sábado, 13 de abril de 2019

O “sacrifício perpétuo” constituía o elemento essencial da religião judaica; e a herança que daí resultou para a estruturação da vivência católica. As Festas Judaicas.

C
Temos que saber que todas as atividades da vida judaica se realizavam em relação com a religião. O templo de Jerusalém era o centro e o polo da economia judaica, da vida familiar, da vida da social, e do poder político.

Para a consciência judaica o templo era o lugar que Deus escolheu para morar entre seu povo. O sacrifício constituía o elemento essencial da religião judaica. Por isso todo dia pela manhã e pela tarde um cordeiro era oferecido em holocausto no Templo. Era o “sacrifício perpétuo”.

Aos sábados e nas luas novas, e nas festas maiores havia o sacrifício de 1093 cabritos, 113 touros e 32 bodes anualmente, junto com grande quantidade de farinha, vinho e óleo.

No Templo tinha o Santo dos Santos, com o candelabro de sete braços constantemente iluminado. No mesmo local, eram colocados os Doze Pães da proposição, reservados aos sacerdotes, e eram renovados todos os sábados.
  
  Havia as Três Festas principais: Páscoa, Pentecostes e  Tendas. A Páscoa comemorava a libertação do cativeiro do Egito, e em segundo lugar a esperança da libertação messiânica, isto é a libertação política que esperavam do Messias que havia de chegar.
    
O  O Pentecostes, 50 dias após, era a festa da Colheita do Trigo. Mais tarde celebrou também a Lei do Sinai.
        
As 
as As Tendas celebravam a colheita do vinho, por isso era    muito alegre. Tinha procissões com Palmas e Ramos. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi semelhante a uma dessas cenas de ramos e palmas.
    
    Além destas Três, tinha ainda o grande Dia das Expiações e da Dedicação. A Expiação era a festa do Sumo Sacerdote. Ele sacrificava um Touro pelos seus próprios pecados e de sua família e um bode pelos pecados do povo.
          
Era  Era celebrada 05 dias antes da festa das Tendas.   O Sumo Sacerdote só entrava uma vez por ano no     Santo dos Santos onde se julgava que Deus ha   bitava, para realizar uma aspersão de  purificação   do Santuário. Um segundo bode, o fa    moso “bode expiatório” era carregado com os pecados da nação e expulso para o deserto, a m       ais de seis quilômetros de Jerusalém.
        
A Dedicação comemorava a nova consagração do Templo que tinha sido profanado por Antíoco Epifanes na época dos Macabeus. Também tinham um tipo de carnaval, a festa dos “Purim” para lembrar a libertação de Ester. Na lei do jejum, os fariseus jejuavam dois dias por semana, nas terças e quintas feiras.
       O “sacrifício perpétuo” constituía então o elemento essencial da religião judaica; e é fácil deduzir daí a herança que daí resultou para a estruturação da vivência católica.


      NOTICIÁRIO:

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA:

QUINTA FEIRA SANTA: Missa de Lava-Pés e Adoração na igreja Matriz às 17.00h e Missa também na igreja de São Raimundo também às 17.00h. ESCALA  da adoração na MATRIZ: das 19 às 20.00h- LEGIÃO DE MARIA, A. DA ORAÇÃO, E MÃE RAINHA. Das 20 às 21.00h- PAST. FAMILIAR, HOMENS DO TERÇO, MULHERES DO TERÇO, E CATEQUESE. Das 21 às 22.00hACÓLITOSRCC, SHALON, E CAMINHO.

SEXTA FEIRA SANTA: Concentração: na igreja de Aparecida e início da VIA SACRA as 15.00h. seguindo o trajeto com as Estações e as Cenas da PAIXÃO até no Largo da Matriz de Nossa Senhora da Dores. Encerrando a VIA com a veneração da CRUZ, ORAÇÕES UNIVERSAIS E  COMUNHÃO.

SÁBADO SANTO: Bênção do Fogo Novo e do CÍRIO PASCAL,  Bênção da AGUA  e VIGILIA PASCAL na igreja Matriz  às 20.00h. E na igreja de São Raimundo também às 20.00h. Obs, todos deverão levar sua vela para a noite de Sabado Santo.

DIA DE PÁSCOA: Missas nos HORÁRIOS NORMAIS na Matriz e nos Bairros. Batismos de adultos as 15.00h e das crianças de colo as 16.00h

ORAÇÃO E CANTO DO OFÍCIO DIVINO: na matriz, 5ª Feira Santa, 6ªFeira Santa e Sábado Santo às 06.30h ao cuidado do COMIPA. Sexta Feira Santa é dia de jejum e abstinência.

DIAS DE CONFISSÃO: 3ª e 4ª Feira Santa, o dia todo.

QUATRO ANOS  do falecimento de P. NEVES: dia 19, SEXTA FEIRA SANTA. Estará presente nas ORAÇÕES UNIVERSAIS que seguem após a entrada na igreja após a VIA SACRA, NA ÚLTIMA CENA QUE É A RESSURREIÇÃO.

Pastoral da Acolhida: Os Encontros das Turmas de Crisma sobre o tema: No dia 26/04 terão a assessoria da sr.a Ana Lúcia (2º ano), e s.ra Neci Ribeiro (1º ano). A segunda formação conjunta com os Acolhedores das Comunidades e Crisma:  no dia 05/05. Compromisso no dia 12/05.

PROXIMA MISSA DA UNIDADE: Dia 04/05 começara com o Terço às 19.00h, e celebração da missa às 19.30h. Nesse dia será também o ENVIO DAS IMAGENS PARA O MÊS DE MAIO.

DIA 1º DE MAIO: ATENÇÃO: O POVO BRASILEIRO 
ESTÁ SE MOBILIZANDO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. JUNTO COM TODAS AS ENTIDADES CONVOCAMOS UMA REUNIÃO NO CENTRO PAROQUIAL PARA O DIA 25/04, A FIM DE PREPARAR O 1º DE MAIO EM CHAPADINHA,  COMO FOI COMBINADO NA REUNIÃO DO CPP DO DIA 09 DESTE MÊS.  COM OS MELHORES ASSESSORES SOBRE O  IMPORTANTE ASSUNTO. VOCÊ QUER SABER O QUE É A REFOERMA DA PREVIDÊNCIA? VENHA PARTICIPAR.


O PAPA FRANCCISCO E A QUARESMA
O melhor jejum
Jejuar de palavras negativas e dizer palavras bondosas
Jejuar de descontentamento encher-se de gratidão
Jejuar  de raiva e encher-se de mansidão e paciência
Jejuar de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo
Jejuar de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
Jejuar de queixas e encher-se das coisas simples da  vida.
Jejuar de amargura e encher-se de coragem e alegria
Jejuar de egoísmo e encher-se de compaixão pelos outros.
Jejuar de falta de perdão e encher-se de reconciliação
Jejuar de palavreado e encher-se de silencio para ouvir
os outros.


Nenhum comentário: