sábado, 14 de outubro de 2017

Os invisuais transformam as imagens captadas pelos dedos em palavras pelo método Braille



No séc. VIII ocorreu no império romano do Oriente um movimento contra as imagens. Era promovido por um imperador, Leão III porque a única imagem que  que queria carregar nas procissões era a sua imagem, de sua mesma pessoa.

Semelhantemente ao faraó do Egito que só queria que fosse adorada a sua própria imagem, e por isso proibia todas as outras imagens.
Por isso, quem proibiu as imagens não foi Deus mas o faraó naquela época, como depois esse outro Leão III. Porém, depois a viúva de Leão IV revogou  essa proibição, e foi confirmada pelo Concílio de Nicéia em 787 e de Constantinopla em 843. Era a luta assim chamada dos iconoclastas.

Então, sempre os imperadores no meio quanto às imagens. E assim podemos perguntar: Imagens, proibição de Deus ou briga de imperadores, e nunca Deus no meio?

E por quê antigamente essa questão, além dos interesses egoístas do faraó e desse outro imperador Leão III? Também havia a influência da cultura egípcia e grega que davam mais importância à imagem, enquanto que os hebreus davam mais importância à palavra.

Venceu a cultura da imagem, e nós sabemos que a imagem fica 75 por cento na nossa memória, enquanto que a palavra só fica 25 por cento.

A cultura da Idade Média transformou-se assim numa cultura da imagem que faz a admiração hoje de todo mundo com esculturas que o turismo mundial admira e exalta.

E não só, mas hoje em dia nós somos  herdeiros dessa cultura da imagem com os progressos da  TV, que supera de longe a rádio. A cultura dos vídeo games e todos os meios áudio visuais do aprendizado moderno presentes em todos os cursos escolares, e não só.

E por quê está essa proibição nos Mandamentos? Porque os Mandamentos seguiram o Código de Hamurabi, fundador do povo da Babilônia, que dava mais importância à palavra, pois era da mesma cultura dos hebreus e não dos gregos ou egípcios, como falámos noutro número de VIDA NOVA, (13/08/17).

Ainda mais que o Moisés tinha ainda na cabeça as proibições do faraó. Aí nascia o povo da palavra que eram os babilônios e hebreus, em oposição aos povos da imagem que eram os gregos e egípcios.

E como herança, toda a Europa na Idade Média ficou sendo o povo da imagem, e não povo da palavra. Somente na Reforma do séc. XVI os protestantes optaram por se tornar o povo da palavra, e a Igreja católica continuou sendo o povo da imagem, na tradição dos povos gregos e egípcios, com toda a riqueza cultural que a Idade Média deixou.

Então, podemos dizer: quem proibiu as imagens não foi Deus, mas o rei faraó, com as culturas que ele representava. E de novo a pergunta: A questão de imagens era briga de imperadores ou nunca Deus no meio?

                   NOTICIÁRIO


1)- Ontem tivemos o retiro dos crismandos, com frequência de todos os candidatos ao sacramento da CRISMA que acontecerá no dia 29 deste mês de Outubro, na missa das 10.00h.

2)- Andamos com alguns trabalhos no Rincão, por exigência da Agência sanitária, que assim como em todas as Casas de eventos zela pelas exigências do seu setor. Estamos colocando cerâmica no pavimento da cozinha e dos banheiros, e revestimento nas paredes, além de muitas prateleiras que ainda estavam faltando. Graças a Deus que a comunidade católica é muito forte, pois somos capazes de conservar o que temos e fazer coisas novas

3)- Administração das Lanchonetes: Em reunião com o Conselho CAP e CAEP ficou decidido que a Lanchonete da Praça terá como administradoras a senhora Geyse e senhora Leilda; a Lanchonete do Rincão senhora Fátima e senhora Francinete; a Lanchonete do CBNET a senhora Jesus Veras e senhora Clebiana. Agradecemos a aceitação das mesmas.

4)- Semana passada, dias 7 e 8 aconteceu o IV congresso diocesano da Pastoral da Família. Parabenizamos o casal Heliodoro e senhora Elizângela que foram nomeados o casal diocesano da PASTORAL FAMILIAR.

5)- Atividades do COMIPA: Dias 6-8 teve encontro de formação Setorial da Zona Rural Setor 3, setor Riacho Grande. Parabéns pelas atividades da Missão. Também tem participado das novenas dos Padroeiros do interior.

6)- Seminário de Biomas e Matopiba: Acontecerá  nos dia 13-15, no Brejo.
7)- Neste domingo 15 o Papa Francisco “canoniza” 30 Santos brasileiros de Uruaçu, Rio Grande do Norte, entre eles o P.André de Soveral e P.Ambrósio Ferro, e são Mateus Moreira, perfazendo no total 30 heróis santos. Parabéns ao Rio Grande do Norte.

8)- Ritos de Batismo dos candidatos do Curso de Catequese: 1º rito será no dia 26/11. O segundo rito no dia 10/12. Horário, na missa das 10.00h.

9)- Dia 10 tivemos a reunião mensal do CPP, onde o Padre Ambrósio foi apresentado ao Conselho Paroquial. E no dia 08, domingo passado foi recepcionado pela Paróquia com um almoço no CBNET, onde foram dadas as Boas vindas. A Paróquia está de parabéns com a presença do P.Ambrósio.

10)- DNJ= Dia Nacional da Juventude: Acontecerá a abertura no próximo domingo dia 22. PROGRAMA: 22, abertura com a Missa às 19.30h. Dia 23-24: Visitas às Escolas Estaduais e Municipais. 25-26: Visitas aos Grupos de Jovens da Zona Rural. 27: Torneio às 18.00h. Dia 28: Torneio às 08.00h da manhã; Balada Jovem no Ginásio Municipal às 21.00h. Dia 29: Encerramento do DNJ com caminhada às 17.00h e Missa campal às 19.30h
                                                                                 11)- Hoje tem formação para o dízimo, na Capela de Santa Teresinha com a presença da Pastoral do dízimo.

12)- Mãe Rainha: Dia 18, 4ª feira tem a concentração dos Grupos da Mãe Rainha e santa Missa na Matriz às 19.30h. Sua presença é muito importante. Compareça.

13)- Dia 19 no horário normal é a missa de 2 anos e seis meses do falecimento do saudoso Padre Neves, participe


Nenhum comentário: