sábado, 11 de março de 2017

A Igreja em saída e a Igreja da cultura do diálogo



O ser humano não somente está no mundo, mas é do mundo, na medida em que o faz e por ele é feito, em cada tempo e lugar concretos.

A história humana ancestral nos ensina que o ser humano é um ser irrequieto e sempre à procura do novo. Freud dizia que uma das características do ser humano é amar e peregrinar. E o escritor prêmio Nobel Saramago dizia que só estamos bem no barco onde não estamos. E já S. Agostinho também disse há mais tempo: Só estou bem onde não estou.

A história do povo de Israel traz o episodio da vida de Abraão no cap. 12, que a certa altura da sua vida decidiu entrar nesse grande movimento de procura de um futuro melhor. “Sai da tua terra, da tua família, e da casa do teu pai” (Gn.12,1). E nos evangelhos muitas vezes os apóstolos são convidados a não ficarem satisfeitos com as vitórias alcançadas, mas a se misturar com os problemas da vida. “ Levantai-vos, e não tenhais medo”, relata o dia da transfiguração, quando viram a glória de Jesus. (Mt. 17, 7)

Na Paróquia temos pastorais e movimentos dinâmicos e atuantes, onde as pessoas crescem no seu ser cristão e no discipulado de Jesus Cristo: Apostolado do Terço, Mil Ave Marias, Shallon, RCC, Pastoral Familiar, Ministério dos Acólitos, Homens do Terço, Mulheres do Terço, Legião de Maria, A. da Oração, Grupos de Oração e Louvor (G.Os), Pastoral da Juventude, Pastoral da sobriedade, e Pastoral das CEBs. 

No entanto, pode acontecer que as pastorais e os movimentos às vezes possam “cair na tentação de se fecharem em si próprios, e se julgarem ser o seu próprio centro, e assim correrem o risco de se tornarem vítimas de suas obsessões e procedimentos”, como diz a carta Encíclica  “A alegria do evangelho, n.49). Noutro lugar, o Papa afirma: “ A Igreja não é um clube de eleitos, é uma casa paterna. É mãe de coração aberto” ( n. 47).

Solução para estas tentações de fechamento? O Papa propõe  duas soluções: uma Igreja em saída, e a cultura do encontro. “ Prefiro uma Igreja em saída, uma Igreja enlameada, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (Alegria do evangelho, 48). 

A Igreja em saída é a grande proposta que nos é apresentada hoje. É o convite a uma Igreja de discípulos missionários, o qu significa investir mais na ação evangelizadora, e tomar iniciativas. “ A comunidade missionária entra na vida diária de quem necessita, encurta distâncias, abaixa-se se for necessário até a humilhação, e assume a vida humana tocando na carne sofredora de Cristo no povo” (24).

No seguimento da opção da Igreja na América latina pelos membros mais sofridos do corpo de Cristo, o Papa reafirma a opção preferencial pelos pobres, como “categoria teológica” ( n. 198  e 199). Os pobres, descreve o Papa Francisco, ocupam lugar preferencial no coração de Deus, que se fez pobre” (n.197). Na verdade, o caminho da redenção está marcado pelos pobres, desde o “SIM” de Maria e de Abraão. A misericórdia para com os pobres “é a chave do céu” (n197).

E o documento da Aparecida descreve os rostos dois sofredores que doem em nós, pessoas que vivem nas ruas, dependentes das drogas,, os detidos nas prisões. São as novas formas de pobreza e fragilidade, como vivem os sem abrigo, os refugiados, os povos indígenas, e tantas pessoas sujeitas ao tráfico humano e crianças em situação de risco, assim como os portadores de deficiências. (407-430). 

Além disso, a atenção volta-se hoje também para outra dimensão nova, que é o solo desertificado, as espécies em extinção, sinais que afetam a vida no planeta e das novas gerações, nos dizem os números 210 a 216 da Encíclica “Alegria do evangelho.

Como dizíamos, a Igreja propões a segunda proposta que é a cultura do encontro: para não se fechar na própria comunidade, na própria instituição ou grupo de amigos. (n220). “Toda atitude de fechamento despreza a universalidade do povo de Deus, e bloqueia a irradiação do testemunho do amor de Deus. 

Na cultura do encontro todos contribuem  e recebem. É uma postura aberta e disponível, para a qual é necessário uma humildade social, estima da cultura e religião e respeito aos direitos de cada um,

A Igreja em saída e a cultura do encontro são as duas receitas para a revitalização da Igreja e das comunidades e pastorais.

             NOTICIÁRIO:

1)- Nesta 3ªfeira, dia 07 chegou o meu irmão P.Anibal que ficará  até o dia 24 de abril, quando acontecerá a assembleia dos missionários da Boa Nova em B.Horizonte. Agradeço esta visita do meu  irmão mais velho e que irá colaborar bastante nos trabalhos da quaresma.

2)- Hoje encerra o Encontro diocesano de Liturgia e Canto litúrgico que começou sexta feira dia 10. Decorreu no Rincão Boa Nova ou CEPAN (cetro de evangelização P.Neves). Toda as paróquias de diocese se fizeram presentes.

3)- Abertura da Catequese na paróquia: Foi ontem, sábado, com encontro de pais e catequizandos. Parabéns à organização da Catequese central e dos Bairros, e parabéns aos pais e catequizandos.  “ A catequese é a obra principal de uma paróquia” ( Papa São Joaõ XXIII).


4)- Retiro de CRISMA:   Dia 18, no Rincão Boa Nova, centro de evangelização P.Neves (CEPAN). Assessor, Gerre Adriano. A confissão: dia 17, estará presente o meu irmão P. Anibal.


5)- Missa de CRISMA: Dia 19, no horário das 10.00h

6)- Pastoral Familiar: Encontro nos dias 18 e 19, sábado e domingo que vem, sobre formação catecumenal nas catequeses paroquiais.

7)- Reunião do CPP: Próxima terça feira, dia 14.

8)- Visitas quaresmais a doentes e idosos: Na reunião do CPP queremos que todas as comunidades possam entregar a lista das casas a ser visitadas. E daremos a escala das visitas para cada bairro: S.Raimundo = dia 14/03 confissões com P.Casimiro e P.Anibal de manhã e à tarde; dia 15 visitas aos doentes com P.Casimiro.   São Pedro = dia 21/03 confissões de manhã e à tarde, dia 22 visitas aos doentes com P.Casimiro. Santana =  dia 27/03. Santo Antônio = dia 28/03 confissões, dia 29 visitas aos doentes. Sta Teresinha = 30/03, dia 31 visitas aos doentes.  S.Francisco = dia 04/04 confissões, dia 05 visitas aos doentes.  Bom Parto = dia 07/04.  Matriz = dias 10, 11 e 12, confissões de manhã e à tarde; dias 13 e 14 visitas aos doentes da parte da manhã

 9)- Praça do abrigo, informação: Segundo me informou o Secretário de urbanização, dr. Telmo, a Prefeitura e aquela Secretaria estão só aguardando o despacho do Juiz para mudar os brinquedos da criançada e a academia ao lado para outro local. Assim que sair o despacho farão esse trabalho, que foi a primeira promessa do Prefeito dr. Magno Bacelar; Estamos no aguardo, obrigado


9)- Está chegando o dia, entre no 
clima do maior SHOW das 
BANDAS CATÓLICAS  do Brasil em 
Chapadinha.












sábado, 4 de março de 2017

O corpo humano, uma realidade bio-psico-energética-cultural. Somos pó de estrela, fogo, ar e terra



Se quisermos, temos ai uma definição de corpo humano. O corpo humano é um ser dotado de um sistema perceptivo, cognitivo, afetivo, valorativo, informacional e espiritual. Os antropólogos modernos dizem que é expressão do universo, da vida e da consciência.

É habitante de uma galáxia, a via Láctea, uma entre duzentos bilhões de galáxias iguais a ela, dependendo do sol, estrela de 5ª grandeza, um sol entre outros trezentos milhões de sóis iguais ao nosso, situado a 27 mil anos de luz do centro de nossa galáxia.

Nosso ser humano, nosso corpo, é animal do ramo dos vertebrados, da classe dos mamíferos, composto por 30 bilhões de células, continuamente renovado por um sistema genético que se formou ao longo de 3,8 bilhões de anos, munido de três níveis de cérebro com 100 bilhões de neurônios: o reptiliano surgido há 200 milhões de anos, que responde por nossas reações instintivas (o do instinto), o cérebro límbico, há 125 milhões de anos, que explica nossa afetividade ( o afetivo), e o cérebro neocortical que irrompeu há cerca de 03 milhões de anos com o qual organizamos nossas ideias (o dos conceitos).

Outra definição de um dos maiores pensadores mundiais: “um nada diante do infinito e um tudo diante do nada, um elo entre o nada e o tudo, mas incapaz  de ver o nada de onde é tirado, e o infinito para onde é atraído”. (Pascal, Pensamentos, 72).

Como diz Leonardo Boff, “somos seres inteiros, mas ainda nascendo, por isso somos incompletos; estamos sempre na pre-história de nós mesmos. O que é o ser humano? Não será ele talvez o próprio Deus invertido e em exílio de si mesmo que, ao voltar para si mesmo carrega tudo o que ele criou como expressão de suprema superabundância de seu ser e de seu amor? Não seríamos, no termo, nós mesmos Deus por participação, como dizem s místicos cristãos?” (SOTER, 127)

Apesar de uma visão tão otimista eu me pergunto: de onde vem então tanta doença, tanta morte e tanta desorientação no ser humano e causada pelo ser humano, inclusive uns contra os outros? 


Os cientistas encontram uma resposta que na ciência tomou o nome, quem sabe o lugar do chamado pecado original, a saber: a resposta é encontrada na própria dinâmica do cosmo, no caso é dizer no big-bang ocorrido há cerca de 15 bilhões de anos. E acham que aí se originou o caos  primordial

A expressão e evolução posterior vão conferir ordem à desordem daí resultante. Por isso se diz que o universo produz sistemas cada vez mais complexos e inesperados para se ajustar. Daí resulta o trio dinâmico: ordem/desordem/renascimento.

Há portanto uma desordem intrínseca na criação. A desordem, no entanto, não é desordenada, ela se ordena sempre a ordens mais altas. Basta dizer que a Terra já passou por cerca de 15 grandes cataclismos, mas sempre se restaurou. Além disso, há duas forças no universo e em cada ser: a primeira é a força da auto afirmação, e a segunda a força da integração. 

A primeira é, como no ser humano, da afirmação de sua personalidade pela qual quer se separar para ser sozinho; a integração é a força da união, pela qual um será capaz de morrer para que os outros se consertem e voltem à unidade.

Pela força da auto-afirmação reina a violência, pela força da integração reina a igualdade. Já  o povo intuía esta dinâmica quando diz: “Deus escreve direito por linhas tortas”. E ainda: “ hora a hora Deus melhora” ou ainda “ não tem nada como um dia depois do outro”.

Também vemos nessa intuição atrás descrita outra maneira de explicar o que afirmamos pela fé: que pela força da integração se gera de novo a unidade quebrada pela força da auto afirmação, e segundo a qual um será capaz de morrer para que os outros se consertem e voltem à unidade. Isto vem no evangelho de São João, “ 

É melhor que morra um só homem pelo povo do que toda a nação ser destruída” (Jo.11,50).


                 Noticiário

1)- Retiro de carnaval (XXI Arca da aliança) – Decorreu  nos 24 a 28 no Rincão BOA NOVA, com mais de 300 participantes, e com a presença dos vigários de ambas as paróquias, P. Casimiro e P.Joel, e ainda com a visita do bispo diocesano dom José Valdeci no dia 27. Parabenizamos a organização da RCC e os coordenadores paroquiais da mesma por esse evento. Ao mesmo tempo foi realizada a II Arquinha na igreja da Aparecida, ao c/ da senhorita Bertila Ambrozi. Agradecemos ao Sec. de urbanização dr. Telmo a limpeza que mandou fazer no entorno do RINCÃO BOA NOVA.

2)- Carnaval- Agradecemos a atuação da PM (16ºBPM-MA) em todos os dias do carnaval na manutenção da ordem em todos os momentos. Assim como garantiu o respeito durante as celebrações na igreja matriz. Os nossos agradecimentos na pessoa do ten.cor. Glauber e para toda a corporação.

3)- Quarta feira de Cinzas_ Foi a abertura da Quaresma e da CF (Campanha da Fraternidade) 2017, que neste ano tem como tema: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA. E como lema: Cultivar e guardar a criação. A equipe paroquial da CF tem vários projetos, como fazer parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Comitê da Bacia do rio Munin, e Secretaria da Educação para fazer o repasse nas Escolas, de modo que no dia 02 de Abril aconteça uma grande caminhada com todas as comunidades, e colégios e catequeses juntos. Lembro o que foi falado na quarta feira de Cinzas: O meio ambiente nos mata se nós o matamos. “ Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca”.

4)- Assembleia da catequese paroquial: Ontem aconteceu a assembleia paroquial da catequese com a participação de todos e todas catequistas da paróquia.

5)- Abertura da Catequese: Dia 11, neste sábado, com encontro de pais e catequizandos. “ A catequese é a obra mais importante de uma paróquia” (Papa São João XXIII, “a Tradição da Catequese”)

6)- Formação para assessores e coordenadores da P J: Começou ontem no Brejo e encerra hoje pela tarde esse Encontro para os assessores e coordenadores dos grupos de Jovens de todas as paróquias de diocese.

7)- Encontro diocesano de LITURGIA E CANTO LITÚRGICO: Dia 10 a 12: Acolhida, igreja matriz de NªSª das Dores. Credenciamento e local do Encontro: Centro de Evangelização Padre Neves (CEPAN), de Chapadinha (RINCÃO BOA NOVA).  Início: 18.00h com janta dia 10/03, término: 12.00h do dia 12/03, próximo domingo. Assessores: Pâmela Cristina de Almeida e Geraldo Borba. Taxa: 20.00. Participantes: 06 (seis) pessoas por paróquia e área pastoral. Contatos: 991.6368.73 (Francisca Carvalho); 991.539588 (Gnu Meireles) e 981.3488311(Pirrita). Pede-se levar: Ofício divino das comunidades, garrafinha da água, rede e cordas, instrumentos musicais; Haverá Livraria: livros sobre Liturgia, Hinário litúrgico e CDs. Confirmação de presenças até 06/03. ( Dom José Valdeci Santos Mendes)

8)- Pastoral Familiar: Encontro da PASTORAL FAMILIAR nos dias 18 e 19, próxima semana, sobre Formação catecumenal nas catequeses paroquiais. Local: Centro de Formação, Brejo.

9)- Visitas quaresmais a doentes e idosos
Pedimos às Comunidades e Ministros da Eucaristia que organizem a lista dos idosos e doentes para uma visita do pároco. Poderão envolver também as Irmãs da Caridade, Ir. Vivi e Ir. Fátima nesse trabalho quaresmal.


10)- Padre Anibal dos Anjos João: Chegará neste dia 07 para ficar até à Páscoa o irmão do P.Casimiro.  P.Anibal trabalhou nas paróquias de Alto Piquiri (1 ano), Brasilândia (22 anos) e 14 anos na paróquia de Cafezal, do Paraná, onde estava até agora. Estará se transferindo para o Lar Boa Nova (Contagem, B.Horizonte). Meu irmão esteve aqui em Chapadinha nas bodas de prata minhas e do P.Neves. Esta é a segunda visita, e seja bem vindo. Com ele vem o P.José Armando para uma visita de 3 dias.


11) Praça do abrigo, informação: Segundo me informou o Secretário de urbanização, dr. Telmo, a Prefeitura e aquela Secretaria estão só aguardando o despacho do Juiz para mudar os brinquedos da criançada e a academia ao lado para outro local. Assim que sair o despacho farão esse trabalho, que foi a primeira promessa do Prefeito dr. Magno Bacelar; Estamos no aguardo, obrigado

12)- A Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) proporcionou um momento alegre aos foliões que são assistidos pelos CRAS espalhados pela cidade, com a realização do Baile da Melhor Idade - o CRAS Folia 2017! O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (24) de Carnaval, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR), e teve a participação do Bloco da Terceira Idade - organizado pela Fundação Mottinha.




sábado, 25 de fevereiro de 2017

O “status”, o “prestígio” e as bem aventuranças e o dinheiro



"A proposta despodurada de Jucá supera limites. A política tem sido a segunda profissão mais antiga; termino percebendo que tem uma forte semelhança com a primeira.” Esta afirmação do comentarista político Josias de Sousa, da Rede Brasil adequa bem com a matéria do nosso título de hoje.

Na sociedade em que Jesus vivia, o dinheiro era o segundo valor mais importante. O primeiro valor era o “prestígio”. No mundo oriental, até hoje o prestígio é mais importante que qualquer outra coisa, e as pessoas preferem antes cometer suicídio a perdê-lo.

Toda a sociedade rodava na base do status, que dava prestígio ou não. Por exemplo, o insulto que partisse de pessoa superior seria aceite. Insulto de um igual não era tolerável. Insulto de um inferior não era tolerável e daria briga ou cadeia. Qual a origem dessa posição? Ou dos antepassados, ou de autoridade, ou da riqueza ou da educação. Isso fazia parte da vida social tanto como da vida religiosa.

As pessoas que não tinham status algum na sociedade, como loucos, cegos, surdos e aleijados e menores, todos eram totalmente excluídos. A vida nessa comunidade era baseada explicitamente na regra segundo a qual um homem seria mais honrado do que outro conforme o maior ou menor nível de seu status.

Jesus veio para quebrar essa cultura. Ela agia bem explicitamente para que as pessoas entendessem que somos iguais. Ao homem da mão seca disse “venha aqui para o meio” (Mc. 3,3), porque ele estava lá bem no chão desprezado pela sinagoga. A outro que  os fariseus não queriam que se mostrasse Jesus perguntou: “é lícito curar ou não em dia de sábado, ou deixa-lo morrer?” (Lc. 6, 11).

Na prática, eles viviam para o prestígio e para a admiração que recebiam dos outros. Praticavam todas as suas ações com o fim de serem vistos pelos homens. Usavam largas “mangas”, e longas “franjas”. Gostavam do lugar de honra nos banquetes, dos primeiros lugares nos lugares de culto, e de receber as saudações nas praças públicas. Assim como os meninos da classe política de hoje. “ Em época de eleição não fica poeira na costa de caboco”. E depois da eleição quando aparecem olha só as fotos como capricham.

Por isso Jesus tantas vezes declarou “se não se tornarem pequenos não entrarão no reino dos céus” (Mt.18,4). No reino de Deus todos devemos estar dispostos a ser como os últimos, e os servos de todos (Mc9.35). Significando que devemos estar dispostos a abrir mão de toda preocupação com todo e qualquer tipo de status e prestígio e dinheiro. Era por isso também que ele dava o mesmo trato a toda e qualquer mulher, da mesma dignidade que todos os outros.


Notemos que o que Jesus preconizava não é a troca de status, “o que se orgulha seria humilhado”, e não era promessa de prestigio para que os não têm nenhum prestígio agora. É a promessa de que eles não vão ser mais tratados como inferiores, mas para serem plenamente reconhecidos como seres humanos. 

Do mesmo modo, como os pobres não receberão a promessa de riqueza, mas da completa satisfação de suas carências e necessidades com os mesmos direitos. “Bem aventurados os pobres porque serão saciados” (Mt.5,6).

          NOTICIÁRIO

1)- Está decorrendo o Retiro de carnaval, XXI ALIANÇA, promovido pela RCC, no Rincão Boa Nova, com participação de outras paróquias como habitual. Simultaneamente acontece a II Arquinha da Aliança na igreja da Aparecida, com a participação da criançada de Chapadinha.

2)- Início da Quaresma e abertura da CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Dia 01/03, Quarta feira de CINZAS. Terá a santa missa às 17.30h e às 20.00h.


3)- Semana passada, dia 16 aconteceu o repasse da CF, no CBNET, pela equipe da CF (Campnanha da Fraternidade);  agora acontecerá em todas as Capelas. Neste ano o Tema é: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA; O lema: Cultivar e guardar a criação. A equipe paroquial tem vários projetos, como fazer parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria do Meio ambiente, e Secretaria de Educação para fazer o repasse nas Escolas.
E vamos preparando a grande caminhada, do dia 02 de abril, com todas as comunidades e colégios e catequeses juntas. Lembro o que foi falado neste jornal domingo passado: O meio ambiente nos mata se nós o matamos, Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca.


4)-Escola diaconal: decorreu no Brejo a Escola diaconal para os futuros diáconos, desde o dia 25 até hoje neste domingo, como formação mensal.

5)-Assembleia paroquial de catequese: acontecerá sábado próximo, dia 04, local, no CBNET para todos os (as) catequistas da paróquia.

6)- Atenção ministros da eucaristia: reunião foi adiada para o dia 03, próxima 6ªfeira por conta da missa da abertura da XXI Arca da aliança, obrigado.

7)- Pastoral do idoso: Reunião no Brejo dia 03/03, próxima 6ªfeira. São convocadas duas pessoas por paróquia

8)- Assembleia diocesana da RCC: dia 04/03. Local, no povoado São João dos Pilão.

9)- Formação para assessores e coordenadores da P J: Local: Brejo. Dia 04 e 05/03, próximo sábado e domingo. Se prepare. Contatos: Ir. Fátima, tel e watsap: 982.602926

10)- Abertura da Catequese na Paróquia: dia 11 de Março, com Encontro dos pais e Catequizandos. “ A catequese é a obra mais importante de uma paróquia” (Papa São João XXIII, “A transmissão da catequese”).

11)- Na próxima semana, dia 07 terei uma visita muito especial, uma pessoa que veio aqui em Chapadinha, há quase 26 anos, o meu irmão P.Anibal. Virá junto com o P.José Armando, de Belo Horizonte. Meu mano ficará por um mês. Bem vindo.


sábado, 18 de fevereiro de 2017

Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca. A natureza santuário de Deus



Existe na vida uma ideia forte que chamamos de sentido da vida. Na verdade, o homem que considera a própria existência desprovida de sentido não só é infeliz, como também dificilmente consegue adaptar-se à vida.

Semana passada falámos da autotranscedência. E hoje continuamos aprofundando o assunto. É que existência não é só intencional, isto é, com um rumo e um sentido, mas também é transcendente. O que é isso de transcendente? Quer dizer que vai além de nós, nos transcende, nos extrapola. Vai além dos nossos sentidos e do nosso olhar. O ser humano é direcionado a algo que não si mesmo. Algo nos habita, além de nós mesmos, e habita também os outros. “Não sabeis que sois o santuário de Deus, e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor. 3, 16)

A pessoa que não preencha a sua existência com um sentido definido pode cair num vácuo existencial, ou num vazio do nada. Precisamos de valores que possam dar rumo à vida para tirar esse risco do vazio.

Quando pode acontecer o vácuo existencial? Se você perde certas tradições que te seguravam, e num dado momento não acha válidas ou suficientes, deve pensar que a educação hoje não se deve limitar a transmitir tradições mas reciclar as capacidades humanas para preencher a sua vida de novos valores. 

A educação de  hoje não pode reduzir-se à reprodução unicamente do percurso das tradições; deve, sim encorajar e desenvolver a capacidade individual da tomada de decisões. Numa era em que os dez mandamentos parecem desatualizados ou não ter mais sentido, temos que aprender mais do que nunca a ouvir os dez mil mandamentos relacionados às dez mil situações singulares nas quais a nossa vida consiste. 

Por exemplo, antigamente nunca se falava em pecados contra a natureza. Hoje em dia é um problema que nos diz respeito. E não pense logo em pecado como castigo de Deus, mas uma dívida com o meio ambiente. 


O meio ambiente nos mata se nós o matarmos. “ Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca”. A natureza é o santuário de Deus. “Se alguém destruir o santuário de Deus, esse santuário te destruirá” É como destruir uma casa, e a casa te destrói porque você está dentro da casa e não pode sair dela.

Você verá que preenche a vida e desenvolverá sua criatividade de sair de si mesmo para ir ao encontro de dez mil necessidades. Nesse sentido nos alerta o Papa Francisco: “ Os grandes desafios atuais exigem uma Igreja toda ela em saída. A Igreja em saída é a comunidade de discípulos que se envolve, que acompanha, e assume a vida humana tocando a carne sofredora no povo” (Alegria do evangelho, 46).

Na nossa busca de sentido devemos respeitar nos outros também a busca de sentido deles. Como assim? A menos que sejamos perfeccionistas, devemos aceitar a falibilidade de nossa consciência. 

Daí vem que a possibilidade de erro da minha consciência tem que aceitar a possibilidade de acerto de outra  consciência. A minha possibilidade de erro e a possibilidade de acerto do outro são iguais. 

Tenho portando que cultivar a tolerância, a humildade e a modéstia. Já dizia o Livro de Levítico: “ Não tenhas ódio contra o teu irmão; ama o teu próximo como a ti mesmo” (Lv. 19,17). E Jesus: “ Ouvistes o que foi dito, amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo, eu porém vos digo amai os vossos inimigos” (Mt.5, 43)


Se eu e você assim fizermos estaremos fazendo uma linda terapia do espírito.

            Noticiário


1)- Hoje Padre Neves completa um ano e dez meses de céu. Que interceda por todos nós. mormente pelos jovens crismandos que irão receber o sacramento da Crisma daqui a um mês, no dia 19 de março.


2)- CRISMA- Dia 19/03. Horário, na missa das 10.00h.

3)- Retiro- Dia 18, local, no Rincão.

4)- Almoço junto com os padrinhos. Da parte da tarde os padrinhos são convidados a participar com o ensaio e uma palestra junto com seus afilhados. Parabéns à coordenação paroquial  por essa boa ideia.

5)- Hoje temos uma peregrinação até na comunidade Tiúba, onde haverá a celebração da eucaristia.

6)- Dia 13 e 14 tivemos reunião do clero da diocese em Sta Quitéria. Entre outros assuntos da ordem do dia: ANO MARIANO, com a chegada da imagem de N.S. Aparecida em 06/05, que irá percorrer as paróquias da diocese. Em Chapadinha já estamos fazendo uma Cartilha para os encontros tanto na cidade como nas comunidades do interior. Os primeiros quatro serão de preparação para o BOTE FÉ, COM MARIA ADORAI. Os três finais de preparação para o FESTEJO de 2017.

7)- Fazenda da Esperança: Outro assunto foi que já está confirmada a vinda da F.da Esperança para a diocese, e irá ser construída na localidade Cajazeiras, em Urbano Santos. Assim muitos afetados da região terão um local de tratamento bem mais perto.

8)- SAV – Será instalado nas paróquias o SAV (Serviço de animação vocacional). Tem a finalidade de despertar e acompanhar as vocações sacerdotais e religiosas nas paróquias. Quem está à frente é o Padre Joel, que está muito empenhado nesse trabalho. Aqui queremos encontrar uma ou duas famílias que se disponham a esse trabalho, junto com uma das Irmãs da Caridade do Campo Velho.

9)- O Propedêutico ficará instalado na paróquia de S.Bernardo, na reponsabilidade do P.Flávio, são os primeiros anos dos candidatos ao seminário de São Luis.

10)- Formação para coordenadores paroquiais de Catequese: aconteceu ontem na cidade de Brejo ontem dia 18.

11)- Reunião dos ministros da Eucaristia: dia 24, nesta 6ªfeira.

12)- Encontro diocesano de canto e liturgia: nos dias 10 a 12/03, em Chapadinha, no Rincão. Serão inscritas duas pessoas por pastoral, de cada Bairro e Centro.

13)- Retiro de Carnaval: Dias 24 a 28, em Chapadinha, local, no Rincão. Vá se inscrevendo. Organização: RCC. Em Araioses a organização é da Pastoral da Juventude (PJ).

14)- SHOW com a Banda ROSA DE SARON: Dia 25, no Rincão. Se prepare.

15)- A igreja de S.Francisco já vai nas seguintes despesas: 109.949,00. A comunidade e devotos de S.Francisco colaboraram com 7.915,00. Portanto, da Paróquia já saíram 102.034,00. Parabenizamos todos doadores, e também  o BRECHÓ de S.Francisco, que funciona bem em frente da construção.

Igreja de S.Francisco em construção, no Bairro da Cruz. Até Outubro vamos dar conta do recado

sábado, 11 de fevereiro de 2017

O princípio do prazer na psicologia e na logoterapia


O Prazer pelo prazer é thanatos, vazio, quimera, ilusão; como componente de um objetivo é vida e felicidade. Em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta.

Partimos do princípio que o ser humano tem uma orientação primeira e natural para criar e para realizar valores. O indivíduo quer realizar valores. 

Eu penso muitas vezes nas vantagens que temos hoje em dia em máquinas, objetos e utensílios que são do nosso dia a dia: a bicicleta, o ferro de engomar, a geladeira, o relógio, o computador, o celular. Eu uso, nós usamos, mas nem sabemos o cara que fez isso: agora é só eu comprar, e pronto. Quem inventou a roda, a primeira bicicleta, o seu relógio, seu tipo de celular?

Isso é a orientação primária e natural para criar valores. A pessoa e pessoas que fizeram esses trabalhos não fizeram em primeiro lugar para o prazer de realizar, mas para criar. Ficaram felizes, mas nos tornaram mais felizes a nós. 

Porém, quanto mais se faz do prazer um alvo pessoal,  mais se erra a meta. Vale dizer, quando se busca o prazer já se frustra a sua obtenção. 

Imagine que o inventor da bicicleta inventava a bicicleta e destruía logo. Daí a afirmação de cima, que “ em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta” (Victor Franckl).

Na verdade, quem age objetivamente apenas pelo prazer cai num precipício chamado de auto anulação em que nada constrói, e destrói o seu próprio prazer. 

Fazendo da felicidade o objetivo de motivação, ela passa a ser também o objetivo de atenção. No entanto, ao proceder  assim perde-se de vista o motivo, a razão para ser feliz; e consequentemente a felicidade, que por sua vez acaba por desaparecer.

Exemplo: o casamento, sendo a realização maior do ser humano, homem e mulher, é o objetivo maior que inclui vários leques, como empresa, trabalho, fortuna, status social, e exercício do prazer erótico. É um kit de várias realizações, mas juntas fazem o feixe da felicidade. 

No entanto, se se casa somente pelo prazer erótico, ou  status, ou para conseguir fortuna, anula-se o objetivo do casamento e vai cair numa auto anulação. A pessoa olhou a uma parte do feixe, e o feixe acaba caindo todinho.

Jesus disse um dia: “Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca e joga para longe de ti”(Mt. 5, 29), querendo dizer que eu não usei meus olhos para a finalidade abrangente que é iluminar minha vida e meu casamento, mas para me desviar do meu casamento e da família.

A mesma coisa num cargo político, onde há os caçadores de status. A pessoa não vai para o cargo para fazer bem à sociedade, mas para se promover, ganhar dinheiro, vaidade, riqueza pessoal. Tais visões de funcionamento acabam por ser auto anulativas, uma vez que alguém que demonstra e exibe seu desejo de poder será, cedo ou tarde, repudiado por parecer um caçador de status.

Assim fala até numa expressão semelhante a Carta aos Coríntios tratando de assunto semelhante a este: “Não falamos da sabedoria dos poderosos deste mundo que afinal estão votados à destruição”(1 Cor. 2,6) . Mas eles não são poderosos? É que eles só visam ao poder pelo poder, que afinal vai lhes destruir.

Em psicologia e especialmente na logoterapia o feixe do objetivo maior é definido como vontade de sentido, ou seja o esforço básico do homem na direção de encontrar e realizar sentidos e propósitos. 

Algumas conclusões, primeiro: a auto realização não constitui a busca última do ser humano; segundo, a existência humana tem uma dimensão auto transcendente. Ela vai mais além do que os seus objetivos imediatos e pessoais. Terceiro, a auto realização vai contra a auto transcendência, no sentido que ela só visa um bem pessoal e egoísta, enquanto que a auto transcendência realiza o bem geral de toda a humanidade.

Assim como a felicidade, a auto transcendência aparece como efeito, isto é, o efeito da realização de um sentido. 

Apenas quando você preenche um sentido lá fora, no mundo, é que você realizará a si mesmo.

            Noticiário

1)- Ontem  e hoje está acontecendo no Brejo a reunião da Pascom diocesana.

2)- Neste domingo terá a reunião dos coordenadores dos grupos da P J da Paróquia, em vistas a preparar a assembleia da mesma Pastoral da Juventude do dia 12/03, de hoje a  um mês. Horário de hoje, às 14.00h. 

3)-INSCRIÇÕES NA CATEQUESE: Centro, Corrente, S.Francisco  e  Santana: durante o mês de Fevereiro, todos os sábados de manhã e à tarde. No S.Antônio: Dia 20 ao 28. Em S.Teresinha: Durante todos dias da semana, à tarde. Na Tigela: sábados e domingos, de manhã e à tarde.

4) LITURGIA DIÁRIA: Ainda tem no Secretariado. Vá antes que esgote o estoque. Pra quem não fez o pagamento da mesma Liturgia Diária e do Jornal da Celebração pedimos que não atrasem. Obrigado.

5)- CRISMA  dos crismandos que terminaram o curso de Crisma neste ano: - Dia 19/03. Horário:  Na missa das 10.00h

6)- Retiro para os crismandos: Dia 18/03.  Horário: A começar das 08.00h da manhã, no Rincão. No dia 17, as confissões.

7)- Reunião do C P P : Dia 14, próxima 3ªfeira; horário: Às 19.00h.

8)- Nos dias 18 e 19: Formação para os coordenadores diocesanos e paroquiais de Catequese no Brejo

9) 10 a 13/03: Evento diocesano no Rincão: Encontro diocesano de Liturgia

10)- Campanha da Fraternidade  2017: Já se encontram no Secretariado as Cartilhas da CF 2017.  É hora de ir preparando  nossas comunidades e pastorais e movimentos para melhor participar

11)- GENIVAL em ANAPURUS :
A prefeita de Anapurus,
Vanderly Sousa Monteles abraçou o programa "Mesa Farta", que vai gerar renda e produzir alimentos para centenas de anapuruenses. Este programa é mantido pelo nosso amigo Genival dos Santos Oh desde há uma dúzia de anos.

12)- A igreja de S.Francisco do Bairro da Cruz tem contado com bastantes doações, como tijolos, cimento ofertas em dinheiro e até com o BRECHÓ de S.Francisco que funciona ali bem ao lado ( Veja fotos):
O BRECHÓ DE SÃO FRANCISCO