sábado, 4 de novembro de 2017

A Cristologia com a visão evolutiva do mundo e a autotranscendência.



Em termos gerais, partimos do princípio que podemos falar da harmonia ou possibilidade da harmonia da cristologia com a visão evolutiva do mundo.

Esta tarefa consiste em que se esclareça a possibilidade de interna afinidade e harmonia mútua entre as duas grandezas. E assim, onde o homem hoje mais se sente em sua casa, neste mundo, este axioma aí atribui o próprio lugar insubstituível de Deus. Deus e homem em insubstituível parceria.

O enunciado central é levarmos muito a sério que o Logos se fez carne. No entanto, descartamos a maneira mitológica não mais sustentável em que certa mentalidade se apoiava nesta dogma.

Como afirma Karl Rahner “quanto a nós, gostaríamos de refletir aqui sobre o que qualquer teólogo poderia dizer ao se confrontar com a necessidade de atualizar sua teologia sob o impacto das questões colocadas pela visão evolutiva do mundo” (Curso Fundamental da Fé, 219).

Partindo então da unidade existente entre espírito e matéria (unidade mas não identidade), iremos entender o homem como existente no qual a tendência fundamental da matéria a se encontrar a si mesma no espírito chega à sua irrupção definitiva na autotranscedência.

Daí decorre o axioma que essa autotranscendência é abertura ontológica e ao mesmo tempo graça e glória produzida por Deus na intencionalidade da criação. E daí partimos para o princípio que todo ser humano, no seu grau assume em si um grau da encarnação de Deus, isto que chamamos também graça e glória porque uma não anda sem a outra.


Pense num Francisco de Assis, num Padre Pio, numa Teresa de Calcutá, quem os via, via Deus naquela carne, naquele kit de carne e espírito numa unidade tão unida, diversa mas uma. Na época da vida deles era abertura ontológica, era graça, e hoje é glória. “Por essa perspectiva, a encarnação surge como o início necessário e duradouro da divinização do mundo no seu todo”.

Por isso que careceria de sabor cristão conceber matéria e espírito como sendo realidades apenas eventualmente justapostas. Para uma teologia e filosofia cristãs é coisa pacífica que a matéria e espírito mais têm de comum do que diferente.

É na unidade intrínseca do homem que se manifesta em sua maior clareza essa harmonia de elementos. Segundo a doutrina cristã, todo homem é não uma composição contraditória ou transitória de matéria e espírito mas uma unidade. No estado de consumação, que chamamos de morte, não se pode excluir a sua materialidade como sendo coisa transitória e adjetiva, mas constitutiva.

E isto é tão belo e tão constitutivo, que à medida que o homem uno assim se experimenta, pode e deve dizer assim, eu sou espírito.

O que é autotranscendência? A matéria como evoluindo por sua natureza interna  na direção do espírito, a que chamamos o devir. O devir há de se entender como um vir a ser mais, como surgimento da realidade maior, como obtenção viva da plenitude de si.

E evolução? Podemos então definir a evolução: a história não é permanência na mesmisidade mas o devir do novo. O anterior se supera realmente ultrapassando-se e salvaguardando-se em toda a verdade. Por isso hoje aceita-se tranquilamente que a evolução chegou até à consciência e à liberdade. Podemos dizer com toda a verdade como sendo o homem produto da natureza e dali em diante parceiro no comando da mesma natureza.

De onde vemos o nexo entre Cristologia, visão evolutiva do mundo e autotranscendêcia.

            NOTICIÁRIO


1)- Hoje primeiro domingo de Novembro tem exposição do Santíssimo, com os grupos e horários de cada grupo.

2)- Colegiados: vamos ter reunião no dia 07, 3ªfeira.

3)- Dia 13 temos a reunião das Equipes de dízimo. Como habitual no CBNET e o horário às 19.00h.

4)- Assembleia diocesana de Pastoral: Dia 09-12, na sede da diocese.

5)- Reunião do CPP, no dia 14, onde cada comunidade deverá trazer suas contas, para colocar em comum no CPP. As comunidades que faltaram na reunião do dia 31/10 e não entregaram o relatório dos pertences da comunidade deverão trazer para o CPP como sem falta.

