A Bíblia não é um amuleto para nos defender, ela é um livro
de significados. Cada palavra parecendo uma coisa mas pode ser outra. É assim
então a leitura: o que significa esta palavra? Por exemplo, quando fala que
vieram dez leprosos a Jesus para serem curados, e só um voltou para agradecer,
e esse era samaritano.(Lc.17,16). Não é sobre agradecer, é sobre outra coisa:
para dizer que os samaritanos eram melhores do que os judeus. De entre os 10,
nove eram judeus e só um samaritano e estrangeiro: esse era melhor que os nove judeus
porquê? Porque os judeus tinham raiva dos samaritanos e dos estrangeiros. Aí o
evangelista contou um caso aleatório, “como se” viessem 10 doentes até Jesus
para ser curados e todos os nove judeus não voltaram para agradecê-lo, mas só
aquele que não era judeu, o samaritano e estrangeiro. Por isso, em muitos
contos está lá aquele “como se” para dar a lição moral: “olhem aí, judeus,
tenham cuidado com o seu orgulho religioso. No livro “Páginas” há um
capitulo que diz “O orgulho de ser religioso” (João, Casimiro, Páginas de
teologia bíblica para hoje, vol.2,p.20). A Bíblia tem teses, e para provar
essas teses usa estratagemas e artifícios literários como esse. Outro exemplo:
“Não encontrei tamanha fé em Israel como neste estrangeiro” (Mt.8,10). Também
não era sobre fé mas sobre elogiar e adular os estrangeiros romanos para não se
oporem às comunidades cristãs, mas pelo contrário, para que também eles
fizessem parte. Outro exemplo: Na crucificação de Jesus, o centurião romano teria
dito “verdadeiramente este homem era filho de Deus” (Mt.27,54). Também não é
sobre fé, mas sobre o mesmo objetivo. (Cf.Warren Carter, evangelho de São
Mateus,p.663). E porquê a cena de quando Pilatos lavou as mãos? Para dizer que
os culpados eram os judeus e inocentando Pilatos. E assim por diante. Por isso
vamos tirar da cabeça que a Bíblia é um amuleto. Não é amuleto, mas um livro de
significados. Uma ocasião um político estava puxando os agradecimentos do povo.
Ah, que eu faço, eu faço, eu faço, mas como diz a Bíblia, eram 10 os curados
mas só um foi agradecer”. Esse amuleto não é sobre agradecer, é lição moral
para os judeus que se consideravam melhores do que todos. i.é, parece uma coisa
mas é outra. Conclusão. A Bíblia não é então amuleto, nem loja de
conveniências para uma receita a ser usada em cada ocasião. É um livro de
significados. Cada palavra seria assim como um QrCode, não é sobre um quadrado
mas sobre o que contém lá dentro. Em cada palavra cabe a pergunta: O que
significa?
P.Casimiro João
smbn
www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

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