sábado, 12 de agosto de 2017

Imagens: proibição do deus do Céu, ou do rei Faraó? Briga de imperadores e nunca Deus no meio?



Vimos há dias noutra publicação deste semanário VIDA NOVA, n.155 de 16/07/17 que o Moisés seguiu como modelo e decalcou o código do Sinai dos Dez Mandamentos sobre códigos anteriores como o código de Hamurabi. 

Sabemos que na época da cativeiro no Egito os judeus eram escravos do Faraó. Escravo era obrigado a ter a mesma religião do seu senhor. Nessa hora os judeus não podiam ter outras imagens e outro culto, só as imagens e o culto do imperador, o faraó. Na verdade, desde o séc. XVI a.C. que o faraó dizia que ele era o deus vivo na Terra. O que fazer? Praticavam a sua fé às escondidas.

Aí, quando se viram livres e se juntaram a outros povos para se libertar do faraó, foi quando Moisés, o fundador do povo do deserto, tentou pôr em prática o modelo de Código de que ele tinha conhecimento. Porque Moisés “foi instruído em toda a ciência dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras”, como afirmou São Paulo. (At.7,22).

Seguindo o método do código de Hamurabi para dar uma organização ao povo, organizou também o Código dos 10 Mandamentos, e todo o Pentateuco, Toráh, ou Tanak. E como vinham acostumados a praticar a sua religião sem imagens, às escondidas, assim colocaram no código dos Mandamentos do Sinai.

Na verdade, Israel entrava em diálogo com os povos vizinhos tanto na religião como nas cosmologias. Neste sentido, são notórias as semelhanças entre o salmo 103, que fala da criação, e o hino ao deus Atón. 

No que concerne ao Gênesis é semelhante à epopeia de Gilgamesh, “quando o céu foi separado da terra”. E ainda coincidem no modo da criação das águas, as quais foram criadas antes do céu e da terra” (Gn.1,2). 

Também em muitos destes mitos antigos os inimigos da ação criadora dos deuses costumava ser representada sob a forma de serpentes.

Além dos elementos históricos que estamos constatando, devemos ter presente a diferença entre a cultura egípcia e grega e a cultura hebraica no seguinte: egípcios e gregos davam mais importância ao primado da imagem sobre a palavra, da visão sobre a audição. 

Enquanto que a cultura hebraica dava mais importância ao primado da palavra sobre a imagem, audição sobre a visão.

Aliás, estas diferenças foram se inserindo nos primeiros cristãos, mas foram convivendo pacificamente tendo em conta que já no período dos reis de Israel, no templo de Salomão foram colocadas muitas imagens: de Anjos, querubins e bois e grinaldas e de figuras de leões (1Rs. 6,23-30).

Na verdade a noção de estética esteve sempre mais ligada à  tradição do cristianismo e teve o seu apogeu na Idade Média desenvolvendo mais o primado da imagem sobre a audição, o que a ciência veio confirmar, pois a pessoa humana aprende 75% mais com a imagem do que com a palavra, ficando dó 25% com a palavra. Daí veio o surto moderno do cinema, vídeos e videogames, e toda a exuberância da TV sobre a Rádio, e todos os meios audiovisuais usados em todas as palestras e em todos os cursos.

Os próprios invisuais transformam as imagens captadas pelos dedos em palavras no seu cérebro pelo método Braille.

No entanto, já no séc. VIII ocorreu no império bizantino um novo movimento chamado iconoclasta que agia perseguindo as pessoas que veneravam imagens e quebrando seus objetos devocionais. 

Esse movimento foi promovido pelo imperador Leão III, o Isáurico, que era de descendência árabe, de Marrocos. Foi quando ele fez a sua própria estátua para ser carregada em procissão pelas ruas no Cerco de 717, e proibindo outras imagens, igual o rei Faraó do Egito.

A partir daí ordenou a proibição de imagens e ordenou a sua destruição tanto nos Templos cristãos como nos Templos árabes.

Porém, em 780, a viúva de Leão IV, Irene do Oriente revogou as proibições e acabou com essa polêmica tanto no Oriente como para o Ocidente, o que foi depois confirmado pelo Concílio de Nicéia em 787 e depois de Constantinopla em 843.

Como vimos, sempre os imperadores no meio até esta data. Podemos então perguntar: Imagens – proibição de Deus, ou briga de imperadores e nunca Deus no meio?
      
            NOTICIÁRIO


1)- Ontem foi a 6ª edição do BOTE FÉ ADORAI COM MARIA. Agradecemos a presença do bispo diocesano Dom Valdeci que prestigiou o nosso evento com a sua presença.

2)- Hoje é a abertura Da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Próximo domingo, dia 20 teremos a CAMINHADA da FAMÍLIA às 07.00h. Não tem a  encerrando com a Eucaristia. É evento nacional, e paroquial envolvendo todas as Comunidades e Capelas, todas as Pastorais e Movimentos.

3)- Hoje dia dos PAIS, nossa homenagem a todos os Pais de nossa Paróquia, e os abraços de todos os filhos.

4)- Assessores e coordenadores da IAM, reunião na cidade do Brejo dias 18 e 19.

5)- Pastoral de Educação: reunião dias 18-20 também no Brejo.

6)- Festejo de S. Raimundo: dias 21-31. Participe na Comunidade do São Raimundo da Corrente.

7)- CPP: Reunião nesta 4ªfeira dia 15. Avaliação do BOTE FÉ 2017 e preparação do FESTEJO DA PADROEIRA. Sua presença é muito importante.

8)- Equipes do dízimo: reunião dia 16, 5ªfeira. As capelas que ainda não têm o dízimo implantado não podem faltar, assim como as outras que já têm.

9). Atenção ao seguinte aviso: Após a missa das seis da tarde nos dias de semana as portas da matriz têm que fechar, não podendo ninguém ficar sozinhos ou em grupos. Tem encarregados de fechar as portas e apagar as luzes e têm que fazer esse trabalho com responsabilidade. Obrigado pela compreensão.

Bote fé com maria adorai



Foi ontem, neste sábado a 6ª edição do BOTE FÉ COM MARIA ADORAI.
Foi um momento forte e o encerramento do ANO MARIANO oficialmente na Paróquia. É evidente que nos temas do Festejo ainda iremos ter presente a incidência do ANO MARIANO, mas os programas específicos já estarão dados por encerrados.

Foi maravilhosa a atuação das Irmãs Pequeninas de SANTA INÊS num Show de hinos de reflexão, de oração, louvor, e muita alegria e animação. Agradecemos ao nosso amigo Landry, da Firma Landry Móveis que, após a comemoração dos 20 ANOS DA FIRMA MÓVEIS, se prontificou a trazer de novo as Irmãs de Santa Inês para o evento paroquial do BOTE FÉ. Muito obrigado amigo Landry.

BOTE FÉ 2017 - Com as IRMÃS PEQUENINAS DO SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS, de Santa Inês. PATROCÍNIO : LANDRY MÓVEIS


Próximo domingo, 20, todos na CAMINHADA DA FAMÍLIA








sábado, 5 de agosto de 2017

O Código de Moisés – os Dez Mandamentos – e o Código de Hamurabi. Imagens não foram proibidas por Moisés mas pelo Faraó



O Código de Moisés, os Dez Mandamentos tem um paralelo com o Código de Hamurabi. Já vimos neste jornal, n.155 de 16/07/17, que o Cânon judeu só foi fixado no séc. II d.C. e com 22 livros para adequar com as 22 letras do alfabeto hebraico.


E vimos também que o 1ª Cânon foi dado pelo rei Josias no ano 621 a.C. Já vimos em números anteriores deste  semanário VIDA NOVA que nem todas as palavras da Bíblia são da autoria de Deus, mas muitas dos homens que, segundo suas épocas, escreviam mandamentos diferentes inclusive sobre o matrimônio e poligamia (Dt.22,20. Dt. 24,21), e sobre vestimentas de mulher “a mulher não deverá usar um artigo masculino e nem o homem se vestirá com roupa de mulher pois quem assim age é abominável a Jaweh teu Deus” (Dt.22,5). E que Deus não poderia ter uma opinião “nuns dias” e “outra opinião” noutros dias.

E que não podia ser Deus quem mandava atirar os filhos deles “contra o rochedo” (Sl.137,9), e nem botar a vingança do “talião”, “olho por olho e dente por dente” (Êx.21,23). E que muitas vezes está escrito “Moisés falou”, como até Jesus disse” Moisés permitiu dar um papel de divórcio e despachar a mulher” (Mt.197). 

Também vimos que na Antiguidade era costume nos grandes Códigos e Livros e epopeias e livros religiosos de suas nações escrever assim: “palavra de Deus”, “Deus falou”, “oráculo de Deus”.


Então chegamos a um ponto importante da Torah, os Mandamentos do Sinai. Vimos também que o Pentateuco (a Torah) foi um Livro de muitas dúvidas para ser aceito como canônico pelos judeus, por conta de muitas lendas, mitos e novelas, e muitas contradições. 

E claro que que se não tivesse sido aceito pelos judeus também não teria vindo para o Cânon cristão. E se foi aceito pelos judeus e pelos cristãos será que essa é uma ordem de Deus, ou uma decisão dos homens? 

Sabemos que a circuncisão teve validade de prazo, pois acabou no Novo Testamento (At. 15,19). Ou será que os Mandamentos do Sinai são fruto de uma ordem de Moisés como tantos outros códigos de Leis da mesma época, e que também invocavam o nome de Deus?

O Código de Hamurabi foi elaborado pelo rei Hamurabi (1800-1750 a.C.). Hamurabi diz que recebeu o Código do deus Shemas, e que o referido está talhado em pedra. O Código de Moisés foi escrito em 1.520 -1.400 a.C. também em pedra.

O objetivo era unificar o reino por meio de um código de leis comuns. Baseado nas leis do Talião, esse código de leis estabelecia que todo criminoso deveria ser punido de forma igual ao crime por ele cometido. A palavra Talião vem do latim e quer dizer “como tal”, “idêntico”. 

Baseado nas leis do Talião “olho por olho, dente por dente” o Código de Hamurabi é um conjunto de leis para organizar a sociedade, criado na Mesopotâmia por volta do séc. XVIII a.C. pelo rei Hamurabi, o responsável por fundar o 1º império babilônico. 

Até o governo de Hamurabi as leis eram só transmitidas de boca em  boca. E o mesmo sucedeu com Moisés para organizar o povo hebreu em sociedade na primeira experiência de viverem após deixar o Egito.

Sabemos que Moisés “foi instruído em toda a ciência dos egípcios, e era poderoso em suas palavras e obras” (At.7,22). Era pois de esperar que Moisés tivesse conhecimento do Código de Hamurabi, bem como de outros mais antigos.

Vejamos algumas semelhanças: “O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles” (Lv.20,11). Código de Hamurabi: “ Se um cidadão, depois da morte de seu pai dormir no seio de sua mãe, queimarão a ambos” (Art.157). 

A mesma lei do Talião vem nos dois de forma igual: “Olho por olho, dente por dente” (Ex. 21,23). Deste modo cabe dizer que os dois códigos se completam. Muitos acreditam que quando Moisés escreveu as leis de Israel um século e meio mais tarde seguiu como modelo o Código de Hamurabi.

Chegamos ao ponto da proibição de imagens. Podemos dizer que não foi Deus, mas é uma orientação do povo de Moisés nessa época. E como mudaram tantas orientações na Bíblia como aquelas do matrimônio  e aquela com validade de prazo da circuncisão que acabou no Novo Testamento (At. 15,19), então a proibição de imagens tinha validade de prazo vencido. 

É por isso que mais à frente foi mandado colocar muitas imagens no grande Templo de Salomão, quando os judeus já eram um reino (1Rs.7,9) e (1Rs.8,6).

Para simplificar, não foi Deus que proibiu imagens mas o Faraó ainda quando Moisés estava no Egito, coisa que ele transportou para o Código do Sinai. Vejamos como foi a história: “ As tábuas da Aliança eram obra de Deus, e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus” (Ex.32,16). 

E mais adiante: “Moisés esteve ali com o Senhor 40 das e 40 noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da Aliança, os Dez Mandamentos”(Ex.34,20). Então, foi Deus, ou foi Moisés? Aliás, se tivessem sido “escritas por Deus” por quê Moisés iria quebra-las só de raiva quando desceu da montanha? Por ordem de quem? (Ex. 32,19).


Tudo isto nos pode levar a uma desmitologização de muitas coisas da Bíblia.

                      NOTICIÁRIO:
1)- Hoje tem o Retiro espiritual da Paróquia de N.S. das Dores, no Rincão Boa Nova. Celebração da santa missa às oito horas da manhã para o povo em geral, seguindo-se as atividades para os participantes. Encerramento com o almoço comunitário. Tem celebrações nos Bairros.


2)- Nesta semana, nesta SEXTA FEIRA, O BOTE FÉ, 6ª EDIÇÃO. Confirmada a presença do sr. Bispo dom José Valdeci dos Santos Mendes para a celebração da Santa Missa às 19.00h, precedida da caminhada eucarística às 18.30h

O Show das Irmãs 
Pequeninas está 

confirmado das 21 às 23.00h. No Ofertório será a oportunidade para o encerramento do ANO MARIANO com a procissão dos Setores missionários, representando os trabalhos e as caminhadas do Ano Mariano da zona urbana e da zona rural. Será também a prévia para o Festejo da Padroeira, daqui a três semanas.

3)- CPP- Próxima reunião no dia 15, após já o BOTE FÉ para avaliação e preparação mais próxima do FESTEJO. Sua presença é muito importante.

4)- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: 13 a 20/08, iniciando com o DIA DOS PAIS, 13/08. Terá a CAMINHADA DA FAMÍLIA NO DIA 20. Se prepare.

5)- Equipes de Dízimo: Reunião no dia 16/08, como ficou marcada, terça feira da quarta semana do mês. Obs: As Capelas que ainda não tem o dízimo não podem faltar, bem como as outras que jé têm. Sua presença é muito importante.

6)- Dias 11-13/08: Pastoral vocacional, ao c/ do Padre Joel e equipa.

7)- 12/08: Retiro do Apostolado da Oração, local, Brejo.

8)- Hoje 1º domingo do mês: Exposição do Santíssimo, após a missa das 10.00h. Confirme seu horário de adoração. Dia 05, 1º sábado, missa da unidade de todas Pastorais e movimentos da Paróquia. União paroquial



A igreja de São Francisco no Bairro da Cruz vai na reta final de acabamento




sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O papa Francisco pediu para os Jovens Brasileiros que combatam a corrupção



CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco pediu para os jovens brasileiros que combatam a corrupção e que não tenham "medo" de lutar. O líder da Igreja Católica fez o apelo em uma mensagem divulgada nesta segunda-feira, 31, e enviada aos participantes de um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para celebrar os 300 anos da aparição da Virgem Maria no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

O papa também agradeceu os jovens pelos seus testemunhos de fé e pelo zelo com que enfrentam as dificuldades diárias.

"Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça criam ao redor de vocês, tenham uma certeza: Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário", escreveu. "Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos."

Na carta, o papa também citou o tema da 32ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em janeiro de 2019, no Panamá, e recordou os apelos que fez na Assembleia do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em 2017.

"Não tenham medo de se arriscar e de trabalhar para construir uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários. Não tenham medo de combater a corrupção e não se deixem seduzir por ela", pediu Francisco. "Sob o manto de Maria, vocês poderão redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de uma cultura de aliança e, consequentemente, criar novos paradigmas que guiarão a vida do Brasil."

A mensagem foi entregue aos jovens brasileiros que participam do programa "Rota 300", encerrado em 29 de julho com uma festa no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.

Com informações de O Estado de São Paulo


sábado, 29 de julho de 2017

O Logos da filosofia grega e o Logos (ou Verbo) do Novo Testamento.



Teólogos hoje em dia afirmam que na bíblica, e na época de Cristo, a Sabedoria se exprimiu em vários continentes e diversas pessoas e povos de modo muito idêntico e salvífico. 

Assim, na Grécia explodiu em filosofias e artes, no Oriente chinês e japonês em elevadas religiões, e no povo judeu  na maior explosão de religião e de fé.

E não só, mas a intuição e investigação científica está adequando com as intuições do mundo religioso quando afirmam que o ser humano é um reflexo das estrelas. Tanto que antigamente se dizia que somos pó da terra, agora se diz que somos poeira estelar.

Para início de conversa, vamos começar com Platão, um dos principais pensadores da história da filosofia, do séc. IV a.C, que absorveu a sabedoria dos egípcios, dos chineses, dos indús e dos judeus porque viajou por todos esses lugares. 

Veja coisas como esta que iremos comparar com a fé de hoje e com a ciência de hoje: “Também o pequeno fragmento que representas, ó pequeno homem, tem sempre relação íntima com o cosmo e para ele se orienta, mesmo que pareça não te aperceberes, porque toda a existência surge para o Todo e para a feliz condição de harmonia total. Não é para ti de fato que essa vida se desenvolve, mas tu és gerado para a vida cósmica” (Platão. Leis, livro X, 903 c).

Comparemos com a teologia hebraica da mesma época: “Só Tu és Iahweh, o Senhor; criaste os céus e o universo, com todos os seus elementos, a terra e quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu concedes o dom da vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram continuamente” (Nm.9,6). E em Romanos lemos: “Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas” (Rom,11,36)


E comparemos com os modernos de hoje em dia: “Tudo o que vive não vive só, nem para si mesmo”.(William Blake). Ou ainda: “Isto sabemos, que todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Tudo o que acontece com a Terra acontece com os filhos e filhas da Terra. O homem ao tece a teia da vida, mas ele é apenas um fio, nela é apenas um fio. Tudo o que faz à Teia, ele faz a si mesmo” (Fritjof Capra, Esquisse d’une theorie des evolutions).

Um outro filósofo contemporâneo de Platão diz:  “O Logos, ou seja a lei universal que rege todas os acontecimentos particulares de todas as coisas, sempre existiu. Os homens que não ouvem o Logos vivem como se estivessem dormindo, não sendo capazes de perceber a verdadeira realidade. Se a felicidade estivesse nos prazeres do corpo, diríamos felizes os bois quando encontram ervilha para comer, e que os asnos prefeririam palha a ouro” (Heráclito).

Heráclito dizia que o Logos é a razão invisível que ordena todas as coisas. Comparemos com o evangelho de São João: ”No principio era o Logos, e o Logos (ou o Verbo) estava com Deus, e o Logos era Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo.1,1-4).

Não é só, mas outro filósofo grego, Xenófanes, da mesma época foi o primeiro a identificar a unidade do ser que tudo abarca com Deus, um Deus único e uno: Esse Deus é necessário e não pode ter sido criado por nada, sendo incriado desde sempre; como Deus é o ser absoluto não pode ter sido criado por outro ser, e muito menos por um não-ser. Além disso, Deus não tem atributos humanos; os homens atribuem a Deus características suas. Do mesmo modo que outro animal atribuiria a Deus características próprias de sua espécie.”(Xenófanes)

Confira com a teologia hebraica expressa nos Dez Mandamentos: “Eu sou o Senhor teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida da nada do que existe lá em cima  nos céus ou embaixo na terra. Não te prostrarás diante  desses deuses e não os servirás, porque eu, teu Deus, sou um deus ciumento”.(Ex. 20. 1,15).

Portanto Xenófanes, de uma maneira, e os hebreus de outra maneira, defenderam uma concepção filosófica e teológica de Deus: o ser necessário uno e absoluto, sem começo nem fim no tempo e no espaço, no qual todas as coisas particulares têm seu ser.

É bonito citar a poesia dos dois lados, da arte filosófica grega, e da arte filosófica hebraica: “O homem, como uma criança, ouve o divino tal a criança ao homem” (Heráclito). “Diz a sabedoria: eu estava junto com Ele, eu era seu encanto todos os dias, e todo tempo brincava em sua presença. Brincava na superfície da Terra e me alegrava com os homens.” (Bíblia, Prov.8,30-31).




             NOTICIÁRIO


1)- Hoje à noite tem o ARRAIÁ DA PASTORAL DA JUVENTUDE na Praça da Matriz, participe da animação e dos petiscos da Lanchonete. Você estará colaborando para a viagem da ROMARIA ESTADUAL DA PJ em BARRA DO CORDA, no dia 16/09.

2)- Próximo domingo, dia 06 tem o RETIRO ESPIRITUAL  da Paróquia de NªSª das DORES, com o tema MARIA NO ANO MARIANO no RINCÃO BOA NOVA.   08.00h início com a Santa Missa dominical para todo mundo, e continuará o programa com o povo do Retiro. Tem Celebrações normais nos Bairros. Fim das atividades: 17.30h.

3)- Atenção membros dos CPPs, CAEs e CAEPs: Reunião de formação no Brejo nos dias 04 e 05/08 Serão destacadas pessoas que fazem parte para essa viagem.

4)- COLEGIADOS: Reunião no próximo dia 01/08, primeira terça feira do mês. Sua presença é muito importante.

5)- Ontem dia 29 foi bem participada a GINCANA DE TODAS AS COMUNIDADES sobre o ANO MARIANO. Parabenizamos a organização que esteve ao cuidado da PJ, dos Acólitos, e da RCC.

6)- Amanhã, dia 31 estão convidados todos os membros do CPP para uma reunião extra a fim de preparar o programa da 6ªEdição do BOTE FÉ ADORAI COM MARIA, que acontecerá no próximo dia 12, sábado da próxima semana. Estão também convidadas as Bandas e Ministérios que queiram participar nas atividades musicais, assim como a  Equipe de Liturgia. Horário, às 19.00h. Local: CBNET.


A igreja de São Francisco do Bairro da Cruz já na primeira pintura, em fase se acabamento, para inaugurar no dia 24 de Setembro, dia do levante do mastro. Agradecemos todas as colaborações

                       NOTA:
Agradecemos ao Sr.Prefeito Municipal Dr. Magno porque já mandou eliminar as pendências que havia entre a SECRETRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e a PARÓQUIA DE Nª.Sª. DAS DORES pelo aluguel do RINCÃO BOA NOVA nos dias 25/26 de MAIO 2017. Obrigado 

sábado, 22 de julho de 2017

A intervenção humana na formação da Bíblia e o que resta da intervenção divina. A Bíblia não é nem pretende ser um manual completo, perfeito e definitivo de teologia e de moral




Noutro dia vimos como os autores sagrados se utilizaram de fontes anteriores para seus escritos. Vamos dar continuidade neste tema. 

No que se refere à maioria das citações do que no Novo Testamento se fazem do Antigo Testamento constata-se que não coincidem com este, e aliás citações foram mudadas. Em Mt.1,23 ele mudou o anúncio de Is.7,14 sobre a virgem quando diz que a mãe há de chamar o filho de Emanuel, enquanto que no texto original refere que são as nações que o chamarão de Emanuel. Lá também se fala que é a donzela, e em Mateus fala de virgem.

Deus advertiu Adão e Eva que no dia que em que comessem da árvore da ciência do bem e do mal morreriam sem remédio (Gn2,19). Pois bem, não morreram. A morte em questão era a morte física, real, não moral ou  simbólica, relacionada com a alma, que nessa época nem tinham ideia de alma. Lembremos que a definição de alma como temos hoje se deve a S.Agostinho, herdeiro de Platão, da filosofia grega.

Em Ex.12,5 Deus ordenou a Moisés que para a Páscoa sacrificasse um animal sem defeito, macho, de um ano; escolherão entre os cordeirinhos ou cabritos. No entanto, em Dt.16,2 o mesmo Deus ordena-lhes sacrificar “uma vítima pascal de gado bovino e podendo ser cozinhado em vez de assado. 

Como já afirmei noutro lugar, estas e outras incoerências em matéria de revelação divina nos dizem que não foi  Deus mesmo que as pronunciou literalmente mas se devem à maneira de entender as coisas por parte dos autores humanos, e que se trata também de interpretações que eles mesmos fizeram já por si.

Além destes textos de caráter informativo, podemos nos fixar em textos de conceitos teológicos: Eles nos convencem mais seriamente sobre a intervenção humana na formação da Bíblia. 

Vejamos exemplos: No Sinai vem categórico o mandamento “não matarás” (Ex.20). Porém, o mesmo Deus como poderia ordenar a Josué “passar a fio de espada todos os habitantes de Maqueda de e Jasor (Js, 10,28)? E quando ordenou a pena de morte para o que ferisse seu pai ou sua mãe? “ Quem ferir o seu pai ou a sua mãe será morto, quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe será morto” (Ex.21,16)?

Em outro lugar Deus permitia o divórcio se “a mulher não mostrasse mais graça aos olhos de seu marido” (Dt.24,1). Portanto, o marido podia despachar a sua esposa dizendo simplesmente “achei um defeito na cara dela”. 

Além de revelar um original machismo, comprometeria demais a autoridade divina, comparando com as afirmações de Gn.1,27 e Mt.19,3). Isto porque colocando Deus ditando ordenações tão diferentes.

E se consideramos, não foi Deus, mas foi Moisés, então aí reafirma-se pela própria Bíblia que não foi Deus que ditou todas as palavras da Bíblia, mas autores humanos segundo suas épocas, e suas limitações.

Daí concluímos portanto que a Bíblia não é nem pretende ser um manual definitivo, perfeito e insuperável de teologia e de moral, nem também um livro onde se encontram as respostas a todos  os problemas atuais, tais como engenharia genética, fertilização artificial. 

As respostas da Bíblia correspondiam a problemas existentes na sua época. Por isso também o problema do divórcio recebeu um diferentes respostas em diferentes escritos da Bíblia. (Cf, Dt.22,13; Mc.10,1-2; e 1 Cor, 7,12).

As respostas estavam condicionadas pelas teologias do momento, e dirigiam-se a auditórios concretos daquele tempo. A vontade de Deus para nosso momento histórico atual deve ser buscado de acordo dom o nosso tempo. 

O que vem ordenado nessas respostas corresponde a testemunhos de fé que hoje podem ser diferentes. Os escritos bíblicos com suas respostas a essas situações concretas nos oferecem referências e orientações que, como vimos, podem não ser inalteráveis. 

Podemo-nos então perguntar pela intervenção humana na formação da Bíblia. E o que resta da intervenção divina? O P. José Comblin s.j. está convencido que "pouco mais de cinco por cento das palavras dos evangelhos são de Cristo". E no Antigo Testamento?

É por isso que o Papa Francisco atendendo aos questionamentos dos cinco continentes convocou o Sínodo sobre a FAMÍLIA E O MATRIMÔNIO para encontrar respostas adequadas aos problemas e questionamentos de hoje.

         NOTICIÁRIO


1)- ARRAIÁ DA PJ (PASTORAL DA JUVENTUDE): Na Praça da igreja matriz, no próximo domingo, dia 30, após a missa da noite. Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e julinas com o Arraiá  da PJ. Você não pode faltar.





IGREJA DE S.FRANCISCO EM FASE DE ACABAMENTO
2)- Ontem aconteceu com  muita animação o Arraiá de S. Francisco na comunidade do Bairro da Cruz. E  na sexta feira a comunidade recebeu a imagem jubilar do ANO MARIANO para as novenas da vivência do Ano Mariano.

3)- FESTEJO DA SANT’ANA: dia 26, 4ª feira. Hoje é a 7ª noite, participe. A missa de encerramento será às 08.00h e procissão às 16.00h seguindo-se o Bingão da Sant’Ana.

4)- Escola diaconal: Dias 29 e 30 no Brejo, para os nossos candidatos a diáconos.

5)- 29/07= GINCANA DE TODAS AS COMUNIDADES sobre o ANO MARIANO. Local: no RINCÃO. Início; 08.00h

6)- 31/07= Reunião extra do CPP a fim de preparar o evento BOTE FÉ, ADORAI COM MARIA. Atenção: As visitas da imagem jubilar encerrarão nesse dia, 12 de agosto, com a entrega no momento do Ofertório nas mãos do sr. Bispo, quando todos os Setores da cidade e da zona rural irão em procissão para essa entrega.


07)- BOTE FÉ ADORAI COM MARIA: 12/08, iniciando com a caminhada eucarística às 18.30h desde a matriz até na PRAÇA DO POVO. 19.00h missa presidida pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes e entrdga das imagens jubilares no Ofertório pelos Setores da zona urbana e da zona rural. 21.00h = SHOW COM AS IRMÃS PEQUENINAS DE SANTA INÊS

CELEBRAÇÃO DO ANO MARIANO
Será o encerramento do ANO MARIANO em nossa Paróquia e o lançamento do grito do FESTEJO NOSSA SENHORA DAS DORES 2017. Convidamos todos para uma bonita participação.

NOTA


Agradecemos ao Sr.Prefeito Municipal Dr. Magno porque já mandou eliminar as pendências que havia entre a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e a PARÓQUIA DE Nª.Sª. DAS DORES pelo aluguel do RINCÃO BOA NOVA nos dias 25/26 de MAIO 2017. Obrigado. 

sábado, 15 de julho de 2017

Significado de “cânon”. Porquê Livros canônicos? “Canonizar os Santos”. Cânon judeu e cânon cristão.



Cânon quer dizer coleção, arquivo. Devemos ter em conta que nem Oseias, nem Paulo, por exemplo, tinham a intenção de que seus escritos se juntassem a outros e fossem lidos durante séculos. Nem sonharam. Escreviam porque era necessário fazê-lo.

Então como foi essa origem? No princípio, a explicitação de um cânon ou “coleção” de escritos teve como finalidade definir a lista de escritos com o critério de livros confiáveis. Porquê? Porque havia várias pessoas que copiavam, e modificavam e aumentavam. Tanto para o Antigo como para o Novo Testamento. 

Assim no judaísmo os rabinos fixaram a lista confiável (cânon) dos Livros para o Cânon oficial no séc.II d.C. ao qual dão o nome de Tanakh. E para o cristianismo essa lista confiável ou “cânon” só foi firmada pelo final do séc. IV depois de Cristo.

Portanto, o cânon foi produto de uma seleção. E isso tinha como finalidade pôr fim às discussões e dúvidas sobre quais escritos são confiáveis e normativos, e os que não são. Vale dizer, dali em diante não se permitia nenhuma mudança em nenhum dos textos escolhidos. 

Qualquer comentário ou adição teria que ser feita à margem dos textos ou em outros livros. E isso tanto para os judeus, pois nos livros deles mexiam mais, tanto assim que comentários que antes incluíam nos próprios textos resultaram depois em livros de comentários como o Talmud e o Mishnah, e como para os cristãos.

Os critérios que levavam a decidir os escritos que deveriam ser considerados canônicos ou não eram os da identidade entre a fé vivida pela comunidade e esses escritos. Na verdade, escritos que tinham sido lidos, meditados e comentados durante muito tempo na maioria das comunidades teriam que ser reconhecidos e credenciados como “sagrados” com o carimbo da lista canônica. 

Foi assim o caso dos escritos que continham o Pentateuco ou Torah na comunidade judaica, e dos evangelhos e das Cartas paulinas no cristianismo. 

Vale dizer, será que outros escritos que iam aparecendo se identificavam com a fé das comunidades e com as tradições que as sustentavam? Esse era o critério da ortodoxia, com o qual se confrontavam outros escritos, os quais daí em diante começaram a ser chamados  apócrifos, termo criado por S.Jerônimo no séc. V para designar os livros não reconhecidos como canônicos.

Este credenciamento dado pela comunidade é que deu origem aos chamados livros canônicos. Deste modo podemos perguntar: de onde veio a autoridade de muitas coisas que nós julgamos que vêm de Deus? Por exemplo, o rei Josias, em 621 a.C. impôs ao povo o primeiro cânon dos Livros sagrados que considerou como fundamentais. 

Então esse primeiro cânon é produto de um processo histórico e de uma decisão do rei. Esse primeiro cânon do rei Josias foi o primeiro indício claro que temos uma “canonização” situada na história. Depois da descoberta do “Livro da Lei” no Templo no ano 621 ele o considerou fundamental e o proclamou sagrado (2Rs.22). 

Esse é o núcleo original do Deuteronômio. Notemos que o Pentateuco antes era constituído apenas por 04 livros e só a partir deste acontecimento ficou completo com os cinco Livros, pois narra uma versão mais tardia de Josué, que narrava o ingresso na Terra prometida após a morte de Moisés.

Após esse primeiro cânon parcial, de 621 a.C. o cânon judaico definitivo foi publicado pelo escritor judaico Flávio Josefo no séc. II d.C. e constava de 22 livros correspondentes às 22 letras do alfabeto hebraico. 

Reza assim o Flávio Josefo (95 d.C.): “Nossos Livros, aqueles que são justamente acreditados, são somente vinte e dois, os 05 livros de Moisés, 13 provenientes de dos profetas e 04 livros que contêm hinos a Deus e preceitos para a condução da vida humana”. 

Isso representa a Bíblia hebraica que vigora até hoje no judaísmo, exceto por 2 livros acrescentados depois, Ester e Coelet, em associação com o rabinismo  palestinense, o que resultou em 24 livros e é chamado cânon palestinense.

Quanto ao cânon do Novo Testamento, o primeiro a declarar a autoridade exclusiva dos 04 evangelhos foi S.Irineu de Lião no séc.II depois de Cristo. Depois dele veio o cânon de Muratori, do séc. III d.C.

Até essa data davam-se com frequência retoques e acréscimos nos evangelhos, mas daí em diante ficaram assim credenciados ou “sacramentados” como canônicos. E só no segunda metade do séc.IV é que ficou definitivamente fixado o cânon do Novo Testamento, mormente por S.Atanásio. 

O livro que custou mais a incluir foi o Apocalipse, mas finalmente foi aceito, assim como o Pentateuco gerou discussões para os judeus.
Como vimos, o processo de seleção e credenciamento (canonização) foi lento e tortuoso. 

Somente no fim do séc. IV chegou-se a um consenso que consagrou como canônicos os Livros que definem a identidade cristã.

                  NOTICIÁRIO


1)- No dia 11 tivemos a reunião do CPP, onde ficaram assentes as seguintes programações: 1=A data da Gincana de todas as comunidades do ANO MARIANO vai ser no dia 29/07. Local: no Rincão. Organização: Acólitos, PJ, RCC  2=Arraiá da PJ: no  dia 30/07 na praça da Matriz, após a missa da noite. 

Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e julinas com o Arraiá da PJ. 3=Para a Pastoral da Acolhida serão confeccionadas batas padronizadas. 4=Foi lembrado o Retiro Espiritual paroquial que acontecerá no dia 06/08, local, no Rincão, tema MARIA NO ANO MARIANO, com a missa de abertura às 08.00h e encerramento às 17.30h. 
Terá celebrações normais nos bairros. Participação: 20 pessoas por comunidade e 10 pessoas por Pastoral e Movimento. 5= Dia 22, próximo sábado tem o Arraiá da Comunidade de S.Francisco no Bairro da Cruz, com o sorteio de um Boi. Participe. 6=reunião extra do CPP no dia 31/07 para organizar o evento BOTE FÉ dia 12/08.

2)- Pastoral do batismo: reunião amanhã, 17, sua presença é muito importante.

3)- Hoje tem início o festejo da SANTA ANA , bairro Aldeia e Vila Liberdade: Levantamento do mastro às 16.00h, e Arraiá às 19.00h. Veja no final o programa completo.

4)- Formação setorial da zona rural setor 07 na Cidade Nova, nos dias 21/23/07

5)- Programações diocesanas: Assembleia diocesana das Regiões e paroquiais das CEB’s dias 14-16/07; Também dias 21 a 23, encontro diocesano Jovens da RCC, em Barreirinhas.


Festejo de SANTA ANA 16 a 26 de julho
Atrações Culturais:-16/07: 16h: levantamento do mastro
19h: Arraiá   -17/07: Show com Louvor Mix
-18/07: Apresentaçao Angeline Ballet   -19/07: Show de Talentos/Desfile das Vovós com Netinhos  -20/07: leilao
-21/07: Show c/ PEDRO SILVA - Lançamento do 2°CD
-22/07: Arraiá  16:00: Passeio Radical Motociclístico de Sant'Ana
-23/07: Arraiá   Torneio Futebol Society masculino
Torneio de Futsal feminino   -24/07: Concurso de Forró
-25/07: leilão  -26/07: Missa às 08.00h e  Bingão de Sant'Ana após a procissão
Apoio/patrocinadores:  -Vereadora Nildinha Teles  -Vereador Alberto Carlos  -Dr. Magno Bacelar  -Alan Monteles/Vivo  -Ivanilson Sandes
-Moto Power   -Loja Evangelize   -Pe. 
Casimiro João

Se vc gostaria de fazer deste grande projeto de apoio na evangelização, é só entrar em contato conosco.
98 99127-7627   Prof. 
Bernardo Ayres


CAPELA DE SANT'ANA, ONDE FORAM AUMENTADAS 3 SALAS DE CATEQUESE
                    NOTA
Continuamos no aguardo  dos pagamentos  combinados entre a administração do RINCÃO ( ao c/ do sr. Pirrita), e a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  pelo aluguel do mesmo nos dias 25 e 26 de Maio, dia das MÃES.
Eu só vi um caso caloteiro semelhante: O SHEKIUAH dabe que sumiu do mercado e da nossa cidade.