sábado, 8 de abril de 2017

A Caminhada da Campanha da Fraternidade êxito 100 por cento envovendo todos os Colégios


Sucesso 100 por cento a caminhada realizada ontem, partindo da PRAÇA DA BANDEIRA  e encerrando na PRAÇA DO POVO. Comunidades, Secretaria do MEIO AMBIENTE e DE EDUCAÇÃO, envolvendo todos os COLÉGIOS. Foi uma ação civica e ambiental que poderá dar seus frutos em respeito cuidado pela Natureza, nossa CASA COMUM, título inovador do PAPA FRANCISCO
A CF (Campanha da Fraternidade) deste ano 2017 tinha como TEMA: FRATERNIUDADE, BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA, e como LEMA: CUIDE E GUARDE A CRIAÇÃO








sábado, 1 de abril de 2017

As pedras e as cavernas dos lázaros de hoje



Quem eram os bem aventurados das “Bem aventuranças”? 

Para inicio de conversa eram, tome nota da lista: os pobres, os cegos, os aleijados, os leprosos, os famintos, os miseráveis, aqueles que choram, pecadores, prostitutas, coletores de impostos, perseguidos, os esmagados, os cativos, os que labutam e estão sobrecarregados, a ralé que não conhece nada da lei, as multidões, os pequenos, os que são menos que nada, os últimos, os mendigos e doentes, as viúvas e  os órfãos, mulheres e crianças que não tinham quem as sustentasse, operários e diaristas que se encontravam frequentemente desempregados, os camponeses que trabalhavam a terra, e os escravos.
E porque Jesus lhes chamava de bem aventurados? É porque para os judeus, felizes eram os ricos, os poderosos, os donos de terras, e os “cumpridores da lei”. E diziam que os outros era desprezados por Deus. “ Essa gente que não conhece a lei são uns malditos” (Jo.7,49). Aliás, era uma herança dos antigos reis e faraós, que se intitulavam filhos de Deus, e que os outros não tinham Deus. Eram os sem-Deus e os sem-terra. Era igual. 

Até um fazendeiro aqui em Chapadinha dizia para os seus caboucos: vocês não podem rezar porque não têm terra”. Jesus veio reverter a situação; eles são os preferidos de Deus porque são desprezados pela sociedade. É como a mãe que se debruça sobre o mais sofredor e doente. E então Jesus vinha pregar a metanóia que era a mudança de mentalidade. 

A mudanças das classes dominantes e a mudança das classes dominadas, lhes dizendo que eles valem diante de Deus tanto como os outros. Eles tinham a cabeça feita pelos ricos, pois têm que mudar a cabeça; metanóia quer dizer mudar a cabeça.

Este tipo de pessoas eram excluídas por conta da pobreza material, e como as classes altas as excluíam, achavam que Deus também as excluía. E assim eram excluídas de Deus e da salvação. Aliás, tome nota, a salvação, no conceito dos judeus era só para esta vida.  O “reino de Deus” era aqui mesmo, um reino de riqueza e prosperidade.

Além da exclusão pela pobreza ou “má sorte” havia a exclusão pelo não cumprimento da lei. Não havia praticamente saída nenhuma para o pecador. Seu sofrimento se manifestava sob a forma de frustração, culpa e ansiedade. Sentiam se frustrados porque sabiam que nunca seriam aceitos para o convívio com as outras pessoas. A sociedade botou na cabeça deles que Deus não gostava deles. 

O resultado era um complexo de culpa neurótica que levava ao medo e ansiedade em relação aos muitos tipos de castigo que podiam cair sobre eles. Os pobres e oprimidos sempre foram os mais vulneráveis às doenças. Muitas doenças mentais daí surgiam, como ainda hoje nas pessoas vivem nas mesmas condições. E essas provocam as doenças psicossomáticas, como a paralisia e dificuldades na fala. Daí que Jesus topava sempre com este tipo de doentes e a sua atenção os levantava.


É aí que se coloca o ambiente do profeta Ezequiel quando prega: “vou abrir vossas sepulturas, porei em vós o meu Espírito para que vivais” (Ez.37,14). Esta multidão de pessoas viviam pior que numa sepultura. E, como dizemos hoje, “só Deus mesmo”.

E Jesus quis mostrar com um exemplo que Deus pode reverter a situação, no evangelho de João, cap. 11. O Lázaro estava numa caverna fechada com uma grande pedra. Jesus ordenou que tirassem a pedra. (Jo, 11,38).


Pelo dito, imaginamos quem coloca os pobres numa grande caverna, e qual é a pedra (as leis?), e quem deve tirar a pedra das cavernas dos lázaros de hoje?

          NOTICIÁRIO



1)- Hoje, 1ª domingo de abril tem exposição do Santíssimo na matriz

2)- Tem o segundo dito do batismo para os batizandos que serão batizados no dia de Páscoa à tarde.

3)- Amanhã, dia 03: Reunião dos COLEGIADOS,  no CBNET, como habitual às 19.00h.

4)- Visitas quaresmais nesta semana: Dia 04, terça feira = Bairro da Cruz dia de confissão no salão provisório, de manhã e tarde. E no dia 05 visitas aos doentes. No Centro , dia 10, 11 e 12 confissões na matriz e visitas aos doentes nos dias 13 e 14 da parte da manhã.

5)- Dia 6, 1ª quinta feira, só vai ter confissões da parte da manhã, pois à tarde, tem a Missa dos santos óleos, na catedral de Brejo. Às 15.00h os ônibus estarão saindo aqui da praça da matriz.

6)- CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Caminhada no dia 07, sexta-feira. Concentração: Praça da Bandeira, às 16.00h até na Prça do Povo, com as duas Paróquias de Cristo Rei e de NªSª das Dores, e todos os Colégios da cidade. Leve bandeirinhas verdes e (ou) mudas de planta. Vamos encher nossa cidade com o verde do meio ambiente  da natureza linda.

7)- Atenção PJ. (Pastoral da Juventude)- Reunião na diocese (Brejo) para estudo da doutrina social da Igreja, dia 07 e 08, nesta sexta e sábado, para coordenadores e assessores.

8)- DOMINGO DE RAMOS : Celebrações nas Comunidades. Terá missa às 7.00h no S.Antônio, com P.Casimiro e às 09.00h em S.Raimundo, com P.Anibal. Na matriz, início da celebração na praça do Padre Neves às 08.00h. Bênção dos Ramos, procissão seguindo pela avenida, dobrando em direção à Rodoviária, seguindo pela rua do Correio até entrar  pela porta do fundo dando  continuidade à Missa dos Ramos. Terá missa das 10.00h, e das 20.00h. 

Semana Santa

1)- Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado, Oração do Ofício divino das Comunidades, ao cuidado do grupo “Semeando louvores” na matriz às 07.00h da manhã.

2)- Quinta e Sexta feira Santa tem visitas aos doentes da parte da manhã.

3)- Dia 13 -  Quinta Feira Santa, Celebração da SANTA CEIA àa 17.00h e Lava-pés, seguindo-se adoração até às 22.30h.

4)-Dia 14- Sexta-Feira Santa: Via SACRA na rua, começando em frente da matriz da paróquia de CRISTO REI, e encerrando nà matriz de N.ª S.ª DAS DORES, seguindo-se a comunhão e beijo da cruz na matriz.

5)- Dia 15- Sábado Santo: Missa da Vigília Pascal às 21.00h. Bênção do fogo novo, e da Àgua batismal, e Procissão com o Círio Pascal, acompanhado com as nossas velas

6)- DIA 16- DOMINGO DE PÁSCOA- Missa na Comunidade de S.Pedro: 07.00h. Na Matriz às 08.00h; Em Sta Teresinha às 09.00h; na Matriz às 10.00h. Batismos dos catequizandos às 15.00h. Missa na Matriz às 20.00h





terça-feira, 28 de março de 2017

A primeira noite das comemorações do Aniversário de Chapadinha vai ficar inesquecível dia 27 de Março



Se você não foi só você perdeu neste dia 27 uma noite cheia de atrações e muita vibração, louvor e fé. O Ministério "Sobre as Águas" fez um maravilhoso louvor com hinos adequados, na voz de Odilene Bastos, no acompanhamento de Edney, Rafael, Railson. 

Em seguida a palestra do pároco, P.Casimiro que focou o assunto de enxergar o irmão que passa ao nosso lado, começando pela própria casa, enxergar um ou outro marido e esposa e ficar atento um ao outro, i irmãos uns aos outros, pais ficar atentos à palavra e sugestões dos filhos no que têm a se expressar, Professores atender o que os alunos têm a colocar. E na rua atender e dar sempre um bom dia e um olhar para quem passa, inspirando-se no Salmo 94. 

Es as autoridades e Secretariados atender a todos mormente aos que mais precisam, e que sempre costumam ficar esquecidos. Falou também o P.Anibal, com os seus 91 anos e até umas belas canções portuguesas. Vieram os PIRADINHOS que arrasaram om a animação de MÁRCIO TEIXEIRA.

Finalmente o P.Joel, da Paróquia de Cristo Rei leu salmo de ação´de graças e os três sacerdotes tiveram ocasião de abençoar a cidade e o Município. Foi também celebrado o segundo aniversário do GO da Corrente com direito a bolo e velas. Parabéns. Dia 27 inesquecível.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Tá chegando a hora: "Rosa de Saron fará show histórico no dia 25 de Março em Chapadinha-MA


A consagrada banda "Rosa de Saron" com mais de 29 anos de carreira na música fará show histórico na cidade de Chapadinha, (Ma) por parte da turnê "Acústico e Ao Vivo 2/3".

Sucessos como "Foi sem Você", "Latitude e Longitude", "Sol da Meia - Noite" farão parte do repertório que promete levar o público ao delírio na noite do dia 25.
O evento contará também com a participação das bandas maranhenses "Emunah" e "Sky Heaven", lançando seus novos singles e CD's.


Tudo isso ocorrerá no dia 25 de Março de 2017 no Rincão Boa Nova (TV. Eurico Dutra - Bairro Aparecida) na cidade de Chapadinha -MA com início às 19 horas.

Você poderá adquirir seu ingresso:
Pelas Lojas físicas na cidade: Igreja Matriz Centro, Igreja Cristo Rei Areal, Barraca Amarela e Loja Santa Lolla
Pela internet: Loja Sympla no link goo.gl/cySyJJ
Mais Informações: (98) 99213-6054/ (98) 99135-7335.
Caravanas: (98) 99206-6383

Um show que promete ficar na história em uma única apresentação no Estado.
Realização: Paróquia Nossa Senhora das Dores e Paróquia Cristo Rei

Não vai perder né?


quinta-feira, 23 de março de 2017

Dia 27/03 Encontro marcado na PRAÇA DO POVO



Dia 27. 03 ( segunda feira ) teremos um encontro marcado na praça do povo !VEM LOUVAR !!!Louvemos ao Senhor por todo bem e toda Graça derramada em nossa vida e em nossa cidade de Chapadinha!Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fd2/1.5/16/1f64c_1f3fc.png🙌🏼Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fd2/1.5/16/1f64c_1f3fc.png🙌🏼
#Comemoração_do_Niver_Da_Cidade
#ChapadinhaDescrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fd2/1.5/16/1f64c_1f3fc.png🙌🏼Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fd2/1.5/16/1f64c_1f3fc.png🙌🏼Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fd2/1.5/16/1f64c_1f3fc.png🙌🏼Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/ff3/1.5/16/2764.pngDescrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/ff3/1.5/16/2764.pngDescrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/ff3/1.5/16/2764.png
#RCC_DeChapadinha
#Ministério_De_Música
#Oz_Piradinhos
#Teremos_Barraca_Com_Lanches_TOPDescrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fbd/1.5/16/1f370.png🍰Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/fd6/1.5/16/1f32d.png🌭
#Carrinho_MiniPizza(Geórgia)Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/f4/1.5/16/1f355.png🍕Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/f4/1.5/16/1f355.png🍕Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/f4/1.5/16/1f355.png🍕


Com a participação do P.Joel, da paróquia de CRISTO REI, com a participação do P.Casimiro da paróquia de NOSSA SENHORA DAS DORES, e participação de MÁRCIO TEIXEIRA, coordenador DIOCESANO da RCC. Participe. 

sábado, 18 de março de 2017

O poço de Jacó e a urgência do reino de Deus na ideia de Jesus e dos seus contemporâneos.



A ideia da proximidade de algum tipo de intervenção divina não foi contribuição original de Jesus era crença bastante comum na sua época

Acreditar em Deus é acreditar que o bem é mais forte do que o mal, e que a verdade é mais forte que a mentira. Quem acreditar que o mal vai ter  a última palavra, ou que o bem e o mal tem cada um cinquenta por cento de possibilidades de vencer é uma espécie de ateu.

Na verdade, existe no mundo uma força dirigida para o bem, um poder que se manifesta nos impulsos e forças mais profundas existentes no homem a na natureza, poder que, em última análise é irresistível. Jesus acreditava nisso, e apelava sempre para essa força irresistível: “a tua fé te salvou” (Mc. 5,34).

Jesus esperava que o reino de Deus viesse logo ou durante a vida de seus contemporâneos: “não passará esta geração sem que isto aconteça”(Mc.13,30). E ainda: “não tereis nem tempo de percorrer todas as cidades de Israel antes da chegada desse reino”.(Mt, 10,23). 

Essa mesma expectativa levou os essênios a saírem para o deserto para se prepararem. Foi essa crença que inspirou as visões e os cálculos dos escritos apocalípticos, e que levou os zelotas à expectativa de que o reino de Deus viesse e lhes daria a vitória sobre os romanos. João Batista participava dessa expectativa e esperava que só escaparia quem entrasse no seu batismo “ para se livrar do juízo divino, e para se livrar da ira divina que está para vir” (Mt. 3,6)

Na verdade, as esperanças e expectativas tinham chegado a nível de intensidade sem precedentes  A situação estava fluida, a guerra contra os romanos estava na ideia de muita gente, e se perguntavam: Israel iria vence: Israel iria vence os romanos? Será  será que o Messias viria como perguntou um dia João a Jesus: és tu o messias ou devemos esperar outro? (Mt.11,2).

E se não foi na vida de Jesus, foi dali a 30 anos, no ano 70 que todas essas ideias e forças se juntaram e empunharam armas contra os romanos, e toda Jerusalém se levantou contra Roma numa guerra que fez acabar com todos esses sonhos que vinham acalentando desde muito tempo, e que na vida de Jesus sempre se manifestava e viviam testando as atitudes de Jesus. Só que Jesus queria isso não pela força das armas, mas pela mudança dos corações, metanóia.

Por isso Jesus percebeu a oportunidade e fez apelos por mudanças imediatas: “a menos que vocês mudem serão todos destruídos do mesmo modo” (Lc. 13,5). E, “o que aproveita ao homem ganhar o mundo todo se perde a própria vida?” (Mc.8,36) Pregou contra quem se arrumava na sua vida sozinho, confiando nos sus celeiros cheios, como um rico tolo (Lc.12,16).

Poderíamos assim compreender muitas das urgências e dos porquês usados por Jesus, “ lançar a mão no arado e não olhar para trás, viajar com pouca coisa e depressa (Lc.9,3). Em resumo, com Jesus acabou um tempo antigo e começou um novo tempo. O tempo de pensar que as coisas não irão com as armas e com a violência, em vez de mudar o seu proceder, como praticar a partilha, abrir mão de excluir os irmãos e até os inimigos.

E também muita coisa da conversa de Jesus com a samaritana relata que, enquanto os judeus consideravam o poço de Jacó como o ícone do culto, do templo e da Lei, Jesus declarou que ele dali em diante seria o templo, a lei e o culto. E que não precisaria nem de balde porque de seu lado aberto jorraria água viva. E como consequência ele oferece o verdadeiro culto na sua pessoa.

Voltamos à afirmação inicial que a ideia de alguma intervenção divina imediata não foi contribuição original de Jesus, era crença comum na sua época. A diferença era que para os outros o caminho era a violência, e para Jesus era pela mudança interior, metanóia.

          NOTICIÁRIO
1)- ADMINISTRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA – Hoje parabenizamos a Catequese paroquial pela administração do sacramento da CRISMA a cerca de 70 jovens que se prepararam no caminho da Catequese nos 10 anos de formação cristã, que começaram desde a Consagração. E parabenizamos  esses agraciados pelo Espírito Santo nesse sacramento que joga o cristão para as responsabilidades de um cristão adulto. Parabenizamos o bispo diocesano que pode contar com mais 70 crismados para as tarefas da diocese, assim como os pais e os padrinhos. Agradecemos ao seminarista Gerre Adriano que assessorou este retiro de preparação.

2)- Formação para a Crisma nas Comunidades: Já estão acontecendo as formações para Crisma nas comunidades tanto da zona urbana como na zona rural para os casados e outros que não frequentaram os 10 anos de curso. Julgamos que que no mês de Outubro estarão em dias para o mesmo sacramento da Crisma.


3)- Padre Manoel Neves: Hoje faz um ano e onze meses que nos deixou o saudoso P.Neves. Contamos com suas orações e sua intercessão  para a nossa paróquia. E lembramos sua memória e os seus ensinamentos.

4)- Visitas quaresmais: Já aconteceu a visita na Comunidade de São Raimundo da Corrente nos dias 14 e 15. As próximas: São Pedro = dia 21/03 confissões de manhã e à tarde, dia 22 visitas aos doentes com P.Casimiro. Santana =  dia 27/03. Santo Antônio = dia 28/03 confissões, dia 29 visitas aos doentes.  Sta Teresinha = 30/03, dia 31 visitas aos doentes.  S.Francisco = dia 04/04 confissões, dia 05 visitas aos doentes.  Bom Parto = dia 07/04.  Matriz = dias 10, 11 e 12, confissões de manhã e à tarde; dias 13 e 14 visitas aos doentes da parte da manhã.

5)- Pastoral Familiar: Teve encontro sobre formação catecumenal nas catequeses familiares neste sábado e encerram hoje neste domingo, na cidade do Brejo.




6)- SHOW com a Banda ROSA DE SARON: Estamos na reta final do grandioso Show que vai ficar na história de Chapadinha. É já neste sábado dia 25. Pedimos o empenho de todo católico chapadinhense para participar deste maravilhoso show que além da fama, irá servir para alavancar a construção da igreja de São Francisco e ainda para enfrentar as despesas do BOTE FÉ, de 11, 12 e 13 de agosto. Contamos com a sua animada presença. 


19)- Meu irmão P.Anibal está colaborando nas visitas quaresmais em celebrações e confissões. Apesar de seus 91 anos mostra sua saúde vai de bom a melhor aqui nestas terras de nossa Chapadinha. Parabéns. Veja mais fotos





sábado, 11 de março de 2017

A Igreja em saída e a Igreja da cultura do diálogo



O ser humano não somente está no mundo, mas é do mundo, na medida em que o faz e por ele é feito, em cada tempo e lugar concretos.

A história humana ancestral nos ensina que o ser humano é um ser irrequieto e sempre à procura do novo. Freud dizia que uma das características do ser humano é amar e peregrinar. E o escritor prêmio Nobel Saramago dizia que só estamos bem no barco onde não estamos. E já S. Agostinho também disse há mais tempo: Só estou bem onde não estou.

A história do povo de Israel traz o episodio da vida de Abraão no cap. 12, que a certa altura da sua vida decidiu entrar nesse grande movimento de procura de um futuro melhor. “Sai da tua terra, da tua família, e da casa do teu pai” (Gn.12,1). E nos evangelhos muitas vezes os apóstolos são convidados a não ficarem satisfeitos com as vitórias alcançadas, mas a se misturar com os problemas da vida. “ Levantai-vos, e não tenhais medo”, relata o dia da transfiguração, quando viram a glória de Jesus. (Mt. 17, 7)

Na Paróquia temos pastorais e movimentos dinâmicos e atuantes, onde as pessoas crescem no seu ser cristão e no discipulado de Jesus Cristo: Apostolado do Terço, Mil Ave Marias, Shallon, RCC, Pastoral Familiar, Ministério dos Acólitos, Homens do Terço, Mulheres do Terço, Legião de Maria, A. da Oração, Grupos de Oração e Louvor (G.Os), Pastoral da Juventude, Pastoral da sobriedade, e Pastoral das CEBs. 

No entanto, pode acontecer que as pastorais e os movimentos às vezes possam “cair na tentação de se fecharem em si próprios, e se julgarem ser o seu próprio centro, e assim correrem o risco de se tornarem vítimas de suas obsessões e procedimentos”, como diz a carta Encíclica  “A alegria do evangelho, n.49). Noutro lugar, o Papa afirma: “ A Igreja não é um clube de eleitos, é uma casa paterna. É mãe de coração aberto” ( n. 47).

Solução para estas tentações de fechamento? O Papa propõe  duas soluções: uma Igreja em saída, e a cultura do encontro. “ Prefiro uma Igreja em saída, uma Igreja enlameada, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (Alegria do evangelho, 48). 

A Igreja em saída é a grande proposta que nos é apresentada hoje. É o convite a uma Igreja de discípulos missionários, o qu significa investir mais na ação evangelizadora, e tomar iniciativas. “ A comunidade missionária entra na vida diária de quem necessita, encurta distâncias, abaixa-se se for necessário até a humilhação, e assume a vida humana tocando na carne sofredora de Cristo no povo” (24).

No seguimento da opção da Igreja na América latina pelos membros mais sofridos do corpo de Cristo, o Papa reafirma a opção preferencial pelos pobres, como “categoria teológica” ( n. 198  e 199). Os pobres, descreve o Papa Francisco, ocupam lugar preferencial no coração de Deus, que se fez pobre” (n.197). Na verdade, o caminho da redenção está marcado pelos pobres, desde o “SIM” de Maria e de Abraão. A misericórdia para com os pobres “é a chave do céu” (n197).

E o documento da Aparecida descreve os rostos dois sofredores que doem em nós, pessoas que vivem nas ruas, dependentes das drogas,, os detidos nas prisões. São as novas formas de pobreza e fragilidade, como vivem os sem abrigo, os refugiados, os povos indígenas, e tantas pessoas sujeitas ao tráfico humano e crianças em situação de risco, assim como os portadores de deficiências. (407-430). 

Além disso, a atenção volta-se hoje também para outra dimensão nova, que é o solo desertificado, as espécies em extinção, sinais que afetam a vida no planeta e das novas gerações, nos dizem os números 210 a 216 da Encíclica “Alegria do evangelho.

Como dizíamos, a Igreja propões a segunda proposta que é a cultura do encontro: para não se fechar na própria comunidade, na própria instituição ou grupo de amigos. (n220). “Toda atitude de fechamento despreza a universalidade do povo de Deus, e bloqueia a irradiação do testemunho do amor de Deus. 

Na cultura do encontro todos contribuem  e recebem. É uma postura aberta e disponível, para a qual é necessário uma humildade social, estima da cultura e religião e respeito aos direitos de cada um,

A Igreja em saída e a cultura do encontro são as duas receitas para a revitalização da Igreja e das comunidades e pastorais.

             NOTICIÁRIO:

1)- Nesta 3ªfeira, dia 07 chegou o meu irmão P.Anibal que ficará  até o dia 24 de abril, quando acontecerá a assembleia dos missionários da Boa Nova em B.Horizonte. Agradeço esta visita do meu  irmão mais velho e que irá colaborar bastante nos trabalhos da quaresma.

2)- Hoje encerra o Encontro diocesano de Liturgia e Canto litúrgico que começou sexta feira dia 10. Decorreu no Rincão Boa Nova ou CEPAN (cetro de evangelização P.Neves). Toda as paróquias de diocese se fizeram presentes.

3)- Abertura da Catequese na paróquia: Foi ontem, sábado, com encontro de pais e catequizandos. Parabéns à organização da Catequese central e dos Bairros, e parabéns aos pais e catequizandos.  “ A catequese é a obra principal de uma paróquia” ( Papa São Joaõ XXIII).


4)- Retiro de CRISMA:   Dia 18, no Rincão Boa Nova, centro de evangelização P.Neves (CEPAN). Assessor, Gerre Adriano. A confissão: dia 17, estará presente o meu irmão P. Anibal.


5)- Missa de CRISMA: Dia 19, no horário das 10.00h

6)- Pastoral Familiar: Encontro nos dias 18 e 19, sábado e domingo que vem, sobre formação catecumenal nas catequeses paroquiais.

7)- Reunião do CPP: Próxima terça feira, dia 14.

8)- Visitas quaresmais a doentes e idosos: Na reunião do CPP queremos que todas as comunidades possam entregar a lista das casas a ser visitadas. E daremos a escala das visitas para cada bairro: S.Raimundo = dia 14/03 confissões com P.Casimiro e P.Anibal de manhã e à tarde; dia 15 visitas aos doentes com P.Casimiro.   São Pedro = dia 21/03 confissões de manhã e à tarde, dia 22 visitas aos doentes com P.Casimiro. Santana =  dia 27/03. Santo Antônio = dia 28/03 confissões, dia 29 visitas aos doentes. Sta Teresinha = 30/03, dia 31 visitas aos doentes.  S.Francisco = dia 04/04 confissões, dia 05 visitas aos doentes.  Bom Parto = dia 07/04.  Matriz = dias 10, 11 e 12, confissões de manhã e à tarde; dias 13 e 14 visitas aos doentes da parte da manhã

 9)- Praça do abrigo, informação: Segundo me informou o Secretário de urbanização, dr. Telmo, a Prefeitura e aquela Secretaria estão só aguardando o despacho do Juiz para mudar os brinquedos da criançada e a academia ao lado para outro local. Assim que sair o despacho farão esse trabalho, que foi a primeira promessa do Prefeito dr. Magno Bacelar; Estamos no aguardo, obrigado


9)- Está chegando o dia, entre no 
clima do maior SHOW das 
BANDAS CATÓLICAS  do Brasil em 
Chapadinha.