sábado, 13 de maio de 2017

O amor vale mais do que a fé


“Os fiéis de origem grega começara a queixar-se dos fiéis de origem hebraica” (At.81)

A Igreja é rica na diversidade. Pessoas muito diferentes entre si formamos o corpo de Cristo, cabeça da Igreja. Esta diversidade desde os primeiros tempos gerava desentendimento, mas como em todas as coisas as dificuldades geram degraus para fazer uma escada para subir mais alto.

Sabendo disso Jesus, na oração que apresenta ao Pai, antes da sua paixão pede pela unidade dos que o seguem. Estar unido a Jesus, e em Jesus, viver em caridade, não é questão de aceitar teorias ou ideologias, e sim caminhar alicerçados no mesmo amor que gera comunhão. Na verdade, o amor vale mais do que a fé.

Os judeus, uns acreditavam na ressurreição, outros não. Uns acreditavam em anjos, outros não. Uns acreditavam na vida eterna outros não, mas todos eram judeus. Entre os protestantes tem vários tipos de fé, várias designações, mas todos se chamam de crentes ou evangélicos. 

Entre  os católicos também a fé tem variantes na qualidade de fé. Mas todos somos católicos. E ainda mais, protestantes e católicos todos temos um só nome que é o nome de cristãos. Nós somos cristãos, eles são cristãos. 

Nas estatísticas internacionais reza assim: cristãos no mundo: dois bilhões e duzentos milhões, isto é, católicos e evangélicos unidos. Porquê?  Porque Cristo nos une a todos. Nós aceitamos Jesus Cristo, eles também; nós servimos a Cristo, eles também; nós amamos Cristo, eles também. Cristo é o eixo que nos une a todos, como o eixo da roda. E se nos amamos todos uns aos outros, o amor une mais do que a fé. ”São três estas virtudes fé, esperança e amor, mas a maior delas é o amor”(1 Cor.13,13).

Até mesmo, veja bem, entre os bispos tem também gruas de fé. No último sínodo dos bispos sobre a Família havia três tendências, segundo o Padre Ramón, jesuíta especialista em espiritualidade familiar: uns bispos tinham a linha conservadora, daquele tipo do deixa tudo como está. 

Tinha a segunda linha dos avançados. E tinha a terceira linha dos que ficavam em cima do muro. E o Papa, na Exortação apostólica “ A alegria do Amor” qual linha seguiu? 

Um quarto caminho, como afirma o mesmo jesuíta P. Ramón: “ O Papa preferiu uma quarta postura, a do discernimento, um caminho novo na Igreja e nas famílias. 

O 4º caminho é o do discernimento espiritual (Alegria do amor, 296). E o P. Ramón explica mais: Antes olhava se exclusivamente para a lei, agora olha-se mais a consciência (n.303)

A rádio Vaticano explicava assim: “O que significa discernir? O Papa quer uma Igreja que escute a pessoa que se sente ferida. Uma Igreja que faça o discernimento em cada situação e evite julgamentos (n.296). Por isso, não há receitas ou truques. É uma busca humilde e sincera da vontade de Deus.

Os simpatizantes de uma postura ou de outra, antes de lançar críticas gratuitas, têm diante de si um árduo trabalho de “discernimento” (palavra chave do texto), já que o documento recolhe os resultados de dois sínodos, cujas relações conclusivas são longamente citadas, junto aos documentos e ensinamentos de seus antecessores e as catequeses sobre a família, do próprio Francisco.

Neste sentido, o Papa afirma que nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas com intervenções do magistério.

A família não é um ideal, mas um trabalho artesanal (n.16). A mensagem do Papa é de que não há receitas. Por quê? Porque cada caso é único e merece atenção personalizada.

O Papa fala da “lógica da misericórdia pastoral” e pede que se evitem julgamentos que não levem em consideração a complexidade das diversas situações (n. 296). 

E fala de que cada pessoa encontre a maneira de participar da comunidade eclesial, para que se sinta objeto duma misericórdia imerecida, incondicional e gratuita (n.297).

De todos os modos, volto  então a afirmar que também aqui o amor vale mais do que a fé.

          NOTICIÁRIO


1)- Dia das Mães. Para todas as mães de Chapadinha nosso apreço, admiração, carinho e amizade e nossas homenagens.

2)- No dia 08 e 09 tivemos reunião do clero da diocese com o nosso bispo. Entre os assuntos tratados a senhora Sônia e Ir Rosa propuseram um assunto sobre a Catequese que irá ser implantado nas paroquias a partir de 2018, ano que vem, que é “o Novo Itinerário Catequètico – Iniciação à vida cristã – Um processo de inspiração catecumenal”. 

Em segundo lugar, o bispo diocesano relatou os assuntos tratados da 55ª Assembleia anual da CNBB em Aparecida, resumidos em três principais assuntos: INICIAÇÃO CRISTÃ, EDUCAÇÃO e PENSANDO O BRASIL, onde os bispos refletiram e procuraram pistas para o momento difícil e estranho que se vive no Brasil. Finalmente foi dada a noticia que a imagem peregrina da Aparecida – ROTA 300 já anda percorrendo as nossas paróquias, já passou por S.Benedito, Urbano Santos, Bel’Água, Barreirinhas, Tutóia.
 
E como já foi noticiado, aqui em Chapadinha no dia 23, onde iremos recepcioná-la no retorno do aeroporto, mais em detalhe, em frene a UFMA;  horário, às 07.00h da manhã.

3)- Amanhã, dia 15, reunião da Pastoral do Batismo, no CBNBET, às 19.00h

4)- O dízimo, será no próximo domingo, dia 21, por conta da cirurgia de D.Joana, a quem desejamos as melhoras

5)- Dia de vigília de mentalização e prevenção da AIDs. Ir. Vivi, encarregada desse programa a nivel regional, de todo Nordeste, combinou com a Secretaria de Saúde, e ela se disponibilizou a fazer um plantão de testes grátis de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV durante todo o dia na área da Matriz. Na celebração da noite a Irmã falará sobre o importante tema.

6)- Dia 12 ao 14 aconteceu no Brejo reunião de assessores e coordenadores da IAM (Infância e Adolescência missionária).

7)- Dia 28 dia “D”, em prol do acabamento da construção da igreja de São Francisco do Bairro da Cruz. Iniciará com a santa missa às 07.00 da manhã no Rincão, seguindo-se  café da manhã, shows musicais, FEIJOADA ao meio dia e show de prêmios às 19.30h.

8)- Primeira comunhão na igreja de Santo Antônio: hoje às 0700h.  Na igreja de São Pedro dia 18 e em Sta Teresinha  ida 21.

9)- Também no dia 28 se dará o encerramento da peregrinação da Mãe Aparecida na nossa diocese, que acontecerá no planalto Zé Gomes (Brejo), com início às 20.00h, com os seguintes horários: vigília a cargo dos Homens do Terço de toda a diocese, vigília a cargo da Pastoral da Juventude de toda diocese, seguindo-se vigílias das paróquias e regiões da diocese. A nossa região Oeste tem o horário das 23-24.00h. Pelas 5.00h da manhã grande caminhada para a sé catedral e santa missa de encerramento.

10)- A Pastoral familiar convida para o Encontrão do dia 27. Formação sobre os pilares, no auditório do CBNET. E no dia 03/06 para a festa dos Namorados na Torre do Sol

11)-  FESTAS JUNINAS- QUADRILHAS: Terça feira, dia 09 na reunião do CPP foi aprovado que a Paróquia realizará três dias de quadrilhas no Rincão, onde participarão todas as Comunidades. Dias 16-17-18 de Junho.

RECEPÇÃO DA IMAGEM JUBILAR  DA MÃE   APARECIDA “   ROTA   300   “


07.00h – Em frente da UFMA;  09.00h Missa no espaço da igreja de Sta Teresinha; Igreja de São Raimundo: Das 10 às 14.00h    Igreja de Sto Antônio: Das 14.00 às 16.00h   Igreja de Sant’Ana: Das 16às 18   Igreja de N.S do Bom Parto: Das 18.00h às 20.00h  Igreja de São Pedro: Das 20.0 às 22.00h   Igreja de São Francisco (Salão): Das 22.00h às 05.00h da manhã.    

Caminhada começando às 05.00h rumo à Mariz. Celebração da Eucaristia às 07.00h da manhã. 09.00h Caminhada passando pelo FORUM, CDP, PREFEITURA MUNICIPAL, CONSEF, HAPA. Nas 14.00h entrega para a Paróquia de CRISTO REI, em frente à casa do senhor José Laurentino.


Atenção: Na despedida terá a santa missa na igreja  de N ªSª Aparecida no dia 25 às 18.00h. A entrega para a Paróquia de MATA ROMA será no dia 26 às 06.00h da manhã na Mata do Brigadeiro.

sábado, 6 de maio de 2017

A Igreja em saída e a Alegria do Evangelho



“Saiba todo o povo de Israel e reconheça com plena certeza que Deus constituiu Senhor e Cristo este Jesus que vós crucificastes” (At.2,36)

Esta declaração de Atos dos Apóstolos é a base da Constituição do Novo Povo de Deus. O povo vinha se governando pela autoridade de Moisés e do Pentateuco, a “lei e  os profetas”. E foi na base da lei e dos profetas que eles mataram Jesus Cristo. 

Vejamos a importância da inversão que agora é feita: este Jesus recusado e morto pelo povo de Deus é constituído por Deus como Senhor e Cristo. Estava declarada a ruptura da antigo com o novo, a casa caiu, e estava sendo construída outra. “ O que era antigo passou” (2 Cor.5,16). 

E dali em diante era preciso arregaçar as mangas. O antigo Templo caiu e outro foi construído, o corpo de Cristo e o novo povo de Deus.

Em nome do antigo Templo se matavam as pessoas, com o novo templo tem que se dar vida. Em nome da antiga Lei se desprezavam as pessoas, “esta gente que não sabe a lei são uns malditos” (Jo, 7,40). Agora é preciso acolhê-las. Estava traçado o caminho. 

E como novo caminho, ele traz perigos e inseguranças. Mas é preciso assumi-las. São Pedro arriscou muito nesta declaração fundamental do novo Povo de Deus. Mas o risco é o novo, e sem risco não tem o novo. 

Logo logo São Pedro e São Paulo foram juntos na doação da vida pouco tempo depois. E como o Mestre deu o seu sangue, o sangue de santos e mártires irá sendo necessário para a nova construção. Porquê? 

Porque a acomodação no antigo é mais fácil, os antigos caminhos convidam à acomodação. Esta teia de coisas foi bem expressa logo no início pelo Papa Francisco, quando propôs uma Igreja e uma comunidade missionária. 

Ela precisa ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos” (Alegria do evangelho, 24).

“Com obras e gestos a comunidade missionária estra na vida diária do povo, encurta distâncias, abaixa-se até à humilhação e assume a vida humana tocando a carne sofredora de cristo nos sofredores”(id). 

Este lema é o contrário da acomodação e auto preservação que fabricam o mofo das instituições. “ Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionando mais evangelização do mundo atual que auto preservação” (n.27).

É ousado este programa, mas é a esperança  que vai renovar a Igreja. “ Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral missionária, que não pode deixar as coisas como estão” (25).

Contra a doutrina monolítica dos fariseus, sumos sacerdotes e saduceus, surge agora a doutrina da procura da ovelha perdida. “A quantos sonham com uma doutrina monolítica defendida sem nuances por todos, isto poderá parecer uma dispersão imperfeita, mas a realidade é que tal variedade ajuda a manifestar e desenvolver melhor os diversos aspectos da riqueza inesgotável do evangelho” (40). 

Aí o Papa dá a razão teológica e evangélica: “Há hierarquia de valores tanto no dogma como na moral. A primeira lei é a misericórdia” (37). 

E neste novo pastoreio do bom pastor o Papa se preocupa ainda com a expressão das verdades com nova linguagem: “Ao mesmo tempo, as enormes e rápidas mudanças culturais exigem que prestemos atenção constante ao tentar exprimir as verdades de sempre numa linguagem que permita reconhecer a sua permanente novidade: 

“É  que no depósito da doutrina cristã, uma coisa é a “substância” e outra é a formulação que a reveste. Por isso, devido à linguagem utilizada é algo que não corresponde ao verdadeiro evangelho de Jesus. 

Com a intenção de comunicar, transmitimos um deus ou um ideal humano que não é verdadeiramente cristão. Lembremos que a expressão da verdade pode ser multiforme. E a renovação das formas de expressão torna-se necessária para transmitir ao homem de hoje a mensagem evangélica no seu total significado. Não tenhamos medo de rever as coisas” (41).

Finalizando, o pastoreio que o Papa propõe vai ainda buscar as razões na teologia de S.Tomás de Aquino: “S.Tomás de Aquino sublinhava que os preceitos dados por Cristo e pelos apóstolos ao povo “são pouquíssimos”. 

E citando Santo Agostinho observava que os preceitos adicionados posteriormente pela Igreja se devem exigir com moderação, “para não tornar pesada a vida dos fiéis”, nem transformar a nossa religião numa escravidão, quando a “misericórdia" de Deus quis que fosse livre”(43).

Resumindo: “ Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo, entrará, sairá e encontrará pastagem. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo. 10,10)

          NOTICIÁRIO:


1)- Está entre nós a equipe do CAMINHO, ou seja o P. Raul Arce. o seminarista teólogo Ernani da Costa e a senhora Zuleide Araude,  com a finalidade de implantar nas duas paróquias o movimento conhecido pelo nome de Caminho neo catecumenal. 


Na igreja matriz de N.S. das Dores tem palestras nas segundas e quartas feiras às 19.00h. Na matriz de Cristo Rei nas terças e sextas feiras. Entrevista: P.Raul, o senhor é natural de Assunção, capital do Paraguai, com quantos anos foi padre? 
–Aos 38 anos de idade, estou agora com 51. Como assim: - “ Eu estou aqui devido a NªSª de Fátima e as orações de minha mãe que queria um filho sacerdote. Deixei a minha namorada e a minha profissão de biólogo diante do chamado do Senhor”. 
Quais outros trabalhos que tinha? –“ Trabalhava numa função importante do Ministério da Saúde. No CAMINHO trabalhei há 27 anos. Senti o chamado com os Salesianos aos 12 anos, com os Jesuitas, aos 14 anos (onde se encontra agora o Severino Morais, com a Opus Dei aos aos 18 anos e  no CAMINHO aos 27 anos. Sou missionário itinerante, da Igreja “em saída”. 
Obrigado  P.Raul.

2)- Terça feira, dia 09 teremos a reunião do CPP, no horário das 19.00h como sem falta. Sua presença é muito importante

3)- Próximo domingo, dia das MÃES. Nesta semana vá sendo melhorzinho com sua mamãe.

4)- Atenção: o dízimo será recolhido no dia 21 por conta da cirurgia da D.Joana, da Pastoral do dízimo, a quem desejamos feliz recuperação da cirurgia do fígado.

5)- Iniciaram as peregrinações do mês de Maio. Neste ano seja um bom reforço e um grande meio para vivenciar muito mais o ANO MARIANO.

6)- Pastoral do Batismo: Teremos reunião no dia 15, segunda feira da outra semana. horário, às 19.00h. Sua presença é muito importante.

7)- Assessores e coordenadores das IAM: Reunião no Brejo nos dia 12 a 14.
8)- RCC: Tiveram encontro diocesano de formação em Santa Quitéria nos dias 06 a 07.


9)- Hoje é  a Primeira comunhão na Capela de Sat’Ana. No dia 12 será na Capela de São Raimundo. Na capela de Sat’Ana estamos construindo três Salas de Catequese, provisórias até que seja construída a nova igreja da Santana.


10)- Dia 28 de Maio será o dia Ð; no RINCÃO. Em prol da construção da igreja de São Francisco do Bairro da Cruz. E para o BOTE FÉ COM MARIA ADORAI. Constará de santa missa às 07.00h da manhã, não terá missas nem celebrações nos Bairros de N.S. DAS DORES, seguindo-se shows o tempo todo. FEIJOADA AO MEIO DIA, para você consumir  ou levar para casa.


11)- Domingo passado um grupo de 30 acólitos fizeram seu compromisso no ministério de Acólitos ao serviço do altar e todos os outros renovaram seu compromisso. Na homilia foi destacado que esse ministério sendo uma universidade, dado que daí têm surgido vocações para pregadores, salmistas, ministérios de musica, bandas, RCC, GOs, e vocações ao sacerdócio. A palavra é só parabéns.

Ação concreta da CF –Campanha da Fraternidade:
Chapadinha acorde para os problemas das águas que te circundam: ou serão tua saúde ou serão teu veneno


  Tivemos conhecimento do que está acontecendo no barrocão que serve de escoadouro na Av Ataliba Vieira de Almeida. Ali se esgota tudo quanto é lixo da área, assim como resíduos de óleos que vão (lixos e óleos) sujar e manchar todas as águas que escorrem para a ALDEIA. Notamos que as populações da Vila Isamara (Vila de Fátima),  e Aldeia e Vila Liberdade usam essa água quem vem poluída dessa origem. Chamamos a atenção para as autoridades municipais, Secretarias As comunidades foram em visita de conhecimento e limpeza e mentalização às do Meio Ambiente e senhores Promotores.

sábado, 29 de abril de 2017

As dúvidas dos discípulos e o Credo que se baseia na graça divina



Na história humana e na história bíblica podemos constatar um princípio curioso:  enquanto um grupo pequeno não está suficientemente estabelecido e não toma consciência de sua “identidade” não se interessa em escrever seu passado e sua história e suas experiências. 

Aconteceu assim com o povo bíblico antigo, e com as primeiras comunidades cristãs, para as quais um mundo novo estava começando. Desabava um mundo antigo e alguma coisa nova começava. Encontravam-se como dizemos hoje “no mato sem cachorro”.

As atividades de Jesus iam sendo relatadas primeiro oralmente em pequenos grupos, e começaram a ser escritas somente quando o grupo tomou consciência de sua identidade própria, e com isso se interessou por sua história. Enquanto os cristãos eram poucos e dispersos, sai identidade não estava bastante clara e não pensavam muito num futuro distante. Os primeiros cristãos além disso esperavam o próximo retorno de Jesus, e com isso o “fim do mundo”.

Do que fica dito se deduz que uma das razões mais poderosas à redação dos escritos bíblicos foram as situações nas quais sentiu-se a necessidade de destacar e afirmar a identidade da comunidade e SUA história. Com o correr dos tempos, as diferentes tradições que circulavam independentes umas das outras foram reunidas em pequenos “livros”. Os escritores contavam somente com tradições orais que corriam de boca em boca para iniciar a pôr por escrito a fixação dessas histórias. O material selecionado foi organizado de maneira mais ou menos lógica pelo escritor.

Para unir as tradições, com frequência os redatores empregavam frases aleatórias como “Depois de algum tempo”, “um dia”, “no primeiro dia da semana”, “de volta ao outro lado do lago”. É por isso que um mesmo acontecimento é contado duas vezes e justaposto de maneira diferente e repetitivo.

Isso acontece desde os antigos escritos como no Gn, cap 01 e 02, e dá-se também no Novo Testamento, no caso referente às narrações da ressurreição. A catequese, ou os “livrinhos” que começaram sendo redigidos tinham o objetivo maior de ir formando e cimentando a identidade das novas comunidades como igreja, na sua afirmação central que que era: aceitar Jesus como o Cristo ressuscitado. O mesmo Jesus que comeu com eles é o mesmo que está vivo. 

E nessa aceitação se legitima a incumbência da missão apostólica para o mundo: fazer com que todos se tornem discípulos de Cristo. Na ressurreição e nas aparições se baseia a “experiência pascal”: Jesus é o Senhor, e a experiência do dom do Espirito Santo. E fundamento da Igreja e da sua missão. É por isso que em todos os relatos das aparições tem que ficar claro que Jesus apareceu “aos Onze”, e “a Pedro”. E as santas mulheres teriam sempre a incumbência de ir de ir notificar todas as suas novidades aos “Onze” e “a Pedro”. Estava nascendo desse convicção e desse cuidado a colegialidade da Igreja, como dizíamos, a identidade da Igreja apostólica.

Nestes relatos das aparições destacamos duas atitudes: a adoração, e a dúvida. Como podemos conciliar? A adoração é o carimbo da certeza. Mas a dúvida traz à lembrança as atitudes vacilantes de Pedro, que se mostrava pronto até à morte mas depois fraco até à negação. 

A insistência sobre as dúvidas dos discípulos acentua mais uma vez que a fé na ressurreição é só fruto da graça divina e da determinação de uma pertença à Igreja onde tem morte e ressurreição, pecado e graça, morte e vida.

         NOTICIÁRIO
1)- Entramos no Mês mariano, que nos remete para o ANO MARIANO, estabelecido pela Igreja no Brasil para comemorar os 300 anos da Aparecida. Vamos entrar no clima. A imagem da Nossa Senhora de Aparecida em nossa diocese estará justamente no mês de Maio.

Aqui em Chapadinha chegará no dia 23 de Maio vinda de Afonso Cunha, e a recepção será no retorno do aeroporto. Horário, às 07.00h da manhã.  Junto â entrada para a comunidade de Sta Teresinha.

2)- As peregrinações do mês de Maio, que tradicionalmente foram para a construção da Matriz de N.S. das Dores, nesse ano serão para a construção da igreja de São Francisco.



3)- No 1º de Maio é o dia de São José Operário. Tem festejo na comunidade TIÚBA, e irão envolver as comunidades do setor.

4)- Colegiados: Teremos reunião na primeira Terça feira do mês que será o dia dois (02) já de Maio. Sua Presença é muito importante.

5)- Horários da Primeira Comunhão: Sant’Ana: 07/05, às 16.00h. Confissão: 06/05, das 15-17.00h
São Raimundo: 12/05, às 19.00h. Confissão: 12/05, às 08-11h e das 15.-17.00h.
Santo Antônio: 14/05, às 07.00h. Confissão: 13/05, das 08-11.00h
São Pedro: 17/05, às 19.00h. Confissão: Das 08.-11.00h e das 15.-17.00h
Sta Teresinha: 21/05, às 09.00h. Confissão: 20/05, das 08.-11.00h
N.S. do Bom Parto: 04/06, às 16.00h. Confissão: DIA 03/06 DAS 08-11.00h
NªSª das Dores: 11/06, às 10.00h. Confissão: 10/06 Ás 08.-11.00h e 15-17.00h


6)- Esta semana só foi possível  acompanhar o meu irmão P.Anibal até São Luís, de onde ele seguiu para Belo Horizonte. Agradecemos muito sua visita e todos os trabalhos que realizou, apesar de sua idade avançada. Volte sempre

7)- Começou domingo passado a implantação do movimento CAMINHO –Catequese para Jovens e Adultos, já vários anos atuando em várias Paróquias da diocese. Você que ainda não faz parte de algum grupo está convidado a fazer parte. As catequeses são segundas e quartas feiras. Local: igreja matriz. horários: às 19.00h
Obs: A frequência a estas catequeses será considerada como preparação para o sacramento da CRISMA. Porém não para aí. A frequência será compromisso de pertença ao movimento.

 8)- Próximo mês de Junho, se aproxima as festas juninas. Já desde o ano passado que ficou resolvido que todas as festa juninas da Paróquia serão  todas na semana de 17 a 24 de Junho. Por isso vão se vão organizando e combinando com o Bernardo Ayres.

9)- 1º de Maio é o dia de São José Operário. Tem festejo na comunidade TIÚBA, e irão envolver as comunidades do setor. Aqui na Aqui na .vai ter a santa missa às 17.00h, e o celebrante será o P.Raul, do Paraguai, que irá ficar morando na casa paroquial até o festejo de Setembro, junto com um seminarista de Brasília. Eles serão os encarregados das Catequeses do Caminho. Atenção: de manhã acontecem as ações da limpeza das NASCENTES DA TIGELA E DA ALDEIA:  O Setor 01 reunirão na Capela de N.S. do Bom Parto, às 07.30h. O Setor do Centro, com São Raimundo, São Francisco e Satana, na Matriz também as 07.30h.


10)- A Pastoral da Juventude (PJ) teve assembleia domingo passado no CBNET para traçar programas para os meses seguintes até no final do ano. A coordenação paroquial eleita na assembleia foi a seguinte: 1.Daniel (JOMISSAN) /Washington (JUEC)  2-Iolnda /Pedro(JIC).3– Tiago Larissa (JSBC). Zona Rural: 1 Valdimnar / Cleones (JUPP) 2-Janaina /Lucas(SCM)


11)-Nesta 4ªfeira, foi empossada a  nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para biênio 2017-2019,  pela Secretária de Assistência Social Isalena Aguiar. Desejamos bom trabalho







sexta-feira, 28 de abril de 2017

Diocese de BREJO adere à GREVE GERAL



Caríssimos padres, religiosos e religiosas,

Não podemos ficar indiferentes diante de tanta corrupção e autoritarismo. Por isso, motivo a todos e todas, a se manifestarem pacificamente pela defesa dos direitos e fortalecimento da democracia.

Como gesto do nosso compromisso como igreja diocesana, recomendo aos padres o não funcionamento das secretarias paroquiais no dia 28 de abril em solidariedade às lutas do nosso povo.

“As condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e dor, contradizem o projeto do Pai e desafiam os discípulos missionários a maior compromisso a favor da cultura da vida” (DAp, 358).
Com as bênçãos do Deus da vida!

Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo Diocesano


sábado, 22 de abril de 2017

Ressurreição, Exaltação, Vinda do Espírito Santo.



Os que haviam se convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum e repartiam o dinheiro entre todos conforme a necessidade de cada um. Diariamente todos frequentavam o templo, partiam o pão pelas casas e unidos tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E cada dia o Senhor aumentava o número das pessoas que seriam salvas.


E diziam: Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva, para uma herança incorruptível, que não se mancha nem murcha e que é reservada para nós nos céus. Graças à fé e pelo poder de Deus fomos guardados para a salvação. 

E isto porquê? Porque Jesus entrou no meio deles e disse. “a paz esteja convosco. Recebei o Espírito Santo”. E alegres proclamavam, ‘vimos o Senhor”. E clamavam, “meu Senhor e meu Deus”.


Os católicos daquela época, e nós desta época assim fazemos: aceitamos Jesus como nosso Salvador. Nos entregamos a Jesus. E estamos salvos por Jesus. Por isso somos perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna e na fração do pão e nas orações, e colocamos tudo em comum, e repartimos o nosso dinheiro.

E cada dia dizemos “bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos fez nascer de novo e somos guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. Isto é de muita alegria para nós embora seja necessário que algumas vezes possamos ficar aflitos por conta de várias provações


Porque a nossa fé é mais preciosa do que o ouro perecível que é provado no fogo, e assim alcançaremos louvor, honra e glória no dia da manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é glória para nós, fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obteremos aquilo que acreditamos: a nossa salvação.

 A PÁSCOA DO PAPA FRANCISCO

“A Igreja não cessa de repetir: “Pare! O Senhor ressuscitou!”.

“Mas hoje – reitera o Pontífice - a Igreja continua a dizer: “Pare! Jesus Ressuscitou!” E isto não é uma fantasia, a Ressurreição de Cristo não é uma festa com muitas flores. Isto é bonito, mas não é só, é mais do que isto. É o mistério da pedra descartada que torna-se o alicerce da nossa existência. Cristo Ressuscitou, este é o significado”.

 NOTICIÁRIO


1)- Hoje tem visita na comunidade Tiúba, com santa missa. A partida, às 14.00h. A comunidade já está se preparando para fazer a novena de São José operário, no dia 1º de Maio, o padroeiro, envolvendo a participação das comunidades do setor.

2)- Na comunidade Santa Ana, no horário da 
celebração tem formação do dízimo. Quer dizer que em vez de 
celebração será formação. Ao cuidado da Pastoral do dízimo, família Bacurau e 
Chico Chagas e família Araújo (D.Domingas e seu João). Estamos construindo três 
salas provisórias para catequese possivelmente de adobo, enquanto não se procede 
à construção de igreja maior, pois a frequência está aumentando e a capela se torna 
insuficiente e pequena demais.

3)- Amanhã o meu irmão estará viajando de volta para Belo Horizonte, como já referi domingo passado. Foi muito importante a sua visita na nossa paróquia.

4)- Hoje é o encerramento do Cerco de Jericó

Parabenizamos todos que que se entregaram com muita 

participação.


5)- Nos dias 21 a 23 ocorreu a assembleia 
diocesana da Catequese na paróquia de Coelho Neto