Na época pre-cientifica a terra dos
homens via-se continuamente visitada pelo mundo celeste em forma de anjos e
demônios que eram considerados intermediários da ação divina.
A esse universo da humanidade chamou-se
de mito. Impõe-se o processo de desmitologização para traduzir os ensinamentos
bíblicos para uma mentalidade atual. No eferente aos evangelhos também a maior
parte consta de testemunhos da fé em Jesus, mas trazendo bem pouca coisa do
Jesus histórico e galileu.
Assim por exemplo, as visitas de anjos
e as narrações de de anunciações de nascimentos, como do Sansão, Samuel, Jesus
e João Batista, e as narrações de vocações como Jeremias e Isaias etc.
As duas margens do Lago muitos
constantes nos relatos simbolizando os dois mundos: de um lado o mundo dos
Judeus, do outro lado o mundo pagão. A isso chamamos a teologia do espaço e das
viagens missionárias de Jesus.
Devemos ter em conta que na linguagem
narrativa da Sagrada Escritura, na época, havia muitos copistas que recebiam o
que passava de mão em mão, e quando chegavam nas mãos deles os escritos já
tinham recebido muitas modificações.
E por sua vez eles faziam ainda mais
modificações, seja porque não entendiam bem algumas palavras, seja para darem
explicações da cabeça deles. Por exemplo. O relato eucarístico de Marcos se reportava
à ação da ceia que começou se fazendo nas casas, e depois Marcos a inseriu na
narração do seu evangelho.
E para Lucas, a ceia é um sinal
comunitário cujo significado está relacionado à nova aliança, onde é difícil
reconhecer ali um ato de culto. E o teólogo Libânio diz que Jesus não organizou
uma nova maneira de adorar a Deus, de lhe prestar homenagem, de lhe apresentar
dons e súplicas. E para orar, os próprios discípulos suplicaram “ensina-nos a
orar” (Lc.11,1).
E assim também no evangelho de João
encontramos poucos temas sobre o tempo do Jesus histórico mas muito mais sobre
uma teologia elaborada sobre Jesus. Não tanto se virmos que os evangelhos
pertencem a um grande gênero literário que a Igreja primitiva criou. Vale
dizer, em vez de uma biografia de Jesus trata-se de testemunhos de fé e de
anúncio para despertar a fé no ouvinte.
E como base nessa fase anterior temos a
literatura haggádica que servia para ensinar uma doutrina, com ou sem
fundamento histórico. E vinha de mistura o “midrash”, ou tema de edificação que
era um reforço quando se fazia uso da Escritura. Os evangelhos da Infância são
uma literatura “midrash haggádica”.
Outros exemplos: a cena do Tabor, do Mar
vermelho, cura do cego de nascença, os discursos
de Mateus, as viagens missionárias de Jesus e o seu sentido teológico.
Por isso, Libânio afirma que temos que
ter em conta, mesmo para colocar no seu devido ligar os dogmas e não tanto
absolutizá-los, “que não se pode prescindir da evolução da dogmática ao longo
da história na compreensão de Jesus” (Linguagens Sobre Jesus, 2, 56).
Na verdade, os romanos consideravam
história como simples relatar a vida de varões ilustres a fim de apresentar às
novas gerações modelos de vida. Assim se mostra Jesus no cotidiano como Deus
entre nós. E assim a vida de muitos Santos e Santas depois de Jesus.
NOTICIÁRIO:
1)- Nesta semana foi a caminhada da
entrega da imagem da Padroeira para a Comunidade S.ta Teresinha, como
preparação do Bote Fé. Fomos agraciados com uma boa tarde de chuva.
2)- Neste domingo, 24, a caminhada vai
ser para a Comunidade São Raimundo. E no próximo domingo der S.Raimundo para
S.Antônio.
3)- Próximo domingo tem a Missão
Jovem na Comunidade de Santo Antônio para os catequizados da Profissão
de Fé 01 e 02. Desejamos bom trabalho.
4)- Atenção: Próximo domingo,
01/07 é o Dia M, dia Missionário em prol da 24ª Concentração estadual
do Coração de Jesus. Com visitas e celebrações em todas as Comunidades das
duas paróquias de N.S. das Dores e de Cristo Rei, como a preparação já para o
dia 08 que está bem aí chegando. Lembramos
às Comunidades que às 05.00h do dia oito (08/7) todo o Som das Capelas é
para funcionar para alertar todas as duas Paróquias.
5) Ontem e hoje decorre a Escola
diaconal da Diocese para os candidatos de todas as as paróquias.
6)- Pastorais da Juventude e todas as
Juventudes: reunião na diocese no dia 12/07 para a articulação do SETOR
JUVENIL. Vão dois elementos de cada Pastoral e movimento. Inicio às 08.00h
e termino às 16.00h.
7)- Lembrando que 27 a 29/7 tem
encontro estadual de base da PJ na cidade de Estreito, onde são pedidos 04
jovens por paróquia.
8)- No dia 26, 3ªfeira, temos a reunião
da Pastoral do Dízimo. Sua presença é muito importante.
9)- Dia 27 a reunião da Pastoral
Familiar.
10)- Dia 28 Reunião da Pastoral do
Batismo.
Histórico e sentido da devoção
ao sag.coração de jesus:
Em 1673 a Santa Margarida Maria teve as revelações do
Sagrado Coração de Jesus como inicio desta devoção. Mais tarde foi incrementada
pela beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste Zu Vishering, por meio
de um Ato de Consagração solene pedido ao Papa Leão XIII. Por sua vez o
comerciante M.Kemper de Dayton, em 1882 espalhou
a devoção na América do Norte.
Anteriormente o povo católico como que
tinha medo demais do Sacrário e da eucaristia. Alguns santos diziam que devia
ter grades em volta pra ninguém se aproximar. A comunhão devia ser muito
raramente, É por isso que esta devoção veio aproximar mais os cristãos da
comunhão e do sacrário com a comunhão nas primeiras sextas feiras de cada mês.
Devemos saber que nesses tempos não era
permitido a ninguém nem tocar nos panos do altar onde pousava a hóstia. E
ninguém subir no altar nem tocar a hóstia. Com o andar dos tempos e o avanço da
teologia a respeito, hoje em dia tem os ministros e ministras da comunhão e
muito mais aproximação do altar.
Programação:
Às 5.00h todo o Som das
capelas anunciando e convidando para o evento estadual. Às 6.30h
todo mundo chegando no Rincão, e recepcionando os romeiros.
Às 08.00h
Abertura oficial e entrada da Imagem do Sagrado Coração de Jesus e
1ªPalestra do dia. Às 11.00h 2ª Palestra e diversas Apresentações.
Às 15.00h Santa Missa presidida pela Bispo diocesano dom Valdeci
e por diversos sacerdotes da diocese e do Maranhão. Segue-se uma hora de
Adoração e em seguida Caminhada rumo à igreja Matriz de N.S. das Dores e
despedida.
Atenção: As barracas de alimentação ficam todas a cargo
das Comunidades e de quem vender seus lanches e quentinhas. No próximo
Informativo serão dados mais detalhes da Programação.
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