sábado, 9 de setembro de 2017

O Homem que mais defendeu as Mulheres



As mulheres frequentemente foram silenciadas, diminuídas e tratadas como subumanas nas mais diversas sociedades humanas. Todavia houve um homem que lutou sozinho contra o império do preconceito. 

Ele foi incompreendido, rejeitado, excluído, mas não desistiu dos seus ideais. Ninguém apostou tanto nas mulheres como ele. Fez das prostitutas rinhas, e das desprezadas, princesas. 

Muitos dizem que ele é o homem mais famoso da história, mas poucos sabem que foi ele quem mais defendeu as mulheres. Seu nome é Jesus Cristo, o Mestre dos mestres na arte de viver. Esse texto não fala de uma religião, mas da filosofia e da psicologia do homem mais complexo e ousado de que se teve noticia.

Nos tempos de Jesus os homens adúlteros não sofriam punição severa. Todavia, a mulher adúltera era arrastada em praça pública, suas vestes rasgadas e, com os seios à mostra, eram apedrejadas sem piedade. Enquanto sangravam e agonizavam, pediam compaixão, mas ninguém as ouvia. A cena, inesquecível, ficava gravada na mente e perturbava a alma para sempre.

Certa vez, uma mulher foi pega em adultério. Arrancaram-na da cama e a arrastaram centenas de metros até o lugar em que Jesus se encontrava. A mulher gritava “piedade! Compaixão!”, enquanto era arrastada; suas vestes iam sendo rasgadas e sua pele sangrava esfolando-se na terra.

Jesus estava dando uma aula tranquila na frente do templo. Havia uma multidão ouvindo-o atentamente. Ele lhes ensinava que cada ser humano tem um inestimável valor, que a arte da tolerância é a força dos fortes, que a capacidade de perdoar está diretamente relacionada à maturidade das pessoas. Suas ideias revolucionavam o pensamento humano, por isso começou a ter muitos inimigos. 

Na época, os judeus constituíam um povo fascinante, mas havia um pequeno grupo de radicais que passou a odiar as ideias  do Mestre. Quando trouxeram a mulher adúltera até ele, a intenção era apedrejá-lo juntamente com ela, usá-la como isca para destruí-lo.

Ao chegarem com a mulher diante dele, a multidão ficou perplexa. Destilando ódio, comentaram que ela fora pega em flagrante adultério. E perguntaram qual era a sentença dele. Se dissesse “Que seja apedrejada”, ele livraria a sua pele, mas destruiria seu projeto transcendente, seu discurso e principalmente seu amor pelo ser humano. 

Se dissesse “Não matem”, ele e a mulher seriam imediatamente apedrejados, pois estariam indo contra a tradição daqueles radicais. Se os fariseus tivessem feito a mesma pergunta aos discípulos de Jesus, estes provavelmente teriam dito para mata-la. Assim se livrariam do risco de morrer.

Qual foi a primeira resposta do Mestre desse grave incidente? Se você pensou:” Quem não tem pecado atire a primeira pedra”!, errou a resposta. A primeira foi não da resposta, foi o silêncio. Só o silêncio pode conter a sabedoria quando a vida está em risco. 

Nos primeiros 30 segundos de tensão cometemos os maiores erros de nossas vidas, ferimos  quem mais amamos. Por isso, o silêncio é a oração dos sábios. Para o Mestre dos Mestres, aquela mulher, ainda que desconhecida, pobre, esfolada, rejeitada publicamente e adúltera, era mais importante do que todo o ouro do mundo, tão valiosa como a mais pura das mulheres. 

Era uma jóia raríssima, que tinha sonhos, expectativas, lágrimas, golpes de ousadia, recuos, enfim, uma história fascinante, tão importante como a de qualquer mulher. Valia a pena correr riscos para resgatá-la

Para o Mestre dos Mestres não havia um padrão para classificar as mulheres. Todas eram igualmente belas, não importando a anatomia do seu corpo, não importando se erravam muito ou pouco. 

Jesus precisava mudar a mente dos acusadores. O “eu” deles era vítima das janelas do ódio, não eram autores da sua história, queria ver sangue. O que fazer então?

Ao optar pelo silêncio, Jesus optou por pensar antes de reagir. Ele escrevia na areia, porque escrevia no teatro da seu mente. Talvez dissesse para si mesmo: “Que homens são esses que não enxergam a riqueza dessa mulher? Por que querem que eu a julgue, se eu quero amá-la? Por que, em vez de olhar para os erros dela, não olham para seus próprios erros?”

O silêncio inquietante de Jesus deixou os acusadores perplexos, levando-os a diminuir a temperatura da raiva, da tensão, oxigenando a racionalidade deles. Num segundo momento, eles voltaram a perguntar o veredicto do Mestre. Então, finalmente, ele se levantou. Fitou os fariseus nos olhos, como se dissesse: ”Matem a mulher! 

Todavia, antes de apedrejá-la, mudem a base do julgamento, tenham a coragem de ser transparentes em enxergar as suas falhas, erros e contradições”. Esse era o sentido de suas palavras. “Quem não tem pecado atire a primeira pedra’.

Os fariseus receberam um choque de lucidez com as palavras de Jesus. Saíram do cárcere das suas janelas killer e começaram a abrir as janelas light. Deixaram de ser vítimas do instinto de agressividade e passaram a gerencia suas reações. 

O homo sapiens  prevaleceu sobre o homo bios, a racionalidade voltou. O resultado é que eles saíram de cena. Os mais velhos saíram primeiro porque tinham acumulado mais falhas ao longo da vida ou porque eram mais conscientes delas.


Jesus olhou para a mulher e fez aquela pergunta: ”Mulher, onde estão seus acusadores? O que ele quis dizer com essa pergunta o por que a fez? Em primeiro lugar, ele chamou a adultera de “mulher”, deu-lhe o status mais nobre, o de um ser humano. Ele não perguntou com quantos homens ela dormira. Para o Mestre dos Mestres, a pessoa que erra é mais importante do que seus próprios erros. 

Aquela mulher não era uma pecadora, mas um ser humano maravilhoso. Em segundo lugar, perguntou: “Onde estão seus acusadores? Ninguém a acusou?” Ela respondeu: “Ninguém” Ele reagiu: “Nem eu”. 

Talvez ele fosse a única pessoa que tivesse condições de julgá-la, mas não o fez. O homem que mais defendeu s mulheres não a julgou mas compreendeu, não a excluiu mas a abraçou. 

As sociedades ocidentais são cristãs apenas no nome, pois desrespeitam os princípios fundamentais vividos por Jesus. Um deles é o respeito incondicional pelas mulheres! O homem que mais defendeu as mulheres não parou por aí. Sua última frase indica o apogeu da sua humanidade, o patamar mais sublime da solidariedade. Ele disse para a mulher: “Vá e refaça seus caminhos”. Essa frase abala os alicerces da psiquiatria, da psicologia e da filosofa. 

Jesus tinha todos os motivos para dizer: “De hoje em diante, sua vida me pertence, você deve ser minha discípula”. 

Os políticos e autoridades usam poder para que as pessoas os aplaudam e gravitem em sua órbita. Mas Jesus, apesar do seu descomunal poder sobre a mulher, foi desprendido de qualquer interesse. “Vá e revise a sua história, cuide-se. Mulher, você não me deve nada. Você é livre”. ( Augusto Cury – “A ditadura da Beleza e a revolução das mulheres).

OBRIGADO NOSSA SENHORA DAS DORES

Hoje quero dizer um grande obrigado a Ti, Mãe, Senhora das Dores. Obrigado porque Chapadinha, há 79 cresceu e se desenvolveu na sua proteção e devoção, Senhora das Dores. E na sua escola tem-se educado para seguir e aceitar Jesus em todos os momentos da sua vida.

Obrigado Mãe nossa, Senhora das Dores pela visita oficial em 23 e 24 de Maio no ícone da Mãe Aparecida dos 300 anos de Aparecida. 

Obrigado porque no 1º de Julho nossos irmãos de todas as comunidades levaram sua imagem e ícone para todas as comunidades e Setores.

Obrigado pelo dia 12 de agosto quando aquela procissão das Comunidades te acompanhou até o altar da celebração do BOTE FÉ ADORAI, na presença do nosso bispo diocesano.

Obrigado porque celebramos o ano passado o Jubileu de 50 anos das CEBs na diocese. 

Obrigado porque em 1970 começaram as primeiras comunidades em Chapadinha; e em quantas capelas das Comunidades a senhora está presente: Senhora do Perpétuo Socorro, Senhora das Graças, Senhora da Conceição, Senhora e Coração de Maria, Senhora de Fátima, de Aparecida e das Dores.

Obrigado Mãe nossa e Senhora das Dores porque soube dar ânimo e coragem aos cristãos das Comunidades nas épocas de perseguição quando foram destruídas capelas e presos bastantes cristãos, mas a senhora os libertou de todos os males, onde também a mesma perseguição atingiu o saudoso padre Neves.

Obrigado porque nalgumas capelas destruídas a fé e a oração das Comunidades foi maior do que a perseguição.


Obrigado pelas Associações que daí surgiram, da união das populações que hoje conseguiram seus benefícios.

Obrigado Mãe e Senhora das Dores, porque sendo filhos de adoção, o povo de Chapadinha tem o maior prazer de se chegar a Maria como Mãe igual o seu filho biológico Jesus  com a mesma confiança e ternura.


E damos muitos títulos de carinho à senhora, como Senhora da Saúde, do Socorro, de Nazaré, dos Remédios, do Rosário, de Fátima, da Piedade, Coração de Maria, Senhora da Aparecida, de Guadalupe e Senhora das Dores.

Obrigado Mãe nossa e Senhora das Dores: a Mãe fala mais por sinais do que por palavras. E nos deu neste ano tantos presentes, tantos sorrisos, e nos abraçou quando mais precisávamos. Quantas situações difíceis a senhora desenrolou e quantos corações duros a senhora já quebrou.

Obrigado pelos Homens do Terço que em cada Segunda Feira deixam suas casas e vão pedir graças e bênçãos para seu lar numa semana para começar.


Obrigado pelas Mulheres do Terço que nas Quartas Feiras, com o Terço na mão vão agradecer mais uma vitória em suas vidas e na vida de suas famílias. E pelo Apostolado do Terço e pelo Terço das Crianças.

Obrigado pela Pastoral familiar e por todos os pastoreios e tantas tarefas que sabem trabalhar. Pelas Pastorais da Juventude, da Sobriedade, da Carcerária  e da Liturgia. Pelos GOs e Grupos de aprofundamento, de Cura, oração e libertação  a aconselhamento e seminários e Shalon, o Caminho neo catecumenal. 

Obrigado pelos Ministérios de música e Corais e IAMs e ministérios de Acolitado em nossas Celebrações e Procissões.

A senhora é a MÃE que gostamos de ter, e que JESUS nos deu. COMO É BONITA UMA RELIGIÃO QUE SE LEMBRA DA MÃE DE JESUS.


Pátria de luto, pátria saqueada, Pátria ferida, pátria sangrada.


Não vi referência à LAVA JATO. Não vi referência aos roubos e saques ao tesouro nacional nosso tesouro pelos políticos e empresas.

Não vi referência e indignação contra um presidente que saqueou o país para continuar no cargo usurpado para continuar saqueando e sacaneando mais. 

Não vi referência e indignação e protestos pelo aumento dos impostos. Não vi referência e indignação e protestos pelos combustíveis de nossas viagens. 

Não vi referência e protestos pela falta de pagamentos nas Escolas, produtos na área da Saúde e hospitais.


Vi o objetivo de botar uma borracha na mente de professores e alunos para não dar importância aos roubos milionários e bilionários.

Vi um objetivo bem claro nisto tudo: qual é? De botar na cabeça dos filhos de Chapadinha e dos alunos das Escolas que roubalheira não tem importância. Como dizendo, vá e faça a mesma coisa, que vai ser bom, porque roubar compensa, crime compensa. Ir para Brasília e botar a mão na grana compensa. E só em Brasília? Compensa. 

Seria só em Chapadinha este dia da Pátria de luto assim, ou em mais lugares do País, ou todo País?

Na manhã deste dia 07 eu me vesti a rigor. Mas depois fui ganhar o meu dia, vesti a roupa surrada do trabalho e fui pro meu quintal limpar os pés de banana, colher mamões e limão verde, e abacaxi que tem no meu quintal.

    NOTICIÁRIO


1)- CPP: Reunião no próximo dia 19, com avaliação do Festejo 2017.

2)- Comunidade de N.S. do BOM PARTO do Bairro Tigela  estarão fazendo um ATO PÚBLICO neste dia 19 durante todo o dia em prol da melhoria das ruas de acesso ao Bairro. Noutro dia capotou lá um caminhão e várias motos tem sofrido acidentes. Foi um bom fruto e resultado das Rodas de Conversa do GRITO DOS EXCLUIDOS.

3)- Pastoral do Batismo: A reunião que seria no dia 18 será transferida para a outra segunda feira dia 25 por  conta da reunião do clero em Água Doce. E estou chamando a atenção para as cartelas do bingo diocesano, me entregarem o resultado que eu levarei nesse dia.

4)- Dias 09 e 10: A Pastoral Familiar trabalhar a catequese nas famílias com iniciação cristã catecumenal ( na cidade de Brejo).




sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Dia da Pátria 2017 -- Não vi não vi


Pátria de luto, pátria saqueada, Pátria ferida, pátria sangrada.

Não vi referência à LAVA JATO. Não vi referência aos roubos e saques ao tesouro nacional nosso tesouro pelos políticos e empresas. Não vi referência e indignação contra um presidente que saqueou o país para continuar no cargo usurpado para continuar saqueando e sacaneando mais. Não vi referência e indignação e protestos pelo aumento dos impostos. Não vi referência e indignação e protestos pelos combustíveis de nossas viagens. Não vi referência e protestos pela falta de pagamentos nas Escolas, produtos na área da Saúde e hospitais.

Vi um objetivo de botar uma borracha na mente de professores e alunos para não dar importância aos roubos milionários e bilionários.

Vi um objetivo de botar na cabeça da juventude e dos alunos das Escolas que roubalheira não tem importância. Como dizendo, vá e faça a mesma coisa, que vai ser bom, porque roubar compensa, crime compensa. Ir para Brasília e botar a mão na grana? compensa. E só em Brasília? Compensa. 

Seria aqui este dia da Pátria de luto assim, ou em mais lugares do País, ou todo País?


Na manhã deste dia 07 eu me vesti a rigor. Mas depois fui ganhar o meu dia, vesti a roupa surrada do trabalho e fui pro meu quintal limpar os pés de banana, colher mamões e limão verde, e abacaxi que tem no meu quintal.

sábado, 2 de setembro de 2017

A fé não é tanto fruto de teorias e doutrinas mas principalmente da experiência com a pessoa de Jesus, e no final das contas com Deus



Domingo passado dissemos que a fé não é uma certeza, mas uma busca: e na busca uns enxergaram mais e outros enxergaram menos. 

Escutando as conversas dos pagãos, os apóstolos escutavam comentários sobre quem seria Jesus: algum profeta antigo que teria ressuscitado? Sim, porque os antigos tinham a ideia que alguns homens famosos podiam ressuscitar. “ É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou” (Mc.6,14). E quem sabe, os discípulos de Jesus também partilhariam dessa ideia?

E quando Pedro arriscou dizendo que Jesus era o Messias, o filho do Deus vivo (Mt.16,16) será que ele sabia bem o que estava dizendo? Até porque logo em seguida Jesus o botou para trás dizendo “cala”, você não sabe o que diz, porque esse Messias deverá sofrer muito, esse filho de Deus deverá chegar à morte e não vai custar muito tempo. (Mt. 16,21-24).

Será que Pedro sabia o que era ser o Messias? Será que sabia o era ser o filho do Deus vivo? Mostrou que não. Ainda estava em busca. A fé dele não era uma certeza, era uma busca. E na busca às vezes erramos os caminhos.

Então o que faltava ao Pedro e aos outros? Faltava a experiência com Jesus e com o Deus de Jesus. Igualmente os pagãos do entorno que disseram que Jesus era algum profeta ressuscitado. Que experiência eles tinham de Jesus? Nenhuma. E os discípulos? Muito pouco ainda. Só quando dali a dois ou três anos, quando viram a vida de Jesus doada pelos pobres, sofredores e sofridos e os defendendo é que chegaram a uma maior experiência de quem era Deus e Jesus realmente.

E porque ter de Deus significa optar pelo que Jesus optou. Defender quem ele defendeu. Estar do lado de quem ele estava. Porque se eu rezo só para Deus e que ninguém mexa comigo, me considerando aquele santo só de olhar para Deus e tirando os olhos  do irmão, tenho que tirar o cavalo da chuva, porque não sou aquele santo não. Posso ser como um balão colorido, logo estoura.


Qual era a fé duma Santa Teresa de Calcutá? Duma Santa Dulce, a santa dos Pobres, da Baía? Dum São Francisco? De um Papa Francisco? Era a experiência de Deus e de Jesus olhado e acompanhado na presença dos sofridos. 

Por isso podemos repetir: a fé não é tanto fruto de teorias e de doutrinas, mas principalmente da experiência com a pessoa de Jesus, e no final das contas com Deus. 

Vale dizer, com a pessoa de Jesus e com as experiências das pessoas com quem ele caminhava. 


FESTEJO DA PADROEIRA 2017: 05 A 15/09/2017

Inicia com a caminhada do Mastro saindo da igreja de Santo Antônio às 16.30h, (responsabilidade Setor 1), passando pela Rua Lucídio Frazão, Av. Ataliba Vieira de Almeida, Trav. 15 de Novembro, Rua Gustavo Barbosa, Praça da Bíblia, igreja Matriz.


Às 17.30h:  Levante do Mastro e celebração eucarística. Insistimos nas atitudes de Respeito, participação na oração e hinos, e vestes convenientes.


TODOS OS DIAS: 6.30, ALVORADA E CELEBRAÇÃO; 18.30h: TERÇO E NOVENA; 19.30h: CELELBRÇÃO EUCARÍSTICA; 20.45h: CONVÍVIIO CULTURAL NA PRAÇA. (Poderá trazer sempre o programa porque lá tem o Hino da Padroeira, para você acompanhar). Uma novidade neste ano é a participação dos SETORES DA ZONA RURAL em todos os dias do Festejo.


Destacamos o PASSEIO MOTOCICLÍSTICO 10/09/2017: Saída da igreja Matriz (16.00h): Av.Presid. Vargas, Rua Gustavo Barbosa, Av. José Caetano, Av. Oliveira Roma, Trav.João Lopes, Av. Senador Freire, Rua Benjamim Ferreira, igreja Matriz.


Destacamos também o PROGRAMA DO DIA 08 (6ªFEIRA): Às 18.00h, Concentração em frente ao CRESU:  Caminhada com VELAS até à Matriz e início da Novena. Terão um grandioso LEILÃO ao c/ do CRESU.



Destacamos também o grandioso LEILÃO do dia 13/09, (4ªFeira) ao c/ da SEMED, URE.


Este ano 2017 foi um ano abençoado com a comemoração do ANO JUBILAR  dos 300 anos da DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA.


Em dois eventos muito significativos a Diocese de Brejo e as Paróquias tivemos oportunidade das visitas e das bênçãos da MÃE APARECIDA, em 23 de Maio e 24 de Maio. E no dia 01/07 tivemos a entrega das imagens de NªSª Aparecida para os Setores da zona urbana e zona rural com a visita em todas as comunidades    e com o estudo da CARTILHA do Ano Mariano.


O ponto importante foi o retorno das imagens e entrega com procissão nas mãos do Bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes no evento da 6ª edição BOTE FÉ ADORAI COM MARIA no dia 12 de agosto. Nesta Novena do FESTEJO 2017 celebramos ainda esse clima do ANO MARIANO, ROTA 300, pois Nossa Senhora das Dores nos deu esses presentes e essas graças durante todo esse ano. BOM FESTEJO 2017.


(Veja fotos da igreja Matriz de cara nova para o Festejo 2017)




















sábado, 26 de agosto de 2017

"E vós quem dizeis que Eu sou"? A fé não é uma certeza, é uma busca. E na busca uns enxergaram mais e ouros enxergaram menos.



Deus falou aos homens como vem escrito na Bíblia, com uma linguagem humana de sons físicos? O que é a Revelação? O que é a inspiração?

Na Bíblia, onde se encontra a revelação, nos relatos bíblicos, ou nos acontecimentos vividos, quer dizer, na história vivida?

Já desde muito tempo se diz que primeiramente a Bíblia foi vivida, de pois celebrada, e por fim escrita. Eu comparo assim como a grande história de um povo como a história do Brasil; ela primeiro foi vivida, depois celebrada e por fim escrita, ou como a história de um namoro, vive-se, celebra-se e escreve-se.

Quer dizer que Deus não se deu a conhecer nos relatos, mas nos acontecimentos, na história vivida. A Revelação mesma é anterior à composição dos diversos relatos e discursos bíblicos. Pense na história de Abraão. Quantas memórias nebulosas de tempos atrás vinham sendo contadas, e celebradas, e só depois de 1800 anos tomaram corpo escrito. E de mistura com quantas lendas, e mitos pelo meio, que até hoje nos dificultam e nos atrapalham.

Quando eu era criança gostava  muito de um velho que me contava muitas histórias. De quando m vez ia até onde ele, seu Diego me conte histórias. E ele contava, e aumentava para me entreter. E para tirar lições morais. É assim a história do Pinóquio, e da Alice no país da maravilhas, aquele para a lição de não mentir, a outra para ensinar a amar.

Assim também a estátua de sal, da mulher de Ló, e as histórias de homens ou Anjos que de repente apareciam. Aliás entre os antigos corriam histórias que deuses desciam à terra para testar os mortais.

Deste modo podemos nos perguntar, o que é a Revelação? E o que é a inspiração? Revelação é a manifestação da presença de Deus em acontecimentos onde muitas pessoas reconheceram uma presença muita viva de Deus. Hoje dizem os especialistas que não houve uma, mas muitas Revelações ao longo da História, e que Deus não se manifestou só aos judeus.


E inspiração o que é? É o dom ou carisma que guia as pessoas a reconhecer, compreender e interpretar  e transmitir essas manifestações reveladoras de Deus na história. No caso, se a Revelação ou revelações não fossem reconhecidas e compreendidas como tais, cairiam vazio. E se finalmente não tivessem sido escritas não saberíamos delas.  (continua no próximo blog)


             NOTICIÁRIO:
1)- Hoje é o dia do Catequista: É um dia para pensar em pessoas da comunidade que dedicam seu tempo de voluntariado para uma missão de evangelizadores da juventude. Parabéns Catequistas

2)- Amanhã, dia 28 começa o TRÍDUO DE SÃO RAIMUNDO, na Comunidade da Corrente. Neste ano o programa foi todo modificado devido ao falecimento do saudoso Manoel Barreto


3)- Ocorreu ontem a missa de sétimo dia do sr. Manoel Rodrigues Barreto com a igreja cheia, quase como no dia da missa de corpo presente, que lotou a grande igreja do Divino Pai Eterno, no passado dia 22/08, onde estavam presentes o bispo diocesano, dom José Valdeci Mendes Santos, o P.Francisco das Chagas, de Buriti e membro do Conselho diocesano, e o P.Joel da paróquia de Cristo Rei, além do pároco de NªSª das Dores, P.Casimiro. Essa missa e essa despedida ficará para sempre na lembrança não só da comunidade de S.Raimundo, e da família, mas também de toda Chapadinha. Além das pessoas já mencionadas vieram também o presidente do Sindicato dos Servidores públicos de São Luís, o presidente do Terço dos Homens de Brejo. Na noite da sentinela vieram representantes do Terço dos Homens de Brejo, Coelho Neto, Santa Quitéria, Mata Roma, São Luís, e de Vargem Grande. Na homenagem final falou o senhor Bispo elogiando a atividade a nível diocesano do sr. Barreto, falou o sr. Raimundo presidente do Sindicato de S.Luís, o presidente do Terço dos Homens de Brejo, e os familiares, destacando-se o Farman e a Mageiisti, que na emoção arrancaram foças para recordar os grande exemplos do pai. Também foi importante a presença da Paróquia de Cristo Rei, tendo dado o seu testemunho o casal responsável da Pastoral familiar de Cristo Rei, senhora Francinete e Fábio.


Destacando o testemunho de um neto: “ Meu avô era tão querido por todos, feliz. Deus está cantando as músicas dele lá no céu. Leticia aqui, vou ficar aqui nos grupo pq.vovô não quer ninguém distante dele”.(Barreto Neto). 

E da Pastoral Familiar: “Nosso irmão Barreto, a sua memória será sempre honrada, o seu nome e a sua história serão sempre repetidos com amor, carinho e respeito. Você continua eternamente presente em nossos corações e em nossas vidas”.(Joana)

E ainda: D.Francisca, minha querida e amada por todos, vc é da pastoral familiar, como poderemos lhe esquecer? Vc. É nosso diamante e sempre será. E JÓIA não se deixa jogada, pois estará sobe nossos cuidados” (L.Caetano).

Lembramos a figura nobre do pai, senhor Francisco Barreto, sempre sereno ao lado do caixão do filho. 

E a atitude da esposa senhora Francisca, esposa serena que arrancou palavras de sabedoria na despedida: “Eu o meu esposo éramos uma só pessoa. Juntos e unidos. Eu quero continuar sempre no mesmo trabalho que ambos juntos levávamos, por favor sempre me chamem”

A comunidade de São Raimundo foi maravilhosa na preparação e todo andamento da sentinela e da missa de corpo presente e dos terços na casa do finado. Apesar da emoção e da perda de um dos membros que muito colaborava, arrancaram forças para superar as circunstância. 

