sábado, 15 de julho de 2017

Secretaria Municipal de Educação


                       NOTA
Continuamos no aguardo  dos pagamentos  combinados entre a administração do RINCÃO (ao c/do sr.Pirrita)  e a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO pelo aluguel do mesmo nos dias 25 e 26 de Maio (dia da MÃES).
Eu só vi um caso caloteiro semelhante: O SHEKIUAH dabe que sumiu do mercado e da nossa cidade.

sábado, 8 de julho de 2017

Entrando no jogo da Bíblia para entender Dados e Estatísticas



Se eu digo “cadeira” me refiro a um móvel utilizado para sentar, e isso é verdade. Se digo “cadeira” para referir-me a um animal será um erro ou uma mentira, dependendo se é intencional ou não.

No mundo do Antigo Testamento, o conceito de verdade era diferente: verdade era tudo o que é fiel, estável, merecedor de confiança. Seu oposto era o que não é digno de confiança, portanto o que não é confiável. Exemplo: se tiver um jogo em que combinamos chamar “cadeira” a um cachorro, e “banco” a um rato, aí não haverá mentira, mas jogo de atenção. Aí, chamar cadeira merece confiança dos jogadores.

Aplicado aos escritos da Bíblia, a verdade  que se trata nos escritos da Bíblia situa-se no plano da mensagem ou da confiança, isto é, o que significa, o que quer dizer para nós. Não nos dados em si mesmos, sobre o que aconteceu.  Assim por exemplo um tipo de jogo. Só entende quem entra nele. Por isso podiam exagerar ou mudar os dados.

Um exemplo disso vemos em Zc.9,11: "Eis que teu rei vem a ti montado num jumento, um potro, filho de jumenta". Nada melhor pra dizer que o Messias seria da mesma classe dos mais pobres que andam mesmo só de jumento e ficaria com eles. Não iria pretender as honras dos mais ricos, os "homens de cavalos" nem militares. Ainda que ele nunca montasse um jumento, mas ficava o significado.

A Bíblia chegou até nós mediante cópias de originais que se perderam. Pois bem, além de ter cometido alguns erros involuntários, os copistas ocasionalmente introduziram mudanças intencionais.  É aí onde se situa o que chamamos de inerrância bíblica

Anteriormente tinha-se a ideia que Deus era o autor absoluto da Bíblia, e que o homem teria sido somente seu instrumento como secretário, o que não é bem assim, mas o escritor usou os condicionamentos próprios e recursos de um ser humano. 

Galileu Galilei já advertiu que na Bíblia o Senhor quer revelar-nos “ como se vai para o céu, e não como vai o céu”.

Também havia a opinião que na Bíblia tudo é infalível. Na realidade, a concepção do mundo que se encontra nos escritos bíblicos, segundo a qual, por exemplo, a terra seria plana e não esférica, e que os astros estariam lá em cima suspensos no firmamento, e o sol girando em volta da terra não corresponde à verdade. 

Dizendo que a Bíblia não pode falhar só porque está escrito na Bíblia, pois aí falhou. E  se fosse tudo ditado por Deus então Deus aí teria falhado. O que seria comprometer muito a Deus. Temos então que entrar no jogo da Bíblia para entender o que nos quer dizer isso de chamar sol, luz, firmamento no jogo da Bíblia.

Está escrito na Bíblia, em Gn.7,4 que o dilúvio teria durado quarenta dias, e noutro lugar diz-se que foi de cento e cinquenta dias, (Gn.7,24). O lugar onde brotou a água da rocha foi em Meribá (Ex 17,1), mas em Números diz-se que foi em Cadesh (Nm.20,1). 

No censo realizado por Davi resultou que havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, e em Judá quinhentos mil (2 Sm.24,9); porém no Livro das Crônicas as cifras eram de um milhão e cem mil em Israel, e quatrocentos mil em Judá (1 Cr.21,5).

Também que Davi comprou um terreno por 50 ciclos de prata para um altar para o Senhor (2 Sm.24,24), e noutro lugar que comprou por 600 ciclos (1.Cr.21,25). 

Nos evangelhos, a expulsão dos vendilhões do Templo foi no final da vida de Jesus,(Mt.21,12) mas em São João diz-se que foi no início (Jo,2). Aí vemos que há erros de conhecimento quando não conheciam a astrologia e cosmologia de hoje, e erros informativos quando apenas são de informação inexata.

Além do mais, para a tese que Deus não ditou as coisas aos escritores bíblicos, mas que os escritos provêm do esforço humano, diga-se para conclusão que os autores bíblicos afirmam suas fontes de investigação: Lucas diz expressamente ter “investigado com cuidado todos esses acontecimentos” (At.1,3). 

E em Números 21,14 o autor se refere a um “Livro de guerras de Javé”,  e um “Livro de Jasher” que nunca foram encontrados, mas que eles usaram como fontes de informação.  Como afirmei atrás, para os tempos bíblicos interessava a verdade da mensagem, e não tanto a exatidão da linguagem.


Entrando no jogo bíblico nos divertiremos bastante.

                    NOTICIÁRIO:

1)- Reunião do CPP, 3ªfeira da segunda semana do mês.

2)- Está decorrendo o festejo de São Camilo da paróquia de Cristo Rei até o dia 16.
3)- Festejo de Sant’Ana iniciará no dia 16, com levante do mastro e Arraiá da Aldeia e Vila Liberdade.

4)- Neste dia 09 ao 15 tem a Escola teológica no Brejo

5)- Equipes do dízimo de todas as Capelas: Tem reunião com dona Joana e equipe do Centro, no dia 14, 6ªfeira. Horário às 19.00h no CBNET.

6)- Lazer da comunidade de São Pedro e da Pastoral Familiar

7)- Hoje tem a gincana anual dos Acólitos. E no dia 28 o Grupo dos tem o  aniversário.

8)- Nos dia 03 e 04 tivemos reunião do clero com o senhor bispo na paróquia de Urbano Santos. Entre o vários assuntos tratados foi a discussão para aprovação do Estatuto dos presbíteros,  onde um item importante é a manutenção do clero e do bispo diocesano e o recolhimento das porcentagens das paróquias para a diocese.

9)- Datas confirmadas pelo senhor Bispo para Chapadinha: Dia 12 de agosto missa na Praça do Povo no dia do BOTE FÉ, às 19.00h; 24/09 – Missa de Inauguração e consagração da nova igreja de São Francisco no Bairro da Cruz; 29/10 – Missa do Crisma no horário das 10.00h; 18/11 Missa no Rebanhão das comunidades, na localidade Mangabeira, no horário das 15.00h.
Igreja de São Francisco no BAIRRO DA CRUZ em fase de acabamento.

10)- No dia 22 deste mês de Julho a comunidade de S. Francisco convida para um Arraiá, e para o Sorteio dos Envelopes. Horário às 19.00h do dia 22. Prêmio do sorteio: um Boi e outras atrações. Agradece a Comunidade de São Francisco.

11)-Próximo domingo, 16, a PJ irá fazer um evento na praça do estacionamento, após a missa das 20.00h. A Lanchonete estará aberta. Convida todo mundo a participar

NOTA
Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no aluguel do RINCÃO BOA NOVA nos dias 25/26  DE MAIO Agradecemos o Ex.mo Prefeito que já  cumpriu com seu patrocínio  pro Show “Rosa de Saron” de 25/03/17. Porém a SECRETARIA ainda está em débito.



sábado, 1 de julho de 2017

A verdade histórica e científica ou a verdade salvífica da Bíblia?



Para o fundamentalista (isto é, o que entende a Biblia à letra) o importante é a história do que está relatado. Porém, para o cristão consciente o importante é a mensagem, quer dizer a verdade religiosa, independentemente de que tenham decorrido ou não os fatos e do mesmo jeito de como são relatados. 

Por isso diz Eduardo Arens: “impor à Biblia um conceito de inspiração, de verdade e de história que lhe são estranhos e forçá-la a que responda a nossas exigências de exatidão, não somente não ajuda a compreendê-la em seus próprios termos, mas é fazer-lhe injustiça”.

É o caso de termos em conta a diversidade dos gêneros literários em sua variedade e diversidade que usaram os escritores da Bíblia. 

O que eles queriam, significar? Qual o recado ou a mensagem que pretendiam nos comunicar? Essa deverá ser a pergunta fundamental que deverá reger a nossa leitura, em vez da outra: isso aconteceu assim mesmo? Quantos dias mesmo? Três dias na barriga de um peixe? Quantos soldados guardavam Pedro na prisão? 

Exemplificando: Na história de Jonas podemos começar fazendo essas perguntas. E verá o resultado. E veremos que se trata do gênero literário parábola. Igual o filho pródigo, uma parábola. Para tirar qual lição moral? E o samaritano, para tirar qual lição moral? E na prisão de Pedro na cadeia, quantos soldados? Quantos anjos? 

Assim também a história de Jonas foi escrita no jeito (ou gênero literário) de uma grande parábola com a qual o autor quis compartilhar com seus compatriotas sua convicção de que Deus é um Deus universal, não nacionalista, e que usa de misericórdia não só com o povo hebreu, mas com todos, contrariamente ao que eles pensavam.

Já observou osdetalhaes da parábola: três dias para atravessar uma cidade? Onde se viu nessa época uma cidade assim? Animais bovinos e outros se cobrindo de sacos? Coisa boa de novela e parábola, não é mesmo? Para quê? Para ressaltar a atenção e o impacto. 

Poderemos fazer as mesmas perguntas nas pragas do Egito. E na parábola das serpentes. Já reparou que os magos do Faraó tinham as mesma serpentes que o Moisés? Porém, qual a lição moral? Não seria que eles tinham o poder da ciência e da magia, mas o autor queria ressaltar que a fé de Moisés era maior? 

Aliás, no Novo Testamento, por exemplo nos Atos dos Apóstolos temos que conferir que não são uma obra primordialmente histórica, mas são antes de tudo uma história em forma de novela. 

Nela, por exemplo, sobre a vida de Paulo diz coisas que nas Cartas  ele mesmo fala diferentemente. Porquê? Pela intenção diferente que os Atos dos Apóstolos queriam ressaltar o “maravilhoso”, e exagerar os casos, descurando ou trocando dados históricos, aumentando o número dos soldados e colocando anjos. 

Digamos, o propósito principal de Lucas era apresentar um modelo, a partir de memórias de Paulo de como deveria ser a Igreja missionária: audaciosa, corajosa, e que a proteção de Deus estará garantida para os corajosos no caminho, e as orações da comunidade.


Daí temos uma conclusão: nem tudo o que parece ser história necessariamente foi histórico. Ou por outras palavras: a Bíblia não tem  e nem pretende dar-nos a verdade histórica e científica, mas a verdade salvífica. 

Esta é a verdade salvífica da Bíblia.


         NOTICIÁRIO:


1)- Ontem foi a entrega das imagens da Aparecida para os Setores da Paróquia, zona urbana e zona rural, e para estudo das Cartilhas do Ano Mariano. A volta será no Ofertório da Missa do Bote Fé, presidida pelo Bispo diocesano D.Valdeci, no dia 12 de Agosto.

2)- Ontem também, dia 01 e primeiro sábado foi a missa da unidade de todos os Movimentos e Pastorais da Paróquia, com todas as diretorias e não só de todos os movimentos e pastorais.


3)- Iniciamos também a pastoral do Acolhimento nas portas de nossas igrejas e capelas, como foi decidido em reunião do mês passado. Todas as pessoas sejam bem acolhidas para as celebrações.

4)- Hoje, 02 de Julho a Paróquia de CRISTO REI, celebra o primeiro ano de sua criação. A santa missa da celebração de ação de graças acontecerá às 20.00h na matriz de Cristo Rei, com a presença dos dois párocos, Padre Joel e Padre Casimiro. Parabenizamos a Paróquia de Cristo Rei e seu pároco, P.Joel  pelas suas qualidades e ótimos trabalhos que já tem levado a efeito.

5)- Hoje, 1º domingo do mês, a missa das 08.00h é a missa da Pastoral Familiar, e tem exposição do Santíssimo. Também torcemos para que o ministério do acolhimento comece a funcionar.

6)- Hoje também celebra-se na Comunidade de S.Raimundo, bairro Corrente, o encerramento do Triduo em honra ao Divino Pai Eterno, justo nos mesmo dias que se faz no Santuário de Trindade, em Goiás. O tríduo foi desde o dia 30/06 até hoje, quando terá a santa missa às 09.00h da manhã. O encerramento será amanhã, 2ª feira, com procissão às 19.00h. Obs: A missa das 9.00h será trocada hoje com o Bairro da Tigela, e por esta vez será na Tigela no próximo domingo às 09.00h em vez de hoje.

7)- Dia 29/06 foi o encerramento do festejo de S.Pedro no bairro do Campo Velho, embora que a celebração litúrgica de São Pedro e São Paulo seja hoje neste domingo. Parabéns à comunidade pelo empenho.

8)- Reunião dos COLEGIADOS: dia 04/07. Horário às 19.00, no local CBNET. Sua presença é muito importante.

9)- Dias 03 e 04 tem a reunião do clero diocesano em Urbano Santos. Porém já estarei presente na reunião dos Colegiados. E já darei as datas confirmadas com o sr.Bispo da administração do Crisma, como outras datas em previsão.

10)- Do Calendário paroquial: Ontem foi o arraiá da Com. do Bom Parto, o Torneio de Futsal da Catequese, 7 e 8 o arraiá da C. S.ta Teresinha, domingo que vem a Gincana dos Acólitos, e o Retiro Espiritual da Past. Familiar, e encontrto de Formação Setorial da Zona Rural-Setor 6, santa Missa na Mangueira.

Assaltos às igrejas: Infelizmente, tendo conhecimento do local onde se encontravam objetos roubados, na delegacia deixaram por isso mesmo, e nenhumas diligências foram agilizadas para a recuperação. Lição moral: estamos numa situação da lei da selva onde “salve-se quem puder”.

NOTA
Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores. 

sábado, 24 de junho de 2017

A época da vida de Jesus e a nossa época dos oito mais ricos do mundo



É muito fácil usar o nome de Jesus para nossos próprios objetivos, bons ou maus. Mas Jesus foi um personagem histórico e tinha convicções próprias muito fortes e estava disposto a morrer por elas. 

Digamos mais, como diz Albert Nolin, que “milhões e milhões de pessoas, através dos tempos têm venerado o nome de Jesus, mas poucos conseguiram compreendê-lo, e é menor ainda o número daqueles que tentaram pôr em prática o que ele queria que fosse realizado. Suas palavras têm sido interpretadas e deturpadas de modo a significar todas as coisas, qualquer coisa, e nada. 

Seu nome tem sido usado e abusado para justificar crimes, para assustar crianças. Jesus tem sido mais frequentemente honrado e venerado por aquilo que ele não significou do que por aquilo que ele realmente ele significou. A suprema ironia é que algumas das coisas às quais ele fortemente se opôs na sua época, foram ressuscitadas, pregadas e difundidas mais amplamente através do mundo – em seu nome”.

Para entendermos Jesus imagine que você se deu agora conta que é gente. Só agora. E que não conhecia nada de Jesus. Faz de conta que não sabe que ele é divino, ou Messias, ou o Salvador do mundo. Nem que ele fosse um bom homem e honesto. Você vai agora só se dar cota que vai agora descobrir quem é realmente Jesus. E nem vai imaginar que Jesus tem todas as respostas para nossos problemas. Só vai se colocar na época que nós estamos.

A época em que nós estamos mergulhou o mundo em dois abismos: de um lado, o abismo das técnicas pelas quais uma parte da humanidade parece nadar em facilidades de dominar o planeta e até planejar o futuro, como assim “podemos daqui a dois anos reduzir a pobreza em tanta porcentagem”. E do outro lado a parte da humanidade que vive submissa e obedecendo a tais planejamentos.

E esse sistema que está aí é tirano, levando o mundo a tantas catástrofes e inventando guerras para que as nações detentoras das técnicas  possam vender mais armas. Temos visto que os oito mais ricos do mundo têm mais do que 3.600 bilhões de habitantes da terra. 

Vem aí também agora a inteligência artificial, com a inteligência robótica do robô Sofia, com a hipótese de robôs humanos tirarem muitos mais seres humanos do mercado de trabalho do planeta, aumentando o desemprego e a fome. E sabemos também que centenas de milhões de pessoas nascem neste mundo para experimentar pouco mais que as dores da fome e os sofrimentos da desnutrição e privações. 

E ainda muitos pensando que é vontade de Deus. Jesus veio tirar isso da cabeça. Nestes dias a TV Brasil e a Record noticiaram o roubo que fez o Sérgio Cabral no Rio de Janeiro, que daria para cada um brasileiro receber 1.500,00 durante 04 anos, o que faz a conta de quase 600 bilhões de reais.

Acontece  porém que Jesus enfrentou basicamente o mesmo problema. Ele viveu em uma época que parecia que o mundo estava prestes a chegar ao fim. Muitos judeus estavam convencidos que o mundo estava à beira de uma catástrofe apocalíptica. Tendo em vista esse ambiente em que Jesus foi educado e para reverter a situação é que Jesus iniciou a sua missão.

Prova desta situação e turbulência política à beira do caos eram as seitas que funcionavam como partidos políticos, uns se armando até com armas para atacar os romanos, como os Zelotas, os Sicários (palavra que vem de usar setas) e os Essênios e outros entrando em seitas separadas para não se contaminarem com os pecadores: os fariseus, que julgavam que o fim estava próximo, e a vitória seria deles, e iriam julgar todos os outros “impuros” e infiéis às leis.


E qual a atitude de Jesus no meio desta situação? Iniciou o caminho de volta para Deus, a metanóia,  para fugir dos castigos. É o que vem escrito em Mt.10,28: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo mas não podem matar a alma. Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus” (Mt.10.28-33). 

E a coisa principal que Jesus quis fazer foi tirar da cabeça das pessoas que as doenças e as pobrezas são fruto da vontade de Deus, mas do desamor entre os homens.

            NOTICIÁRIO


1)- Dia19/06 tivemos reunião para o funcionamento da Comunidade do CENTRO. Constou dos seguintes itens: 1. Escolha do Nome; 2. Participar nos festejos das outras Comunidades dos bairros como comunidade do Centro; 3. Participar nos programas do Setor 02 constituído pela comunidade S. Francisco e Centro; 4. Junto com S. Francisco do Bairro da Cruz somos o Setor 02; 5. Formou-se o Colegiado; 6. O Colegiado do Centro irá se reunir e formar o Conselho da Comunidade do Centro, do qual fazem parte as coordenações das pastorais e movimentos do Centro (Past. Familiar, Ministério dos acólitos, Ministros da eucaristia, Past. da sobriedade, Shalon, H. do Terço, M. do Terço, Mãe Rainha, L. de Maria, A. da Oração, RCC, PJ, e Caminho); 7. Participar nas reuniões dos colegiados nas primeiras Terças feiras de cada mês.

2)- Missa da Unidade de todos os Movimentos e Pastorais: dia 01/07, que será em todos os primeiros sábados.

3)- Tríduo do Divino Pai Eterno, na Comunidade São Raimundo, bairro Corrente: 30/6 e 01-02/7. Participe.

4)- Festejo de São Pedro, bairro Campo Velho. Dia 29/06.

5)- Missa do Envio das imagens e estudo da Cartilha do ANO MARIANO: 01/07: Início oficial das Reuniões com a Cartilha do Ano Mariano, em preparação para o  BOTE FÉ, com Maria Adorai e do FESTEJO 2017. Recordando que todas as reuniões das pastorais e Movimentos deverão ter essa prioridade de fazer a reunião pela Cartilha. Atenção que no dia 29/07 será a Entrega de volta na Matriz, e no dia 30/07 acontecerá uma GINCANA no Rincão e celebração da EUCARISTIA.

6)- Ministros da Eucaristia: Reunião na última sexta feira do mês, dia 30/06. Sue presença é muito importante

7)- Prof. Genival e se trabalho social: O prof. Genival está orientando a fazer tanques de peixes no bairro Recanto dos Pássaros. Com uma máquina conseguida do Ministério da Agricultura facilita para muita gente esse trabalho. No dia 22 deu palestras de orientação e técnicas para a Comunidade SANT’ANA, bairro Aldeia e Vila Liberdade. Parabenizamos o trabalho do prof. Genival que trabalha mais que ninguém pelo social.

8)- Neste domingo, 25 haverá  a II Missão Jovem na Comunidade SANT’ANA, (bairro Aldeia e Vila Liberdade).

9)- Dia 03 é o 1º aniversário da criação da PARÓQUIA DE CRISTO REI. Porém, a Missa da comemoração será no domingo dia 02, às 19.00h. Eu participarei da celebração com o P.Joel, e aqui na Matriz ficará um ou uma celebrante na missa das 20.00h

10)- Reunião dos Colegiados: primeira Terça feira de Julho, dia 04/07.

11)- Próximo domingo, 02/07 será o 1.º domingo do mês, missa da Pastoral Familiar e Exposição do Santíssimo. Atenção ao que ficou decidido no último dia 12: Cada pastoral ou movimento encarregado da LITURGIA cuide dos ACOLHEDORES.

NOTA
Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.
OBS: Já recebemos a parte do compromisso da parte do Prefeito municipal, faltando ainda o compromisso da Secretaria de Educação pelo aluguel do RINCÃO. Obrigado


sábado, 17 de junho de 2017

Vistes o que fiz aos egípcios: epopeias épicas baseadas em qual antropologia e cosmologia



A ideia que os povos têm de seus deuses está marcada por suas experiências com o cosmo, sendo os deuses que estão acima do mundo que o manejam.

Não é estranho que os hebreus inicialmente tivessem semelhantes ideias sobre  seu deus. O mais notório, e às vezes chocante é a ideia de Deus em termos militares: é o senhor dos “exércitos”, o que ordena massacres, que julga e fulmina. E ao mesmo tempo tem compaixão, mas por outro lado é vingativo e sem  misericórdia com seus “inimigos”.

Essas maneiras de entender e apresentar Deus foram assimiladas de algumas religiões dos arredores, como os cananeus, ainda que depois fossem lentamente purificadas, mesmo que em termos racistas: sendo só como o deus de Israel que age somente a favor deles.

Marcião, já no século II notou que o deus do Antigo Testamento era um deus iracundo e malvado, contrariamente com o deus do Novo Testamento apresentado por Jesus como misericordioso e amoroso. Por isso uma leitura fundamentalista desse tipo de literatura serviu de justificação para as matanças do povo negro na África do Sul, que os holandeses equipararam aos cananeus bíblicos, e eles se julgando o povo de Deus.

Devemos saber que os hebreus atribuíam tudo a Deus, e como se fosse ela fazendo essas coisas. “Vistes o que fiz aos egípcios” (Ex.19,4). Quando eles matavam diziam que era Deus que mandava. Quando sofriam derrotas atribuíam a castigos divinos. Vale dizer, os hebreus viam a sua história como intervenção divina, em termos de bênçãos e de maldições de Deus, de recompensa e de castigos, cf. Dt.30, 15-30. 

Eles interpretavam essa história como vontade ou desígnio de Deus e, ao relatá-la, o fizeram como se Deus tivesse ordenado esses massacres. 

Mais ainda, para ressaltar a suposta intervenção divina exageravam as descrições e as cifras, dizendo assim: a cidade estava cercada por muralhas, os inimigos eram tantos milhares e assim por diante. 

Como matar um inimigo equivaleria a matar mil, aliás exagero notado também no episódio de Davi e Golias, exagerando a grandeza de um e a estatura do outro. Com isso os narradores queriam produzir um impacto eu seu auditório. Os trabalhos de arqueologia ajudaram a compreender isso.

Resumindo, são épicas e epopeias militares, com as típicas acentuações nacionalistas que colocam Deus como agente principal dessas “glórias” nacionais porque assim legitimavam suas aventuras, e afirmavam sua identidade judaica como povo especial ou “escolhido”. 

Aliás, esta mesma mentalidade passou como sagrada para os povos que depois fabricaram a mesma ideologia de conquista e de posse dos povos conquistados nas Américas tanto do Sul como do Norte, considerando-se cada um o povo escolhido por Deus para escravizar.

E como a Igreja tinha nessa época a mesma mentalidade bíblica e política apoiava totalmente tais nacionalismos. Digamos, liam e interpretavam a Bíblia literalmente e no que liam estavam convencidos que isso era a “vontade de Deus”. 

Só mais tarde é que a própria Igreja foi acordando para outra vertente, que não é tudo palavra e vontade de Deus tudo o que está escrito na Bíblia. 

Nos últimos anos a Pontifícia Comissão Bíblica tem publicado documentos que ajudam os católicos a apreciar o entendimento da revelação e transcender abordagens fundamentalistas da Escritura. 

Já em 1994 declarou: “O problema de base dessa interpretação fundamentalista é que, recusando levar em consideração o caráter histórico da revelação divina ela se recusa a admitir que a Palavra de Deus inspirada foi expressa em linguagem humana e foi redigida por autores humanos cujas capacidades e recursos eram limitados. Por essa razão ela tende a tratar o texto bíblico como se tivesse sido ditado palavra por palavra pelo Espírito, e não chega a reconhecer que a Palavra de Deus foi formulada em uma linguagem e uma fraseologia condicionada por uma ou outra época. 

O fundamentalismo tem igualmente tendência a uma grande estreiteza de visão por considerar conforme à realidade uma antiga cosmologia já ultrapassada porque encontra-se expressa na Bíblia” (Pont. Com. Bíblica, São Paulo, Loyola, 1994, p.40-41).

Compreendemos assim que o deus dos “massacres” nos escritos bíblicos dependia de uma antropologia e de uma cosmologia diferente de hoje, e que além disso muitas narrações estão no rol de suas epopeias épicas semelhantes às grandes epopeias gregas da época.


Com a vinda de Jesus outra epopeia foi descrita: “ quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho”. (Rom.5,5). E: “curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos.” (Mt.9,8).

            NOTICIÁRIO:


1)- Ontem e hoje ainda estão decorrendo as festas juninas da Paróquia no Rincão





2)-Primeira Comunhão do Centro: acontece hoje neste domingo, na missa das 10.00h.

3)- Cartilhas do ANO MARIANO: Estão à venda no Secretariado, procurem. Nas reuniões de todas as pastorais e movimentos têm a prioridade sobre outras atividades.

4)- Formação de casais para CRISMA: Iniciaram ontem as reuniões com o Prof Evaldo Carlos, Pião, e Joseane Rodrigues.

5)- Reunião da Pastoral Afro: acontecerá no dia 23, no Brejo.

6)- Escola diaconal: terá lugar nos dias 24 e 25 também no Brejo.

7)- Missão Jovem: acontecerá nos dias 24 e 25, para as Catequeses de Profissão de Fé e Crisma, na Comunidade SANT’ANA, Aldeia e Vila Liberdade.

8)- Tríduo em honra ao Divino Pai Eterno: acontecerá na igreja do DIVINO PAI ETERNO bairro da Corrente, nos dias 30-01-02 de Julho. Participe.

9)- A LITURGIA DIÁRIA continua em promoção até no final do ano, somente por 30 reais.

10)- Aceitam-se computadores usados para o Rincão, a fim de proporcionar aulas grátis, só com preço simbólico de inscrição.

11)- Festejo e São Pedro: Inicia amanhã dia 19: às 16.00h, Caminhada da igreja de Santo Antônio até a igreja de São Pedro, e hasteamento da bandeira.
12)- Parabenizamos o Ministério dos Acólitos pela sua atuação na preparação e nos enfeites das ruas para a Procissão do Corpus Christi



       CALOTE DA   Prefeitura: 
           NOTA

Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

sábado, 10 de junho de 2017

O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor



A historiografia semítica (dos povos do antigo Oriente) é popular. Lembra a de cordel. Entretece lendas, mitos, epopeias, relatos como se se se tratasse de história fática acontecida. São narrações coloridas, como sendo vividas, e incluem detalhes e dados e ainda hoje nos impressionam como se tudo fosse real. Conta, por exemplo, como se o episódio da entrega da Lei do Sinai ocorresse como se narra.

Mas não é só no povo de Israel que isso acontece: no código de Hamurabi, do século 18 antes de Cristo o rei recebe o Lei das mãos do deus Marduk, assim como nos árabes, o anjo escrevia o Alcorão na presença de Maomé. 

De fato, em muitas outras civilizações conceberam-se códigos semelhantes, portanto não era o Decálogo o primeiro. Nos tempos bíblicos não se perguntava se o relato realmente aconteceu ou se foi da maneira como se relata.

Também acontece o gênero literário de milagres em muitos povos semelhante às sagas de Elias e Eliseu, e dos quais muitos são copiadas e transferidos para o Novo Testamento, como nos evangelhos e Atos dos Apóstolos. Isto tem como fundo determinada cosmovisão. 

Na verdade, o que hoje se explica em termos de leis da natureza antigamente explicava-se como intervenções divinas. O que numa época parecia extraordinário hoje não é, e tem uma explicação natural. A epilepsia, como exemplo, antigamente era considerada produto de possessão demoníaca. Hoje sabemos que é uma desordem neurológica.


Nós perguntamos “o que é isto?”. Na antiguidade perguntavam “o que significa isto?”. Nós botamos pensamento e ciência. Na antiguidade procuravam a mensagem. Por exemplo na passagem do mar vermelho tiveram a possibilidade de cruzar a pé enxuto. É isso que o narrador que que o narrador queria comunicar e para fazê-lo com mais impacto o exagerou.

Quanto aos milagres do Novo Testamento devemos recordar que são narrados em um contexto em que se narravam milagres de diferentes personagens tanto do judaísmo como do mundo greco-romano pagão onde havia os homens famosos como Hanina bem Dosa, Esculápio e Apolônio de Tiana, famosos por seus milagres lendários. 

Aliás tinha também na época de Moisés os milagres dos magos do Egito, e por isso Moisés tinha que superá-los; lembra as serpentes de Moisés e as serpentes dos magos do Faraó? Nesses milagres não se perguntava por sua veracidade mas pelo impacto que produziam no leitor. A Igreja começou narrando episódios semelhantes exagerando-os com fins catequéticos.

Por seu lado os profetas falavam do presente e para o presente do seu povo e não para além de 20 séculos adiante. Eles falavam com base em suas observações interpretando a situação que o povo vivia a partir da sua fé. Por isso falavam em conversão do povo para o melhor. 

Quando anunciavam catástrofes era para pressionar o povo a uma conversão, como os pais que ameaçam com o bicho papão o filho desobediente. O propósito fundamental dos escritos proféticos como os apocalípticos era infundir esperança e conversão em uma situação sentida como sem esperança. 

Para isso usavam uma linguagem estranha cheia de imagens e símbolos como monstros, astros, catástrofes, cores, números, inspirada em figuras de profetas de antigamente, como antiga literatura de cordel. E assim se apresentavam como donos de segredos e de revelações divinas, visões ou relatos fora deste mundo.

E no final desse túnel escuro apresentavam a luz salvadora para os que permanecessem fiéis ao Senhor apesar de todas as dificuldades. A apocalíptica não tinha como finalidade portanto, anunciar ou vaticinar o final do mundo de modo que pudéssemos entrever como e quando aconteceria esse fim. Encontramos escritos deste tipo em Daniel, em São João no Apocalipse, no profeta Joel e os finais do evangelho de Marcos, Mateus e Lucas.

Muitos têm-se enganado nestas leituras dizendo que isto nunca falha e está escrito porque palavra de Deus. No entanto não sabem distinguir por que é que foram escritos nem o que o autor queria significar com essa literatura. 

Outros ainda pensam ver nos evangelhos assim como uma biografia de Jesus. O propósito dos evangelhos não foi escrever uma biografia, mas dar uma Catequese. E quando você está dando uma catequese e o seu colega ao lado dá a mesma , veja o jeito diferente. O mesmo assunto, mas o filme não foi igual.


No entanto, vale sempre a palavra de S.Paulo: “Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo” (2 Cor.12,13).


                  NOTICIÁRIO


1)- No dia 13, 3ªfeira, temos a reunião do CPP. 
Sua presença é muito importante.

2)- O festejo de Santo Antônio encerra no dia 13, com a celebração eucarística às 08.00h da manhã, e procissão às 16.00h com o tradicional show de prêmios onde tem dois bois como 1º e 2º prêmio e outras surpresas. A programação encerra com a frase lição maravilhosa da comunidade:” Você não é um ser indiferente ou longínquo, pois não estamos abandonados a nós mesmos” (Papa S.João Pauo II).

3)- Primeira comunhão na Matriz: Próximo domingo dia 18 na missa das 10.00h

4)- CORPUS CHRISTI, nesta 5ªFeira, dia 15. Início na matriz de Cristo Rei, com a celebração da Eucaristia, rumo a matriz de Nossa Senhora das Dores onde encerrará com a Bênção do Santíssimo. Na Matriz de N.S. das Dores tem a Santa Missa às 08.00h da manhã.

5)- Pastoral da Família: Encontro de formação no Brejo sobre catequese catecumenal nos dias 18 e 19.

6)- Reunião com a COMUNIDADE DO CENTRO: Dia 19 às 19.00h no CBNET. Objetivo: Tomar consciência que somos a Comunidade do Centro (da Matriz). Quem? Famílias que fazem parte do Centro, Pastorais, Movimentos, Organizações (Acólitos), Sobriedade, Shalon, A. da Oração, Legião de Maria, Ministros, Ministérios, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Apostolado do Terço. RCC.

7)- Cartilhas do ANO MARIANO: Estarão prontas a partir de segunda feira.

8)- Formação para a CRISMA: Convidados para um Encontro preliminar com os palestrantes Pião e Prof. Evaldo os inscritos para o sacramento da CRISMA neste sábado dia 17, local no CBNET, horário às 19.00h a fim de marcar os dias de formação. Sua presença é importante.

9)- Comunidade de Santa Teresinha arrecadou na peregrinação do mês de Maio: 437,35

10)- Hoje é a estreia da Dança Realeza Boa Nova às 20.00h no espaço do Rincão Boa Nova.



11) - Dia 17 e 18, sexta e sábado  começarão as Festas Juninas 

da Paróquia no espaço do Rincão. Já estão destinados

os horários e programações de todos os participantes. 

Aguardamos você lá.

NOTA
 Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.