A ideia da proximidade
de algum tipo de intervenção divina não foi contribuição original de Jesus era
crença bastante comum na sua época
Acreditar em Deus é
acreditar que o bem é mais forte do que o mal, e que a verdade é mais forte que
a mentira. Quem acreditar que o mal vai ter a última palavra, ou que o bem e o mal tem
cada um cinquenta por cento de possibilidades de vencer é uma espécie de ateu.
Na verdade, existe no mundo
uma força dirigida para o bem, um poder que se manifesta nos impulsos e forças
mais profundas existentes no homem a na natureza, poder que, em última análise
é irresistível. Jesus acreditava nisso, e apelava sempre para essa força
irresistível: “a tua fé te salvou” (Mc. 5,34).
Jesus esperava que o
reino de Deus viesse logo ou durante a vida de seus contemporâneos: “não
passará esta geração sem que isto aconteça”(Mc.13,30). E ainda: “não tereis nem
tempo de percorrer todas as cidades de Israel antes da chegada desse
reino”.(Mt, 10,23).
Essa mesma expectativa levou os essênios a saírem para o
deserto para se prepararem. Foi essa crença que inspirou as visões e os
cálculos dos escritos apocalípticos, e que levou os zelotas à expectativa de
que o reino de Deus viesse e lhes daria a vitória sobre os romanos. João
Batista participava dessa expectativa e esperava que só escaparia quem entrasse
no seu batismo “ para se livrar do juízo divino, e para se livrar da ira divina
que está para vir” (Mt. 3,6)
Na verdade, as
esperanças e expectativas tinham chegado a nível de intensidade sem
precedentes A situação estava fluida, a
guerra contra os romanos estava na ideia de muita gente, e se perguntavam:
Israel iria vence: Israel iria vence os romanos? Será será que o Messias viria como perguntou um
dia João a Jesus: és tu o messias ou devemos esperar outro? (Mt.11,2).
E se não foi na vida
de Jesus, foi dali a 30 anos, no ano 70 que todas essas ideias e forças se
juntaram e empunharam armas contra os romanos, e toda Jerusalém se levantou
contra Roma numa guerra que fez acabar com todos esses sonhos que vinham
acalentando desde muito tempo, e que na vida de Jesus sempre se manifestava e
viviam testando as atitudes de Jesus. Só que Jesus queria isso não pela força
das armas, mas pela mudança dos corações, metanóia.
Por isso Jesus
percebeu a oportunidade e fez apelos por mudanças imediatas: “a menos que vocês
mudem serão todos destruídos do mesmo modo” (Lc. 13,5). E, “o que aproveita ao
homem ganhar o mundo todo se perde a própria vida?” (Mc.8,36) Pregou contra
quem se arrumava na sua vida sozinho, confiando nos sus celeiros cheios, como
um rico tolo (Lc.12,16).
Poderíamos assim
compreender muitas das urgências e dos porquês usados por Jesus, “ lançar a mão
no arado e não olhar para trás, viajar com pouca coisa e depressa (Lc.9,3). Em
resumo, com Jesus acabou um tempo antigo e começou um novo tempo. O tempo de
pensar que as coisas não irão com as armas e com a violência, em vez de mudar o
seu proceder, como praticar a partilha, abrir mão de excluir os irmãos e até os
inimigos.
E também muita coisa
da conversa de Jesus com a samaritana relata que, enquanto os judeus
consideravam o poço de Jacó como o ícone do culto, do templo e da Lei, Jesus
declarou que ele dali em diante seria o templo, a lei e o culto. E que não
precisaria nem de balde porque de seu lado aberto jorraria água viva. E como
consequência ele oferece o verdadeiro culto na sua pessoa.
Voltamos à afirmação
inicial que a ideia de alguma intervenção divina imediata não foi contribuição
original de Jesus, era crença comum na sua época. A diferença era que para os
outros o caminho era a violência, e para Jesus era pela mudança interior,
metanóia.
NOTICIÁRIO
1)- ADMINISTRAÇÃO
DO SACRAMENTO DA CRISMA – Hoje parabenizamos a Catequese paroquial
pela administração do sacramento da CRISMA a cerca de 70 jovens que se
prepararam no caminho da Catequese nos 10 anos de formação cristã, que
começaram desde a Consagração. E parabenizamos
esses agraciados pelo Espírito Santo nesse sacramento que joga o cristão
para as responsabilidades de um cristão adulto. Parabenizamos o bispo diocesano
que pode contar com mais 70 crismados para as tarefas da diocese, assim como os
pais e os padrinhos. Agradecemos ao seminarista Gerre Adriano que assessorou
este retiro de preparação.
2)- Formação para a
Crisma nas Comunidades: Já estão acontecendo as formações para Crisma nas
comunidades tanto da zona urbana como na zona rural para os casados e outros
que não frequentaram os 10 anos de curso. Julgamos que que no mês de Outubro
estarão em dias para o mesmo sacramento da Crisma.
3)- Padre Manoel
Neves: Hoje faz um ano e onze meses que nos deixou o saudoso P.Neves.
Contamos com suas orações e sua intercessão
para a nossa paróquia. E lembramos sua memória e os seus ensinamentos.
4)- Visitas quaresmais: Já aconteceu a visita na
Comunidade de São Raimundo da Corrente nos dias 14 e 15. As próximas: São
Pedro = dia 21/03 confissões de manhã e à tarde, dia 22 visitas aos doentes
com P.Casimiro. Santana = dia 27/03.
Santo Antônio = dia 28/03 confissões, dia 29 visitas aos doentes. Sta Teresinha = 30/03, dia 31 visitas
aos doentes. S.Francisco = dia
04/04 confissões, dia 05 visitas aos doentes.
Bom Parto = dia 07/04. Matriz
= dias 10, 11 e 12, confissões de manhã e à tarde; dias 13 e 14 visitas aos
doentes da parte da manhã.
5)- Pastoral Familiar: Teve encontro sobre formação
catecumenal nas catequeses familiares neste sábado e encerram hoje neste
domingo, na cidade do Brejo.
6)-
SHOW com a Banda ROSA DE SARON: Estamos na reta final do grandioso Show
que vai ficar na história de Chapadinha. É já neste sábado dia 25. Pedimos
o empenho de todo católico chapadinhense para participar deste maravilhoso show
que além da fama, irá servir para alavancar a construção da igreja de São
Francisco e ainda para enfrentar as despesas do BOTE FÉ, de 11, 12 e 13 de agosto.
Contamos com a sua animada presença.
19)- Meu irmão P.Anibal está colaborando nas visitas quaresmais em celebrações e confissões. Apesar de seus 91 anos mostra sua saúde vai de bom a melhor aqui nestas terras de nossa Chapadinha. Parabéns. Veja mais fotos
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