sábado, 17 de novembro de 2018

A queda de Lúcifer e a revolta dos Anjos


Na mitologia mesopotâmica e ugarítica os textos daquela época mostram que no escalão das  divindades havia o grau mais baixo que serviam em diversos serviços.

Uma das tarefas comuns para esses deuses mais baixos era o serviço de mensageiros que no significado literal do grego era “angelos”, donde se derivou a palavra Anjos. Mais antigamente tinham sido chamados “filhos divinos”, como diz o salmo 29,1, ou seres celestiais.

Eles também tinham recebido uma ocupação muito importante quando Javé designou 70 Anjos, um para cada um dos Povos do mundo, como se faz menção ainda na literatura judaica do Deuteronômio, 32,8.

Esta tradição passou para a Bíblia judaica e para a literatura apocalíptica do Novo Testamento onde estes anjos exercem uma grande espécie de poder. 

Alguns estavam colocados bem próximo ao trono celestial e recebendo nomes especiais e cargos importantes. Entre essas figuras mais destacadas estava o Metraton, chamado o menor, “o deus menor”. Estabelecido num trono ao lado de Deus. Havia também outra figura  igual em dignidade, o Miguel.

Com estas prerrogativas aquele anjo-deus menor e os seus aliados promoveram uma batalha nos céus entre as forças angélicas de Deus, resultando que despencaram para a terra, como relata o livro de Gênesis, 6, 1-4, e também em Is.14, 12, que tomaram como modelo aquela batalha mítica dos textos ugaríticos. 


Também o evangelho de Lucas faz eco dessa batalha quando põe na boca de Jesus: “Eu vi Satanás cair do céu como um raio”, (Lc.10,18). E passou tranquilo para a literatura apocalíptica do Novo Testamento quando se diz no Livro do Apocalipse: Houve então uma batalha no céu. Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou com seus Anjos mas foi derrotado e não se encontrou mais um lugar para ele no céu” (Apc.12, 7).

Na literatura judaica esta figura de Satan  ou Lúcifer “anjo de luz” tornou-se o chefe das lutas contra Deus no nosso mundo. Já usavam uma oração que foi encontrada nos pergaminhos do Mar Morto que pede a Deus “não deixe Satan ter poder sobre mim”. Este pedido se compara ao do Pai Nosso, “livrai-nos do poder do mal”.

E qual é a explicação histórica para dessa figura de satan para uma figura infernal? Na época do antigo Israel o universo era compreendido como tendo três níveis: o céu, a terra e o debaixo da terra. Todos os mortos, menos os reis, iam para o nível debaixo da terra, o “sheol” bíblico. 

Porém, com o tempo e com a influência grega e dos romanos, começaram a pôr todo o povo merecedor uns do céu, outros para o inferno em vez do sheol.

O antigo Deus da Morte foi deixado de lado quando Israel foi deixando de ser politeísta, então esse satan tomou o lugar do deus da Morte porque ele já não era mais um Deus. E não ficou mais com o poder de matar, mas só com o papel de punir o malvado depois da morte.

Sucessivamente este satan ficou identificado e tomou o sinônimo de diabo que significa o que “separa”, como está escrito no Livro de Jó, e nos livros da Sabedoria.

Da  queda de Lúcifer e da revolta dos anjos das antigas tradições e textos do pré-antigo Israel, chegamos a ver que somos devedores de longas interpretações dos poderes divinos e dos poderes do mal que transversalmente vêm expressos nos textos de toda a Bíblia.

     NOTICIÁRIO:

1)- Hoje tem a MISSÃO JOVEM no Bairro da Corrente com a participação dos catequizandos de Profissão de Fé e 1ªano de Crisma.

2)- Está decorrendo o Festejo de Cristo Rei, e hoje é a 3ªnoite do festejo. Neste sábado, 24, acontecerá o encerramento do Ano do Laicato

Como veio na programação do domingo passado, acontecerá o encontro das Paróquias da diocese logo às 08h da manhã no RINCÃO BOA NOVA. Às 17h. a caminhada rumo à paróquia de Cristo Rei onde será celebrada a santa missa presidida pelo biso diocesano Dom Valceci. Por esse motivo não terá a missa das 20h na matriz de N.S. das Dores.

3)- Na reunião do CPP foi falado que iremos começar no ano que vem com a Pastoral da acolhida. Eu estou pedindo aos colegiados que recolham nomes para essa pastoral para trazer já para o próximo CPP no dia 11/12.

4)- Camisetas dos sacramentos. Desde a consagração até Crisma continua que é obrigatória a camiseta. Atenção para não para não esquecer.

5)- Encerrou a Assembleia diocesana de pastoral no domingo passado. Uma das comunicações foi a seguinte, pelo bispo diocesano: está sendo constituída a câmara ou tribunal eclesiástico para julgar as causas de nulidade do matrimônio. Aguardamos a carta oficial do bispo para dar cumprimento e andamento a esses processos.

6)- Conclusões da Assembleia: Estão sendo elaboradas também as conclusões e prioridades que foram aprovadas para que possam chegar a todas as paróquias. O tema geral foi sobre o estudo para a implantação do método da INICIAÇÃO À VIDA CRISTÁ, que envolve toda a Comunidade no acompanhamento e nas celebrações da etapas do crescimento dos catequizandos e dos catecúmenos.

A palavra catecúmenos emprega-se antes da pessoa ser batizada e está se preparando. Catequizando é quando já é batizado e está no aprendizado



   EVENTOS DA SEMANA:
Neste sábado acontecerá o ENCERRAMENTO DO ANO DOS LEIGOS. Participe.

O tema refletido e estudado do ANO DO LAICATO foi: "VOS SOIS O SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO" (Mt.5, 13)

Encerramento do FESTEJO DE CRISTO REI será no PRÓXIMO DOMINGO dia 25. Missa e Procissão às 16h seguda de Show das PEQUENINAS e Show de Prêmios


Nenhum comentário: