sábado, 16 de dezembro de 2017

Quando Deus quer ser “não-deus” surge o homem.



O Deus que proclamamos pela fé em Jesus Cristo é preciso dizer que está exatamente onde nos achamos, e somente aí pode ser achado. Daí que a abreviatura ou o ícone do próprio Deus é o homem.

Já vimos noutro número deste jornal (29/07/17) que filósofos da antiguidade afirmaram que o ser humano é o logos de Deus, ou seja, onde Deus se fazia presente e se revelava. 

Além de ser filosofia eles estavam fazendo também teologia. E sem querer faziam já uma cristologia, como afirma Karl Rahner: ”Na unidade propriamente dita de Deus e do homem na autoexpressão pessoal de Deus seu  Logos eterno, a cristologia constitui o começo e o fim da antropologia, e esta antropologia em sua mais radical realização é, por toda a eternidade, teologia”.

No Antigo Testamento diziam que Deus estava no céu e nós na terra. Mas do Deus que proclamamos na fé em Jesus Cristo é preciso dizer que ele está exatamente onde nos achamos e somente aí pode ser achado.

Nos encontramos na junção entre o Infinito e o finito, e constatamos que o próprio finito se tronou o lugar onde o infinito se expressa, como a pergunta a que ele próprio responde. Porque a resposta  está incluída na pergunta. Não existe uma sem a outra.

Na verdade, isto inclui uma unidade da natureza  humana mais abrangente do que habitualmente pensamos. Não é só na nossa fé que aceitamos Jesus como o ponto onde se unem o infinito e o finito, mas todo aquele que aceita a verdade última pela qual o homem vive e morre, essa pessoa aceita Jesus como o Filho de Deus tal como proclama em sua confissão de fé a Igreja, por mais que a formulação teórica lhe pareça pouco feliz e até falsa para expressar a realização crente de sua existência.

Na verdade, ao dizer a Escritura que quem ama o próximo cumpriu a lei, trata-se da verdade última, uma vez que o próprio Deus tornou-se este próximo e desta maneira em todo o próximo sempre é acolhido e amado Aquele que é simultaneamente o mais próximo e o mais longínquo.

Quem acolhe portanto este próximo ainda que esteja longe de toda a revelação expressa em fórmulas, tal pessoa diz, ainda que não o sabia, um sim a Cristo. E essa pessoa aceita Jesus.

Num Natal destes em que cantamos glória a Deus nas alturas e paz aos homens por ele amados, esses por ele amados são todos para quem Deus é o Deus da paz, e Jesus o Salvador, o Jesus aceito porque aceito o irmão finito onde se esconde o infinito.
             

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE FINAL DE ANO

1-Hoje vamos falar de dízimo:
Quando eu me batizo, é para ser dizimista. Porquê? É porque é para ir na missa nos domingos, é para comungar, é para confessar, trabalhar nas tarefas da igreja, e para ser dizimista.
O que dizem os mandamentos da Igreja?

1ºMandamento: Participar da missa inteira nos domingos e dias santos, e abster-se de ocupações de trabalho;

2º Mandamento: Confessar-se ao menos uma vez por ano;

3º Mandamento: Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição(comungar).

4º Mandamento: Jejuar e abster-se de carne conforme manda a Santa Igreja ( 4ªFeira de Cinzas e 6ªFeira Santa).

5º Mandamento: Participar com o dízimo para a sua Igreja.

Então, porque só comungar? Só confessar? Só ir na Missa?

E cadê o Dízimo? Será porque entra na carteira?
Quanto um cristão gasta numa semana tomando umas bebidas de cerveja? Álcool? Cigarro? E....e....Somando no  mínimo dá 60$00. No mês, 60 vezes 4 semanas = 240$00
E só doa 10$00 no dízimo por mês.

Durante o ano: 240$00 vezes 12 meses = 2.880$00 no dízimo 10 reais vezes 12 meses = 120$00 durante o ano.

No entanto nos preocupamos se não vamos na missa, se não comungamos e fazemos questão de confessar. E porque poucos fazem questão de ser dizimistas? E porque a maioria não faz questão de ser dizimista? Em nossa Paróquia de N.S. das Dores somente dois por cento é que são dizimistas. Precisamos tomar consciência e avaliar a sua importância.

Diz o prof. Felipe Aquino: “a Igreja estabeleceu como obrigação para todo católico cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida ligada à vida moral litúrgica e que dela se alimenta. 

O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo” ( canon 2041).

Note que o Catecismo diz que isto é o mínimo indispensável para o crescimento na vida espiritual. Podemos e devemos fazer muito mais, pois isto é apenas o mínimo obrigatório pela Igreja. 

Ela sabe que como Mãe tem filhos de todos os tipos e condições, portanto fixa, sabiamente, apenas o mínimo necessário, deixando que cada um, conforme a sua realidade, faça mais. E devem fazer mais”. Isso é o mínimo, e entre esse mínimo está o mandamento do Dízimo.

2- CEPAN - RINCÃO
Pouca gente se seu conta  da   placa  que se encontra na entrada da entrada  principal do RINCÃO – CEPAN- RINCÃO, Centro de evangelização Padre Neves. Na verdade, é mais ou só conhecido por RINCÃO. E na prática não tem sido considerado como centro de evangelização, o que acontece é mesmo no CBNET.

No Rincão tem o Auditório, sim, é considerado centro de evangelização, com as assembleias paroquiais que lá se realizam e retiros paroquiais.

Temos feito esforços para encher os Shows que têm sido feitos no RINCÃO, o que não tem dado certo. Show “Evangelize”, Show de cantores católicos como Rosa de Saron, Diego Fernandes etc. 

O que tem acontecido? Ninguém das Pastorais  não vai, ninguém dos Movimentos não vai, ninguém das Comunidades não vai, somente alguma Juventude, alguma. E o Rincão é uma fonte de despesas: Energia mensal, 600,00; Água 120,00; vigia, 380,00; Quebra de lâmpadas, banheiros etc, No ano de2017 foram cerca de 40 mil para levantar o telhado do refeitório, e cerâmicas e Extintores. Os Shows e vendas de entradas tinham esse objetivo mas não tem dado entradas.

A Pastoral Familiar está fazendo uma reflexão a respeito, e em vez de fazer seus eventos noutros locais, está seriamente pensando em fazer seus eventos no RINCÃO. É uma Pastoral confiável e apoiamos a ideia.


           Noticiário:
1)- Hoje é a última noite do Festejo de NªSª do Bom Parto, Bairro Tigela. Amanhã tem a santa missa às 08.00h e a procissão às 16.00h.

2)- 16 e 17 aconteceu a Escola diaconal na sede da diocese.

3)- Equipes do Dízimo: reunião no  dia 18

4)- Pastoral do Batismo (Preparadores do batismo): reunião dia 19.

5)- Ministros da eucaristia: Investidura para os novatos e renovação para todos no dia 24, na missa das 10.00h. Agradecemos ao ministro Paulo pelo empenho e pelo curso.

6)- Parabenizamos os novos diáconos da diocese, Francisco de Assis e Felipe de Oliveira pela ordenação de diáconos que ocorreu ontem dia 16 na igreja de Cristo Rei.

7)- P.Ambrósio que foi na ordenação sacerdotal do P.José Antônio em Minas estará de volta no dia 20.

8)- Parabenizamos também os seminaristas Gerry Lima e Gerre Adriano pela sua formatura de teologia e de filosofia respectivamente no dia 15, em São Luís.


PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES 

DO NATAL E ANO NOVO:

Missas no dia NATAL: Missa do galo às 20.00h; as missas do Dia, nos horários normais, só na Matriz.

Missas no dia de ANO NOVO: Missa da passagem do ANO: às 20.00h. Missas do Dia nos horários normais, só na Matriz.

Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12;  para os padrinhos será no dia 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12


Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01

sábado, 9 de dezembro de 2017

O QUE É APOCALÍPTICA



O termo “apocalipse” define um gênero literário chamado de literatura apocalíptica que são escritos judaicos e, mais tarde cristãos, que começaram a surgir por volta do ano 200 a.C. indo até o ano 100 d.C. Os livros judaicos da literatura apocalíptica, oriundos do período do Segundo Templo, ou da época de Neemias, devem sua sobrevivência ao cristianismo primitivo. 

Grupos cristãos copiavam e transmitiam esses escritos apocalípticos, o que significa dizer que ao se formular alguma teorização acerca do ajuste social e da função desses apocalipses deve-se reconhecer o fato de que o contexto em que eles sobreviveram é um contexto cristão. 

Importante destacar que ao longo dos anos da era cristã, a produção de apocalipses continuou. O livro do Apocalipse de João é considerado o modelo para a definição do gênero em virtude dos seus primeiros versos apresentarem uma estrutura típica: uma revelação dada por Deus,que utiliza um mediador, para trazer uma mensagem a um visionário sobre eventos futuros. 

Podemos definir a literatura apocalíptica como: um gênero de literatura revelatória com estrutura narrativa, no qual a revelação a um receptor humano é mediada por um ser sobrenatural, desvendando uma realidade transcendente que tanto é temporal, na medida em que deslumbra salvação escatológica, quanto espacial, na medida em que envolve outro mundo, sobrenatural

Os apocalipses históricos são caracterizados por visões. Esses apocalipses possuem como meio de revelação a visão de um sonho simbólico,  o discurso de um anjo, o diálogo de revelação, o midraxe, e o relato de revelação. Entre os conteúdos da revelação temos: a profecia  e as predições escatológicas.

Essa cosmovisão implica o fim da ordem presente através de uma destruição, ou seja, a ação salvífica de Deus é concebida como uma realização fora dessa ordem presente, dentro de uma nova realidade .

Esse dualismo é chamado de “escatológico” em virtude de envolver a substituição de uma vez por todas “desta era”, que é completamente má, pela “era que está por vir”. A realidade do pecado, do mal e da morte são realidades “desta era”, enquanto que justiça, o bem estar e a verdadeira vida pertencem à “era que está por vir” ou seja, a época e a realidade divina. Sendo assim, na apocalíptica judaica a terra é o lugar “desta era”, enquanto que o céu é o lugar “da era que está por vir” ou “era vindoura”.

Os movimentos apocalípticos podem ser classificados em dois: um grupo marginalizado ou oprimido dentro de uma sociedade, ou uma nação inteira debaixo do jugo de um poder estrangeiro como em Daniel. 

Com isso, a alienação seria a base do desta literatura e, a resposta a esta situação. O sentimento de alienação da ordem presente é fundamental para muitos apocalipses, especialmente do tipo histórico. 

Isso significa que a apocalíptica serviu de alternativa para os grupos oprimidos e alienados da sociedade judaica. Eles receberam uma nova identidade por meio da compreensão da existência humana oferecida pela apocalíptica, com sua interpretação do mundo e do futuro.

Por isso, a formação desta literatura teve como contribuição as medidas de coerção política, econômica e religiosa decorrentes de perseguições de nações estrangeiras como na época de Antíoco IV Epífanes quando começou essa literatura.

A linguagem apocalíptica está ligada diretamente à questão do discurso. Os textos apocalípticos apresentam um vocabulário enigmático que lança certo grau de mistério, acarretando várias compreensões e interpretações.

Essa literatura possui algumas características formais representativas como, a mitologia, descrição cosmológica, descrição pessimista da história, dualismo, divisão do tempo em períodos, numerologia, pseudo-êxtases,  pseudônimos e esoterismo.

Os apocalipses acrescentam detalhes referentes à história da salvação na sua perspectiva, como a queda dos anjos, a fonte do mal no universo e a parte desempenhada nele por influências angelicais, e o conflito entre o bem e o mal (que se dá em forma de luz e trevas, ou Deus ou Satanás); além disso eles acrescentam o surgimento de uma figura transcendental chamada de “Filho do Homem.” A linguagem apocalíptica é, portanto, de caráter simbólico e cheia de alusões ao  imaginário tradicional.

Dentre os pontos apresentados acerca da apocalíptica judaica, também é importante mencionar a questão da experiência visionária já que a perícope da transfiguração em Mateus, pode ser definida como uma visão para os discípulos e, por conseguinte, para os leitores de Mateus. pode ser explicado simplesmente como fruto de uma composição literária apocalíptica.

Muitas características de estado emocional e físico do visionário aparecem refletidas nos estados daqueles que participam de movimentos religiosos com êxtase.

Concorre para isso o fato de os visionários geralmente jejuarem ou realizarem outros preparativos para a recepção de visões como os xamãs


Essas características levam os estudiosos a classificar  os apocalipses como obras de literatura  de ficção religiosa.

           
        NOTICIÁRIO:


1)- Hoje tem 2ª rito para os batizados de 

adultos. 

2)- Encontrão dos acólitos:  na igreja de Cristo 

Rei.
       
3)- Conselhos econômicos das comunidades (CAE), reunião amanhã, dia 11. Como foi lembrado, é para trazer o Livro Caixa.

4)- Reunião do CPP neste dia 12, terça feira. Sua presença é muito importante.

5)- O seminarista Jhon Lucas chegou no dia 07. A  formatura em filosofia foi no dia 02 em Contagem, Belo Horizonte.

6)- Ordenação de diáconos na igreja de Cristo Rei: seminarista Francisco de Assis dos Vales Conceição e Felipe Oliveira dos Santos serão ordenados de diácono no dia 16 na igreja de Cristo Rei. Horário, às 19.00h.

7)- Ordenação de diácono e de presbítero: o diácono José Antônio Lima da Silva será ordenado de presbítero no dia 17 em Contagem(MG), e o seminarista Afonso Gomes Chivela será ordenado de diácono na mesma cerimônia no mesmo dia. Os dois são da Sociedade Missionária da Boa Nova. Padre Ambrósio irá nessa ordenação.

8)- Rincão BOA NOVA: Foi colocado piso de 

cerâmica nos banheiros e revestimento nas 

paredes e também na cozinha por exigências 

da Agência sanitária. E seis extintores de 

incêndio por exigência dos Bombeiros

Também foi pintado piso do auditório e do 

refeitório. Assim como a tinta dos 04 Portões 

de “SAÍDA DE EMERGÊNCIA”. Foi gasto 

um total de 16.107,07



9)-Feijoda na lanchonete: Domingo que vem, 
17, tem feijoada na Lanchonete, a partir das 10.00h. É o ministério jovem, em prol dos jovens que vão na Missão Jovem “Jesus no litoral” em janeiro do próximo ano. Participe.


PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DO

NATAL E ANO NOVO:

- Missas no dia NATAL: Missa do galo às 20.00h; as missas do Dia, nos horários normais na Matriz.

- Missas no dia de ANO NOVO: Missa da passagem do ANO: às 20.00h. Missas do Dia nos horários normais na Matriz.

- Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12;  para os padrinhos será no dia 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12

Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01



quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Encontrado um osso do Papai Noel



Um fragmento de osso que acredita-se ser de São Nicolau, o santo que inspirou o Papai Noel, foi examinado em um teste de carbono pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo a avaliação, a relíquia data do período em que santo viveu, acredita-se que ele tenha morrido em 343 d.C. Nascido no ano 270 , viajou para Palestina e Egito antes de voltar e se transformar no bispo de Mira na Turquia.


São Nicolau foi imortalizado por várias ações dentre as quais algumas viraram lendas passadas de geração em geração, uma das quais narra a entrega de bolsas de ouro para famílias necessitadas por meio de uma chaminé.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Sejam capazes de sonhar com um mundo diferente, e se não vingar tornem a sonhar de novo



O mundo não está indo de mal para pior, mas pode ir de bem para melhor. 

Tem autores que denunciam “ a mistificação  infantil do passado” quando se respaldam naquelas afirmações que no seu tempo não era assim. E querem então que tudo continue como no seu tempo. Entram então numa nostalgia do passado como se o passado pudesse continuar governando nossos dias de hoje.

O Papa Francisco nos aconselha a pensar de outra maneira e que devemos nos proteger dos chamados profetas da desgraça que estão em todas as partes e semeiam medo e aterrorizam as pessoas com mensagens apocalípticas. Em 30 de Agosto 2017 falou assim aos jovens:  “ Os jovens que não buscam nada não são jovens, estão como aposentados. 

Não escutem aqueles que matam à nascença qualquer esperança ou dizem que nenhum objetivo vale o sacrifício de uma vida. Não devem dar ouvidos aos velhos de coração. Deus não quer homens e mulheres que caminham com ele cheios de tristeza sem terem no coração o vento da alegria”

E pediu a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas, novas e menos novas que “sejam capazes de sonhar com um mundo diferente, e se não der certo tornem a sonhar de novo”.

Na época de Jesus muitos partilhavam  que o fim do mundo viria ligeiro. São Paulo em várias das suas Cartas assim partilhava. 

Especialistas estão convencidos que o próprio Jesus partilhava essa opinião, assim como os evangelhos da apocalíptica quando falavam que o fim virá como um ladrão, de noite, Mt.24,43. (Cf. 2Pe, 3,10). “Cuidado, ficai atentos porque não sabeis quando chegará o dia e o momento” (Mc.13,33).

Não era só como advertência metodológica, mas era uma convicção generalizada que o fim devia vir em breve. E temos todo um livro do Apocalipse que é todo ele direcionado a confirmar os cristãos nessa ideia e que ficassem vigilantes até  que esse grande dia  chegasse, e nunca chegou.

Na verdade, a  literatura apocalíptica nasceu dentro de um processo histórico de perseguição, numa situação critica servindo para animar as comunidades perseguidas, como estava também acontecendo na época em que o Apocalipse foi escrito, com as perseguições de Nero e Domiciano. 

Este gênero literário do apocalipse é muito antigo, começado com o livro de Daniel, depois Ezequiel, e pela apocalítica judaica e no último livro da Bíblia o Apocalipse.

E aqueles que hoje ainda participam desta ideia surge a pergunta: O progresso é uma bênção ou maldição? Para aqueles que se apoiam naquela ideia que “no meu tempo não era assim” e que hoje em dia tudo está errado, não devia haver progresso. 

Mas para aqueles que têm ousadia de pensar que o futuro é bom, e de sonhar com um mundo diferente, o progresso é bênção.

Mesmo e ainda que, como nos recomenda o escritor Zygmund Bauman “precisamos nos abraçar por um longo período de tempo em que enfrentaremos mais perguntas do que repostas”.
E quem tem perguntas não tem certezas, e muitas vezes nem respostas certas, ou multidões de respostas. E muitas dúvidas.

Então não devemos ter medo de duvidar, porque duvidar é um sinal de inteligência, e de procura. E só achará mais quem duvidar mais e procurar mais. Duvidar não é pecado.

Papa Francisco envia saudação à Igreja no Brasil pela abertura do Ano do Laicato

O Papa Francisco querendo associar-se à Igreja no Brasil que dia 26 de Novembro inaugura o Ano do Laicato, dirige-se a cada um dos leigos e leigas brasileiros, animando-lhes a ser protagonistas da “nova saída missionária” que Deus pede à sua Igreja (A.Ev,20). Isso significa em primeiro lugar, tomar consciência de que “não podemos ficar encerrados na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Mas sair...enviado. Não se trata simplesmente da abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair para fora, para procurar e encontrar” (JMJ Rio 27/0713). De modo concreto, os leigos, através da sua consagração pelo Batismo e Confirmação têm como missão particular “a transformação das diversas realidades terrenas para que toda a atividade humana seja transformada pelo Evangelho”(A.E.201). E  nesse momento particular da história do Brasil, é preciso que os cristãos assumam sua responsabilidade de ser o fermento de uma sociedade renovada, onde  a corrupção e a desigualdade dêem lugar à justiça e solidariedade. Por isso, como confirmação de tais propósitos que confia à Nossa Senhora Aparecida o Papa Francisco envia a todos os fiéis cristãos do Brasil a Bênção Apostólica.

           NOTICIÁRIO:


1)- Hoje encerra a assembleia paroquial, onde participaram as forças vivas da paróquia da cidade e da zona rural. O assunto foi todo ele direcionado ao tema do Itinerário da iniciação à vida cristã.  Parabenizamos o CAP e o COMIPA que muito trabalharam para o seu êxito.

2)- Ontem fizemos o lançamento do ANO DO LAICATO, e convido todos para entrarmos nesse clima da Igreja no Brasil que convida todos os leigos a se sentir Igreja e responsáveis por um Brasil melhor. O eixo central é celebrar a dinâmica duma Igreja viva e organizada como é a Igreja católica no Brasil que é modelo para todo mundo.

3)- Missa da unidade paroquial: aconteceu também ontem que era o 1º sábado, e tivemos ocasião de falar no dia mundial dos pobres, num país como o nosso que tem 30 milhões abaixo do nível de pobreza, e onde o Papa nos falou que a “eucaristia é um compromisso a tocar “o corpo de Cristo no corpo chagado dos pobres como resposta à comunhão sacramental recebida na eucaristia”,  pois  “ a predileção de Jesus pelos pobres é o centro do evangelho”. (Mensagem do Papa para o dia mundial dos pobres).

4)- Exposição do Santíssimo Sacramento hoje 1º domingo do mês, com a adoração dos grupos, pastorais e movimentos. E lembrando que não tem verdadeira eucaristia se não tiver verdadeiro compromisso com os irmãos pobres.

5)- Dia de consagração hoje na comunidade de Santo Antônio. Parabenizamos a catequese de S.Antônio.

6)- Está decorrendo o festejo de N.S. da Conceição na comunidade Terras Duras, hoje 5ª noite.

7)- Festejo de Nossa Senhora do BOM PARTO, na comunidade Tigela: começa no dia 08, que é sexta-feira, e vai até o dia 18, que é o dia de Nossa Senhora do BOM PARTO. Participe.

8)- COLEGIADOS: Reunião no dia 05, terça feira. Sua presença é muito importante. Lembre que o colegiado é o motor da comunidade.

9)-Próximo domingo dia 10/12 tem 2ª rito para os batizados de adultos.  

10)- Encontrão dos acólitos: próximo domingo 10/12, na igreja de Cristo Rei.

11)- Vou lembrando já aqui os programas dos sacramentos deste final de ano: Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12. Para os padrinhos 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12

12)-Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01



sábado, 25 de novembro de 2017

Festa de CRISTO REI - A Igreja no Brasil se prepara para abertura do ANO DO LAICATO 26/11/17 ATÉ 25/11/18



No dia 26 de novembro de 2107 será aberto, na Igreja no Brasil, o Ano do Laicato, que terá como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. 
“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.
Os bispos esperam que no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”.
Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, aponta que é preciso, em primeiro lugar, a abertura do coração, presença e participação de todos. “É participando que a gente vai adquirir conhecimentos, experiências, vai entender melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”.
Laudelino faz ainda um apelo para que todos contribuam com o sucesso do Ano do Laicato. “Você aí que é cristão leigo e leiga ou você que tenha algum ministério na igreja mesmo não sendo ordenado, religioso ou religiosa, diácono, bispo ou presbítero, você pode, com a sua presença, com a sua participação, levar o bom êxito para o Ano Nacional do Laicato.

Ano do Laicato vai estimular protagonismo dos Cristãos leigos

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.
Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina, as Dioceses receberão uma proposta a partir da qual, recomenda, tenham toda a liberdade para usar a criatividade ao planejar e vivenciar as ações locais.
O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.
Segundo o presidente da comissão, dom Severino, espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, disse o bispo.
OBJETIDO GERAL: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; ∞ Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; ∞ Testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. ∞ Comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987). Dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade e demais documentos do Magistério sobre o laicato, em especial do Papa Francisco; ∞ Estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. ∞ Promover eventos para marcar a abertura do Ano Nacional do Laicato, bem como Seminários Temáticos nos Regionais da CNBB; ∞ Publicar reflexões e subsídios para as celebrações, catequese e comunicação; ∞ Conclamar toda a Igreja no Brasil: regionais, dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, as diferentes expressões laicais e os Organismos de comunhão do povo de Deus, na realização do Ano Nacional do Laicato; ∞ Desenvolver atividades que culminem na realização de um encontro nacional com o laicato no encerramento do ano (Solenidade de Cristo Rei de 2018. Envolver os meios de comunicação social nas atividades programadas para o Ano Nacional do Laicato

AÇÕES:

Abertura do Ano em cada Diocese e Paróquia (Solenidade de Cristo Rei – 26/11/2017); ∞ Abertura pela Presidência da CNBB em Rede Nacional (28/11/2017); ∞ 14º Intereclesial das CEBs em Londrina – PR (23 a 27/01/2018); ∞

Seminários Temáticos nos Regionais; ∞ Congresso Latino-Americano e Caribenho sobre o Laicato, promovido pelo CELAM, em Mariápolis – SP (02 a 04/11/2018); ∞

Visitação da imagem da Sagrada Família pelas Comunidades e Paróquias; ∞ Encontros de reflexão no mês de novembro; ∞ Dia Mundial dos Pobres (18/11/2018); ∞

Encerramento com a Assembleia Nacional dos Organismos do povo de Deus (23 e 24/11/2018) e Romaria do Laicato em Aparecida – SP (25/11/2018).

Semana Missionária “Igreja em Saída” nas Igrejas locais (sugestão: julho de 2018).
Círculos Bíblicos em cada rua e nos ambientes de trabalho.


LEGADOS PARA O ÂMBITO DA SOCIEDADE 
Promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa (Conselhos de Direitos, Grupos de Acompanhamento ao Legislativo, Iniciativas Populares, Audiências, Referendos, Plebiscitos, entre outros); ∞ Mobilizar a sociedade brasileira para a realização da auditoria cidadã da dívida pública. 

LEGADOS PARA O ÂMBITO ECLESIAL ∞ Criar programas de formação de ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos; ∞ Fortalecer a articulação das redes de comunidades (Doc. 100 da CNBB); ∞ “Criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de Leigos” como preconiza o Doc. 105 da CNBB, n. 275, letra

ORAÇÃO DO ANO DO LAICATO:

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, /no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam/ para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade/ à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém! 


         NOTICIÁRIO:

1)-Encerra hoje a festa de Cristo Rei na Paróquia de Cristo Rei, onde iremos participar de todos os programas do encerramento. Parabenizamos o pároco, P.Joel e as comissões de organização do festejo.


2)- Semana passada, tivemos a reunião do clero com o bispo diocesano, no sítio da família Caldas, com muitas ´presenças. D.Sônia foi convidada para colocar o PROJETO DIOCESANO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ a ser publicado e aplicado em todas as paróquias progressivamente até o ano 2020. O congresso diocesano do A.O ficou marcado para Chapadinha no mês de Julho 2018, no Rincão.

3)- No próximo sábado, dia 02/12 teremos a Assembleia paroquial com inicio às 13.00h e encerramento dia 03/12. No sábado às 19.30h começaremos a caminhada para a  Matriz para a missa de abertura do ANO DO LAICATO e do DIA MUNDIAL DOS POBRES.

4)-hoje tem o 1º rito do batismo de adultos, conforme já vinha anunciado, o 2º será no dia 10/12.

5)- Conselhos econômicos das Comunidades: Reunião amanhã, 27. Os conselhos econômicos têm que prestar contas todos os meses às Comunidades e ao Colegiado da Comunidade e não poderão fazer despesas sem o acordo do Clolegiado.


6)- Domingo passado tivemos a realização do 1º REBANHÃO DAS CEBs, com mais de 1700 presenças. Parabéns à organização do COMIPA.

7)- MISSÃO JOVEM XIII decorreu no Bairro do Mutirão (Boa Vista) com muita garra, parabéns à Catequese Paroquial.

8)- Nova coordenação paroquial dos Acólitos: 1º coordenador, Layrton; 2ª coordenadora, Victória; Secretária: Leticia; Direção espiritual Lucas; Tesoureiro Marcelo. Desejamos bom trabalho.