sábado, 5 de agosto de 2017

O Código de Moisés – os Dez Mandamentos – e o Código de Hamurabi. Imagens não foram proibidas por Moisés mas pelo Faraó



O Código de Moisés, os Dez Mandamentos tem um paralelo com o Código de Hamurabi. Já vimos neste jornal, n.155 de 16/07/17, que o Cânon judeu só foi fixado no séc. II d.C. e com 22 livros para adequar com as 22 letras do alfabeto hebraico.


E vimos também que o 1ª Cânon foi dado pelo rei Josias no ano 621 a.C. Já vimos em números anteriores deste  semanário VIDA NOVA que nem todas as palavras da Bíblia são da autoria de Deus, mas muitas dos homens que, segundo suas épocas, escreviam mandamentos diferentes inclusive sobre o matrimônio e poligamia (Dt.22,20. Dt. 24,21), e sobre vestimentas de mulher “a mulher não deverá usar um artigo masculino e nem o homem se vestirá com roupa de mulher pois quem assim age é abominável a Jaweh teu Deus” (Dt.22,5). E que Deus não poderia ter uma opinião “nuns dias” e “outra opinião” noutros dias.

E que não podia ser Deus quem mandava atirar os filhos deles “contra o rochedo” (Sl.137,9), e nem botar a vingança do “talião”, “olho por olho e dente por dente” (Êx.21,23). E que muitas vezes está escrito “Moisés falou”, como até Jesus disse” Moisés permitiu dar um papel de divórcio e despachar a mulher” (Mt.197). 

Também vimos que na Antiguidade era costume nos grandes Códigos e Livros e epopeias e livros religiosos de suas nações escrever assim: “palavra de Deus”, “Deus falou”, “oráculo de Deus”.


Então chegamos a um ponto importante da Torah, os Mandamentos do Sinai. Vimos também que o Pentateuco (a Torah) foi um Livro de muitas dúvidas para ser aceito como canônico pelos judeus, por conta de muitas lendas, mitos e novelas, e muitas contradições. 

E claro que que se não tivesse sido aceito pelos judeus também não teria vindo para o Cânon cristão. E se foi aceito pelos judeus e pelos cristãos será que essa é uma ordem de Deus, ou uma decisão dos homens? 

Sabemos que a circuncisão teve validade de prazo, pois acabou no Novo Testamento (At. 15,19). Ou será que os Mandamentos do Sinai são fruto de uma ordem de Moisés como tantos outros códigos de Leis da mesma época, e que também invocavam o nome de Deus?

O Código de Hamurabi foi elaborado pelo rei Hamurabi (1800-1750 a.C.). Hamurabi diz que recebeu o Código do deus Shemas, e que o referido está talhado em pedra. O Código de Moisés foi escrito em 1.520 -1.400 a.C. também em pedra.

O objetivo era unificar o reino por meio de um código de leis comuns. Baseado nas leis do Talião, esse código de leis estabelecia que todo criminoso deveria ser punido de forma igual ao crime por ele cometido. A palavra Talião vem do latim e quer dizer “como tal”, “idêntico”. 

Baseado nas leis do Talião “olho por olho, dente por dente” o Código de Hamurabi é um conjunto de leis para organizar a sociedade, criado na Mesopotâmia por volta do séc. XVIII a.C. pelo rei Hamurabi, o responsável por fundar o 1º império babilônico. 

Até o governo de Hamurabi as leis eram só transmitidas de boca em  boca. E o mesmo sucedeu com Moisés para organizar o povo hebreu em sociedade na primeira experiência de viverem após deixar o Egito.

Sabemos que Moisés “foi instruído em toda a ciência dos egípcios, e era poderoso em suas palavras e obras” (At.7,22). Era pois de esperar que Moisés tivesse conhecimento do Código de Hamurabi, bem como de outros mais antigos.

Vejamos algumas semelhanças: “O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles” (Lv.20,11). Código de Hamurabi: “ Se um cidadão, depois da morte de seu pai dormir no seio de sua mãe, queimarão a ambos” (Art.157). 

A mesma lei do Talião vem nos dois de forma igual: “Olho por olho, dente por dente” (Ex. 21,23). Deste modo cabe dizer que os dois códigos se completam. Muitos acreditam que quando Moisés escreveu as leis de Israel um século e meio mais tarde seguiu como modelo o Código de Hamurabi.

Chegamos ao ponto da proibição de imagens. Podemos dizer que não foi Deus, mas é uma orientação do povo de Moisés nessa época. E como mudaram tantas orientações na Bíblia como aquelas do matrimônio  e aquela com validade de prazo da circuncisão que acabou no Novo Testamento (At. 15,19), então a proibição de imagens tinha validade de prazo vencido. 

É por isso que mais à frente foi mandado colocar muitas imagens no grande Templo de Salomão, quando os judeus já eram um reino (1Rs.7,9) e (1Rs.8,6).

Para simplificar, não foi Deus que proibiu imagens mas o Faraó ainda quando Moisés estava no Egito, coisa que ele transportou para o Código do Sinai. Vejamos como foi a história: “ As tábuas da Aliança eram obra de Deus, e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus” (Ex.32,16). 

E mais adiante: “Moisés esteve ali com o Senhor 40 das e 40 noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da Aliança, os Dez Mandamentos”(Ex.34,20). Então, foi Deus, ou foi Moisés? Aliás, se tivessem sido “escritas por Deus” por quê Moisés iria quebra-las só de raiva quando desceu da montanha? Por ordem de quem? (Ex. 32,19).


Tudo isto nos pode levar a uma desmitologização de muitas coisas da Bíblia.

                      NOTICIÁRIO:
1)- Hoje tem o Retiro espiritual da Paróquia de N.S. das Dores, no Rincão Boa Nova. Celebração da santa missa às oito horas da manhã para o povo em geral, seguindo-se as atividades para os participantes. Encerramento com o almoço comunitário. Tem celebrações nos Bairros.


2)- Nesta semana, nesta SEXTA FEIRA, O BOTE FÉ, 6ª EDIÇÃO. Confirmada a presença do sr. Bispo dom José Valdeci dos Santos Mendes para a celebração da Santa Missa às 19.00h, precedida da caminhada eucarística às 18.30h

O Show das Irmãs 
Pequeninas está 

confirmado das 21 às 23.00h. No Ofertório será a oportunidade para o encerramento do ANO MARIANO com a procissão dos Setores missionários, representando os trabalhos e as caminhadas do Ano Mariano da zona urbana e da zona rural. Será também a prévia para o Festejo da Padroeira, daqui a três semanas.

3)- CPP- Próxima reunião no dia 15, após já o BOTE FÉ para avaliação e preparação mais próxima do FESTEJO. Sua presença é muito importante.

4)- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: 13 a 20/08, iniciando com o DIA DOS PAIS, 13/08. Terá a CAMINHADA DA FAMÍLIA NO DIA 20. Se prepare.

5)- Equipes de Dízimo: Reunião no dia 16/08, como ficou marcada, terça feira da quarta semana do mês. Obs: As Capelas que ainda não tem o dízimo não podem faltar, bem como as outras que jé têm. Sua presença é muito importante.

6)- Dias 11-13/08: Pastoral vocacional, ao c/ do Padre Joel e equipa.

7)- 12/08: Retiro do Apostolado da Oração, local, Brejo.

8)- Hoje 1º domingo do mês: Exposição do Santíssimo, após a missa das 10.00h. Confirme seu horário de adoração. Dia 05, 1º sábado, missa da unidade de todas Pastorais e movimentos da Paróquia. União paroquial



A igreja de São Francisco no Bairro da Cruz vai na reta final de acabamento




Nenhum comentário: