Noutro dia vimos como
os autores sagrados se utilizaram de fontes anteriores para seus escritos.
Vamos dar continuidade neste tema.
No que se refere à maioria das citações do
que no Novo Testamento se fazem do Antigo Testamento constata-se que não
coincidem com este, e aliás citações foram mudadas. Em Mt.1,23 ele mudou o
anúncio de Is.7,14 sobre a virgem quando diz que a mãe há de chamar o filho de
Emanuel, enquanto que no texto original refere que são as nações
que o chamarão de Emanuel. Lá também se fala que é a donzela, e em Mateus fala
de virgem.
Deus advertiu Adão e
Eva que no dia que em que comessem da árvore da ciência do bem e do mal
morreriam sem remédio (Gn2,19). Pois bem, não morreram. A morte em questão era
a morte física, real, não moral ou
simbólica, relacionada com a alma, que nessa época nem tinham ideia de
alma. Lembremos que a definição de alma como temos hoje se deve a S.Agostinho,
herdeiro de Platão, da filosofia grega.
Em Ex.12,5 Deus ordenou a Moisés que para a
Páscoa sacrificasse um animal sem defeito, macho, de um ano; escolherão entre
os cordeirinhos ou cabritos. No entanto, em Dt.16,2 o mesmo Deus ordena-lhes
sacrificar “uma vítima pascal de gado bovino e podendo ser cozinhado em vez de
assado.
Como já afirmei noutro lugar, estas e outras incoerências em matéria de
revelação divina nos dizem que não foi
Deus mesmo que as pronunciou literalmente mas se devem à maneira de
entender as coisas por parte dos autores humanos, e que se trata também de
interpretações que eles mesmos fizeram já por si.
Além destes textos de
caráter informativo, podemos nos fixar em textos de conceitos teológicos: Eles
nos convencem mais seriamente sobre a intervenção humana na formação da Bíblia.
Vejamos exemplos: No Sinai vem categórico o mandamento “não matarás” (Ex.20).
Porém, o mesmo Deus como poderia ordenar a Josué “passar a fio de espada todos
os habitantes de Maqueda de e Jasor (Js, 10,28)? E quando ordenou a pena de
morte para o que ferisse seu pai ou sua mãe? “ Quem ferir o seu pai ou a sua
mãe será morto, quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe será morto” (Ex.21,16)?
Em outro lugar Deus
permitia o divórcio se “a mulher não mostrasse mais graça aos olhos de seu
marido” (Dt.24,1). Portanto, o marido podia despachar a sua esposa dizendo
simplesmente “achei um defeito na cara dela”.
Além de revelar um original
machismo, comprometeria demais a autoridade divina, comparando com as
afirmações de Gn.1,27 e Mt.19,3). Isto porque colocando Deus ditando ordenações
tão diferentes.
E se consideramos, não
foi Deus, mas foi Moisés, então aí reafirma-se pela própria Bíblia que não foi
Deus que ditou todas as palavras da Bíblia, mas autores humanos segundo suas
épocas, e suas limitações.
Daí concluímos
portanto que a Bíblia não é nem pretende ser um manual definitivo, perfeito e
insuperável de teologia e de moral, nem também um livro onde se encontram as
respostas a todos os problemas atuais,
tais como engenharia genética, fertilização artificial.
As respostas da Bíblia
correspondiam a problemas existentes na sua época. Por isso também o problema
do divórcio recebeu um diferentes respostas em diferentes escritos da Bíblia.
(Cf, Dt.22,13; Mc.10,1-2; e 1 Cor, 7,12).
As respostas estavam
condicionadas pelas teologias do momento, e dirigiam-se a auditórios concretos
daquele tempo. A vontade de Deus para nosso momento histórico atual deve ser
buscado de acordo dom o nosso tempo.
O que vem ordenado nessas respostas
corresponde a testemunhos de fé que hoje podem ser diferentes. Os escritos
bíblicos com suas respostas a essas situações concretas nos oferecem
referências e orientações que, como vimos, podem não ser inalteráveis.
Podemo-nos então perguntar pela intervenção humana na formação da Bíblia. E o que resta da intervenção divina? O P. José Comblin s.j. está convencido que "pouco mais de cinco por cento das palavras dos evangelhos são de Cristo". E no Antigo Testamento?
É por isso que o Papa
Francisco atendendo aos questionamentos dos cinco continentes convocou o Sínodo
sobre a FAMÍLIA E O MATRIMÔNIO para encontrar respostas adequadas aos problemas
e questionamentos de hoje.
NOTICIÁRIO
1)- ARRAIÁ DA PJ
(PASTORAL DA JUVENTUDE): Na Praça da igreja matriz, no próximo domingo, dia 30,
após a missa da noite. Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e
julinas com o Arraiá da PJ. Você
não pode faltar.
IGREJA DE S.FRANCISCO EM FASE DE ACABAMENTO |
2)- Ontem aconteceu
com muita animação o Arraiá de S.
Francisco na comunidade do Bairro da Cruz. E na sexta feira a comunidade recebeu a imagem
jubilar do ANO MARIANO para as novenas da vivência do Ano Mariano.
3)- FESTEJO DA
SANT’ANA: dia 26, 4ª feira. Hoje é a 7ª noite, participe. A missa de
encerramento será às 08.00h e procissão às 16.00h seguindo-se o Bingão da
Sant’Ana.
4)- Escola diaconal:
Dias 29 e 30 no Brejo, para os nossos candidatos a diáconos.
5)- 29/07= GINCANA
DE TODAS AS COMUNIDADES sobre o ANO MARIANO. Local: no RINCÃO. Início;
08.00h
6)- 31/07= Reunião
extra do CPP a fim de preparar o evento BOTE FÉ, ADORAI COM MARIA. Atenção:
As visitas da imagem jubilar encerrarão nesse dia, 12 de agosto, com a entrega
no momento do Ofertório nas mãos do sr. Bispo, quando todos os Setores
da cidade e da zona rural irão em procissão para essa entrega.
07)- BOTE FÉ ADORAI
COM MARIA: 12/08, iniciando com a caminhada eucarística às 18.30h desde a
matriz até na PRAÇA DO POVO. 19.00h missa presidida pelo bispo diocesano dom
José Valdeci Santos Mendes e entrdga das imagens jubilares no Ofertório
pelos Setores da zona urbana e da zona rural. 21.00h = SHOW COM AS
IRMÃS PEQUENINAS DE SANTA INÊS.
CELEBRAÇÃO DO ANO MARIANO |
Será o encerramento do ANO MARIANO em nossa
Paróquia e o lançamento do grito do FESTEJO NOSSA SENHORA DAS DORES 2017.
Convidamos todos para uma bonita participação.
NOTA
Agradecemos
ao Sr.Prefeito Municipal Dr. Magno porque já mandou eliminar as pendências que
havia entre a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e a PARÓQUIA DE Nª.Sª. DAS DORES
pelo aluguel do RINCÃO BOA NOVA nos dias 25/26 de MAIO 2017. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário