sábado, 7 de abril de 2018

Domingo da Misericórdia



O tema misericórdia é o tema preferido do Papa Francisco assim como foi o tema preferido de Jesus. Para o Papa Francisco, a misericórdia não é uma palavra abstrata, mas um rosto para reconhecer, contemplar e servir. “Jesus de Nazaré com a Sua palavra, com os seus gestos e com toda a as pessoa revela a misericórdia de Deus. Nele não há nada que não fale de compaixão. 
A Sua Pessoa não é outra senão Amor, um amor que se doa e que se oferece gratuitamente. Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, para com as pessoas pobres, excluídas, doentes e em sofrimento, levam consigo o distintivo da misericórdia.” (Bula do Jubileu da Misericórdia).

Neste domingo da misericórdia irei recolher algumas afirmações sobre este tema, em várias alocuções e sobretudo no Documento “O evangelho do Amor”.

- “Comove-nos a atitude de Jesus: não escutamos palavras de desprezo, não escutamos palavras de condenação, apenas palavras de amor, de misericórdia, que convidam à conversão” (17 de março 2013)

- “Como é difícil muitas vezes perdoar! E no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas mãos frágeis para alcançar a serenidade do coração”.(RJ 2016)

- “O perdão é uma força que ressuscita para uma vida nova e infunde a valentia para olhar o futuro com esperança” (Ano da misericórdia)

- “Somos chamados a viver a misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco.” (Bula)

- “Quanto desejo que as nossas paróquias e as nossas comunidades cheguem a ser ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”. Ter um coração misericordioso não é ter um coração débil; quem, deseja ser misericordioso necessita de um coração forte, firme, aberto para Deus e fechado ao tentador”. (Quaresma, 2017).

-“Não se pode viver sem  perdoar ou, pelo menos, não se pode viver bem, especialmente em família” (Novembro 2015)

- “Não esqueçamos que muitas vezes o trabalho da Igreja é semelhante ao de um hospital de campanha”(Evangelho do Amor,291)

- “Duas lógicas percorrem o caminho da Igreja: o da marginalização e o da reintegração” (296).

- “Devemos superar as diferentes formas de exclusão atualmente praticadas nos âmbitos litúrgico, pastoral, educativo e institucional que podem ser superadas. 
Por isso já não é possível dizer que todos os que estão em uma situação chamada irregular vivam em estado de pecado mortal nem privados da graça santificante” (E.A.301).

- “Por pensar que tudo seja branco ou preto, às vezes fechamos o caminho da graça e do crescimento e desencorajamos percursos de santificação que dão glória a Deus” (E.A.305).

- “A caridade fraterna é a primeira Lei dos cristãos. O próprio evangelho exige que não condenemos” (E.A.306).

-“Lembremos que um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas pode ser mais agradável a Deus do que uma vida externamente correta de quem transcorre os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades” (E.A.305).

- “É verdade que às vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores” (E.A.47).

- “Pomos tantas condições à misericórdia que a esvaziamos de sentido concreto e real significado, e esta é a pior maneira de frustrar e evangelho; praticando uma Moral fria de escritório” (E.A.34 e 312).

- “Misericórdia significa “inclinar o coração”. Tem origem latina, é formada de miserere (ter compaixão), e cordis (coração), significa ter capacidade de aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas”. (Bula do Ano da misericórdia)

- “Carregar a bandeira da misericórdia é quando o indivíduo tem bondade no coração, é a pessoa que está sempre pronta para ajudar o outro, se preocupa com o outro sem segundos interesses, é o chamado bom samaritano” (id).

- “Quero reafirmar que nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas com intervenções magistrais” E.A. 312).

Finalmente, tem uma misericórdia também para conosco, que é saber e ter a coragem de nos perdoar a nós mesmos, o que é fonte de paz e tem que fazer parte do “pão nosso de cada dia”. É o que expressa também belamente o Papa Francisco nesta expressão:

- “Uma das condições para a paz nossa de cada dia é primeiro “saber perdoar a si mesmo” (107).


as PALAVRAS MAIS IMPORTANTES:

-As 06 palavras mais importantes: “Admito que o erro foi meu”

-As 05 palavras mais importantes: “Você fez um bom trabalho”.

-As 04 palavras mais importantes: “Qual a sua opinião?”

- As 03 palavras mais importantes: “Faça o favor”

-As 02 palavras: “Muito obrigado”

- A palavra mais importante: “Nós”

-A palavra menos importante: “Eu”

                        NOTICIÁRIO:


1)- Nesta 3ªfeira, dia 10 temos a reunião mensal do CPP. Sua presença é muito importante.

2)- Como não deu certo o Cerco de Jericó, na semana passada, será  agora nesta semana, a começar após a missa deste domingo da Misericórdia. Por isso não tem a Exposição do Santíssimo durante o dia.

3)- As coordenações da PJ tiveram encontro diocesano em S. Bernardo nesta semana.

4)- Neste domingo, dia 08, a Comunidade da Sant’Ana vai vender caldo e mingau de milho após a missa da noite na Lanchonete da matriz em prol da construção da igreja da Santa Ana.

5)- Primeira Comunhão na Comunidade de Santo Antônio: será no próximo domingo, dia 15. Confissão no sábado às 14.00h.

6)- Ministro da Eucaristia: Reunião no dia 12, 5ª feira. Sua presença é muito importante.

7)- Colegiados: Reunião no dia 13, 6ªfeira. Contamos com sua presença.

8)- Imagens da Sagrada Família para os Encontros do Ano do Laicato e para as caminhadas do mês de Maio já se encontram no Secretariado de igreja matriz.

9)- Cartilhas para os Encontros estarão já na próxima semana. Vá se preparando.

10)-Inscrições para CRISMA: Catequizandos que completaram o curso o ano passado. Inscrição nas Capelas dos  Bairros e aqui na Matriz.

11)- Reunião do XXIV Congresso Estadual do A.da Oração: Dia 08 neste domingo logo mais às 15.00h no CBNET com as Coordenações das Comunidades, Pastorais e Movimentos. Agrade a coordenadora paroquial Odete Guimarães Lima.




sábado, 31 de março de 2018

Dois trompetes soam de modo diferente, mas um mesmo Espírito sopra dentro deles, o Ar. (S.Agostinho).



Diz a lenda, aliás o poema, a Odisseia de Homero que o navegador Ulisses, para não se deixar seduzir pelo canto das sereias se fez amarrar a um mastro do navio depois de tapar os ouvidos dos seus homens. 

Porém, Orfeu superou esse canto com uma música mais bela, e por isso as sereias, despojadas do seu poder, se lançaram no mar e se transformaram em recifes.

O mesmo ar, a mesma música ressoou dentro dos trompetes dos ouvidos e do coração de Ulisses e de Orfeu, mas a reação foi diferente. Ulisses esboçou uma reação que foi se amarrar para não se deixar apaixonar, Orfeu esboçou a reação de superar o canto das sereias, cantou melhor e as derrotou. 

Aqui temos exemplo de resiliência e de superação em relação aos sons que ressoam nos nossos ouvidos e às imagens que grudam nos nossos olhos. Quem era Orfeu? Quem eram as sereias?

Certamente que Orfeu poderia ter-nos deixado este poema encantador: ’’A música é a graça do universo, o presente que as esferas do universo oferecem aos homens. Eu não vejo que a harmonia das esferas se deva unicamente à coordenação que existe entre elas como pensava Aristóteles, mas creio que decorra sobretudo do som que dimana do seu movimento. Trata-se do movimento que harmoniza a nossa alma com os pontos invisíveis do universo e com muitos mundos distantes.

E aqui chegamos a precisar melhor o conceito de “harmonia”, que não está tanto na combinação dos sons mas na correspondência entre a emissão da sonoridade cósmica e a percepção da alma humana. 

Certamente que este lugar não é descritível, como não é descritível a música, que quando está escrita não soa, e quando soa não é visível. Entre o sinal preto da nota e o papel branco sobre o qual ela está impressa existe aquela distância que eu chamo de infinito. 

É o infinito que a música preenche e a alma sente. Foi esse infinito que preencheu a alma de Orfeu e superou o finito da distância das Sereias.

Falamos agora da ressurreição e da superação da morte. Alguns se amarram nas tábuas do caixão e pensam que nunca mais delas sairão. Outros cantam o hino da claridade da Páscoa, e seus voos sobem tão lindo e tão alto como Jesus. “Não me segura, que ainda tenho que subir para o Pai” (Jo,20,17).

Mais curta que a distância entre o cadáver e o sepulcro é a distância entre a fé e o amor da Madalena e de todas as Madalenas. FELIZ PÁSCOA.

                          A DANÇA E A MÚSICA.


Emanuel Tesauro descobriu em 1663 que na origem do mundo está aquela nobilíssima arte que é a dança, de que se diz ter nascido desde o princípio com o próprio mundo.

Também Platão concordava que foram os deuses que nos foram oferecidos como companheiros de dança, que nos presentearam o ritmo e a harmonia como expressão de prazer.

Aqui neste campo tem santos antigos que destoam com suas opiniões desta maravilha divina. São João Crisóstomo afirmou que “onde há dança aí está o demônio”.

Santo Ambrósio identificou a dança como o caminho mais próximo para a luxúria. E S. Agostinho dizia: “Nos dias de festa é melhor pegar na enxada do que dançar.”

Estes eram os tipos dos Ulisses que também se amarravam aos mastros dos navios para ficar cegos. Porém a verdadeira arte e sabedoria inspira os outros Orfeus a superar com a sua música e dança a arte das mesmas sereias que amedrontavam os tais santos e que ajudam a adequar com a eterna musica e dança do universo.

Na verdade a "dança é um meio para fugir da seriedade dos códigos que nos ameaçam. A dança dissolve todos os sentidos que querem se propor como sendo definitivos. 

Pela leveza do corpo se restabelece a leveza dos símbolos e a flutuação desses símbolos que joga com a gravidade dos códigos e com o rigor das inscrições, a dança apaga imediatamente as figuras recém construídas em contínua criação e destruição para a eterna expectativa do melhor que a arte constrói” (Umberto Galimberti).

Já Eduardo Galeano diagnosticou os diversos perfis do corpo naquela frase famosa: “A Igreja diz, o corpo é uma culpa; A ciência diz, o corpo é uma máquina; A publicidade diz, o corpo é um negócio; E o corpo diz, eu sou uma festa” (Eduardo Galeano). A você pertence escolher.

           NOTICIÁRIO:


1)- Está decorrendo o Cerco de Jericó, com adoração das seis da noite até as seis da manhã. Encerrando às seis da manhã do próximo domingo, domingo da misericórdia.



2)- A Chapadinha comemorou no dia 29 seus 80 anos. Parabéns a todos chapadinhenses e a todos que têm trabalhado para formar uma cidade de progresso igual, de cidadania e de fraternidade.

3)- Parabenizamos a participação de todos nos programas de SEMANA SANTA, e da VIA SACRA. Mormente o grupo da Via Sacra que fez um belíssimo trabalho para a realização da    edição da mesma com a participação das Duas paróquias.

4)- Na 3ªfeira da próxima semana, dia 10 teremos a reunião do CPP. Vá colocando no seu programa. Insistimos que os programas paroquiais têm preferência sobre as programações individuais e dos grupos tanto da comunidade local como dos grupos e movimentos.

5)- Dia 06 a 08 tem reunião das lideranças da PJ (Pastoral da Juventude) no Brejo.

6)- Quaresma foi tempo de revisão de vida e renovação. Páscoa é tempo de ressurreição para um melhor entrosamento na Comunidade. Chamo a atenção para as comunidades onde as lideranças não pastoreiam. 

Não se fazem presentes nas celebrações e deixam o rebanho abandonado e sem pastor, como um carro sem motor. Já viu como fica um carro sem motor? Repito que os colegiados são o motor do carro. Como estão marcando sua presença e dando as caras em sua comunidade?

7)- Póximo domimgo, dia 08 tem uma surpresa na Lanchonete da praça da Matriz ao cuidado da Comunidade da Sant’Ana em prol da construção da igreja da Santa Ana.

8)- Sábado dia 07 é a missa da unidade. Todos convidados na preferência.

( Veja imagens da cidade de Chapadinha, e cenas da VIA SACRA de Chapadinha, o espetáculo a céu aberto maior do Baixo Parnaíba).















sábado, 24 de março de 2018

Uma grade parábola “midraxe” para os judeus, ou parábola etiológica para nós a história do “bezerro de ouro” e a passagem do mar vermelho?




A história do “bezerro de ouro”, como vem descrito em Êxodo, cap. 32, e a história da passagem do mar vermelho no cap, 14 são descritas por muitos estudiosos dos últimos anos como sendo um tipo de uma grande parábola. Um “midraxe” para os judeus, uma parábola etiológica para nós.

Que quer dizer isso? Como um grande exemplo. Vimos no número anterior deste jornal VIDA NOVA (11/03/18) que o rei Jeroboão, em 900 a.C. quis proibir o seu povo de frequentar o templo de Jerusalém em Judá. 

Ele tinha os seus deuses, como Molok e Baal, mas celebrou a páscoa para comemorar a separação dos dois reinos, e representou Javé e Molok e Baal na forma de uns bezerros de ouro. “Jeroboão fez dois bezerros de ouro, e disse ao povo: deixai de subir a Jerusalém! Israel, eis o teu Deus que te fez sair da terra do Egito” (1 Reis,12,28).

Esta história foi escrita depois do exílio da Babilônia, em 538 a.C. quando o povo “fechou” para adorarem um só deus quando chegaram a esta conclusão a duras penas depois das derrotas do reino do norte (Israel) e do sul (Judá). 

E lembraram o que Jeroboão tinha feito com os muitos deuses dele, e também Judá, que ao lado de Javé adorava Asherah (a “Rainha dos Céus). E para fazer uma literatura maravilhosa e aconselhar o povo, “teceram” esta história como tendo acontecido já na época de Moisés quando passou o mar vermelho. 

Portanto é uma crítica aos bezerros de ouro do rei Jeroboão, e com o objetivo de animar o povo que agora estava no cativeiro do exílio da Babilônia.

E para ressaltar este cativeiro de agora compuseram uma outra história de outro cativeiro como se tivesse acontecido, o do Egito. 

Na verdade, hoje duvida-se com bons argumentos se de fato o povo esteve escravo alguma vez no Egito. Diz-nos um pesquisador em assuntos bíblicos e arqueológicos: “ Para muitos historiadores parece que nenhum grupo antigo teria construído uma tradição fundante que apresentasse seus ancestrais como escravos; uma origem mais gloriosa teria sido mais provável. 

A Bíblia oferece outra história alternativa da fundação do povo de Israel em contraste com esta, como em Gênesis, cap 32 e 33. E assim podemos duvidar que alguns escritor criasse uma história localizando as origens de Israel na escravidão” (Mark Smith, 43).

O que dá outra certeza é que na época em questão o deus de Israel era o deus El, e não o deus-Javé , como vem descrito na história do mar vermelho. O que certifica que essa história foi escrita no fim da monarquia quando já tinham “fechado” com o deus-Javé, e colocaram essa história naquela época antiga.

Vejamos o que diz o livro de Gênesis a respeito: ”Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém na terra de Canaan, e acampou diante da cidade de Pada-Aram, e lá ergueu um altar que chamou de “El, Deus de Israel” (Gn. 33,20).

Esta diferença de perspectiva do deus-El, que também tinha a variante de El-Shaddai versus Javé como o deus do Êxodo é que nos situa mais para tirarmos a conclusão de que terá sido uma grande parábola para animar o povo do exílio a se levantar desse mar de sangue vermelho de tantas mortes e sacrifícios.

E se em épocas anteriores houve altares a tantos deuses, que agora tenham só o altar do deus-Yahweh.
Esta a grande lição e o grande objetivo a alcançar.



            Noticiário
1)- SEMANA SANTA: Nos dias 26 e 27 teremos visitas da quaresma a idosos e doentes na comunidade do CENTRO. Nos dias 28, 29, 30 e 31 tem serviço de confissões na igreja matriz da parte da manhã.

2) - Dia 29, 5ªFeira Santa: De manhã tem a oração do Ofício divino das comunidades às 6.30h da manhã, na orientação do Comipa.
17.00h: Comemoração da CEIA DO SENHOR: Horário na igreja matriz às 17.00h. Horário na igreja de Santo Antônio, às 17.00h.

Tem o Lava-pés para comemorar a ordem de Jesus” O que eu fiz façam vocês também” (Jo.13,15). O Lava-pés é um símbolo do serviço, do qual Jesus nos deu exemplo. “Jesus na Santa Ceia não se vestiu com os paramentos famosos dos sacerdotes, mas com o avental do serviço” (Alberto Maggi). Após a santa Ceia tem a adoração ao SS.mo Sacramento até às 23.00h.

3)- Dia 30, 6ºFeira Santa, dia de jejum e abstinência. Às 06.30h tem Oração do Oficio divino das comunidades, a na orientação do Comipa

Às 15.00h VIA SACRA pelas ruas da cidade com a participação das Duas Paróquias, Cristo Rei e NªSª das Dores. A concentração para o início será em frente à igreja de NªSª da Conceição, no Bairro Terras Duras, e encerramento na igreja matriz de NªSª das Dores. Após a Via Sacra tem a grande Oração universal, o beijo da Cruz e a sagrada comunhão. A ofertas serão enviadas para os Lugares Santos. Dia de jejum e abstinência.

4)- Dia 31, Sabado Santo – Vigilia Pascal. Às 06.30h Oração do Oficio divino das Comunidades na igreja Matriz. É dia do grande silêncio e luto, e meditação da morte e sepultamento de Jesus. De abstinência de barulho, músicas, e brincadeiras, e nada de foguetes. De manhã ainda os padres estaremos na igreja.

Às 20.00h: Inicio da Vigília Pascal na igreja matriz e na igreja de Santo Antônio. Na igreja matriz a concentração será  na praça do Abrigo, bênção do fogo novo e do Círio Pascal. Procissão com a luz do Círio e das nossas velas. Não esqueça a sua vela para acompanhar o Círio. Seguirá a bênção da Água já no Altar após o anúncio  da Páscoa e a celebração da Missa da Ressurreição.

5)- Dia 01/04, DIA DE PÁSCOA: Na matriz tem as celebrações da santa missa às 08.00h da manhã e das 10.00h. Na igreja de São Pedro às 07.00h, e na igreja de São Raimundo às 09.00h.

As 20.00h: Grande celebração da PÁSCOA na Praça do POVO, com as Duas Paróquias juntas, Cristo Rei e Nª Sª das Dores, seguindo-se o SHOW DE COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DE CHAPADINHA com a Banda Dominus. Participe.

6)- Cerco de Jericó: Iniciará na noite do dia Páscoa, e encerrará no dia 07/04 às seis horas da manhã, domingo da Misericórdia.

7)- CRISMAS: A partir do  dia 2/4 começas as inscrições para os catequizandos que concluíram o 2º ano de Crisma o ano passado. No mês de Junho irão começar os encontros de Crisma para adultos. Podem começar fazendo as inscrições tanto na comunidade do Centro como nos Bairros.

8)- As imagens da Sagrada Família para os encontros do Ano do laicato estão chegando já no final deste mês de Março. Lembramos que as caminhadas de Maio serão por indicação da CNBB com as imagens da Sag. Família.

9)- No dia 20 e 21 tivemos a visita do P. José Armando. Obrigado pela visita. 

Recordando cenas da VIA SACRA do ano passado













sábado, 17 de março de 2018

Porque é que no Antigo Testamento Deus não podia ser chamado de Pai? E porque é que os Judeus zangaram com Jesus por chama-lo de “meu Pai”?




Para responder rapidamente a esta pergunta, é porque houve um tempo muito longo e uma luta longa para que o povo de Israel passasse de uma religião politeísta (muitos deuses) para uma religião monoteísta (um só deus). 

E quando "fecharam" com uma religião monoteísta, Jahweh não podia ser chamado de Pai senão ele teria uma família, e então teria outros deuses e deusas com ele. Por isso no tempo de Jesus eles não admitiam isso, o que levou muito tempo para chegar a este ponto.

Então, quando eram ainda politeístas, os judeus, assim como os povos vizinhos do antigo Israel, eles davam ao Jahweh uma família. E Jahweh teria uma deusa como sua esposa, que no caso era Asherah, ou Astarte, mais tarde chamada como a “Rainha dos Céus”.

Esse era o escalão mais alto do panteão dos deuses do Antigo Israel, e tinham essa religião que era compartilhada com os povos ugaríticos e mesopotâmicos, seus vizinhos. 

Levou anos para chegarem ao monoteísmo quando se separaram, como povo distinto dos seus vizinhos ugaríticos. Lembremos que os documentos mais antigos que existem só dão conta de um pequeno povo Israel no ano de 1.200 a.C.

E este povo era chamado de Isra-hahu. O seu primeiro deus era EL, o pai de Baal, o mesmo dos ugaríticos. Só mais tarde é que esse povo ficou se chamando Isra-El , levando no seu nome esse deus dos povos ugaríticos. 

Porém o deus EL e Jahweh andam juntos e eram como dois deuses irmãos, de Israel, e eram o escalão mais alto nos altares deles, ou no seu panteão dos deuses. E como o deus EL, Javé também tinha a sua família. Era o deus guerreiro, ou dos exércitos, enquanto que o deus EL era o deus da caça.

Quando porém o povo de Israel ficou dividido e separado em reino do Norte e reino do Sul após Salomão, o reino do Norte teve  o nome de Israel e no Sul ficou o reino de Judá, com Jeroboão no Norte e Roboão no Sul, cerca de 930 anos a.C.

E cada reino tinha os seus deuses. No reino do Norte, com a capital em Samaria tinham os templos de Dan e Betel, e no Sul  a capital era Jerusalém. Jeroboão, do reino do Norte quis proibir o seu povo de frequentar o templo de Jerusalém, e construiu santuários em Dan e Betel, com deuses Molok e Baal em forma de bezerros de ouro(1 Reis, 12,28).

E para celebrar a separação fez a primeira Páscoa em honra de Javé também em forma de um bezerro de ouro dizendo: este é o deus que tirou vocês do Egito.

Por seu lado, o Roboão do Sul xingou do seu irmão do Norte e até mandava profetas para lá para ameaça-lo, como o profeta Amós e Aías. As coisas pioraram até que o reino do Norte (Israel) caiu sob o domínio dos Persas em 722 a.C. Então 

Roboão disse que foi castigo de Javé por fazer as imagens do bezerro para representar Javé. Porque o povo dizia assim: os reis terrenos mantêm-se no poder devido aos deuses que têm o poder no céu. Quando um rei é vencido é porque o seu deus é fraco. 

Então atribuíam a derrota não porque Javé era um deus fraco, mas que foi um castigo dele porque ao lado de Javé cultuavam também Baal. Mais tarde Roboão também foi vencido, e foi deportado para a Babilônia (586 a.C). E agora? Javé continuava sendo fraco? O povo ficou sem resposta.

Javé não era fraco, mas castigou também o reino do Sul (Judá) pelos seus pecados, e porque cultuavam também a Rainha dos Céus (Asherah)  ao lado de Javé, como esposa de Javé...

Foi quando caiu a ficha, e então os sacerdotes e os profetas começaram abrindo os olhos e dizendo: se nós continuarmos com esta história de vários deuses, acabaremos de vez até como semente de povo. Os deuses vão acabar conosco. Seja Jahweh ou Baal ou Asherah ou a "Rainha dos Céus”.

Daí em diante vieram as Escrituras e os Salmos e os profetas unidos para proclamarem um só Deus em Israel e no mundo. E tem mais, como dizem os estudiosos, a história do bezerro de ouro foi transferida para mil anos atrás, quando compuseram a história da passagem do Mar vermelho e do Êxodo. 

Porque a história do mar vermelho e do Êxodo foi feita nesta altura justamente como Catecismo de que só há um Deus.

Agora vem a resposta à pergunta: porque é que Jahweh-deus, não podia ser invocado como Pai? Foi justamente para proibir o povo de pensar que Jahweh-deus tinha família, porque se tivesse família tinha que ter filhos. 

E se tivesse filhos ele teria que ser pai, e os seus filhos teriam que ser deuses, e aí voltariam de novo para o politeísmo.

           NOTICIÁRIO



1)- Hoje tem o 1º Rito de batismo após a missa das 10.00h para os batismos da Páscoa.

2)- Semana Santa: Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Sábado Santo em dois Polos: Na igreja de Santo Antônio e na Matriz, nos mesmos horários: Domingo de Ramos às 08.00h; Quinta Feira Santa às 17.00h; Sábado Santo às 20.00h. As visitas a idosos e doentes na comunidade do Centro serão na 2ª e 3ª feira Santa. Quarta, Quinta e Sexta Feira Santa confissões da parte da manhã, a ainda sábado Santo.

3)- No domingo de Ramos convoco as comunidades presentes para encher a praça do abrigo onde será feita a bênção dos ramos; só depois haverá a entrada para a igreja e a santa missa das 08.00h. Tem também a missa das 10.00h e à noite, 20.00h.

4)- No sábado santo a bênção do fogo novo e do Cirio pascal será também na mesma praça do abrigo, e só depois a entrada na igreja atrás do Círio, e com nossas velas acesas. Leve portanto sua vela.

5)- Dia de PÁSCOA: Tem celebração da santa missa na igreja de S.Pedro às 07h da manhã, e na igreja de S.Raimundo às 09.00h.

6)- Dia de PÁSCOA Na Matriz e CERCO DE JERICÓ: Missa às 08 da manhã e 10 da manhã. Batismos de adultos às 15.00h.

7)- CERCO DE JERICÓ: Conforme acordado no último CPP, depois dos batismos começa o Cerco de Jericó na matriz. O mesmo acontecerá só nos horários da noite, ocupando toda a semana da Páscoa, desde o dia 01 até o dia 07 de abril. As adorações serão só das seis da noite às seis da manhã, no revezamento dos Grupos.

8)- Comemoração dos 80 ANOS DE CHAPADINHA: A Missa das 08h da noite do dia de PÁSOCA será celebrada na PRAÇA DO POVO, EM COMEMORAÇÃO aos 80 ANOS DA CIDADE DE CHAPADINHA. Conforme acordado no último CPP, as duas paróquias da cidade (NªSª das Dores e Cristo Rei) faremos essa celebração conjunta. Em seguida segue um Show pela BANDA DOMINUS. Portanto a missa do domingo de Páscoa à noite não será na matriz mas na praça do povo. Participe.

9)- No mês de Junho irão começar os encontros de Crisma para adultos. Podem começar fazendo as inscrições tanto na comunidade do Centro como nos Bairros.

10)- As imagens da Sagrada Família para os encontros do Ano do laicato estão chegando já no final deste mês de Março. Lembramos que as caminhadas de Maio serão por indicação da CNBB com as imagens da Sag. Família.

11)- No dia 21/3 tem a reunião da pastoral do dízimo. Sua presença é muito importante.

12)- No dia 23/3 a reunião da pastoral do batismo. Contamos com sua presença.

13)- No dia 21 e 22 teremos a visita do P. José Armando. Seja bem vindo.

14)- dia 22, quinta feira antes da Quinta feira Santa, tem a Missa da bênção dos santos óleos na catedral de Brejo. As inscrições para a viagem no Secretariado com dona Gnu.

15)- Bo dias 24 a 25 Escola diaconal no Brejo.
16)- Amanhã, 19, dois anos e onze meses do falecimento do saudoso  P.Neves. Faremos a santa missa no horário normal às 17.00.

Campanha da fraternidade E ANO DO LAICATO


Sandro Cardoso é mecânico em Bragança Paulista, e conta o seguinte: Na minha cidade tem um Centro Sócio Educativo, e uma ocasião fui fazer uma visita. Achei que devia fazer alguma coisa pelo próximo.

“ Eu ia para converter, mas o convertido fui eu. Visitei a mãe de um garoto usuário de drogas; a cama em cima de 04 tijolos e esgoto passando em baixo do quarto. Ele e o pai tinham tirado os fios elétricos da casa para comprar droga. Eu convidei o garoto para trabalhar na minha oficina. 
Hoje ele tem casa, casamento e frequenta a faculdade. Geralmente o devoto cristão: “Só eu e Deus”, e apenas isso. Mas eu vi que não podia ficar só nisso aí”.