6)- Recebemos a notícia que o diácono José Antônio da Silva vai ter a ordenação sacerdotal no dia 17 de Dezembro na igreja de N.S. da Boa Nova em Contagem, Belo Horizonte. E no dia 16 do mesmo mês de Dezembro haverá aqui a ordenação de diáconos do Francisco de Assis do Vale, e  do Felipe na paróquia de Cristo Rei

As bem aventuranças noutra versão
“Que avancem os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus!” Os “pobres em espírito” são aqueles cuja vida está apoiada em Deus, não nos bens materiais, e por isso sua luta não será em vão, mas alcançarão aquilo que esperam, a saber, o reino dos céus.
Que avancem os “mansos”, pois, embora atribulados, não agem com violência nem duvidam do amor de Deus por eles. Estes herdarão a terra e a usufruirão sem violência, como o desejam.
Que avancem os que têm “fome e sede de justiça”, a saber, os decepcionados com a justiça terrena, a qual não defende os inocentes e favorece os culpados. E, porque esperam unicamente na justiça divina, não serão decepcionados, mas alcançarão a vitória, viverão numa terra renovada, alicerçada na justiça.
Que avancem os misericordiosos, pois, como agiram à semelhança do agir divino, serão tratados por Deus com misericórdia e viverão num novo mundo, onde a misericórdia e o amor superam todas as coisas.
Que avancem os “puros de coração”, os que são transparentes, não enganam nem são falsos. Eles verão a Deus.
Que avancem todos aqueles que “promovem a paz” ou que produzem o shalom (prosperidade, bem, saúde, inteireza, segurança, integridade, harmonia e realização). Serão chamados filhos de Deus, o verdadeiro doador da paz.

Que avancem os “perseguidos por causa da justiça”, os que sofrem perseguição por causa da fé, por causa do evangelho. Quem sofre por causa de uma participação ativa na construção do Reino não será decepcionado, mas verá o Reino acontecer. Os que se ajustam à vontade de Deus terão lugar no reino dos céus, onde a vontade de Deus é soberana.
Que avancem as pessoas de boa vontade, verdadeiras promotoras dos valores do reino dos céus na história. (Aíla Pinheiro de Andrade)






sábado, 28 de outubro de 2017

Procura-se um assessor para uma grande empresa – DIA DE CRISMA EM CHAPADINHA.


“O assessor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que lhes ensinei” (Jo.14,26)

Uma pessoa vai começar uma empresa, o que precisa em primeiro lugar? Um assessor.

Um prefeito ou outra pessoa que começa um cargo,  o que precisa em primeiro lugar? Um assessor.

Um político que começa sua campanha, o que precisa? Um bom assessor.

Assim também o cristão cresceu, vai enfrentar o 
namoro, vai enfrentar o casamento e uma família, o que precisa de muito importante? O assessor que é o Espírito Santo.

Você vai enfrentar uma profissão, precisa o assessor, o Espírito Santo para que seja um profissional católico e um casado católico.

“O assessor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que lhes ensinei”

Vale dizer, o que você aprendeu na catequese, quantas coisas já esqueceu? O Espírito Santo é que nesta idade mais avançada irá recordar e atualizar cada ensinamento a cada situação da vida (Extraído do livro “Eu aceito Jesus, 2º Catecismo, do P.Casimiro, edição da Paróquia de Chapadinha, 2015, pg. 30-31).

Veja bem, em criança ninguém precisa assessor; os assessores natos são os pais e de quebra os padrinhos, às vezes tem uma avó pelo meio. Aprende coisas adequadas à sua idade e compreensão. 

“Quando eu era criança falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; depois que me tornei adulto fiz desaparecer o que era próprio da criança” (1 Cor.13,11).


E se ficasse só naquilo que era de criança. Mais tarde, quando o seu corpo, os hormônios cresceram, seus apetites intelectuais e sexuais cresceram, cadê o que você aprendeu? Aí precisa o assessor. 

Entra na Faculdade, encontra as ciências humanas de filosofia, bioquímica, história e zootecnia, e evolução, e cosmologia. E cadê o que você aprendeu? Professores te enfrentam e você tem que enfrentar professores com ideologias atualizadas, e cadê o que você aprendeu?

Seus hormônios não são os mesmos, viraram adultos, exigem companhia, exigem uma explicação. Cadê o que você aprendeu? Qual explicação vai dar para seus hormônios? Será que é igual os pais que dão tudo que a criança pede, nunca dizem um “não”? 

Criança pede coisas de criança. Mas hormônios pedem coisas de adulto. Seus hormônios estão despertados, você é um adulto no biológico, mas precisa treino. Igual quando vai ser político ou profissional, mas vai precisar treino e assessor. Não vai dizer sempre sim, mas tem que aprender quando é preciso dizer “não”.

No dizer do teólogo Karl Rahner “o cristão é o que aceita tranquilamente a situação do que somos e do que devemos ser como tarefa. Supõe um “não” a alguma coisa, e um “sim” a outra coisa.” Portanto, às vezes precisa dizer um não a seus hormônios para que possa tranquilamente dizer um sim outras vezes.

Também você quando era criança não tinha condição de dizer “eu aceitei Jesus como meu salvador”. Agora diz e aceita definitivamente Jesus como seu Salvador, pelo sacramento da CRISMA, e pela Profissão de Fé. 

Não tinha condição em criança de pensar que é salvo pelo sangue de Jesus e por todos os sacramentos que fazem parte da vida cristã. Agora tem condição de dizer a afirmar que é um salvo por Jesus.

Esta afirmação adéqua com os conceitos de esperança e de justiça bíblicos. Esperança na fé é uma certeza, e “justiça” de Deus é salvação.


“Podemos, e até devemos dizer em nossa fé cristã e na esperança a ela vinculada que o mundo no seu conjunto está salvo, que Deus já superou por Jesus Cristo crucificado e ressuscitado o “não” dito pelo mundo com o pecado”.” (Karl Rahner, Curso Fundamental da Fé, Edições Paulinas, 479).     



             NOTICIÁRIO:


1)- Hoje é um dia muito feliz para Chapadinha, pois temos entre nós o nosso pastor maior, nosso bispo Dom José Valdeci Santos Mendes que no horário das 10.00h irá administrar o sacramento da CRISMA a tantos e tantas crismandos da cidade e do interior que se prepararam para este momento. E à tarde participará na caminhada de encerramento da SEMANA NACIONAL DA JUVENTUDE, e com a santa Missa no final.


2)- A missa das 20.00h será presidida pelo senhor bispo e será na praça do Colégio Paulo Ramos ou praça S.Ramundo, como encerramento da Semana nacional da Juventude. A caminhada sairá da Praça do Povo às 17.30h e encerra com a missa presidida pelo Dom como estamos falando.


3)- Dia de finados 02 de Novembro: Celebração da Eucaristia às 08.00h na Matriz, e 07.00h na Capela de São Pedro, e às 20.00h na matriz. Como é a 1ª Quinta feira do mês tem confissão a partir das 09.00h. À noite a celebração penitencial é substituída pela santa missa das 20.00h.

3)- Missa da unidade paroquial: É no primeiro sábado dia 04. Não esqueçam todas as pastorais e movimentos e deixem seus compromissos particulares de lado para outro dia.
4)- Próximo domingo, o 1º domingo de Novembro, terá exposição do Santíssimo com adoração de cada grupo e seus horários.

5)- Assembleia diocesana de Pastoral: Vamos já preparando-os para  a Assembleia diocesana de Pastoral, onde se planeja e avalia toda a ação pastoral da diocese e das paróquias. Será desde o dia 09 ao 12 de Novembro, na sede da Diocese.
6)-Na última reunião dos Conselhos das Comunidades ficou assente o seguinte: 1ºAs Comunidades trazer para o Secretariado  as respostas da Avaliação do ano 2017, até o final de Outubro; 2º Até o dia 31/10 trazer o relatório dos bens de cada Capela, e nesse dia 31 terrão uma reunião com sr. Washington e dona Leilda os encarregados do patrimônio da igreja, e com todo o CAEP;  3º Cada Comunidade trazer suas contas para a próxima reunião do CPP que será no dia 14 de Novembro. Obrigado.



7)- Irmã Tássia passou uns três meses de férias com a família de Mata-Roma e aqui conosco e com as Missionárias da Boa Nova, retornou nesta 4ª feira para Moçambique. Desejamos continuação de um bom trabalho missionário para Ir. Tássia Regina Lima.


sábado, 21 de outubro de 2017

Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. dai à nação o que é da nação e a Deus o que é de Deus, e ao povo o que é do povo.


A vida do povo pertence a Deus e não aos poderes do mundo. Porém nossos governantes estão sugando o sangue do povo para se manterem, roubando a vida do povo e o direito de Deus e o direito do povo.

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS (Mt.22,21).

Deus tem direitos? Dê a Deus os seus direitos. Quais são?

César tem direitos? Dê. Quais são os direitos de César?

DIREITOS DE DEUS: Reconhecê-lo; Pôr-se à sua disposição; Adorá-lo e Amá-lo em primeiro lugar (1º mandamento).

DIREITOS DE CÉSAR (César significa a Nação): Não endeusá-la; Colaborar com os impostos, para que a Nação cuide de nós.
Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Dai à nação o que é da nação e a Deus o que é de Deus, e ao povo o que é do povo. Jesus nos envia em missão para realizar este objetivo.

Hoje é o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES  para que aconteça este OBJETIVO

O Tema escolhido para a CAMPANHA MISSIONÁRIA deste ano 2017 é “A ALEGRIA DO EVANGELHO PARA UMA IGREJA EM SAÍDA.

E a MENSAGEM DO PAPA para esta campanha deste ano nos diz que : “ Deus Pai quer uma transformação dos seus filhos e filhas para uma vida animada pelo Espírito Santo, porque a glória de Deus é o ser humano bem feliz”.

O Papa enfatiza na sua mensagem final que “ o mundo tem uma necessidade essencial do Evangelho de Jesus Cristo”. Por isso nossa alegria é sair para anunciar. “ A alegria do evangelho para uma Igreja em saída e para um mundo mais irmão.”   

Os jovens são a esperança da missão. A pessoa de Jesus e a Boa Nova proclamada por Ele continuam a fascinar muitos jovens. Estes buscam percursos onde possam concretizar a coragem e os ímpetos do coração ao serviço da humanidade

«São muitos os jovens que se solidarizam contra os males do mundo, aderindo a várias formas de militância e voluntariado. (...) Como é bom que os jovens sejam “caminheiros da fé”, felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra!» (Ibid., 106). 

A próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em 2018 sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», revela-se uma ocasião providencial para envolver os jovens na responsabilidade missionária comum, que precisa da sua rica imaginação e criatividade.


ESTATÍSTICAS: RELIGIÕES NO MUNDO

CRISTÃOS (católicos e p=33% 2,2 bilhões
ISLÃO...............................=22% 1,6 bilhões
HINDUÍSMO....................=15%  900 milhões
RELIGIÕES CHINESAS... =12% 400 milhões
BUDISMO.........................=8.5%376 milhões
XINTUÍSMO......................=8% 376 milhões
SIKHISMO...............         =20 milhões
JUDAÍSMO.....................=17 MILHÕES
ESPIRITAS......................= 13 MILHÕES


Obs: Onde tem “Cristãos” inclui católicos e protestantes, todos seguidores de Jesus Cristo. Na verdade, nós católicos aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador, eles dizem que também aceitam, glória a Deus; Nós somos salvos, eles dizem que também, então demos glória a Deus. Então somos irmãos, porque Cristo é o eixo que nos une assim como o eixo da roda que une todos os raios. O resto são detalhes, eles rezam de uma maneira, eles cantam de uma maneira, nós de outra, mas isso são detalhes,  o importante é o eixo, CRISTO, que nos une para sermos irmãos. Então não é bom alguém lutar ou debochar de seu ninguém porque somos irmãos. É bom no dia Mundial Missionário pensar nisso.


DNJ= Dia Nacional da Juventude
Hoje é a abertura da SEMANA NACIONAL DA JVENTUDE (PJ), e encerra no próximo domingo, 29, com o DNJ=DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


PROGRAMA: 22, abertura com a Missa às 19.30h. Dia 23-24: Visitas às Escolas Estaduais e Municipais. 25-26: Visitas aos Grupos de Jovens da Zona Rural. 27: Torneio às 18.00h. Dia 28: Torneio às 08.00h da manhã; Balada Jovem no Ginásio Municipal às 21.00h. Dia 29: Encerramento do DNJ com caminhada às 17.00h e Missa campal às 19.30h

sábado, 14 de outubro de 2017

Os invisuais transformam as imagens captadas pelos dedos em palavras pelo método Braille



No séc. VIII ocorreu no império romano do Oriente um movimento contra as imagens. Era promovido por um imperador, Leão III porque a única imagem que  que queria carregar nas procissões era a sua imagem, de sua mesma pessoa.

Semelhantemente ao faraó do Egito que só queria que fosse adorada a sua própria imagem, e por isso proibia todas as outras imagens.
Por isso, quem proibiu as imagens não foi Deus mas o faraó naquela época, como depois esse outro Leão III. Porém, depois a viúva de Leão IV revogou  essa proibição, e foi confirmada pelo Concílio de Nicéia em 787 e de Constantinopla em 843. Era a luta assim chamada dos iconoclastas.

Então, sempre os imperadores no meio quanto às imagens. E assim podemos perguntar: Imagens, proibição de Deus ou briga de imperadores, e nunca Deus no meio?

E por quê antigamente essa questão, além dos interesses egoístas do faraó e desse outro imperador Leão III? Também havia a influência da cultura egípcia e grega que davam mais importância à imagem, enquanto que os hebreus davam mais importância à palavra.

Venceu a cultura da imagem, e nós sabemos que a imagem fica 75 por cento na nossa memória, enquanto que a palavra só fica 25 por cento.

A cultura da Idade Média transformou-se assim numa cultura da imagem que faz a admiração hoje de todo mundo com esculturas que o turismo mundial admira e exalta.

E não só, mas hoje em dia nós somos  herdeiros dessa cultura da imagem com os progressos da  TV, que supera de longe a rádio. A cultura dos vídeo games e todos os meios áudio visuais do aprendizado moderno presentes em todos os cursos escolares, e não só.

E por quê está essa proibição nos Mandamentos? Porque os Mandamentos seguiram o Código de Hamurabi, fundador do povo da Babilônia, que dava mais importância à palavra, pois era da mesma cultura dos hebreus e não dos gregos ou egípcios, como falámos noutro número de VIDA NOVA, (13/08/17).

Ainda mais que o Moisés tinha ainda na cabeça as proibições do faraó. Aí nascia o povo da palavra que eram os babilônios e hebreus, em oposição aos povos da imagem que eram os gregos e egípcios.

E como herança, toda a Europa na Idade Média ficou sendo o povo da imagem, e não povo da palavra. Somente na Reforma do séc. XVI os protestantes optaram por se tornar o povo da palavra, e a Igreja católica continuou sendo o povo da imagem, na tradição dos povos gregos e egípcios, com toda a riqueza cultural que a Idade Média deixou.

Então, podemos dizer: quem proibiu as imagens não foi Deus, mas o rei faraó, com as culturas que ele representava. E de novo a pergunta: A questão de imagens era briga de imperadores ou nunca Deus no meio?

                   NOTICIÁRIO


1)- Ontem tivemos o retiro dos crismandos, com frequência de todos os candidatos ao sacramento da CRISMA que acontecerá no dia 29 deste mês de Outubro, na missa das 10.00h.

2)- Andamos com alguns trabalhos no Rincão, por exigência da Agência sanitária, que assim como em todas as Casas de eventos zela pelas exigências do seu setor. Estamos colocando cerâmica no pavimento da cozinha e dos banheiros, e revestimento nas paredes, além de muitas prateleiras que ainda estavam faltando. Graças a Deus que a comunidade católica é muito forte, pois somos capazes de conservar o que temos e fazer coisas novas

3)- Administração das Lanchonetes: Em reunião com o Conselho CAP e CAEP ficou decidido que a Lanchonete da Praça terá como administradoras a senhora Geyse e senhora Leilda; a Lanchonete do Rincão senhora Fátima e senhora Francinete; a Lanchonete do CBNET a senhora Jesus Veras e senhora Clebiana. Agradecemos a aceitação das mesmas.

4)- Semana passada, dias 7 e 8 aconteceu o IV congresso diocesano da Pastoral da Família. Parabenizamos o casal Heliodoro e senhora Elizângela que foram nomeados o casal diocesano da PASTORAL FAMILIAR.

5)- Atividades do COMIPA: Dias 6-8 teve encontro de formação Setorial da Zona Rural Setor 3, setor Riacho Grande. Parabéns pelas atividades da Missão. Também tem participado das novenas dos Padroeiros do interior.

6)- Seminário de Biomas e Matopiba: Acontecerá  nos dia 13-15, no Brejo.
7)- Neste domingo 15 o Papa Francisco “canoniza” 30 Santos brasileiros de Uruaçu, Rio Grande do Norte, entre eles o P.André de Soveral e P.Ambrósio Ferro, e são Mateus Moreira, perfazendo no total 30 heróis santos. Parabéns ao Rio Grande do Norte.

8)- Ritos de Batismo dos candidatos do Curso de Catequese: 1º rito será no dia 26/11. O segundo rito no dia 10/12. Horário, na missa das 10.00h.

9)- Dia 10 tivemos a reunião mensal do CPP, onde o Padre Ambrósio foi apresentado ao Conselho Paroquial. E no dia 08, domingo passado foi recepcionado pela Paróquia com um almoço no CBNET, onde foram dadas as Boas vindas. A Paróquia está de parabéns com a presença do P.Ambrósio.

10)- DNJ= Dia Nacional da Juventude: Acontecerá a abertura no próximo domingo dia 22. PROGRAMA: 22, abertura com a Missa às 19.30h. Dia 23-24: Visitas às Escolas Estaduais e Municipais. 25-26: Visitas aos Grupos de Jovens da Zona Rural. 27: Torneio às 18.00h. Dia 28: Torneio às 08.00h da manhã; Balada Jovem no Ginásio Municipal às 21.00h. Dia 29: Encerramento do DNJ com caminhada às 17.00h e Missa campal às 19.30h
                                                                                 11)- Hoje tem formação para o dízimo, na Capela de Santa Teresinha com a presença da Pastoral do dízimo.

12)- Mãe Rainha: Dia 18, 4ª feira tem a concentração dos Grupos da Mãe Rainha e santa Missa na Matriz às 19.30h. Sua presença é muito importante. Compareça.

13)- Dia 19 no horário normal é a missa de 2 anos e seis meses do falecimento do saudoso Padre Neves, participe


sábado, 7 de outubro de 2017

Os Santos, ícones de Deus e ícones da Humanidade e ícones da Santidade



Se como dizem alguns iluminados modernos, nós somos uma faísca das estrelas, somos alguma coisa brilhante, alguma coisa de luz, alguma coisa de Deus. E ser luz é um anseio da humanidade.

A saudade de Deus e a  saudade da luz andam sempre nos acompanhando. Um dia um profeta da Bíblia teve uma expressão maravilhosa quando afirmou a respeito dos homens luminosos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre todas as nações vão segurar pelas bordas do manto um homem de Judá dizendo: nós iremos convosco porque ouvimos dizer que Deus está convosco” (Zac.8,23).

Aconteceu assim com Francisco de Assis, aconteceu assim com Maria de Nazaré, aconteceu assim com o Padre Cícero, aconteceu assim com Jesus de Nazaré. Porquê? Porque neles se manifestava a de modo brilhante essa faísca divina, faísca de estrelas e de Deus.

Na verdade o ser humano precisa de ícones que o ultrapassem, que vão à frente e lhe mostrem um caminho de luz. Os caminhos de Jesus de Nazaré são os caminhos da felicidade humana, da solidariedade, fraternidade, igualdade, daquele ideal de que todos tenham o pão de cada dia, de ninguém tirar nada de ninguém, mas de doar a sua vida para um mundo igual e melhor. 

Este foi o Francisco de Assis, a Irmã Dulce dos Pobres da Baía, da Madre Teresa de Calcutá, de um santo Camilo de Lellis, de um São João de Deus fundadores de hospitais e Ordens hospitaleiras, de um Antônio Conselheiro e de um Padre Cícero, de um Mahtma Gandi, de um Luther King e de um Dali Lama. 

Todos eles nas pegadas de luz daquele homem de Judá e de Nazaré chamado Jesus, porque “ouvimos dizer que Deus está convosco”. Gente que deu a vida para que outros tenham mais vida.

São pessoas que estão nos livros dos recordes mundiais porque atingiram os cumes da vida de uma santidade heroica, e se entregaram de alma e coração ao bem do seu próximo. São patrimônio da humanidade. Não há quem não tire o chapéu a uma figura como o profeta Elias, um Eliseu, assim como tiramos o chapéu aos nossos mais modernos.


De onde vinha tanta força e iluminação a essas figuras mundiais? Não seria a mesma força e iluminação que explodiu também na pessoa de Jesus de Nazaré, a referência máxima dessa faísca divina que empolga o ser humano para que se torne um modelo e uma referência universal?

Ainda bem que dessa faísca divina participamos todos nós, seguidores de Jesus, ou imitadores também de um Francisco de Assis, de um Paulo de Tarso ou admiradores de um Einstein ou de um Luther King ou Teresa de Calcutá? Se nós somos uma faísca das estrelas, nessas pessoas essa faísca virou uma estrela de 1ª grandeza, no céu da santidade, ou de ciência, ou no céu da entrega ao próximo.

Os profetas do Antigo Testamento eram assim também esses homens luminosos que eram os ícones do povo no seguimento de Deus. Profeta, era um tipo de catequistas ambulantes,  que queimados pela faísca de Deus, pegavam fogo em toda a sua volta, e faziam o bem e as transformações nas pessoas. 

O maior bem que faziam era sustentar a fé dos pobres da nação, incentivando-os a viver, porque Deus é maior. Catequistas andarilhos. Eram a faísca que os movia. Como os franciscos de assis e os santos e santas de hoje, as Nossas Senhoras de Aparecida, as Teresas de Jesus e as Santas Margarida d’youville, do Canadá, e São Frei Galvão do Brasil.

          NOTICIÁRIO
1)-No dia 04 chegou o P.Raimundo da Fonseca Inteta para fazer parte da equipa sacerdotal dos Missionários da Boa Nova da Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. Eram as 07 horas da manhã quando chegava na casa paroquial acompanhado do P.José Armando Vicente, superior regional dos Missionários da Boa Nova, Região do Brasil sediada em Contagem-MG.
Após o café da manhã nos dirigimos para o Bairro da Cruz onde celebrámos a santa missa do encerramento do festejo de São Francisco de Assis presidida pelo pároco P.Casimiro João, que apresentou os dois concelebrantes. No final da santa missa o P.José Armando apresentou o P.Ambrósio à Comunidade e à Paróquia.



2)- FESTIVAL VOCACIONAL DIOCESANO:

Dias 06 e 07 de Outubro . Local: Rincão. Tema: “Faça-se” (Fiat). Inscrição:10,00.  Haverá momentos de Oração; Palestras; Testemunhos. Missa às 17.00h com Dom Valdeci no dia 07. Apresentações; Shows. Participe

5)- Apelamos para a renovação das assinaturas do jornal da celelbração O DOMINGO 2017, e LITURGIA DIÁRIA. O preço da assinatura de “O DOMINGO” é de 12.00, e da LITUGIRA DIÁRIA de 55,00. 







sábado, 30 de setembro de 2017

A nova igreja de São Francisco e São Sebastião no Bairro da Cruz, Chapadinha,Ma



Aos vinte e quatro dias do mês de Setembro de dois mil e dezessete foi inaugurada a nova igreja de São Francisco e São Sebastião do bairro da Cruz, na cidade de Chapadinha-Ma, Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

A missa de bênção e inauguração foi celebrada pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes e pelo pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, P.Casimiro dos Anjos Galhardo João.

O corte da Fita ficou a cargo da diretoria da Comunidade, senhor José Alves (Zezão), senhora Dorismar Cavalcante e senhora Maria da Paixão, e também pelo mestre de obras senhor Reginaldo (Regis).

A nova igreja tem o espaço litúrgico com três naves, de 15x14 metros, um salão no piso superior, e cinco Salas de Catequese também no piso superior. Tem dois banheiros no piso superior e um banheiro no piso de baixo, e a torre medindo 25 metros.

A multidão que estava presente foi avaliada em 950 participantes. O pároco prestou contas, e as despesas da construção foram de 366.441,00. A colaboração da Comunidade foi de 79.299,00.


Entre as colaborações importantes destacamos a campanha dos Envelopes, com 14.609,00; O Brechó, com 3.690,00. O saldo do festejo de 2016, com 15.000,00. Somando 33.219,00.

Muitos amigos em colaborações de cimento, areia, Tintas e Tijolos num total de 18.080,00. Juntando a isto o empréstimo de Bitoneira (sr. Bernardo), empréstimo do salão de Culto (sr. Lindomar de Jesus Torres), e o empréstimo do salão para armazém (casal Raimundo e senhora Ivanilde Lopes), o que completaria cerca de 28.000,00   nestes três itens.  A estes amigos o nosso especial obrigado. 

Ao eng. Dr.Beto Dantas, pela cortesia do projeto e plano arquitetônico o nosso obrigado. A toda a Comunidade louvamos o empenho e as criatividades dos movimentos para a realização da obra. Lançado no Livro de TOMBO da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no dia 24/09/2107



P.Raimundo Ambrósio da Fonseca Inteta


Hoje temos a alegria de anunciar que no dia 04, dia de S.Francisco, chegará  o P.Raimundo Ambrósio da Fonseca Inteta, para fazer parte da equipa sacerdotal da Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. Nessa ocasião virá também o P.José Armando Vicente que vem acompanhá-lo e apresentá-lo à Paróquia e à diocese. É uma bênção e uma graça de São Francisco. Não dá para chegarem no horário da missa, só chegarão para o horário da procissão. Bem vindo P.Raimundo Ambrósio.

Breve biografia do padre Raimundo Ambrósio da Fonseca Inteta:
Nascido no dia 26 de agosto de 1971, no distrito de Malema – Nampula – Moçambique. Filho de Ambrósio da Fonseca e de Maria Assima Rope.
Fez seus estudo de Filosofia no Maputo – Moçambique; o Noviciado no Maputo – Moçambique;
Fez Teologia no Instituto de Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte – Brasil;
Foi ordenado no dia 25 de maio de 2003, na Arquidiocese de Nampula  – Moçambique.
Atividades:
- Nos anos de 2004 a 2008: foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova – Contagem – Minas Gerais - Brasil;
- Nos anos de 2004 a 2008: Formador no Seminário da Boa Nova em Contagem – MG - Brasil;
- Entre os anos de 2009 a 2013: Vice-Mestre do Noviciado da Sociedade Missionária da Boa Nova  – Cucujães – Portugal
- Entre os anos de 2014 a 2017: Reitor/Formador do Seminário da Boa Nova – Moçambique;
- Entre os anos de 2014 a 2016: Professor de Catequética Dogmática no Seminário Maior de Filosofia de Maputo – Moçambique.

           Noticiário


1)- Hoje é o encerramento do festejo da S.ta Teresinha no Bairro Boa Vista, com a santa missa às 09.00h; procissão e bingo às 16.00h

2) São Francisco do Bairro da Cruz: Hoje a 7ª novena na igreja nova inaugurada no dia 24.

3)- Colegiados: reunião no  dia 03 horário das 19.00h no CBNET.

4)- Novos ministros da eucaristia: encontro de formação  no dia 02, com o Paulo.

5)- O ato público do bairro da Tigela resultou mas só pela metade, pois precisa melhorar em calçamento ou asfalto. Mas a melhoria nunca chegou nem em frente da igreja de NªSª do Bom Parto. Parece até que esse povo das obras não são mesmo de bom parto.

6)- 4º congresso diocesano da Pastoral Familiar dia 07 e 08, no Brejo.

(Fotos da inauguração da igreja de S.Francisco e S.Sebastião):