E mesmo tendo que trocar todo o programa que já tinham preparado do FESTEJO DE SÃO RAIMUNDO, souberam fazer esse sacrifício e essa renúncia em prol das homenagens àquele membro tão querido, até porque ele mesmo tinha andado no meio de todos os "apreparos". Compreendemos esse sufoco e esse vazio que deixou não só a falta do irmão Barreto, mas também o vazio e a falta da Novena deste ano, sendo substituída pelo TRÍDUO

Por isso convidamos toda a Paróquia a participar com mais amor e com mais gente  nestes TRÊS DIAS, que são os três derradeiros da NOVENA DE SÃO RAIMUINDO

Quem sabe, há uma lição escondida neste acontecimento todo: Que vale tanto ou mais celebrar os santos “vivos” como o irmão Barreto do que tantas vezes os santos que viveram há muito tempo. Vamos celebrar bem estes três dias, na memória não só do S.Raimundo, mas na memória do irmão e santo Manoel Barreto.

3)- Próximo sábado, dia 02 de Setembro celebramos na diocese e na paróquia o grito do Excluídos. Convidamos todos para a CAMINHADA DOS EXCLUÍDOS, que será no entorno da igreja matriz, a começar às 18.00h, encerrando com a celebração da eucaristia, e será também a missa da unidade paroquial pois é o primeiro sábado do mês de Setembro.



De Autoria da Vereadora Nildinha Teles (PRB), PL 

é Sancionada pelo Prefeito e "BOTE FÉ" Será 

Incluído no Calendário Oficial de Eventos do 

Município!
          
É com grande alegria que venho dar  a notícia a todos os Católicos de que o Projeto de Lei Nº 04/2017 foi sancionado pelo Prefeito Magno Bacelar onde inclui o evento realizado pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores denominado “BOTE FÉ”, no Calendário Oficial de Eventos do Município; agora vamos fazer uma emenda para que possa ser destinada uma vinda de verba para o evento que acontece todos os anos no mês de agosto na cidade de Chapadinha trazendo muitas caravanas de outras cidades e também milhares de católicos do município para adoração e consagração do Senhor. Deixo aqui meus honrosos agradecimentos ao Prefeito pelo sancionamento deste projeto.
Aproveito o momento para falar também de duas indicações de minha autoria levadas ontem 22/08/17 a Câmara Municipal onde indiquei ao Prefeito que encaminhasse ao setor competente conserto do chafariz da Avenida José Sarney, bairro Areal e operação tapa buracos em caráter de urgência na Travessa da Corrente, Bairro da Cruz.        
Os nossos agradecimentos  à vereadora Nildinha Teles
                   


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

De Autoria da Vereadora Nildinha Teles (PRB), PL é Sancionada pelo Prefeito e "BOTE FÉ" Será Incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município!



É com grande alegria que venho dar  a notícia a todos os Católicos de que o Projeto de Lei Nº 04/2017 foi sancionado pelo Prefeito Magno Bacelar onde inclui o evento realizado pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores denominado “BOTE FÉ”, no Calendário Oficial de Eventos do Município; agora vamos fazer uma emenda para que possa ser destinada uma vinda de verba para o evento que acontece todos os anos no mês de agosto na cidade de Chapadinha trazendo muitas caravanas de outras cidades e também milhares de católicos do município para adoração e consagração do Senhor. Deixo aqui meus honrosos agradecimentos ao Prefeito pelo sancionamento deste projeto.

Aproveito o momento para falar também de duas indicações de minha autoria levadas ontem 22/08/17 a Câmara Municipal onde indiquei ao Prefeito que encaminhasse ao setor competente conserto do chafariz da Avenida José Sarney, bairro Areal e operação tapa buracos em caráter de urgência na Travessa da Corrente, Bairro da Cruz.

sábado, 19 de agosto de 2017

HORA DA FAMÍLIA – FAMÍLIA, UMA LUZ PARA A VIDA EM SOCIEDADE – SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2017



“ Eu e a minha Família serviremos ao Senhor” (Jos.24,15).

“Família é patrimônio da Humanidade” (Aparecida, 302)

"Um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos, patrimônio da Humanidade inteira” (432)

“Sinal do amor de Deus pela Humanidade; lugar de paternidade, maternidade, filiação e fraternidade” (433).

“Família, lugar e escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos; lar onde vida nasce e se acolhe generosa e responsavelmente; escola de fé, pequena igreja, e experiência da vida diária” (302).

“O valor mais querido por nossos povos”; eixo transversal de toda evangelização” (435)

“Uma família é Imagem e retrato de Deus. Nas Três pessoas divinas está nossa origem, nosso modelo, nossa motivação e último destino” (434)

“Cremos que a família é imagem de Deus, que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão mas uma família” (434)

“As  famílias têm nela sua origem, seu modelo, sua motivação e seu último destino” (434).

“ Deus ama nossas famílias apesar de tantas feridas e divisões. A presença invocada de Cristo através da oração em família nos ajuda a superar os problemas, a curar as feridas, e abre caminhos de esperança” (Aparecida,119).

"A família é a escola de educação para o amor, para a afetividade, para a sexualidade, para os relacionamentos, e para a . (Alegria do amor,264-290).

“Não podemos evangelizar com cara de velório” (O evangelho da alegria,10).

“A Igreja não é uma ilha de perfeitos mas uma comunidade missionária de aprendizado em seu modo de ser, organizar e agir como seguidora de Cristo” (CNBB, doc. 105).

“A família é um lugar privilegiado para aprender a conviver e harmonizar as diferenças” ( Hora da família 2107, 4 ºencontro, p.23).
             
“O Espírito , que é o próprio amor de Deus, nos ajuda neste desafio diário de vivermos na unidade não apesar das nossas diferenças, mas justamente por causa delas” (p.23)

“Os cristãos são chamados a ser os olhos , os ouvidos, as mãos, a boca, o coração de Cristo na Igreja e no mundo.” (2Cor.12,12).

“Dou graças a Deus porque muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam a sua vocação e continuam para diante embora caiam muitas vezes ao longo do seu caminho” (A alegria do amor,57).

“Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram, mantende um bom entendimento uns com os outros, não sejais pretenciosos, mas acomodai-vos às coisas humildes. Não vos considereis sábios aos próprios olhos” (Rom.12,15)

“A Igreja não é um refúgio e sim a barca, ela não pode ser uma caverna de isolamento, é sim a ponte que nos leva ao mundo” (H. da Família,30).


“A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em missão, restaura, celebra, adverte e sustenta” (H. da família,33)

            NOTICIÁRIO:

1)- Amanhã, 21 às 16.00h inicio do festejo de São Raimundo na igreja  do Divino Pai Eterno, bairro da Corrente, com o levante do mastro. Participe

2)- Hoje encerra a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Nossa caminhada será bem participada com todas as comunidades. Todos que participaram nos grupos e estudaram a CARTILHA nossos parabéns.

3)- Pastoral do Batismo: Reunião amanhã, 21, no horário das 19.00h no CBNET. Sua presença é muito importate.

4)- Ministros da Eucaristia: Reunião no dia 25, próxima nesta sexta feira, a última de agosto.

5)- Estamos já programando o dia do GRITO DOS EXCLUÍDOS, que se celebra no dia 07 de Setembro, em nível nacional, mas na diocese neste ano será no dia dois (02). Tem uma cartilha para estudo. Faremos uma concentração e caminhada de todas as comunidades às 18.00h na área da Matriz, e após tem a celebração da santa missa, que também será o  sábado da missa da unidade paroquial.
6)- Pintura da Matriz: Devido a isso as celebrações nesta semana serão feitas no CBNET. Tome nota.
7- Programas da diocese: Dias 25-27: formação da leitura Orante da Bíblia e do Ofício Divino das comunidades, no Brejo.  Pastoral da Juventude: Segunda etapa do estudo da Doutrina social da Igreja, no Brejo, também 25-27.  Escola diaconal: dias 26-27
8)- Contas do BOTE FÉ: Saldo líquido: 1.666,00. Despesas: Água e refrigerantes: 500,00. Compras lanchonete: 473. Som: 700,00 Enfeites: 500,00 
Total de despesas: 2.173$
Saldo : 1.666$
Movimento
Geral: 3.839,00

Parque infantil e academia 


Em reunião com o Juiz dr.Cristiano, com o Il.mo promotor dr. Douglas, com o Ten.cor Glauber Glauber Miranda, dr. Lúcio, procurador do Município  e com o Secretário de Obras do Município, dr. Beto Dantas e do Meio Ambiente dr.Telmo, com o pároco e o sr. Antônio de Souza foi decidido tirar o parque infantil da entrada da igreja Matriz e a academia. Agradecemos ao Il.mo sr. Prefeito municipal que já deu execução ao  trabalho.