celebração da eucaristia.

5)- Formação do DIZIMO nas Comunidades: Na capela de São Pedro dia 03/02 no horário das 19.00h.

6)- Amanhã, 2ª feira: Reunião da Pastoral do Batismo, em vez do dia de hoje por conta do retiro do Jubileu das SMP.

7)- Também no dia 03/02 terá a reunião dos Colegiados às 19.30hs

8) - Domingo passado os grupos de Pastoral da Juventude do zona rural e  da cidade tiveram uma reunião de formação e lazer no Rincão. Ficaram programados outros dias já para outros encontros mais abrangentes.

9)-As Irmãs Vivi e Fátima já se encontram no seu novo trabalho em Chapadinha. Estão morando na Comunidade de São Pedro, Bairro de Campo Velho. Ir. Vivi é responsável regional do Nordeste V pela PASTORAL DA AIDs.  Ir. Fátima irá trabalhar mais com a Juventude. As duas estarão ao dispor para colaborar nas Comunidades.



1)- A comunidade de S.Francisco do Bairro da Cruz encerrou ontem  o festejo de S./Sebastião como o 2º padroeiro de Bairro. A nova igreja em honra a S.Francisco vai com muita coragem e avançando. Veja fotos.