sábado, 16 de junho de 2018

O crente ateu e o ateu crente: Para qualquer um fica hoje evidente que não é mais a fé ou a descrença que decide sobre a honestidade de uma pessoa.



Partimos da constatação do que acontece com as reações de um adolescente quando se acha crescido. 

Quando a humanidade começou a  pensar com a sua cabeça, acusou-se o cristianismo, e com ele o próprio Deus, de serem os responsáveis pelo atraso, a opressão e o obscurantismo da humanidade. E do lado de dentro das Igrejas se respondia que o ateu era no fundo um malvado pelo simples fato de ser ateu..

Porém, com uma reflexão mais atenta a própria teologia começou a distinguir que uma pessoa pode ser um ateu explícito, mas um crente implícito. E pelo contrário, um crente explícito pode ser ateu implícito.

O que significa que pode haver pessoas que em sua convicção teórica neguem a Deus mas que em sua vida o estejam afirmando. E vice versa, pode haver pessoas que confessem Deus com os lábios mas o neguem com a sua vida real. 

“Nem todo o que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus” já diz o evangelho (Mt.7,21) . Sublinha-se assim que o decisivo não é a cabeça, mas o coração. Mais do que negar Deus, o que muita gente nega é uma imagem de Deus.

Desde o concílio Vaticano II a Igreja iniciou o caminho de não tomar a própria posição como privilégio exclusivo, mas reconheceu ao outro, em aparência excluído ou autoexcluído, o mesmo direito à salvação apesar das diferentes teorias. 

Na verdade, o amor vale mais do que a fé quando uma pessoa acha que que não tem fé mas tem amor.

A teologia começou enxergando que o mundo histórico é um mundo salvo porque atravessado transversalmente pela graça de Cristo. Nesse sentido, uma pessoa que sente o chamado da justiça e dedica a vida a ela, definitivamente está acolhendo a graça da Cristo e entrando por inteiro no Reino de Deus. 

Já se disse desde o Concílio que o Reino de Deus é maior do que a Igreja ou as Igrejas, vale dizer, a Igreja é uma parte do Reino.

Outra vez o cap.25 de Mateus o explica: “Senhor, quando te vimos faminto e te demos de comer, ou sedente e te demos de beber...? Eu vos asseguro, tudo que fizestes com um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt. 25,37-40).

Vamos dar um passo adiante: A crítica dos ateus pode-nos ajudar a romper os esquemas em que tantas vezes encadeamos e deformamos a ideia de Deus. Vale dizer que Deus é sempre maior do que as ideias que nós fazemos dele.

Na verdade, constatamos como é impressionante a capacidade que sempre os homens religiosos têm e temos de apoderar-nos de Deus reduzindo a grandeza infinita de seu ser e a generosidade sem limites de seu amor às estreitas medidas de nossa compreensão. 

Em vez de as pessoas se deixarem libertar por Deus, tantas vezes queremos controlar a Deus.

Frei Beto intuiu e lapidou a feliz expressão que “estamos não só numa mudança de época mas numa época de mudança”. Outros autores dizem que esta época de revolução copernicana é uma era não menos nova do que a revolução neolítica, quando da idade da pedra lascada se passou para a época do bronze.

Com efeito, quando se deu esta passagem a fé cristã estava incluída no mundo mental herdado da Patrística e da Escolástica e ainda dos imperadores desde Constantino. 

Isto quer dizer que estava justamente fundida com a cultura que agora se vê questionada a partir das próprias raízes. Quer dizer que ficaram abalados os fundamentos do prédio.

Aí, a Igreja poderia ter tido duas alternativas, ou fazer como o pai que dialoga com o filho crescido que ganhou outros conhecimentos e mentalidade, e dar-lhe a mão, ou então condenar o filho simplesmente porque não pensa como ele. A Igreja  e as Igrejas resolveram pela segunda. 

Aliás o próprio S.Tomás na sua época provocou grande reação com a Suma Teológica ao aceitar a filosofia de Aristóteles na sua época, até que o bispo de Paris condenou algumas proposições da mesma.

Aqui agora outra nova fase se apresenta, muito maior. Que a Bíblia foi “ditada” por Deus. Se ditada, então não haveria necessidade de copiar textos de outros povos, como aconteceu. 

Também se descobriu que não foi Moisés quem escreveu o Pentateuco, e que o mundo tinha muito mais de seis mil anos conforme se deduzia da Bíblia. 

O famoso  Bossuet até datava a criação do mundo em 4004 a.C exatamente às 09 horas da manhã do dia 23 de Outubro. E que Josué também não tinha feito parar o sol; tudo isso abalou a cabeça das pessoas.

Haja visto coisas desse tipo, a humanidade começou colocando a Bíblia no seu lugar, e a ciência no seu lugar. E como o adolescente que não engole mais ameaços e “medos” impostos pelos pais, começou seguindo seu próprio caminho de emancipação da direção e tutela da religião e pondo as claras as incongruências e inadequações entre a Bíblia (ou entre a fé) e a realidade.

Aconteceu como no complexo de Édipo, coisa que sempre tem que acontecer em todo crescimento. A humanidade alcançando a fase adulta e da não pura submissão só por pura submissão. 

Foi quando entre a classe juvenil apareceu também o slogan “é proibido proibir”, justamente porque as proibições vêm tantas vezes sem fundamento nenhum, só por autoritarismo e querendo impor por “medo” o que é invenção pensada ou fabricada para manter simplesmente o status e a dependência, não aceitando a maioridade do outro. 

Ora tantos desses que se emanciparam de ideias assim são ateus crentes porque vivem a prática da fraternidade, e quantos crentes são ateus porque vivem fabricando tantos males e injustiças para seus semelhantes encobertos numa capa de uma falsa religiosidade.

Temos assim o crente ateu e o ateu crente.

         NOTICIÁRIO:


1)- hoje dia de CRISMAS. A Paróquia está em festa com a administração do sacramento da Crisma a 70 jovens que vão pautar a sua vida de adultos com a unção do Espírito Santo como  seu assessor divino especial.

2)- Logo mais às 20.00h tem a missa do Envio da imagem da Padroeira que irã percorrer as oito Comunidades de nossa Paróquia em preparação do BOTE FÉ 2018, que tem por tema: Eis-me aqui, que é o mesmo do JMJ internacional que acontecerá na nação panamenha de 22 a 27/01/19.

2)-1: Amanhã 2ªfeira será a caminhada de entrega para a Comunidade de Santa Teresinha. Por isso mesmo terá a santa missa no horário normal, e às 18.00h iniciaremos a caminhada.

2)-2: A comunidade de S.ta Teresinha assim como cada Comunidade fará a semana missionária na sua comunidade que a CNBB programou para este ANO DO LAICATO. A Equipe do BOTE FÉ estará a fim de colaborar para essa programação.

2)-3: No próximo domingo, 24 será e entrega para a Comunidade de S. Raimundo.

3)- Dia 19, 3ªfeira inicia o festejo de São Pedro na Comunidade do Campo Velho, com levantamento do mastro às 16.00h com caminhada vindo da igreja de Santo Antônio, encerrando com Momento de Oração.

4)- No dia 22, 6ªfeira em o Convívio da Pastoral Familiar com arraiá no Rincão, a começar das 18.00h. Participe. As Comunidades participem com seus programas.



sábado, 9 de junho de 2018

O que são mitos “mythoi”? Platão relata como as mulheres mais velhas contavam às suas crianças histórias simbólicas. Daí até aos nossos dias nasceram os “contos de fadas” (mythoi).



A Sagrada Escritura assumiu os mitos (mythoi) para transmitir manifestações de Deus. Neles se ultrapassa o caráter intelectual puramente de pensamento, de ideia, para envolver o emocional e o afetivo.

Na verdade, sobre o solo humano, afetivo, brotaram os mitos, os sonhos, as narrativas. Muitas narrativas da Escritura lançaram mão desta arte para transmitir os sonhos da humanidade, como seria e como será, coisas que ninguém sabe e nem saberá. 

Tem coisas que não vão pela lógica do raciocínio, mas em forma de imaginar personagens, experiências, episódios, enredos, diálogos.

Desse jeito esses contos que hoje chamamos de fadas,  naquela época eram os mitos, que envolvem o ouvinte em tempo e espaço irreal mas  parecendo real.

Assim é que essas narrações começam sempre : “Era uma vez”, “A terra de ninguém”, “Naquele tempo” , “No tempo em que Deus ainda caminhava sobre a Terra”...


Nessas narrativas os animais falam, acontecem coisas milagrosas fisicamente impossíveis mas cheias de significado.

O ser humano nasce curioso e questionador. Apagar nele este anseio da saber seria castrá-lo. Se pais calam ou se omitem ou desviam para escanteio perguntas dos filhos, estão castrando-os assim mesmo. 

E nos primeiros anos de escolaridade como é importante contemplar a imaginação das crianças. Elas vão das panelas ao quarto de dormir, e das tarefas de já se imaginar de pais e mães até se imaginarem como tais.

Os adultos que queimaram etapas ficam espantados, de queixo caído com tanta imaginação, e os que esqueceram retornam com as crianças ao seu tempo de criança.

Foi assim com primeiros seres humanos quando se interrogavam sobre a vida, de onde viemos quem nos fez, como nos fez, e se tem Deus, como Deus é? Como Deus é? Certamente como nós mesmos somos. O que inventa a criança? Como ela olha o pai, e a mãe fazendo, e os mais velhos, e os irmãos e  irmãs.

“Quando era criança pensava como criança, raciocinava como criança, sentia como criança; quando cheguei à idade de adulto deixei para trás as atitudes próprias das crianças” (1.Cor. 13,11)

Quando a humanidade virou mais adulta achou que a ciência podia explicar tudo. E deixou de escutar muitas dessas narrações míticas que nos excedem. 

Há, porém, uma coisa a esclarecer: com o crescimento da humanidade, todo mundo sabe distinguir os “contos de fadas do que não é conto de fadas. Assim como um livro de contos, de outro livro qualquer. 

Porém, no referente à Bíblia, talvez por ser um livro de muitas misturas, em que se misturam contos de fadas, os mitos com outras realidades mais históricas, todo mundo ficou pensando que aí os mitos eram também coisas históricas. 

Exemplo, a serpente falava mesmo; que representando o demônio era ele mesmo que falava; que o “dragão” era mesmo dragão; que a “árvore do paraíso” era mesmo essa planta; que os seres humanos tinham mesmo aqueles nomes, e por aí adiante.

Tem faltado esclarecimento em distinguir o imaginário, ou o mito, da realidade na Bíblia. Distinguir o mito do que não é. Aqui e tomo a palavra “imaginário” justamente por este conjunto de imaginações com que a humanidade nasceu, igualmente como as crianças quando se envolvem e nos envolvem com as suas imaginações.

E justamente como as mulheres mais velhas referidas por Platão contavam às suas crianças histórias simbólicas, mitos – mythoi – para diverti-las e instruí-las. Com mitos e contos de fadas.

Então o que é mito? A forma ancestral de conhecimento humano para narrar os dilemas universais da existência humana.

           NOTICIÁRIO:


1)- Hoje daremos início à caminhada de preparação do Bote Fé 2018, com a imagem de NªSª das Dores. A imagem de Cristo Rei já anda percorrendo as Comunidades da paróquia de Cristo Rei. Veja mais abaixo o Programa.

2)- Nesta 3ªfeira reunião do CPP. Sua presença é muito importante.

3)- Próximo domingo será dia do Sacramento da CRISMA na Paróquia, na missa das 10.00h. E no sábado, 16, Retiro no Rincão, com  a participação dos padrinhos, que irão participar com o almoço para seus afilhados. Na parte da tarde estarão também presentes para as palestras junto com os afilhados.

4)- Dia 14, 5ªfeira, reunião de formação dos Ministros da Eucaristia. Contamos com suas presenças.

5)- Dia 15, 6ªfeira, reunião para o Evento do Coração de Jesus. Sua presença é muito importante.

6)- Dias 14-17: Encontro diocesano de formação de Fé e Política na cidade de Brejo, interessados inscrevam-se.

7)- Contas da Peregrinação do mês de Maio: Centro Grupo 1=2.525.15; Grupo 2=1.544,45; S.Teresinha=370,05; S.Pedro=1.700,00;S.Francisco=1.500,00; S.Antônio=824;00; S.Raimundo=2.260,00; Santana= 236,00; Bom Parto= 100,00.    TOTAL=11.059,65

Início das caminhadas de preparação para o bote fé 2018, com o tema”eis-me aqui”.


Próximo domingo, dia 17, após a missa da noite na matriz será o envio da imagem de NªSª das Dores para a Comunidade de S.ta Teresinha. Dia 18, 2ªfeira as 18.00h, caminhada para a Comunidade de Santa Teresinha, com a a 1ª celebração lá. A Comunidade do Centro entregará a imagem para a Comunidade de Santa Teresinha no Retorno. 

Organização da Caminhada: a equipe que irá participar do JMJ no PANAMÁ de 22 a 27/01/19:  Antônio Junho, Gerre Adriano, Alisson Melo, Talison, Rodrigo Santos, Rodrigo Teles, Ítala, Antonieta e Vanúzia.

Datas de entrega para as outras Comunidades: S.Teresinha entregará para S.Raimundo no dia 24/06; S.Raimundo para S.Antônio no dia 01/07; S.Antônio para Santana no dia 09/07; Santana para NªSª do Bom Parto no dia 15/07; N.Sª do Bom Parto para São Pedro no dia 22/07; São Pedro para S.Francisco no dia 29/07; S.Francisco de volta para o Centro no dia 05/08.

No dia 18/08 às 18.00h será a grandiosa procissão junto com a imagem de Cristo Rei que anda percorrendo as Comunidades da paróquia de Cristo Rei  para a PRAÇA DO POVO para a missa de abertura do BOTE FÉ

Tem novidades para esta 7ª edição do Bote Fé, nos dia 18 e 19/08,  mas ficará para os números seguintes de nosso Informativo VIDA NOVA.





sábado, 2 de junho de 2018

Nem tudo o que um Santo diz é plenamente fiel ao evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito (Papa Francisco)



Já falamos algumas vezes aqui que muitas coisas neste mundo têm validade de prazo. 

A ciência teve validade de prazo, a medicina teve validade de prazo, nossas roupas tiveram validade de prazo, nossas músicas tiveram validade de prazo, os métodos pedagógicos das escolas tiveram validade de prazo, as comidas dos supermercados e os remédios das farmácias têm validade de prazo.

Na Bíblia tantas coisas tiveram validade de prazo: essas coisas de comer ou não carne de porco, (Lv. 11,7), essas da cultura matrimonial, (Lv.20.9), essas da vingança do “olho por olho e dente por dente, e morte por morte (Lv.24,19), e aquela da Circuncisão, (Gn 17,12), e dia de sábado (Dt.5,12), e muitas outras. “Ouviram o que foi dito aos antigos, eu porém lhes digo” (Mt, 5,17).

Sim, mas tem hoje quem diz assim: “Eu vou fazer assim e assim porque aquele Santo também fez”. Ou então, “eu vou fazer aquela oração ou aquela consagração porque aquele Santo também fez”. Seria como dizer: Vou tratar assim a mulher ou o filho, ou o inimigo como aquela Bíblia mandava, quando diz: “castiga teu filho com vara” (Prov. 23,14). 

Nem imagina que passou a validade de prazo. Quanto mais este ou aquele Santo, o jeito que falou ou fez. Por exemplo Santo Agostinho que falou sobre as crianças não batizadas que iam todas para o inferno. 

E até S.Tomás de Aquino que seguiu a ideia de Aristóteles sobre a inferioridade das mulheres dizendo: “Somente com relação à natureza no indivíduo feminino é algo deficiente e malgerado” (Elizabeth Johson, She Who Is NY Crossoard, 1993,24).

Por isso o Papa Francisco alerta sobre essa mentalidade no documento “Sobre o chamado à Santidade no Mundo Atual: “ Nem tudo o que que um Santo diz é plenamente fiel ao evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito. 

Para identificar qual seja a palavra que o Senhor quer dizer através de um Santo não convém deter-se em detalhes porque nisso também pode haver erro e quedas” (n.22).

Algumas vezes somos tentados a evitar os outros ou o trabalho da casa, ou as tarefas da comunidade e fugir para ficar na oração. O Papa também adverte: “Não é saudável o silêncio e esquivar o encontro com o outro; desejar o repouso e rejeitar a atividade, buscar a oração e fugir do serviço” (n.26).

Celebramos neste ano 2018 o ANO DO LAICATO. Somos convidados a por em prática o documento 105 da CNBB “ CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE - Sal da Terra e Luz do Mundo.

Nesse documento se insiste que não devemos cair naquela tentação do dualismo, o que é isso? É quando fazemos uma oposição entre Fé e Vida. Isto quer dizer que o mundo da Fé seria inferior ao mundo da Vida. 

É botar um contra o outro. Como assim? Por Fé entende-se tudo o que se relaciona ao mundo espiritual, ao culto e ao sagrado. Do outro lado o mundo do trabalho, os compromissos familiares, a educação dos filhos, e a política. 

Nessa visão errônea fé e vida seriam dois espaços que se opõem e nada teriam a ver um com o outro (n.134). De um lado seria o sagrado, o outro o profano. Infelizmente temos separado esses dois lados em sagrado e profano.

Então tudo é sagrado. É mesmo. Por isso não há separação entre Igreja e Mundo. Justo, lembro o que Santa Teresa dizia: “entre as panelas está o Senhor”. 

Por isso os Cristãos não devemos nos isolar naquilo que é considerado sagrado porque tudo é sagrado. Isto quer dizer que ser cristão é ser cidadão. (Cf. CARTILHA DO ANO DO LAICATO-Chapadinha 2018, p.06-07).

          NOTICIÁRIO:


1)- hoje dia 03 de Junho, primeiro domingo tem exposição do Santíssimo na matriz, e cada grupo tome conta dos seus horários.

2)- Primeira Comunhão da Comunidade do Centro hoje na matriz na missa das 10.00h

3)- Parabenizamos o ministério dos Acólitos pelo bom trabalho da ornamentação das ruas e avenidas para a Procissão do Corpus Christi nesta 5ªfeira, 31, e pela atuação conjunta das duas paróquias. Agradecemos o apoio logístico dos carros de som e as casas que apoiaram com enfeites e altares e o apoio ao trabalho dos Acólitos.

4)- Também hoje dia 03 inicia o festejo de Santo Antônio na Comunidade de S.Antônio, Parque Independência, com o levantamento do mastro às 16.00h.

5)- Neste dia 03: encerramento da formação de Animadores da Pastoral da Juventude na cidade do Brejo.

6)-Dia 06: Reunião dos Colegiados, tem assuntos muito importante.

7)- Neste 5ªfeira, dia 07 tem a celebração penitencial à noite na Matriz e confissões de 1ª5ªfeira durante o dia.

8)- Ontem, dia 02 foi o encerramento do mês de Maria e missa da unidade paroquial e grandioso leilão em prol doa 24ª Concentração do Apostolado da Oração a ser realizada no dia 08/07.

9)- Foi nomeada a doutora Ilma para promotora da comarca de Chapadinha. Agradecemos a sua colaboração para vários eventos de nossa paróquia inclusive para o evento do Apostolado da Oração.

10)- Dia 08: reunião de formação dos ministros da Eucaristia


As lições da procissão do corpus christi:

- A alegria de trabalhar em equipe

- A alegria de se sentir Igreja

- A alegria de partilhar



A alegria de trabalhar em equipe

A alegra de se sentir Igreja

A alegria de partilha


sábado, 26 de maio de 2018

A doutrina da Trindade se desenvolveu em decorrência da necessidade da Igreja cristã de explicar como Jesus enquanto Cristo se relacionava com Deus



É conhecido que nos primeiros três séculos os imperadores cristãos eram tidos como os guardiões da fé. E havia uma preocupação pelo monoteísmo, em confessar Deus como um só.

Havia os unitários que se firmavam nisso e afirmavam que Cristo não podia ser Deus. Havia os trinitários ou modalistas que pensavam que podia haver três modos de Deus ser e se manifestar. Nos gregos seria como três pessoas tomando o termo pessoa como “máscara” (prosopon) utilizada pelos atores nos teatros gregos. 

Havia os Arianitas que diziam que o Filho era uma criatura, a mais elevada das criaturas, mas assim mesmo criatura.

Santo Atanásio, baseado na transfiguração (Mc.9,2) dizia que em Jesus “Deus se fez homem, e o homem se faz deus”.  E: “o que não é assumido não é sanado”. “Se o Filho é uma criatura o homem permanece mortal  e não ficaríamos unidos a Deus”. 

“O homem não seria divinizado se o Verbo que se fez carne não fosse da mesma natureza que o Pai”. Esta teologia foi aprovada no concílio de Niceia (325) convocado pelo imperador Teodoro temendo que essa discussão levasse à divisão do império. No entanto os gregos continuaram com as ideias de Ario (arianitas), e o ocidente com Atanásio.

Mais à frente veio S.Agostinho (séc.V) e dizia o seguinte, com a ideia da predestinação: “ a eleição ou escolha de Deus (predestinação) a respeito dos que seriam salvos se deu antes da criação do mundo, portanto antes de Jesus, e até antes de Adão. 


Por isso a teoria da Trindade não seria necessária pois só a decisão de Deus único e uno era necessária à salvação. Deste modo deixava de lado as teologias gregas confessando ele mesmo que não conhecia o grego, e só se baseava nas categorias de Aristóteles. 

Isso é importante porque na teologia oriental dos gregos, (sobretudo de Atanásio), a Trindade é necessária para que haja encarnação e para que haja salvação pela encarnação do Verbo.

Como já vimos, os gregos punham o termo “pessoa” em Deus usando a palavra pessoa (prosopon) no sentido de “máscara” usada pelos atores gregos como usando uma para o Pai, outra para o Filho e outra para o E.Santo. 

Outros teólogos em seguida disseram para entender “pessoa” noutro sentido de “indivíduo”, “separado”, “singular”, não relacionado a ninguém. Assim Boécio e S.Tomás. E mais tarde Karl Barth (s.XIX) Karl Barth (s.XIX) seguiu mais o “modalismo”, enquanto que Karl Rahner aos modos de manifestação divina chamou substâncias. Barth gostava de dizer “Triunidade” em vez de Trindade.

 J.Moltman acrescentou a noção de ‘Modalismo’ ou seja, três modos de Deus ser. Ele diz: Deus dá espaço para que a humanidade exercite a liberdade e a responsabilidade limitando seu poder para assegurar a interação humana e livre”.

Finalmente após vermos esta problemática do histórico da construção da teoria sobre a Trindade, alguém descobriu que no conceito tradicional da Trindade estão subjacentes teorias sobre machismo e domínio do masculino. 

Na verdade, a teologia medieval seguiu a influência de Aristóteles sobre o domínio do masculino nestes termos: “Toda a criança devia ser do sexo masculino pois ela é depositada toda pelo homem na mulher que apenas contribui para seu desenvolvimento porque provê um lugar acolhedor e seguro para nascer. Às vezes, devido a um vento ruim a criança nasce mulher, que é um homem deficiente.” 

Foi seguido por S. Tomás de Aquino (s.XIII) que disse: “Somente com relação à natureza no indivíduo feminino é algo deficiente e malgerado”. E conclui que  a alma da mulher é deficiente, que seu intelecto é fraco e que ela será facilmente manipulada”.

A teologia moderna não aceita estas colocações, e como a tradição bíblica e medieval de um deus masculino, rei, dominador, imperador, deu origem a que esta imagem fosse copiada pelos reis e imperadores, e deu também origem ao poder do pai no lar, que tinha que imitar o poder e fazer exercer a sua força sobre a mulher e os filhos. 

Na sociedade civil até os nossos dias tem aí a dominação do homem nas leis, nos cargos públicos, na política e nos salários, onde sempre a mulher recebe metade do salário do homem. Além da cultura do lar, onde 90 por cento das lares a mulher não tem voz, e basta a palavra “cala a boca mulher”.

Vimos que na origem da teoria da Trindade estava que Deus poda curar ou salvar uma ou algumas pessoas e condenar o restante ao sofrimento e à degradação como dizia S.Agostinho no Livro “A cidade de Deus”: “Dos eleitos, uns poucos são destinados ao gozo perfeitamente ordenado e harmonioso e de um com outro em Deus. 

E o castigo eterno dos não eleitos. Deus elegerá alguns para a salvação eterna. Esses pouco substituirão os anjos que se afastaram”.

Qual era o papel da fé para S.Agostinho? Simplesmente salientar que essa justificação é para mim (veja que foi seguido assim por Lutero).

Para dar outra vertente à doutrina da Trindade que se baseava nesse axioma donde resultou a discriminação racista, sexista e cultural até hoje, no horizonte um axioma alternativo sobe a Trindade ou às manifestações em Deus com os nomes: Ágape, Amante e Amigo. Ágape é a Mãe que dá vida e acolhe todos os filhos em vez do deus imperador. 

Amante, como Filho que faz solidariedade e fraternidade com toda a raça humana e com toda a Natureza; e Amigo, referido ao Espírito Santo, que os primeiros Padres da Igreja achavam ser dispensável na Trindade.

Alguém pode achar arbitrária esta teoria? “ Não mais arbitrária do que a doutrina da Trindade da teologia cristã ocidental” (Lynne F.Lorezen). Com efeito lá se dizia que Deus não precisava ser Trindade para nos salvar, outros definiam que sim. 

Uns apresentava, Deus como imperador favorecendo o poder do pai e dos reis. Outros que só a predestinação bastava para salvar alguns e condenar os outros (S. Agostinho). 

Agora este axioma é mais abrangente e direcionado mais ao abraço da Mãe, do Amante e do Amigo que tudo é Deus para envolver tudo e todos e toda a natureza na felicidade abrangente dum lar e duma família.

         NOTICIÁRIO:

1)- Dia 28: Reunião de formação para Pastoral do  batismo.

2)- Dia 29 Reunião para completar o esquema da 24ª Concentração do evento estadual do Coração de Jesus.

3)- Dia 30: Reunião com as coordenações da Pastoral Familiar

4)-Também 29: Confissão para Primeira Comunhão na igreja de São Pedro, Bairro do Campo Velho, e a Comunhão no dia 30.

5)- Dia 31: Festa e Procissão do CORPUS CHRISTI, com santa missa às 08.00h da manhã e 15.30h seguida da grandiosa procissão com as duas paróquias juntas rumo à igreja de NªSª da Conceição no Bairro de Terras Duras.

6)- 01-03/06: Encontro diocesano de animadores da Pastoral da Juventude na cidade do Brejo

7)- 01-03/06 também Encontro Regional do Comire em Barreirinhas.

8)- Dia 02/06: Tarde de confissões na matriz em preparação da Primeira Comunhão no domingo dia 03/06.

9)- Dia 03/06 início do festejo de S.Antônio na comunidade de S.Antônio (Parque Independência.

10)- Dia 01/06: reunião dos CAE’s (o financeiro das Comunidades e do Centro)

11)- Dia 02/06, próximo sábado: Encerramento do mês de Maria e coroação de Nossa Senhora. Também é a Missa da Unidade paroquial, com a presença de todos os Bairros, Movimentos e Pastorais. Não haja outros programas locais nesse dia. No final, grande Leilão em prol do financeiro para o Evento estadual do Coração de Jesus