quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 22/02/2012 - MENSAGEM DO P.NEVES - BOLTIM PAROQUIAL DA QUARESMA 2012-19/02


QUARESMA, TEMPO DE CATEQUESE    BATISMAL.

              Muitas vezes dizemos:”eu creio!”. Mas talvez nunca tenhamos pensado profundamente no que isso pode significar para nós. Ter fé não é possuir uma crença, não é aceitar uma tradição recebida dos pais, não é a adesão a um conjunto de princípios intelectuais e morais, não é ser batizado em criança, nem o ter decorado umas perguntas e respostas na catequese. É mais. Muito mais. Imensamente mais.
Nos primeiros séculos do cristianismo,  a vida cristã ensaiava-se, aprendia-se e aceitava-se depois de uma prolongada iniciação. Os candidatos ao batismo (catecúmenos) deviam renunciar ao “demônio”, ao “mundo”e à “carne”, que, segundo a Sagrada Escritura, exprimiam os adversários de Deus Pai, do Reino de Cristo e da força renovadora do Espírito.O Batismo não era um simples rito a que todos tinham direito. Não. Batizava-se quem se convertia verdadeiramente e se mostrasse capaz de cumprir as exigências de uma vida cristã séria. Para isso, tinha que se sujeitar a sessões de preparação, exames (escrutínios), instruções práticas (dadas pelo padrinho ou madrinha). Depois de achado digno (eleito), procedia-se aos exorcismos, à prática do jejum, e a uma intensificação do processo de compromisso com as exigências do Reino de Deus e de resistência ao que era contrário ao Evangelho. O padrinho ou madrinha era o amigo, delegado pela comunidade, que ajudava esta aprendizagem de valores e o acompanhava no compromisso de vida. O candidato não podia trabalhar só uma faculdade, aprender uns princípios, aceitar alguns comportamentos. Era necessário treinar e comprometer a pessoas integral, a totalidade da vida. O Batismo era a celebração, no fim de todo este processo que durava anos. Primeiro o candidato tinha que inaugurar um ritmo de vida, adquirir um novo pensar, optar por um sentido de vida diferente. Só depois, o Batismo vinha coroar este processo de verdadeira iniciação e confirmava o novo cristão na fé e na vida de fé. O Batismo era feito numa piscina onde ele mergulhava três vezes, cada uma depois de ser interpelado sobre se acreditava no Pai, em Cristo Jesus e no Espírito Santo.
A maior parte dos cristãos de hoje, muitos batizados em criança, não tiveram este processo de amadurecimento na fé, de conversão, em que a pessoa envolve e volve para Deus a totalidade do seu ser e do seu destino. Não molda sua vida à imagem e semelhança de Deus. Inventa, sim, um deus à imagem e semelhança de suas tendências e vícios. E leva, pela vida fora, esse deus que tudo permite e justifica. Vida assim, de cristã, quase nada tem. 

 EMPREITEIROS DA ALIENAÇÃO PÚBLICA 
Ainda estamos longe da campanha eleitoral. E já se começou a ver a baixaria dos ataques e a pestilenta promiscuidade de alguns políticos locais. Todos nos queixamos que em Chapadinha não se vê interesse pelo desenvolvimento, não há melhoramentos públicos significativos. Mas quando se trata de defender o espaço eleitoral, logo surgem capacidades medonhas de ofender e com garra que mete medo. Esplêndidos empreiteiros da alienação pública! Coisa revoltante, tanta especialidade nojenta! Há pessoas a quem o poder só dá atrevimento. Sobe-lhes à cabeça como carrapato e, podem até não saber falar, mas para asneirar não lhes falta talento. Ficam cegas a todas as conveniências e exigências  do social relacionamento. Deixem que lhes diga, muito sinceramente: dinheiro e poder não dá direito a tanta coisa maldosa! Desejamos que Chapadinha não se torne notícia estadual de promiscuidade e obstinada javardice. Exigimos educação, competência e responsabilidade públicas da parte de quem ocupa cargos de poder público ou deseja candidatar-se. Câmara não é palanque de brigas e blogs não são aterro sanitário. Primeiro, quem deseja promover-se a candidato que analise bem sua postura, o testemunho que dá de vida, a que incentiva sua postura pública. Não seja adepto da inocência universal, porque, de certo, vai aparecer quem vasculhe sua privacidade para emperrar a marcha de suas pretensões. Nem todas as pessoas têm decência para se propor para cargos públicos. E, se algumas pessoas esquecem o passado, outras lembram. E que ninguém pense que Chapadinha é propriedade particular para aqui se poder dizer e fazer tudo que vem à cabeça, denegrindo alguns e envergonhando a todos. Pedimos respeito. Exigimos decência. Arquivem a perversão e maldosas insinuações. Limpem o cérebro e mostrem o que já fizeram pelo bem público. A continuar assim, não há quem aguente! Por baixo de aparente honestidade se esconde terrível nojeira e um lamaçal de insanidade moral!

E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o
E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o:
 Quaresma é tempo de conversão (reflexão sobre o projeto de Deus, adesão a Sua Vontade, combate aos vícios), tempo de solidariedade ( ver como vai nossa família, nosso sentido de partilha fraterna, nossa responsabilidade social, nossa caridade, nossa ajuda, pela esmola, aos mais necessitados), tempo de responsabilidade ( aceitar o esforço para uma vida melhor, desapego e despojamento das riquezas e facilidades da vida), tempo de oração (mais oração pessoal e em família) tempo de penitência (jejum em 4ª feira de cinzas e sexta feira santa, abstinência,.cumprimento de nossos deveres, fuga ao pecado, reconciliação sacramental)
Durante a Quaresma, preparando-nos para a Páscoa, devemos celebrar a Reconciliação e decidirmo-nos pela Palavra de Deus e pela Eucaristia semanal na missa dominical. Quem sempre se esforçou por cumprir suas obrigações religiosas e ainda não recebeu o Sacramento da Crisma deve inscrever-se para a receber em Maio.
 IMPOSIÇÃO DAS CINZAS E MISSAS DA PRÓXIMA  SEMANA:
4ª FEIRA DE CINZAS: Matriz –17.30H;       Aparecida – 20.00H
    C. Velho –20.00H;     T. Duras –20.00H

5ªFEIRA DE CINZAS- Matriz 17.30H;          Areal - 20.000H
    S. Luzia –20.00H;       Corrente – 20.00H

6ªFEIRA DE CINZAS- Matriz: Via sacra-17.00H seguida de missa
    Boavista, B.Novo e N.Castelo –20.00H

PROGRAMA DAS VISITAS QUARESMAIS AOS BAIRROS:
 23 e 24/ 02 – Aparecida.  25/02 – Boavista
28 e 29/ 02 -  Terras Dura.   1,2,3 /03 -  Areal (Santinha Dutra)
5,6,7,8,9/03 -  Retiro-Clero e religiosas
              10/3 - 1° Rito do batismo
   13,14 /03 -  Campo Velho.  15 / 03 -  S. Antônio
    16,17/03 -  S. Luzia e R.dos Pássaros
   20,21 /03 - Nª Sª de Fátima.   22,23/ 03 - Corrente
         25/03 - 2° rito do batismo.   24/03 - Tigela
 27/03 - Bairro Novo.  28/03 - Aldeia. 29/03 - B. do sol

30/03 - B. da Cruz.  31/03 - Novo Castelo
1/04 - Domingo de ramos. 3/04 - Centro
4/04 - Chegada da Cruz.  5/04  - 5ª Feira Santa
6/04   - 6ª Feira Santa - Centro.7/04 - Sábado Santo – Centro.   8/04 - Domingo de Páscoa.  - Batismos-.


Nenhum comentário: