A ideia que os povos têm de seus deuses
está marcada por suas experiências com o cosmo, sendo os deuses que estão acima
do mundo que o manejam.
Não é estranho que os hebreus
inicialmente tivessem semelhantes ideias sobre
seu deus. O mais notório, e às vezes chocante é a ideia de Deus em
termos militares: é o senhor dos “exércitos”, o que ordena massacres, que julga
e fulmina. E ao mesmo tempo tem compaixão, mas por outro lado é vingativo e sem
misericórdia com seus “inimigos”.
Essas maneiras de entender e apresentar
Deus foram assimiladas de algumas religiões dos arredores, como os cananeus, ainda
que depois fossem lentamente purificadas, mesmo que em termos racistas: sendo
só como o deus de Israel que age somente a favor deles.
Marcião, já no século II notou que o
deus do Antigo Testamento era um deus iracundo e malvado, contrariamente com o
deus do Novo Testamento apresentado por Jesus como misericordioso e amoroso. Por
isso uma leitura fundamentalista desse tipo de literatura serviu de
justificação para as matanças do povo negro na África do Sul, que os holandeses
equipararam aos cananeus bíblicos, e eles se julgando o povo de Deus.
Devemos saber que os hebreus atribuíam tudo
a Deus, e como se fosse ela fazendo essas coisas. “Vistes o que fiz aos
egípcios” (Ex.19,4). Quando eles matavam diziam que era Deus que mandava.
Quando sofriam derrotas atribuíam a castigos divinos. Vale dizer, os hebreus
viam a sua história como intervenção divina, em termos de bênçãos e de
maldições de Deus, de recompensa e de castigos, cf. Dt.30, 15-30.
Eles
interpretavam essa história como vontade ou desígnio de Deus e, ao relatá-la, o
fizeram como se Deus tivesse ordenado esses massacres.
Mais ainda, para
ressaltar a suposta intervenção divina exageravam as descrições e as cifras,
dizendo assim: a cidade estava cercada por muralhas, os inimigos eram tantos
milhares e assim por diante.
Como matar um inimigo equivaleria a matar mil,
aliás exagero notado também no episódio de Davi e Golias, exagerando a grandeza
de um e a estatura do outro. Com isso os narradores queriam produzir um impacto
eu seu auditório. Os trabalhos de arqueologia ajudaram a compreender isso.
Resumindo, são épicas e epopeias
militares, com as típicas acentuações nacionalistas que colocam Deus como
agente principal dessas “glórias” nacionais porque assim legitimavam suas
aventuras, e afirmavam sua identidade judaica como povo especial ou “escolhido”.
Aliás, esta mesma mentalidade passou como sagrada para os povos que depois
fabricaram a mesma ideologia de conquista e de posse dos povos conquistados nas
Américas tanto do Sul como do Norte, considerando-se cada um o povo escolhido
por Deus para escravizar.
E como a Igreja tinha nessa época a
mesma mentalidade bíblica e política apoiava totalmente tais nacionalismos.
Digamos, liam e interpretavam a Bíblia literalmente e no que liam estavam convencidos
que isso era a “vontade de Deus”.
Só mais tarde é que a própria Igreja foi
acordando para outra vertente, que não é tudo palavra e vontade de Deus tudo o
que está escrito na Bíblia.
Nos últimos anos a Pontifícia Comissão Bíblica tem
publicado documentos que ajudam os católicos a apreciar o entendimento da
revelação e transcender abordagens fundamentalistas da Escritura.
Já em 1994
declarou: “O problema de base dessa interpretação fundamentalista é que,
recusando levar em consideração o caráter histórico da revelação divina ela se
recusa a admitir que a Palavra de Deus inspirada foi expressa em linguagem
humana e foi redigida por autores humanos cujas capacidades e recursos eram
limitados. Por essa razão ela tende a tratar o texto bíblico como se tivesse
sido ditado palavra por palavra pelo Espírito, e não chega a reconhecer que a
Palavra de Deus foi formulada em uma linguagem e uma fraseologia condicionada
por uma ou outra época.
O fundamentalismo tem igualmente tendência a uma grande
estreiteza de visão por considerar conforme à realidade uma antiga cosmologia
já ultrapassada porque encontra-se expressa na Bíblia” (Pont. Com. Bíblica, São
Paulo, Loyola, 1994, p.40-41).
Compreendemos assim que o deus dos “massacres”
nos escritos bíblicos dependia de uma antropologia e de uma cosmologia
diferente de hoje, e que além disso muitas narrações estão no rol de suas
epopeias épicas semelhantes às grandes epopeias gregas da época.
Com a vinda de Jesus outra epopeia foi
descrita: “ quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de
seu Filho”. (Rom.5,5). E: “curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai
os leprosos.” (Mt.9,8).
NOTICIÁRIO:
1)- Ontem e hoje ainda estão decorrendo
as festas juninas da Paróquia no Rincão
2)-Primeira Comunhão do Centro:
acontece hoje neste domingo, na missa das 10.00h.
3)- Cartilhas do ANO MARIANO: Estão
à venda no Secretariado, procurem. Nas reuniões de todas as pastorais e
movimentos têm a prioridade sobre outras atividades.
4)- Formação de casais para CRISMA:
Iniciaram ontem as reuniões com o Prof Evaldo Carlos, Pião, e Joseane
Rodrigues.
5)- Reunião da Pastoral Afro:
acontecerá no dia 23, no Brejo.
6)- Escola diaconal: terá lugar
nos dias 24 e 25 também no Brejo.
7)- Missão Jovem: acontecerá nos
dias 24 e 25, para as Catequeses de Profissão de Fé e Crisma, na Comunidade
SANT’ANA, Aldeia e Vila Liberdade.
8)- Tríduo em honra ao Divino Pai
Eterno: acontecerá na igreja do DIVINO PAI ETERNO bairro da Corrente,
nos dias 30-01-02 de Julho. Participe.
9)- A LITURGIA DIÁRIA continua
em promoção até no final do ano, somente por 30 reais.
10)- Aceitam-se computadores usados
para o Rincão, a fim de proporcionar aulas grátis, só com preço
simbólico de inscrição.
11)- Festejo e São Pedro: Inicia
amanhã dia 19: às 16.00h, Caminhada da igreja de Santo Antônio até a igreja de
São Pedro, e hasteamento da bandeira.
12)- Parabenizamos o Ministério dos Acólitos pela sua atuação na preparação e nos enfeites das ruas para a Procissão do Corpus Christi
12)- Parabenizamos o Ministério dos Acólitos pela sua atuação na preparação e nos enfeites das ruas para a Procissão do Corpus Christi
CALOTE DA Prefeitura:
NOTA
Nós
paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a
conclusão dos compromissos firmados entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia
de Nossa Senhora das Dores.
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