segunda-feira, 14 de julho de 2025

PRISÕES DOS APÓSTOLOS E PRISÃO E PÁSCOA DE JESUS.


 

As narrativas da prisão e a soltura de Pedro mostram ser paralelas com a saída de Jesus do túmulo É impossível que não haja uma intenção explicita de comparar uma coisa com a outra, dando ênfase à prisão como sendo o túmulo, e a saída como ressurreição. Em todas aparecem anjos, tremores de terra, correntes que caiem e portas que se abrem e grandes luzes. Aliás, outros paralelos aparecem na cura do paralítico no templo por Pedro, At. Cap.3 e o paralítico curado por Jesus “levanta-te e anda”, no capítulo cinco de João (Jo.5,8). Há ainda os paralelos das prisões de Paulo na narrativa de um grande tremor de terra que abriu as portas da prisão, e as correntes caíram de suas mãos (At.16,26). Aliás, os editores poderiam ainda apoiar-se naquele dito de Jesus “fareis coisas maiores do que estas” sobre os que viessem a acreditar em Jesus. (Jo.14,12). Para uma avaliação geral, é bom termos em conta o caráter épico dos Atos dos Apóstolos, como falei na página anterior onde citei um dos maiores estudiosos do Novo Testamento. Na verdade, Helmut Koester (Introdução ao Novo Testamento, vol.II, pag102 nos diz que os Atos dos Apóstolos têm um enredo do jeito dos épicos latinos, como a Ilíada de Homero, que lhe teria servido de modelo. Nos Atos, Lucas teria criado um ambiente mágico e fabuloso próprio do gênero épico de todo o livro, com os episódios da soltura de Paulo e de Pedro do meio das correntes e das grades da prisão, equiparando assim os dois heróis de Atos com os heróis da Iliada Ulisses e Aquiles, ou Eneias e Agamenon da Eneida. Aqui os heróis são Paulo e Pedro. Aliás, heróis que quebravam correntes, somem e se tornam invisíveis e quebram colunas, que andam sobre o mar, são comuns no imaginário antigo, como Apolônio de Tiana, Bem Adab, e Sansão, no poema dos Juizes. (Jz.16,23-30). Por outro lado, estas narrativas mostram a comparação com a prisão de Jesus no túmulo e a sua saída. Os estudiosos afirmam também que a vida e atividade de Jesus passava para os seus seguidores, manifestando-se neles. Por isso, fatos extraordinários como prisões, tremores de terra, correntes que caíam, e portas que se abriam eram comuns a Jesus e aos discípulos. Eram fatos reais? Não interessa, o que interessa é o objetivo catequético. (Cf. E.Schillebeekx. Jesus, a história de um Vivente, p. 382ss). Vejamos os seguintes paralelos, onde colocaremos os versículos referentes aos apóstolos nos Atos em itálico: Evangelho: “Era a preparação do sábado, e esse sábado era particularmente solene”(Jo.19,31) Atos dos Apóstolos sobre a prisão de Pedro: “Era dia dos pães ázimos” (At. 12,3). Evangelho: “Tendes um guarda, ide e guardai o túmulo como entendeis” (Mt.28,65). Atos: “Na prisão colocaram quatro grupos de soldados” (At.12,4). Evangelho: “Um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela” (Mt.28,2). Atos: “Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela” (At.12,7). Evangelho: “Houve um grande tremor de terra e um anjo do Senhor rolou a pedra do sepulcro”(Mc.16,4). Atos: “As correntes caíram-lhe das mãos”(At.12,7). Evangelho: “Os guardas pensaram que morreriam de pavor”Mt.28,4). Atos: “Passaram a 1ª e a 2ª guarda, e o portão de ferro abriu-se sozinho”(At.12,10). Evangelho: “As mulheres correram a dar a boa nova aos doze”(Mt.28,8). Atos: “A Igreja orava incessantemente a Deus por Pedro”(At.12,5).

Conclusão. Após este estudo comparado, será mais fácil olhar para o trabalho pessoal dos autores do Novo Testamento, que, no dizer do capitulo 16 da LG do Vaticano II são chamados de verdadeiros “autores, exercendo as suas capacidades humanas”.

P.Casimiro João      smbn

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segunda-feira, 7 de julho de 2025

RELIGIÕES COMO DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA FÉ.


 

Fé é uma coisa, religião é outra. O ser humano já nasce com fé. O ser humano que despertou para a consciência despertou também para a fé. Por isso nas democracias modernas se manda respeitar a fé das pessoas, como se respeita a pessoa. Os ancestrais, de todos os continentes e ilhas tinham fé. E no dizer dos antropólogos, o sinal indicador é o culto dos mortos mostrado nas descobertas e escavações arqueológicas, o que distingue os humanos dos puros animais. Então, cada agrupamento tentou organizar a sua fé, ou configurar, colocando-a inteligível e apta para a memorização, e socialização. Deram assim uma configuração para as ideias segundo as quais  expressavam sua fé, trazendo para a palavra o que estava na cabeça e no coração e dando-lhe forma. Avançando mais um ponto, assim surgiram as diferentes religiões para expressar a fé igual em todas as latitudes. Apareceram então as várias” doutrinas”, ou configurações da fé. Os teólogos chamam-lhes de sistemas, e também paradigmas, mas detenhamo-nos no termo “sistemas” que na linguagem da computação de hoje chamamos também de “configurações”. Vamos recuar para tempos mais antigos, para os exemplos de fé dos povos antigos. Exemplos mais conhecidos e sofisticados, os Judeus e os Gregos. Tanto para uns como para os outros havia o deus principal no panteão dos deuses, e havia os deuses subalternos. O caso mais conhecido era o “demiurgo” no mundo grego. Segundo Platão, o demiurgo era o artesão divino ou o princípio organizador do universo. No pensamento gnóstico, ele era distinto do Deus supremo e em geral considerado mau. O deus principal não se misturava com a matéria por ser má, e vivia indiferente ao mundo criado, como coisa que não lhe dizia respeito. Então o deus de segunda classe se evadiu do seu comando, e conseguiu criar este mundo como está agora, e ficou o chefe deste cosmo, chamado mundo, que não tinha nada a ver e a dever ao deus supremo. O evangelho de João faz referências a este demiurgo, chamando-lhe “príncipe deste mundo”, e “chefe deste mundo” (Jo.14,29-31).  Na alta filosofia, os sábios lhe chamavam de “Logos”, que passou para os latinos como “Palavra” e “Verbo” por “quem tudo tinha sido criado e sem ele nada do que foi feito se fez”, como refere também o mesmo evangelho de João (Jo.1,3). Passando agora para a cultura e a filosofia judaica, no capítulo oito dos Provérbios vem a mesma figura do demiurgo e do Logos poeticamente descrita e identificada, à semelhança também de um segundo deus, e que tinha sido “mestre de obras” de todas as obras de Deus. (Prov. 8,30): “Eu existia antes de suas obras mais antigas, desde a eternidade eu fui constituído, desde o princípio, antes da origem da terra. Fui gerado quando não existiam os abismos, antes das águas, antes das montanhas, antes das colinas fui gerado. Antes das terras, campos e os primeiros vestígios do mundo. Estava presente na preparação do céu e da abóbada celeste, lá estava eu firmando as nuvens no alto, e reprimindo os mananciais do abismo, e fixando os limites ao mar, de modo que não ultrapassasse suas bordas” (Pov. 8,22-30). Este segundo deus “mestre de obras” é em tudo outra versão do demiurgo ou Logos dos Gregos. Avançando para o Novo Testamento, os primeiros cristãos quiseram dar forma à fé no Deus Javé, e aglutinando estas categorias tanto do Antigo Testamento quanto do demiurgo dos gregos, no meio dos quais viviam. Os Padres, os Filósofos e Teólogos da primitiva Igreja, pensando ainda na promessa de Jesus do Espírito Santo, se preocuparam em organizar ou configurar a fé em dados que servissem para todas as igrejas e comunidades. E estavam bem por dentro das figuras do demiurgo  ou Logos dos gregos,  e do “deus-sabedoria-mestre-de-obras” dos Judeus. Isso se expressou no Deus Pai, no Deus filho e no Deus Espírito Santo, que nas suas filosofias aglutinaram num só Deus com uma natureza ou essência única mas distintos como pessoas subsistindo por si. A união do filho de Deus com a natureza humana ficou chamada de união hipostática, que, como dizem os teólogos, para o povo ficou ininteligível, como para nós também. E da promessa de Jesus do Espirito Santo, as dúvidas eram se procedia só do Pai, ou também do Filho. Para os gregos, só do Pai; para os latinos, do Filho e do Pai. Ficou firmada a configuração da SS.ma Trindade. Configuração que os teólogos chamam de sistema ou paradigma. Para acabar com a discussão que não terminava, foi convocado um concílio para a cidade de Éfeso no ano de 325. Quem presidiu e quem convocou o concílio foi o imperador Constantino que temia um racha na Igreja e no império. Das duas alas de opinião ele escolheu uma, e essa foi imposta para todos. Aos que não concordavam mandou para o exílio, e outros mandou assassinar. E como seria se ele tivesse escolhido a outra ala?

Conclusão. Geralmente a gente pensa que o Papa sabe tudo, mas ele tem os assessores, e convoca reuniões e sínodos e concílios para estudar: ora quem estuda é para saber; os bispos não sabem tudo; os teólogos que vivem estudando não sabem tudo; os padres não sabem tudo. Até porque Papas e concílios já afirmaram coisas como dogmas e depois outros Papas e concílios desfizeram. O último exemplo foi a condenação da teoria da evolução pelo concílio de Colônia, em 1860, e há pouco tempo essa teoria foi aceita como certa pelo Papa João Paulo II no dia oito de dezembro de 1969.

P.Casimiro João      smbn

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