domingo, 19 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 19/02/2012 - A DOENÇA PROBLEMA



7º DOMINGO DO TEMPO COMUM –
 Mc. 2, 1-12

A doença é um dilema, e para os fariseus era um problema. Jesus estava como sinal de contradição: Veja bem, colocado diante da doença, se Jesus curasse o corpo era tratado como usando poderes de satanás; se começasse pelo espírito era criticado como usurpador do poder de Deus.
Jesus quebrou as duas barreiras, mas foi primeiro pelo espírito, curando o pecado: : “Filho, os seus pecados estão perdoados”( 2, 5). Depois: “Levante-se, pegue sua cama e vá para casa”( 2, 11).
Veja hoje a situação: Não será preciso começar também pelo espírito, curando tantos pecados que levam a depressões, aos hospitais, a doenças cardíacas, a paralisias, a nascimentos imperfeitos? Os psicólogos confirmam que muitas doenças de bebês provêm de maus relacionamentos familiares e desajustamentos conjugais.
Tinha razão Jesus em começar pela cura do espírito, hoje diríamos do coração, da educação, do sexo precoce, da falta de controle emocional e sexual. Não se encheriam tanto os hospitais, o governo não gastaria tanto em aparatos de repressão policial, não ficariam tão lotadas as prisões.









Nenhum comentário: