domingo, 3 de maio de 2015

MISSÃO CUMPRIDA


“Tudo que eu tinha que fazer, eu já fiz” ( Padre Neves).
Padre Neves morreu conversando. Não sentiu a morte. Não morreu de pneumonia, foi parada cardíaca. O laudo médico eu vi e foi isso mesmo.


Eu viajei no dia 24 para a missa de sétimo dia e abraçar a família, e levar os abraços, as lágrimas e os corações de todos os chapadinhenses. Voltei nesta 4ª feira, e agora são as saudades e as responsabilidades. Vamos continuar unidos e levando avante o sonho do Padre Neves por uma Chapadinha melhor. Vamos continuar os trabalhos do RINCÃO, que agora irá ganhar o nome de RINCÃO PADRE NEVES, o 3º BOTE FÉ, A 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, e as SANTAS MISSÕES POPULARES. Também o teremos presente na Av. Padre Neves, que esperamos  seja aprovada pela Câmara Municipal, e sancionada pelo Executivo Municipal.


Perguntam, virá outro padre? Eu falei para o nosso responsável de Minas Gerais que até no final do ano nos ajeitamos os dois padres que estamos, mas pro final  do ano que pense em nos mandar um reforço. Além disso, estamos pensando junto com o senhor bispo, conforme já tinha pedido o Padre Neves, para que seja formada outra paróquia na nossa cidade. Assim irão ficar duas paróquias, em prazo de tempo a pensar.


Trouxe na minha bagagem os abraços da família do Padre Neves por tanta amizade e manifestações. E recebi uma palavra de muita fé: Padre, o que nosso irmão deixou lá não iremos buscar nada. Ficará tudo para os MISSIONÁRIOS DA BOA NOVA. Não tive como agradecer tão grande coração. Por isso eu reparei numa placa bem na entrada da casa dos pais do Padre Neves: “Há maior alegria em dar do que em receber”.


Padre Neves resumia na sua pessoa todas as qualidades de seus irmãos e sobrinhos: a inteligência, o trabalho e a coragem.


Espero que o escultor Paulo Neves, sobrinho, possa esculpir um busto ou estátua do Padre Neves para que em breve ele possa trazer já feita para ser colocada aqui em Chapadinha, num lugar a escolher, assim me prometeu o Paulo.


“Servo bom e fiel, foi fiel em suas coisas, eu lhe confiarei muito mais. Entra no gozo do teu Senhor” ( Mt. 25, 23)


(Segue o testemunho do Jhon Lucas, coordenador que foi da Organização dos Acólitos de Chapadinha, e agora estudante de Filosofia no Seminário da BOA NOVA  em Contagem, Belo Horizonte.)


O missionário vindo de terras distantes!

Ser missionário, antes de tudo, é deixar-se encontrar com o primeiro e maior evangelizador, que é “Jesus Cristo”. É ouvir a proposta que ele tem a fazer a cada um de nós, tomando consciência do seu chamado. É responde-lhe com nosso sim.


Certamente o nosso querido padre Neves foi esse que se conscientizou da necessidade de entregar-se generosamente à missão, concedeu o seu sim na mais absoluta radicalidade. Ele foi atraído pelo testemunho inquietante de Jesus e pela fidelidade e simplicidade da virgem Maria, impulsionando-o a sair do seu berço familiar, da sua terra natal, para diversas realidades desfavorecidas e desafiadoras. Ele almejava “a tal vida plena”. Não há dificuldade em entender o sentido dessa frase, pois é possível compreender qual vida plena ele estava mencionando: o Próprio Jesus Cristo.


Padre Neves, com seu forte temperamento, por vezes, era mal interpretado e incompreendido. Buscava apenas o bem comum do próximo, fazendo garantir a dignidade que era omitida por muitos. 

Um dos seus objetivos era promover uma reflexão crítica acerca dos direitos e deveres que são inatos ao indivíduo. Era fazer valer com profundidade o anúncio do evangelho, independente das circunstâncias emergidas no caminho da missionariedade, sem deixar de lado a dimensão social. “Por isso, quem deseja viver com dignidade e em plenitude, não tem outro caminho senão reconhecer o outro e buscar o seu bem”. Assim era o seu desejo, viver a plenitude do evangelho fortemente e transmitir essa experiência aos demais irmãos que esperam pela nossa contribuição. E isso padre Neves realizou muito bem.


“Toda experiência autêntica de verdade e de beleza procura, por si mesma, a sua expansão”. Várias foram suas frases que provocaram inquietação nas pessoas que o ouviam: “TERÇO na mão, Pé na MISSÃO e juízo nas ELEIÇÕES”, “Não devemos ter a fé em Jesus, mas ter a FÉ de JESUS” ou “Há que arranjar um remédio para matar o comodismo, porque a igreja ou é missionaria ou não”. 

Diante dessas pequenas sentenças simples, porém carregadas de significado, que muito têm a nos ensinar, revela-se um sacerdote que mantinha intima relação com a virgem Maria e incondicional fidelidade à missão, além de postura atenta aos clamores do povo. Sem dúvida, ele foi esse grande mensageiro e profeta da palavra de Deus, sobretudo, com um intenso testemunho de vida, baseado na própria Sagrada Escritura.


Um sacerdote que se incomodava com a postura passiva dos cidadãos diante da realidade social e que, sempre que havia oportunidade, deixava explícita sua angústia. Foi de fato esse missionário vindo de terras distantes, priorizando não suas vontades, mas sim a vontade daquele que o enviou, colocando abaixo seus ideais, para a realização de um ideal bem maior: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28, 19-20). Foi esse estrangeiro que fez da terra desconhecida a sua própria terra, do povo anônimo, a sua própria família e da missão, a sua realização.


O seu testemunho sirva para todos nós, desse sacerdote amigo, conselheiro e pai. Que seu exemplo não sirva apenas para contar história, mas para ser vivido e incorporado nas nossas atitudes. Que seus conselhos não morem apenas nos nossos corações ou fiquem presos na nossa mente, e sim comunicados aos demais irmãos que deles carecem.


A ele fica nosso eterno obrigado! Pelo seu sim e sua entrega total à missão. "Eu rezo por todos vocês, mas, e quando eu morrer, quem rezará por mim?" (Padre Neves)

Jhon Lucas, Seminário da Boa Nova/Contagem-MG, 25/04/2015
 (Festa de São Marcos, Evangelista).


       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1) A Paróquia agradece a todos: todas as manifestações de carinho, oração e apoio nas celebrações do 7º dia do Padre Manuel Neves. Agradecemos imensamente a todos que contribuíram direta ou indiretamente com este momento. Que o Senhor retribua a todos com muitas bênçãos.

2) Começa hoje, dia 03, o festejo em honra a Nossa Senhora de Fátima no Bairro Vila de Fátima

3) Mês de Maio, mês da Peregrinação da imagem de Nª Senhora  de casa em casa. Informamos que todas as ofertas serão revertidas em favor das obras do Rincão Padre Neves.

4) Convidamos todos os Coordenadores das Comunidades, Pastorais e Setores para uma reunião próximo dia 16/05/15 – no CBNET, às 15.00 horas.


5) Pedimos aos Coordenadores de Setores e Comunidades, Pastorais e movimentos mais empenho em enviar missionários para as outras paróquias. Se não enviarmos, não receberemos também







Igreja Matriz da Vila de Cucujães



Os pais do Padre Neves

Casa dos pais do Padre Neves





Mostrando o quarto do Padre Neves

Mostrando o quarto do Padre Neves

Os cocos que Padre Neves mostrava em Portugal aos familiares


Os chapéus de vaqueiro que Padre Neves mostrava em Portugal aos familiares

Cocos que Padre Neves mostrava aos familiares


A oração antes da refeição com os familiares do Padre neves



Visitando a Sala de exposições das esculturas o ARTISTA PAULO,sobrinho do Padre Neves






Entrada da casa dos pais do Padre Neves

Entrada da casa dos pais do Padre Neves

Padre Neves quando era diácono, em 1964

Nenhum comentário: