quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Encontrado um osso do Papai Noel



Um fragmento de osso que acredita-se ser de São Nicolau, o santo que inspirou o Papai Noel, foi examinado em um teste de carbono pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo a avaliação, a relíquia data do período em que santo viveu, acredita-se que ele tenha morrido em 343 d.C. Nascido no ano 270 , viajou para Palestina e Egito antes de voltar e se transformar no bispo de Mira na Turquia.


São Nicolau foi imortalizado por várias ações dentre as quais algumas viraram lendas passadas de geração em geração, uma das quais narra a entrega de bolsas de ouro para famílias necessitadas por meio de uma chaminé.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Sejam capazes de sonhar com um mundo diferente, e se não vingar tornem a sonhar de novo



O mundo não está indo de mal para pior, mas pode ir de bem para melhor. 

Tem autores que denunciam “ a mistificação  infantil do passado” quando se respaldam naquelas afirmações que no seu tempo não era assim. E querem então que tudo continue como no seu tempo. Entram então numa nostalgia do passado como se o passado pudesse continuar governando nossos dias de hoje.

O Papa Francisco nos aconselha a pensar de outra maneira e que devemos nos proteger dos chamados profetas da desgraça que estão em todas as partes e semeiam medo e aterrorizam as pessoas com mensagens apocalípticas. Em 30 de Agosto 2017 falou assim aos jovens:  “ Os jovens que não buscam nada não são jovens, estão como aposentados. 

Não escutem aqueles que matam à nascença qualquer esperança ou dizem que nenhum objetivo vale o sacrifício de uma vida. Não devem dar ouvidos aos velhos de coração. Deus não quer homens e mulheres que caminham com ele cheios de tristeza sem terem no coração o vento da alegria”

E pediu a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas, novas e menos novas que “sejam capazes de sonhar com um mundo diferente, e se não der certo tornem a sonhar de novo”.

Na época de Jesus muitos partilhavam  que o fim do mundo viria ligeiro. São Paulo em várias das suas Cartas assim partilhava. 

Especialistas estão convencidos que o próprio Jesus partilhava essa opinião, assim como os evangelhos da apocalíptica quando falavam que o fim virá como um ladrão, de noite, Mt.24,43. (Cf. 2Pe, 3,10). “Cuidado, ficai atentos porque não sabeis quando chegará o dia e o momento” (Mc.13,33).

Não era só como advertência metodológica, mas era uma convicção generalizada que o fim devia vir em breve. E temos todo um livro do Apocalipse que é todo ele direcionado a confirmar os cristãos nessa ideia e que ficassem vigilantes até  que esse grande dia  chegasse, e nunca chegou.

Na verdade, a  literatura apocalíptica nasceu dentro de um processo histórico de perseguição, numa situação critica servindo para animar as comunidades perseguidas, como estava também acontecendo na época em que o Apocalipse foi escrito, com as perseguições de Nero e Domiciano. 

Este gênero literário do apocalipse é muito antigo, começado com o livro de Daniel, depois Ezequiel, e pela apocalítica judaica e no último livro da Bíblia o Apocalipse.

E aqueles que hoje ainda participam desta ideia surge a pergunta: O progresso é uma bênção ou maldição? Para aqueles que se apoiam naquela ideia que “no meu tempo não era assim” e que hoje em dia tudo está errado, não devia haver progresso. 

Mas para aqueles que têm ousadia de pensar que o futuro é bom, e de sonhar com um mundo diferente, o progresso é bênção.

Mesmo e ainda que, como nos recomenda o escritor Zygmund Bauman “precisamos nos abraçar por um longo período de tempo em que enfrentaremos mais perguntas do que repostas”.
E quem tem perguntas não tem certezas, e muitas vezes nem respostas certas, ou multidões de respostas. E muitas dúvidas.

Então não devemos ter medo de duvidar, porque duvidar é um sinal de inteligência, e de procura. E só achará mais quem duvidar mais e procurar mais. Duvidar não é pecado.

Papa Francisco envia saudação à Igreja no Brasil pela abertura do Ano do Laicato

O Papa Francisco querendo associar-se à Igreja no Brasil que dia 26 de Novembro inaugura o Ano do Laicato, dirige-se a cada um dos leigos e leigas brasileiros, animando-lhes a ser protagonistas da “nova saída missionária” que Deus pede à sua Igreja (A.Ev,20). Isso significa em primeiro lugar, tomar consciência de que “não podemos ficar encerrados na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Mas sair...enviado. Não se trata simplesmente da abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair para fora, para procurar e encontrar” (JMJ Rio 27/0713). De modo concreto, os leigos, através da sua consagração pelo Batismo e Confirmação têm como missão particular “a transformação das diversas realidades terrenas para que toda a atividade humana seja transformada pelo Evangelho”(A.E.201). E  nesse momento particular da história do Brasil, é preciso que os cristãos assumam sua responsabilidade de ser o fermento de uma sociedade renovada, onde  a corrupção e a desigualdade dêem lugar à justiça e solidariedade. Por isso, como confirmação de tais propósitos que confia à Nossa Senhora Aparecida o Papa Francisco envia a todos os fiéis cristãos do Brasil a Bênção Apostólica.

           NOTICIÁRIO:


1)- Hoje encerra a assembleia paroquial, onde participaram as forças vivas da paróquia da cidade e da zona rural. O assunto foi todo ele direcionado ao tema do Itinerário da iniciação à vida cristã.  Parabenizamos o CAP e o COMIPA que muito trabalharam para o seu êxito.

2)- Ontem fizemos o lançamento do ANO DO LAICATO, e convido todos para entrarmos nesse clima da Igreja no Brasil que convida todos os leigos a se sentir Igreja e responsáveis por um Brasil melhor. O eixo central é celebrar a dinâmica duma Igreja viva e organizada como é a Igreja católica no Brasil que é modelo para todo mundo.

3)- Missa da unidade paroquial: aconteceu também ontem que era o 1º sábado, e tivemos ocasião de falar no dia mundial dos pobres, num país como o nosso que tem 30 milhões abaixo do nível de pobreza, e onde o Papa nos falou que a “eucaristia é um compromisso a tocar “o corpo de Cristo no corpo chagado dos pobres como resposta à comunhão sacramental recebida na eucaristia”,  pois  “ a predileção de Jesus pelos pobres é o centro do evangelho”. (Mensagem do Papa para o dia mundial dos pobres).

4)- Exposição do Santíssimo Sacramento hoje 1º domingo do mês, com a adoração dos grupos, pastorais e movimentos. E lembrando que não tem verdadeira eucaristia se não tiver verdadeiro compromisso com os irmãos pobres.

5)- Dia de consagração hoje na comunidade de Santo Antônio. Parabenizamos a catequese de S.Antônio.

6)- Está decorrendo o festejo de N.S. da Conceição na comunidade Terras Duras, hoje 5ª noite.

7)- Festejo de Nossa Senhora do BOM PARTO, na comunidade Tigela: começa no dia 08, que é sexta-feira, e vai até o dia 18, que é o dia de Nossa Senhora do BOM PARTO. Participe.

8)- COLEGIADOS: Reunião no dia 05, terça feira. Sua presença é muito importante. Lembre que o colegiado é o motor da comunidade.

9)-Próximo domingo dia 10/12 tem 2ª rito para os batizados de adultos.  

10)- Encontrão dos acólitos: próximo domingo 10/12, na igreja de Cristo Rei.

11)- Vou lembrando já aqui os programas dos sacramentos deste final de ano: Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12. Para os padrinhos 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12

12)-Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01



sábado, 25 de novembro de 2017

Festa de CRISTO REI - A Igreja no Brasil se prepara para abertura do ANO DO LAICATO 26/11/17 ATÉ 25/11/18



No dia 26 de novembro de 2107 será aberto, na Igreja no Brasil, o Ano do Laicato, que terá como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. 
“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.
Os bispos esperam que no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”.
Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, aponta que é preciso, em primeiro lugar, a abertura do coração, presença e participação de todos. “É participando que a gente vai adquirir conhecimentos, experiências, vai entender melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”.
Laudelino faz ainda um apelo para que todos contribuam com o sucesso do Ano do Laicato. “Você aí que é cristão leigo e leiga ou você que tenha algum ministério na igreja mesmo não sendo ordenado, religioso ou religiosa, diácono, bispo ou presbítero, você pode, com a sua presença, com a sua participação, levar o bom êxito para o Ano Nacional do Laicato.

Ano do Laicato vai estimular protagonismo dos Cristãos leigos

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.
Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina, as Dioceses receberão uma proposta a partir da qual, recomenda, tenham toda a liberdade para usar a criatividade ao planejar e vivenciar as ações locais.
O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.
Segundo o presidente da comissão, dom Severino, espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, disse o bispo.
OBJETIDO GERAL: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; ∞ Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; ∞ Testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. ∞ Comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987). Dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade e demais documentos do Magistério sobre o laicato, em especial do Papa Francisco; ∞ Estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. ∞ Promover eventos para marcar a abertura do Ano Nacional do Laicato, bem como Seminários Temáticos nos Regionais da CNBB; ∞ Publicar reflexões e subsídios para as celebrações, catequese e comunicação; ∞ Conclamar toda a Igreja no Brasil: regionais, dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, as diferentes expressões laicais e os Organismos de comunhão do povo de Deus, na realização do Ano Nacional do Laicato; ∞ Desenvolver atividades que culminem na realização de um encontro nacional com o laicato no encerramento do ano (Solenidade de Cristo Rei de 2018. Envolver os meios de comunicação social nas atividades programadas para o Ano Nacional do Laicato

AÇÕES:

Abertura do Ano em cada Diocese e Paróquia (Solenidade de Cristo Rei – 26/11/2017); ∞ Abertura pela Presidência da CNBB em Rede Nacional (28/11/2017); ∞ 14º Intereclesial das CEBs em Londrina – PR (23 a 27/01/2018); ∞

Seminários Temáticos nos Regionais; ∞ Congresso Latino-Americano e Caribenho sobre o Laicato, promovido pelo CELAM, em Mariápolis – SP (02 a 04/11/2018); ∞

Visitação da imagem da Sagrada Família pelas Comunidades e Paróquias; ∞ Encontros de reflexão no mês de novembro; ∞ Dia Mundial dos Pobres (18/11/2018); ∞

Encerramento com a Assembleia Nacional dos Organismos do povo de Deus (23 e 24/11/2018) e Romaria do Laicato em Aparecida – SP (25/11/2018).

Semana Missionária “Igreja em Saída” nas Igrejas locais (sugestão: julho de 2018).
Círculos Bíblicos em cada rua e nos ambientes de trabalho.


LEGADOS PARA O ÂMBITO DA SOCIEDADE 
Promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa (Conselhos de Direitos, Grupos de Acompanhamento ao Legislativo, Iniciativas Populares, Audiências, Referendos, Plebiscitos, entre outros); ∞ Mobilizar a sociedade brasileira para a realização da auditoria cidadã da dívida pública. 

LEGADOS PARA O ÂMBITO ECLESIAL ∞ Criar programas de formação de ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos; ∞ Fortalecer a articulação das redes de comunidades (Doc. 100 da CNBB); ∞ “Criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de Leigos” como preconiza o Doc. 105 da CNBB, n. 275, letra

ORAÇÃO DO ANO DO LAICATO:

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, /no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam/ para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade/ à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém! 


         NOTICIÁRIO:

1)-Encerra hoje a festa de Cristo Rei na Paróquia de Cristo Rei, onde iremos participar de todos os programas do encerramento. Parabenizamos o pároco, P.Joel e as comissões de organização do festejo.


2)- Semana passada, tivemos a reunião do clero com o bispo diocesano, no sítio da família Caldas, com muitas ´presenças. D.Sônia foi convidada para colocar o PROJETO DIOCESANO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ a ser publicado e aplicado em todas as paróquias progressivamente até o ano 2020. O congresso diocesano do A.O ficou marcado para Chapadinha no mês de Julho 2018, no Rincão.

3)- No próximo sábado, dia 02/12 teremos a Assembleia paroquial com inicio às 13.00h e encerramento dia 03/12. No sábado às 19.30h começaremos a caminhada para a  Matriz para a missa de abertura do ANO DO LAICATO e do DIA MUNDIAL DOS POBRES.

4)-hoje tem o 1º rito do batismo de adultos, conforme já vinha anunciado, o 2º será no dia 10/12.

5)- Conselhos econômicos das Comunidades: Reunião amanhã, 27. Os conselhos econômicos têm que prestar contas todos os meses às Comunidades e ao Colegiado da Comunidade e não poderão fazer despesas sem o acordo do Clolegiado.


6)- Domingo passado tivemos a realização do 1º REBANHÃO DAS CEBs, com mais de 1700 presenças. Parabéns à organização do COMIPA.

7)- MISSÃO JOVEM XIII decorreu no Bairro do Mutirão (Boa Vista) com muita garra, parabéns à Catequese Paroquial.

8)- Nova coordenação paroquial dos Acólitos: 1º coordenador, Layrton; 2ª coordenadora, Victória; Secretária: Leticia; Direção espiritual Lucas; Tesoureiro Marcelo. Desejamos bom trabalho.







sábado, 18 de novembro de 2017

A parábola dos talentos - midrash ou alegoria interpretativa do gênero literário jurídico parabólico.



Parábolas são um gênero literário que envolvem um “processo” ou uma “acusação”. É o que se chama de “gênero literário jurídico parabólico”. 

Um processo bem orquestrado no desenrolar da trama contra os próprios ouvintes. Por conseguinte, a posição precipitada dos ouvintes evidenciaria uma autoacusação

Vejamos o exemplo da parábola da vinha em  Isaías 5,1-7:  Isaías apresenta o caso sobre o seu amigo e a improdutividade das uvas escolhidas que ele plantou na sua vinha. É um bom trecho  do gênero Parábola.

A parábola inclui em primeiro lugar a descrição do caso, para depois levar os ouvintes a tirar uma lição moral, passando por um julgamento e uma tomada de posição.

A determinação da linguagem persuasiva tem como principal função o convencimento e provoca uma dramaticidade necessária na narrativa, que tem o seu desfecho no julgamento apresentado.

Este processo jurídico- parabólico se caracteriza por uma abordagem amenizadora com o claro objetivo de criar um clima de suspense para os ouvintes e ao mesmo tempo provocar certa indignação diante do caso legal.

Finalmente vem a acusação: A estrutura jurídica tem nessa etapa uma função importantíssima.

Aqui a denúncia é devidamente estabelecida. A inevitável acusação é precedida por uma denúncia grave e ela é apresentada com uma pergunta retórica: “O que lhes parece?” O processo chega ao seu fim com um pronunciamento da sentença. 

A principal reclamação do proprietário da vinha é o fato que não obstante foram plantadas “uvas escolhidas”, foram produzidas “uvas azedas”.

Numa segunda etapa se percebe como o procedimento jurídico é desenvolvido. Chama a atenção, o convite que é feito para o interlocutor julgar e logo em seguida a acusação que é perpetrada imediatamente; através de uma pergunta característica,  “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?” De imediato, ele expõe a sua sentença, apresentando a sua inevitável ação punitiva.

No judaísmo, esse procedimento sempre se apresenta com uma pergunta retórica que leva os ouvintes a dar a sua própria sentença, por exemplo “merece a morte”. 

Nas parábolas de Jesus, destaca-se a parábola sobre os dois filhos: “qual dos dois fez a vontade do pai?” (Mt 21,28-32). “Que lhes parece?” O que pode ser comparado com a parábola de Natã, em que a pergunta provoca ao destinatário um reconhecimento que a decisão judicial diz respeito a si mesmo. Essa decisão judicial paradigmática é também apresentada em S.Mateus.

Como avaliação final do gênero jurídico parabólico podemos concluir que a principal função desse gênero é o convencimento, aliada a persuasão que conduz o ouvinte a uma autocondenação. 

A parábola com essa característica jurídica tem como propósito provocar a participação dos ouvintes no enredo, e forçá-los de forma espontânea a uma reflexão urgente, causando um julgamento imediato.

A aplicação da parábola é refletida pela fé dos primeiros cristãos, num confronto direto com o judaísmo, enfocando a importância da comunidade de São Mateus em produzir frutos, em detrimento das autoridades judaicas e suas instituições que sofrem de uma esterilidade.

Toda essa estrutura, se aplica à parábola dos talentos (Mt.25,14-30) que nos parece mais estranha, onde os próprios ouvintes são levados a julgar por eles mesmos sobre quem não produz frutos em suas tarefas e responsabilidades.

Esse é o objetivo final da parábola dos talentos, partindo de um exemplo inventado criado para criar impacto, como é próprio do gênero literário das parábolas, onde não acontecem os casos narrados mas são imaginários para tirar uma lição moral.

O importante nas parábolas é a arte de levar os ouvintes a pensar com seu próprio pensamento e dar eles mesmos a sentença. E o mais interessante é que a sentença recai sobre eles mesmos.

A conclusão é a mesma que nas outras três parábolas dos “dois filhos”, dos “vinhateiros homicidas” e do “banquete nupcial” onde é declarada a lição moral final: “O reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que produzirá seus frutos” (Mt, 21,43).

          NOTICIÁRIO:


1)- Realizou-se a Assembleia de Pastoral da diocese de Brejo nesta semana (9-12), com a participação de representantes de todos os movimentos e pastorais de todas as 20 paróquias e áreas pastorais da diocese. O tema foi sobre o ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, (IVC) onde foi muito enfocado o empenho da PASTORAL DA FAMÍLIA neste trabalho de novos rumos para a catequese, como o grande agente de evangelização junto às famílias, em parceria com os agentes da catequese.


2)- Coordenação paroquial da Pastoral Familiar: Convoco a Coordenação paroquial da PASTORAL FAMILIAR e as COORDENAÇÕES DE TODOS OS BAIRROS para uma reunião nesta 4ªFeira, dia 22, no CBNET, a fim de colocarmos em dia a PASTORAL e muito mais agora com o objetivo de assumirmos os encargos dos novos rumos desta nova evangelização paroquial. Horário às 19.00h.


3)-1º Rebanhão das CBEs: Acontece hoje no centro do Setor 02, comunidade da Mangabeira durante todo o dia, encerrando com a grande celebração eucarística às 16.00h presidida pelo senhor Bispo dom Valdeci.

4)- Missão Jovem: Também acontece hoje no povoado da Boa Vista com os catequizandos de Crisma, Profissão de Fé e Comunhão solene.

5)- Torneio da Catequese: Será no dia 25. Local: Rincão Boa Nova. Os treinos, dias 23 e 24.

6)- Pastoral do Batismo: As equipes de preparação de batismos teremos reunião amanhã, dia 20. Horário das 19.00h, no CBNET

7)- Ministros da Comunhão: Reunião na 5ª feira, dia 23. Sua presença é muito importante.

8)- Conselhos econômicos das Comunidades: Convoco os CONSELHOS ECONÔMICOS DAS COMUNIDADES (CAE) para uma reunião no dia 27/11. Local CBNET, às 19.00h com as contas em dia de sua Comunidade. Os conselhos econômicos têm que prestar contas todos os meses à COMUNIDADE E AO COLEGIADO da Comunidade.

9)- Está decorrendo o Festejo de CRISTO REI, na Paróquia vizinha, gêmea e irmã. Convido a colocarmos todo empenho para participar. Eu irei celebrar a noite da novena do dia 24. E P.Ambrósio irá celebrar hoje neste dia 19.

10)- ANO NACIONAL DO LAICATO. Terá início com a Festa de Cristo Rei, 2017 o Ano Nacional do Laicato, e encerrando na festa de cristo Rei de 2018 (25/11). O que é o laicato? É a Igreja composta por todos católicos leigos. Próximo domingo nosso jornal será dedicado a esse tema e falaremos mais a respeito.

11)- Dias de Consagração nas Comunidades: 29/11 na comunidade S.Pedro;  01/12, comunidade S.Raimundo;  02/12, comunidade S.Francisco; 03/12, comunidade S.Antônio; 10/12 na comunidade Sant’Ana; 18/12 na comunidade Nª.Sª.do Bom Parto. No Centro e em Sta Teresinha, no mês de Maio.


12)- 1º Rito do batismo; Dia 26, na missa das 10.00h. Lembramos que façam suas fichas no secretariado. O 2º rito, dia 10/12.

13)- O dia 19 de Novembro foi proclamado pelo Papa Francisco como o DIA MUNDIAL DOS POBRES, e como ele declara na MENSAGEM, sintonizar com os pobres é a melhor maneira da preparação para a festa de Jesus Cristo Rei. "É para que ela  resulte ainda mais autêntica, porque na verdade a realeza de Cristo aparece em todo o seu significado precisamente no Gólgota, quando o inocente, pregado na cruz, pobre, nu e privado de tudo, encarna e revela a plenitude do amor de Deus"
No próximo Jornal VIDA NOVA da próxima semana nos reportaremos mais a este assunto.

sábado, 11 de novembro de 2017

O que é Ética e o que não é



“Age do modo que a máxima da tua vontade possa sempre valer como princípio para uma lei universal”(Platão).

Estamos tratando de ética. A ética é um problema que diz respeito a todos os homens. A problemática moral preexiste tanto ao surgimento do cristianismo que tem dois mil anos quanto ao da razão.

Não  devemos reduzir o problema da ética a um debate entre crentes e não crentes porque ele o ultrapassa. como dizer, o todo é maior que as partes.

Podemos agora nos perguntar: O que é ética e o que não é?

Para os antigos filósofos, tal como Platão, a justiça e a virtude centralizavam todo o problema moral. O termo virtude tem, em grego, um significado bem mais rico e bem diferente do que tem para nós hoje. Designa o que faz a excelência, a perfeição de um ser.     É a prática ordenada de seu próprio bem, de onde resulta harmonia e felicidade.  

Trata-se de partes de uma única virtude, da mesma forma como os olhos, as orelhas e o nariz são partes do rosto. 

Na mítica antiga, nos tempos da criação, os deuses confiaram a Epimeteu e a Prometeu o cuidado de dotar cada espécie das qualidades necessárias à existência. 

Epimeteu abasteceu tão generosamente os animais e os vegetais que, quando chegou a vez da espécie humana, nada mais restava. Prometeu decidiu então compensar a imprevidência do irmão e furtou de Hefesto e Atena o fogo.

Eis, portanto, como o homem conquistou a inteligência que se aplica às necessidades da vida. No entanto, a discórdia começou reinando entre eles e ameaçava aniquilá-los. 

Foi então que Zeus, temendo o desaparecimento total da nossa espécie, enviou Hermes para levar aos homens o sentimento da honra e do direito, a fim de que pudessem se entender e se governar.

Já nos tempos modernos a ética foi estudada por Kant como o princípio supremo da moralidade. Uma de suas grandes questões filosóficas é o da ação humana, ou seja, o problema moral. 

Trata-se de saber o que o homem deve fazer, de como agir em relação a seus semelhantes, de como proceder para obter a felicidade ou alcançar o bem supremo. 

Existem valores morais diversos, e entre eles existem escolhas, pois temos o limite social, cultural etc. Nós somos inseridos no mundo e este sendo social já é formado, situado. Sendo assim, tem sentido afirmarmos que o eu tem um vasto campo de deliberações pessoais. 


A deliberação moral reside na questão – que tipo de pessoa quero ser? Então, a moral é quando a decisão contribui para a identidade do seu “eu”. 

De acordo com o modelo popular temos o “eu” racional e reflexivo, e o “eu” movido pelo o instinto.

O “eu” movido pelo instinto é voraz e devorador dos outros, é canino, e quando se encontra com poder é destruidor, em benefício do seu ego. Este ego quando entra num clima de política suga o sangue do povo para engordar a si mesmo. É aqui que se fazem os maiores crimes contra a sociedade e contra a humanidade.

Adéqua com o que já diziam as sentenças da Bíblia:
Quando o governo é formado de homens justos, o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus e desonestos, o povo chora de tristeza. Um rei justo e honesto ajuda seu país a crescer e viver em paz; o rei que quer ficar rico às custas do povo acaba destruindo a nação" (Prov. 29, 2-4)

O “eu” racional e reflexivo é o “eu” que pratica as cinco virtudes da ética: responsabilidade, lealdade, transparência, respeito, integridade e cidadania. Aqui se diz do homem político que tem moral, ética e caráter, já que as duas maiores virtudes da ética são o caráter e a moral.


Daí a expressão, aquele fulano não tem moral, ou “não tem caráter”, quer dizer não tem ética

          
          NOTICIÁRIO

1)- Próximo domingo, 19 acontecerá o REBANHÃO DAS COMUNIDADES, onde estarão reunidas as Comunidades de toda zona rural e não só. LOCAL: na MANGABEIRA. Constará da seguinte PROGRAMAÇÃO: Grande sessão solene de uma visão geral da amplitude e dinâmica das Comunidades nos dia de hoje pelo P.Chagas da Pastoral social da Diocese de Brejo, seguindo-se Testemunhos. Após o almoço comunitário shows dos dois cantores mais em voga na tradição das Comunidades do Baixo Parnaíba, Francisco Marinho e Pedro Silva. Às 16.00h a grande celebração com encenações e missa solene pelo Bispo diocesano Dom Valdeci. Vai ser uma prévia da celebração dos 50 anos das CEBs de Chapadinha em 2020. É uma celebração promovida pelo COMIPA junto com o pároco.

2)- MISSÃO JOVEM: Também no próximo domingo 19 aqui na cidade será realizada a XIII Missão Jovem com os catequizandos de Crisma, Profissão de Fé e Comunhão solene, organizada pela coordenação da CATEQUESE PAROQUIAL. Local: no Bairro Boa Vista (Mutirão).

3)- No dia 25, próxima semana acontecerá o TORNEIO DA CATEQUESE no RINCÃO. Os treinos acontecerão 23 e 24, sob o comando do prof. Bernardo Ayres, de manhã e à tarde. O encerramento da Catequese será no dia 18/11.

4)- As datas da Consagração nas Comunidades virão marcadas no próximo jornal da próxima semana.

5)- O 1º rito dos batismos de adultos acontecerá no dia 26/11. Vão fazendo as fichas no Secretariado paroquial. O 2º rito no dia 10/12

6)- O CPP terá reunião nesta Terça feira, dia 14. Cada Comunidade deverá levar as contas da comunidade. E as comunidades que faltaram na reunião do dia 31/10 devem levar o relatório dos pertences de cada Capela.

7)- Amanhã, dia 13 temos a reunião das Equipes do dízimo. Para avaliar o andamento do dízimo e atualizar melhor a prática bíblica e pastoral do dízimo. Sua presença é muito importante.

8)- Nos dias 16-26 estará acontecendo a Novena de Cristo-Rei, o padroeiro da Paróquia de CRISTO-REI. Vamos nos associar com alma e coração nessa linda programação, colaborando em todas as programações.

9)- Nesta semana, do dia 09 a 12 decorre a Assembleia diocesana de Pastoral na sede da diocese, com a presença de todos os agentes de pastoral, equipes sacerdotais, equipes de agentes de pastoral, pastorais e movimentos. Os padres da paróquia, P.Casimiro e P.Ambrósio estaremos presentes pelo menos até sábado.

10)- A pastoral Afro tem reunião nos dia 18-19 também na sede do Brejo.

11)- No dia 07 tivemos a reunião dos Colegiados, como estava anunciado. Só faltaram os Colegiados de Santo Antônio e Centro. Ficou decidido que os Colegiados de cada Capela e do Centro deverão reunir-se todos os meses entre si para verem o andamento de suas pessoas e da Comunidade.

12)- Missa da unidade paroquial aconteceu no 1º sábado, dia 04/11: Comunidades mais representadas: S. Antônio, Santana, Bom Parto, S. Francisco, Centro. As menos: S. Raimundo, S.Teresinha, São Pedro.
PASTORAIS mais representadas: Acólitos, Past. da Familia, M. da Eucaristia, Homens do Terço, Mulheres do Terço. AS MENOS: Past. da Sobriedade, RCC, Shallon, Caminho, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Apostolado do Terço. No primeiro sábado de Dezembro convido para prestar mais atenção, dia 02/12. Obrigado.