sábado, 8 de junho de 2019

DOMINGO DE PENTECOSTES: "A NINGUÉM CHAMEIS PAI SOBRE A TERRA" (Mt.23,09)


Porquê estas palavras vêm no evangelho? "Não chameis a ninguém pai sobre a terra" (Mt.23,9)? 

Porque os mestres da lei  obrigavam seus discípulos a chamar-lhes de “pai” ou “guia”, ou “rabi” e procuravam os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes.

Os mestres da Lei que estudavam as Escrituras judaicas se consideravam o magistério autêntico, e atribuíam autoridade à sua tradição. Estavam convencidos que Deus tinha falado tudo a Moisés. Porém Moisés teria revelado outras coisas ocultas a Josué

Por isso eles pretendiam adivinhar e interpretar as coisas não escritas mas que ouviam dos antigos e assim nasceu a tradição do Antigo Testamento. Por isso o que eles diziam e interpretavam, para eles era divino.

Estes mestres da lei ou letrados usavam roupas especiais, formavam sua escola e tinham discípulos que os serviam como criados ou office-boys que os chamavam de “pai” ou “guia”. Procuravam os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes; o povo os saudava nas ruas com grande respeito. E os tratavam de “rabi” (mestre ou guia).

É por isso que nós vemos no evangelho “não chameis a ninguém de pai sobre a terra porque um só é vosso pai que está nos céus, nem de guia, por que um só é vosso guia...(Mt. 23,9).

Inventaram na Lei 613 mandamentos divinos, sendo 365 negativos e 248 positivos. A grande preocupação por todos esses mandamentos gerava uma depressão doentia, e nem tinham tempo para mais nada.

E tem mais: Deus ficava em dívida quando observavam tudo. Daí vem a expressão “Ðeus é fiel”, como não deixando de pagar-lhes o que lhes devia. Hoje ainda a expressão ”Deus é fiel” é um farisaísmo porque coloca Deus como devedor e pagador.

Eles tinham a ideia do Deus juiz que premeia  ou castigaria o homem tendo por critério a fidelidade ou infidelidade às suas leis. Porém, dada a impossibilidade prática de ajustar-se de todo ao cúmulo de leis, sobre o homem pesava continuamente a ameaça do castigo divino. Pois ele era um deus rancoroso e violento.

Como curiosidade eis alguns exemplos dos 613 mandamentos no referente ao sábado: não ajuntarás gravetos, não darás nem desatarás um nó, não escreverás duas letras, nem apagarás o escrito, não baterás com martelo, não cozinharás, não caminharás mais de 700 metros... Porque Deus era juiz “com olho em tudo.

Daí veio a origem da “hipocrisia”: da impossibilidade da observância integral nasceram as atitudes só externas para manter as “aparências”

Podemos analisar as palavras de Jesus quando disse que eles se tornavam semelhantes aos sepulcros pintados (Mt. 23,27).
         NOTICIÁRIO:

1)- Nesta terça feira, dia 11 temos a reunião do CPP. De novo notamos a ausência continuada de pastorais e movimentos.

2)- Encerramento do Festejo de Santo Antônio: dia 13, com missa às 08.00h e procissão às 16.00h e tradicional show de prêmios.

3)- Primeira comunhão no comunidade do Centro (matriz): próximo domingo dia 16. A confissão dos padrinhos será no sábado durante a manhã, e para os comungantes durante a tarde.

4)- Ministério da Acolhida: No dia 05 foram eleitos como coordenador da Acolhida o AurélioVidymar (992.060305), e Eduarda dos Santos Oliveira – Duda- (991.140346), como vice-coordenadora.

5)- Encontro de Formação de leigos será nos dia 14-16 em São Bernardo

6)- Festa de Corpus Christi: será já no dia 20. Neste ano sairá da Paróquia de Cristo Rei, encerrando com a celebração da eucaristia na matriz de NªSª das Dores.

7)- Em nível nacional está em preparação o XXII congresso nacional do ECC, que será em Brasília no dia 15/07/19. Por esse motivo, o movimento programou a peregrinação de NªSª Aparecida pelas paróquias que têm o ECC. 

Aqui na diocese são Chapadinha, Barreirinhas e S.ta Quitéria e por isso teremos a vinda da imagem aqui em Chapadinha nos dias 25/06 até o dia 07/07. O ECC já está orientado para combinar com as coordenações das Comunidades quando será a visita de um dia em cada Comunidade. 

Até que nos dias 5-6-7 de Julho será o encerramento na matriz junto com o encerramento do 3º jubileu das SMP (Santas Missões Populares). E a entrega para a paróquia de Cristo Rei. 

Se não houver nada em contrário, no dia 25/06 a imagem estará na Capela de S,Francisco; no dia 26 na Capela de S,Pedro; em 27 em S.Antônio: No dia 28 em S.Raimundo; em 29 na S,ta Ana; no dia 01/07 em S.Teresinha; no dia 02/07 em NªSª do Bom Parto. E no dia 07 na Matriz para o encerramento das SMP. E entrega para a paróquia de Cristo Rei.

         NOTAS LITURGICAS:

I- “Cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (1ªleitura, At.2,6).
II- “Todos nós bebemos de um mesmo Espírito” (2ªleitura, 1 Cor,12,13).
III- “Como o Pai me enviou também eu vos envio” (evangelho, Jo.20,21).



    PEREGRINAÇÃO DO MÊS DE MAIO:

Centro I: 2.693,45      Centro II: 2,260,00     S.ta 

Teresinha: 603,65       S.to Antônio: 756,25       

São Pedro:1.858,35  São Francisco: 2.020,70 

São Raimundo: 1,432,30     NªSª Bom 

Parto:200,00 Santa Ana:315,00.  

Total:12.139,68     Como já dissemos, a 

arrecadação deste ano será destinada para o 

revestimento da torre da Matriz, e reparo do 

telhado. Parabenizamos os Grupos I e II do 

CENTRO e as COMUNIDAES. Obrigado.



Nenhum comentário: