Cânon quer dizer coleção,
arquivo. Devemos ter em conta que nem Oseias, nem Paulo, por exemplo,
tinham a intenção de que seus escritos se juntassem a outros e fossem lidos
durante séculos. Nem sonharam. Escreviam porque era necessário fazê-lo.
Então como foi essa
origem? No princípio, a explicitação de um cânon ou “coleção” de escritos teve
como finalidade definir a lista de escritos com o critério de livros
confiáveis. Porquê? Porque havia várias pessoas que copiavam, e modificavam e
aumentavam. Tanto para o Antigo como para o Novo Testamento.
Assim no judaísmo
os rabinos fixaram a lista confiável (cânon) dos Livros para o Cânon oficial no
séc.II d.C. ao qual dão o nome de Tanakh. E para o cristianismo essa lista confiável
ou “cânon” só foi firmada pelo final do séc. IV depois de Cristo.
Portanto, o cânon foi
produto de uma seleção. E isso tinha como finalidade pôr fim às discussões e
dúvidas sobre quais escritos são confiáveis e normativos, e os que não são.
Vale dizer, dali em diante não se permitia nenhuma mudança em nenhum dos textos
escolhidos.
Qualquer comentário ou adição teria que ser feita à margem dos
textos ou em outros livros. E isso tanto para os judeus, pois nos livros deles
mexiam mais, tanto assim que comentários que antes incluíam nos próprios textos
resultaram depois em livros de comentários como o Talmud e o Mishnah,
e como para os cristãos.
Os critérios que
levavam a decidir os escritos que deveriam ser considerados canônicos ou não
eram os da identidade entre a fé vivida pela comunidade e esses escritos. Na
verdade, escritos que tinham sido lidos, meditados e comentados durante muito
tempo na maioria das comunidades teriam que ser reconhecidos e credenciados
como “sagrados” com o carimbo da lista canônica.
Foi assim o caso dos escritos
que continham o Pentateuco ou Torah na comunidade judaica, e dos evangelhos e
das Cartas paulinas no cristianismo.
Vale dizer, será que outros escritos que
iam aparecendo se identificavam com a fé das comunidades e com as tradições que
as sustentavam? Esse era o critério da ortodoxia, com o qual se confrontavam
outros escritos, os quais daí em diante começaram a ser chamados apócrifos, termo criado por S.Jerônimo no séc.
V para designar os livros não reconhecidos como canônicos.
Este
credenciamento dado pela comunidade é que deu origem aos chamados livros
canônicos. Deste modo podemos perguntar: de onde veio a autoridade de muitas
coisas que nós julgamos que vêm de Deus? Por exemplo, o rei Josias, em
621 a.C. impôs ao povo o primeiro cânon dos Livros sagrados que considerou
como fundamentais.
Então esse primeiro cânon é produto de um processo histórico
e de uma decisão do rei. Esse primeiro cânon do rei Josias foi o primeiro
indício claro que temos uma “canonização” situada na história. Depois da
descoberta do “Livro da Lei” no Templo no ano 621 ele o considerou fundamental
e o proclamou sagrado (2Rs.22).
Esse é o núcleo original do Deuteronômio.
Notemos que o Pentateuco antes era constituído apenas por 04 livros e só a
partir deste acontecimento ficou completo com os cinco Livros, pois narra uma
versão mais tardia de Josué, que narrava o ingresso na Terra prometida após a
morte de Moisés.
Após esse
primeiro cânon parcial, de 621 a.C. o cânon judaico definitivo foi publicado
pelo escritor judaico Flávio Josefo no séc. II d.C. e constava de 22
livros correspondentes às 22 letras do alfabeto hebraico.
Reza assim o Flávio
Josefo (95 d.C.): “Nossos Livros, aqueles que são justamente acreditados, são
somente vinte e dois, os 05 livros de Moisés, 13 provenientes de dos profetas e
04 livros que contêm hinos a Deus e preceitos para a condução da vida humana”.
Isso representa a Bíblia hebraica que vigora até hoje no judaísmo, exceto por 2
livros acrescentados depois, Ester e Coelet, em associação com o rabinismo palestinense, o que resultou em 24 livros e é
chamado cânon palestinense.
Quanto ao cânon
do Novo Testamento, o primeiro a declarar a autoridade exclusiva dos 04
evangelhos foi S.Irineu de Lião no séc.II depois de Cristo. Depois dele veio o
cânon de Muratori, do séc. III d.C.
Até essa data
davam-se com frequência retoques e acréscimos nos evangelhos, mas daí em diante
ficaram assim credenciados ou “sacramentados” como canônicos. E só no segunda
metade do séc.IV é que ficou definitivamente fixado o cânon do Novo Testamento,
mormente por S.Atanásio.
O livro que custou mais a incluir foi o Apocalipse,
mas finalmente foi aceito, assim como o Pentateuco gerou discussões para os
judeus.
Como vimos, o
processo de seleção e credenciamento (canonização) foi lento e tortuoso.
Somente no fim do séc. IV chegou-se a um consenso que consagrou como canônicos
os Livros que definem a identidade
cristã.
1)-
No dia 11 tivemos a reunião do CPP, onde ficaram assentes as seguintes
programações: 1=A data da Gincana de todas as comunidades do ANO MARIANO
vai ser no dia 29/07. Local: no Rincão. Organização: Acólitos,
PJ, RCC 2=Arraiá da PJ:
no dia 30/07 na praça da
Matriz, após a missa da noite.
Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e julinas com o Arraiá da PJ. 3=Para a Pastoral da Acolhida serão confeccionadas batas padronizadas. 4=Foi lembrado o Retiro Espiritual paroquial que acontecerá no dia 06/08, local, no Rincão, tema MARIA NO ANO MARIANO, com a missa de abertura às 08.00h e encerramento às 17.30h.
Terá celebrações normais nos bairros. Participação: 20 pessoas por comunidade e 10 pessoas por Pastoral e Movimento. 5= Dia 22, próximo sábado tem o Arraiá da Comunidade de S.Francisco no Bairro da Cruz, com o sorteio de um Boi. Participe. 6=reunião extra do CPP no dia 31/07 para organizar o evento BOTE FÉ dia 12/08.
Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e julinas com o Arraiá da PJ. 3=Para a Pastoral da Acolhida serão confeccionadas batas padronizadas. 4=Foi lembrado o Retiro Espiritual paroquial que acontecerá no dia 06/08, local, no Rincão, tema MARIA NO ANO MARIANO, com a missa de abertura às 08.00h e encerramento às 17.30h.
Terá celebrações normais nos bairros. Participação: 20 pessoas por comunidade e 10 pessoas por Pastoral e Movimento. 5= Dia 22, próximo sábado tem o Arraiá da Comunidade de S.Francisco no Bairro da Cruz, com o sorteio de um Boi. Participe. 6=reunião extra do CPP no dia 31/07 para organizar o evento BOTE FÉ dia 12/08.
2)-
Pastoral do batismo: reunião amanhã, 17, sua presença é muito
importante.
3)-
Hoje tem início o festejo da SANTA ANA , bairro Aldeia e Vila
Liberdade: Levantamento do mastro às 16.00h, e Arraiá às 19.00h.
Veja no final o programa completo.
4)-
Formação setorial da zona rural setor 07 na Cidade Nova, nos dias
21/23/07
5)-
Programações diocesanas: Assembleia diocesana das Regiões e paroquiais
das CEB’s dias 14-16/07; Também dias 21 a 23, encontro diocesano Jovens da
RCC, em Barreirinhas.
Festejo de SANTA ANA 16 a 26 de julho
Atrações Culturais:-16/07: 16h: levantamento do mastro
19h: Arraiá -17/07: Show com Louvor Mix
-18/07: Apresentaçao Angeline Ballet -19/07: Show de Talentos/Desfile das Vovós com Netinhos -20/07: leilao
-21/07: Show c/ PEDRO SILVA - Lançamento do 2°CD
-22/07: Arraiá 16:00: Passeio Radical Motociclístico de Sant'Ana
-23/07: Arraiá Torneio Futebol Society masculino
Torneio de Futsal feminino -24/07: Concurso de Forró
-25/07: leilão -26/07: Missa às 08.00h e Bingão de Sant'Ana após a procissão
Atrações Culturais:-16/07: 16h: levantamento do mastro
19h: Arraiá -17/07: Show com Louvor Mix
-18/07: Apresentaçao Angeline Ballet -19/07: Show de Talentos/Desfile das Vovós com Netinhos -20/07: leilao
-21/07: Show c/ PEDRO SILVA - Lançamento do 2°CD
-22/07: Arraiá 16:00: Passeio Radical Motociclístico de Sant'Ana
-23/07: Arraiá Torneio Futebol Society masculino
Torneio de Futsal feminino -24/07: Concurso de Forró
-25/07: leilão -26/07: Missa às 08.00h e Bingão de Sant'Ana após a procissão
Apoio/patrocinadores: -Vereadora Nildinha
Teles -Vereador Alberto Carlos -Dr. Magno
Bacelar -Alan Monteles/Vivo -Ivanilson
Sandes
-Moto Power -Loja Evangelize -Pe. Casimiro João
-Moto Power -Loja Evangelize -Pe. Casimiro João
Se vc gostaria de
fazer deste grande projeto de apoio na evangelização, é só entrar em contato
conosco.
98 99127-7627 Prof. Bernardo Ayres
98 99127-7627 Prof. Bernardo Ayres
CAPELA DE SANT'ANA, ONDE FORAM AUMENTADAS 3 SALAS DE CATEQUESE |
NOTA
Continuamos
no aguardo dos pagamentos combinados entre a administração do RINCÃO ( ao c/ do sr. Pirrita), e a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO pelo aluguel do mesmo nos dias 25 e
26 de Maio, dia das MÃES.
Eu
só vi um caso caloteiro semelhante: O SHEKIUAH dabe que sumiu do mercado e da nossa
cidade.
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