A historiografia semítica (dos povos do
antigo Oriente) é popular. Lembra a de cordel. Entretece lendas, mitos,
epopeias, relatos como se se se tratasse de história fática acontecida. São
narrações coloridas, como sendo vividas, e incluem detalhes e dados e ainda
hoje nos impressionam como se tudo fosse real. Conta, por exemplo, como se o
episódio da entrega da Lei do Sinai ocorresse como se narra.
Mas não é só no povo de Israel que isso
acontece: no código de Hamurabi, do século 18 antes de Cristo o rei recebe o
Lei das mãos do deus Marduk, assim como nos árabes, o anjo escrevia o Alcorão
na presença de Maomé.
De fato, em muitas outras civilizações conceberam-se
códigos semelhantes, portanto não era o Decálogo o primeiro. Nos tempos
bíblicos não se perguntava se o relato realmente aconteceu ou se foi da maneira
como se relata.
Também acontece o gênero literário de
milagres em muitos povos semelhante às sagas de Elias e Eliseu, e dos quais
muitos são copiadas e transferidos para o Novo Testamento, como nos evangelhos
e Atos dos Apóstolos. Isto tem como fundo determinada cosmovisão.
Na verdade, o
que hoje se explica em termos de leis da natureza antigamente explicava-se como
intervenções divinas. O que numa época parecia extraordinário hoje não é, e tem
uma explicação natural. A epilepsia, como exemplo, antigamente era considerada
produto de possessão demoníaca. Hoje sabemos que é uma desordem neurológica.
Nós
perguntamos “o que é isto?”. Na antiguidade perguntavam “o que significa
isto?”. Nós botamos pensamento e ciência. Na antiguidade procuravam a mensagem.
Por exemplo na passagem do mar vermelho tiveram a possibilidade de cruzar a pé
enxuto. É isso que o narrador que que o narrador queria comunicar e para
fazê-lo com mais impacto o exagerou.
Quanto aos milagres do Novo Testamento
devemos recordar que são narrados em um contexto em que se narravam milagres de
diferentes personagens tanto do judaísmo como do mundo greco-romano pagão onde
havia os homens famosos como Hanina bem Dosa, Esculápio e Apolônio de Tiana,
famosos por seus milagres lendários.
Aliás tinha também na época de Moisés os
milagres dos magos do Egito, e por isso Moisés tinha que superá-los; lembra as
serpentes de Moisés e as serpentes dos magos do Faraó? Nesses milagres não se
perguntava por sua veracidade mas pelo impacto que produziam no leitor. A
Igreja começou narrando episódios semelhantes exagerando-os com fins
catequéticos.
Por seu lado os profetas falavam do
presente e para o presente do seu povo e não para além de 20 séculos adiante.
Eles falavam com base em suas observações interpretando a situação que o povo
vivia a partir da sua fé. Por isso falavam em conversão do povo para o melhor.
Quando anunciavam catástrofes era para pressionar o povo a uma conversão, como
os pais que ameaçam com o bicho papão o filho desobediente. O propósito
fundamental dos escritos proféticos como os apocalípticos era infundir
esperança e conversão em uma situação sentida como sem esperança.
Para isso
usavam uma linguagem estranha cheia de imagens e símbolos como monstros,
astros, catástrofes, cores, números, inspirada em figuras de profetas de
antigamente, como antiga literatura de cordel. E assim se apresentavam como
donos de segredos e de revelações divinas, visões ou relatos fora deste mundo.
E no final desse túnel escuro
apresentavam a luz salvadora para os que permanecessem fiéis ao Senhor apesar
de todas as dificuldades. A apocalíptica não tinha como finalidade portanto,
anunciar ou vaticinar o final do mundo de modo que pudéssemos entrever como e
quando aconteceria esse fim. Encontramos escritos deste tipo em Daniel, em São
João no Apocalipse, no profeta Joel e os finais do evangelho de Marcos, Mateus
e Lucas.
Muitos têm-se enganado nestas leituras
dizendo que isto nunca falha e está escrito porque palavra de Deus. No entanto
não sabem distinguir por que é que foram escritos nem o que o autor queria
significar com essa literatura.
Outros ainda pensam ver nos evangelhos assim
como uma biografia de Jesus. O propósito dos evangelhos não foi escrever uma
biografia, mas dar uma Catequese. E quando você está dando uma catequese e o
seu colega ao lado dá a mesma , veja o jeito diferente. O mesmo assunto, mas o
filme não foi igual.
No
entanto, vale sempre a palavra de S.Paulo: “Alegrai-vos, trabalhai no
vosso aperfeiçoamento, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e
da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo” (2
Cor.12,13).
NOTICIÁRIO
1)- No dia 13, 3ªfeira, temos a reunião
do CPP.
Sua presença é muito importante.
2)- O festejo de Santo Antônio encerra
no dia 13, com a celebração eucarística às 08.00h da manhã, e procissão às
16.00h com o tradicional show de prêmios onde tem dois bois como 1º e 2º prêmio
e outras surpresas. A programação encerra com a frase lição maravilhosa da
comunidade:” Você não é um ser indiferente ou longínquo, pois não estamos abandonados
a nós mesmos” (Papa S.João Pauo II).
3)- Primeira comunhão na Matriz:
Próximo domingo dia 18 na missa das 10.00h
4)- CORPUS CHRISTI, nesta
5ªFeira, dia 15. Início na matriz de Cristo Rei, com a celebração da
Eucaristia, rumo a matriz de Nossa Senhora das Dores onde encerrará com a
Bênção do Santíssimo. Na Matriz de N.S. das Dores tem a Santa Missa às 08.00h
da manhã.
5)- Pastoral da Família:
Encontro de formação no Brejo sobre catequese catecumenal nos dias 18 e
19.
6)- Reunião com a COMUNIDADE DO
CENTRO: Dia 19 às 19.00h no CBNET. Objetivo: Tomar consciência que somos a Comunidade
do Centro (da Matriz). Quem? Famílias que fazem parte do Centro, Pastorais,
Movimentos, Organizações (Acólitos), Sobriedade, Shalon, A. da Oração, Legião
de Maria, Ministros, Ministérios, Terço dos Homens, Terço das Mulheres,
Apostolado do Terço. RCC.
7)- Cartilhas do ANO MARIANO:
Estarão prontas a partir de segunda feira.
8)- Formação para a CRISMA: Convidados
para um Encontro preliminar com os palestrantes Pião e Prof. Evaldo os
inscritos para o sacramento da CRISMA neste sábado dia 17, local no CBNET,
horário às 19.00h a fim de marcar os dias de formação. Sua presença é
importante.
9)- Comunidade de Santa Teresinha
arrecadou na peregrinação do mês de Maio: 437,35
10)-
Hoje é a estreia da Dança Realeza Boa Nova às 20.00h no espaço do Rincão Boa
Nova.
11)
- Dia 17 e 18, sexta e sábado começarão
as Festas
Juninas
da
Paróquia no espaço do Rincão. Já estão destinados
os
horários e programações de todos
os participantes.
Aguardamos você lá.
NOTA
Nós paroquianos confiando na
continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos
firmados entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.
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