sexta-feira, 28 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A FILOSOFIA DO PASSE LIVRE



FC0305
11 horas atrás
Agora é preciso forçar uma CPI para investigar o transporte publico em todo o País, tenho certeza que tem muitos políticos envolvidos com Empresários de transporte corruptos. Preparem-se agora as manifestações serão para investigar tudo.
8JUN
A FILOSOFIA DO “ PASSE LIVRE”

O novo livro de Castells se chama “R
EDES de indignação e de esperança”, ele falou dele no encontro Fronteiras do Pensamento 2013, en Brasil.

Ele explicou que quando um fato provoca a indignação e, muitos sentem a possibilidade de estarem juntos, sentem-se  como são muitos podem pensar fora do quadro institucional, legal mas nem sempre moralmente correto, daí surge a esperança de fazer algo diferente.
Afirmando que não se trata apenas de um fato que dispara um processo de descontentamento, no nosso caso temos: a corrupção, a insegurança e a inflação que começa a dar as caras, mas porque isto acontece.
Segundo Castells, é porque os cidadãos do mundo não se sentem representados pelas instituições democráticas.
Não pode mais apelar para a velha história da democracia real, agora não, as redes mantém todo mundo informado e a propaganda institucional e a realidade é totalmente transparente.
Segundo Castells, é contra esta prática democrática em que a classe política se apropria por uma forma de representação, mas que não presta contas em nenhum momento e justifica qualquer coisa em função dos interesses que servem ao Estado e à classe política, ou seja, os interesses econômicos, tecnológicos e culturais.
Eles não respeitam os cidadãos senão não manteriam descaradamente cadeias de corrupção e negociadas, hoje aos olhos de todo o público e da imprensa.
DO BLOG DA MARCIA TIBURI: 
“Não podemos fingir que o estado do transporte “público” não reflete uma ideologia em que o povo é tratado como “rebanho”. Quem anda de metrô no horário do pico em São Paulo, sente que foi transformado em “gado” no grande matadouro do capitalismo que domina a cidade. Se o povo é inteligente, em algum momento pode incomodar-se com o modo como é tratado e manifestar-se com veemência contra este estado de coisas.

Quem poderá condenar a atitude daqueles que se indignam, que atire a primeira pedra.

Quem nunca disse em circunstância impressionantes: “como o povo não quebra tudo?” que atire a primeira pedra.

O Movimento Passe Livre, como qualquer outro movimento, tem portanto, muito a nos dizer. O movimento reivindica a tomada de posse do transporte público, o que, como qualquer reivindicação, é algo legítimo em uma democracia. A pergunta elementar precisa ser colocada: se as coisas não vão bem em escala social, devemos nos contentar, enquanto cidadãos, com o que nos é oferecido?

Os comentários acima, em que pese seu caráter de urgência, mostram o desejo de uma discussão mais essencial.  O debate precisa acontecer com intenção pacífica e respeitosa da parte de todos, mas isto precisa ser construído no sentido sugerido pelo movimento, nas mãos dos jovens portando flores contra armas policiais que não fazem ideia do que seja um diálogo real.”

João Felipe Machado Silvestre

11 horas atrás
reduz-se arrecadação de pis/cofins e no entanto o preço CONTINUARÁ alto, porque apesar das desonerações pontuais, além da margem gorda de lucro (estamos falando de um transporte que, só em são paulo, é utilizado por mais de 8 milhões de pessoas/dia), se não será mais TÃO alto no preço das passagens, algum imposto será aumentado. O investimento em transporte público continuará baixo e a demanda apenas aumentando...enquanto isso os controladores dos transportes engordarão cada vez mais seus bolsos...Cadê a reforma tributária???
                       

max von kruber

13 horas atrás
Que gracinha agora esse bando de quadrilheiros está querendo mostrar serviços ne?Covardes já estão riquissimos com as cuecas meias cheias do dinheiro da saúde da educação !

vaki

13 horas atrás
Sem querer demais, com benefício fiscal, o governo vai querer recuperar, cedo ou tarde e que vai acabar saindo do bolso do povo. Temos que ficar de olhos abertos. Por que ninguém fala sobre os lucros altos que certamente as empresas têm. Vira e mexe alguém fala da máfia mas o assunto não segue adiante.

TRI CAMPEÃO MUNDIAL HEXABRASILEIRO

13 horas atrás

POVO BRASILEIRO, ELES NÃO VÃO FAZER NADA, VÃO NOS ENROLAR, ASSISTAM AGORA NO SENADO O RENAN ROUBALHEIROS FALAR, DAQUI A POCO TODO MUNDO ESQUECE,...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - O BRASIL ESTÁ MUDANDO PARA UMA NOVA ERA HISTÓRIA


AS MANIFESTAÇÕES POPULARES E A CÂMARA DOS DEPUTADOS

PRESSIONADA POR PROTESTOS PELO BRASIL CÂMARA ARQUIVA A PEC 37: Comentário do dep. CHICO ALENCAR:


“O hálito quente das ruas no cangote da maioria dos partidos os fez ficar contra a PEC 37, levando-nos a essa surpreendente quase unanimidade”. Mais cedo, os deputados já haviam bloqueado o repasse de R$ 43 milhões para a Copa. De novo, o bafo.

Mais do que soprar, a multidão que tomou a ruas mostrou os dentes. O brasileiro sempre foi visto como cachorro que não morde. Há muito tempo deixara de abanar o rabo. De repente, foi ao asfalto para distribuir mordidas. Os congressistas estão com medo. “Vai ao arquivo!”, acaba de anunciar o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

- Serviço: Os nove deputados que votaram a favor da PEC 37 são os seguintes: Abelardo Lupion (DEM-PR), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Eliene Lima (PSD-MT), João Campos (PSDB-GO), João Lyra (PSD-AL), Lourival Mendes (PTdoB-MA), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Mendonça Prado (DEM-SE), Valdemar Costa Neto (PR-SP).


segunda-feira, 24 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 23/06/2013 - O CRISTÃO TEM COMO LEMA VESTIR A CAMISA DE CRISTO



Hoje somos convidados a vestir a camisa de Cristo

"Vós todos que sois batizados em Cristo vos revestistes de Cristo” ( Gál. 3, 27)


Os apóstolos andaram três anos com Jesus. Numa dada altura Jesus fez-lhes uma pergunta que os abalou: “ quem vocês pensam que eu sou?” Dizer o que os outros pensavam era mais fácil. Mas eles mesmos? Aí ficaram de queixo caído e de boca calada. Só São Pedro arriscou: “ o Cristo de Deus” ( Lc. 9, 20).  E de quebra Jesus deu a seguinte lição:  “Esse Cristo de Deus, que sou eu deverá sofrer muito” ( Lc 9, 22). Eles não entenderam bem o significado. “ Iriam entender depois, no dizer de São João ( Jo. 14, 26).


Por quê Jesus iria sofrer muito? Porque, no dizer de Augusto Cury” sendo ele a pessoa mais importante do mundo foi a que mais se esforçou e sofreu para tornar os outros importantes “ ( Conferência produzida na Santuário da Aparecida em 15/06/13). Justo, o inverso do que todo mundo costuma fazer: se tornar importante às custas do sofrimento dos outros

E por tabela, mais à frente, Jesus tinha condição de declarar: “ Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga” ( Lc. 9, 23). E para que Jesus fez isso? Assistimos nestes últimos dias a um país que está pegando fogo - a primavera brasileira.


Praças e ruas cheias de cidadãos gritando por justiça, por moralidade e moralização, transparência e contra a corrupção. Porquê? Porque tem pessoas que querem se tornar importantes e ricos e poderosos às custas de tornar os outros desprezíveis, pobres e sofredores. Justo, o inverso do Mestre dos mestres  ( A. Cury).

Nós seremos pessoas mais justas, mais solidárias e menos corruptas.



Então a primavera brasileira e a afirmação de São Paulo de 
“ nos revestirmos de Cristo” será mesmo “ vestir a camisa de Cristo”. Só quando aprendermos a lição de Jesus e vestirmos a sua camisa  faremos um país mais justo, mais igualitário e menos corrupto.





           
                 NOTICIAS DA PARÓQUIA

- A comunidade de S.Pedro do Campo Velho está em festejo do padroeiro S.Pedro. Hoje, 2.ªF.ª é a 5ª Noite da Novena, ao c/ dos Homens do Terço e participação das Comunidades da Aparecida e Tigela, Pastoral da Juventude.

A cruz da JMJ - BOTE FÉ - anda percorrendo as Comunidades da cidade. As Comunidades têm feito lindas programações em torno do evento, para reavivar a fé e se colocar em sintonia com o movimento global Jornada Mundial da Juventude. Têm feito parte dessas programações semanas de louvor, palestras e filmes. Nesta semana está na comunidade do Novo Castelo.

- A Comunidade de São José da Bela Vista já conseguiu rebocar o exterior da igreja de São José,que ficou ao seu cuidado. Conseguiram a areia necessária e o cimento, ficando a mão de obra com a paróquia. Já arrumaram também um local para dançar as quadrilhas.

- P.Neves tem dado notícias e passa bem. P.Antônio sofreu uma queda e levou alguns pontos na cabeça, mas está recuperando bem.

- Estão faltando em tempo regressivo somente 30 dias para a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Na missa de ontem, na matriz, alguns jovens se manifestaram para recordar a data.

- Os retiros paroquiais das Santas Missões Populares já deram início. o primeiro setor a fazer o retiro foi o setor 04 - Capela de Aparecida e de S.Francisco do Bairro da Cruz, nos dias 15 e 16 de Junho. 
O próximo setor será o setor 06 e 07 de Julho na igreja do Cristo Redentor do Areal. Na mesma data também acontece o 1º retiro dos setores do interior, na comunidade da Mangabeira







domingo, 16 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 16/06/2013 - AO ABRIGO DE DEUS – PODEREMOS TER AUTORIZAÇÃO PARA DEDURAR OS OUTROS?




AO ABRIGO DE DEUS – PODEREMOS TER AUTORIZAÇÃO PARA  DEDURAR OS OUTROS?

 A nossa familiaridade com Deus não nos põe ao abrigo de momentos de hesitação e de dúvida. Podemos até cair na ilusão de que, tendo Jesus por companheiro, ele nos livra de situações difíceis. Os discípulos, na sua convivência com o Jesus também caíram nessa ilusão. Uma tempestade fê-los acordar: Cadê a nossa segurança e confiança nas dificuldades? Como diz o ditado: “ ao olhar para trás você vai saber que os tropeços do caminho foram degraus para alcançar a vitória”....



Quantas vezes, no aconchego da comunidade bem organizada, protegidos pela frequência aos ritos, nos sentimos tranquilos e ao abrigo de situações difíceis. E sempre clamando: O Senhor está conosco,o que nos poderá acontecer? E julgamos ter muita fé e muita confiança em Deus, mas á primeira dificuldade, ao primeiro fracasso, repreendemo-lo como se nos tivesse  abandonado.


No entanto, quando pretendemos condenar outros, quando escutamos ou contamos histórias de fracassos de outros, e os condenamos, nós mesmos nos  colocamos dentro da resposta que o profeta Natan deu a Davi, “ esse homem és tu”....( 2 Sam. 12, 7).


As fragilidades, as incertezas, as dúvidas, o pecado não são coisas só dos outros. São também nossas. Também nós somos discípulos assustados e medrosos. Também nós somos pecadores como Davi.


A mãe de São João Bosco declarou para o filho quando ele foi ordenado de sacerdote: “ meu filho, começar a ser padre é começar a sofrer”. 

E uma certa senhora que começou uma comunidade na casa dela declarou também: “ começar uma comunidade é começar a sofrer”. Ambas tinham razão e eram iluminadas pela sua fina intuição feminina.


Comparemos com os ditos do Eclesiástico, logo no capítulo dois: “ Filho meu, quando te aproximares para servir o Senhor prepara te para a prova” ( Eclo. 2, 1)

“ Não te assustes quando te sobrevier uma desgraça” ( Eclo. 2, 2)

“ Apega te a Ele, não o soltes, e ao final serás enaltecido” ( Eclo. 2, 3).

“ Espera nele, e te aplainará o teu caminho”. ( Eclo. 2, 6)


Outro dia um companheiro de trabalho declarou também: eu salvei uma alma ( um companheiro). Outros salvam muitos. Mas eu por ter salvo uma só pessoa já me sinto feliz. Até porque esse companheiro disse um dia na frente de uma multidão: Fulano me salvou, quando eu estiver no céu, ele estará ao meu lado na felicidade.



Os monges do deserto diziam que o primeiro degrau para ascender à santidade é reconhecer-se pecador. 


E um escritor moderno disse também: “ Se não fôssemos pecadores, carecidos de perdão mais que de pão, não conheceríamos a profundidade do coração de Deus” 


E Bossuet declarou sabiamente: “O dar ou aumentar a graça numa alma é uma maravilha maior do que criar o mundo”.



        NOTÍCIAS DA PARÓQUIA:


- Neste sábado e domingo, 15 e 16, ocorreu o 1º Retiro das Santa Missões Populares do SETOR 04, da Comunidade do Bairro da Cruz e de NªSª da Aparecida. O programa deste domingo começou com a concentração no pátio da capela do Bairro da Cruz, e ali começou a caminhada às 5.00h da manhã até na igreja da Aparecida. 
Três paradas e as leituras bíblicas. O bispo diocesano D. Valdeci ainda veio em tempo de se juntar à caminhada, presidindo logo em seguida  à celebração da santa missa na igreja da Aparecida. Dom Valdeci ficou com as missas da manhã na Matriz , e após o almoço retornou para o Brejo.


Caminhada do SETOR 4  das SANTAS MISSÕES POPULARES

- Na comunidade de Nossa Senhora de Lurdes do Recanto dos Pássaros aconteceu a Primeira Comunhão de 12 adolescentes na missa das 09.00h da manhã. Como ainda não tem igreja, as celebrações  são feitas no Centro de catequese, que ficou cheio para a Primeira comunhão. Os jovens já participaram na liturgia,como leituras, e preces. Parabéns à Comunidade.
Primeira Comunhão na Comunidade NªSª de Lurdes - Recanto dos Pássaros
- Semana passada a cruz da JMJ ( jornada Mundial da Juventude) ficou na igreja de Santa Luzia, e nessa noite de sábado para domingo tinha sido entregue para a comunidade  de NªSª de Lurdes.  Por isso que o clima de Primeira comunhão ainda emendava com a animação da caminhada e entrega da Cruz da JMJ " BOTE FÉ". 
A Comunidade de Santa Luzia fez umas semana de adoração e louvor  sob a orientação do Grupo Rainha da Paz.

- Neste domingo ocorreu ainda a Primeira Comunhão na Capela de Santa Teresinha - Bairro da BOA VISTA, às 16.00h. Eram09 adolescentes da 1.ª Comunhão também muito conscientes. Parabéns à Comunidade.
Primeira Comunhão na Comunidade de Santa Teresinha  - BOA VISTA

- O senhor bispo passou conosco toda esta manhã de domingo, 16 e participou da caminhada do 1º Retiro do Setor 4 - Bairro da Cruz e Aparecida.
GRUPO DE ACÓLITOS DA BOA VISTA
- Padre Neves está bem, e está já na contagem regressiva para o seu retorno, pois estão faltando só umas três semanas para sua viagem de volta. Não vemos a hora da chegada e das novidades que irá nos trazer.



domingo, 9 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 09/06/2013 - ABORTO E CULTURA DE MORTE NO BRASIL.


ABORTO E CULTURA DE MORTE NO BRASIL.


Estamos vendo todos os dias mães perdendo seus filhos por conta das drogas, do trânsito assassino e da violência.. Muitos corpos ainda jovens,com energia, vigor, e uma vida pela frente, estão sendo ceifados pela morte prematura.
                                              

E enquanto mães ficam chorando filhos adolescentes e jovens, tem governos que pretendem a todo custo aprovar o aborto.

E enquanto os mesmos governos gastam fortunas contra assassinos, podem correr o risco de tornarem-se eles  mesmos os assassinos de nascituros, aprovando e apoiando e incentivando campanhas contra a despenalização do aborto.


Não seria o caso das atuais campanhas pela reforma do Código Penal brasileiro que, ao que parece, está se tornando num pretexto  e um meio para a aprovação do aborto?


“ O que deveria ser uma reforma do Código Penal para solucionar os problemas de segurança do povo brasileiro, está se tornando o mais puro ativismo em favor da implantação da Cultura da Morte” ( Alberto R.S. Monteiro, em: O Congresso Brasileiro prepara legalizaçção do aborto  e eutanásia, também a despenalização do terrorismo”).

sexta-feira, 7 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - RETA FINAL APROXIMA SE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Carreatas em todo país vão marcar contagem regressiva de 30 dias para a JMJ

A CNBB orienta que, no mínimo, 100 carros participem de cada carreata

Brasília,  (Zenit.orgJovens Conectados) | 139 visitas

A CNBB, em parceira com o Comitê Organizador Local JMJ Rio 2013 (COL), dá mais um passo na contagem regressiva para a JMJ! Para marcar os 30 dias finais desta contagem, todas as capitais do país são chamadas a promover no dia23 de junho, das16 às 18h, umacarreataque será chamada: ‘Bote Fé na JMJ Rio 2013

O objetivo é dar visibilidade à JMJ e animar os jovens de todo país. Por isso, as carreatas devem ser realizadas exatamente no MESMO HORÁRIO, a fim de que se torne um marco de unidade.

Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude e cresce em todos a expectativa para este que já se tornou um dos momentos mais marcantes da história da Igreja na atualidade! Vamos juntos, rumo à JMJ!


quinta-feira, 6 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - FALECIMENTO DO PAI DO PROFESSOR EVALDO SENHOR BENEDITO CARRINHO




          Com tristeza recebemos esta madrugada a notícia do passamento para a Casa do Pai do querido Benedito Carrinho, como era bem conhecido em todos os meios de amizade,de relacionamento de profissão e de igreja. 
Teremos a santa missa de corpo presente na igreja do Divino Pai Eterno do Bairro da Corrente pelas 90.00, assim que ele chegar de São Luis, e após o corpo será levado para o interior de Buriti, local de origem da Família. 
Deixamos aqui nossos sentimentos de muita amizade ao Prof. Evaldo e na pessoa dele a toda a Família Cardoso.  Benedito Carrinho foi um trabalhador incansável pela Igreja Católica, no seguimento de sua esposa Dona Angelina,a grande líder da Pastoral da Criança.  E deixam esse filho maravilhoso prendado de qualidades humanas e divinas que é o grande prof. Evaldo. 
PAZ À SUA ALMA

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - JESUS NA BÍBLIA É PROFESSOR E NA HÓSTIA É ALIMENTO



Dias atrás no Facebook vinha um postagem  assim: Uma Bíblia, o telefone e alguém falando pra Jesus: " Alô Jesus, você tá aí na Bíblia" - Tou. E na Hóstia também? - Sim tou. Na Bíblia eu ensino, e na Hóstia eu alimento, sabia?" - Obg!....


Perfeito. E na hora da comunhão, o católico também diz, igual o oficial romano: " Senhor, eu não sou digno que entre na minha morada, mas diga uma palavra, e eu serei salvo" ( Lc. 7, 7).
Sim, e Jesus já falou essa palavra: quando disse " isto é o meu corpo,isto é o meu sangue, tomai e comei,tomai e bebei" ( Mt, 26, 26-27).

Pela força dessa palavra  o pão da Santa Ceia ficou feito corpo dele, e o vinho sangue dele, igualzinho pela força da sua palavra o empregado do oficial romano ficou curado( Lc.7, 10). Igualzinho a força da palavra de Deus quando diz está perdoado. E quando diz aquele que comer deste pão eu o ressuscitarei no último dia.

Razão tinha a postagem: Na Bíblia eu ensino; na Hóstia eu sou alimento.

Graças a Deus, nós temos  Jesus ensino e alimento. Tem igrejas que só têm uma banda, só têm Bíblia....É assim como uma moeda sem o verso só tem uma face,  faltando a outra face, tem gosto de moeda falsa.


JOVENS DA VIAGEM PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE ( JMJ) SE PREPARAM E PROMOVERAM FEIJOADA NESTE DOMINGO