sábado, 17 de março de 2018

Porque é que no Antigo Testamento Deus não podia ser chamado de Pai? E porque é que os Judeus zangaram com Jesus por chama-lo de “meu Pai”?




Para responder rapidamente a esta pergunta, é porque houve um tempo muito longo e uma luta longa para que o povo de Israel passasse de uma religião politeísta (muitos deuses) para uma religião monoteísta (um só deus). 

E quando "fecharam" com uma religião monoteísta, Jahweh não podia ser chamado de Pai senão ele teria uma família, e então teria outros deuses e deusas com ele. Por isso no tempo de Jesus eles não admitiam isso, o que levou muito tempo para chegar a este ponto.

Então, quando eram ainda politeístas, os judeus, assim como os povos vizinhos do antigo Israel, eles davam ao Jahweh uma família. E Jahweh teria uma deusa como sua esposa, que no caso era Asherah, ou Astarte, mais tarde chamada como a “Rainha dos Céus”.

Esse era o escalão mais alto do panteão dos deuses do Antigo Israel, e tinham essa religião que era compartilhada com os povos ugaríticos e mesopotâmicos, seus vizinhos. 

Levou anos para chegarem ao monoteísmo quando se separaram, como povo distinto dos seus vizinhos ugaríticos. Lembremos que os documentos mais antigos que existem só dão conta de um pequeno povo Israel no ano de 1.200 a.C.

E este povo era chamado de Isra-hahu. O seu primeiro deus era EL, o pai de Baal, o mesmo dos ugaríticos. Só mais tarde é que esse povo ficou se chamando Isra-El , levando no seu nome esse deus dos povos ugaríticos. 

Porém o deus EL e Jahweh andam juntos e eram como dois deuses irmãos, de Israel, e eram o escalão mais alto nos altares deles, ou no seu panteão dos deuses. E como o deus EL, Javé também tinha a sua família. Era o deus guerreiro, ou dos exércitos, enquanto que o deus EL era o deus da caça.

Quando porém o povo de Israel ficou dividido e separado em reino do Norte e reino do Sul após Salomão, o reino do Norte teve  o nome de Israel e no Sul ficou o reino de Judá, com Jeroboão no Norte e Roboão no Sul, cerca de 930 anos a.C.

E cada reino tinha os seus deuses. No reino do Norte, com a capital em Samaria tinham os templos de Dan e Betel, e no Sul  a capital era Jerusalém. Jeroboão, do reino do Norte quis proibir o seu povo de frequentar o templo de Jerusalém, e construiu santuários em Dan e Betel, com deuses Molok e Baal em forma de bezerros de ouro(1 Reis, 12,28).

E para celebrar a separação fez a primeira Páscoa em honra de Javé também em forma de um bezerro de ouro dizendo: este é o deus que tirou vocês do Egito.

Por seu lado, o Roboão do Sul xingou do seu irmão do Norte e até mandava profetas para lá para ameaça-lo, como o profeta Amós e Aías. As coisas pioraram até que o reino do Norte (Israel) caiu sob o domínio dos Persas em 722 a.C. Então 

Roboão disse que foi castigo de Javé por fazer as imagens do bezerro para representar Javé. Porque o povo dizia assim: os reis terrenos mantêm-se no poder devido aos deuses que têm o poder no céu. Quando um rei é vencido é porque o seu deus é fraco. 

Então atribuíam a derrota não porque Javé era um deus fraco, mas que foi um castigo dele porque ao lado de Javé cultuavam também Baal. Mais tarde Roboão também foi vencido, e foi deportado para a Babilônia (586 a.C). E agora? Javé continuava sendo fraco? O povo ficou sem resposta.

Javé não era fraco, mas castigou também o reino do Sul (Judá) pelos seus pecados, e porque cultuavam também a Rainha dos Céus (Asherah)  ao lado de Javé, como esposa de Javé...

Foi quando caiu a ficha, e então os sacerdotes e os profetas começaram abrindo os olhos e dizendo: se nós continuarmos com esta história de vários deuses, acabaremos de vez até como semente de povo. Os deuses vão acabar conosco. Seja Jahweh ou Baal ou Asherah ou a "Rainha dos Céus”.

Daí em diante vieram as Escrituras e os Salmos e os profetas unidos para proclamarem um só Deus em Israel e no mundo. E tem mais, como dizem os estudiosos, a história do bezerro de ouro foi transferida para mil anos atrás, quando compuseram a história da passagem do Mar vermelho e do Êxodo. 

Porque a história do mar vermelho e do Êxodo foi feita nesta altura justamente como Catecismo de que só há um Deus.

Agora vem a resposta à pergunta: porque é que Jahweh-deus, não podia ser invocado como Pai? Foi justamente para proibir o povo de pensar que Jahweh-deus tinha família, porque se tivesse família tinha que ter filhos. 

E se tivesse filhos ele teria que ser pai, e os seus filhos teriam que ser deuses, e aí voltariam de novo para o politeísmo.

           NOTICIÁRIO



1)- Hoje tem o 1º Rito de batismo após a missa das 10.00h para os batismos da Páscoa.

2)- Semana Santa: Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Sábado Santo em dois Polos: Na igreja de Santo Antônio e na Matriz, nos mesmos horários: Domingo de Ramos às 08.00h; Quinta Feira Santa às 17.00h; Sábado Santo às 20.00h. As visitas a idosos e doentes na comunidade do Centro serão na 2ª e 3ª feira Santa. Quarta, Quinta e Sexta Feira Santa confissões da parte da manhã, a ainda sábado Santo.

3)- No domingo de Ramos convoco as comunidades presentes para encher a praça do abrigo onde será feita a bênção dos ramos; só depois haverá a entrada para a igreja e a santa missa das 08.00h. Tem também a missa das 10.00h e à noite, 20.00h.

4)- No sábado santo a bênção do fogo novo e do Cirio pascal será também na mesma praça do abrigo, e só depois a entrada na igreja atrás do Círio, e com nossas velas acesas. Leve portanto sua vela.

5)- Dia de PÁSCOA: Tem celebração da santa missa na igreja de S.Pedro às 07h da manhã, e na igreja de S.Raimundo às 09.00h.

6)- Dia de PÁSCOA Na Matriz e CERCO DE JERICÓ: Missa às 08 da manhã e 10 da manhã. Batismos de adultos às 15.00h.

7)- CERCO DE JERICÓ: Conforme acordado no último CPP, depois dos batismos começa o Cerco de Jericó na matriz. O mesmo acontecerá só nos horários da noite, ocupando toda a semana da Páscoa, desde o dia 01 até o dia 07 de abril. As adorações serão só das seis da noite às seis da manhã, no revezamento dos Grupos.

8)- Comemoração dos 80 ANOS DE CHAPADINHA: A Missa das 08h da noite do dia de PÁSOCA será celebrada na PRAÇA DO POVO, EM COMEMORAÇÃO aos 80 ANOS DA CIDADE DE CHAPADINHA. Conforme acordado no último CPP, as duas paróquias da cidade (NªSª das Dores e Cristo Rei) faremos essa celebração conjunta. Em seguida segue um Show pela BANDA DOMINUS. Portanto a missa do domingo de Páscoa à noite não será na matriz mas na praça do povo. Participe.

9)- No mês de Junho irão começar os encontros de Crisma para adultos. Podem começar fazendo as inscrições tanto na comunidade do Centro como nos Bairros.

10)- As imagens da Sagrada Família para os encontros do Ano do laicato estão chegando já no final deste mês de Março. Lembramos que as caminhadas de Maio serão por indicação da CNBB com as imagens da Sag. Família.

11)- No dia 21/3 tem a reunião da pastoral do dízimo. Sua presença é muito importante.

12)- No dia 23/3 a reunião da pastoral do batismo. Contamos com sua presença.

13)- No dia 21 e 22 teremos a visita do P. José Armando. Seja bem vindo.

14)- dia 22, quinta feira antes da Quinta feira Santa, tem a Missa da bênção dos santos óleos na catedral de Brejo. As inscrições para a viagem no Secretariado com dona Gnu.

15)- Bo dias 24 a 25 Escola diaconal no Brejo.
16)- Amanhã, 19, dois anos e onze meses do falecimento do saudoso  P.Neves. Faremos a santa missa no horário normal às 17.00.

Campanha da fraternidade E ANO DO LAICATO


Sandro Cardoso é mecânico em Bragança Paulista, e conta o seguinte: Na minha cidade tem um Centro Sócio Educativo, e uma ocasião fui fazer uma visita. Achei que devia fazer alguma coisa pelo próximo.

“ Eu ia para converter, mas o convertido fui eu. Visitei a mãe de um garoto usuário de drogas; a cama em cima de 04 tijolos e esgoto passando em baixo do quarto. Ele e o pai tinham tirado os fios elétricos da casa para comprar droga. Eu convidei o garoto para trabalhar na minha oficina. 
Hoje ele tem casa, casamento e frequenta a faculdade. Geralmente o devoto cristão: “Só eu e Deus”, e apenas isso. Mas eu vi que não podia ficar só nisso aí”.


sábado, 10 de março de 2018

Para compreender a história de Israel




Estamos  preparando reuniões para o ANO DO LAICATO, e um tema importante é a participação da PASTORAL FAMILIAR e dos formados em teologia para participar da IVC (iniciação à Vida Cristã)

Hoje em dia temos mais esclarecimentos a respeito da história de Israel devido a pesquisas e documentos que surgiram nestes últimos cinquenta anos.

Sabemos que o nosso corpo está todo mapeado e cada micróbio e vírus por vírus são identificados. Assim também a Bíblia hoje em dia está também mapeada.

Estamos habituados a pensar que o antigo povo de Israel tinha um só Deus e pronto, ponto final. Mas não era bem assim. Nos povos antigos não cabia na cabeça das pessoas que os deuses não tivessem família. 

E Javé tinha família. “Em geral, a imagem de Javé como deus guerreiro e patrono divino pressupunha a tolerância de adoração a outras divindades em sua casa divina, mas tendo que ser subordinadas a ele. 

Os Dez mandamentos “não terás outros deuses diante de mim”  supõem que  tinham outros deuses, mas que Javé devia ser o maior, como diz os salmo 95,1: “Javé, tu és o primeiro entre os outros deuses”(Cf. Mark Smith, “O Memorial de Deus”, 91). Existem documentos que quando o rei sírio Sargão II tomou o reino do Norte em 722 ele disse:” eu capturei os deuses da adoração deles, dos judeus”.  

Qual o motivo da transição de vários deuses para um só deus? É o que vamos ver.  Se os reis humanos estavam no poder era um sinal da proteção e poder divino. No dia da sua coroação o novo monarca ganhava um novo status como de filho de Deus o qual provém do útero divino, como afirma o salmo 110,3.

Porém, em 722 o reino do Norte de Israel foi vencido pelos assírios. Aí levantou-se a questão: se um rei fosse vencido é porque o seu deus era fraco. É como os políticos quando são apoiados por outro político fraco. E agora?

A resposta foi dada na época do profeta Jeremias: não que o deus Javé era fraco, mas ao contrário, foi uma vingança da Rainha do céu, Asherah, por terem relaxado o culto a ela. (o.c.101). Isto porquê? Porque Javé tinha família. Bem que Jeremias pregava que era castigo do deus Javé mas todo mundo dizia que era da deusa. (Cf. Jer.7,18 e 44,11-12).

Porém 126 anos mais tarde o reino do Sul também caiu debaixo dos reis da Babilônia. E todo Israel foi para o exílio. E não adiantava mais confiar em tantos deuses e tantos poderes e tantas trocas de deuses.

Na Babilônia o povo refletiu e assumiu a sua condição de povo que devia servir a um só Deus. E mais, Deus não podia estar ao serviço do povo, mas o povo ao serviço de Deus. 

Nasceu dessa reflexão o Livro do segundo Isaías, o “servo sofredor”, povo nascido com a missão de servir a Deus. No exílio o povo ficou sem terra, sem rei e sem suas imagens de deus porque os opressores proibiam. Mas notaram que Deus continuava escondido no meio deles. “Na verdade um deus escondido, realmente sois Vós, Senhor.” (Is.45,15)

Quando veio Jesus, ainda ressuscitava na cabeça de alguns que poderia ser o novo rei de Israel e que iria restaurar o reino de Israel.” é agora que vais restaurar o reino de Israel? (Mt.28,6). 
Porém jesus declarou, negativo, “eu vim para servir e não par ser servido”(Mc. 10,45).

Foi esta herança a maior herança do Povo de Israel e a maior espiritualidade que legou à humanidade, conquistada a duras penas e encarnada depois na pessoa de Jesus.

Na verdade, Maomé e os Árabes fizeram a sua religião monoteísta na força das armas. Mas o povo de Israel consolidou a sua religião monoteísta na força de sua experiência mística, política e religiosa.

           NOTICIÁRIO


1)-O pároco agradece todas as manifestações de amizade e mensagens por ocasião de seu aniversário. Deus multiplique nossas oportunidades de bons encontros. Campanha dos Envelopes = 2.227,00; Feijoada= 650,00. Obrigado pela compreensão.

2)- Amanhã, 12, temos reunião das Coordenações da PASTORAL FAMILIAR. Sua presença é muito importante.

3)- Dia 13, 3ªfeira–Reunião do CPP, contamos com você

4)- Dia 14, a reunião dos formados em teologia e os que estão ainda se formando. Permitam-me convocar os senhores Lindomar, Pirrita, e as senhoras Liliane, Juci, Gnu, Dadá, Socorro Araújo, Amparo Furtado, Socorro Pinto, Leilda, e as senhoritas Francisca Carvalho, e Ivanária.

5)- Visitas quaresmais nos Bairros nesta semana: Dias 13 e 14, na Comunidade de São Pedro; dias 15 e 16 na Comunidade de Santo Antônio

6)-Ritos de batismo para a Páscoa: 18/3 primeiro Rito às 10.00h; 25/3 segundo rito, às 15.00h. Batismo no dia de Páscoa às 15.00h.

7)- Semana Santa: Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Sábado Santo em dois Polos: Na igreja de Santo Antônio e na Matriz, nos mesmos horários: Domingo de Ramos às 08.00h; Quinta Feira Santa às 17.00h; Sábado Santo às 20.00h. As visitas a idosos e doentes na comunidade do Centro serão na 2ª e 3ª feira Santa. Quarta, Quinta e Sexta Feira Santa confissões da parte da manhã, a ainda sábado Santo

8)-A RCC está promovendo uma Rifa a nível diocesano com o objetivo de colaborar p/ a construção da Fazenda da Esperança em Urbano Santos. A rifa ocorrerá em S.Quitéria no dia 25 de Maio. O prêmio é uma viagem à Aparecida. Informações com Rodrigo Teles 981867398

PAPA MANDA MENSAGEM DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE PARA O BRASIL:


Destaques da Mensagem: 

“Queridos irmãos e irmãs do Brasil:
“A paz é tecida no dia-a-dia com paciência e misericórdia, no sio da família, da comunidade, e da sociedade e com a natureza, no trabalho e no trato com a natureza”.

“Pequenos gestos de escuta, respeito, diálogo, de silêncio, de afeto, de acolhida, de integração criam espaços onde se fabrica a fraternidade”.
“Vós sois todos irmãos” (Mt. 27,8)

“Peço a Deus que a Campanha da Fraternidade deste ao anime a todos para encontrar caminhos de superação da violência, convivendo mais como irmãos em Cristo. Invoco a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida sobre o povo brasileiro concedendo a bênção apostólica. Vaticano 27/01/18. Franciscus Papa”

                          Ano do Laicato


Estamos  preparando reuniões para o ANO DO LAICATO, e um tema importante é a participação da PASTORAL FAMILIAR e dos formados em teologia para participar da IVC (iniciação à Vida Cristã)







domingo, 4 de março de 2018

O politeísmo em Israel, os deuses e as deusas, e os Mandamentos.



No ano de 586 a.C quando começou o exílio israelita em Babilônia o politeísmo fazia parte da cultura de Israel. Foi apenas após o exílio que a adoração única e exclusiva de Javé tornou-se estabelecida e possivelmente só mais tarde no tempo dos Macabeus, duzentos anos a.C.

O Deus bíblico do Antigo Testamento provavelmente foi uma fusão de vários Deuses pagãos. A personalidade e os atributos de Javé foram influenciados por outras antigas divindades do Oriente como o Pai celestial El, e o jovem guerreiro Baal e a deusa Asherah. 

Elementos comuns à cultura das antigas civilizações do Médio Oriente, principalmente da região onde hoje fica o Estado de Israel, o território palestinense, o Líbano e a Síria contribuíram para as ideias sobre os seres divinos.

Há bons indícios de que o Deus do Velho Testamento é uma fusão entre um Deus idoso e paternal El, um jovem Deus guerreiro, Baal e a Deusa do sexo feminino Asherah, porque na realidade os antigos não concebiam um Deus sem família. 

A poucos quilômetros ao Norte de Canaãn, a atual Síria ficava a cidade-Estado de Ugarit, cuja língua e cultura eram praticamente idênticas às de seus primos israelitas Os estudiosos chegaram à conclusão de que Israel e Ugarit pertenciam à mesma grande matriz cultural.

O salmo 104 apresenta as águas ameaçadoras que vêm dos oceanos e estão dispersas. Mas elas são incorporadas à criação de Deus e juntas no centro devido ao sopro ou “ruah”, espírito de Deus. Também isso pertencia à literatura ugarítica e mesopotâmica.

Todos eles tinham a “grande deusa” da luz, a deusa do Sol, ou a “Luz dos deuses”, o grande Sol, que também era seguido pelo antigo Israel. Mais à frente essa luz foi aplicada à Torá, como a luz de Deus, a “luz da Torá” como os Judeus gostavam de dizer. Compare com a afirmação de Jesus “Eu sou a luz do mundo” (Jo.8,12).

Tanto nos textos ugaríticos como no antigo Israel o Sol fazia parte do panteão dos deuses, e portanto fazia parte dos deuses e do culto ritual. O antigo número de 70 deuses encontrado nos textos ugaríticos sobreviveu na religião judaica dos 70 anjos, um para cada um dos povos do mundo (Cf. Dt.32,8).

Em geral, a imagem de Javé como deus guerreiro e patrono divino  pressupunha certa tolerância e culto a outras divindades em sua casa divina, mas sendo subordinados a ele. Existiam outros deuses para Israel mas Javé deve ser  o incontrolável deus patrono (Mark Smith “O Memorial de Deus”, 148). Notemos que o primitivo nome de Israel era Isra-yahu, e quando adotou o deus El, dos vizinhos mudou o nome para Isra-El, Israel do novo Deus.

Em Jeremias, cap. 7 e 44 fala-se de uma grande deusa, a rainha dos céus. Esta rainha dos céus ou Asherah fazia o casal junto com Javé. Porém, na habilidade e psicologia israelita esta deusa deu lugar mais tarde à “Sabedoria” descrita em Provérbios, 3,18 como tendo todos os atributos divinos, como uma “emanação de Deus”.

Em outras tradições, os “filhos divinos “ eram filhos de Deus que depois se transformaram em anjos. Faziam parte do panteão dos deuses. Alguns tinham cargos especiais e nomes como Miguel. O mais importante deles quis ocupar o trono de Javé mas acabou jogado para a terra. 

O  evangelho de Lucas faz-se eco desta  tradição lendária quando coloca na boca de Jesus: “Eu vi Satan caindo do céu como um relâmpago” (Lc.12,10), assim como o Livro do Apocalipse no cap. 12,7-9. Também isto é partilhado da literatura ugarítica em Gn.6, 1-2: “quando os homens começaram a ser numerosos sobre a terra, e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e tomaram como mulheres todas as que que lhes agradavam”

Vamos dizer que o monoteísmo só conseguiu implantar-se depois do exílio da Babilônia. Antes disso o povo vinha convivendo com tantos deuses. Porquê? E nos Mandamentos? “não terás outros deuses diante de mim”? (Ex.20,3)? Isso é uma prova de que eles conviviam com esses deuses, e não só, os reis recebiam as Encíclicas dos Papas e diziam: Publique-se, respeite-se, mas não se cumpra”, assim também faziam os Judeus.

Ouviam os Mandamentos, respeitavam, mas como na época feudal e até agora, pensavam: publique-se, respeite-se mas não se cumpra. E sempre os Judeus foram convivendo com outros deuses.

Jeroboão, no ano 930 a.C. quando se separou do reino de Judá, fez os templos de Dãn e Betel e lá tinha os seus deuses e os bezerros de ouro (1 Reis 1,12-26). E quando foi vencido pelos reis da Pérsia em 722, os reis do Sul disseram que foi castigo de Javé. Porém, em 580 a.C o reino do Sul, Judá, também foi vencido por Nabucodonosor rei da Babilônia e veio o exílio também para eles. 

E agora, foi castigo de quem?
Bem que Jeremias dizia que era castigo também de Javé, mas o povo continuava dizendo que era castigo de Aserah, a rainha dos céus, que era a família de Javé que deu o castigo por terem esquecido dela. ( o.c.148).

Daí em diante, no exílio, o povo refletiu e refizeram as suas teologias. Foi nessa época que nasceu o livro do Êxodo e Gêneses. E de toda a sua experiência tiraram a lição de que, para sobreviverem como povo e como religião não podiam mais agarrar-se a outros deuses, mas escolheram Javé como único Deus. 

Na verdade Jeroboão tinha deuses e foi vencido. Roboão tinha Javé embora adicionando outros, e também foi vencido. E agora? Politicamente não podiam sobreviver imitando outras nações mas fecharam com um só deus Javé. E no caso de se recuperarem ainda como povo se comprometiam a ser no mundo um povo monoteísta.

Esta foi a opção deles, e é assim que fizeram o novo Catecismo que foi Gênesis e Êxodo, donde nasceu a Torá. Foi assim que assumiram a sua condição de povo “sofredor”. E assim o povo de Israel deu uma volta de 190 graus de conversão. 

Em vez de quererem deus ao seu serviço Javé como “deus dos exércitos”, o povo dominado pelos outros povos, decidiu ser o povo servidor do Senhor e se colocar ao seu serviço como “servo”. 

Daí nasceu um dos Cantos mais bonitos da Bíblia, o “SERVO DE JAVÉ” do segundo Isaías, cap.42-54. E de quebra, teriam que levar a sua luz, que era a “Luz da Torá” a todas as nações.

Concluindo diremos portando que enquanto Maomé e o Islão impuseram a sua religião monoteísta pela força das armas, o povo de Israel o fez pela força da convicção e do convencimento político e religioso.

                    NOTICIÁRIO
1)- Hoje tem a feijoada, que acontecerá no CBNET em prol da construção da igreja de Sant’Ana na comunidade dos Bairros Aldeia e Vila Liberdade, na BR 222. Já começámos os alicerces. Também, de quebra, os presentes que você estaria oferecendo para o pároco convido a colocar seu valor nos envelopes dos Ofertórios. Desde já obrigado.

2)- Tem exposição do SS.mo Sacramento porque é o primeiro domingo.

3)- O Bairro Vila Liberdade agradece ao vereador Netinho porque conseguiu lâmpadas para os todos os  postes.

4)- No próximo dia 12/3 reunião com as coordenações da Pastoral Familiar (Centro e Bairros)

5)- No dia 07/3 reunião com os Ministros da Eucaristia.

6)- No dia 08/3 reunião com os formados em teologia e com os que estão se formando.

7)- No dia 09/3 reunião com os Colegiados

8)- Nesta semana visitas da Quaresma em Santa Teresinha dias 6 e 7. E São Raimundo dias 8 e 9

9)- VIA-SACRA: Quem quiser participar como atores da VIA SACRA 2018 ainda tem vaga. Convocados 10 elementos da PJ; 10 elementos da RCC; 10 elementos dos Acólitos; 10 elementos do Shallon e 10 elementos do Caminho. E outros que não fazem parte desses Movimentos estão também convidados.

10)- Ritos de batismo para a Páscoa: 18/3 primeiro Rito às 10.00h; 25/3 segundo rito, às 15.00h. Batismo no dia de Páscoa às 15.00h.

11)- Semana Santa: Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Sábado Santo em dois Polos: Na igreja de Santo Antônio e na Matriz, nos mesmos horários: Domingo de Ramos às 08.00h; Quinta Feira Santa às 17.00h; Sábado Santo às 20.00h. As visitas a idosos e doentes na comunidade do Centro serão na 2ª e 3ª feira Santa. Quarta, Quinta e Sexta Feira Santa confissões da parte da manhã, a ainda sábado Santo.

 Noticias da diocese:

1)- 03 e 04/3 Assembleia diocesana de RCC

2)- 02 a 04/3 Estudo diocesano do evangelho de São Marcos

3)- dia 08 dia internacional da Mulher

4)- 09 a 11 Estudo diocesano sobre Fé e Política

5)- 09 a 11 Encontro diocesano de coordenadores de Catequese




sábado, 24 de fevereiro de 2018

O “status” que era uma grande condição na vida dos cidadãos da cidade de Corinto. "quem come e bebe indignamente...com e bebe a própria condenação"





Em Corinto, os convertidos de Paulo aceitaram a novidade que ele pregava. Estavam cheios do espírito. Profetizavam. Recebiam revelações. Falavam em línguas. Cantavam lindos hinos. Seus eventos semanais eram encontros bastante barulhentos.

Porém, nem todos estavam satisfeitos. Os donos das casas em que estas reuniões aconteciam não aceitavam muito bem que os seus escravos começassem a fazer novas revelações, e até mulheres também profetizassem.

Começaram também divisões na ordem de frequentar os templos, porque os mais ricos mantinham suas obrigações sociais de aceitar convites para jantares nos templos de inúmeros deuses de Corinto. E escandalizavam muitos, que ficavam horrorizados: “isto é idolatria”. E começavam as divisões.

Aí Paulo escreveu uma Carta apelando para a concórdia entre eles. Porém, o que reinava na sociedade grega era uma ambição exagerada pela própria honra. Era uma sociedade muito estratificada, onde a honra e “status” andavam juntos. Pessoas ricas davam dinheiro para obras públicas e para terem o seu nome lá gravado.

E esse “status” era realmente importante para as pessoas que pertenciam às pequenas igrejas dos seguidores de Jesus em Corinto. Até que alguns deles tinham encontrado naquela coisa nova sobre a qual Paulo tinha pregado uma maneira nova de adquirir status, digamos como os pastores de certas igrejas hoje. 

Então eles diziam ”meu carisma é melhor que o seu carisma”;  “eu posso falar em línguas”; “seu patrão é Erastos? Bem, o meu é Apolo”; “Mas o meu é Paulo”. Eles estavam pegando a glória do Evangelho como uma maneira de ir mais adiante no mundo deles, onde o vencedor leva tudo.

Nos encontros para a Ceia do Senhor, estas tensões e diferenças continuavam entre os mais ricos e os  mais pobres. Até que São Paulo teve aquelas palavras fortes, onde ele termina criticando as refeições, onde os mais abastados levavam lindos pratos para se saciarem, e discriminavam os fracos: “Porquanto, quando vocês de sentam à mesa, cada um se apressa a tomar a sua própria refeição; enquanto uns têm fome, outros se fartam. 

Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm?... (1 Cor.11,21-22). E daí parte para uma lição de unidade significada tanto pela refeição como pela eucaristia: “ Cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice; aquele que come e bebe sem distinguir o corpo do Senhor come e bebe a sua própria condenação”.

A respeito desta catequese de Paulo vejamos as lições do Papa Francisco no documento “A alegria do evangelho”: ‘ Nesta linha, convém levar muito a sério um texto bíblico que habitualmente é interpretado fora do seu contexto e de uma maneira muito geral, pelo qual é possível esquecer o seu sentido mais imediato e direto que é marcadamente social. Trata-se da primeira Carta aos Coríntios na qual São Paulo enfrenta situação vergonhosa da comunidade.

Nela algumas pessoas ricas tendiam a descriminar os pobres, e isto verificava-se no ágape que acompanhava a celebração da eucaristia: enquanto os ricos se deleitavam com seus manjares, os pobres olhavam e passavam fome. A eucaristia exige a integração no único corpo eclesial. Quem se aproxima do corpo e do sangue de Cristo não pode ao mesmo tempo ofender aquele mesmo corpo fazendo divisões e discriminações escandalosas entre os seus membros. 

Na realidade, trata-se de “distinguir” o corpo do Senhor, de reconhecê-lo com fé e caridade, quer nos sinais sacramentais quer na comunidade. Caso contrário, come–se e bebe-se a própria condenação. 

Este texto bíblico é um sério aviso para as famílias que se fecham na própria comodidade e se isolam, de modo especial para as famílias que ficam indiferentes ao sofrimento das famílias pobres e mais necessitadas...Não se deve esquecer que a “mística” do sacramento tem um caráter social. 

Quando os comungantes se mostram relutantes em deixar-se impelir a um compromisso a favor dos pobres e atribulados, ou consentem diferentes formas de divisões, desprezo e injustiça, recebem indignamente a eucaristia” (A Alegria do Amor, 186).

Nas vias-sacras da Quaresma unimos a vida dos sofrimentos do povo com a via-sacra de Jesus nas Campanhas da Fraternidade. Justo é isso que falava a Carta sobre os banquetes, e que fala o Papa também. A refeição é sinal de união mas ali estava sendo de desunião. E se eu insisto numa coisa errada dessas, se diz que estou condenado ao fracasso.

Assim, aquelas refeições dos Coríntios, se eles não se corrigissem não significavam união e estavam condenadas ao fracasso, como refeição e como  como comunhão. Porquê? Porque comunhão significa união e não desunião.

Assim como muitas comunhões de hoje podem estar condenadas ao fracasso do que significam que é união e não desunião.

Terminando, podemos ver que essa catequese de São Paulo era dirigida contra o “status” que era uma grande condição na vida dos cidadãos da cidade de Corinto, e que continuava na desunião dos convertidos, nas suas refeições e nas suas comunhões.
NOTICIÁRIO


1)-Neste sábado dia 03 temos a missa da unidade paroquial. Vamos levar adiante a iniciativa de levar as imagens dos padroeiros, e também os símbolos de cada Pastoral e Movimento.

2)- Próximo domingo dia 04 será o aniversário do pároco, P.Casimiro e terá feijoada beneficente em prol da construção da igreja de SANT’ANA, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade, na BR.222. O pároco agradece o valor dos presentes que serão colocados nos envelopes dos Ofertórios da Missa  também em prol da mesma construção.

3)- Terá a exposição do Santíssimo Sacramento com os horários de cada Grupo.

4)- Dia 26 e 27/02 haverá a reunião do Clero em Tutóia onde estaremos todos os sacerdotes da cidade.

5)- Dia 05/3 estão convidados os Coordenadores da PASTORAL FAMILIAR , ( Centro e Bairros) para nosso primeiro ENCONTRO, a fim de combinar Encontros regulares com todos as FAMÍLIAS que pertencem à PASTORAL FAMILIAR. Sua presença é mito importante. Local, CBNET às 19.00h

6)- Dia 07/3 Reunião dos Ministros da Eucaristia nos mesmo horário

7)- Dia 08/3 Reunião com os formados em Teologia, no mesmo horário, não falte.

8)- No dia 09/3 Reunião com os Colegiados. Sua presença é muito importante.

9) – Estamos nas visitas quaresmais a idosos e doentes nos Bairros, já foram visitados o Bairro de S.Francisco e S.Teresinha. Dia 08 e 09 desta semana é a visita no Bairro São Raimundo.

10)- O Grupo folclórico REALEZA BOA NOVA já começou os ensaios para as atividades deste ano. Parabéns pelo trabalho.

11)- A VIA-SACRA: Quem quiser participar como atores da VIA SACRA 2018 venha na reunão nesta 2ªfeira, dia 26 aqui no CBNET, às 19.00h. Convocados 10 elementos da PJ; 10 elementos da RCC; 10 elementos dos Acólitos; 10 elementos do Shallon e 10 elementos do Caminho. E outros que não fazem parte desses Movimentos estão também convidados.

12)- Parabenizamos os futuros universitários que estão nos deixado para frequentar seus Cursos superiores, Emerson em Teresina e Cristian em S.Luís, e Murilo aqui mesmo. Desejamos bom sucesso.