segunda-feira, 27 de julho de 2020

Quando começou a se chamar ”Igreja” e “Católica” a nossa Igreja?


A primeira vez que se falou “Igreja” foi em Antioquia, no séc.I. Mateus é o único evangelho que traz a palavra “igreja”. “Católica” no século II.

Nessa época, entre os anos 90 d.C. quando foi escrito o evangelho de Mateus, justamente na cidade de Antioquia, como estão de acordo os eruditos biblistas, havia  duas alas de cristianismo: uma ala mais chegada aos judeus, que relutava em aceitar Jesus como o Messias crucificado, e outra ala que tinha isso  como fundamental.

O apóstolo São Pedro era o líder da comunidade cristã de Antioquia desta segunda ala ou partido.  E gerou-se assim uma certa animosidade entre as duas alas de cristãos. (E.Boring, II 748).

Estavam sendo escritos os primeiros pergaminhos do evangelho de Mateus por meio da escola mateana que deu origem ao evangelho de Mateus.  Não é que São Mateus estivesse aí, mas os tempos seguintes é que atribuíram esse evangelho a Mateus. São Mateus estava na Etiópia nessa época Os escritos circulavam anônimos, sem autor e sem datas, e foram recebendo os títulos conforme as comunidades catalogassem.

Como começou então o título “igreja”? Como havia rivalidade entre essas duas comunidades de cristãos e até certa perseguição os redatores definiram a sua comunidade como sendo a igreja legítima que aceitava Jesus como o Messias crucificado. E nos pergaminhos do evangelho ficou: “Esta é a minha igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt.16,18) porque a outra ala “infernizava” a vida deles, assim como também os Judeus das Sinagogas.

São Pedro foi o primeiro bispo de Antioquia. A comunidade cristã de Antioquia configurava-se como a “igreja” messiânica e o povo escatológico de Deus e  considerava-se uma comunidade perfeccionista e perseguida.

Esta comunidade quis pôr em destaque a pessoa de Pedro, contrapondo-o à popularidade que Paulo gozava na região. “A igreja mateana foi petrina, ao invés de paulina. O evangelho de Mateus entendeu a figura de Pedro como sendo importante para a igreja como um todo e não apenas para a sua própria comunidade” (Boring).

E “católica”? Veio do costume do século II de chamar as “Cartas Católicas” a coleção das Sete Cartas” de Tiago, Pedro, João e Judas que vinham sem endereçamento, em contraste com a primeira coleção das “Sete Cartas” de São Paulo. Estas eram dirigidas às igrejas, ou igreja universal “católica” em grego. (Boring).

Então, a igreja recebeu o nome a primeira vez em Antioquia no evangelho de Mateus, confeccionado lá. O único evangelho que traz esse nome. E católica devido à segunda coleção de CartasCartas católicas” (para toda a igreja).

O primeiro que começou a usar o nome de "IGREJA CATÓLICA" foi Santo Inácio de Antioquia no ano de 120 depois de Cristo.

Nenhum comentário: