sábado, 6 de maio de 2017

A Igreja em saída e a Alegria do Evangelho



“Saiba todo o povo de Israel e reconheça com plena certeza que Deus constituiu Senhor e Cristo este Jesus que vós crucificastes” (At.2,36)

Esta declaração de Atos dos Apóstolos é a base da Constituição do Novo Povo de Deus. O povo vinha se governando pela autoridade de Moisés e do Pentateuco, a “lei e  os profetas”. E foi na base da lei e dos profetas que eles mataram Jesus Cristo. 

Vejamos a importância da inversão que agora é feita: este Jesus recusado e morto pelo povo de Deus é constituído por Deus como Senhor e Cristo. Estava declarada a ruptura da antigo com o novo, a casa caiu, e estava sendo construída outra. “ O que era antigo passou” (2 Cor.5,16). 

E dali em diante era preciso arregaçar as mangas. O antigo Templo caiu e outro foi construído, o corpo de Cristo e o novo povo de Deus.

Em nome do antigo Templo se matavam as pessoas, com o novo templo tem que se dar vida. Em nome da antiga Lei se desprezavam as pessoas, “esta gente que não sabe a lei são uns malditos” (Jo, 7,40). Agora é preciso acolhê-las. Estava traçado o caminho. 

E como novo caminho, ele traz perigos e inseguranças. Mas é preciso assumi-las. São Pedro arriscou muito nesta declaração fundamental do novo Povo de Deus. Mas o risco é o novo, e sem risco não tem o novo. 

Logo logo São Pedro e São Paulo foram juntos na doação da vida pouco tempo depois. E como o Mestre deu o seu sangue, o sangue de santos e mártires irá sendo necessário para a nova construção. Porquê? 

Porque a acomodação no antigo é mais fácil, os antigos caminhos convidam à acomodação. Esta teia de coisas foi bem expressa logo no início pelo Papa Francisco, quando propôs uma Igreja e uma comunidade missionária. 

Ela precisa ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos” (Alegria do evangelho, 24).

“Com obras e gestos a comunidade missionária estra na vida diária do povo, encurta distâncias, abaixa-se até à humilhação e assume a vida humana tocando a carne sofredora de cristo nos sofredores”(id). 

Este lema é o contrário da acomodação e auto preservação que fabricam o mofo das instituições. “ Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionando mais evangelização do mundo atual que auto preservação” (n.27).

É ousado este programa, mas é a esperança  que vai renovar a Igreja. “ Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral missionária, que não pode deixar as coisas como estão” (25).

Contra a doutrina monolítica dos fariseus, sumos sacerdotes e saduceus, surge agora a doutrina da procura da ovelha perdida. “A quantos sonham com uma doutrina monolítica defendida sem nuances por todos, isto poderá parecer uma dispersão imperfeita, mas a realidade é que tal variedade ajuda a manifestar e desenvolver melhor os diversos aspectos da riqueza inesgotável do evangelho” (40). 

Aí o Papa dá a razão teológica e evangélica: “Há hierarquia de valores tanto no dogma como na moral. A primeira lei é a misericórdia” (37). 

E neste novo pastoreio do bom pastor o Papa se preocupa ainda com a expressão das verdades com nova linguagem: “Ao mesmo tempo, as enormes e rápidas mudanças culturais exigem que prestemos atenção constante ao tentar exprimir as verdades de sempre numa linguagem que permita reconhecer a sua permanente novidade: 

“É  que no depósito da doutrina cristã, uma coisa é a “substância” e outra é a formulação que a reveste. Por isso, devido à linguagem utilizada é algo que não corresponde ao verdadeiro evangelho de Jesus. 

Com a intenção de comunicar, transmitimos um deus ou um ideal humano que não é verdadeiramente cristão. Lembremos que a expressão da verdade pode ser multiforme. E a renovação das formas de expressão torna-se necessária para transmitir ao homem de hoje a mensagem evangélica no seu total significado. Não tenhamos medo de rever as coisas” (41).

Finalizando, o pastoreio que o Papa propõe vai ainda buscar as razões na teologia de S.Tomás de Aquino: “S.Tomás de Aquino sublinhava que os preceitos dados por Cristo e pelos apóstolos ao povo “são pouquíssimos”. 

E citando Santo Agostinho observava que os preceitos adicionados posteriormente pela Igreja se devem exigir com moderação, “para não tornar pesada a vida dos fiéis”, nem transformar a nossa religião numa escravidão, quando a “misericórdia" de Deus quis que fosse livre”(43).

Resumindo: “ Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo, entrará, sairá e encontrará pastagem. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo. 10,10)

          NOTICIÁRIO:


1)- Está entre nós a equipe do CAMINHO, ou seja o P. Raul Arce. o seminarista teólogo Ernani da Costa e a senhora Zuleide Araude,  com a finalidade de implantar nas duas paróquias o movimento conhecido pelo nome de Caminho neo catecumenal. 


Na igreja matriz de N.S. das Dores tem palestras nas segundas e quartas feiras às 19.00h. Na matriz de Cristo Rei nas terças e sextas feiras. Entrevista: P.Raul, o senhor é natural de Assunção, capital do Paraguai, com quantos anos foi padre? 
–Aos 38 anos de idade, estou agora com 51. Como assim: - “ Eu estou aqui devido a NªSª de Fátima e as orações de minha mãe que queria um filho sacerdote. Deixei a minha namorada e a minha profissão de biólogo diante do chamado do Senhor”. 
Quais outros trabalhos que tinha? –“ Trabalhava numa função importante do Ministério da Saúde. No CAMINHO trabalhei há 27 anos. Senti o chamado com os Salesianos aos 12 anos, com os Jesuitas, aos 14 anos (onde se encontra agora o Severino Morais, com a Opus Dei aos aos 18 anos e  no CAMINHO aos 27 anos. Sou missionário itinerante, da Igreja “em saída”. 
Obrigado  P.Raul.

2)- Terça feira, dia 09 teremos a reunião do CPP, no horário das 19.00h como sem falta. Sua presença é muito importante

3)- Próximo domingo, dia das MÃES. Nesta semana vá sendo melhorzinho com sua mamãe.

4)- Atenção: o dízimo será recolhido no dia 21 por conta da cirurgia da D.Joana, da Pastoral do dízimo, a quem desejamos feliz recuperação da cirurgia do fígado.

5)- Iniciaram as peregrinações do mês de Maio. Neste ano seja um bom reforço e um grande meio para vivenciar muito mais o ANO MARIANO.

6)- Pastoral do Batismo: Teremos reunião no dia 15, segunda feira da outra semana. horário, às 19.00h. Sua presença é muito importante.

7)- Assessores e coordenadores das IAM: Reunião no Brejo nos dia 12 a 14.
8)- RCC: Tiveram encontro diocesano de formação em Santa Quitéria nos dias 06 a 07.


9)- Hoje é  a Primeira comunhão na Capela de Sat’Ana. No dia 12 será na Capela de São Raimundo. Na capela de Sat’Ana estamos construindo três Salas de Catequese, provisórias até que seja construída a nova igreja da Santana.


10)- Dia 28 de Maio será o dia Ð; no RINCÃO. Em prol da construção da igreja de São Francisco do Bairro da Cruz. E para o BOTE FÉ COM MARIA ADORAI. Constará de santa missa às 07.00h da manhã, não terá missas nem celebrações nos Bairros de N.S. DAS DORES, seguindo-se shows o tempo todo. FEIJOADA AO MEIO DIA, para você consumir  ou levar para casa.


11)- Domingo passado um grupo de 30 acólitos fizeram seu compromisso no ministério de Acólitos ao serviço do altar e todos os outros renovaram seu compromisso. Na homilia foi destacado que esse ministério sendo uma universidade, dado que daí têm surgido vocações para pregadores, salmistas, ministérios de musica, bandas, RCC, GOs, e vocações ao sacerdócio. A palavra é só parabéns.

Ação concreta da CF –Campanha da Fraternidade:
Chapadinha acorde para os problemas das águas que te circundam: ou serão tua saúde ou serão teu veneno


  Tivemos conhecimento do que está acontecendo no barrocão que serve de escoadouro na Av Ataliba Vieira de Almeida. Ali se esgota tudo quanto é lixo da área, assim como resíduos de óleos que vão (lixos e óleos) sujar e manchar todas as águas que escorrem para a ALDEIA. Notamos que as populações da Vila Isamara (Vila de Fátima),  e Aldeia e Vila Liberdade usam essa água quem vem poluída dessa origem. Chamamos a atenção para as autoridades municipais, Secretarias As comunidades foram em visita de conhecimento e limpeza e mentalização às do Meio Ambiente e senhores Promotores.

sábado, 29 de abril de 2017

As dúvidas dos discípulos e o Credo que se baseia na graça divina



Na história humana e na história bíblica podemos constatar um princípio curioso:  enquanto um grupo pequeno não está suficientemente estabelecido e não toma consciência de sua “identidade” não se interessa em escrever seu passado e sua história e suas experiências. 

Aconteceu assim com o povo bíblico antigo, e com as primeiras comunidades cristãs, para as quais um mundo novo estava começando. Desabava um mundo antigo e alguma coisa nova começava. Encontravam-se como dizemos hoje “no mato sem cachorro”.

As atividades de Jesus iam sendo relatadas primeiro oralmente em pequenos grupos, e começaram a ser escritas somente quando o grupo tomou consciência de sua identidade própria, e com isso se interessou por sua história. Enquanto os cristãos eram poucos e dispersos, sai identidade não estava bastante clara e não pensavam muito num futuro distante. Os primeiros cristãos além disso esperavam o próximo retorno de Jesus, e com isso o “fim do mundo”.

Do que fica dito se deduz que uma das razões mais poderosas à redação dos escritos bíblicos foram as situações nas quais sentiu-se a necessidade de destacar e afirmar a identidade da comunidade e SUA história. Com o correr dos tempos, as diferentes tradições que circulavam independentes umas das outras foram reunidas em pequenos “livros”. Os escritores contavam somente com tradições orais que corriam de boca em boca para iniciar a pôr por escrito a fixação dessas histórias. O material selecionado foi organizado de maneira mais ou menos lógica pelo escritor.

Para unir as tradições, com frequência os redatores empregavam frases aleatórias como “Depois de algum tempo”, “um dia”, “no primeiro dia da semana”, “de volta ao outro lado do lago”. É por isso que um mesmo acontecimento é contado duas vezes e justaposto de maneira diferente e repetitivo.

Isso acontece desde os antigos escritos como no Gn, cap 01 e 02, e dá-se também no Novo Testamento, no caso referente às narrações da ressurreição. A catequese, ou os “livrinhos” que começaram sendo redigidos tinham o objetivo maior de ir formando e cimentando a identidade das novas comunidades como igreja, na sua afirmação central que que era: aceitar Jesus como o Cristo ressuscitado. O mesmo Jesus que comeu com eles é o mesmo que está vivo. 

E nessa aceitação se legitima a incumbência da missão apostólica para o mundo: fazer com que todos se tornem discípulos de Cristo. Na ressurreição e nas aparições se baseia a “experiência pascal”: Jesus é o Senhor, e a experiência do dom do Espirito Santo. E fundamento da Igreja e da sua missão. É por isso que em todos os relatos das aparições tem que ficar claro que Jesus apareceu “aos Onze”, e “a Pedro”. E as santas mulheres teriam sempre a incumbência de ir de ir notificar todas as suas novidades aos “Onze” e “a Pedro”. Estava nascendo desse convicção e desse cuidado a colegialidade da Igreja, como dizíamos, a identidade da Igreja apostólica.

Nestes relatos das aparições destacamos duas atitudes: a adoração, e a dúvida. Como podemos conciliar? A adoração é o carimbo da certeza. Mas a dúvida traz à lembrança as atitudes vacilantes de Pedro, que se mostrava pronto até à morte mas depois fraco até à negação. 

A insistência sobre as dúvidas dos discípulos acentua mais uma vez que a fé na ressurreição é só fruto da graça divina e da determinação de uma pertença à Igreja onde tem morte e ressurreição, pecado e graça, morte e vida.

         NOTICIÁRIO
1)- Entramos no Mês mariano, que nos remete para o ANO MARIANO, estabelecido pela Igreja no Brasil para comemorar os 300 anos da Aparecida. Vamos entrar no clima. A imagem da Nossa Senhora de Aparecida em nossa diocese estará justamente no mês de Maio.

Aqui em Chapadinha chegará no dia 23 de Maio vinda de Afonso Cunha, e a recepção será no retorno do aeroporto. Horário, às 07.00h da manhã.  Junto â entrada para a comunidade de Sta Teresinha.

2)- As peregrinações do mês de Maio, que tradicionalmente foram para a construção da Matriz de N.S. das Dores, nesse ano serão para a construção da igreja de São Francisco.



3)- No 1º de Maio é o dia de São José Operário. Tem festejo na comunidade TIÚBA, e irão envolver as comunidades do setor.

4)- Colegiados: Teremos reunião na primeira Terça feira do mês que será o dia dois (02) já de Maio. Sua Presença é muito importante.

5)- Horários da Primeira Comunhão: Sant’Ana: 07/05, às 16.00h. Confissão: 06/05, das 15-17.00h
São Raimundo: 12/05, às 19.00h. Confissão: 12/05, às 08-11h e das 15.-17.00h.
Santo Antônio: 14/05, às 07.00h. Confissão: 13/05, das 08-11.00h
São Pedro: 17/05, às 19.00h. Confissão: Das 08.-11.00h e das 15.-17.00h
Sta Teresinha: 21/05, às 09.00h. Confissão: 20/05, das 08.-11.00h
N.S. do Bom Parto: 04/06, às 16.00h. Confissão: DIA 03/06 DAS 08-11.00h
NªSª das Dores: 11/06, às 10.00h. Confissão: 10/06 Ás 08.-11.00h e 15-17.00h


6)- Esta semana só foi possível  acompanhar o meu irmão P.Anibal até São Luís, de onde ele seguiu para Belo Horizonte. Agradecemos muito sua visita e todos os trabalhos que realizou, apesar de sua idade avançada. Volte sempre

7)- Começou domingo passado a implantação do movimento CAMINHO –Catequese para Jovens e Adultos, já vários anos atuando em várias Paróquias da diocese. Você que ainda não faz parte de algum grupo está convidado a fazer parte. As catequeses são segundas e quartas feiras. Local: igreja matriz. horários: às 19.00h
Obs: A frequência a estas catequeses será considerada como preparação para o sacramento da CRISMA. Porém não para aí. A frequência será compromisso de pertença ao movimento.

 8)- Próximo mês de Junho, se aproxima as festas juninas. Já desde o ano passado que ficou resolvido que todas as festa juninas da Paróquia serão  todas na semana de 17 a 24 de Junho. Por isso vão se vão organizando e combinando com o Bernardo Ayres.

9)- 1º de Maio é o dia de São José Operário. Tem festejo na comunidade TIÚBA, e irão envolver as comunidades do setor. Aqui na Aqui na .vai ter a santa missa às 17.00h, e o celebrante será o P.Raul, do Paraguai, que irá ficar morando na casa paroquial até o festejo de Setembro, junto com um seminarista de Brasília. Eles serão os encarregados das Catequeses do Caminho. Atenção: de manhã acontecem as ações da limpeza das NASCENTES DA TIGELA E DA ALDEIA:  O Setor 01 reunirão na Capela de N.S. do Bom Parto, às 07.30h. O Setor do Centro, com São Raimundo, São Francisco e Satana, na Matriz também as 07.30h.


10)- A Pastoral da Juventude (PJ) teve assembleia domingo passado no CBNET para traçar programas para os meses seguintes até no final do ano. A coordenação paroquial eleita na assembleia foi a seguinte: 1.Daniel (JOMISSAN) /Washington (JUEC)  2-Iolnda /Pedro(JIC).3– Tiago Larissa (JSBC). Zona Rural: 1 Valdimnar / Cleones (JUPP) 2-Janaina /Lucas(SCM)


11)-Nesta 4ªfeira, foi empossada a  nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para biênio 2017-2019,  pela Secretária de Assistência Social Isalena Aguiar. Desejamos bom trabalho







sexta-feira, 28 de abril de 2017

Diocese de BREJO adere à GREVE GERAL



Caríssimos padres, religiosos e religiosas,

Não podemos ficar indiferentes diante de tanta corrupção e autoritarismo. Por isso, motivo a todos e todas, a se manifestarem pacificamente pela defesa dos direitos e fortalecimento da democracia.

Como gesto do nosso compromisso como igreja diocesana, recomendo aos padres o não funcionamento das secretarias paroquiais no dia 28 de abril em solidariedade às lutas do nosso povo.

“As condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e dor, contradizem o projeto do Pai e desafiam os discípulos missionários a maior compromisso a favor da cultura da vida” (DAp, 358).
Com as bênçãos do Deus da vida!

Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo Diocesano


sábado, 22 de abril de 2017

Ressurreição, Exaltação, Vinda do Espírito Santo.



Os que haviam se convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum e repartiam o dinheiro entre todos conforme a necessidade de cada um. Diariamente todos frequentavam o templo, partiam o pão pelas casas e unidos tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E cada dia o Senhor aumentava o número das pessoas que seriam salvas.


E diziam: Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva, para uma herança incorruptível, que não se mancha nem murcha e que é reservada para nós nos céus. Graças à fé e pelo poder de Deus fomos guardados para a salvação. 

E isto porquê? Porque Jesus entrou no meio deles e disse. “a paz esteja convosco. Recebei o Espírito Santo”. E alegres proclamavam, ‘vimos o Senhor”. E clamavam, “meu Senhor e meu Deus”.


Os católicos daquela época, e nós desta época assim fazemos: aceitamos Jesus como nosso Salvador. Nos entregamos a Jesus. E estamos salvos por Jesus. Por isso somos perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna e na fração do pão e nas orações, e colocamos tudo em comum, e repartimos o nosso dinheiro.

E cada dia dizemos “bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos fez nascer de novo e somos guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. Isto é de muita alegria para nós embora seja necessário que algumas vezes possamos ficar aflitos por conta de várias provações


Porque a nossa fé é mais preciosa do que o ouro perecível que é provado no fogo, e assim alcançaremos louvor, honra e glória no dia da manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é glória para nós, fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obteremos aquilo que acreditamos: a nossa salvação.

 A PÁSCOA DO PAPA FRANCISCO

“A Igreja não cessa de repetir: “Pare! O Senhor ressuscitou!”.

“Mas hoje – reitera o Pontífice - a Igreja continua a dizer: “Pare! Jesus Ressuscitou!” E isto não é uma fantasia, a Ressurreição de Cristo não é uma festa com muitas flores. Isto é bonito, mas não é só, é mais do que isto. É o mistério da pedra descartada que torna-se o alicerce da nossa existência. Cristo Ressuscitou, este é o significado”.

 NOTICIÁRIO


1)- Hoje tem visita na comunidade Tiúba, com santa missa. A partida, às 14.00h. A comunidade já está se preparando para fazer a novena de São José operário, no dia 1º de Maio, o padroeiro, envolvendo a participação das comunidades do setor.

2)- Na comunidade Santa Ana, no horário da 
celebração tem formação do dízimo. Quer dizer que em vez de 
celebração será formação. Ao cuidado da Pastoral do dízimo, família Bacurau e 
Chico Chagas e família Araújo (D.Domingas e seu João). Estamos construindo três 
salas provisórias para catequese possivelmente de adobo, enquanto não se procede 
à construção de igreja maior, pois a frequência está aumentando e a capela se torna 
insuficiente e pequena demais.

3)- Amanhã o meu irmão estará viajando de volta para Belo Horizonte, como já referi domingo passado. Foi muito importante a sua visita na nossa paróquia.

4)- Hoje é o encerramento do Cerco de Jericó

Parabenizamos todos que que se entregaram com muita 

participação.


5)- Nos dias 21 a 23 ocorreu a assembleia 
diocesana da Catequese na paróquia de Coelho Neto















sábado, 15 de abril de 2017

Dia 19 de Abril, Dois anos sem o Padre Neves.Nossa Páscoa e a páscoa do Padre Neves




Dia 19, 4ªfeira, ocorre o segundo ano da partida do Padre Neves para a Casa do Pai. Faremos a oração do santo Terço em frente do monumento na praça do P.Neves, e uma procissão em volta da igreja para entrar para a santa missa de dois anos. Todos convidados.


Após a ressurreição o santo sepulcro de Jesus é o novo templo de Jerusalém


“Porque procurais entre os mortos aquele que está vivo?” (lc.24,5).

As primeiras comunidades de cristãos de judeus convertidos começaram uma série de peregrinações aos lugares  que lembravam os lugares da via sacra de Jesus. E concluíam sempre com a visita ao santo sepulcro.

As narrativas relativas ao santo sepulcro deixavam clara a relação com a absoluta identidade entre o Jesus de Nazaré crucificado e o Cristo ressuscitado. E isto como uma “nova criação” , como bem expressavam as palavras do Apocalipse “já não haverá mais morte” (Apoc.21,4). E o túmulo vazio, o santo sepulcro é disso o sinal e o símbolo maior. O sepulcro vazio é assim o mais antigo símbolo profundamente humano da vida nova. Daí nasceu a experiência pascal de uma vida renovada em Cristo.

Para os primeiros cristãos convertidos do judaísmo havia lugares como santuários e lugares sagrados como lugares de revelação. Entre esses lugares sagrados o mais sagrado era o sepulcro. E o sepulcro de Jesus tornou-se o lugar sagrado da revelação da ressurreição. Para esses cristãos vindos do judaísmo, para eles o que contava eram as sagradas Escrituras. E o santo sepulcro tornou-se assim para eles com o mesmo valor das sagradas Escrituras. Não foi Jesus que disse “destruam este templo e depois de três dias eu o reeguerei?”(Jo,2,19). É  por isso que no Símbolo dos Apóstolos se afirma: “ressuscitou segundo as Escrituras”.

É um mistério de fé, do qual esse lugar sagrado é o símbolo maior: o santo sepulcro é de fato um sinal religioso da fé cristã da ressurreição. Desse jeito fica esclarecida a visita da comunidade de Jerusalém ao sepulcro de Jesus que eles faziam a cada ano a fim de de celebrar e escutar a a narrativa catequética da ressurreição. Daí vem a seguinte novidade cristã: a visita anual do Antigo Testamento ao Templo de Jerusalém deu lugar à visita anual ao novo Templo que é o Santo Sepulcro de Jesus. E assim ficou cumprida a a profecia: “destruam este templo e depois de três dias eu o reeguerei?”(Jo,2,19).

Do antigo Templo vinha a Lei, do novo Templo vem a vida nova de Jesus e o perdão. De lá vinha a “maldição” para os que não conheciam  a lei “essa gente que não conhece a lei são uns malditos”(Jo.7,40); daqui agora vem a salvação. Porque o amor vale mais que a lei, o amor vale mais do que a fé.

O sepulcro não é o lugar para um vivente morar. No relato de Jerusalém, esse espaço agora é preenchido pela mensagem de Deus: ”ele está vivo, foi ressuscitado”. O túmulo está cheio de branco, brilhante, da luz de uma nova realidade. O lugar da morte tornou-se lugar da revelação divina. A aparição branca anula a presença daquilo que as mulheres vinham buscar, um cadáver. O espaço fechado da morte foi substituído pela abertura da ressurreição. Em contraste com a morte, a ressurreição é um espaço aberto e não uma realidade sombria. O espaço sacral fechado foi substituído pela vida mais sagrada. Assim, o indizível tornou-se acessível para todos: não é preciso ser filósofo  ou teólogo para só assim ser possível crer na ressurreição.


Partindo daí, mais exatamente da narrativa de S.Marcos, o evangelista Mateus avança para outro detalhe teológico quando diz que as santas mulheres “aproximaram-se e abraçaram os pés de Jesus, prostrando-se diante dele” (Mt.28,9), querendo dizer que reconheceram Jesus como o Cristo e Senhor. É igual dizer que nós católicos aceitamos Jesus como Salvador quando beijamos a cruz na Sexta feira Santa e no domingo de Páscoa.
NOTICIÁRIO:


1)- A Via-Sacra foi muito bem participada pelas duas Paróquias, e neste ano teve um novo percurso, desde a paróquia de Cristo Rei até na paróquia de N.S. das Dores. Parabéns aos organizadores e `Companhia de teatro paroquial comandada pelo Nando.

2)- No dia 18 tem reunião da Pastoral do Batismo, como habitual às 19.00h, no CBNET. Sua presença é muito importante.

3)- Primeira comunhão e confissões no Bairro de S.Francisco (Bairro da Cruz) no dia 18.

4)- Assembleia diocesana de Catequese terá lugar na paróquia de Coelho Neto, nos dias 21/22.

5)- Criação do Setor Juventude, terá lugar na cidade do Brejo também nos dias 21/22.

6) Visita e santa missa na comunidade Tiúba, no dia 23, próximo domingo às 14.00h.


7)- Dia 24 meu irmão P.Anibal estará de volta para Belo Horizonte, depois de passar dois meses conosco. Agradecemos muito esta visita e todos os trabalhos que realizou na Paróquia. Toda a Semana Santa passou colaborando na Paróquia de Cristo Rei, atendendo aos  pedidos do P. Joel. Volte sempre

PROGRAMAÇÃO DO CERCO DE JERICÓ
06h00 – Com. Santo Antônio e Homens do Terço. Participação: Com. Santa Margarida e G.O Nova Aliança
07h00 – Com. Santa Ana e Grupos Mãe Rainha. Participação: Com. São José e G.O Cristo Rei
08h00 – Mulheres do Terço. Participação: G.O Renovados em Cristo
09h00 – G.O Rosa Mística e Ministros da Eucaristia. Participação: Comunidade São Camilo
10h00 – Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto. Participação: Com. Nossa Senhora Aparecida e G.O Fonte de Misericórdia
11h00 – G.O Louvor e Adoração. Participação: Comunidade Nossa Senhora da Conceição
12h00 – Comunidade São Pedro. Participação: G.O Rainha da Paz
13h00 – Acólitos
14h00 – Legião de Maria. Participação: Com. Sagrada Família
15h00 – Comunidade São Raimundo e Com. Shalom. Participação: Com. Nossa Senhora de Fátima
16h00 - G.O Boa Semente. Participação: Comunidade Santo Expedito
17h00 – Comunidade Santa Terezinha e Catequese. Participação: Com. Santa Luzia
18h00 – Pastoral da Juventude e Pastoral do Dízimo. Participação: Com. Nossa Senhora de Lourdes
19h00 – G.O Divina Misericórdia e Liturgia
20h00 – Com. São Francisco e Apostolado da Oração
21h00 – Pastoral da Família e Pastoral da Sobriedade
VIGÍLIAS
16/04 – Pastoral da Juventude, com. Nossa Senhora do Bom Parto e Legião de Maria
17/04 – Com. Santa Ana, G.O Divina Misericórdia e Mulheres do Terço
18/04 – Homens do Terço, Pastoral do Dízimo e Apostolado da Oração
19/04 – Com. Santo Antonio, G.O Rosa Mística e Ministros da Eucaristia
20/04 – Com. São Pedro, Pastoral Familiar, Pastoral da Sobriedade e Com. Shalom
21/04 – G.O Boa Semente e Acólitos
22/04 – Com. Santa Terezinha, Com. São Francisco e G.O Louvor e Adoração
Obs.: Início dia 16/04 às 20h com a Santa Missa
Encerramento dia 23/04 às 6h00
Início das vigílias às 22h00
Local: Igreja Matriz


sábado, 8 de abril de 2017

Na tradição judaica a morte era considerada como reparação pelo pecado



Os primeiros cristãos não inventaram a ideia do martírio e nem da a ideia da morte reparadora; fazia parte de sua herança judaica.

Teoricamente, o homem justo sempre sofria por conta da sua justiça, e todo judeu fiel preferia morrer a desobedecer à lei. Exemplo, os macabeus no século segundo antes de Cristo, que morreram como mártires pela lei. E quando em 63 a.C. os sacerdotes morreram em seus postos oferecendo os sacrifícios em vez de fugir para salvar as suas vidas. E já no tempo de Jesus, os zelotas preferiram antes suportar qualquer tortura a chamar César de senhor, e milhares deles foram crucificados, e em Massada muitos deles se suicidaram pelo mesmo motivo, em 73 d.C.

Na época de Jesus, a figura do profeta estava se confundindo com a do mártir, e haviam surgido lendas a respeito dos sofrimentos e do martírio de quase todos os profetas (cf. Mt.23,29)

Jesus foi se convencendo do desfecho de seu destino. No filme sobre Barrabás, a gente enxerga que pelos caminhos da Judeia, cruzes sem conto estão espalhadas ao longo dos campos e das estradas para recordarem a todos o que os aguarda a quem seguir o caminho desses revoltosos. 

Jesus passando por ali, desde menino devia pensar, olhe não será assim que virá acontecer comigo? Jesus ia se acostumando à mesma sorte daqueles que não concordavam com a situação. Por isso dizia também àqueles andavam com ele estejam preparados: “quem quiser me seguir tomará a sua cruz” (Mc. 8.34). O que esperava o justo era uma morte causada pelos injustos. “Armemos ciladas ao justo, vamos mata-lo de morte infame” (Sab.2, 12). 

Jesus e seus discípulos teriam que esperar perseguição e morte. Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.”(Mc. 8.35). E como Jesus trazia novos ensinamentos, o sofrimento e a morte estavam muito na sua expectativa.

O que estava mais decidido a eliminar era o sofrimento: o sofrimento dos pobres e oprimidos e o sofrimento do mundo, E Jesus encontrou uma maneira de diminuir o sofrimento, foi o de sofrer com os que sofrem, o que se chama compaixão. 

A compaixão destrói o sofrimento por nos levar a sofrer com e em benefício daqueles que sofrem. Deste jeito, a disposição de sofrer pode vencer o sofrimento no mundo. Um sentimento de simpatia para com os pobres que não inclua a disposição de partilhar seus sofrimentos seria algo inútil. Por isso Jesus deixou a máxima bem clara: quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.”(Mc. 8.35)

O homem que teme a morte já está morto, enquanto que o homem que deixou de temer a morte, nesse mesmo momento começou a viver. Porquê? Porque a compaixão e o amor obrigam o homem a fazer tudo pelo bem dos outros. Por isso, o homem que diz que vive para os outros mas não está disposto a sofrer por eles é mentiroso, e já está morto. “ O filho do homem veio para dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt.10,45)

Deste modo Jesus veio para resgate da humanidade. Resgate é pagar algo para alguém ou algumas pessoas. Oferecer a sua vida é estar disposto a morrer para que outros vivam. No caso de Jesus, para que vivamos de outra maneira.

           Noticiário


1)- A caminhada da CF. (Campanha da fraternidade) foi uma manifestação de cidadania e defesa do meio ambiente, em que teve toda a participação dos colégios, catequeses e comunidades. Parabéns à equipe paroquial que planejou, organizou e envolveu toda a cidade no clima do meio ambiente e da nossa mãe Natureza. Parabéns às secretarias de Educação e do Meio ambiente e todos os colégios que participaram.


2)- Hoje, domingo de Ramos, dia de profecia e das vitórias antecipadas do justo e de Jesus o Justo, e de todos os justos. Dia da certeza da verdade, do bem sobre o mal, da verdade sobre a mentira, da verdade sobre as calúnias, e da natureza que vai sempre se renovando e nos alimentando.

3)- Ontem e hoje, dia 09 teve Encontro da PJ. (assessores e coordenadores) sobre o estudo da doutrina social da Igreja no Brejo. De nossa paróquia participaram a Ir. Fátima e mais quatro Jovens.

4)- Dia 11, terça feira tem reunião do CPP, às 19.00, no CBNET. Sua presença é muito importante.

5)- No  dia 03, segunda feira teve a reunião dos COLEGIADOS. Ficou assente que vai ter reunião na comunidade SANTANA  dia 23/04 para formação e organização do dízimo, ao c/ da Pastoral do Dízimo, a família Bacurau, e família Chico Chagas e Domingas e João Araújo. E outra para o dia 28/5. A próxima reunião dos COLEGIADOS: dia 02/05

Semana Santa


1)-Dia 10, 11 e 12 tem confissões na igreja matriz, da manhã e à tarde.

2)- Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado, Oração do Ofício divino das Comunidades, ao cuidado do grupo “Semeando louvores” na matriz às 07.00h da manhã.

3)- Quinta e Sexta feira Santa tem visitas aos doentes da parte da manhã.

4)- Dia 13 - Quinta Feira Santa, Celebração da SANTA CEIA às 17.00h e Lava-pés, seguindo-se adoração até às 22.30h.

5)-Dia 14- Sexta-Feira Santa: Via SACRA na rua, começando em frente da matriz da paróquia de CRISTO REI, e encerrando nà matriz de N.ª S.ª DAS DORES, seguindo-se a comunhão e beijo da cruz na matriz. É dia de jejum e abstinência.

6)- Dia 15- Sábado Santo: Missa da Vigília Pascal às 21.00h. Bênção do fogo novo, e da Àgua batismal, e Procissão com o Círio Pascal, acompanhado com as nossas velas

7)- DIA 16- DOMINGO DE PÁSCOA- Missa na Comunidade de S.Pedro: 07.00h. Na Matriz às 08.00h; Em Sta Teresinha às 09.00h; na Matriz às 10.00h. Batismos dos catequizandos às 15.00h. Missa na Matriz às 20.00h

         XII EDIÇÃO VIA SACRA


Locais das cenas e responsáveis pela ornamentação:
Observação: Necessário um caminhão com carroceria grande que servirá de palco deve estar ornamentado e posicionado frente à procissão.
Duvidas ligar para coordenação 991216662 / 991370717

1ª Cena - Jesus e Tentado no deserto. (local lado matriz Cristo Rei) Resp: Bairro Aparecida, Legião de Maria.
2ª Cena – Jesus e traído e entregue aos chefes da lei.(Local próximo da loja Casa Brasil todos na avenida do areal) Resp: Comunidade Novo castelo, comunidade Santa Ana, bairro aldeia.
3ª Cena – Agonia de Jesus no horto das oliveiras(Próximo comercial Cardoso 02 todos na avenida do areal) Resp: Comunidade Bairro areal, Comunidade São José, Mil casas.
4ª Cena – julgamento no palácio de Caifás. (próximo a óptica do trabalhador todos na avenida do areal. Resp: Comunidade Bairro da corrente, Mulheres do terço e Acólitos.
5ª Cena –Jesus no palácio de Pilatos flagelação e julgamento condenação. (Próximo da escola Amélia Mendes muro sem casas lado esquerdo ) Resp: Bairro Terras Duras, Pastoral da Juventude, Catequese paroquial.
6ª Cena – Jesus no palácio do rei Herodes. (Do outro lado da avenida lado direito da escola Amélia Mendes muro sem casas) Resp: Comunidade Bairro Novo Bairro de Fatima e Pastoral da Família.
7ª Cena – Jesus encontra-se com sua Mãe. (Local muro sem casas lado direito avenida areal próximo panificadora pão de mel) Resp: Bairro Santa Luzia, bairro Recanto dos pássaros.
8ª Cena – Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz.(Cruzamento da avenida próximo casa Zé Laurentino farmácia bem estar e comercial leite) Resp: Comunidades Bairro mutirão, comunidade Santo Expedito, Pastoral do Idoso.
9ª Cena – Verônica enxugar a face de Jesus. (cruzamento avenida próximo Hospital benu Mendes avenida do areal) Resp:Comunidade bairro campo velho, bairro tigela.
10ª. Cena – Jesus consola aas mulheres de Jerusalém. Resp: Comunidade bairro santo Antonio pastoral da sobriedade. (Lado da casa da Odilene Basto, próximo papelaria Seven). (Avenida do areal )
11ª. Cena – Crucificação e morte de Jesus. (Canto da Praça da Coronel Luis vieira praça matriz frente a rua Ananias Albuquerque sentido areal) Resp: Comunidade Bairro da cruz, Homens do terço, Pastoral do dizimo.
12ª Cena – Ressurreição (Largo palco da matriz) Resp: Todos os grupos da Renovação Carismática Católica. Difusão Com. Shalom